O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Athletico Paranaense x Botafogo - Qual clube é maior?

Athletico Paranaense x Botafogo - Qual clube é maior?


  • Total voters
    65

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.889
Reações
35.197
Pontos
503
Era comum dizer que o futebol brasileiro tem 12 clubes grandes, sendo eles os clubes mais relevantes de SP, RJ, MG e RS. O Bahia também chegou a ser considerado parte desse grupo na época da criação do Clube dos 13.

  • Corinthians
  • São Paulo
  • Palmeiras
  • Santos
  • Flamengo
  • Vasco
  • Fluminense
  • Botafogo
  • Cruzeiro
  • Atlético Mineiro
  • Grêmio
  • Internacional
Entre esses "12 grandes", o Botafogo é o mais fraco em títulos e em torcida (nesse ponto, está virtualmente empatado com o Fluminense). No século XXI, o Athletico Paranense conquistou títulos importantes e continua crescendo.

Títulos do Botafogo:

  • Campeonato Brasileiro Brasileiro de 1995
  • Campeonato Brasileiro (Taça Brasil) de 1968, ano em que o Robertão também foi disputado e era mais relevante
  • Copa Conmebol de 1993
  • Campeão Carioca (22 títulos)
  • Torneio Rio-São Paulo (4 títulos)
Títulos do Athletico Paranaense:

  • Campeonato Brasileiro de 2001
  • Copa do Brasil de 2019
  • Copa Sul-Americana de 2018
  • Cmpeonato Paranaense (25 títulos)
Para vocês, o Athletico Paranaense já conseguiu empatar ou superar o Botafogo?

Eu acredito que sim, e é bom o Botafogo ficar esperto para não ser superado por outros clubes, como Bahia e Sport.
 

-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.915
Reações
18.664
Pontos
1.384
Votei no Fogo... pois não se apaga a história assim do nada.

Botafogo como história, ídolos e sempre fez parte do panteão dos grandes.
No século XXI, e como clube em estrutura, o CAP faz tempo (e maior que alguns outros nesse departamento).
Diria que é um caso parecido com Velez/Estudiantes (esse mais ainda já que é gigante sulamericano) na Argentina, pois, para eles, lá grandes são os cinco (Boca, Rvier, Independiente, Racing e San Lorenzo) independentemente do que ganhem Velez e Estudiantes.

Resta saber como a imprensa daqui vai agir com CAP, Bahia e Sport que faz algum tempo abrem distancia de Coritiba, Vitória, Goiás, Guarani e Portuguesa, essa deve falir, antigo G20). Coxa bateu na trave duas vezes com M. Oliveira (foi uma pena). Um clube que deve vir forte nos próximos anos é o Braga (resta esperar).
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.397
Pontos
503
Botafogo é um clube tradicional, campeão a muito tempo, era um dos maiores do Brasil até a década de 60, teve jogadores como Garrincha, Milton Santos, Gerson e nos últimos anos o Túlio, mas na década de 70 para cá decaiu bastante, conseguiu ser campeão Brasileiro em 1995 com um time iluminado, mas acabou se apequenando nas últimas décadas, se apequenou tanto que acabou virando piada entre os rivais.

Já o Athlético PR é um clube que era pequeno até a década de 90, chegou a ter grandes jogadores, mas não tinha títulos de expressão, também vejo ele como um clube mais jovem, mas a partir de 2001 começou a ganhar títulos importantes, chegou a ser rebaixado a alguns anos, mas agora se reestruturou novamente, e tem uma estrutura melhor que a maioria dos clubes do eixo Rio/SP, considero eles como um PSG da Europa, é um clube que está crescendo, mas não tem uma história tão grande, já o Botafogo está mais para um Hamburgo, já foi grande, mas hoje se apequenou muito...
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.488
Reações
104.365
Pontos
2.419
Athletico PR tem título internacional mais importante (Na hierarquia a Copa Conmebol era a terceira do continente, abaixo da Supercopa, a Sul-Americana é a atual segunda) do que o do Botafogo e tem final de Libertadores.

Ambos têm dois titulos nacionais de peso, meio que se equivalem nesse aspecto (Brasileiro 1995 - Brasileiro 2001 e Taça Brasil 1968 - Copa do Brasil 2019). A Taça Brasil é reconhecida como Brasileiro, mas como bem lembraram, no ano de 1968 estava relegada a segundo plano, pois o Robertão era mais importante, exatamente como a Copa do Brasil é segundo plano em relação ao Brasileiro.

Os dois também possuem um título de série B cada.

Enfim, é bem parecido, mas dou ligeira vantagem para o Athletico Paranaense após o titulo dessa quarta. No entanto a tendência é a diferença se acentuar pois enquanto o Athletico está em viés de alta, o Botafogo vem em franca decadência.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.113
Reações
172.518
Pontos
1.714
Votei no Fogo... pois não se apaga a história assim do nada.

Botafogo como história, ídolos e sempre fez parte do panteão dos grandes.
No século XXI, e como clube em estrutura, o CAP faz tempo (e maior que alguns outros nesse departamento).
Diria que é um caso parecido com Velez/Estudiantes (esse mais ainda já que é gigante sulamericano) na Argentina, pois, para eles, lá grandes são os cinco (Boca, Rvier, Independiente, Racing e San Lorenzo) independentemente do que ganhem Velez e Estudiantes.

Resta saber como a imprensa daqui vai agir com CAP, Bahia e Sport que faz algum tempo abrem distancia de Coritiba, Vitória, Goiás, Guarani e Portuguesa, essa deve falir, antigo G20). Coxa bateu na trave duas vezes com M. Oliveira (foi uma pena). Um clube que deve vir forte nos próximos anos é o Braga (resta esperar).

Assino. Botafogo (bem como o Santos) construiu um tipo de legado que provavelmente os clubes brasileiros não terão a oportunidade de construir pelo contexto futebolístico atual no mundo. São times sempre lembrados na Europa por conta dos esquadrões que excursionaram na Europa bem como os craques mitológicos que serviram à Seleção brasileira nos tempos áureos.


Agora, o Athletico sepulta de vez essa narrativa engessada de "G-12". IMO, já tinha quebrado isso ano passado quando ganhou a Sulamiranda. É um clube que já vem se preparando para o futuro do futebol faz um tempo, mesmo sem holofotes e grande mídia, e só está colhendo os frutos. Único clube que teve culhão de peitar federação e usar o estadual como laboratório, colocando o sub-23 pra jogar.


Botafogo hoje está se segurando por um fio e a tendência, caso tudo se mantenha como está, é o Athletico superar o Botafogo no agregado com o passar do tempo. À medida que o Athletico for ganhando mais visibilidade internacional com as frequentes participações na Libertadores, esse processo se acelera. As taças são consequência desse processo.

Botafogo, se nada for feito, a tendência é virar um Honved ou Nottingham Forest (times que sempre são lembrados quando a história do futebol é o assunto).


P.S.: Conmebol não era um campeonato qualquer não, vale lembrar que os times que jogavam a Conmebol (até o ano que começaram a colocar os campeões regionais) eram times que hoje jogariam a Libertadores. Botafogo mesmo disputou como vice-campeão brasileiro.



Resta saber como a imprensa daqui vai agir com CAP, Bahia e Sport que faz algum tempo abrem distancia de Coritiba, Vitória, Goiás, Guarani e Portuguesa, essa deve falir, antigo G20). Coxa bateu na trave duas vezes com M. Oliveira (foi uma pena). Um clube que deve vir forte nos próximos anos é o Braga (resta esperar).

Eu acho que Bahia e Sport ainda seguirão semi-ignorados ou ignorados pela imprensa. Agora o CAP tá num estágio meio difícil de se ignorar.
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
O Brasileiro de 2001 é do Atletico, não do Athletico, precisa atualizar a lista.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Neste século o atlético está sendo maior no quesito títulos, sem sombra de dúvidas. O novo escudo deixa bem claro a intenção do clube de crescer ainda mais.

Mas no século passado o Botafogo criou uma história incrível, é o time brasileiro que mais cedeu jogadores para a seleção em copas. O hino, o escudo, a história, a tradição, rivalidades...são coisas que o atlético não tem e que o Botafogo - igual aos outros grandes - construiu graças ao estadual.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.508
Reações
179.230
Pontos
1.514
é o Botafogo pela história em geral ainda.


No século XXI não tenho dúvidas que o Athletico PR é beeeem maior e mais relevante. Mas a história tem que pesar. Podemos sim considerar o APR como um dos 13 grandes no lugar do Bahia (que é outro que torço pra voltar a ser grande e parece estar no caminho certo).


Lembrei de uma coincidência, Botafogo campeão da série A 95 enfrentou o Atlético PR (na época sem H mesmo) campeão da série B daquele ano num amistoso que sempre acontecia entre os campeões das duas divisões.




Que irônico!



Caraca 1:08 parece o Paulo Baier kkkkk
 
Ultima Edição:

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.508
Reações
179.230
Pontos
1.514
Athletico é um time que eu já considero grande há alguns anos, mas pelamor, o Botafogo é um clube tradicional, de grande história, um monte de jogadores pras seleções mais míticas que tivemos, etc.


pois é, então o Atlético MG tinha deixado de ser grande antes de 2013? Não né?
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.577
Reações
8.763
Pontos
764
Atualmente o CAP é maior.

Mas n podemos desconsiderar a história do Botafogo, meu avô sempre me contou histórias desse time. O cap está construindo sua tradição, chegaremos lá.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Atualmente o CAP é maior.

Mas n podemos desconsiderar a história do Botafogo, meu avô sempre me contou histórias desse time. O cap está construindo sua tradição, chegaremos lá.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Atualmente o CAP é mais vencedor, mas isso não quer dizer que seja maior. De qualquer forma, um time não precisa substituir o outro na ordem de grandeza, não é como se houvessem lugares limitados, lol
Mas como o Gamer King disse ali em cima, o CAP tá em viés de alta e o Botafogo só afundando. Aliás, o Botafogo tá caminhando pra extinção. Se não conseguir equalizar as dívidas e se organizar, já era.

E há mais times grandes com problemas sérios de endividamento que se não se organizarem vão tomar o mesmo caminho no médio prazo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.343
Pontos
2.599
Em termos de títulos são parecidos. Em termos de história nem há como comparar e o Botafogo é obviamente muito maior e relevante.

Porém, após os anos 2000 o Botafogo morreu completamente e o Athlético se tornou mais relevante nos cenários nacional e internacional.

Do jeito que está, se o Athlético continuar pescando títulos se tornará realmente mais relevante do que o Botafogo no todo.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.238
Reações
33.521
Pontos
1.399
Acho que o Botafogo ainda, mas tudo depende da situação se manter assim. O Athlético já tinha tendência de ultrapassar até o Palmeiras de uns 5 anos atrás, que era basicamente um Vasco ou Botafogo paulista, mas basta uma injeção de dinheiro que toda a tradição desses times volta e eles assumem protagonismo novamente.
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.577
Reações
8.763
Pontos
764
Atualmente o CAP é mais vencedor, mas isso não quer dizer que seja maior. De qualquer forma, um time não precisa substituir o outro na ordem de grandeza, não é como se houvessem lugares limitados, lol
Mas como o Gamer King disse ali em cima, o CAP tá em viés de alta e o Botafogo só afundando. Aliás, o Botafogo tá caminhando pra extinção. Se não conseguir equalizar as dívidas e se organizar, já era.

E há mais times grandes com problemas sérios de endividamento que se não se organizarem vão tomar o mesmo caminho no médio prazo.
Errei quando usei a palavra "maior", mais vencedor seria apropriado.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.113
Reações
172.518
Pontos
1.714
E há mais times grandes com problemas sérios de endividamento que se não se organizarem vão tomar o mesmo caminho no médio prazo.

Rapaz, graças ao milagre que foi uma parte do primeiro turno, o Botafogo não tá na quizumba lá embaixo


Agora, com as novas regras de cotas de TV: caiu = ganha cota de série B.

Fluminense e Vasco, que estão numa situação mais crítica financeiramente, se caírem periga não subir no ano seguinte e aí é a bola de neve negativa. Vasco esses tempos já subiu em 3º de forma dramática. Botafogo se cair do jeito que tá, não sobe mais também.

Cruzeiro eu ainda vejo um lastro para aguentar uma pancada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Rapaz, graças ao milagre que foi uma parte do primeiro turno, o Botafogo não tá na quizumba lá embaixo

Agora, com as novas regras de cotas de TV: caiu = ganha cota de série B.

Fluminense e Vasco, que estão numa situação mais crítica financeiramente, se caírem periga não subir no ano seguinte e aí é a bola de neve negativa. Vasco esses tempos já subiu em 3º de forma dramática. Botafogo se cair do jeito que tá, não sobe mais também.

Cruzeiro eu ainda vejo um lastro para aguentar uma pancada.

Sinceramente, dadas as condições do Botafogo, a gente tem que aplaudir demais o trabalho do Barroca e a dedicação do elenco.
Cruzeiro e Atlético MG têm que se ligar porque as dívidas deles são altíssimas também.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.625
Pontos
1.053
Hoje Atlético e maior
Mas como futebol e cíclico pode ser que o Felipe Neto vire presidente do time e traga o Messi pra jogar no fogão.
Pra mim quem tem títulos e está na série A e grande.
Inter passou os anos 90 inteiros numa draga, apesar dos títulos do passado. Anos 2000 ganhou, liberta e mundial, e hoje tá numa draga denovo.
Com cartola, dívidas e o escambau não tem como disputar com esse times mais ricos e com uma estrutura foda.
E esses tópico da sempre m****, ninguém discute o que interessa mesmo, sempre volta os números de torcida e a própria paixao
Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.013
Reações
105.777
Pontos
1.824


Basta olhar quem tem mais rebaixamentos o que tiver mais é menor.
Olhando por essa métrica, o Atlético é Maior que o Palmeiras por exemplo.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.889
Reações
35.197
Pontos
503
pois é, então o Atlético MG tinha deixado de ser grande antes de 2013? Não né?

Antes de 2013, eu considerava o Atlético Mineiro o menor dos "12 grandes". Com o título da Libertadores e da Copa do Brasil, o Atlético Mineiro superou o Botafogo.

Hoje, eu considero 14 equipes como "grandes": o "G-12" + Athletico Paranaense e Bahia.

Sport e Coritiba também podem chegar lá, mas precisam de mais um título de expressão.

Rapaz, graças ao milagre que foi uma parte do primeiro turno, o Botafogo não tá na quizumba lá embaixo


Agora, com as novas regras de cotas de TV: caiu = ganha cota de série B.

Fluminense e Vasco, que estão numa situação mais crítica financeiramente, se caírem periga não subir no ano seguinte e aí é a bola de neve negativa. Vasco esses tempos já subiu em 3º de forma dramática. Botafogo se cair do jeito que tá, não sobe mais também.

Cruzeiro eu ainda vejo um lastro para aguentar uma pancada.

Com Vasco, Fluminense e Botafogo em situação delicada, acho que a CBF vai fazer algumas mudanças no Campeonato Brasileiro (reduzir o número de rebaixados de 4 para 3), e talvez até aumentar o número de equipes (tentando fazer algo parecido com a Major League Soccer, que atualmente tem 24 clubes e quer chegar a 30 eventualmente).

Eu acho que seria uma boa ideia porque é interessante haver mais estados representados na Série A.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.667
Reações
3.607
Pontos
1.354
Historia o Guarani tem, mas nao é grande

Repito, o Botafogo só é considerado pq é do Rio de Janeiro.

Grandeza de clube é por tamanho de torcida, titulos, estrutura, participaçao em libertadores, etc

Olhando os criterios acima, em que o botafogo ganha de Bahia, Sport, Coritiba? Em nada. E o Athletico entao agora está um nível acima

Ceder jogador pra seleçao, ter uma fase/time de destaque e ganhar torneio rio-sao paulo (antigamente alguns foram considerados Brasileiro, assim vale tanto quanto um regional) nao tem nada a ver com grandeza.

Mas como é da terra da CBF, da Globo, etc... ai consideram. Mas por critérios lógicos e práticos, botafogo é time médio.



Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.508
Reações
179.230
Pontos
1.514
Historia o Guarani tem, mas nao é grande

Repito, o Botafogo só é considerado pq é do Rio de Janeiro.

Grandeza de clube é por tamanho de torcida, titulos, estrutura, participaçao em libertadores, etc

Olhando os criterios acima, em que o botafogo ganha de Bahia, Sport, Coritiba? Em nada. E o Athletico entao agora está um nível acima

Ceder jogador pra seleçao, ter uma fase/time de destaque e ganhar torneio rio-sao paulo (antigamente alguns foram considerados Brasileiro, assim vale tanto quanto um regional) nao tem nada a ver com grandeza.

Mas como é da terra da CBF, da Globo, etc... ai consideram. Mas por critérios lógicos e práticos, botafogo é time médio.



Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


não dá pra comparar a história do Guarani com a do Botafogo né?!



Pra geração playstation em diante pode até parecer, mas o Botafogo ainda é grande sim. Outros que sempre foram grande também tiveram um longo jejum de títulos nacionais e internacionais e nunca deixaram de ser grande.




E sim, o Athletico PR pra mim já é grande e é está mais relevante que o Botafogo contando apenas o século XXI. Mas não se compra grandeza apenas com um título aqui e outro ali. Vamos supor que o Botafogo caia (não to rogando praga não, longe disso, só um exercício de projeção) e com essa regra nova de Cota de TV não consiga subir... aí realmente a torcida vai definhando ainda mais e vai deixar de ser grande...
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.667
Reações
3.607
Pontos
1.354
não dá pra comparar a história do Guarani com a do Botafogo né?!



Pra geração playstation em diante pode até parecer, mas o Botafogo ainda é grande sim. Outros que sempre foram grande também tiveram um longo jejum de títulos nacionais e internacionais e nunca deixaram de ser grande.




E sim, o Athletico PR pra mim já é grande e é está mais relevante que o Botafogo contando apenas o século XXI. Mas não se compra grandeza apenas com um título aqui e outro ali. Vamos supor que o Botafogo caia (não to rogando praga não, longe disso, só um exercício de projeção) e com essa regra nova de Cota de TV não consiga subir... aí realmente a torcida vai definhando ainda mais e vai deixar de ser grande...
Qual o critério?

Por ser do riiio dje janeioahh?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.113
Reações
172.518
Pontos
1.714
Com Vasco, Fluminense e Botafogo em situação delicada, acho que a CBF vai fazer algumas mudanças no Campeonato Brasileiro (reduzir o número de rebaixados de 4 para 3), e talvez até aumentar o número de equipes (tentando fazer algo parecido com a Major League Soccer, que atualmente tem 24 clubes e quer chegar a 30 eventualmente).

Eu acho que seria uma boa ideia porque é interessante haver mais estados representados na Série A.

Eu acho que essa mudança já está nos planos há algum tempo, independente do perrengue dos times. Antes de qualquer coisa, precisam reformular os estaduais. Aí sim se pensa no que mudar.

Vamos ver se o contexto do PL que possibilita os clubes-empresa afeta isso. Já passou da hora de pensarem o Brasileirão como um produto unificado, que precisa ser atraente e vendido para o maior número de consumidores.
 
Topo Fundo