O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até onde vai a legalidade do uso das ROMs?

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
Bah.. no inicio foi mágico, a cada descoberta de emuladores novos, sendo que mesmo com net discada de 56k, os games dos 8 e 16 bits eram rapidamente baixados, tirando um que outro que tinha uns megas a mais.

Loucura mesmo foi quando comecei a emular o 64... ficava mais de meia hora pra baixar um Mario Kart 64.. contando os minutos.. época boa.

Ja PS1 demorou um pouco mais, quando coloquei adsl ai virei meu foco para as isos.. hds maiores para comportar... enfim.. emulação é foda demais!
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Pior que acho que esse tipo de medida não tem praticamente custo nenhum.

É só jogar para download jogos já prontos e acabou, o que vier é lucro.

E, pessoalmente, até curto pagar por um jogo que gosto. Não sai caro, e incentiva a venda de jogos antigos. Esses dias os SF alpha 1 e 2 tavam em promoção na PSN, custava menos de dois doláres cada. Paguei e jogo no PS3 e PSP, realmente cômodo, divertido e barato.



Existe custo e uma certa dor de cabeça com relação a direitos, quando os jogos não pertencerem a Nintendo.

Mas ai é vontade de querer ganhar dinheiro...
 

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Eu sou a favor das roms. Mas tem este problema da legalidade.

Acho que seria interessante se as empresas deixassem livres estes direitos depois de 10/15 anos. Mas tinha que ver o impacto financeiro nisso.
Mesmo qdo lançam novamente, normalmente eles refizeram os graficos então não penso como o mesmo jogo.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Bah.. no inicio foi mágico, a cada descoberta de emuladores novos, sendo que mesmo com net discada de 56k, os games dos 8 e 16 bits eram rapidamente baixados, tirando um que outro que tinha uns megas a mais.

Loucura mesmo foi quando comecei a emular o 64... ficava mais de meia hora pra baixar um Mario Kart 64.. contando os minutos.. época boa.

Ja PS1 demorou um pouco mais, quando coloquei adsl ai virei meu foco para as isos.. hds maiores para comportar... enfim.. emulação é foda demais!
vc acabou de descrever tudo que eu fiz, e faço até hoje :klol

Eu sou a favor das roms. Mas tem este problema da legalidade.

Acho que seria interessante se as empresas deixassem livres estes direitos depois de 10/15 anos. Mas tinha que ver o impacto financeiro nisso.
Mesmo qdo lançam novamente, normalmente eles refizeram os graficos então não penso como o mesmo jogo.

Nos PCs algumas empresas já fizeram isso.

A Rockstar anos atras liberou GTA 1 e GTA 2 como freeware, a EA liberou o Command & Conquer 1 e o Red Alert de graça, A Bethesda liberou o 1º Elder Scrolls na faixa, e mais recentemente a Blizzard liberou o Lost vikings 1, Blackthorne e RocknRoll Racing tudo gratis tambem.

todas as empresas deveriam seguir esse exemplo pra mim
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.188
Reações
1.088
Pontos
854
vc acabou de descrever tudo que eu fiz, e faço até hoje :klol



Nos PCs algumas empresas já fizeram isso.

A Rockstar anos atras liberou GTA 1 e GTA 2 como freeware, a EA liberou o Command & Conquer 1 e o Red Alert de graça, A Bethesda liberou o 1º Elder Scrolls na faixa, e mais recentemente a Blizzard liberou o Lost vikings 1, Blackthorne e RocknRoll Racing tudo gratis tambem.

todas as empresas deveriam seguir esse exemplo pra mim

Como eu já disse antes , tudo empresa ocidental que é mais "tolerante" com o público , as turronas mesmo são as japas ... (Também pensamento empresarial do século passado ...)
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
vc acabou de descrever tudo que eu fiz, e faço até hoje :klol



Nos PCs algumas empresas já fizeram isso.

A Rockstar anos atras liberou GTA 1 e GTA 2 como freeware, a EA liberou o Command & Conquer 1 e o Red Alert de graça, A Bethesda liberou o 1º Elder Scrolls na faixa, e mais recentemente a Blizzard liberou o Lost vikings 1, Blackthorne e RocknRoll Racing tudo gratis tambem.

todas as empresas deveriam seguir esse exemplo pra mim

Assim que o DC teve a sua morte anunciada,eu rapidamente dei sumiço nele,nessa mesma época (2001) eu estava descobrindo os emuladores no PC e sei exatamente qual era essa sensação de descoberta,foram mais de 5 anos garimpando ROMS na internet com a sofrência da internet de 56k,lembro como se fosse hoje quando vi o Mario 64 rodando no meu extinto Pentium III 550MHZ,256MB RAM,HD 10GB e placa de video Voodoo 4 4500 PCI 32MB,quase gozei vendo aquela imagem em alta definição rodando no meu poderoso monitor CRT 17'' da Philips.
So fui voltar a ter console em 2006 quando comprei ja bem atrasado um PS2.
 


Caius Ballad

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
876
Pontos
283
É totalmente ilegal mas todo mundo usa e as empresas não ligam (exceção para a Nintendo que vive pegando no pé dos sites para tirarem links de roms).

Não vejo razão nenhuma para alguém que quer se divertir com um jogo de 10 anos atrás não o fazer. A maioria dos jogos famosos que os retroplayers jogam, já foram custeados e deram lucro em suas épocas.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694
Bah.. no inicio foi mágico, a cada descoberta de emuladores novos, sendo que mesmo com net discada de 56k, os games dos 8 e 16 bits eram rapidamente baixados, tirando um que outro que tinha uns megas a mais.

Loucura mesmo foi quando comecei a emular o 64... ficava mais de meia hora pra baixar um Mario Kart 64.. contando os minutos.. época boa.

Ja PS1 demorou um pouco mais, quando coloquei adsl ai virei meu foco para as isos.. hds maiores para comportar... enfim.. emulação é foda demais!


conheci os emuladores e roms entre 98 e 99, minha internet era lenta demais e mesmo tendo um modem de 56k, dificilmente passava de 33k de velocidade, até os games minúsculos demoravam para baixar, quando não paravam no 99% e dava erro :klol
E com isos foi o mesmo que vc, só passou a ser opção quando coloquei adsl e comprei um pc novo
 

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
Esses modem onboard eram terriveis, caia a conexão constantemente.. HSP56 MR era o que eu usava, o piorzinho mesmo hahaha
 

Shipwreck

Supra-sumo
Mensagens
59
Reações
68
Pontos
178
Me desculpem pela necromancia q estou fazendo neste tópico! Mas é que andei pesquisando sobre este assunto algo extensivamente e queria compartilhar num bom fórum e ouvir novas opiniões.

Pelo código penal de 1998, baixar qualquer mídia audiovisual pela internet sem autorização era ilegal e crime.

Porém, em 2012 ocorreu o projeto de lei do senado n° 236 (PLS 236/2012) gerando mudanças no código penal brasileiro alegando que a cópia integral, desde que utilizada para uso pessoal e sem fins financeiros, não seria mais considerada ilegal.

Isso aconteceu basicamente pelo fato desse comportamento já ser enraizado na sociedade brasileira há anos, permitindo com que inúmeros estudantes universitários pudessem xerocar seus livros caros sem medo (já quem lucra com a xerox é outra história).

Resumindo: aqui no Brasil não é crime baixar ROMs ou outros jogos para o uso pessoal. O mesmo não pode ser dito nos EUA ou Europa.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.039
Reações
4.157
Pontos
994
Me desculpem pela necromancia q estou fazendo neste tópico! Mas é que andei pesquisando sobre este assunto algo extensivamente e queria compartilhar num bom fórum e ouvir novas opiniões.

Pelo código penal de 1998, baixar qualquer mídia audiovisual pela internet sem autorização era ilegal e crime.

Porém, em 2012 ocorreu o projeto de lei do senado n° 236 (PLS 236/2012) gerando mudanças no código penal brasileiro alegando que a cópia integral, desde que utilizada para uso pessoal e sem fins financeiros, não seria mais considerada ilegal.

Isso aconteceu basicamente pelo fato desse comportamento já ser enraizado na sociedade brasileira há anos, permitindo com que inúmeros estudantes universitários pudessem xerocar seus livros caros sem medo (já quem lucra com a xerox é outra história).

Resumindo: aqui no Brasil não é crime baixar ROMs ou outros jogos para o uso pessoal. O mesmo não pode ser dito nos EUA ou Europa.
Se tem algo que as empresas atuais devem agradecer até hoje,foi quando Nicolas Salmoria teve a idéia de conceber o santo graal dos retrogamers, o MAME, pois foi através dele que foi possivel reviver toda aquela nostalgia de poder rejogar novamente na tela do pc, clássicos como ghost n goblins, toki, terra cresta, entre outros, e também como uma forma de ambos não desaparecem para sempre. Neste embalo as empresas de jogos viram o quanto era lucrativo ainda o mercado de retrogamers e o resultado está aí nas plataformas atuais, jogos de antigamente sendo vendidos na psn e xbox live, coletãneas como capcom classics collection, taito legends e tantos outros, tudo fruto da mente criativa do pai do mame, portanto não vejo as roms como ilegalidade, pois foi o ponto de partida para muitas empresas perceberem que clássicos são eternos e nunca irão morrer.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
Me desculpem pela necromancia q estou fazendo neste tópico! Mas é que andei pesquisando sobre este assunto algo extensivamente e queria compartilhar num bom fórum e ouvir novas opiniões.

Pelo código penal de 1998, baixar qualquer mídia audiovisual pela internet sem autorização era ilegal e crime.

Porém, em 2012 ocorreu o projeto de lei do senado n° 236 (PLS 236/2012) gerando mudanças no código penal brasileiro alegando que a cópia integral, desde que utilizada para uso pessoal e sem fins financeiros, não seria mais considerada ilegal.

Isso aconteceu basicamente pelo fato desse comportamento já ser enraizado na sociedade brasileira há anos, permitindo com que inúmeros estudantes universitários pudessem xerocar seus livros caros sem medo (já quem lucra com a xerox é outra história).

Resumindo: aqui no Brasil não é crime baixar ROMs ou outros jogos para o uso pessoal. O mesmo não pode ser dito nos EUA ou Europa.

E onde ROM se encaixa como mídia de obra audiovisual? Para todos os efeitos, ROMs e sua legalidade é a mesma de qualquer tipo de software.
 

Shipwreck

Supra-sumo
Mensagens
59
Reações
68
Pontos
178
E onde ROM se encaixa como mídia de obra audiovisual? Para todos os efeitos, ROMs e sua legalidade é a mesma de qualquer tipo de software.

Essa parte de audiovisual eu q adicionei, mas lendo aqui de novo na íntegra, eles se referem a qualquer obra protegida.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.604
Reações
34.579
Pontos
903
Minha opinião é f**a-se, baixo fullset e me delicio
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
Essa parte de audiovisual eu q adicionei, mas lendo aqui de novo na íntegra, eles se referem a qualquer obra protegida.

Pare de desinformar as pessoas.

Primeiro: O projeto de lei não tem validade alguma até ser aprovado. E ainda mais se tratando deste que se propõe a constituir integralmente um NOVO CÓDIGO PENAL e ainda não foi aprovado.

Segundo: O trecho que você interpreta que baixar ROM, ou qualquer obra deixaria de ser crime é muito claro e não chega nem perto disso pois inclui apenas musicas e videoclipes de musicas.

... reprodução integral de obra intelectual, fonograma (música gravada - discos) ou videofonograma (é a música associada a imagens – vídeo musical – filmes e vídeos), em um só exemplar, para uso privado e exclusivo do copista, sem finalidade de lucro, não é considerado crime
Art. 172, § 4º

https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=3515262&disposition=inline - Pagina 71
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
1530742149143.png
 

Shipwreck

Supra-sumo
Mensagens
59
Reações
68
Pontos
178
Pare de desinformar as pessoas.

Primeiro: O projeto de lei não tem validade alguma até ser aprovado. E ainda mais se tratando deste que se propõe a constituir integralmente um NOVO CÓDIGO PENAL e ainda não foi aprovado.

Segundo: O trecho que você interpreta que baixar ROM, ou qualquer obra deixaria de ser crime é muito claro e não chega nem perto disso pois inclui apenas musicas e videoclipes de musicas.


Art. 172, § 4º

https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=3515262&disposition=inline - Pagina 71

É, vc tem razão quando a não ter sido aprovado ainda, reli e parece que ainda não tem validade mesmo. Então baixar ROMs continua na ilegalidade.

Porém, vc está equivocado no parágrafo q vc citou, ele começa com "reprodução de obra intelectual vírgula", seguido por fonograma e videofonograma. A vírgula configura com o sentido de adição aos objetos seguintes e não como explicação. Não está se referindo a obra intelectual como apenas músicas e filmes, está incluindo obra intelectual como um todo e depois exemplificando com fonograma e videofonograma.

Se fossem apenas filmes e músicas, livros não poderiam ser copiados, acusando os milhares de estudantes universitários do nosso país como criminosos, indo contra a formulação da reforma do código penal para se adaptar a sociedade brasileira atual.

EDIT: matéria do Globo de 2012 - https://oglobo.globo.com/brasil/copia-de-livro-para-uso-pessoal-nao-crime-aprova-comissao-5015358

EDIT 2: li o parágrafo exato do link q vc mesmo enviou, não existem nem vírgulas! A preposição usada é "ou" duas vezes. Segue transcrição: "Não há crime quando se tratar de cópia integral de obra intelectual ou fonograma ou videograma, em um só exemplar, para uso privado e exclusivo do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto."

Isso conclui que com a aprovação da PLS, baixar ROMs para uso pessoal estará legalizado.
 
Ultima Edição:

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
A própria discussão em si já foi passada para trás pelos novos tempos. A lógica do ciberespaço desafia a lógica capitalista convencional. Nela, tudo é imediatamente compartilhável. É algo completamente diferente.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.299
Reações
2.140
Pontos
453
Os consoles novos (Ps3 e Ps4) eu só tenho jogo original em Mídia Física.
Mas os consoles antigos eu baixo as Roms sem dó, pra colocar nos meus Everdrives.
.
Juridicamente é crime, mas as empresas não ganham mais nada com esses jogos antigos.
Só dá lucro pra elas quando comprados lacrados na época de lançamento, se você comprar usado quem está ganhando é quem repassou.
.
Por isso a indústria tende a se tornar apenas digital, pois assim não há possibilidade de revenda, pois na revenda elas não lucram.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Jogos atuais eu vou de original e até me sinto meio mal em piratear, até porque, se tiver paciência, dá pra comprar os jogos por um preço bem baixo.

Já jogos da geração 128 bits pra baixo eu faço download das roms ou das isos mesmo e acabou, nem me importo se é legal ou não.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Só vai ser legal quando for domínio público.

Juridicamente falando, é assim mesmo. Alguns países permitem utilizar como cópia de backup, mas de uso estritamente particular. Ou seja, mesmo nas legislações, mais brandas, há proibição no compartilhamento.

Analisando filosófica e sociologicamente, isso é mais discutível, porém a letra da lei é essa.

Jogos atuais eu vou de original e até me sinto meio mal em piratear, até porque, se tiver paciência, dá pra comprar os jogos por um preço bem baixo.

Já jogos da geração 128 bits pra baixo eu faço download das roms ou das isos mesmo e acabou, nem me importo se é legal ou não.

Exatamente como faço. Os preços atuais são mais justos, principalmente, por distribuição digital. Mais justo ainda são os preços de jogos de PC. Daí, de fato, não acho legal ficar pirateando algo que os desenvolvedores fazem o possível para ser acessível.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Só vai ser legal quando for domínio público.

Juridicamente falando, é assim mesmo. Alguns países permitem utilizar como cópia de backup, mas de uso estritamente particular. Ou seja, mesmo nas legislações, mais brandas, há proibição no compartilhamento.

Analisando filosófica e sociologicamente, isso é mais discutível, porém a letra da lei é essa.

Jogos atuais eu vou de original e até me sinto meio mal em piratear, até porque, se tiver paciência, dá pra comprar os jogos por um preço bem baixo.

Já jogos da geração 128 bits pra baixo eu faço download das roms ou das isos mesmo e acabou, nem me importo se é legal ou não.

Exatamente como faço. Os preços atuais são mais justos, principalmente, por distribuição digital. Mais justo ainda são os preços de jogos de PC. Daí, de fato, não acho legal ficar pirateando algo que os desenvolvedores fazem o possível para ser acessível.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Olha serei direto: na minha opinião qualquer coisa como um jogo ou até uma simples música, deveria ser pago para ter o direito de usufruir daquele bem independente da época ou se ele está obsoleto ou não.

Em um mundo perfeito onde os preços seriam acessíveis a todos seria assim.

O resto é malabarismo mental pra justificar pirataria e a cópia do Game em questão. A empresa por sua vez deveria continuar produzindo o bem (o jogo) para atender a demanda. Os jogos são produzidos por um tempo e depois a produção cessa; claro isso não é justificativa para a pirataria.

Mas isso é o que deveria ser e que a realidade atual isso nem seja possível.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
É, vc tem razão quando a não ter sido aprovado ainda, reli e parece que ainda não tem validade mesmo. Então baixar ROMs continua na ilegalidade.

Porém, vc está equivocado no parágrafo q vc citou, ele começa com "reprodução de obra intelectual vírgula", seguido por fonograma e videofonograma. A vírgula configura com o sentido de adição aos objetos seguintes e não como explicação. Não está se referindo a obra intelectual como apenas músicas e filmes, está incluindo obra intelectual como um todo e depois exemplificando com fonograma e videofonograma.

Se fossem apenas filmes e músicas, livros não poderiam ser copiados, acusando os milhares de estudantes universitários do nosso país como criminosos, indo contra a formulação da reforma do código penal para se adaptar a sociedade brasileira atual.

EDIT: matéria do Globo de 2012 - https://oglobo.globo.com/brasil/copia-de-livro-para-uso-pessoal-nao-crime-aprova-comissao-5015358

EDIT 2: li o parágrafo exato do link q vc mesmo enviou, não existem nem vírgulas! A preposição usada é "ou" duas vezes. Segue transcrição: "Não há crime quando se tratar de cópia integral de obra intelectual ou fonograma ou videograma, em um só exemplar, para uso privado e exclusivo do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto."

Isso conclui que com a aprovação da PLS, baixar ROMs para uso pessoal estará legalizado.

De fato está bem claro ali: Obra intelectual, isso inclui qualquer tipo de criação!!

Mas ainda, sobre a discussão de rom. Veja logo abaixo o artigo 174, ele cobre "programa de computador" que é onde as roms se enquadrariam. Claro que ainda daria muito pano para manga ao uso de interpretação
 

Shipwreck

Supra-sumo
Mensagens
59
Reações
68
Pontos
178
Bem, cheguei a conclusão que a única forma legal de usar ROM seria possuindo o jogo original e ripando a rom do seu jogo vc mesmo. Isso contaria como cópia de backup e vc deixaria o original guardado como salvaguarda.



Artigo 6 da Lei nº 9.609 de 19 de Fevereiro de 1998
Art. 6º Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:
I - a reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine à cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda;

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
§ 1 o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
§ 2 o Na mesma pena do § 1 o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
§ 3 o Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
§ 4 o O disposto nos §§ 1 o, 2 o e 3 o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto. (Incluído pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Olha serei direto: na minha opinião qualquer coisa como um jogo ou até uma simples música, deveria ser pago para ter o direito de usufruir daquele bem independente da época ou se ele está obsoleto ou não.

Em um mundo perfeito onde os preços seriam acessíveis a todos seria assim.

O resto é malabarismo mental pra justificar pirataria e a cópia do Game em questão. A empresa por sua vez deveria continuar produzindo o bem (o jogo) para atender a demanda. Os jogos são produzidos por um tempo e depois a produção cessa; claro isso não é justificativa para a pirataria.

Mas isso é o que deveria ser e que a realidade atual isso nem seja possível.

Sei lá, eu não acho malabarismo mental, até porque eu não me julgo correto. Apenas digo que é algo tão trivial e sem importância para essas empresas, que simplesmente não me importo de pegar uma ROM de jogo antigo. Bater no peito e dizer que esse é o jeito de agir? Nunca fiz, assim como conheço muitos que não fazem. Querer ficar abaixando as calças pra alguma empresa botar no meu rabo por algo que ela mal lembra que existe e sequer compõe a sua receita financeira anual? Pra quê? Mal prós caras, te garanto que não faço. Outra situação seria baixar ROM desses Indies que fazem jogo novo pra console antigo. Aí, sim, os caras estão penando e dependem dessa grana. Mas ficar me martirizando por causa de ROM antiga é o mesmo que pedir pra ser preso porque não respeitou a placa de "não pise a grama". Aliás, acho que pisar a grama seria até pior, porque você estaria estragando o gramado e, de fato, causando algum dano.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Sim e não , existem empresas que anunciam aos quatros ventos que estão liberando os jogos (talvez para aparecerem que são "boazinhas" junto ao público , outras simplesmente não ligam e não fazem nada (mas pode acontecer dessas empresas mudarem de donos e esses depois quererem correr atrás de seus direitos , mas isso é raro de acontecer apesar de ser provável) , fora aquelas que entram em falência e perdem tudo . Enfim não há lista do que pode pegar ou não , mas já notou que as empresas que mais empacam nesse questão são as japonesas ? As ocidentais costumam ser mais "boazinhas" , mas não todas ...

E existe o terceiro nível de filha da putagem, estilo a Square f**end0 os produtores de Chrono Ressurection, por exemplo...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Aqui a coisa não é muito certa, mas....

M-14976332691371386267-large-1.jpg



RÁPIDO MANDRIÕES! VAMOS PARA NOSSO TRANSPORTE E AHOY!!! VAMOS NAVEGAR NOS MARES DAS COLETÂNEAS DE ROMS!!!!!!!!!!!
 
Topo Fundo