O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ATARI (Empresa) faz 50 Anos!

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.946
Reações
14.487
Pontos
1.389

E como pra mim e muita gente, Atari é sinônimo de Jag... Atari 2600 (ou clones, como o Dactar), vai uma lista do Retro Gamer Brasil sobre alguns dos games mais marcantes do sistema:



E um vídeo do Veim dos Games restaurando um raro Atari 2600 (importado) que foi "nacionalizado":

 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Caramba...... como fico bolado quando as pessoas falam 40 anos de um sistema.... agora 50. Jesus amado, estou morrendo :P


Toda a gloria a esse vovo aí. Esse periodo foi foda e esta guardado no coração!
Cheguei e ver e ser casdastrado em uma locadora que alugava seus games.
Guardava seus cartuchos na caixa de sapato...
Ligava ele demadrugadacheio de medo de levar um esporro dos meus pais. Bons tempos
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Devidamente jogado em sua epoca com PacMan, Pinball, Enduro (também nos arcades), Megamania, River Raid, Pitfall, Seaquest, Frostbite, Decathlon, Keystone Kapers, Sneak 'n Peak, Freeway/Froger, Bobby is Going Home, Tennis, dentre tantos outros
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.946
Reações
14.487
Pontos
1.389
Caramba...... como fico bolado quando as pessoas falam 40 anos de um sistema.... agora 50. Jesus amado, estou morrendo :P


Toda a gloria a esse vovo aí. Esse periodo foi foda e esta guardado no coração!
Cheguei e ver e ser casdastrado em uma locadora que alugava seus games.
Guardava seus cartuchos na caixa de sapato...
Ligava ele demadrugadacheio de medo de levar um esporro dos meus pais. Bons tempos

Apenas lembrando que é a empresa Atari, fundada em 1972 (segundo o Tech Tudo), que fez 50 anos.

O Atari VCS 2600 é de 1977, salvo engano.
 


andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.536
Reações
10.747
Pontos
1.084
Caraca! Tudo isso?

Lembro que jogava no console de um colega meu, as vezes ele levava em casa e ficávamos jogando River Raid, Enduro, Pitfall, Frostbite, Hero, Smurfs e outros, bons tempos, e digo mais, bons tempos.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.490
Reações
10.777
Pontos
503
Engraçado pensar que, inicialmente, me interessei por videogames por causa do Odyssey 2 que tinha acabado de chegar ao Brasil em 1983 (um primo meu e dois amigos tinham esse console). Aí no ano seguinte comecei a ver o Pac-Man do Atari naquele quadro do programa do Bozo (nem sabia da má fama desse jogo lá fora) e logo em seguida no Natal meus primos do Recife trouxeram o Atari deles pra gente jogar na casa dos nossos avós em João Pessoa com apenas dois jogos (Missile Command e Jungle Hunt) mas foram o suficiente pra me tornar um "Atarimaníaco".
Logo depois meu pai me faria uma surpresa comprando o Atari da Polyvox durante uma viagem de trabalho a Manaus e aí começou uma rotina louca naquele ano de 1985: toda semana ele passava na Camping Tur da Rua Uruguaiana e voltava com um cartucho novo, daqueles reprogramáveis (a maioria dos jogos da Activision eu ganhei nesse esquema). Dei por encerrada a minha coleção quando meus primos se desfizeram do Atari deles (tinham entrado de cabeça no MSX) e me deram uma penca de cartuchos, alguns deles bem raros como o Popeye da Dactar (Marinheiro x Bandido), o Moonsweeper da Canal 3 (que usava o selo Intellivision aleatoriamente), Keystone Capers e Berzerk da Dynacom entre outros.
Hoje mato a minha saudade do 2600 jogando o Atari Vault e as versões "recharged" dos clássicos da Atari no Steam ou as coletâneas da Activision no emulador.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Eu tive o Atari graças a um amigo da minha mãe (o ex Presidente Figueiredo) e comecei com um CCE VG 2800.

Cheguei a ter mais de 70 cartuchos pro bicho e alguns jogos, demoraram ANOS pra conseguir (como o caso do Moon Patrol: consegui um coisa de.... 4 anos atrás! Toda vez que eu comprava um jogo desses, vinha outro no lugar. Peguei muitos Keystone Kappers, Pitfall, Jungle hunt e Atlantis...)

Tive muitos modelos dele em casa, mas nunca consegui ter os 5200 e os 7800 (que ainda quero, mesmo sabendo que são duas usinas de energia...) e tive o LYNX e o Jaguar (que troquei por um 3DO).
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.431
Pontos
503
A empresa mesmo surgiu a 50 anos, mas o seu maior sucesso que foi o 2600 foi lançado nos EUA em 1977 :klol

Antes do 2600 ela teve o Pong, mas não sei se a versão caseira dele foi um sucesso... Pois existiram dezenas ou milhares de Pongs na mesma época, alguns da própria Magnavox que ela lançou depois do primeiro Odyssey, fora Pongs de outras marcas. Mas o Arcade Pong foi um grande sucesso, apesar da treta que a Magnavox teve com a Atari, que acusava a Atari de plágio.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.666
Reações
14.407
Pontos
1.064
Atari é vida.
Recentemente peguei um de novo, estou refazendo minha coleção, consegui alguns jogos excelentes que não tinha.
Sabendo procurar se acha num valor legal.
Hoje tem só dois jogos do Atari 2600 que eu quero ter e ainda não achei.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Nunca tive um, meu primeiro game foi o Phantom System, só fui jogar Atari na casa de um amigo bem depois de já ter jogado muita coisa no nintendinho, mas eu me diverti bastante com a fita de trocentos jogos em um que o maluco tinha.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Ironia pela reserva de mercado?

Explique melhor...



Enviado de meu Redmi Note 9 Pro usando o Tapatalk

Pior que não. Era realmente um amigo da minha mãe!

Eu estava com catapora (se não me engano) e não pude ir com eles num evento no final do ano em Brasília. Quando chegaram, me deram o Atari da CCE que ele havia mandado comprar com 3 jogos: Pac Man, Enduro e River Raid. Eu o ganhei no último ano de mandato dele como presidente da república.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Pior que não. Era realmente um amigo da minha mãe!

Eu estava com catapora (se não me engano) e não pude ir com eles num evento no final do ano em Brasília. Quando chegaram, me deram o Atari da CCE que ele havia mandado comprar com 3 jogos: Pac Man, Enduro e River Raid. Eu o ganhei no último ano de mandato dele como presidente da república.

Curioso imaginar que se o governo dele não tivesse criado a lei de reserva de mercado, você talvez tivesse ganhado um Atari original.

Que top... Bela história pra contar pros amigos.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
Queria comprar um Jaguar e o CD Rom, mas infelizmente não era a minha prioridade na época que estava em conta, hoje estão pedindo mais que um Neo Geo, não sei o que aconteceu pra esse console valorizar tanto, tem coisas muito mais raras que não estão nem chegando perto, minha aposentadoria saindo com todos os acertos vai sobrar pra comprar um mesmo custando os olhos da cara, o problema é como sempre o governo não pagando o que deve mas que na hora de receber vai com tudo... (Até 2008 eu era rico, depois da crise só foi ladeira abaixo, a empresa -Vale- só arrochando...)
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.339
Pontos
753
Acho que o Atari 2600 e o Pong foram as duas coisas que a Atari fez que realmente presta.

Único Atari 2600 (clone) que joguei foi num Supergame VG-3000 da CCE que um primo meu tinha:
24b6f777c0ca1fd392e9af444d8fed0d


Únicos jogos bons que joguei nele ao vivo foram:

Pac-Man
Jawbreaker
Enduro
Moon Patrol
River Raid
Pitfall

Fora esses, acho que o único que dá pra se divertir e não passar raiva com os controles ruins é o Bobby Going Home mas esse só joguei em emulador.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Acho que o Atari 2600 e o Pong foram as duas coisas que a Atari fez que realmente presta.

Único Atari 2600 (clone) que joguei foi num Supergame VG-3000 da CCE que um primo meu tinha:
24b6f777c0ca1fd392e9af444d8fed0d


Únicos jogos bons que joguei nele ao vivo foram:

Pac-Man
Jawbreaker
Enduro
Moon Patrol
River Raid
Pitfall

Fora esses, acho que o único que dá pra se divertir e não passar raiva com os controles ruins é o Bobby Going Home mas esse só joguei em emulador.
Eu tive um desse, mas a carcaça era vermelha
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Meu primeiro console foi um Dactar, genérico do Atari 2600, exatamente esse aqui:

1656940321502.png

Não fossem as sucessivas decisões bizarras, passando pelos lançamentos do 5200 e 7800 pra depois fechar a tampa do caixão com o Jaguar, um dos piores consoles da história, se bobear estariam lançando consoles até hoje pois Atari é sinônimo de games.

Quanto aos games mais marcantes do sistema, em ordem pra mim dos que joguei na época:

  1. Smurf: Rescue in Gargamel's Castle
  2. River Raid
  3. Enduro
  4. Keystone Kapers
  5. Pitfall
  6. Pac Man
  7. Championship Soccer
  8. Sneak 'N peak (esconde esconde)
  9. Boxing
  10. Skiing
  11. Tennis
  12. Frostbite
Mais ou menos por aí.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Vendi meu A2600 com uns 12 cartuchos em 2020 e não me arrependo.

Pode ter um valor sentimental para alguns, mas aquilo é injogável.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.246
Reações
21.442
Pontos
353
Massa, tenho boas lembranças dos tempos do Atari, ótimas lembranças na vdd.
Foi um videogame muito marcante e que aos poucos está sendo esquecido, mas é assim mesmo, as gerações um pouco mais novas lembram mais daqueles que vieram depois(e foram melhores) e as gerações seguintes idem.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Vendi meu A2600 com uns 12 cartuchos em 2020 e não me arrependo.

Pode ter um valor sentimental para alguns, mas aquilo é injogável.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Realmente envelheceu muito mal como era de se esperar...

Não consigo jogar 5 minutos de game algum dele hj em dia.

Enviado de meu Redmi Note 9 Pro usando o Tapatalk
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.666
Reações
14.407
Pontos
1.064
Quero ver quem teve isso aqui!

Estou num grupo (de risco) de colecionadores e tem um cara que está trazendo 2, um para ele e outro para vender.
só esperando o tamanho da facada mas queria demais conseguir um.
Inclusive o primeiro RPG para videogame, o Dragonstomper, saiu para ele.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.540
Pontos
1.524
Ainda tenho meu Atari 2600 na caixa, com cabos, controles, panfletos, etc, bem preservado.
Mas, outro dia liguei ele e não dá imagem, apesar de ligar. Ainda tenho alguns cartuchos como Enduro, um de baseball e um de nave.
Época boa, a mãe só liberava o videogame depois da novela ou durante o horário político :klol
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.544
Pontos
1.013
Meu primeiro videogame era um Atari, mas não curtia ele. Depois tive o famiclone do NES, depois um SNES em 1998 e por último um clone chinês do SNES.

Tenho uma pergunta: Qual era o tamanho máximo dos jogos de Atari e qual foi o maior jogo em tamanho?
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.647
Reações
23.729
Pontos
1.474
Estou num grupo (de risco) de colecionadores e tem um cara que está trazendo 2, um para ele e outro para vender.
só esperando o tamanho da facada mas queria demais conseguir um.
Inclusive o primeiro RPG para videogame, o Dragonstomper, saiu para ele.
Eu tive um, carregava até que rápido. Os jogos eram muito mais baratos, cheguei a ter uns 10.

Meu primeiro videogame era um Atari, mas não curtia ele. Depois tive o famiclone do NES, depois um SNES em 1998 e por último um clone chinês do SNES.

Tenho uma pergunta: Qual era o tamanho máximo dos jogos de Atari e qual foi o maior jogo em tamanho?
Diz a lenda que era de 4 ou 8K, até batizados no Brasil de "Série Prata" os de 4k e "Série Ouro" os de 8. Raiders of The Lost Ark era um forte candidato.
 
Topo Fundo