O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Zotac BR - Fujam dessa marca, não compactuem com bandidos!

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Olá galera da pasta PC.
Gostaria da ajuda de vcs, pois estou tento esse problema no meu PC a algum tempo.

Tenho um i7 4770k, 16gb, placa mãe Asus z87-pro, Fonte Corsair 750w, Placa de vídeo Zotac GTX 780 Amp!, Gabinete NZXT Phantom, Win10.

O Problema: o PC reinicia quando jogo games "pesados" como Assassins creed Syndicate e Fallout 4.
Reinicia como se não tivesse acontecido nada. Sem nenhuma indicação de erro.
No Log do Windows sempre consta o erro Kernel 41.

O que eu já tentei:
Comprei um cooler novo pro i7 achando que seria superaquecimento;
Formatei o PC; Instalei o win8;
Limpei a poeira;
Fiz testes de stress;
Nota:
Tirei a placa de vídeo e deixei com o vídeo dedicado do i7 e não apresentou problemas, mas não tem como testar bem os games.

Falta testar a Fonte, mas não sei como, não conheço ninguém próximo que possa emprestar uma fonte boa.
Posso arrumar uma de 450w, mas não sei se aguenta.
E a placa de vídeo, estava pensando em mandar pra Zotac, mas não tenho certeza se é ela mesma.

Alguma dica, sugestão que eu possa tentar?

Obrigado.




 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Código 41 é genérico, diz apenas que o computador não foi desligado de maneira correta.
Nesse caso não ajuda em nada.

Olha, reiniciar o pc enquanto joga, até onde eu sei as causas mais prováveis são temperatura e a fonte.
Você disse que fez testes de stress, mas do que? cpu ou gpu? tente rodar ambos para dar uma boa carga.

Ah, outra coisa, o PC está ligado direto na tomada? teste isso também...
Se possível tente até outra tomada.

[]'s
 

Desktop

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.294
Reações
1.684
Pontos
603
Realmente esse kernel power 41 não é esclarecedor. Começe investigando as alimentações de energia do pc como um todo. Fonte e tomadas. Até mesmo um mau contato elétrico pode causar isso.
 


Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Código 41 é genérico, diz apenas que o computador não foi desligado de maneira correta.
Nesse caso não ajuda em nada.

Olha, reiniciar o pc enquanto joga, até onde eu sei as causas mais prováveis são temperatura e a fonte.
Você disse que fez testes de stress, mas do que? cpu ou gpu? tente rodar ambos para dar uma boa carga.

Ah, outra coisa, o PC está ligado direto na tomada? teste isso também...
Se possível tente até outra tomada.

[]'s

Obrigado por responder.
Temperatura não sei se é, pois reinicia quando está iniciando o jogo.
O stress só fiz na CPU.
Vou procurar um programa que faz CPU e GPU.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Realmente esse kernel power 41 não é esclarecedor. Começe investigando as alimentações de energia do pc como um todo. Fonte e tomadas. Até mesmo um mau contato elétrico pode causar isso.
Mudei de tomada, mas ainda persiste o erro.
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Obrigado por responder.
Temperatura não sei se é, pois reinicia quando está iniciando o jogo.
O stress só fiz na CPU.
Vou procurar um programa que faz CPU e GPU.
Usa o prime95 pra CPU e o Furmark pra GPU.
Configura o prime pra não usar todos os cores e põe o Furmark pra rodar junto.

Mudei de tomada, mas ainda persiste o erro.
Mas você está ligando direto? estabilizadores e nobreaks meia boca podem ser o problema também.

[]'s
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Usa o prime95 pra CPU e o Furmark pra GPU.
Configura o prime pra não usar todos os cores e põe o Furmark pra rodar junto.


Mas você está ligando direto? estabilizadores e nobreaks meia boca podem ser o problema também.

[]'s
Liguei direto na tomada, sem o estabilizador.
 

Desktop

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.294
Reações
1.684
Pontos
603
Internamente e externamente as conexões estão todas bem encaixadas? Tipo coolers, fans ??
 

marcelof1

Habitué da casa
Mensagens
554
Reações
7
Pontos
94
Cara esse mesmo problema aconteceu comigo direto quando montei meu novo pc esse ano. A única solução que encontrei foi diminuindo pelo menos 100Mhz do GPU Clock da minha placa.

Depois disso nunca mais tive esse problema, zerei MGS Phantom Pain e GTA V sem travar 1 vez sequer. Eu uso o OC GURU II da gigabyte que é a fabricante da minha GPU pra fazer a redução.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Cara esse mesmo problema aconteceu comigo direto quando montei meu novo pc esse ano. A única solução que encontrei foi diminuindo pelo menos 100Mhz do GPU Clock da minha placa.

Depois disso nunca mais tive esse problema, zerei MGS Phantom Pain e GTA V sem travar 1 vez sequer. Eu uso o OC GURU II da gigabyte que é a fabricante da minha GPU pra fazer a redução.
Qual sua GPU, amigo ?
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Estou fazendo o teste de stress com os dois programas que o amigo Navossoc indicou e não reiniciou.

Editado:
Deixei por 20 minutos de não reiniciou.
Será que pode ser os games que estão zuados ?
 
Ultima Edição:

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Tem que ver como está feito over no processador tb, pq um over mal setado, gera instabilidade também.

Tentou deixar tudo em default pra ver se reinicia?
 

marcelof1

Habitué da casa
Mensagens
554
Reações
7
Pontos
94
Estou fazendo o teste de stress com os dois programas que o amigo Navossoc indicou e não reiniciou.
Minha placa também passava nos testes do 3DMark, mais na hora de jogar dava erro.

Pelo que tinha pesquisado eu tinha 2 opções ou aumentava a voltagem da GPU ou reduzia o GPU Clock.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Tem que ver como está feito over no processador tb, pq um over mal setado, gera instabilidade também.

Tentou deixar tudo em default pra ver se reinicia?
Sim, deixei no default e continua a resetar.
Fiz olhando esse vídeo que os componentes são parecidos:


Na bios tem aquela opção de "AI Tweaker" que mesmo em defalt deixa em amarelo o Target a 3.9ghz. Ainda está em OC?
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Sim, deixei no default e continua a resetar.
Fiz olhando esse vídeo que os componentes são parecidos:


Na bios tem aquela opção de "AI Tweaker" que mesmo em defalt deixa em amarelo o Target a 3.9ghz. Ainda está em OC?

Em over não, mas diga aí, qual sua memória ram? Se for 1600mhz, seta ela a 1333 e baixa o BCLK pra menos de 100, tente 80.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Minha placa também passava nos testes do 3DMark, mais na hora de jogar dava erro.

Pelo que tinha pesquisado eu tinha 2 opções ou aumentava a voltagem da GPU ou reduzia o GPU Clock.
Vou tentar reduzir a GPU Clock, mas não tenho a mínima ideia onde posso fazer isso.
Acho que no CD da GPU tem um programa de OC.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Vale lembrar que mesmo as configurações sendo idênticas, eles nunca serão 100% iguais na estabilidade, muita coisa é levada em consideração, a começar na forma que foi aplicado a pasta térmica, o cooler usado e até um cabo de energia pode influenciar.

.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Vale lembrar que mesmo as configurações sendo idênticas, eles nunca serão 100% iguais na estabilidade, muita coisa é levada em consideração, a começar na forma que foi aplicado a pasta térmica, o cooler usado e até um cabo de energia pode influenciar.

.
Sim, mas eu deixo em 4.0 a 4.3.
Tentei em defalt tbm pra testar.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Faz oq eu te falei, coloca o barramento em 80 com o multiplicador (ratio) a 40, baixa a frequência da memória pra 1333 e faz um stress em algum game desses q vc está tendo problema pra ver se reinicia.



.
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Então eu descartaria a fonte e as temperaturas.

Tem certeza que não está dando tela azul?
Tenta isso:
http://www.hardware.com.br/comunidade/dica-evitando/1068529/

Eu acho que se fosse clock iria travar, não reiniciar.

[]'s

Um overclock mal setado faz reiniciar o PC também.
Experimenta por exemplo colocar uma voltagem super baixa e fazer um stress, PC reseta na hora.
Todos overclocks mal sucedidos que fiz resultou em reinicialização.

.
 

The_Pussylover

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
270
Reações
109
Pontos
724
Cara, deixa eu te ajudar porque acabei de passar por esse problema

Meu PC vira e mexe estava instável esses meses atrás, reiniciava de vez em quando, mas eu nem estava jogando.
Como comprei uma placa de vídeo nova, fui jogar e os jogos "pesados" quando ia começar, reiniciava o PC, e sem contar que estava com problemas de reconhecer as memórias.

Fiz todos os testes possíveis, perdi 1 semana inteira praticamente no PC, resetei bios, clear CMOS, troquei memória, formatei 3 vezes, troquei drivers, fiz todas configurações de bios possíveis, troquei cabos, inverti tudo, limpei tudo, troquei pasta térmica, enfim, tudo mesmo
Minha fonte é uma |Antec 620w, marca boa, igual seasonic, então eu tinha descartado ser ela o problema, eu já estava cogitando trocar placa mãe e processador

Porém meu irmão tem um PC com fonte de 420w, da Seventeam, nem é recomendada pra tocar o meu PC, pois tenho uma R9 280, ela consome bastante
Então peguei o PC dele, trouxe pra casa e coloquei a fonte dele, e funcionou perfeitamente meu sistema, a memória voltou a funcionar 100%, os jogos todos pararam de reiniciar, fiz vários testes, e tudo OK. É lógico que eu não posso ficar com uma fonte de 420w, mas se for pra você testar, por 1 hora, não vai estragar nada.

É bizarro os problemas que acaba dando quando a fonte está zuada, pois se o PC nem liga, é fácil identificar, só que quando ele fica instável, tem dezenas de probabilidades.

Então meu conselho é pra você testar essa fonte aí que você tem de 450w, que em minutos você descobre
E pelo que sei agora, vai ser a fonte mesmo o problema seu, faz os testes e venha aqui informar depois.
 

The_Pussylover

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
270
Reações
109
Pontos
724
Só uma observação, em todos benchmarks que fazia, o PC não reiniciava, era em jogos mesmo, pois mais pesado que o benchmark fosse
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Faz oq eu te falei, coloca o barramento em 80 com o multiplicador (ratio) a 40, baixa a frequência da memória pra 1333 e faz um stress em algum game desses q vc está tendo problema pra ver se reinicia.



.
Vou tentar, como desinstalei os games, estou instalando novamente.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.750
Reações
3.215
Pontos
1.064
Cara, deixa eu te ajudar porque acabei de passar por esse problema

Meu PC vira e mexe estava instável esses meses atrás, reiniciava de vez em quando, mas eu nem estava jogando.
Como comprei uma placa de vídeo nova, fui jogar e os jogos "pesados" quando ia começar, reiniciava o PC, e sem contar que estava com problemas de reconhecer as memórias.

Fiz todos os testes possíveis, perdi 1 semana inteira praticamente no PC, resetei bios, clear CMOS, troquei memória, formatei 3 vezes, troquei drivers, fiz todas configurações de bios possíveis, troquei cabos, inverti tudo, limpei tudo, troquei pasta térmica, enfim, tudo mesmo
Minha fonte é uma |Antec 620w, marca boa, igual seasonic, então eu tinha descartado ser ela o problema, eu já estava cogitando trocar placa mãe e processador

Porém meu irmão tem um PC com fonte de 420w, da Seventeam, nem é recomendada pra tocar o meu PC, pois tenho uma R9 280, ela consome bastante
Então peguei o PC dele, trouxe pra casa e coloquei a fonte dele, e funcionou perfeitamente meu sistema, a memória voltou a funcionar 100%, os jogos todos pararam de reiniciar, fiz vários testes, e tudo OK. É lógico que eu não posso ficar com uma fonte de 420w, mas se for pra você testar, por 1 hora, não vai estragar nada.

É bizarro os problemas que acaba dando quando a fonte está zuada, pois se o PC nem liga, é fácil identificar, só que quando ele fica instável, tem dezenas de probabilidades.

Então meu conselho é pra você testar essa fonte aí que você tem de 450w, que em minutos você descobre
E pelo que sei agora, vai ser a fonte mesmo o problema seu, faz os testes e venha aqui informar depois.

Vou tentar essa como ultima opção (fonte), pois tenho que pegar de um vizinho a fonte.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Vou tentar, como desinstalei os games, estou instalando novamente.
Uma fonte do selo Corsair, se não tiver alguns anos de vida, acho muito difícil o problema ser ela, mas sim pode ser.

Eu faço igual te recomendei, underclocko tudo primeiro e vou subindo um por um até achar a falha.

.
 

The_Pussylover

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
270
Reações
109
Pontos
724
Tenta sim e depois me fala
E uma coisa que descobri também, é que a fonte pode nem estar zoada mesmo, as vezes a placa mãe pode ser meio fresca e ter uma incompatibilidade. Eu vou ter que comprar uma fonte nova agora
Seria uma boa se pudessemos testar nossas duas fontes no PC do outro, poderia funcionar
 
Topo Fundo