O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bacharelado x Tecnólogo

otzy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
471
Reações
124
Pontos
739
Bom dia,

estou no primeiro semestre de analise de desenvolvimento de sistemas, e tenho uma grande duvida se compensa continuar no tecnólogo ou se valeria a pena mudar para SI, o primeiro semestre aqui são as mesmas matéria, não teria problema mudar.

A questão é que a área realmente que eu mais gosto em TI é a parte de analise e desenvolvimento de sistemas, porem não queria ficar preso nisso, se mais pra frente surgisse algo na área de gestão ou de banco de dados queria também ter a oportunidade.

Pessoal que já tem mais experiencia ai poderia me dar uma luz?
 

Minotauro!=Centauro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.704
Reações
1.514
Pontos
379
Qual o nome da Faculdade?

Aqui em SP tem a FATEC, que, no caso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é praticamente equivalente ao Bacharelado em Sistemas de Informação, no conteúdo e na carga horária.

O problema, na maioria das vezes, são as particulares que não oferecem um curso de graduação em tecnologia com carga horária decente, além do conteúdo ser ruim.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Depende muito do quanto você tem pretensão de crescer, creio eu. E sim, para bacharelado e licenciatura, a carga horária mínima e 2400 horas.Mas é aquela coisa, já vi muito bacharel ganhar 2500 e técnico nos 5000. Tem que saber onde trampar.
 

otzy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
471
Reações
124
Pontos
739
Essa questão de crescer que me deixa na duvida, eu quero muito crescer e tenho medo de ADS me deixar muito focado em uma só área me restringindo de outras oportunidades.
 


Minotauro!=Centauro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.704
Reações
1.514
Pontos
379
otzy;9639007 disse:
Essa questão de crescer que me deixa na duvida, eu quero muito crescer e tenho medo de ADS me deixar muito focado em uma só área me restringindo de outras oportunidades.

Quais oportunidades? Se você já tem área na informática a seguir, só fazer uma faculdade voltada para essa área.
 

otzy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
471
Reações
124
Pontos
739
Minotauro!=Centauro;9639049 disse:
Quais oportunidades? Se você já tem área na informática a seguir, só fazer uma faculdade voltada para essa área.

Eu digo por exemplo se surge algo na área de banco de dados ou de gestão, e por eu ter feito ADS perder a oportunidade, entende?

Pois hoje eu não trabalho na área de analise e desenvolvimento, por isso não sei as oportunidades que podem surgir, trabalho no suporte.
 

Sundayrose

Veterano
Mensagens
1.325
Reações
28
Pontos
124
Você tem que pensar em quais são suas prioridades e o seus objetivos a curto, médio e longo prazo. O tecnólogo é bom porque você se qualifica de forma mais rápida para conseguir um emprego na área.

Minha opinião: termine o tecnólogo e depois se estiver trabalhando na área aí sim você faz bacharelado. Porque pelo menos uma formação você já terá para o mercado de trabalho. E também se você disse que algumas disciplinas são iguais, melhor ainda porque quando fizer o bacharel poderá talvez eliminar essas já feitas.
Fikadica
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Vale lembrar que tecnólogo de nível superior geralmente convalida matérias se tu fizer uma faculdade depois.
 

JrlegendrJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.012
Reações
8.870
Pontos
1.289
alguns concursos de nivel superior não aceitam tecnologo. fora isso e os problemas citados pelos demais users, n tem mta diferença. se vc precisa de um diploma mais rápido, faça o tecnologo, comece a trabalhar e depois faça SI. vai enriquecer seu curriculo, pois tecnologo ainda n é muito bem visto no mercado de trabalho por algumas empresas. principalmente se for comparar com grandes faculdades que possuem bacharelado.
 

otzy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
471
Reações
124
Pontos
739
Dei uma pesquisada aqui e parece que precisaria estudar mais dois anos para me formar em SI convalidando as matéria de ADS, vou dar mais uma pensada, mas parece uma boa solução.
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Eu sou formado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal do Ceará.
Agora estou fazendo Mestrado em Engenharia Elétrica na UNICAMP.

E sinceramente, não recomendo a ninguém um curso de tecnologia... Só serve se você quiser ser apenas um peão e não quiser estudar mais nada na vida.

Porque eu estou me f**end0 devido ao fato que a b*sta da minha graduação só tinha Cálculo I e Física I... Agora no mestrado estou precisando saber Cálculo avançado, Estatística e Programação avançada e eu não sei porra nenhuma disso, ou seja, estou correndo contra o tempo estudando essas coisas por mim mesmo junto com as disciplinas regulares do mestrado!

Pra mim só existe uma única vantagem em tecnologo que é se formar mais rápido, mas pra mim o resto é muita desvantagem! As empresas pagam pra um tecnologo o mesmo salário de um técnico, muitas não sabem nem o que diabos é um tecnologo! Pra consegui uma pós-graduação decente, como mestrado e doutorado, você tem que se fuder muito e babar muito professor sem falar no fato que você não saberá cálcular porra nenhuma de maneira decente (resolver equações diferenciais será apenas um sonho)!

Em resumo, como tecnologo eu tenho a impressão que todos os alunos do mestrado sabem mais do que eu! Eu não sei nem eletrônica avançada para fazer uma porqueira de uma fonte chaveada para meu projeto de mestrado! O pessoal do mestrado vive falando de redes neurais, processamento de imagens, machine learning, estatística, etc, etc e eu fico boiando escutando as conversas!
 

O-Jay

Veterano
Mensagens
1.936
Reações
197
Pontos
134
Depende muito da área, no caso do curso de TI, o tecnólogo vai focar em algo específico, redes por exemplo, já o bacharelado vai passar praticamente por todas as áreas de tecnologia.

Já ouvi falar que, tecnólogo é bom quando você já trabalha na área.
 

KiLLeRdezA

Veterano
Mensagens
1.718
Reações
8
Pontos
119
TECNÓLOGO

Vantagens:
Carga horária menor;
Normalmente noturno (é mais fácil trabalhar e estudar);
Inserção rápida no mercado de trabalho;
Foco em uma área específica;
Foco em atividades práticas;


Desvantagens:
Ainda praticamente não existem vagas em concursos públicos;
No setor privado ainda não existe reconhecimento para esses profissionais;
Remuneração normalmente menor que a de um bacharel;
Apesar de ser um curso superior e ter os mesmos direitos de prosseguir em pós-graduação igual um bacharelado/licenciatura, muitas universidades exigem carga horária mínima como pré-requisito;
Os conhecimentos do tecnólogo são mais específicos e práticos, ou seja, vai ter que se esforçar mais quando for exigido conhecimentos teóricos aprofundados em cálculo, física, etc.;
Maior dificuldade em mudar o nicho de especialização dentro da grande área do curso.

BACHARELADO

Vantagens:
Conhecimento teórico mais amplo;
Maior facilidade para prosseguir em atividades e carreira acadêmica (pós-graduação);
Mais facilidade em mudar o nicho de especialização na grande área do curso;
Mais vagas em concursos públicos;
Existe maior reconhecimento no setor privado;

Desvantagens:
Carga horária maior;
Pouco conhecimento prático;
Não possui conhecimentos muito aprofundados em um nicho específico, ou seja, tem um médio conhecimento sobre muitas coisas;
Normalmente não é noturno, ou seja, difícil conciliar trabalho com estudos.
 
Topo Fundo