O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até hoje as empresas não entraram num consenso do que é um jogo bom pra parar de falhar?

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Já era pra ser assim.

Por ex, criam uma estimativa da dificuldade que agrada, da jogabilidade que agrada e do design (e por aí vai), depois deixam a 'base' dos jogos a mesma e alteram todos os detalhes.
"Ah mas os jogos vão ser todos iguais" Não é assim, da pra criar jogos completamente diferentes e exclusivos, é pra seguir somente o principal, o que o povo gosta, a fórmula.

Todo estilo de jogo tem os que o povo consideram ótimos e os que muita gente não curte, a essa altura do campeonato não deveria sair jogos ruins.

:kpensa
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.879
Pontos
1.839
Já era pra ser assim.

Por ex, criam uma estimativa da dificuldade que agrada, da jogabilidade que agrada e do design (e por aí vai), depois deixam a 'base' dos jogos a mesma e alteram todos os detalhes.
"Ah mas os jogos vão ser todos iguais" Não é assim, da pra criar jogos completamente diferentes e exclusivos, é pra seguir somente o principal, o que o povo gosta, a fórmula.

Todo estilo de jogo tem os que o povo consideram ótimos e os que muita gente não curte, a essa altura do campeonato não deveria sair jogos ruins.

:kpensa
Saber o que fazer e fazer de fato são coisas bem diferentes.
 

MEGA THOR

Bam-bam-bam
Mensagens
1.496
Reações
3.974
Pontos
453
images
 


Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.778
Pontos
2.164
Pras 95% das empresas, um jogo bom é um jogo lucrativo. Dando lucro e podendo gerar continuação, é o que interessa pra eles.
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.333
Reações
5.328
Pontos
1.049
Brother se tu soubesse como game design é complexo, put* m****.
Acho que existe um agravante, sabem sim o que agrada um jogador, mas nunca se esqueça que o que agrada um jogador precisa fazer lucro.

Por isso, o que agrada os jogadores num jogo mobile dificilmente agrada os executivos.
Por isso os jogos não podem ser quase todos iguais, ou vc não se sente motivado a pagar a barreira de compra deles.
Jogos sendo entretenimento precisam de muito trabalho em volta, para te fazerem querer, jogar, gastar lá dentro. A indústria do mobile hoje é uma enorme fábrica de Skinner box, onde o que menos tem é jogo, sendo um punhado de mecanismos que exploitam psicologia de usuário médio para extrair dinheiro.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.876
Pontos
1.003
Gosto é subjetivo. Se nem TLoU 2 que é notinha alta e foi feito pra concorrer a goty agradou todo mundo, imagine o resto. É simplista demais usar a mesma base pra tudo. Fico imaginando fazerem Fifa, Forza, Overwatch, Halo e God of War a partir da mesma base.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
A verdade é que todo mundo quer criar o novo Fortnite, o novo Call of Duty, o novo League of Legends, novo GTA.... Criar do nada uma franquia de milhões.

Aí eles vão tentando. Por isso volta e meia existem continuações que são totalmente diferentes das anteriores, na esperança de atrair novos consumidores, mas que falham miseravelmente.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.889
Reações
13.635
Pontos
1.624
Impossivel , até porque o ser humano é bem diferente um do outro e a cada geração as ideias, expectativas e interesses mudam.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
olha brother já é assim desde o ps2; desde que jogos em 3d passaram a ser plenamente viáveis, morreu aí a criatividade e inovação plena.

há um grupo de jogos que são os cabeças de chapa e outros mil que os imitam, não pode clonar pois há leis de coprights, por isso há variantes ruins dos mesmos. cada um em um grau de ruindade frente ao original uns mais proximos outros mais distantes.

Agora a pergunta é; porque os que imitam são piores ? eu acredito que o ponto chave está no marketing e na manipulação dos sentimentos do consumidor, assim um produto ruim só é ruim dependendo de quem a principio está apresentando esse produto, criando assim uma visão positiva ativa do que a tradicional negativa passiva.

um ac é um jogo que já entra no mercado sendo vitima da visão negativa passiva
um ac de uma outra empresa ou fabricante pode driblar isso

sendo assim nenhum jogo é ruim de fato, apesar de que em aspectos objetivos como a parte técnica ser possível hierarquizar
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.133
Reações
27.123
Pontos
1.053
Já era pra ser assim.

Por ex, criam uma estimativa da dificuldade que agrada, da jogabilidade que agrada e do design (e por aí vai), depois deixam a 'base' dos jogos a mesma e alteram todos os detalhes.
"Ah mas os jogos vão ser todos iguais" Não é assim, da pra criar jogos completamente diferentes e exclusivos, é pra seguir somente o principal, o que o povo gosta, a fórmula.

Todo estilo de jogo tem os que o povo consideram ótimos e os que muita gente não curte, a essa altura do campeonato não deveria sair jogos ruins.

:kpensa
Cara,sempre vai existir um componente subjetivo em cada jogo.

Por isso, tem quem gosta, tem quem não. Não existe formula pronta e nem nunca vai existir. No dia que todos estiverem indo numa direção, alguém cria algo no sentido oposto e cai inovar.

É igual comida eu adoro comida mineira, mas tbm curto japonesa, arabe, italiana, alemã e francesa. Cada uma tem uma coisa que bate diferente com meu gosto.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.156
Reações
68.939
Pontos
1.529
O dia que descobrirem vão parar de lançar marmita.

se fosse assim não sairia filme ruim, série ruim ...

Se tivesse prazos mais flexíveis, dificilmente sairia blockbuster com qualidade risível.

Só de pagar alguém bom pra ler os roteiros antes de sair filmando na louca já resolvia boa parte dos problemas.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.275
Reações
5.427
Pontos
453
olha brother já é assim desde o ps2; desde que jogos em 3d passaram a ser plenamente viáveis, morreu aí a criatividade e inovação plena.
Tipo isso mesmo. Por isso eu digo que a era de ouro dos games começou na geração SNES/Mega Drive e terminou na do N64/PS1, sendo a do NES uma geração embrionária para essa era.
A partir da geração PS2, começou a predominar uma nova tendencia, onde os jogos começaram perder a essência e passaram a pender para a simulação ou narrativa. Sorte que a Nintendo meio que manteve a tradição na velha maneira de fazer jogos e os Indies trouxeram um pouco disso de volta.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Bom, até hoje ninguém conseguiu fazer um game de plataforma tão bom quanto Mario, fora a Nintendo mesma. As coisas não são tão fáceis.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Já acontece isso de certa forma, você que ainda não percebeu.

Ou será que Call of Duty, Minecraft, Mario Kart, Smash Bros, FIFA, Pokémon, GTA, etc, mudam tanto ao longo dos anos?

O design base das maiores franquias já está estabelecido, mas tanto que não tem como outras chegarem pra competir.

E aí entra a questão que os gostos vão mudando (se a Epic continuasse fazendo Unreal e Gears of War talvez não tivessem feito Fortnite) e que o mercado possui diversos nichos que precisam ser atendidos (Sekiro não precisa vender como GTA V pra ser bem-sucedido, etc).
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Se tem gente consumindo m**** vão continuar desenvolvendo m****.

Só ver a EA tendo lucro com Anthem e a Bethesda com Fallout 76.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Apenas um exemplo prático aqui no fórum, se o tópico do top 5 estiver por aqui dê uma visitada nele, lá tem o gosto de cada um e eu jamais imaginei que seria tão variado.
Talvez a minha lista seja estranha pra alguns mas são meus jogos preferidos e considero muito marcantes, daqui há alguns anos muitos podem considerar jogos recentes como inesquecíveis, jogo bom quem decide sou eu mesmo que seja uma opinião isolada.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
olha brother já é assim desde o ps2; desde que jogos em 3d passaram a ser plenamente viáveis, morreu aí a criatividade e inovação plena.

há um grupo de jogos que são os cabeças de chapa e outros mil que os imitam, não pode clonar pois há leis de coprights, por isso há variantes ruins dos mesmos. cada um em um grau de ruindade frente ao original uns mais proximos outros mais distantes.

Industria sempre foi assim, desde o Atari quando Pacman fez estrondosos sucesso e gerou uma infindável quantidade de games do tipo maze ou quanto Mario estourou e sidescrollers se tornaram padrão de produção.

A questão é que igualar inovação com qualidade é falácia, o que manda na aceitação de um game é execução e não que seja algo completamente diferente, mesmo porque TODO mercado tem sua demanda, eles não ficam trocando de opinião cada dia que acordam.

Em um exemplo prático temos Dark Souls, não é nem de longe algo uma filosofia nova para a From, mas sua execução foi da maneira certa, no tempo certo e gerou um estilo de produção largamente copiado pelo simples fato da From sozinha ser incapaz de atender toda a demanda.

Sobre a proposta inicial do tópico, isso é ser profeta de algo que já aconteceu. Descobrir a demanda real de seus consumidores é o maior desafio de qualquer empresa, não é algo vocalizado e muito menos simples de medir, por mais que tenha uma enorme quantidade de técnicas para minimizar erros, ainda há uma forte presença de tentativa e erro.

No caso dos games a situação é ainda mais complicada. Estamos falando de produtos que só ficarão prontos em 4 anos ou mais, então não basta ler o que o mercado atual quer, mas o que os gamers vão querer jogar quando o game ficar pronto. Muito dos flops em games como serviço foram fruto do enorme sucesso de Destiny, muita gente achou que ele iria virar padrão para logo depois ver a Sony vender 10 milhões de todo game single player que lança, mesmo estando em uma única plataforma.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Não tem como criar uma fórmula pra jogo bom, porque isso é subjetivo. O que eu gosto e acho bom, pode não ser bom pra outra pessoa e vice-versa. O mesmo vale pra pessoas que fazem os jogos. Cada um ali tem seu gosto e seu critério do que é um jogo bom,e vai trabalhar em cima disso. Fim.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.139
Reações
18.170
Pontos
753
Os dois GOWs (God of War e Gears of War) tentaram isso e tiveram que se reinventar.
Fifa e AC basicamente fazem isso anualmente, mas o desgaste é evidente.



O único ponto que realmente virou um padrão são as dificuldades mais baixas e a maior quantidade de check points.
Não à toa que a franquia Souls se destacou justamente por um diferencial frente a este "padrão".
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Gosto é subjetivo, nada, nunca, jamais vai agradar a todos.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Já era pra ser assim.

Por ex, criam uma estimativa da dificuldade que agrada, da jogabilidade que agrada e do design (e por aí vai), depois deixam a 'base' dos jogos a mesma e alteram todos os detalhes.
"Ah mas os jogos vão ser todos iguais" Não é assim, da pra criar jogos completamente diferentes e exclusivos, é pra seguir somente o principal, o que o povo gosta, a fórmula.

Todo estilo de jogo tem os que o povo consideram ótimos e os que muita gente não curte, a essa altura do campeonato não deveria sair jogos ruins.

:kpensa

AUHHUAHUAHU é sério isso? :kkk
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
AUHHUAHUAHU é sério isso? :kkk
Kkkkkkkkkkkkkkkk Não, imaginar que exista um consenso do que agrade ou não é zoeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk que engraçado kkkkkkkkkkkk morrendo aqui kkkkkkkkkkkkk


Na música (pop) isso já existe e vários compositores entendem que um refrão em tal minuto prende mais que em tal minuto, refrão de tantas palavras pega mais que outros e por aí vai, existem padrões em todas as áreas.

Mas enfim, que b*sta, não entende nada e entra só pra rebaixar, nem sei porque respondo.
 
Ultima Edição:

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Mas é óbvio que não vai agradar a todos, mas certos modelos agradam mais, um único estudo que fizerem vai deixar bem claro o que o público ama e odeia. Isso é algo bem sólido, mas alguns lançamento aparentemente ignora tudo que a massa diz ser bom.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Kkkkkkkkkkkkkkkk Não, imaginar que exista um consenso do que agrade ou não é zoeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk que engraçado kkkkkkkkkkkk morrendo aqui kkkkkkkkkkkkk


Na música isso já existe e vários compositores entendem que um refrão em tal minuto prende mais que em tal minuto, refrão de tantas palavras pega mais que outros e por aí vai, existem padrões em todas as áreas.

Mas enfim, que b*sta, não entende nada e entra só pra rebaixar, nem sei porque respondo.

É só seguir a escala harmônica daquela música do Dont Stop Believing.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Kkkkkkkkkkkkkkkk Não, imaginar que exista um consenso do que agrade ou não é zoeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk que engraçado kkkkkkkkkkkk morrendo aqui kkkkkkkkkkkkk


Na música (pop) isso já existe e vários compositores entendem que um refrão em tal minuto prende mais que em tal minuto, refrão de tantas palavras pega mais que outros e por aí vai, existem padrões em todas as áreas.

Mas enfim, que b*sta, não entende nada e entra só pra rebaixar, nem sei porque respondo.

Cara, nao existe receita de bolo pra criar jogo. Achar isso é ser meio inocente.
Jogo precisa de muita mao de obra qualificada, muito dinheiro, etc.
Mesmo quando alguém tenta repetir uma fórmula de sucesso, muitas vezes o resultado é ruim simplesmente porque a execução de um plano que no papel parece fácil, na prática se torna muito difícil.
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Cara, nao existe receita de bolo pra criar jogo. Achar isso é ser meio inocente.
Jogo precisa de muita mao de obra qualificada, muito dinheiro, etc.
Mesmo quando alguém tenta repetir uma fórmula de sucesso, muitas vezes o resultado é ruim simplesmente porque a execução de um plano que no papel parece fácil, na prática se torna muito difícil.
Ta explicado, eu não falei que existe. Falei somente sobre estudar sobre os modelos que agradam muito vs os que não agradam nada e moldar o game ao redor do que já é comprovado agradar, os investimentos sendo tão altos é só mais um motivo de estudar a área antes de arriscar. Enfim..
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Mas é óbvio que não vai agradar a todos, mas certos modelos agradam mais, um único estudo que fizerem vai deixar bem claro o que o público ama e odeia. Isso é algo bem sólido, mas alguns lançamento aparentemente ignora tudo que a massa diz ser bom.

Ótima ideia essa sua. Manda essa ideia pra EA, Rockstar, Nintendo, Sony e todas outras, porque fazer pesquisa de opinião não deve ser algo que elas pensaram em fazer antes, dai sai esse quilo de jogo ruim, né?
 
Topo Fundo