O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Batman, qual a ordem?

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.326
Pontos
784
Pessoal, título quase autoexplicativo, hehe. Eu quando moleque sempre quis ler e entender profundamente a história do morcego, meu pai me presenteava aleatoriamente com alguns quadrinhos dele e logo peguei gosto pela história, mas por morar no interior, era sempre muito difícil conseguir algo sequencial, então agora depois de adulto resolvi buscar as scans na ordem cronológica, não necessariamente de lançamento, mas a ordem em que a história se passa. Não sou muito entendido dessa coisa de multiversos ou reedições com mudanças na história, mas imagino que isso deva ter no Batman, assim como tem nos X-men. Esses últimos, por incrível que pareça, consegui praticamente todos na ordem certinha, pelo menos até 2015 ou 16, tenho todos desde a década de 60, tudo organizado no kindle. Teria como me orientarem quanto o homem morcego pra eu começar a procurar sem ficar perdido nas histórias ou tô fadado a ler edições em que vilões aparecem falando com ele como se eu já os conhecesse? :klol
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.326
Pontos
784

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Quero dizer... essa é uma questão complexa, mesmo desde os anos 60 já tivemos várias versões diferentes do personagem.


Batman foi criado em 39 pelo Bob Kane, publicado originalmente na Detective Comics que nessa época era uma antologia que colecionava várias histórias diferentes na mesma edição, muito focada em histórias de crime, faroeste, etc... nessa época o conceito de história para adulto ou criança ainda não existia de forma clara, então as tramas geralmente tinham diálogos escritos para adultos, dezenas de personagens diferentes e acontecendo em várias localidades diferentes, mesmo que ainda não existisse consolidado um conceito funcional de narrativa bem estabelecido, o Batman do Bob Kane não tinha realmente nenhum background, era só um cara vestido de morcego com uma pistola que matava se conveniente.

Eventualmente o Bill Finger começou a escrever o Batman, ele então criou vários conceitos famosos, como o Robin, a origem do Batman, vilões como o Coringa, Duas Caras, Pinguim, Mulher Gato, bugigangas, etc... com a introdução do Robin as histórias se tornaram extremamente populares com um público infantil, inclusive ganhando uma revista secundária dedicada somente para o Batman, nessa época as histórias haviam sido simplificadas para atrair o público mais jovem, mas como boa parte das vendas da Detetive Comics eram na realidade exportação para soldados na guerra, ainda era um meio termo que tentava atrair ambos públicos.

Nota que muitos conceitos do personagem mudaram muito em pouco tempo, o próprio Alfred teve em poucos anos duas versões completamente diferentes e até com nomes diferentes, mesmo mantendo a mesma ideia de alivio cômico como detetive particular amador.

Quando a guerra acabou, o foco das revistas mudou completamente para o público infantil, as histórias foram bastante simplificadas, basicamente Batman e Robin iam para lugar X, enfrentar vilão Y e que geralmente tinha uma armadilhada preparada para eles (geralmente uma cela ou vidro que caia do teto para cobrir os personagens), as histórias eram bem bobas, com diálogos bobos e geralmente a parte do crime foi gradualmente ficando cada vez menos explicita, muitas histórias terminavam com o Coringa irritado e o Batman e o Robin rindo de alguma coisa.

No inicio dos anos 50 eles experimentaram um formato para um público jovem um pouco mais velho, com histórias onde a narrativa era mais complicada e basicamente consistia em um mistério que tinha várias dicas ao longo da história e que eventualmente iria ser resolvido pelo Batman, enquanto o crime voltou a ser um pouco mais fielmente representado nas histórias.

Isso durou até metade dos anos 50, então várias situações no mercado de quadrinhos ocorreram, quadrinhos adultos de horror e crime estavam em uma alta histórica, cada vez mais explícitos e vendidos no mesmo lugar que as outras histórias para crianças, enquanto ao mesmo foi publicado um livro que usava uma ciência furada para implicar que quadrinhos tinham responsabilidade na alta de crime, drogas, etc... esse mesmo livro também pegou vários quadros sem contexto das histórias do Batman para implicar que ele era homossexual e pedófilo, enfim essa história acabou em uma sessão do congresso onde vários responsáveis pelo mercado de quadrinhos foram chamados para depor... e fizeram um trabalho terrível em mostrar que o mercado de quadrinhos era uma indústria séria.

A consequência disso foi o nascimento do selo de autoridade dos quadrinhos que basicamente regulamentava o conteúdo das historias, na época muitas bancas de jornais se recusariam a vender revistas sem esse selo por medo de boicotes, o problema para as histórias do Batman é que demonstrar certos crimes, armas, certos tipos de violência, certas palavras, figuras de autoridade, etc... virou um enorme problema, nessa época tivemos a famosa fase de alienígenas e monstros, onde o Batman e Robin constantemente enfrentavam ameaças de outros planetas, tecnologias incríveis, super poderes, viagem no tempo, etc... personagens como o cara de barro (com poderes), batwoman e batgirl (as originais, não a Kate e a Barbara) nasceram nessa época, enquanto as histórias se tornaram cada vez mais absurdas, como por exemplo o Batman temporariamente mudando seu nome para starman, pilotando um starplane e tendo como sidekick o starboy... pois quando acidentalmente colocaram o batsinal na cara dele... ele ficou com medo do símbolo do Batman, incluindo do uniforme...

No começo dos anos 60, a MARVEL basicamente estava ignorando o selo de autoridade, a DC gradualmente começou a fazer a mesma coisa, as histórias do Batman estavam ficando gradualmente com uma tonalidade mais séria, retornando vários aspectos populares dos personagens, mesmo que histórias com monstros e alienígenas ainda continuassem, nessa época eles brincaram bastante com a cronologia do personagem, revelando que o Thomas Wayne tinha sido o primeiro Batman e o morcego apenas fez o Bruce recordar as memórias de quando era criança, ironicamente o Bruce também foi o primeiro Robin em outra história completamente não relacionada.

Tudo isso durou até torno de 65, onde a DC resolveu revitalizar de vez o personagem com o Gardner Fox, com um novo visual e histórias mais sérias (mesmo que ainda para o público infantil), basicamente ignorando completamente todas as histórias de monstros e alienígenas que haviam acontecido pouquíssimo tempo antes (mesmo que ele ainda continuassem com aventuras absurdas na revista da liga da justiça...), apenas mantendo alguns aspectos como pseudo ciência para explicar super poderes, inclusive o Alfred morreria logo na segunda edição dessa fase do Gardner Fox (mesmo sendo ressuscitado como um super vilão alguns anos depois).

Isso é importante, porque cronologicamente a DC viria eventualmente a oficialmente considerar essa fase do Gardner Fox a primeira aparição oficial do Batman da terra 1, todas essas histórias que eu citei anteriormente são consideradas do Batman da Terra 2 (da Sociedade da Justiça) e não contam na cronologia atual do personagem.

Apesar de que muita gente considera que as fases do Denny O Neil e do Frank Robins dos anos 70 foram de fato o inicio da versão moderna do Batman, onde as histórias realmente eram muito mais sérias.


Em diante... mesmo que eventualmente eventos fora do universo do Batman alterem ou resetem a cronologia do personagem, as histórias podem ser seguramente seguidas de forma contínua, geralmente as histórias recontam os eventos que foram alterados para o leitor não ficar completamente perdido.
 

Guyver

Bam-bam-bam
Mensagens
2.586
Reações
5.075
Pontos
288
Sinceramente, só recomendo algo dos anos 1970 pra cima. Antes disso é uma vergonha alheia.
 


Guyver

Bam-bam-bam
Mensagens
2.586
Reações
5.075
Pontos
288
Lembro de uma história antiga bem tosca do aranha. Ele perde os poderes por um tempo e some, e o Jameson fica tão obcecado com isso que liga trocentas vezes pro quarteto pra ver se eles sabem algo. :klol
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.906
Reações
28.702
Pontos
803
Lembro de uma história antiga bem tosca do aranha. Ele perde os poderes por um tempo e some, e o Jameson fica tão obcecado com isso que liga trocentas vezes pro quarteto pra ver se eles sabem algo. :klol
É por bizarrices como essa, que eu prefiro os quadrinhos antigos ao invés dos atuais/recentes. :ksorriso
 

Ounicologindisp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
307
Reações
52
Pontos
724
Batman: ano um
O longo dia das bruxas
Veneno
O Messias
Acossado
A espada de Azrael
Para começar esses ai são ótimos, dão uma boa visão do inicio da carreira do morcego
Eu gostava muito das mini-series que a Abril lançava "Um conto de Batman"
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.744
Reações
8.307
Pontos
453
Para mim um bom ponto de inicio seria:

Ano um
O Longo dia das Bruxas
Hush (Acho que esse arco foi traduzido como "Silencio", mas não tenho certeza)
A Corte das Corujas (Se quiser algo mais atual)
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.744
Reações
8.307
Pontos
453
É por bizarrices como essa, que eu prefiro os quadrinhos antigos ao invés dos atuais/recentes. :ksorriso

Nada supera o batman vestido de rosa.

4819105-batmancostumes-1284704031_cagc.jpg
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Rainbow-Batman.png

Isso acontece bastante com impressão, tem uma margem normal de desvio nas cores, ainda mais que a tinta vai gastando ao longo da impressão, nesse caso provavelmente o magenta enfraqueceu demais e na combinação das outras tintas gerou um rosa, a própria camisa do Robin está mais laranja do que vermelha.


E sabe porque? Porque ele queria desviar a atenção dos bandidos que o braço do Robin estava fraturado.

Ele poderia deixar o Robin descansar em casa, mas eu suponho que tem gente que só precisa de uma desculpa para vestir rosa...



Mas eu sempre me divirto com essa história:

Batman-Starman01.jpg


Alguém colocou o batsinal na cara do Batman, então ele ficou com medo do símbolo do Batman, então ele fica com medo até do uniforme, dai ele decide mudar de marca para star man, com inclusive um star plane.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.420
Reações
6.696
Pontos
1.449
Rainbow-Batman.png

Isso acontece bastante com impressão, tem uma margem normal de desvio nas cores, ainda mais que a tinta vai gastando ao longo da impressão, nesse caso provavelmente o magenta enfraqueceu demais e na combinação das outras tintas gerou um rosa, a própria camisa do Robin está mais laranja do que vermelha.


E sabe porque? Porque ele queria desviar a atenção dos bandidos que o braço do Robin estava fraturado.

Ele poderia deixar o Robin descansar em casa, mas eu suponho que tem gente que só precisa de uma desculpa para vestir rosa...



Mas eu sempre me divirto com essa história:

Batman-Starman01.jpg


Alguém colocou o batsinal na cara do Batman, então ele ficou com medo do símbolo do Batman, então ele fica com medo até do uniforme, dai ele decide mudar de marca para star man, com inclusive um star plane.
Os dois pulando assim pra enfrentar de frente três caras armados, com essas roupas ultra coloridas ao luz do dia é dose. Esses bandidos devem ter a mira péssima.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Os dois pulando assim pra enfrentar de frente três caras armados, com essas roupas ultra coloridas ao luz do dia é dose. Esses bandidos devem ter a mira péssima.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk

Quero dizer, não é como se o autor e o artista não tivessem noção disso, eram histórias para crianças, mas depois de certo ponto tinha um toque de ironia e sátira bem notável, eles estavam propositalmente tentando criar o visual mais absurdo e impactante para impulsionar as vendas.

Em termos de estrutura dessas histórias, armas eram apenas um elemento visual, acho que só no início doe anos 40 os bandidos atiravam, nos anos 50 e 60 eles basicamente apenas miravam e sempre apanhavam antes de atirar.

Para ser justo, se vestir de morcego e a noite, não te faz um alvo muito mais difícil, por muito tempo o Batman usava o circulo amarelo no peito, para que os bandidos focassem nele, que era o ponto mais resistente do uniforme dele, não que seja realmente mais plausível.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
Aproveita que esse mês a Panini vai reimprimir Batman Xamã. Se passa imediatamente após o Ano Um.
 
Topo Fundo