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Autodesk lança engine de games chamada Stingray 3D

_DaNiLo__

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Mais conhecida por softwares como o AutoCAD, o 3ds Max e o Maya, a Autodesk anunciou nesta última segunda-feira que entrará no ramo das engines de games 3D com o novo projeto Stingray. Construído em cima do velho Bitsquid, adquirido pela empresa no ano passado, o novo sistema foi anunciado em março e competirá com Unreal Engine e Unity quando for lançado, no dia 19.

O novo software tem uma interface diferente da apresentada pela antiga engine, mas não se diferencia apenas nesse aspecto. Ele também promete se integrar melhor com outros programas de design desenvolvidos pela empresa – em especial o 3ds Max, que pode inclusive rodar os mesmos projetos simultaneamente, em um sistema de "interoperabilidade" –, além de oferecer opções de personalização e recursos práticos que não exigem muito esforço em termos de programação, conforme explicou a empresa ao Engadget.

Modificações no código, por sinal, são feitas através do Flow, um sistema visual de scripting baseado na linguagem brasileira Lua e em "nós", que permite "construir a lógica do game sem programação", de acordo com um vídeo da marca. "Basta conectar nós uns com os outros para construir relações entre diferentes assets ou ações dos jogadoresm, adicionar eventos dentro dos games, sons e animações."

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A integração com softwares é a parte mais interessante, pois permite que desenvolvedores façam alterações em um game através de um software de design e vejam as mudanças diretamente na engine, inclusive sem ter a necessidade de passar pelo processo de renderização.

A função deve exigir uma máquina das mais potentes para funcionar (os dados exatos não foram informados). Mas, em compensação, o recurso deve poupar um bom tempo no desenvolvimento, especialmente por também transmitir, por meio da rede Wi-Fi, os resultados em dispositivos com Android ou iOS, Oculus Rifts, PCs com Windows, Xbox Ones e PlayStations 4.

De outras funções, a nova engine também traz opções já esperadas de efeitos visuais e de pós-processamento, como motion-blur e profundidade de campo, entre outras. Além disso, o software tem compatibilidade com o sistema de física PhysX da Nvidia e com ferramentas de iluminação e gráficos vetoriais da suíte de software Gameware, da própria Autodesk.

Mas e quanto ao preço? – Segundo o The Verge, o Stingray será vendido em um sistema de assinaturas, com mensalidade de 30 dólares. Estudantes poderão usá-lo de graça, e mais para o final do ano, ele também será incluído em um pacote com o programa de modelagem Maya LT, custando os mesmo 30 dólares mensais, de acordo com o Engadget.

Já a rival Unreal Engine pode ser utilizada de graça desde o meio deste ano, e a Epic só cobrará pelo uso (5% dos royalties, para ser mais preciso) caso o game desenvolvido arrecade mais de 3 000 dólares por trimestre. A outra concorrente Unity, por fim, também pode ser adquirida gratuitamente, mas recursos adicionais e licenças para equipes saem por 75 dólares mensais.



Fonte

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E aí? Será que terão alguma chance contra Unity e Unreal no mercado?
 

extremepower

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Na geração passada foi aquela m**** de filtro amarelado, nesse é essa b*sta de aberração cromática. :kzangado
 

Tulius18

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Estranho pra caramba.
Isso é proposital? Parece que estou vendo uma cena do filme Kung Fury

Não que o filme seja ruim, muito pelo contrário, melhor filme do ano :klolz
 


Grave Uypo

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tudo que eu quero disso é poder fazer visualização arquitetural em tempo real sem precisar aprender UE4. pra mim seria ótimo.
f**a-se jogo.
 

Grave Uypo

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Não que o filme seja ruim, muito pelo contrário, melhor filme do ano :klolz

sim, é de proposito. o efeito chama aberração cromática.

Chromatic Aberration, also known as “color fringing” or “purple fringing”, is a common optical problem that occurs when a lens is either unable to bring all wavelengths of color to the same focal plane, and/or when wavelengths of color are focused at different positions in the focal plane
 

sylvioros

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Não sabia que o AutoCAD, 3D Max e Maya eram da mesma empresa.:kqueixo Os caras são gigantes! Essa engine não vai ser pouca coisa...
 

rap3d

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Não sabia que o AutoCAD, 3D Max e Maya eram da mesma empresa.:kqueixo Os caras são gigantes! Essa engine não vai ser pouca coisa...
A Autodesk compra tudo nessa área, inclusive o Softimage XSI (que está descontinuado) e o Mudbox para concorrer com o Zbrush. O Maya era da Alias que também foi comprada.
Por isso é de se pensar no potencial da engine, know how em computação gráfica os caras tem.
 

Contoso

Bam-bam-bam
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Autodesk e Adobe praticamente monopolizam o mercado de criação digital.
Excelente noticia, e parece bem promissora.
Já possuem o Scaleform pra criação de UI/HUD nos Games.

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Isso é proposital? Parece que estou vendo uma cena do filme Kung Fury

Não que o filme seja ruim, muito pelo contrário, melhor filme do ano :klolz


Isso se chama Aberração Cromática.
É um efeito que usam pra simular captura de câmera real, mas a galera anda exagerando.
 

JUGULADOR

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Quanto mais melhor... mas acho que, por hora, a UE4 ta um pacote bem mais atrativo pelos resultados mostrados.

Mas é foda que esse vídeo demonstrativo grita "não manjamos nada de jogos", enquanto que pelo menos a UE é feita por uma empresa que tb faz jogos.
 
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