O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até que ponto compensa ser programador? + O programador tem prazo de validade?

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Terminei o 2º período aqui em Ciência da Computação, e pela faculdade ainda to muito perdido. Não consigo visualizar nada daquilo sendo utilizado no trabalho.

Eu costumo aprender melhor praticando e repetindo, mas isso só vai acontecer quando conseguir um estágio. (Que está bem difícil).

Comecei hoje um curso completo na Udemy de Java, e espero conseguir me adaptar melhor, a didática já me agrada muito mais que a utilizada na faculdade, onde jogam conteúdo atrás de conteúdo de qualquer jeito.

Já estou com 38 anos e talvez seja minha última cartada em termos de faculdade. É dessa vez ou nunca mais...
A faculdade ajuda pouco pra abrir a mente, mas muita coisa que usaremos no mercado de trabalho vamos aprender por fora e na prática.
 
  • Curtir
Reações: CJ*

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Fartura de Jobs no Brasil é Java, PHP e Javascript. Inclusive, esse foi o motivo de eu investir nos dois últimos mesmo não gostando. Não se paga contas com paixão :klolz
PHP é lindo demais, cara! Javascript já é o inverso, os callbacks dão medo.
No momento que não quiser mais fazer, comece a ensinar.

:coolface
kkkkkk que nem professor falando do mercado de trabalho sendo que nunca trabalhou na área :coolface:klol
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.695
Reações
4.712
Pontos
714
Tenho 22 anos, não estou rendendo como antes, não aguento mais virar a noite programando e nem ficar dormindo com pensamentos de bugs futuros ou algo do tipo.

Ainda tenho paciência em aprender novas ferramentas, mas cogito que não terei essa mesma facilidade quando idoso.

Sei que ainda sou um pouco jovem, mas fico receoso da minha vida quando eu tiver 40, 50 anos. Será que vou aguentar a pressão? Será que irão me trocar por um recém formado de 20 anos?

Vocês acham que nós, programadores, temos um prazo de validade?
Quais carreiras devemos seguir ao chegar numa determinado período?
c***lho, se com 22 anos vc tá assim, imagine aos 30...
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
A faculdade ajuda pouco pra abrir a mente, mas muita coisa que usaremos no mercado de trabalho vamos aprender por fora e na prática.
Estágio pra mim vai ser fundamental pra aprender a trabalhar. Mas está muito difícil achar um aqui no Rio, os poucos que eu encontro pedem um monte de especializações, nem parece que procuram um estagiário realmente...
 


dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Estágio pra mim vai ser fundamental pra aprender a trabalhar. Mas está muito difícil achar um aqui no Rio, os poucos que eu encontro pedem um monte de especializações, nem parece que procuram um estagiário realmente...
Já to com medo do estágio... aqui tem poucas empresas.
 
  • Triste
Reações: CJ*

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Falando como desenvolvedor, posso te garantir que a profissão é ingrata de muitas formas pois te obriga a ficar diariamente atualizado com tudo, e quando digo diariamente não é força de expressão, é literalmente. É uma profissão extremamentente instável, tudo vai bem hoje e amanha a casa pode cair e o contrário também acontece. Muito difícil de receber um salário compatível com a quantidade de horas e energia vital que vc vai gastar na profissão, quase sempre vai sair perdendo. Não que a área pague mal, mas relativizando e colocando na ponta do lápis o stress com quanto de conhecimento, tempo de de estudo e a receita que gerou pra sua empresa, as vezes um salario de 10k ou 20k ainda pode ser relativamente pequeno.

Eu tentei não ser um profissional de TI por muito tempo, fiz minha primeira graduação na área de petróleo pq queria ficar rico da maneira mais rápida e fácil possível, mas não teve jeito, quando eu criei meu primeiro script em bash que automatizava um backup semanalmente no meu PC eu vi que ia querer fazer coisas do tipo o resto da minha vida.

Toda vez que eu resolvo um problema, dá uma sensação que valeu a pena se fud3r que nem um desgraçado pra encontrar aquela solução no final... Se vc não sentir isso, pelo menos um pouco, entrar nessa profissão vai ser um passo pra vc jogar sua vida fora.
 

Mr. Robot

Bam-bam-bam
Mensagens
1.801
Reações
4.174
Pontos
353
Mas o PHP tá melhorando do meu ponto de vista. Parâmetros e retorno já dá pra definir tipos agora,por exemplo.

De qualquer forma, nesse caso nem dá pra reclamar tanto da linguagem. É falta de lógica mesmo. Cara devia mudar de profissão.

@dk120 @DATUM @Amigo Bolha @Sr. Israel

Boa noite, meus amigos.

Foi devido a conversa de vocês que resolvi me cadastrar no fórum. Depois de 2 anos trabalhando em uma empresa de contabilidade, sofri com um abuso moral de um dos sócios da empresa e resolvi fazer um acordo para me demitirem. No momento estou em aviso-prévio.

Tenho muito interesse em iniciar na área de programação. Já vi todas as aulas do curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara, inclusive fiz todos os exercícios propostos por ele. Segundo o que tenho visto, o segundo passo seria escolher uma linguagem para começar a aprender, correto? Estou pendendo para JavaScript. Não tenho pretensão de iniciar ganhando horrores de dinheiro, mas se eu pudesse tirar uns 1500 reais por mês com trabalhos freelancers já estaria satisfeito.

Mas aí vejo um tópico como este, com o OP quase desistindo da área. O ramo é tão complicado assim? Eu fico sem saber o que pensar, pois enquanto vejo um tópico desses, vejo também vídeos no youtube com programadores dizendo que é uma área maravilhosa e que não falta serviço. Vocês, que são bem mais experientes na área, o que dizem?

Agradeço desde já qualquer dica e esclarecimento.
 

Mr. Robot

Bam-bam-bam
Mensagens
1.801
Reações
4.174
Pontos
353
A experiência nos faz prever as coisas, :klol. Tomara que eu consiga me tornar gerente no futuro. Quero tirar uns anos sem codificar, mas ser gerente deve ser mais estressante - mas o bônus é que ganha bem.

Pensei que você se tornaria um participante do nosso clã de bugadores programadores.

Pra WEB acho o PHP a melhor linguagem, acho que sou fã. :'(

PHP? Tu é o mesmo crystal do Politz? PHP vejo muitas vagas, até mais que python. Meu foco é SP, aqui no Ceará é tenso qualquer linguagem, mas PHP/Java/React* reina aqui também.

Você é do CE? Fortaleza? Também sou!
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
@dk120 @DATUM @Amigo Bolha @Sr. Israel

Boa noite, meus amigos.

Foi devido a conversa de vocês que resolvi me cadastrar no fórum. Depois de 2 anos trabalhando em uma empresa de contabilidade, sofri com um abuso moral de um dos sócios da empresa e resolvi fazer um acordo para me demitirem. No momento estou em aviso-prévio.

Tenho muito interesse em iniciar na área de programação. Já vi todas as aulas do curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara, inclusive fiz todos os exercícios propostos por ele. Segundo o que tenho visto, o segundo passo seria escolher uma linguagem para começar a aprender, correto? Estou pendendo para JavaScript. Não tenho pretensão de iniciar ganhando horrores de dinheiro, mas se eu pudesse tirar uns 1500 reais por mês com trabalhos freelancers já estaria satisfeito.

Mas aí vejo um tópico como este, com o OP quase desistindo da área. O ramo é tão complicado assim? Eu fico sem saber o que pensar, pois enquanto vejo um tópico desses, vejo também vídeos no youtube com programadores dizendo que é uma área maravilhosa e que não falta serviço. Vocês, que são bem mais experientes na área, o que dizem?

Agradeço desde já qualquer dica e esclarecimento.
Como freela, acho que só se você conseguir manter contatos com vários clientes e sem intermédio de plataformas. Eu usava o Workana, só teve um mÊs que consegui tirar mais de R$ 1.400 e eu praticamente trabalhava todos os dias, o que não recomendo. Plataformas, como o Workana, come entre 15% - 20% do que você ganha, e faz falta. Os clientes, na sua maioria, tentam cobrar o mínimo possível. E freela mexe muito com o emocional, principalmente se tu for do ramo de WEB.

Atualmente trabalho pra uma agencia em SP, e minha situação melhorou muito, dá até vontade de dedicar em entregar sempre o melhor - coisa que nos sites de freelas eu não tinha. Agora sempre tento fazer na melhor forma possível.


Sobre o post, é pq envelheci mal, a rotina tá começando a pesar.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.340
Reações
29.514
Pontos
1.424
@dk120 @DATUM @Amigo Bolha @Sr. Israel

Boa noite, meus amigos.

Foi devido a conversa de vocês que resolvi me cadastrar no fórum. Depois de 2 anos trabalhando em uma empresa de contabilidade, sofri com um abuso moral de um dos sócios da empresa e resolvi fazer um acordo para me demitirem. No momento estou em aviso-prévio.

Tenho muito interesse em iniciar na área de programação. Já vi todas as aulas do curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara, inclusive fiz todos os exercícios propostos por ele. Segundo o que tenho visto, o segundo passo seria escolher uma linguagem para começar a aprender, correto? Estou pendendo para JavaScript. Não tenho pretensão de iniciar ganhando horrores de dinheiro, mas se eu pudesse tirar uns 1500 reais por mês com trabalhos freelancers já estaria satisfeito.

Mas aí vejo um tópico como este, com o OP quase desistindo da área. O ramo é tão complicado assim? Eu fico sem saber o que pensar, pois enquanto vejo um tópico desses, vejo também vídeos no youtube com programadores dizendo que é uma área maravilhosa e que não falta serviço. Vocês, que são bem mais experientes na área, o que dizem?

Agradeço desde já qualquer dica e esclarecimento.

Boa noite!

Cara, tudo depende. Se você quer trabalhar profissionalmente com programação, a primeira coisa que você precisa aprender são algoritmos e estruturas de dados. Essa é a base. Talvez esse curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara aborde um pouco esses temas. Mas mais importante do que escolher uma linguagem ou outra, você precisa dominar os algoritmos básicos e as estruturas de dados básicas.
Para aprender a primeira linguagem, eu recomendaria que você primeiro aprendesse uma linguagem fortemente tipada, tipo C++, Java ou Python, antes de partir pro Javascript. Mas comericalmente é muito interessante que você aprenda javascript sim e mais do que apenas javascript, alguns de seus frameworks mais populares.

Emprego nas grandes capitais tem sim e de sobra, realmente não falta serviço. O porém é que em geral também não são muitas as vagas que pagam bem para o custo de vida nestas cidades. Com essa onda de home office, tem muita empresa de SP, BH que tá contratando funcionário remoto de qualquer lugar, então até a oferta de emprego para trabalho remoto aumentou bastante agora em 2020. Caso você não tenha formação na área, eu acho importante que você tire alguns certificados da linguagem e/ou frameworks com os quais pretenda trabalhar, caso queira buscar emprego em alguma fábrica de software. Caso queria ficar com freelance o mais importante é você construir um portifólio para você mesmo.

O que eu posso falar sobre a área, é que é uma área para quem gosta de matemática, quebra-cabeça, resolver puzzles. Se você não se atrai muito por essas áreas, já é um contra. Então assim, o ramo em si não é complicado, mas ele pode se tornar complicado caso você não goste dele.

Caso tenha mais dúvidas pode perguntar a vontade.
 
Ultima Edição:

Mr. Robot

Bam-bam-bam
Mensagens
1.801
Reações
4.174
Pontos
353
Como freela, acho que só se você conseguir manter contatos com vários clientes e sem intermédio de plataformas. Eu usava o Workana, só teve um mÊs que consegui tirar mais de R$ 1.400 e eu praticamente trabalhava todos os dias, o que não recomendo. Plataformas, como o Workana, come entre 15% - 20% do que você ganha, e faz falta. Os clientes, na sua maioria, tentam cobrar o mínimo possível. E freela mexe muito com o emocional, principalmente se tu for do ramo de WEB.

Atualmente trabalho pra uma agencia em SP, e minha situação melhorou muito, dá até vontade de dedicar em entregar sempre o melhor - coisa que nos sites de freelas eu não tinha. Agora sempre tento fazer na melhor forma possível.


Sobre o post, é pq envelheci mal, a rotina tá começando a pesar.

Tenso. E Freelance pra fora, vc fez algum? Ou todos foram para BR?

Boa noite!

Cara, tudo depende. Se você quer trabalhar profissionalmente com programação, a primeira coisa que você precisa aprender são algoritmos e estruturas de dados. Essa é a base. Talvez esse curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara aborde um pouco esses temas. Mas mais importante do que escolher uma linguagem ou outra, você precisa dominar os algoritmos básicos e as estruturas de dados básicas.
Para aprender a primeira linguagem, eu recomendaria que você primeiro aprendesse uma linguagem fortemente tipada, tipo C++, Java ou Python, antes de partir pro Javascript. Mas comericalmente é muito interessante que você aprenda javascript sim e mais do que apenas javascript, alguns de seus frameworks mais populares.

Emprego nas grandes capitais tem sim e de sobra, realmente não falta serviço. O porém é que em geral também não são muitas as vagas que pagam bem para o custo de vida nestas cidades. Com essa onda de home office, tem muita empresa de SP, BH que tá contratando funcionário remoto de qualquer lugar, então até a oferta de emprego para trabalho remoto aumentou bastante agora em 2020. Caso você não tenha formação na área, eu acho importante que você tire alguns certificados da linguagem e/ou frameworks com os quais pretenda trabalhar, caso queira buscar emprego em alguma fábrica de software. Caso queria ficar com freelance o mais importante é você construir um portifólio para você mesmo.

O que eu posso falar sobre a área, é que é uma área para quem gosta de matemática, quebra-cabeça, resolver puzzles. Se você não se atrai muito por essas áreas, já é um contra. Então assim, o ramo em si não é complicado, mas ele pode se tornar complicado caso você não goste dele.

Caso tenha mais dúvidas pode perguntar a vontade.

Trabalho remoto muito me interessa. E eu percebi bem essa questão de resolver puzzles quando estava fazendo os exercícios. Me lembrou muito aqueles desafios nos livros de matemática, onde o enunciado pergunta algo sobre o dia-a-dia e você precisa dar um jeito de achar a resposta. Só que ao invés de vc aplicar equações, vc aplica a programação. Gosto bastante desse tipo de coisa.

Encontrei um curso grátis da Udemy (The Complete 2020 PHP Full Stack Web Developer Bootcamp), porém o sotaque do professor é bem complicado - acho que ele é indiano.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
@dk120 @DATUM @Amigo Bolha @Sr. Israel

Boa noite, meus amigos.

Foi devido a conversa de vocês que resolvi me cadastrar no fórum. Depois de 2 anos trabalhando em uma empresa de contabilidade, sofri com um abuso moral de um dos sócios da empresa e resolvi fazer um acordo para me demitirem. No momento estou em aviso-prévio.

Tenho muito interesse em iniciar na área de programação. Já vi todas as aulas do curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara, inclusive fiz todos os exercícios propostos por ele. Segundo o que tenho visto, o segundo passo seria escolher uma linguagem para começar a aprender, correto? Estou pendendo para JavaScript. Não tenho pretensão de iniciar ganhando horrores de dinheiro, mas se eu pudesse tirar uns 1500 reais por mês com trabalhos freelancers já estaria satisfeito.

Mas aí vejo um tópico como este, com o OP quase desistindo da área. O ramo é tão complicado assim? Eu fico sem saber o que pensar, pois enquanto vejo um tópico desses, vejo também vídeos no youtube com programadores dizendo que é uma área maravilhosa e que não falta serviço. Vocês, que são bem mais experientes na área, o que dizem?

Agradeço desde já qualquer dica e esclarecimento.

Recomendo você ver alguns vídeo do "Michel Teló programador" Filipe Deschamps



 
Topo Fundo