O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até onde vai a legalidade do uso das ROMs?

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Boa noite pessoal, vamos falar de algo polêmico. A Legalidade das roms.

Segundo a Lei 7646/87 § 3º Art. 6º

No Brasil a única forma de uma ROM ser legal,
é a lei de software que especifica sobre "cópia de salva-guarda", ou seja, ter o jogo (comprado legalmente) e possuir a ROM no computador como Backup do jogo original.

Como sabemos, muitos de nós já jogamos roms antes, seja pra experimentar o jogo, ou pelo simples fato de achar mais prático jogar em um computador. Mas é Legal isso? Ja li bastante da lei das 24 horas na época que comecei a baixar as primeiras roms de game boy nos tempos da internet Discada.

Particularmente eu vejo essa questão como uma faca de dois gumes. Se a empresa que criou o jogo não tem interesse em relançar o mesmo para os consoles atuais, em uma forma de console virtual, acho que vale sim poder baixar a Rom, pois não estamos "deixando de comprar" o jogo dela, ela não vai mais fazer dinheiro com esse jogo.

Mas tem também os lançamentos virtuais, que são feitos em consoles virtuais, ai eu ja não me sinto bem com o fato de jogar uma rom de um jogo que está disponível no Virtual Console do WiiU por exemplo (Donkey Kongs Country 1, 2 e 3), pois ainda é uma fonte de dinheiro pra Nintendo, e apesar de discordar do preço eu vejo como se estivesse deixando de comprar ao baixar uma rom dessa forma.

Dito isso vem aquela questão da praticidade, iria comprar o WiiU (Ja tenho, mas vamos supor que não tivesse) só pra comprar o jogo e ter a consciência limpa de jogar uma versão "legítima" nos tempos de hoje?

E ai, o que vocês acham? A Favor ou Contra as roms? Porque? Vamos discutir pois é um assunto importante e com essa onda de relançamento dos clássicos acho que vale a discussão.

Beijos do bela.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.368
Reações
1.672
Pontos
854
Será que muitas das roms não se encaixam no esquema do Abandonware?
Esse negócio de Abandonware simplesmente não existe , é um mito (do mesmo modo que a suposta lei apresentada pelo nosso amigo do tópico) , o que acontece é que algumas empresas liberam totalmente para o público ao longo do tempo porque pra elas não compensam mais manter o registro de seus jogos ou programas (igual aos jogos em DOS liberados recentemente) , já outras os mantém a ferro e fogo não importando o tempo que possuem (igual a Nintendo ) , OK ?
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Na verdade não é legal do ponto de vista jurídico. Inclusive eu nem falo nada de quem pirateia os jogos atuais, justamente por eu ser consumidor de roms.
 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.935
Reações
2.007
Pontos
734
Esse negócio de Abandonware simplesmente não existe , é um mito (do mesmo modo que a suposta lei apresentada pelo nosso amigo do tópico) , o que acontece é que algumas empresas liberam totalmente para o público ao longo do tempo porque pra elas não compensam mais manter o registro de seus jogos ou programas (igual aos jogos em DOS liberados recentemente) , já outras os mantém a ferro e fogo não importando o tempo que possuem (igual a Nintendo ) , OK ?

Tudo bem, eu já imaginava isso, mas a pergunta foi outra, digamos então, as empresas que não correm atrás, requerendo direitos das roms, (tipo Jaguar, ou PC engine, to chutando viu), estão automaticamente liberando o uso das roms?
 


darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.368
Reações
1.672
Pontos
854
Tudo bem, eu já imaginava isso, mas a pergunta foi outra, digamos então, as empresas que não correm atrás, requerendo direitos das roms, (tipo Jaguar, ou PC engine, to chutando viu), estão automaticamente liberando o uso das roms?

Sim e não , existem empresas que anunciam aos quatros ventos que estão liberando os jogos (talvez para aparecerem que são "boazinhas" junto ao público , outras simplesmente não ligam e não fazem nada (mas pode acontecer dessas empresas mudarem de donos e esses depois quererem correr atrás de seus direitos , mas isso é raro de acontecer apesar de ser provável) , fora aquelas que entram em falência e perdem tudo . Enfim não há lista do que pode pegar ou não , mas já notou que as empresas que mais empacam nesse questão são as japonesas ? As ocidentais costumam ser mais "boazinhas" , mas não todas ...
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.368
Reações
1.672
Pontos
854
Enfim o que eu quero dizer é isto : Peguem os jogos antigos que quiserem e divirtam com eles sem culpa , as empresas de hoje deveriam se preocupar somente com os jogos lançados atualmente ...

(Deveria sim haver uma lei do "abandonware" , jogos depois de dez anos automaticamente deveriam se tornar de domínio publico pois se a empresa não lucrou com eles em dez anos , não é depois desse período que ela vai lucrar mais ...)
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Situação semelhante ocorre com os games fan made. As franquias estão lá no limbo há anos, mas é só criarem alguma coisa com elas que rapidinho aparecem os donos cheios de fúria.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
Eu achava sinistro era a rapidez com que os ultimos jogos de Neo Geo MVS foram dumpados,o jogo mal era lançado e ja pintava os rumores de dump na internet.
Eu ficava bolado e pensando assim: "Sa porra vai fuder os fliperamas"
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.080
Pontos
1.054
Baixar roms da Nintendo é ilegal, não é atoa que vários sites de hospedagem de roms estão excluindo os marios e zeldas da vida...

Mas baixar roms é quase a mesma coisa que baixar isos... eu acho...
 

lpoliva

Veterano
Mensagens
881
Reações
683
Pontos
143
Não sou da área jurídica, mas acho que em terra Brasiliz não é ilegal baixar roms, ilegal seria vendê-las.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Não sou da área jurídica, mas acho que em terra Brasiliz não é ilegal baixar roms, ilegal seria vendê-las.



Errado.

A posse de rom constitui ilegalidade, pois vc detém para si um código fechado com propriedade alheia. E isso vale para ISO ou qualquer outro formato digital utilizado para distribuição digital.

É possível, sob nossa legislação, usar backup, ou seja - vc poderia manter um rom de um jogo que vc tem, MAS vc não pode usar esse backup para jogar, pois isso iria contra sua proposta inicial.


Manter roms, modificar roms, distribuir (caso vc não seja o detentor dos direitos do mesmo) roms, constitui crime de posse de elemento intelectual alheio.

Só emuladores estão na legalidade, SE, não utilizarem código proprietário (bios é um exemplo) dos fabricantes.
 

lpoliva

Veterano
Mensagens
881
Reações
683
Pontos
143
Errado.

A posse de rom constitui ilegalidade, pois vc detém para si um código fechado com propriedade alheia. E isso vale para ISO ou qualquer outro formato digital utilizado para distribuição digital.

É possível, sob nossa legislação, usar backup, ou seja - vc poderia manter um rom de um jogo que vc tem, MAS vc não pode usar esse backup para jogar, pois isso iria contra sua proposta inicial.


Manter roms, modificar roms, distribuir (caso vc não seja o detentor dos direitos do mesmo) roms, constitui crime de posse de elemento intelectual alheio.

Só emuladores estão na legalidade, SE, não utilizarem código proprietário (bios é um exemplo) dos fabricantes.

Se vc tá falando, quem sou eu pra desmentir.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Se vc tá falando, quem sou eu pra desmentir.


Longe de mim querer parecer arrogante ou dono da verdade.

Sério, não tenho e nunca tive essa intenção.


Mas é minha área e esse é meu entendimento sobre a questão, sob o aspecto legal.

Porém isso é um fórum de discussões e estamos todos abertos ao diálogo, mas infelizmente quando tratamos de lei, é fato e acabou... hehehehe.




Porém é inquestionável que graças aos emuladores (e roms) e aos romhackers, muitos jogos do passado continuam em evidência e melhor, disponíveis, até hoje.

Muitos desenvolvedores e autores de décadas passada já vieram a público elogiar o trabalho de emulação e especialmente de romhack (traduções, por exemplo). Ou seja, é um assunto bem amplo e passível da discussão sobre até onde isso é danoso ou benéfico para distribuidores, desenvolvedores e jogadores.
 

lpoliva

Veterano
Mensagens
881
Reações
683
Pontos
143
Longe de mim querer parecer arrogante ou dono da verdade meu chapa.

Sério, não tenho essa intenção.


Mas é minha área e essa é meu entendimento sobre a questão, sob o aspecto legal.

Não foi isso que eu quis dizer. Só que eu não conheço mesmo.

Conheço algumas coisas sobre algumas leis específicas, mas essa não tenho conhecimento.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.714
Reações
30.247
Pontos
1.129
Eu achava sinistro era a rapidez com que os ultimos jogos de Neo Geo MVS foram dumpados,o jogo mal era lançado e ja pintava os rumores de dump na internet.
Eu ficava bolado e pensando assim: "Sa porra vai fuder os fliperamas"
e fudeu, quem mais importar jogos novos se meter pc com emuladores da menos gasto.
fliperamas morreu por aqui apenas infelizmente. E olha que tem tanto jogo saindo no Oriente, só que dump cada vez mais raro :coolface
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
e fudeu, quem mais importar jogos novos se meter pc com emuladores da menos gasto.
fliperamas morreu por aqui apenas infelizmente. E olha que tem tanto jogo saindo no Oriente, só que dump cada vez mais raro :coolface


Lembro que na época do lançamento do TKOF 2003,rolava uns boatos que ja haviam dumpado a ROM,aí me vem um sacana BR e posta uma foto (montagem) do Joselito do Hermes e Renato com uma suposta maquina para fazer o dump.
PQP!!! A noticia repercutiu o mundo inteiro,ate em uns sites chineses e russos tinham a imagem do Joselito com o "suposto dump"
Eu ria pra c***lho com issso.
O Dump real mesmo so foi aparecer mesmo so la pra meados de 2004.

joselito3.jpg


Quem frequentava os sites do Alan Yagami e Neofighters com certeza devem se lembrar disso.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Lembro que na época do lançamento do TKOF 2003,rolava uns boatos que ja haviam dumpado a ROM,aí me vem um sacana BR e posta uma foto (montagem) do Joselito do Hermes e Renato com uma suposta maquina para fazer o dump.
PQP!!! A noticia repercutiu o mundo inteiro,ate em uns sites chineses e russos tinham a imagem do Joselito com o "suposto dump"
Eu ria pra c***lho com issso.
O Dump real mesmo so foi aparecer mesmo so la pra meados de 2004.

joselito3.jpg


Quem frequentava os sites do Alan Yagami e Neofighters com certeza devem se lembrar disso.
eu era do awp, e não lembro disso, é que já faz tanto tempo que devo ter esquecido, lembro era muito bom o fórum, em termos de emulação, pena que está praticamente morto hoje em dia.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.368
Reações
1.672
Pontos
854
Longe de mim querer parecer arrogante ou dono da verdade.

Muitos desenvolvedores e autores de décadas passada já vieram a público elogiar o trabalho de emulação e especialmente de romhack (traduções, por exemplo).

Esse foi o caso de Mother 3 do GBA ...

(E espero que façam o mesmo com o Dragon Quest VII do 3DS algum dia ...)
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Eu acho rom legais pra caramba. Não vivo sem elas! :kjoinha
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.125
Pontos
1.839
Eu sou contra pirataria. Eu não compro nem esses jogos compartilhados de PS4 do Mercado Livre. Compro em disco, e original. Espero baixar o preço e talz quando está caro, fuço jogo usado, vivo xeretando a playasia...

Mas eu faço uso de emuladores. Não vejo maldade no uso da emulação, até porque por mais que se tente, não se tem um sistema emulado enquanto o sistema está efetivamente "vivo".

Há muitas controvérsias e pontos negativos no tocante á lei vigente, mas acho que existem outros dilemas morais quanto a direitos autorais (a pirataria da musica, do cinema e dos jogos atuais por exemplo) que possuem um dano realmente alto a Economia do dono da propriedade intelectual e da moralidade do cidadão do que jogar King of Fighters 94 uma vez ou outra.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Eu sou contra pirataria. Eu não compro nem esses jogos compartilhados de PS4 do Mercado Livre. Compro em disco, e original. Espero baixar o preço e talz quando está caro, fuço jogo usado, vivo xeretando a playasia...

Mas eu faço uso de emuladores. Não vejo maldade no uso da emulação, até porque por mais que se tente, não se tem um sistema emulado enquanto o sistema está efetivamente "vivo".

Há muitas controvérsias e pontos negativos no tocante á lei vigente, mas acho que existem outros dilemas morais quanto a direitos autorais (a pirataria da musica, do cinema e dos jogos atuais por exemplo) que possuem um dano realmente alto a Economia do dono da propriedade intelectual e da moralidade do cidadão do que jogar King of Fighters 94 uma vez ou outra.



Concordo.

Eu baixo musicas em MP3, baixo PDF´s de livros diversos, meu Wii roda emuladores (e roms) e por aí vai.

Eu gosto de brincar com a questão do criminoso quando as pessoas são devoraças em querer ver sangue exposto quando um criminoso é capturado por exemplo, todos querem penas exemplares, mas se esquecem que todos são, em grau variados, passíveis de comer delitos e crimes.

A pirataria é um exemplo interessante...


Longe de mim taxar as pessoas de bandidas, mas a verdade é que nosso convívio na sociedade não é preto nem branco, é cinza..

E que muitas coisas eram crimes e deixam de ser, vice versa.

Eu concordo demais contigo quando vc diz que o cinema e a musica sofrem muito mais com a pirataria que a Nintendo com relação aos seus jogos de SNES num ZSNES, e essa é a questão.

Muita gente deixa de comprar musica e ir ao cinema para se abastecer somente com pirataria, isso é predatório e danoso. Eu baixo filmes, mas tb vou aos cinemas e por vez ou outra compro filmes para minha videoteca, é um elemento interessante que traduz filtro.

Pago por coisas que valem a pena. Não é certo, mas certamente é bem menos danoso...


Sobre jogos antigos, longe de mim manter distância de emuladores, mas por exemplo; quando a SNK trouxe uma bela emulação (sem filtros, odioso para alguns...) de jogos de Neo Geo para as plataformas recentes da SONY, eu fiz questão de comprar. Por apoio a iniciativa, à marca e por ser muito cômodo sair de um jogo de PS3 e ligar direto no KOF95.

Se as produtoras e detentoras dos jogos hoje disponíveis apenas via emulação fossem mais sagazes, com certeza a pirataria seria menor, mas enquanto a Nintendo achar prudente cobrar dez dólares por um jogo de SNES, fica complicado...
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.125
Pontos
1.839
Concordo.

Eu baixo musicas em MP3, baixo PDF´s de livros diversos, meu Wii roda emuladores (e roms) e por aí vai.

Eu gosto de brincar com a questão do criminoso quando as pessoas são devoraças em querer ver sangue exposto quando um criminoso é capturado por exemplo, todos querem penas exemplares, mas se esquecem que todos são, em grau variados, passíveis de comer delitos e crimes.

A pirataria é um exemplo interessante...


Longe de mim taxar as pessoas de bandidas, mas a verdade é que nosso convívio na sociedade não é preto nem branco, é cinza..

E que muitas coisas eram crimes e deixam de ser, vice versa.

Eu concordo demais contigo quando vc diz que o cinema e a musica sofrem muito mais com a pirataria que a Nintendo com relação aos seus jogos de SNES num ZSNES, e essa é a questão.

Muita gente deixa de comprar musica e ir ao cinema para se abastecer somente com pirataria, isso é predatório e danoso. Eu baixo filmes, mas tb vou aos cinemas e por vez ou outra compro filmes para minha videoteca, é um elemento interessante que traduz filtro.

Pago por coisas que valem a pena. Não é certo, mas certamente é bem menos danoso...


Sobre jogos antigos, longe de mim manter distância de emuladores, mas por exemplo; quando a SNK trouxe uma bela emulação (sem filtros, odioso para alguns...) de jogos de Neo Geo para as plataformas recentes da SONY, eu fiz questão de comprar. Por apoio a iniciativa, à marca e por ser muito cômodo sair de um jogo de PS3 e ligar direto no KOF95.

Se as produtoras e detentoras dos jogos hoje disponíveis apenas via emulação fossem mais sagazes, com certeza a pirataria seria menor, mas enquanto a Nintendo achar prudente cobrar dez dólares por um jogo de SNES, fica complicado...


Sou da mesma opinião. O engraçado é que muitas pessoas as vezes não possuem sequer o entendimento do que significa comprar um filme pirata. Eu compro filmes originais. E pasme: compro até CD de música original hoje em dia. Sempre tá chegando um pacotinho do ebay pra mim...

Exemplo prático: minha esposa é uma pessoa muito correta. Ao extremo. Eu diria que é um exemplo de conduta moral.

Ela comprava filmes piratas. Uma vez quando ainda estávamos namorando eu estava na casa dela e tirei sarro dela e chamei ela de criminosa porque ela tinha diversos filmes piratas. Brigou comigo, me chamou de louco, e eu argumentei a questão legal com ela...e no fim ela entendeu. Além de ter jogado fora tudo o que tinha, hoje não assiste nem seriado de TV baixado. Ela paga Netflix e globo.com. Se ainda não saiu o que ela quer, ela espera.

Muitas pessoas não entendem de fato o que significa realmente comprar um filme pirata, um CD pirata. Porque já é uma conduta aceita culturalmente (infelizmente) aqui no Huezil.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.065
Reações
11.550
Pontos
1.024
Eu lembro que quando entrei no mundo da emulação, na primeira vez que baixei uma rom, fiquei com medo do aviso de que era pra apagar em 24hs...achei que meu pc ia pegar virus ou que a polícia ia entrar na minha casa.

Mas aí deixei...e fui deixando...e não aconteceu nada. Ufa!
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
Pra nintendo ao menos é digno de pena de morte.
Eu mesmo precisaria morrer e ressuscitar centenas de vezes para satisfazê-la.
Seria praticamente um Edge Of Tomorrow jurídico.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Bom, quando sai jogo que me interessa pelos serviços digitais da vida, compro, até porque os preços são baratos e acho legal incentivar esse tipo de mercado.

Contudo, sem emuladores e roms não haveria como jogar e rejogar clássicos imortais, jogos que marcaram a infância, outros obscuros e desconhecidos.

Por mais que se fale em direito autoral, nestes casos não consigo ver como moralmente errada, pois não poucos jogos nem são produzidos, nem serão relançados, assim como o uso da rom não vai em nada prejudicar os respectivos direitos autorais, empresa etc.

Até porque em certos casos, tais empresas nem existem mais e os direitos estão suspensos no limbo.

Enfim, vejo os emuladores mais como um esforço digno de reviver tempos imemoriais e eternos, coisa que só quem já viveu sabe do que se trata.

Na essência da coisa, quando se baixa uma rom do MAME (ou seja lá o que for), o usuário apenas quer jogar algo antigo (possivelmente considerado obsoleto), que tem algum significado para ele.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Bom, quando sai jogo que me interessa pelos serviços digitais da vida, compro, até porque os preços são baratos e acho legal incentivar esse tipo de mercado.

Contudo, sem emuladores e roms não haveria como jogar e rejogar clássicos imortais, jogos que marcaram a infância, outros obscuros e desconhecidos.

Por mais que se fale em direito autoral, nestes casos não consigo ver como moralmente errada, pois não poucos jogos nem são produzidos, nem serão relançados, assim como o uso da rom não vai em nada prejudicar os respectivos direitos autorais, empresa etc.

Até porque em certos casos, tais empresas nem existem mais e os direitos estão suspensos no limbo.

Enfim, vejo os emuladores mais como um esforço digno de reviver tempos imemoriais e eternos, coisa que só quem já viveu sabe do que se trata.

Na essência da coisa, quando se baixa uma rom do MAME (ou seja lá o que for), o usuário apenas quer jogar algo antigo (possivelmente considerado obsoleto), que tem algum significado para ele.



Aí que está.

Eu trato isso como nicho de mercado, como possibilidade de ganho e não como prejuízo e heresia perante meu patrimônio.

Se eu fosse um pauzudo dentro da Nintendo, eu criava uma porra de serviço tipo Netflix da vida, enchia de roms de Nes, SNES, GBC, N64 e GBA, cobrava um preço módico (segredo do sucesso do Netflix, diga-se de passagem...) e pronto.

Nego conecta, usa um emulador oficial e DECENTE pra c***lho e pronto, está na legalidade.

Eu aposto que uma quantidade significativa de pessoas iriam simplesmente parar de emular, de ficar se fodendo procurando e configurando emuladores..

O Netflix é um excelente exemplo, meu uso de torrents diminuiu drasticamente nos últimos anos graças a ele...
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Aí que está.

Eu trato isso como nicho de mercado, como possibilidade de ganho e não como prejuízo e heresia perante meu patrimônio.

Se eu fosse um pauzudo dentro da Nintendo, eu criava uma porra de serviço tipo Netflix da vida, enchia de roms de Nes, SNES, GBC, N64 e GBA, cobrava um preço módico (segredo do sucesso do Netflix, diga-se de passagem...) e pronto.

Nego conecta, usa um emulador oficial e DECENTE pra c***lho e pronto, está na legalidade.

Eu aposto que uma quantidade significativa de pessoas iriam simplesmente parar de emular, de ficar se fodendo procurando e configurando emuladores..

O Netflix é um excelente exemplo, meu uso de torrents diminuiu drasticamente nos últimos anos graças a ele...


Pior que acho que esse tipo de medida não tem praticamente custo nenhum.

É só jogar para download jogos já prontos e acabou, o que vier é lucro.

E, pessoalmente, até curto pagar por um jogo que gosto. Não sai caro, e incentiva a venda de jogos antigos. Esses dias os SF alpha 1 e 2 tavam em promoção na PSN, custava menos de dois doláres cada. Paguei e jogo no PS3 e PSP, realmente cômodo, divertido e barato.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Eu tenho uma relação meio Robin Hood com a pirataria.

Sou entusiasta da mídia física. Quando gosto de algo e posso, compro sem pensar duas vezes. Seja filme, música, jogos e até livros e quadrinhos.

Mas também não vou deixar de desfrutar de algo que gosto por falta de dinheiro ou de um idealismo barato.

Um exemplo prático. Levei minha filha para ver Frozen no cinema. Vocês fazem idéia do valor do ingresso, né? Mas a experiência de ir ao cinema com uma criança transcende o simples "pagar X para ver um filme". Então valeu.

O dvd (simples) foi lançado por 40 pratas. Blu-ray mais caro ainda. Então tome torrent dublado para a baixinha ver em casa. Quando achei o filme por 20 pratas (que nem é tão barato assim) comprei.

Posso até ser um criminoso, mas durmo com minha cabeça tranquila. :ksafado

Agora, preciso admitir uma coisa. Tenho sérios, SÉRIOS problemas para pagar por qualquer conteúdo online. Virtual Console? Hack em tudo! DLC´s? Hack! Programas de computador então... nem se fala!
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.368
Reações
1.672
Pontos
854
Aliás , só uma observaçãozinha , comprei meu primeiro PC e tive minha primeira internet (que era de 128K) em 2004 só por causa da emulação , na época eu vi aquele montão de jogos (principalmente RPG traduzidos) rodando em emuladores em algumas revistas e não tive dúvidas : "É pra já ..." :kgozo
 
Topo Fundo