O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


AudiófilOS - Guia de fones High-End

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.782
Reações
14.089
Pontos
703
Galerez, paguei hoje um Philips SHP9500 do tio Ali...
Atualmente uso um Havit H2002d pra jogos e nunca paguei tão caro em um fone como nesse SHP9500...
Pelos reviews que vi, é um bom fone pra musicas em geral e games FPS, só o bass que não é mto forte, dizem que é caracteristica do tipo de fone (aberto).
Tomara que dê tudo certo.

De qual vendedor você pegou? Fico com medo de pegar falso :/
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
De qual vendedor você pegou? Fico com medo de pegar falso :/
Cara, acabei indo no que tem mais vendas, mais de 1000 vendas e que diz que tem como verificar se é original pelo site da Philips... Se chegar e for diferente do anunciado (pirata) tento receber meu dinheiro de volta pelo Aliexpress...
Ótimas reputações, inclusive de brasileiros que receberam me menos de 20 dias, deve ser um daqueles envios HK.

Tinha um anúncio de uns 30 reais mais barato, mas optei por ir no que tem mais vendas e avaliações:

Edit: o cara já postou e realmente é código de rastreio LBxxxxxxxHK
 
Ultima Edição:

Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.230
Reações
1.031
Pontos
624
Tenho um philips SHP2700 desde 2012 e ele ta meio velhinho, devo ter pago uns R$120 na época e gosto bastante do som dele.

O que vocês sugerem para substitui-lo? Eu uso bastante para música e as vezes no contrabaixo.

Ah e que seja confortável para usar com óculos :kjoinha
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
Caros, alguem saberia me dizer onde encontro pra comprar este plug p3 fêmea aqui no brasil, ou de importação mais barata que via amazon?
146817

Quero modificar um fone meu como este cara fez:


EDIT: Achei no Aliexpress: https://pt.aliexpress.com/item/32898158535.html
 

Anexos

  • 1603551614136.png
    1603551614136.png
    282,2 KB · Visualizações: 6
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
Me segurando aqui para não comprar um HyperX Orbit S. Hobby desgraçado :ksnif

Não vou gastar com isso agora mas foi só fazer ver que ia sobrar algo que já tava pensando em como gastar. :kops
(vou só deixar uma grana para pegar o "kit bluetooth" do Disco)

Mas sinceramente, tô com vontade mesmo de testar um planar (mas nem me atrevo a chegar perto, vai que a tentação fica mais forte).

Até o fim do ano devo ir atrás de algum fone melhor que meu G3 (edifier) para o pc, tô precisando de algum mic melhor para o pc mas não quero um mic dedicado.
 


Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
O que recomendam para uso esportivo, na faixa de R$350 reais? Existe algo bom nessa faixa de preço, sem fio?
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
O que recomendam para uso esportivo, na faixa de R$350 reais? Existe algo bom nessa faixa de preço, sem fio?
Uso um JBL Tune 500 que no ano passado custava uns R$199, não sei quanto tá hj, mas deve estar nessa faixa de preço q vc falou.

Fone bem competente, isolamento e qualidade sonora bem ok para essa faixa de preço. Testei uns chineses em algumas lojas e nenhum se saiu tão bem quanto o JBL. A bateria dura um belo tempo também, Custumo usar umas 4x na semana e passo 15 dias até precisar recarregar de novo.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.261
Reações
25.436
Pontos
1.004
Sou deficiente auditivo, e não quero acabar com o resto da minha audição. Eu uso aparelho auditivo e não sei se seria possivel usar um fone de ouvido, e por esssas que nem sei qual tipo de fone eu indicaria, já que não sei qual o ideal no caso. Mas eu iria usar em casa, mais pra usar no PC e celular.
Eu queria mais pra usar em assistir videos. Acho que posso estar sendo pão duro, nem deve ter fones bons nessa faixa mas estava afim de gastar ate 250 reais no maximo.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
Sou deficiente auditivo, e não quero acabar com o resto da minha audição. Eu uso aparelho auditivo e não sei se seria possivel usar um fone de ouvido, e por esssas que nem sei qual tipo de fone eu indicaria, já que não sei qual o ideal no caso. Mas eu iria usar em casa, mais pra usar no PC e celular.
Eu queria mais pra usar em assistir videos. Acho que posso estar sendo pão duro, nem deve ter fones bons nessa faixa mas estava afim de gastar ate 250 reais no maximo.


Já que é para usar principalmente em casa, porque não pegar caixas?

O dólar complicou um pouco as coisas, paguei na casa de 300 reais nas minhas B77BT, mas acho que dá para pegar alguma variação da X100 da edifier nessa faixa de até 300 reais.

O review do Leonardo das B77


Eu considero Caixas bem menos agressiva aos ouvidos que fones, por isso a sugestão.

De toda forma, Nessa faixa de preço você deve ficar entre algum superlux ou arcano, mas desses não sei dizer quais modelos são legais.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.102
Reações
7.205
Pontos
774
Já que é para usar principalmente em casa, porque não pegar caixas?

O dólar complicou um pouco as coisas, paguei na casa de 300 reais nas minhas B77BT, mas acho que dá para pegar alguma variação da X100 da edifier nessa faixa de até 300 reais.

O review do Leonardo das B77


Eu considero Caixas bem menos agressiva aos ouvidos que fones, por isso a sugestão.

De toda forma, Nessa faixa de preço você deve ficar entre algum superlux ou arcano, mas desses não sei dizer quais modelos são legais.


Só aproveitando, pra quem quiser comprar essas caixas, elas estão em "promoção" na Kabum(saindo a 459 de ~590 que é o preço mínimo dela atualmente na internet)

 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.102
Reações
7.205
Pontos
774
Me toquei agora que essa é a versão BT, que muda até potência. A que foi analisada pelo Leonardo é sem BT. Não sei se existe alguma diferença sonora entre os dois modelos.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
Me toquei agora que essa é a versão BT, que muda até potência. A que foi analisada pelo Leonardo é sem BT. Não sei se existe alguma diferença sonora entre os dois modelos.

A minha é a BT, acho que não deve ter tanta diferença (tenho que ouvir a sem para comparar) porque muito do que ele fala no vídeo eu escuto na minha. Mas mesmo se for pior que a sem BT, comparando com a edifier na mesma faixa de preço ela ainda vale a pena.
 

Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.230
Reações
1.031
Pontos
624
Pessoal ontem boletei um kuba disco por R$ 499, que inclusive ta com desconto até durarem os estoques, e to pensando aqui se pago ou não.

Queria saber se a diferença vale o investimento, sempre usei headphone de R$150. Fiquei anos no philips sph2700 e to a 1 mês com um arcano hp-250 e me atende bem, mas nunca experimentei um fone mais caro pra saber o quanto estou perdendo em relação à qualidade de áudio.

Posso comparar a diferença usando como exemplo uma tv led para uma oled?
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Pessoal ontem boletei um kuba disco por R$ 499, que inclusive ta com desconto até durarem os estoques, e to pensando aqui se pago ou não.

Queria saber se a diferença vale o investimento, sempre usei headphone de R$150. Fiquei anos no philips sph2700 e to a 1 mês com um arcano hp-250 e me atende bem, mas nunca experimentei um fone mais caro pra saber o quanto estou perdendo em relação à qualidade de áudio.

Posso comparar a diferença usando como exemplo uma tv led para uma oled?
Nunca testei os Kuba, mas fones de boa qualidade são igual a crack: usou uma vez, nunca mais você larga.

A diferença é tão gigantesca se comparado a fones genéricos que não tenho nem palavras para descrever
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.102
Reações
7.205
Pontos
774
Esses fones da Arcano costumam ter um custo-benefício bom. Não sei se especificamente esse modelo tem. O SHP300 e o SHP80 são inclusive recomendados pelo dono da Kuba Audio.

Dependendo, a diferença pode acabar não sendo tão grande assim. Entretanto, o Kuba muito provavelmente vale o valor cobrado nele.
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
Kabum fdp, colocou o orbit S em promoção e me avisou. :ksnif


Pessoal ontem boletei um kuba disco por R$ 499, que inclusive ta com desconto até durarem os estoques, e to pensando aqui se pago ou não.

Queria saber se a diferença vale o investimento, sempre usei headphone de R$150. Fiquei anos no philips sph2700 e to a 1 mês com um arcano hp-250 e me atende bem, mas nunca experimentei um fone mais caro pra saber o quanto estou perdendo em relação à qualidade de áudio.

Posso comparar a diferença usando como exemplo uma tv led para uma oled?

Opinião completamente comprometida por ser dono de um kuba e não ter usado esse arcano mas... é um bom salto. Hardware do disco é de fones normalmente mais caros. Só vale observar que se você for basshead talvez não goste tanto, os graves nele são bem definidos mas não são tão pesados, mesmo na configuração mais forte.
 

Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.230
Reações
1.031
Pontos
624
Esses fones da Arcano costumam ter um custo-benefício bom. Não sei se especificamente esse modelo tem. O SHP300 e o SHP80 são inclusive recomendados pelo dono da Kuba Audio.

Dependendo, a diferença pode acabar não sendo tão grande assim. Entretanto, o Kuba muito provavelmente vale o valor cobrado nele.

Pois é, acho que vou comprar e testar na prática, dependendo fico com meu arcano mesmo.

Kabum fdp, colocou o orbit S em promoção e me avisou. :ksnif




Opinião completamente comprometida por ser dono de um kuba e não ter usado esse arcano mas... é um bom salto. Hardware do disco é de fones normalmente mais caros. Só vale observar que se você for basshead talvez não goste tanto, os graves nele são bem definidos mas não são tão pesados, mesmo na configuração mais forte.
Esse philips usei por uns 9 anos era bem puxado pros graves, mas hoje usando o arcano vejo que consigo ouvir mais detalhes nas músicas com mais clareza, embora perca aquele boom do grave, ser mais flat parece ser o mais correto kk.

Agradeço os comentários :kjoinha
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
Só para atualizar, consegui o cloud orbit s por 1400 reais, não resisti.

Devo receber até o fim de semana, atualizo com as impressões lá.



tá, não é high end, longe disso, custa na faixa dos 20 contos, mas fiquei interessado. Eu não consigo usar esses fontes que "entram" no ouvido.


Eu tenho um fone sony velho, do meu falecido walkman. É o melhor earbud que já usei até hoje (ou o menos ruim), guardo como meu backup, um par de fones sem bateria sempre a mão. Se esse video tivesse saido 1 dia antes eu teria comprado esse para testar.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
Foi só falar que os fones chegaram :ksorriso

Depois eu posto algo mais detalhado mas como primeiras impressões... esse negócio de planar magnético é um upgrade estranho. Se eu melhorei de 30 para 100 quando peguei o kuba, agora fiz um salto de 100 para 120. Mas o 120 está mais para uma média, em algumas situações é 150 ou até mais, em outros fica nos 100 ou um pouco menos.

A grande diferença é que um som não abafa ou sobrepõe o outro. É muito nítida essa diferença quando a fonte tem qualidade para isso, problema é arrumar boas fontes.

Eu tenho o flac da Barrage of Noise do TSFH, é legal como os pequenos sons ficam muito nítidos. Mas as mp3 velhas a 128k... difícil achar uma que dê diferença.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.804
Reações
22.827
Pontos
1.464
Alguém já deu sorte de comprar algo acima de US$ 100 no Ali e não ser taxado? To querendo pegar um fone lá que custa mais de 100 doleta.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
Fazendo o review do Cloud Orbit S (ou MBML):

Primeiro, qual meu problema e o processo da compra

- Eu atualmente trabalho de Home office e atualmente estou revezando entre meu Disco (Kuba) e o G3 Hecate (edifier). Ambos incomodam por coisas diferentes. O G3 não tem uma distribuição de peso legal e foi folgando até ficar quase solto na minha cabeça, qualquer movimento maior e o fone sai voando. O Disco é exatamente o contrário, não me incomoda no começo mas perto das 2h de uso já começa a incomodar, passar uma reunião ou evento que passe da barreira de 3h nele é complicado. E para ambos o microfone não pega bem minha voz, o que me faz utilizar o microfone da minha webcam (c270), que quebra bem o galho mas pega muito o som ambiente.

Ou seja, para me livrar da gambiarra eu precisava de um headset bom e com microfone decente. Eu estava para fechar negócio no G Pro X (Com Blue Voice) da Logitech e ia me desfazer do G3 para aliviar um pouco os gastos. Essa compra ia sair por 900 reais na kabum.

Ai o diabo apareceu: a própria kabum me manda um e-mail com promoção no Cloud Orbit S, abri o e-mail e mais em baixo vi que o open box sairia por 1400 reais. Faz muito tempo que eu tinha vontade de pegar o Audeze Mobius (gêmeo do Orbit S mas com Bluetooth) mas não conseguia me justificar a pagar mais de 2000 reais em um headset.

Fiz as contas, vendendo meu G3 e meu Disco (por conta da bateria o Orbit conseguiria substituir o Disco no meu uso) o valor ia ficar perto do que eu já ia gastar com o G Pro X. A tentação bateu mais forte, revi algumas reviews do Mobius e do Orbit S, troquei uma ideia com um colega que já tinha me dito que queria o G3, Olhei as fotos do Open Box, dos itens que acompanhavam, etc... Terminei cedendo e fechei a compra.

Chegou tudo certo (Azul Cargo). Ou eles utilizavam ele para demonstração ou foi alguma devolução em que o cara nem usou, porque o headset não tem nenhuma marca de uso, o único cabo que aparenta ter sido usado foi o tipo-c para usb-a, caixa original e toda a papelada presente (dei sorte).

Sobre o fone:

- Conforto: Vi em várias reviews o pessoal falando que era pesado, que era confortável no começo mas depois de algumas horas passava a incomodar, não tive esse problema até agora. Ele é pesado sim, mas nem isso nem a pressão me incomodou (deem um desconto, sou usuário do Disco com o arco Black antigo). Acho que as almofadas dele ajudam muito nisso.

- Uso: Ele é grande, muito volumoso. Não que me incomode mas mesmo sem RGB ele passa longe de ser discreto. Todos os comandos estão do lado esquerdo, são fáceis de achar (menos o do 3d audio) e você tem uma gravação que sinaliza o que você está fazendo para comandos mais complexos.

Esse é o ponto forte e fraco dele ao mesmo tempo, você não precisa plugar ele no pc para alterar alguma configuração já que dá para fazer quase tudo nos botões dele. Só que isso deixou a operação dos botões muito complexa e pouco intuitiva. Além de ser obrigatório ler o manual o modo de fazer algumas operações básicas incomoda (por exemplo, o tempo que o botão power precisa ser apertado para ligar ou desligar é desnecessariamente longo e o fone não liga automaticamente quando você liga o computador).

Utilizar ele no Smartphone é simples, tanto por usb-c quanto pelo jack de audio, consegui desligar o carregamento quando plugo usb-c sem problemas.

Outro ponto de incomodo, algumas alterações exigem que o fone seja desligado e religado. Quando faço pelo PC é menos ruim já que ele faz automaticamente, mas quando eu desativo o carregamento ele só ativa novamente se eu reiniciar manualmente o fone.

- Som: É um pouco complexo de explicar. O que posso dizer com certeza é que estou ouvindo mais coisas. Li muitos elogios a planares magnéticos em relação aos graves, bem, falando somente de pancada o G3 tem mais que o Orbit. Acho que a melhor palavra para explicar a diferença é a quantidade. Escuto mais bem mais sons na faixa dos graves que o G3 ou o Kuba. Nos médios e agudos também parece ter essa diferença mas não é tão nítida.

Depois dos graves o que mais me chamou a atenção foi como os sons não se misturam. Eu consigo deixar uma musica rolando no Spotify e ir jogar overwatch ou assistir uma aula e uma coisa não interfere na outra. Como se cada som tivesse seu espaço próprio. Não consigo pensar em uma forma mais clara de explicar isso.

Sobre a qualidade do som no geral, complica um pouco. Quando o arquivo de áudio tem mais qualidade, uma mp3 a 320k, os meus flacs, a diferença é muito perceptível, mesmo em relação ao Disco. Profumo de Limone (Harley Westenra e Ennio Morricone - Paradiso, recomendo muito) é de encher os olhos d'água em qualidade alta. Já em "qualidade de youtube" a diferença é bem pequena (praticamente nula em relação ao Disco).

- Microfone: Som limpo, depende de estar bem posicionado para que consiga capturar com volume decente (para mim termina sendo útil), na qualidade é um upgrade considerável em relação aos fones anteriores (feedback de terceiros) . O cancelamento de ruído é bem básico, mais suaviza que anula.

- Extras/Recursos: O efeito de 3D é interessante mas não tem tanto uso. Agora, a emulação de 7.1 é a melhor que já escutei em um headset (meu top anterior era o G933 mas a diferença é grande), a possibilidade de calibrar o tamanho do ambiente ajuda muito (você define o reverb em um valor numérico ao invés de presets como "banheiro", "quarto" ou "anfiteatro").

O fone veio com cabo para se conectar a quase qualquer coisa, usb-a para tipo-c, tipo-c para tipo-c, e 3,5mm para 3.5mm.

Conclusão: No fim ainda foi um upgrade. Me surpreendi com coisas que não esperava tanto e o que achei que faria muita diferença ficou restrito a situações específicas. Ainda acho que valeu a pena, o microfone ficou perfeito para o que preciso por conta do home office (condensador e com cancelamento de ruido), utilizei o headset por várias horas sem cansar, e tive uma melhoria na qualidade do áudio, mesmo que limitado. Eu repetiria o gasto novamente, considerando o que eu gastaria com um headset com microfone bom ou com o combo interface de áudio + microfone condensador.

Fico devendo fotos por enquanto.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Não sei se estou ficando louca, mas posso jurar que estava custando 700 reais, talvez 750 há algumas semanas atrás


Estava querendo pegar um...
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Não sei se estou ficando louca, mas posso jurar que estava custando 700 reais, talvez 750 há algumas semanas atrás


Estava querendo pegar um...
Preço de equipamento de som está subindo loucamente.

Paguei quase 2x mais caro num fone só pq deixei de comprar uns 2 anos atrás
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Preço de equipamento de som está subindo loucamente.

Paguei quase 2x mais caro num fone só pq deixei de comprar uns 2 anos atrás
:( Acabei comprando um Logitech G Pro (sem ser o X). É o que tem para hoje.

Próximo vai ser um Kuba Audio, quando eu ter condições :D
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
:( Acabei comprando um Logitech G Pro (sem ser o X). É o que tem para hoje.

Próximo vai ser um Kuba Audio, quando eu ter condições :D

Peguei um Kuba nessa black.
Eles nem tem previsão de enviar.
É uma pena para mim, que posso ficar sem o meu ate o inicio de janeiro.
Mas é bom ver que eles estão vendendo bem.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.782
Reações
14.089
Pontos
703
Comprei o SHP9500 da loja no Aliexpress que o @Tassadar_ indicou. Chegou SUPER rápido - comprei dia 24/11 e hoje já está em casa, veio mega embalado com plástico bolha (MUITO plástico bolha, sem zueira) e em perfeito estado. Absolutamente show de bola a loja. Melhor de tudo: não foi taxado! Declararam 8 USD no valor do fone e passou direto.

Enfim, quem quiser comprar esse tipo de fone por lá é sucesso.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
Comprei o SHP9500 da loja no Aliexpress que o @Tassadar_ indicou. Chegou SUPER rápido - comprei dia 24/11 e hoje já está em casa, veio mega embalado com plástico bolha (MUITO plástico bolha, sem zueira) e em perfeito estado. Absolutamente show de bola a loja. Melhor de tudo: não foi taxado! Declararam 8 USD no valor do fone e passou direto.

Enfim, quem quiser comprar esse tipo de fone por lá é sucesso.
Que bom cara que também deu tudo certo com sua compra.

Ontem chegou uma almofada nova e um microfone pro meu SHP:


Não quis destruir a almofada original com o pessoal do youtube fez, só vesti a almofada sem o suporte e guardei as almofadas originais.
Ficou bom tbm!
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Comprei o SHP9500 da loja no Aliexpress que o @Tassadar_ indicou. Chegou SUPER rápido - comprei dia 24/11 e hoje já está em casa, veio mega embalado com plástico bolha (MUITO plástico bolha, sem zueira) e em perfeito estado. Absolutamente show de bola a loja. Melhor de tudo: não foi taxado! Declararam 8 USD no valor do fone e passou direto.

Enfim, quem quiser comprar esse tipo de fone por lá é sucesso.

Faz desde o final do ano passado que estou querendo pegar um desses e trocar meus dois Superlux mas tenho medo de ser taxado, eu estava em um grupo do Facebook e varios aqui do RS foram taxados nesse fone, e pensar que ano passado eu achei ele duas vezes por 600 reais aqui e nao comprei
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.782
Reações
14.089
Pontos
703
Faz desde o final do ano passado que estou querendo pegar um desses e trocar meus dois Superlux mas tenho medo de ser taxado, eu estava em um grupo do Facebook e varios aqui do RS foram taxados nesse fone, e pensar que ano passado eu achei ele duas vezes por 600 reais aqui e nao comprei

Cara, pode ser de região. Esse ano comprei bastante coisa da Aliexpress e nada foi taxado. Esse fone foi SUPER rápido a entrega, mais rápida do ano e bastante atípica mesmo. Mas também comprei um kz zs10 pro na Aliexpress esse ano - que, por sinal, também não foi taxado - e chegou em coisa de um mês.

Então sei lá, se estiver com vontade e grana negócio é chutar o pau na barraca e ir. Paguei 415 com frete. Agora o dólar está mais baixo e pode ser que fique mais barato. Se for taxado é extremamente provável que ainda fique abaixo desses 600. Acho uma "especulação" com relativamente baixo risco e bom retorno.
 
Topo Fundo