O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ayrton Senna foi mesmo o melhor?

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
Não entendo quase nada de F1, não curto assistir, pra mim é chato demais. Porém eu curto ver estatísticas e ler sobre o assunto de vez em quando... bem raramente. As corridas são chatas mas a "lore" é interessante pra mim, se é que dá pra entender.

Se ele é o melhor, o que fez dele o melhor? Títulos não é...

Outra coisa: Porque o "povão" gosta tanto dele? Tipo, o povo gosta muito mais dele do que do Pelé por exemplo. Na verdade vejo ninguém "idolatrando" o Pelé.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
O Senna levantava a bandeira do Brasil lá fora enquanto o país passava pela sua maior crise econômica. Ele era aquele cara que mesmo na crise deixava o povo com "orgulho de ser brasileiro".

Era um ótimo piloto também, e como todo mundo, quando morre vira herói. O acidente acabou imortalizando ele.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Excelente piloto, um dos melhores da história da categoria.

O caso é que se trata de uma categoria com evolução muito dinâmica, pois é calcada em tecnologia automotiva. Determinar um piloto como o melhor de todos os tempos é complicado, pois há saltos tecnológicos em intervalos muito curtos de tempo. É fato que foi um dos grandes de todos os tempos, assim como foi Schumacher, assim como é Hamilton, como foi Fangio, Piquet, Prost, Lauda, etc.
Dizer que qualquer um desses é o melhor (e outros que não citei) trata-se apenas de definir isso com base no emocional. Todos foram fantásticos em seus melhores momentos. Senna somente "escapou" do período de decadência, morreu em um momento em que era extremamente competitivo.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Acho que isso muda de pessoa para pessoa...
ele morreu quando eu tinha 9 anos... ou seja.. eu acompanhava ele todo dia de manha porem não entendia muito bem o que erra ser um grande piloto.
a "sorte" que ele teve foi morrer enquanto era competitivo.. como ja foi dito..

dos que eu vi correr, Schumacher foi o mais massacrador... Hamilton realmente é muito bom mas conseguiu perder um campeonato de 2 pilotos...
o que diriam se Schumacher tivesse perdido um campeonato para o Rubens? pois é...

se voce for avaliar apenas numeros/resultados... colocar sena entre os 3 melhores da historia é forçar a barra.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
Pole positions. O melhor aproveitamento da F1 moderna até hoje.

Podia dar uma charrete pra ele que ele largaria na primeira fila.

Schumacher nunca conseguiu uma pole enquanto Senna era vivo. E olha que aquela Benetton era adulterada e a Williams era uma bomba relógio.

Senna detém vários recordes até hoje. Quem assistia via que a pilotagem dela era extremamente obcecada. Com carros piores ele não se rendia e ia até o limite. Com carros bons ele ia pra cima sem medo.

Era diferente. Não sei explicar. Olhar os recordes apenas não mostra a emoção que era ver o cara correr.

 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.181
Reações
175.488
Pontos
2.234
Estatística é uma put* fria. Você faz com ela o que quiser e ela não liga pra nada, não considera momentos diferentes da história.

O Senna era o melhor piloto daquela época de monstros. Venceu Piquet, Prost, Berger, Mansell. O grid hoje é de dar pena.

Digo mais: eu sinceramente avalio que quase qualquer piloto daquela época, mesmo os meia-boca, só na pilotagem, braço, daria um cacete nos campeões de hoje.
Hoje é cheio de auxílio eletrônico. Claro que os pilotos de hoje em dia têm seus méritos, mas não são situações comparáveis nesse sentido.
 


Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.512
Reações
18.479
Pontos
1.464
Acho que isso muda de pessoa para pessoa... (2) Eu particularmente sempre gostei mais do Nelson Piquet.

Mas não se pode analisar só os números friamente, e nem levar em consideração coisas como "o Hamilton tem um carro muito superior" , pq as McLaren de 88-89 eram até mais OP q as mercedes de hj em dia.

Mas sim, a geração de pilotos q o Senna enfrentou era bem mais casca grossa q o pessoal de hj.
 

NikTeleJogo

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.111
Pontos
333
As corridas com Senna tinham mais emoção. Nós torcíamos para ele com carros inferiores da McLaren parar as Williams que eram melhores na época. Nós, como brasileiros, tendemos a supervalorizar tudo o que ele fazia, mas basta ver a quantidade de fãs que ele tem lá fora, Lewis Hamilton entre eles, para ver que isso não está muito fora da realidade.
Abaixo uma pequena amostra do que Senna era capaz.

 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
Acho que isso muda de pessoa para pessoa... (2) Eu particularmente sempre gostei mais do Nelson Piquet.

Mas não se pode analisar só os números friamente, e nem levar em consideração coisas como "o Hamilton tem um carro muito superior" , pq as McLaren de 88-89 eram até mais OP q as mercedes de hj em dia.

Mas sim, a geração de pilotos q o Senna enfrentou era bem mais casca grossa q o pessoal de hj.
Acho que as melhores performances individuais do Senna foram em 1993, onde na minha opinião a McLaren era o terceiro melhor carro do Grid. Dos 5 primeiros, a McLaren do Senna era intrusa entre as Benettons e Williams.

As vitórias dele e a posição no campeonato foram só no talento. Puro.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Pra mim foi o maior. O que Senna fazia era mágica na pista. Não se contentava nunca em não andar no limite.

A BBC chegou a fazer uma enquete entre os pilotos e os profissionais da F1. E o Senna foi eleito por eles como o melhor considerando vários quesitos.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.181
Reações
175.488
Pontos
2.234
Acho que as melhores performances individuais do Senna foram em 1993, onde na minha opinião a McLaren era o terceiro melhor carro do Grid. Dos 5 primeiros, a McLaren do Senna era intrusa entre as Benettons e Williams.

As vitórias dele e a posição no campeonato foram só no talento. Puro.

O Senna ficou em quarto lugar no campeonato de 1986 com a Lotus, ganhando corridas.
Os três primeiros foram acho que Prost, Mansell e Piquet - três monstros com carros excepcionais.
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.512
Reações
18.479
Pontos
1.464
A real é q é difícil cravar quem é o melhor de todos os tempos, aquele pessoal dos anos 50 q corria nas "baratinhas" a uma curva errada de se esbagaçar todo, tb merece ser lembrado, especialmente o Fangio.

Jack Brabham projetou, construiu, pilotou o próprio carro e foi campeão. Jim Clark era outra lenda. Lauda, Villeneuve, Jackie Stewart... são muitos lendários.
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
Meio complicado comparar com Pelé ou qualquer outro exemplo das antigas, mesmo desconsiderando a personalidade um tanto quanto polêmica do cidadão, é o simples fato de que a maioria das pessoas vivas hj nunca viu ele jogar ao vivo, enquanto que a maioria das pessoas vivas hj definitivamente lembra do Galvão narrando as vitórias do Senna.

Eu não curto muito F1, tinha uns 5 anos quando o cara morreu, e ainda assim lembro vividamente de todo auê que era qdo ele ganhava uma corrida
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Estatística é uma put* fria. Você faz com ela o que quiser e ela não liga pra nada, não considera momentos diferentes da história.

O Senna era o melhor piloto daquela época de monstros. Venceu Piquet, Prost, Berger, Mansell. O grid hoje é de dar pena.

Digo mais: eu sinceramente avalio que quase qualquer piloto daquela época, mesmo os meia-boca, só na pilotagem, braço, daria um cacete nos campeões de hoje.
Hoje é cheio de auxílio eletrônico. Claro que os pilotos de hoje em dia têm seus méritos, mas não são situações comparáveis nesse sentido.

Eu concordo com a questão da estatística.

Mas a questão da habilidade de pilotagem versus tecnologia automotiva é bastante complexa, ao ponto de ser literalmente impossível comparar dois pilotos de duas "eras" diferentes.

O aprimoramento técnico de cada piloto se dá, logicamente, dentro do esquema técnico "vigente" em determinada época. Os pilotos trabalham à exaustão em cima de um determinado modelo e vão se adaptando conforme ele evolui. Acontece que, por óbvio, esse esquema técnico sempre será "facilitado" em relação aos anteriores - o que torna impossível uma comparação justa em questão de pilotagem.

Em outras palavras: mesmo nessa "era Senna" (final dos anos 1980) os carros já contavam com diversos auxílios (inclusive eletrônicos!) que não existiam nas décadas passadas. Em 1950-1960, por exemplo, os carros tinham um conceito aerodinâmico rudimentar, não contavam sequer com aerofólios e trabalhavam com eixos extremamente rígidos. Segurar uma "baratinha" daquelas na pista, por óbvio, exigia muito mais habilidade do piloto do que nos carros de 30 anos depois.

Daí, se formos argumentar nesse sentido, acabaríamos voltando sempre ao início e concluiríamos que um Fangio da vida venceria no braço qualquer piloto que apareceu nos 70 anos seguintes - o que, obviamente, não é verdade.

Tecnologias diferentes exigem habilidades técnicas completamente diferentes.

Por isso, é mais justo definir quem foi o melhor de cada época, sendo impossível dizer quem foi o melhor de todos os tempos sem colocar um fator subjetivo (emoção, etc) na jogada.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Pra mim, sim. Ele é o maior piloto de todos os tempos, em que pese os números dizendo que outros são mais campeões.

Avalio isso na forma de ver a F1 como um todo. Ele era excelente pra acertar o carro, era excelente na corrida, mas seu maior diferencial era a capacidade sobrenatural na classificação.

Todo mundo pilotava no limite naquela época, mas Senna ia além, ganhando décimos onde nenhum piloto conseguia.

Além disso, ele realmente amava correr, tanto que as vezes era feroz defendendo sua posição, as vezes até desleal (se bem que na F1 não existe lealdade de verdade, hehehe).

Por fim, parafraseando Jeremy Clarkson: os outros pilotos foram geniais em algumas corridas. Senna era genial toda vez que entrava no cockpit.
 

Seeker2611

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.245
Reações
3.304
Pontos
954
O cara me bota 1s427 usando o mesmo carro, contra um dos melhores pilotos da época. Só por isso já o torna especial.

Ele foi por muito tempo recordista de pole positions, correndo numa época com menos corridas.

Poderia ter sido tetra se o Balestre não tivesse sido fdp e ajudado o Prost em Suzuka em 89.

Só correu com carros competitivos (no sentido de ter chances reais de ganhar o campeonato) entre 88 e 91, o de 88 era OP e o de 89 era muito bom, o de 90 e 91 eram competitivos, sendo o de 91 um carro ligeiramente inferior ao seu concorrente direto, que eram as Williams.

Usar apenas números é uma métrica muito complicada, porque na maioria das vezes se compara laranjas com abacaxis. Então no final é opinião de cada um, a minha é se que o Senna em níveis técnicos foi o maior piloto. O Schumacher foi maior vencedor, e se o Hamilton continuar motivado e ter um carro competitivo ele pode empatar ou passar o Schumacher como o maior vencedor.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Estatística é uma put* fria. Você faz com ela o que quiser e ela não liga pra nada, não considera momentos diferentes da história.

O Senna era o melhor piloto daquela época de monstros. Venceu Piquet, Prost, Berger, Mansell. O grid hoje é de dar pena.

Digo mais: eu sinceramente avalio que quase qualquer piloto daquela época, mesmo os meia-boca, só na pilotagem, braço, daria um cacete nos campeões de hoje.
Hoje é cheio de auxílio eletrônico. Claro que os pilotos de hoje em dia têm seus méritos, mas não são situações comparáveis nesse sentido.

Fake news: Senna também foi vencido por Prost (varias vezes).. ninguém lembra?
Fake news: hoje é cheio de auxilio eletrônico e os carros são bem mais rápidos do que daquela época.. e a década de 90 tinha mais auxílios do que a década de 60...
e ????

As corridas com Senna tinham mais emoção. Nós torcíamos para ele com carros inferiores da McLaren parar as Williams que eram melhores na época. Nós, como brasileiros, tendemos a supervalorizar tudo o que ele fazia, mas basta ver a quantidade de fãs que ele tem lá fora, Lewis Hamilton entre eles, para ver que isso não está muito fora da realidade.
Abaixo uma pequena amostra do que Senna era capaz.
Fake News: McLarem inferior...
quando McLarem tinha o melhor carro do grip ele e prost foram campeoes..
quando nao tinha.. ele nao ganhou.. simples


Acho que as melhores performances individuais do Senna foram em 1993, onde na minha opinião a McLaren era o terceiro melhor carro do Grid. Dos 5 primeiros, a McLaren do Senna era intrusa entre as Benettons e Williams.

As vitórias dele e a posição no campeonato foram só no talento. Puro.
fakes news novamente...
olha o numero de abandonos de praticamente todos os pilotos em 93... senna tinha um equipamento bem confiável em mãos...
Benetton teve 1 vitoria e um numero imenso de abandonos..
 

NikTeleJogo

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.111
Pontos
333
Fake news: Senna também foi vencido por Prost (varias vezes).. ninguém lembra?
Fake news: hoje é cheio de auxilio eletrônico e os carros são bem mais rápidos do que daquela época.. e a década de 90 tinha mais auxílios do que a década de 60...
e ????


Fake News: McLarem inferior...
quando McLarem tinha o melhor carro do grip ele e prost foram campeoes..
quando nao tinha.. ele nao ganhou.. simples



fakes news novamente...
olha o numero de abandonos de praticamente todos os pilotos em 93... senna tinha um equipamento bem confiável em mãos...
Benetton teve 1 vitoria e um numero imenso de abandonos..

Vc está enganado meu amigo. No campeonato de 1991 o carro da Williams de Mansell já era claramente superior ao da Mclaren. E ele venceu mesmo assim.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Pilotava muito e concorreu com muita gente muito pesada, inclusive na própria escuderia.

Era exemplo de dedicação, bravura, conhecimento técnico sobre direção mas também sobre a parte mecânica, falava bem, era humilde mas sabia se impor quando necessário, teve muita corrida e ultrapassagem memorável, era foda tanto com carro m**** como com carro bom e pegou Xuxa e Adriana Galisteu em seus auges.

Difícil de dizer se era o melhor e tal porque esporte é difícil de comparar porque envolve tanto habilidades quanto títulos e etc. mas se tornou com certeza um piloto lendário o qual quase todos os antigos e novos se inspiram e tem muito respeito.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
560
Reações
860
Pontos
784
Tem um pessoal aí confundindo as coisas.
F1 é um esporte com carros. Óbvio que o campeão vai sair do melhor carro. Eu hein.

Em 1991 a temporada começou com a McLaren sendo o melhor carro do grid, sendo que as Williams eram mais rápidas, só que quebravam demais (ora motor, ora câmbio, ora hidráulico). Com isso Senna foi somando vitórias e pontos até que mais pra frente na temporada as Williams passaram a ser mais confiantes com a mesma rapidez. Senna foi perdendo as vitórias, mas soube conduzir e pontuar o suficiente pra ser campeão naquela temporada.

Senna era rápido, fazia questão de ser mais rápido. Não gostava de administrar corrida igual Prost fazia. O segundo colocado era o primeiro dos perdedores, segundo o próprio.

Senna já perdeu pra companheiro de equipe, Mansell, Prost, Piquet, Hill, Vettel, Raikkonen, Hamilton também já perderam com o melhor carro do grid. Sabem quem nunca perdeu com o melhor carro? Schumacher....porquê tinha no contrato uma cláusula que proibia o companheiro dele de disputar na pista.

Não satisfeito com isso ainda jogava o carro em cima de outros, andava com carro adulterado e etc.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Vc está enganado meu amigo. No campeonato de 1991 o carro da Williams de Mansell já era claramente superior ao da Mclaren. E ele venceu mesmo assim.

não quero provar nada pra voce.. até porque esse tipo de conversa pende muito para o lado emocional da coisa...

mas vendo os resultados apenas:


1991 teve 16 corridas
senna ganhou as 4 primeiras e nas 4 primeiras mansell teve 3 abandonos.

das 16 corridas mansell completou apenas 10.. sena conseguiu completar 15..
apenas em 9 corridas ambos chegaram ao final
destas 9.. 6 vezes mansell venceu sena e em apenas 3 sena venceu mansell...

Senna em 1991 tinha um carro bem mais confiável do que de Mansell.

quando voce afirmar que a Willians era superior e Senna venceu mesmo assim.. faz parecer que ambos duelaram todas as corridas pau a pau e senna conseguia vencer as corridas mesmo a Willians sendo 0,5s mais rápida por volta., mas a realidade dos fatos é diferente...

mesma coisa é valido se voce pegar os tempos de volta e tempos de pole....
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Não satisfeito com isso ainda jogava o carro em cima de outros, andava com carro adulterado e etc.

senna nunca jogou o carro em ninguem?

mas essa do carro adulterado não vale nem comentar... pessoal teima com isso e mesmo com 100000000 de explicações do que realmente aconteceu ainda ficam com essa lenda urbana.. coisa de mau perdedor.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
560
Reações
860
Pontos
784
senna nunca jogou o carro em ninguem?

mas essa do carro adulterado não vale nem comentar... pessoal teima com isso e mesmo com 100000000 de explicações do que realmente aconteceu ainda ficam com essa lenda urbana.. coisa de mau perdedor.
Benetton 94 não tinha o filtro de combustível para reabastecer mais rápido, foi descoberto depois do incêndio no carro do Jos Verstappen.

Me mostra o Senna jogando o carro deliberadamente pra cima de alguém.

Schumacher tem o talento dele que é de um gênio, e o caráter de um Dick Vigarista.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
olha o numero de abandonos de praticamente todos os pilotos em 93... senna tinha um equipamento bem confiável em mãos...
Benetton teve 1 vitoria e um numero imenso de abandonos..
Andretti, companheiro do Senna, se retirou de 7 em 13 corridas.
Mika Hakkinen, de 3 corridas, se retirou em 2.
Super confiável o carro, nossa, de outro mundo.

A Benetton era bem mais moderna, com chassis e motor melhor.
Fake news é a cabeça do meu bilau...

Essa thread aqui é boa pra quem duvida:
http://www.autoracing.com.br/forum/...mclaren93/page/6/&tab=comments#comment-778103
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Se não o melhor está sim entre o 3 melhores, para mim é o melhor sim, como já disseram, até a maioria na F1 diz disso.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Acho esta discussão sem objetivo algum. O cara foi eleito pela mídia especializada e POR PILOTOS como o melhor enquanto Schuamacher ainda era relevante. Nestas votações o Schumacher nem segundo foi. Discutir depois dessas duas constatações é somente falar ao vento.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
Isso foi uma resposta a roubalheira de 89. Tem outra?
E sem contar que ainda assim o Senna não muda de direção, o corredor era dele mas ele sabia que o Prost não aliviaria nunca haha.

Bem diferente do Prost no ano anterior que até estudo científico já teve pra mostrar que foi de propósito, que se o Senna não estivesse ele teria errado totalmente a curva.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
560
Reações
860
Pontos
784
E sem contar que ainda assim o Senna não muda de direção, o corredor era dele mas ele sabia que o Prost não aliviaria nunca haha.

Bem diferente do Prost no ano anterior que até estudo científico já teve pra mostrar que foi de propósito.
Sim!! Kkkkkkkk....claro que o Senna podia recolher o carro, mas tinha todos os motivos do mundo pra deixar bater.

Essa batida acertou o Prost, o Jean Ballestre, a FIA, a porra toda!
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Isso foi uma resposta a roubalheira de 89. Tem outra?
Entendi.. daí vale?

94 Schumacher foi punido com a exclusão em 2 corridas pela Zuera que ele fez com o Hill algumas corridas antes... Uma punição totalmente desporprocional.

Soh por isso Hill tinha chances de ser campeão... O que Schumacher fez foi uma resposta a essa roubalheira.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
560
Reações
860
Pontos
784
Entendi.. daí vale?

94 Schumacher foi punido com a exclusão em 2 corridas pela Zuera que ele fez com o Hill algumas corridas antes... Uma punição totalmente desporprocional.

Soh por isso Hill tinha chances de ser campeão... O que Schumacher fez foi uma resposta a essa roubalheira.
Contra o Villeneuve foi resposta também? Espremer o Rubinho no muro? Bater de propósito no treino classificatório pro Alonso não fazer volta rápida? Ter no contrato que o companheiro de equipe não pode disputar com ele?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Se ele não for o melhor, acho que ele foi o cara mais corajoso, pois arriscou a vida várias vezes fazendo ultrapassagens incríveis, fora outras histórias dele, e a maioria dos pilotos o consideram como o melhor piloto de todos os tempos, inclusive o melhor da atualidade, o Hamilton, que o considera como o grande ídolo do esporte, o próprio Schumacher considera ele o número 1, e muitos outros também, até alguns que eram rivais dele e até inimigos na época:



Vocês precisam ver o respeito que o Hamilton tem por ele, o cara chega a se emocionar sempre que fala dele, isso que ele era garoto quando o Senna morreu, provavelmente não deve ter visto ele correndo ao vivo, um dos vídeos mais emocionantes que vi ultimamente foi ele pilotando a McLaren clássica do Senna:



Felizmente eu vi o Senna correr, mas foi um grande trauma de infância ter visto a morte dele em 1994, eu tinha 8 anos na época, foi como eu ter visto um super herói de verdade morrer... :ksnif
 
Topo Fundo