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Que textão do c***lho, hein.
Enfim.
- "metade da biblioteca é andar pra direita atirando ou dando porrada em tudo"
[sarcasmo]Claro, é 2D né, queria oq, que ele andasse pra frente atirando em tudo?[/sarcasmo]. Fodase os top-down, os isométricos, os RPGs, os shmup(vertical, horizontal e frontal), os plataformas não lineares e os cinematográficos, etc. Se for pra generalizar assim, falo que grande parte dos jogos da 7ª geração são FPS(militares alá COD e futuristas alá Halo) ou algum TPS clone do Gears of War(com cover pra atirar e filminho a cada minuto) ou joguinho de matar zumbi, tudo isso combinado com uma paleta de cores marrom ou cinza e efeito bloom cegante. Se for pra generalizar o Mega, eu generalizo o 360.
- "Um AC Odyssey e The Witcher 3 possuem bem mais diferenças do que Streets of Rage e Final Fight, por exemplo. Claro, isso é coisa da época. Hoje em dia e mesmo no 360 já existia tecnologia pra variar bem mais a gameplay e os generos, enquanto no Mega as coisas se limitavam a 2d um copiando o outro."
Não me lembro destes jogos terem saído para X360. E não, se quer generalizar que todo jogo de Mega é andar pro lado atirando ou batendo, eu generalizo falando que todo jogo do X360 é andar pra frente em 1ª pessoa atirando:
- "O Mega, por outro lado, apanhou em praticamente tudo. Vendeu menos, não teve jogos que venderam tanto quanto os do SNES, perdia em som, perdia em gráfico, enfim, apanhava em praticamente tudo."
Tá falando merd*, o Mega Drive só vendeu menos que o SNES no Japão, na verdade, no Japão ele perdeu até pro PC Engine, no resto do mundo ele(Mega Drive) vendeu mais que o SNES, se quiser eu te mostro um mapa onde o Mega vendeu mais(em azul) e onde o SNES vendeu mais(em vermelho):
Em som, eu acho que não perdia e nem ganhava, eram coisas completamente diferentes, um usava sintetizador e o outro usava samples. A única coisa que o Mega Drive realmente perdia pro SNES eram os gráficos, pois o SNES era um console mais novo e possuía mais cores, transparência e foderoso MODE7, porém mesmo que o Mega perdesse neste ponto, ele ainda conseguia bater de frente na marra muitas vezes.
- "Isso porque se for falar de biblioteca, sendo imparcial, o Mega também apanha do SNES, cujas franquias continuam fortes até hoje, e mesmo na época os Marios e jogos da Rare eram bem mais impressionantes que os jogos do Mega."
Pra mim uma biblioteca completava a outra, não tinha como aproveitar aquela geração somente com o Mega ou SNES naquela época por serem completamente diferentes(na 7ª bastava escolher o PS3 ou 360 e já tava satisfeito, no máximo comprava um Wii pra jogar Mario punhetando o controle). De um lado tinha Shinobi, Sonic, Comix Zone, Vectorman, Thunder Force, Phantasy Star, Rocket Knight Adventure, Streets of Rage, Ristar, Pulseman, e do outro lado tinha Mario, Zelda, Donkey Kong, Final Fantasy, Final Fight 2/3, Gradius, Mega Man X, Chrono Trigger, Killer Instinct, Star Fox, etc.
Ah, mas "cujas franquias continuam fortes até hoje", tá, blz, mas o que isso tem relação com a época do Mega Drive? O inicio dos anos 90 foram há 30 anos, se uma franquia daquela época sobreviver é lucro. Pode ver, Castlevania, Valis, Golden Axe, F-Zero, Chrono, Shinobi, Final Fight, Top Gear e entre muitas franquias já morreram, algumas na 6ª geração, muitas na 7ª e outras no inicio da 8ª, até o pobre coitado do Mega Man morreu e só foi ressuscitado no final da geração atual com o Mega Man 11. "Hur Dur, mas Mario e Zelda tão vivo", ué, Sonic tbm, tá ai vivinho da silva e dando dinheiro pra kceta pra Sega, "ah, mas os jogos 3D não são bons", ué, tô nem ai, não tô falando de qualidade, tô falando que tá vivo e dando muito dinheiro.
Textão dobro do tamanho do meu. Daqui a pouco aparece o Majima.
- Mas eu já falei que é por conta da limitação da tecnologia, então a sua ironia não tem sentido algum. Pra cada gênero que você cita nessa época, tem três gêneros a mais e muito mais diversificados no 360, justamente porque, repito pela quinta vez nesse tópico: diferença tecnológica. Você zoou que o 360 só tinha FPS, mas muito mais longos, variados, com conteúdo e ainda tinham online. Diferente do mega que, novamente, pela limitação, a maioria dos jogos de navinha eram todos muito parecidos, muito mais do que os FPS de 360 são entre si, o que já torna, ao menos pra mim, o Mega bem mais maçante e limitado em biblioteca, por culpa da época, assim como o Atari, que não tinha muito o que fazer com aquela tecnologia. E sendo inspirados nos arcades, era aquela duração de 2-3h com dificuldade artificial pro jogado não terminar rápido demais.
- Eu citei dois jogos de One, isso é óbvio. Mas pode citar dois de 360: Red Dead e GTA V. Satisfeito? E sua generalização não faz sentido. Os jogos do Mega de fato são ir pra esquerda e atirar, enquanto cada fps de 360 tinham mais diferenças. Fora o próprio console proporcionar jogos como Skyrim, GTA V, Red Dead, que nunca seriam capazes em um Mega, dando muito mais variedade não só em generos de jogos, como em conteúdo dentro do jogo. No Mega é andar pra direita socando tudo por duas horas, nos "FPS tudo igual" o cara zera a campanha em 6h e fica um tempão no multiplayer, com muito mais variedades de coisas dentro do jogo. Jogos tipo os do Mega são os indies da geração 360. Assim como hoje temos Celeste, Cuphead etc.
- Falando m****? Você dividiu em região porque quis. Eu falei em vendas no geral, não nos países que você quer. Então o que vale é o país que você decide e f**a-se o geral? Em todas as fontes que cacei o total de vendas do SNES foi superior. Se eu falei m****, quero a fonte mostrando que o Mega vendeu mais que o SNES, e estou falando no geral. Não adianta vir com os países que você quer. Nunca vi isso. Toda vez que comparam vendas falam do geral, mas pra defender o Mega veio com "calma, temos que considerar só os países que eu quero".
- Errado. Nos jogos multis o Mega tava sempre levando pau. Em todas as fontes que li, sempre vi citarem a superioridade nesse quesito. Não adianta distorcer os fatos. Mega perdeu em vendas, em som e em gráfico. Casos como o do Rock and Roll Racing são até famosos.
- Seja qualidade, seja duração de tempo, é óbvio que as franquias exclusivas de SNES (da Nintendo ou não) foram superiores. Mario, DK, Zelda, Megaman, Castlevania, Super Mario Kart, Metroid, Starfox e outros foram jogos que fizeram sucesso não só nessa gen, mas nas próximas. Algumas dessas franquias e outras até hoje. A Sega teve quem fazendo sucesso depois dessa época? Só se for o Sonic, que passou várias gerações aí com jogos de qualidade questionável. Então mesmo que tratemos só dessa gen, em aspectos objetivos, eu só consigo ver vitória no lado da Nintendo. Vários dos seus exclusivos continuaram fazendo sucesso em próximas gerações enquanto os do Mega morreram e são bem menos conhecidos (muitos que tiveram Mega nem lembram da maioria dessa lista que você citou aí, fora tiozão de forum). Com exceção do critério subjetivo "gosto pessoal", os jogos do Super superam os do Mega em critérios objetivos.
Resumindo: SNES ganha em som, gráficos, venda de consoles, seus jogos venderam mais e se tornaram mais populares por mais tempo.
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