O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ATENÇÃO AO COMPRAR SSD's!

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Segundo seguite matéria do site tomshardware, e resumindo aqui, a fabricante Adata e outras tem vendido o mesmo modelo de SSD's por algum tempo já mas trocando componentes na sua fabricação com o tempo.

Desculpas fiz o tópico no celular andando na rua e acabou meio mal explicado, vou explicar melhor.

Adata começou a fabricar modelos de SSD X a partir de 2018. Hoje ela fabrica esses mesmos SSD's (mesmo partnumber e descrição de modelo) só que com componentes inferiores. Isso significa que se alguem que se alguem comprou algum desses SSD's em uma data mais proxima do lançamento, vai ter um desempenho igual ao dos reviews ( que geralmente são feitos assim que eles são lançados). Agora se você comprar um desse mesmo modelo de SSD's só que fabricado em 2020, vai pegar um SSD com controladora e nand chips infeiores. No caso da Adata a diferença de desempenho chega a ser de 40% pra baixo.

Outros fabricantes fazem isso, mas normalmente eles documentam isso e normalmente essas trocas de componentes são comums ( fabricando da controladoras atualizou o modelo, etc). No caso da Adata é pior pois a mesma não documentou nada e simplesmente trata o produto atual como o mesmo do lançamento.

Para mais detalhes ler com mais atenção a matéria abaixo:
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
A um ano atrás eu só tive dor de cabeça com ssd da adata.Uma bela m****.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.637
Reações
18.306
Pontos
1.084
Vish, tenho um NVME Spectrix da Adata e já ia pegar um sata.
Não sei se troco, não paguei mesmo.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Eu tinha um da PNY que tinha um defeito no firmware que estragou ssd. Tem q tomar cuidado mesmo.
 


kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.870
Reações
14.770
Pontos
1.054
a dica que dou ´pra que, for comprar ssd :

1° pesquise antes de comprar para ver se o ssd que vc quer possui vicio oculto e etc.
2° veja se o ssd que vc vai comprar tem garantia no brasil de 3 anos
3° compre o ssd em loja que emite nota fiscal aqui no brasil ( pra pegar a garantia de 3 anos)
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.498
Pontos
1.354
A um ano atrás eu só tive dor de cabeça com ssd da adata.Uma bela m****.
Sério? Eu comprei ano passado e deixei guardado aqui sem abrir o adata SU650 de 120GB, pq o meu kingston esta morrendo.
Melhor eu me livrar dessa bomba e comprar outro? Já pegaria um de 240GB, pq 120gb apenas para OS é pouco, ele fica bem no limite aqui, 4gb livre apenas.
Acho que não teria problemas para vender o ssd, pq tá lacrado ainda.

Edit: Aproveitando o post, qual seria o melhor ssd sata hoje de 240GB?
 
Ultima Edição:

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.115
Reações
6.521
Pontos
553
Ixi, logo quando acabo de pegar um SSD Adata SATA de 120gb? Espero não ter problemas. :kduvida
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
E aquela marca Asgard da china, parece bem top pelo preço la no alie.
Mas bom saber, não vou comprar nada dessa empresa. HD sou WD, ssd, eu pesquiso o melhor custo beneficio!
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
SSD hoje em dia, ou você compra um samsung se fizer questão de qualidade, ou compra um chinês mesmo.

Esses SSDs "médios" que são mais baratos que samsung, mas são mais caros que os chineses, na prática mesmo; são todos iguais os chineses.
não tem cache DRAM, controladoras mais lentas, e chips flash classe B.

Não significa que sejam horríveis por causa disso; mas se for pra comprar um com essas specs, melhor ir de chines mesmo.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.637
Reações
18.306
Pontos
1.084
SSD hoje em dia, ou você compra um samsung se fizer questão de qualidade, ou compra um chinês mesmo.

Esses SSDs "médios" que são mais baratos que samsung, mas são mais caros que os chineses, na prática mesmo; são todos iguais os chineses.
não tem cache DRAM, controladoras mais lentas, e chips flash classe B.

Não significa que sejam horríveis por causa disso; mas se for pra comprar um com essas specs, melhor ir de chines mesmo.
Peguei esse o mais "TOP" da Adata veremos o que vai dar:kpensa
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Comprado aqui no BR?
Sim,comprei na kabum.
Sério? Eu comprei ano passado e deixei guardado aqui sem abrir o adata SU650 de 120GB, pq o meu kingston esta morrendo.
Melhor eu me livrar dessa bomba e comprar outro? Já pegaria um de 240GB, pq 120gb apenas para OS é pouco, ele fica bem no limite aqui, 4gb livre apenas.
Acho que não teria problemas para vender o ssd, pq tá lacrado ainda.

Edit: Aproveitando o post, qual seria o melhor ssd sata hoje de 240GB?
Olha cara,eu mandava esse adata pro espaço,foi a série SU 650 de 240gb,e não foi apenas UM que me torrou a paciência com a kabum,foram fucking 3 ssds nessa parada de garantia e devolvia pra eles.
O primeiro já perdeu 1% de vida útil ao instalar o windows 10 e sem fazer m**** alguma chegava fácil nos 64C°,aí quando testava ele com benchs,o fdp baixava a taxa de transferência pra não acabar perto dos 70C°,beirava os 69,a kabum trocou.
Deu quase 3 semanas chegou o outro.Coloquei na máquina,quem disse que o c***lho do ssd formatava?Lá vai eu pro correio e outro chegando 3 semanas depois,a mesma marca,mesma capacidade e?
Chegava a 70C na cara de pau fazendo porra nenhuma.Aí me emputeci com a adata e com a kabum e por email mandei trocar aquela m**** por um da Kingston que tá até hj no pc sem perder a taxa de transferência,quase não esquenta(afinal esse SU 650 é de plástico o corpo)nunca mesmo me incomodou.
Mas esse adata....nunca mais na minha vida compro algo no setor armazenamento deles.
Um lixo,se tivesse pego desde o começo kingston naquela época....
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.637
Reações
18.306
Pontos
1.084
Sim,comprei na kabum.

Olha cara,eu mandava esse adata pro espaço,foi a série SU 650 de 240gb,e não foi apenas UM que me torrou a paciência com a kabum,foram fucking 3 ssds nessa parada de garantia e devolvia pra eles.
O primeiro já perdeu 1% de vida útil ao instalar o windows 10 e sem fazer m**** alguma chegava fácil nos 64C°,aí quando testava ele com benchs,o fdp baixava a taxa de transferência pra não acabar perto dos 70C°,beirava os 69,a kabum trocou.
Deu quase 3 semanas chegou o outro.Coloquei na máquina,quem disse que o c***lho do ssd formatava?Lá vai eu pro correio e outro chegando 3 semanas depois,a mesma marca,mesma capacidade e?
Chegava a 70C na cara de pau fazendo porra nenhuma.Aí me emputeci com a adata e com a kabum e por email mandei trocar aquela m**** por um da Kingston que tá até hj no pc sem perder a taxa de transferência,quase não esquenta(afinal esse SU 650 é de plástico o corpo)nunca mesmo me incomodou.
Mas esse adata....nunca mais na minha vida compro algo no setor armazenamento deles.
Um lixo,se tivesse pego desde o começo kingston naquela época....
Vish acho que vou pegar outro.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.498
Pontos
1.354
Sim,comprei na kabum.

Olha cara,eu mandava esse adata pro espaço,foi a série SU 650 de 240gb,e não foi apenas UM que me torrou a paciência com a kabum,foram fucking 3 ssds nessa parada de garantia e devolvia pra eles.
O primeiro já perdeu 1% de vida útil ao instalar o windows 10 e sem fazer m**** alguma chegava fácil nos 64C°,aí quando testava ele com benchs,o fdp baixava a taxa de transferência pra não acabar perto dos 70C°,beirava os 69,a kabum trocou.
Deu quase 3 semanas chegou o outro.Coloquei na máquina,quem disse que o c***lho do ssd formatava?Lá vai eu pro correio e outro chegando 3 semanas depois,a mesma marca,mesma capacidade e?
Chegava a 70C na cara de pau fazendo porra nenhuma.Aí me emputeci com a adata e com a kabum e por email mandei trocar aquela m**** por um da Kingston que tá até hj no pc sem perder a taxa de transferência,quase não esquenta(afinal esse SU 650 é de plástico o corpo)nunca mesmo me incomodou.
Mas esse adata....nunca mais na minha vida compro algo no setor armazenamento deles.
Um lixo,se tivesse pego desde o começo kingston naquela época....
Slk, passarei longe e vou vender mesmo, paguei 119 em dezembro de 2019 e tenho a nota fiscal.
Acho que dá pra pegar uns 100 nele.
Meu kingston só esta morrendo, por que fui burro e fiquei usando ele pra baixar arquivos, mas não sabia que o tbw dele era baixo.
Vou pegar um WD como recomendado pelo @Tarvos, eu já estava de olho em um aqui, agora que compro mesmo.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Slk, passarei longe e vou vender mesmo, paguei 119 em dezembro de 2019 e tenho a nota fiscal.
Acho que dá pra pegar uns 100 nele.
Meu kingston só esta morrendo, por que fui burro e fiquei usando ele pra baixar arquivos, mas não sabia que o tbw dele era baixo.
Vou pegar um WD como recomendado pelo @Tarvos, eu já estava de olho em um aqui, agora que compro mesmo.
Sim,esse meu tb notei que é baixo o tbw dele,mas fiz umas mudanças pra aumentar a vida útil dele,como mudar a pasta do winrar que é bem usado,mudei pra um disco local,torrents pro disco local,downloads,etc.
Arquivo compactado comia demais o tbw dele,logo as da fitgirl que a gente sabe como é...
Até agora,tá em 87% e já foram 7 teras e meio nesse ssd que tenho desde dezembro 2018.Era pra estar mais tbw se tivesse adotado essa prática de mudar as pastas pra um hd mecânico antes.
E se o seu estiver na garantia,e estiver funcionando de boas,acho válido pegar um preço melhor no seu.Se fosse comprar um agora,pegaria até da china,o pessoal pelo jeito já testou e bem os kingspec,asgard da vida e são bonzinhos.
E sobre o wd,meu guri pegou um com um selo verde,gostei dele,não esquenta,é tal tipo kingston que tenho aqui.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.498
Pontos
1.354
Sim,esse meu tb notei que é baixo o tbw dele,mas fiz umas mudanças pra aumentar a vida útil dele,como mudar a pasta do winrar que é bem usado,mudei pra um disco local,torrents pro disco local,downloads,etc.
Arquivo compactado comia demais o tbw dele,logo as da fitgirl que a gente sabe como é...
Até agora,tá em 87% e já foram 7 teras e meio nesse ssd que tenho desde dezembro 2018.Era pra estar mais tbw se tivesse adotado essa prática de mudar as pastas pra um hd mecânico antes.
E se o seu estiver na garantia,e estiver funcionando de boas,acho válido pegar um preço melhor no seu.Se fosse comprar um agora,pegaria até da china,o pessoal pelo jeito já testou e bem os kingspec,asgard da vida e são bonzinhos.
E sobre o wd,meu guri pegou um com um selo verde,gostei dele,não esquenta,é tal tipo kingston que tenho aqui.

Aqui o meu em situação de falecimento iminente;

156994

Por semana ele cai 1% sem estar utilizando tráfegos de dados nele.
A vida útil dele é 50TB, passou 10TB praticamente e tanto o wd green como o Bx500 são 80TB.

Pra um ssd lotado e morrendo, até que não caiu tanto a velocidade dele.
156995
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604
Segundo seguite matéria do site tomshardware, e resumindo aqui, a fabricante Adata e outras tem vendido o mesmo modelo de SSD's por algum tempo já mas trocando componentes na sua fabricação com o tempo, logo pesquisando reviews vc verá ótimos numeros, mas se acabar comprando o mesmo modelo (mesmo nome e partnumber) hoje pode haver perda de até 40% de performance.

Para mais detalhes ler com mais atenção a matéria abaixo:

Deixa eu ver se entendi o que vc escreveu... comprando um SSD da Adata, ele começa com ótimos números e, com o passar do tempo, a perfomance do SSD vai decair, é isso? Se sim, vou me certificar de não comprar Adata. Senão, me explica aí melhor..
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.637
Reações
18.306
Pontos
1.084
Deixa eu ver se entendi o que vc escreveu... comprando um SSD da Adata, ele começa com ótimos números e, com o passar do tempo, a perfomance do SSD vai decair, é isso? Se sim, vou me certificar de não comprar Adata. Senão, me explica aí melhor..
Se fosse só Adata entra Kingston entre outras marcas.
Mais parece que é nos mais populares e baratos.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Deixa eu ver se entendi o que vc escreveu... comprando um SSD da Adata, ele começa com ótimos números e, com o passar do tempo, a perfomance do SSD vai decair, é isso? Se sim, vou me certificar de não comprar Adata. Senão, me explica aí melhor..

Desculpas fiz o tópico no celular andando na rua e acabou meio mal explicado, vou explicar melhor.

Adata começou a fabricar modelos de SSD X a partir de 2018. Hoje ela fabrica esses mesmos SSD's (mesmo partnumber e descrição de modelo) só que com componentes inferiores. Isso significa que se alguem que se alguem comprou algum desses SSD's em uma data mais proxima do lançamento, vai ter um desempenho igual ao dos reviews ( que geralmente são feitos assim que eles são lançados). Agora se você comprar um desse mesmo modelo de SSD's só que fabricado em 2020, vai pegar um SSD com controladora e nand chips infeiores. No caso da Adata a diferença de desempenho chega a ser de 40% pra baixo.

Outros fabricantes fazem isso, mas normalmente eles documentam isso e normalmente essas trocas de componentes são comums ( fabricando da controladoras atualizou o modelo, etc). No caso da Adata é pior pois a mesma não documentou nada e simplesmente trata o produto atual como o mesmo do lançamento.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604
Desculpas fiz o tópico no celular andando na rua e acabou meio mal explicado, vou explicar melhor.

Adata começou a fabricar modelos de SSD X a partir de 2018. Hoje ela fabrica esses mesmos SSD's (mesmo partnumber e descrição de modelo) só que com componentes inferiores. Isso significa que se alguem que se alguem comprou algum desses SSD's em uma data mais proxima do lançamento, vai ter um desempenho igual ao dos reviews ( que geralmente são feitos assim que eles são lançados). Agora se você comprar um desse mesmo modelo de SSD's só que fabricado em 2020, vai pegar um SSD com controladora e nand chips infeiores. No caso da Adata a diferença de desempenho chega a ser de 40% pra baixo.

Outros fabricantes fazem isso, mas normalmente eles documentam isso e normalmente essas trocas de componentes são comums ( fabricando da controladoras atualizou o modelo, etc). No caso da Adata é pior pois a mesma não documentou nada e simplesmente trata o produto atual como o mesmo do lançamento.

Agora sim, entendi perfeitamente, campeão.
Estou muito surpreso... e recentemente vi na OLX a venda de Adata lacrados por um preço quase que 1 real por GB. Ainda bem que não peguei nessa. Fora isso, há uns 4 meses atrás, eu tinha comprado um HD 2'5" de 500GB + SSD 128GB da Kingspec pelo preço de um só SSD (150 reais), fiquei no lucro... então, ambos estão funcionando normal, sendo que o HD tá num segundo PC... e o SSD eu tirei dps de 2 ou 3 semanas em uso e guardei pra melhorar no segundo PC que farei no início de 2021, pois não quero usar o SSD rodando no PC à toa sem quase nenhum uso e diminuindo a vida útil mesmo, então blz. Queria saber se a Kingspec vai ser suficiente legal pra mim usar no segundo PC que irei aperfeiçoar.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604


Dá uma resumida nas imagens aí... vou ver se entendi, pela descrição do post do colega que vc respondeu, vc quis comparar que conforme o tempo de uso, a vida de escrita diminuiu de 50TB para 37TB?? É isso? Se isso chegar a menos de 10TB... é hora de fazer o backup e trocar o SSD, é isso??
Tenso... é pensar que tenho um HD de 2TB que dura 6 anos e ainda dá pra aproveitar enquanto SSD parece que vai tendo uma vida menor que a de HD... não creio. É pra durar mais que HDs, não é?
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Dá uma resumida nas imagens aí... vou ver se entendi, pela descrição do post do colega que vc respondeu, vc quis comparar que conforme o tempo de uso, a vida de escrita diminuiu de 50TB para 37TB?? É isso? Se isso chegar a menos de 10TB... é hora de fazer o backup e trocar o SSD, é isso??
Tenso... é pensar que tenho um HD de 2TB que dura 6 anos e ainda dá pra aproveitar enquanto SSD parece que vai tendo uma vida menor que a de HD... não creio. É pra durar mais que HDs, não é?
Não, não...
Eu postei apenas por postar mesmo.

Eu tenho dois SSDs nesse notebook, ambos tem tempo de vida e escritas próximos ao dele e estão vivões ainda.
Fora que eu tenho um outro SSD de 120GB da intel antigaço (quase 10 anos) que ainda está bem vivo.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.147
Reações
4.226
Pontos
453
Comprei um Crucial BX para usar além do OS, para jogar e também servir de Cache para outro HD
Atualmente tenho um Kingston e só uso para o Windows e usando o primo cache para um HD, não tenho os dados dele no momento, mas esta com 94% de vida ou perto disso.


Crucial BX500
3 Anos de garantia
157131

Kingston A400

157132
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Atualizado o texto original, tem bastante discussão sobre durabilidade mas o foco da matéria e o processo de fabricação ao longo do tempo. Quem puder favor re-ler o tópico principal e a matéria em questão.

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Bom, não existe mágica em informática. Se algo está muito barato, DESCONFIE!

Meu ssd principal é um 850 EVO de 240Gb e está com alguns anos de uso e em 97%, com mesma performance do dia em que foi comprado e trabalhando apenas um pouco menos frio que os HDs. Já estou juntando dinheiro para trocar todos os HDs por SSDs e vou de Intel ou Samsung.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Estou guardando dinheiro pra comprar um NVME e essa noticia foi de grande importância pra mim, pelo visto vou esperar mais e pegar um WD BLUE que pelo visto esta "isento" dessa falcatrua
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Estou guardando dinheiro pra comprar um NVME e essa noticia foi de grande importância pra mim, pelo visto vou esperar mais e pegar um WD BLUE que pelo visto esta "isento" dessa falcatrua
Somos dois, estou avaliando WD Blue, Sandisk Ultra (msm coisa que o WD) e PNY. O que oferecer melhor CxB eu pego na proxima onda de preços mais em conta, agora esta bem acima do "normal".
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Eu tive um M.2 da ADATA de 1TB até outubro, quando acabei fritando ele por deixar perto da backplate da 3080 sem uma ventilação adequada no gabinete.

Até então, as leituras que ele me dava nos benchmarks eram condizentes às anunciadas.

Mas próximo de qualquer outro M.2 de uma marca de renome na área, os ADATA têm um desempenho sofrível. Daí terem seu preço tão mais em conta que um M.2 Samsung de mesma capacidade, por exemplo (R$700-R$900 pra um ADATA 1TB contra uns R$1700~R$2200 de um Samsung 1TB, em média).

Agora é esperar que a marca aprenda alguma coisa com a publicidade negativa sobre o caso, assim como a Western Digital aprendeu quando, lá no início dos anos 2000, descobriram que ela fazia checagens de qualidade muito aquém do esperado pros HDDs dela em comparação com Seagate.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
22.777
Pontos
1.464
E eu querendo pegar esses King Dian/Asgard da Aliexpress.
E ai? Já era?
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
E eu querendo pegar esses King Dian/Asgard da Aliexpress.
E ai? Já era?

Cara, eu sou MUITO pé atrás com esses hardware da china. Essas mobos X79/X99 que vivem aparecendo em anuncio são todas montadas com chips recondicionados de outras placas. SSD eu tenho o mesmo medo, não por conta de desempenho mas sim durabilidade msm.
 
Topo Fundo