Fala galera! Esperei um pouco para já falar do carro com alguma noção inicial. Vou estabelecer um comparativo tendo como parâmetro o meu carro anterior, o C3.
O C3 que tinha era branco, top de linha, exclusive. Um carro que deveria ser próximo ao Polo, mas que, tirando o câmbio, única melhoria relevante no carro, duvido que tenha algo diferente de 3 anos para cá.
O Polo tem outra presença que o C3 não tem, mesmo algumas pessoas tirando um sarro que lembra um Gol, mas é só uma lembrança, principalmente na versão TOP o Polo é um carro notadamente diferente do primo mais pobre visualmente, com linhas muito mais trabalhadas e uma presença muito melhor quando visto.
Sobre o carro em si, bem, é um put* carro não é gente? Convenhamos. Nesta versão TOP (com o pack tech, rodas e couro) o carro fica imbatível frente aos concorrentes, mesmo sendo um pouco mais caro. O conjunto de tecnologias agregadas, mais mecânica superior faz do Polo um carro muito diferente e para melhor! Até agora o que posso enumerar foi que atendeu e até superou minhas expectativas, sempre tendo este C3 como parâmetro, também tenho um PUG 208 Griffe com minha noiva, que já considero um carro melhor que o meu C3, mas que fica bem atrás do Polo também, ainda que por menor diferença.
- Conjunto tecnológico põe o carro um degrau acima da concorrência se estiver mirando o Highline tente fazer um esforço e pagar os 4,5k a mais pelo pack tech os ganhos são substanciais. O carro fica com mimos que faltam em veículos mais caros que ele como sensor dianteiro e park assist, sensor de pressão dos pneus, o conjunto de painel + central multimídia com medição até da temperatura do óleo é um show para quem sente falta de saber mais de como está seu carro.
- Segurança. Nossa, frente ao C3, PUG e outros, porra, é sacanagem, o carro tem 4 airbags, freios a disco nas 4 rodas (como freia este carro, PQP!), controle de tração, ESP e vi no HT forum que ele ainda tem o diferencial auto blocante nas 4 rodas que ajudam a dar aquela estabilidade que nem o Rubinho soube explicar o que era quando deu a volta rápida no acelerados.
- Conjunto mecânico é chover no molhado. O casamento do câmbio automático com o motor TSI redimensionado resulta num carro ágil sem que tenha perda significativa de economia de combustível. Cuidado, pois parece que o calcanhar de aquiles deste aspecto está no movimento de inércia do carro. Tem relatos na internet de pessoas achando ele gastão, mas isso acontece quando ele se encontra em trajetos com muitas paradas e saídas, aí sim, infelizmente ele fica bem beberrão. Estou com o carro no circuito misto com 150km rodados até então e ele está com uma média de 8,5 no etanol, excelente, sensivelmente melhor do que com o meu C3 e seus 7-7,5 km/l.
- O acabamento interno é o ponto de consenso que poderia ser melhor, mas vou te falar, frente a 90% do que se tem no mercado o Polo não fica atrás, talvez as pessoas estranhem mais por ele ser tão melhor no resto e aqui só ser mais do mesmo.
- A única coisa que ele "perde" para o C3 é o acerto de suspensão, mais dura, o que ele ganha de estabilidade e segurança de rodagem perde em conforto. As pancadas secas incomodam e até preocupam, por isso, se você for andar com ele em condições de pista ruins não vá na versão com rodas 17", talvez os pneus mais altos ajudem a atenuar esta sensação.
- No mais estou satisfeitíssimo com a compra. Não sou um usuário hardcore de carro no momento, mas sou atencioso e pretendo manter o tópico atualizado de tempos em tempos sobre como está minha experiência.
Apenas 2 fotos, pois sei que vocês gostam, mas eu quase nem lembro de tirar então saíram meia boca.
Obrigado a todos que participaram do tópico ajudando.