O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ATUALIZAÇÃO] Formatar o PC ou Restaurar o windows?

ighniz

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
2
Pontos
63
Bem, vamos pelo começo, minha tia me comentou que o pc dela está lento e travando, por isso me pediu para formatar. Falei com meu primo e ele me comentou o mesmo, pc travando, dando erro para entrar na internet (isso não deve ter nada a ver com o pc, mas com a conexão), demorando para iniciar, enfim, tá lento demais. Mas ai me surgiu a pergunta, devo mesmo formatar o pc, pesquisar como faz pen drive bootável e como ativar o windows de maneiras "alternativas" ou apenas restaurá-lo pelas próprias configurações do windows? O que vocês me sugerem?

*Um pequeno adendo: Vocês conhecem algum programa para particionar o HD, ou é melhor usar as ferramentas do sistema para isso?
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Primeiro tente restaurar e veja como as coisas ficam. Se mudar pouco ou nada, aí reinstale tudo. Fazer um pendrive bootável é automático porque já baixa o Windows com a opção de criar a instalação a partir da mídia de armazenamento.
 

ighniz

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
2
Pontos
63
Primeiro tente restaurar e veja como as coisas ficam. Se mudar pouco ou nada, aí reinstale tudo. Fazer um pendrive bootável é automático porque já baixa o Windows com a opção de criar a instalação a partir da mídia de armazenamento.
Ok, fiquei em dúvida, vou seguir sua sugestão. Obrigado.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.411
Pontos
1.304
Eu particularmente nem perco tempo tentando desfragmentar/restaurar e etc.

O que eu faço é sempre levar um note junto e baixar os softwares além de office (já tenho Corel e PS também em um HD externo) e já mando o format c: além é claro de particionar o HD e deixar tudo no D: (até redirecionar a pasta de downloads para o D).

Windows no C e o resto no D, uns 50GB no máximo pro Windows.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu só uso ultimamente a opção de restaurar do próprio Windows, limpando tudo é claro, fica só o windows limpo.

Só não faço isso se for trocar de versão.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 


ighniz

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
2
Pontos
63
Eu particularmente nem perco tempo tentando desfragmentar/restaurar e etc.

O que eu faço é sempre levar um note junto e baixar os softwares além de office (já tenho Corel e PS também em um HD externo) e já mando o format c: além é claro de particionar o HD e deixar tudo no D: (até redirecionar a pasta de downloads para o D).

Windows no C e o resto no D, uns 50GB no máximo pro Windows.

Entendo, mas acho meio trabalhoso fazer isso,
Eu só uso ultimamente a opção de restaurar do próprio Windows, limpando tudo é claro, fica só o windows limpo.

Só não faço isso se for trocar de versão.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Justamente, não será necessário mudar o sistema operacional, por isso pensei em só restaurar mesmo.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
formatar sempre! não tenho boas lembranças com restaurações. sempre sobra alguma porcaria que ferrava o pc anteriormente.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Cara, sinceramente o melhor remédio é a formatação.

O windows roda um milhão de coisas por debaixo do pano, sua tia deve ter instalado um milhão de porcarias e se bobear tá até minerando bitcoin nesse pc, vc pode fazer o qeu for que essas porcarias vão continuar no sistema operacional.

Pra ser mais honesto ainda, recomendaria nem colocar windows e sim um sistema linux como um Ubuntu ou Mint, são sistemas simples, 50x mais leve do que o windows e 50X mais rapido conseguentemente. Mas como provavelmente vc não deve manjar de linux (se não já teria feito isso a séculos) então só restar formatar mesmo.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Amigo. quando for instalar o Windows crie uma conta de usuário separada do administrador, e pronto, sua tia nunca mais vai fazer m****, de preferência até esqueça a senha de administrador.


Isso é a mesma coisa de colocar um linux com todas as vantagens de software de terceiros do Windows fora da caixa.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.411
Pontos
1.304
Entendo, mas acho meio trabalhoso fazer isso,

Não dá 1 hora a mais de trabalho na primeira vez e te poupa pelo menos umas 2~3 horas a cada formatação.
Baixar os drivers e softwares é bem rápido (dependendo da sua net, claro), particionar durante a instalação não leva 2 minutos e instalar tudo no D é só praticamente mudar uma letra durante a instalação dos programas.

Desde que adotei esse método (desde 2010 por aí eu faço isso) nunca tive problema algum em formatar o PC, tanto que tem um tópico meu aqui sobre o problema que tive com Bluetooth uns tempos atrás, testar umas 3 soluções que achei na net levou mais tempo que formatar o PC (já tenho um Pendrive separado e pronto).
Se o PC tiver SSD então...
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.411
Pontos
1.304
Cara, sinceramente o melhor remédio é a formatação.

O windows roda um milhão de coisas por debaixo do pano, sua tia deve ter instalado um milhão de porcarias e se bobear tá até minerando bitcoin nesse pc, vc pode fazer o qeu for que essas porcarias vão continuar no sistema operacional.

Pra ser mais honesto ainda, recomendaria nem colocar windows e sim um sistema linux como um Ubuntu ou Mint, são sistemas simples, 50x mais leve do que o windows e 50X mais rapido conseguentemente. Mas como provavelmente vc não deve manjar de linux (se não já teria feito isso a séculos) então só restar formatar mesmo.

Se as pessoas tem dificuldade em se adaptar a interface do MacOS que é mais simples ainda que a do Windows imagina a de qualquer distro Linux, mudou a cor da grama o bixo morre de fome.

Quando saiu o Windows 8 com aquela interface Metro já foi um chororô absurdo.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Se as pessoas tem dificuldade em se adaptar a interface do MacOS que é mais simples ainda que a do Windows imagina a de qualquer distro Linux, mudou a cor da grama o bixo morre de fome.

Quando saiu o Windows 8 com aquela interface Metro já foi um chororô absurdo.
Engraçado que tive um caso parecido com a do OP, coloquei o linux mint em um notebook meia boca da minha tia, ela pediu pra eu "dar um jeito" e quando ela pegou e viu que era tudo novo entrou em desespero, fui explicando com calma pra ela e ela viu que tava tudo rodando muito mais rapido, no widnows ela clicava no chrome e ia tomar um café até abrir e no linux era instantaneo, ela acabou gostando.

2 anos depois ela pediu pra eu ver o notebook dela, eu tinha até esquecido que tinah colocado o linux mint, quando peguei tava o bichão lá rodando... detalhe, ela NUNCA DESLIGOU O NOTEBOOK, sim ficou 2 anos sem desligar, ela apenas abaixava a tampa do bicho e fazia logoff, aí não teve jeito e começou a ficar lento (DEPOIS DE 2 ANOS)

Eu nem formatei, eu limpei a memoria cache, fiz algumas atualizações do sistema e ele voltou novo como da primeira vez que tinha instalado.

Não tem jeito, o windows é muito inferior a qualquer outro sistema operacional, me dá até embrulho na barriga... mas infelizmente se for pra jogar (90% da vezes) tem que ser windows. O linux ainda ta muito pra trás no quesito de jogos.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.411
Pontos
1.304
Engraçado que tive um caso parecido com a do OP, coloquei o linux mint em um notebook meia boca da minha tia, ela pediu pra eu "dar um jeito" e quando ela pegou e viu que era tudo novo entrou em desespero, fui explicando com calma pra ela e ela viu que tava tudo rodando muito mais rapido, no widnows ela clicava no chrome e ia tomar um café até abrir e no linux era instantaneo, ela acabou gostando.

2 anos depois ela pediu pra eu ver o notebook dela, eu tinha até esquecido que tinah colocado o linux mint, quando peguei tava o bichão lá rodando... detalhe, ela NUNCA DESLIGOU O NOTEBOOK, sim ficou 2 anos sem desligar, ela apenas abaixava a tampa do bicho e fazia logoff, aí não teve jeito e começou a ficar lento (DEPOIS DE 2 ANOS)

Eu nem formatei, eu limpei a memoria cache, fiz algumas atualizações do sistema e ele voltou novo como da primeira vez que tinha instalado.

Não tem jeito, o windows é muito inferior a qualquer outro sistema operacional, me dá até embrulho na barriga... mas infelizmente se for pra jogar (90% da vezes) tem que ser windows. O linux ainda ta muito pra trás no quesito de jogos.

Que bom que sua tia adaptou, naquela época que estavam vendendo os notebooks da Positivo e outras marcas só com Linux eu fiz uma graninha formatando tudo para Windows porque a galera não conseguia usar, hehe.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Formatar. Por incrível que pareça, se o problema for vírus, não resolve, além que cria a maldita pasta windows.old que fica ocupando espaço. Demora mais e não é garantido que vá resolver o problema

Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk
 

ighniz

Habitué da casa
Mensagens
8
Reações
2
Pontos
63
Cara, sinceramente o melhor remédio é a formatação.

O windows roda um milhão de coisas por debaixo do pano, sua tia deve ter instalado um milhão de porcarias e se bobear tá até minerando bitcoin nesse pc, vc pode fazer o qeu for que essas porcarias vão continuar no sistema operacional.

Pra ser mais honesto ainda, recomendaria nem colocar windows e sim um sistema linux como um Ubuntu ou Mint, são sistemas simples, 50x mais leve do que o windows e 50X mais rapido conseguentemente. Mas como provavelmente vc não deve manjar de linux (se não já teria feito isso a séculos) então só restar formatar mesmo.

O problema seria só ela se acostumar ao Linux. O menos pior é formatar mesmo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.411
Pontos
1.304
Formatar. Por incrível que pareça, se o problema for vírus, não resolve, além que cria a maldita pasta windows.old que fica ocupando espaço. Demora mais e não é garantido que vá resolver o problema

Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk

Passa um Zero Fill também pra garantir, hu3!
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Que bom que sua tia adaptou, naquela época que estavam vendendo os notebooks da Positivo e outras marcas só com Linux eu fiz uma graninha formatando tudo para Windows porque a galera não conseguia usar, hehe.
O problema seria só ela se acostumar ao Linux. O menos pior é formatar mesmo.

Eu sou bastante intusiasta do linux, na verdade de qualquer cosia que seja open source, pela filosofia da coisa, a liberdade etc. Mas não tem como negar, existe uma curva de aprendizagem e nem todo mundo tá disposto a "perder tempo" com isso, infelizmente.

Eu mesmo penei um pouco pra entender como a coisa funciona, apesar de hoje estar mil evzes mais facil, ainda existe essa curva de aprendizagem. Pro linux se tornar popular só se for forçando a barra como o windows fez, mas como não é uma empresa isso nunca vai acontecer.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.411
Pontos
1.304
Eu sou bastante intusiasta do linux, na verdade de qualquer cosia que seja open source, pela filosofia da coisa, a liberdade etc. Mas não tem como negar, existe uma curva de aprendizagem e nem todo mundo tá disposto a "perder tempo" com isso, infelizmente.

Eu mesmo penei um pouco pra entender como a coisa funciona, apesar de hoje estar mil evzes mais facil, ainda existe essa curva de aprendizagem. Pro linux se tornar popular só se for forçando a barra como o windows fez, mas como não é uma empresa isso nunca vai acontecer.
Eu até aprenderia se rodasse jogos.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Eu até aprenderia se rodasse jogos.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Se vc quiser só pra jogos, esquece.
Tem rodado até bastante jogos ultimamente, mas quanto não rodar litralmente TODOS, nunca vai ser um sistema indicado para jogos.

Eu jogos dota 90% das vezes, então pra mim tanto faz pq o dota tem nativamente pro linux. Tem umas gambiarras pra rodar outros jogos, mas viver de gambiarra é tosco de mais.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Olha, como disseram formatar é ideal. Eu perdi um HD para onde direcionava os downloads, fotos e músicas e o Windows 7 parou de funcionar por isso. Só voltou quando coloquei um outro HD no lugar, mas ficou cheio de problemas. A formatação deixou ele perfeito. O Windows 10 eu não formatei, mas com certeza está precisando também, embora funcione.

Você cria um pendrive de boot com a instalação do Windows, coloca todos os drivers em uma pasta, com nome e ordem de instalação, bem como os programas que irá instalar e o processo fica muito simples e rápido. E, também como disseram, se tiver um SSD, fica muito rápido mesmo.
 
Topo Fundo