O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


BBC e El País, e a política brasileira

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
De uns tempos pra cá, tenho notado que a BBC e o El País tem adotado uma postura de esquerda ao falar da política brasileira em geral.

O El País especificamente, e infelizmente ao meu ver, as vezes tem um viés tão forte que fica impossível não perceber.

Vocês concordam com isso, ou pensam que não seja o caso? Respondam com sinceridade.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
De uns tempos pra cá, tenho notado que a BBC e o El País tem adotado uma postura de esquerda ao falar da política brasileira em geral.

O El País especificamente, e infelizmente ao meu ver, as vezes tem um viés tão forte que fica impossível não perceber.

Vocês concordam com isso, ou pensam que não seja o caso? Respondam com sinceridade.
É bem simples entender isso e é um tópico que José Maria Trindade da Jovem Pan vez e outra fala sobre.

Correspondente de jornal estrangeiro tem alergia da cidade de Brasilia, que é onde a política ocorre. Muito frequentemente se estabelece na Zona Sul do Rio, ou pela região dos lagos, ou pelas áreas centrais de São Paulo e por lá fica. É uma fonte de segunda mão de informações, condensando notícias locais e traduzindo coisas daqui para a sede. E como sabe que esses jornais pouca ou nenhuma importância dão para o Brasil, ele opera quase sem supervisão, podendo escrever qualquer porcaria que o diretor de redação lá fora está cagando. Até apelar para plágio na cara de pau.

Já a BBC Brasil sei lá. Parece uma biruta doida apontando para todo lado dependendo do dia. Eles tem redação de verdade no Brasil e correspondentes de verdade em Brasilia, não é só um “correspondente” vivendo sozinho aqui como costuma ser. Mas parece que ali dentro cada aponta para onde quer. As vezes solta matérias de super alta qualidade, outras vezes fica por semanas só com b*sta uma linha acima de um jornal de fofocas, e então fica pendulando da esquerda para a direita.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.840
Reações
70.232
Pontos
1.279
El Pais ja faz tempo que vc percebe que emitem mais a opnião deles que a noticia em si.

BBC ja não sei.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Mas el país salvo engano e confessamente de esquerda. Lá fora jornal tem lado político claro,não e aqui onde todas as mídias se dizem imparciais

BBC não acho que seja esquerda não,nunca vi nada que indicasse isso. As reportagens deles sempre apontam os fatos de maneira acurada imo

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 


Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Mas el país salvo engano e confessamente de esquerda. Lá fora jornal tem lado político claro,não e aqui onde todas as mídias se dizem imparciais

BBC não acho que seja esquerda não,nunca vi nada que indicasse isso. As reportagens deles sempre apontam os fatos de maneira acurada imo

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

Pelo menos a sucursal brasileira costuma ser bem esquerdista as vezes.
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Pensei que o que o El Pais era assumidamente de esquerda.


Enviado do meu iPhone 6S usando Tapatalk
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
se fossem de direita haveria este questionamento ?

no fim, o jornal pode ter o viés que quiser, até onde eu sei, as pessoas não são obrigadas a lerem qualquer jornal ou site

aí, fica a cargo de cada um escolher onde se informar, seja jornal, site A ou B, ou youtube e whatsapp A ou B
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
se fossem de direita haveria este questionamento ?

no fim, o jornal pode ter o viés que quiser, até onde eu sei, as pessoas não são obrigadas a lerem qualquer jornal ou site

aí, fica a cargo de cada um escolher onde se informar, seja jornal, site A ou B, ou youtube e whatsapp A ou B

Maravilha. Só não pode fingir que faz um jornalismo isento.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
se fossem de direita haveria este questionamento ?

no fim, o jornal pode ter o viés que quiser, até onde eu sei, as pessoas não são obrigadas a lerem qualquer jornal ou site

aí, fica a cargo de cada um escolher onde se informar, seja jornal, site A ou B, ou youtube e whatsapp A ou B

O grande problema da BBC e do El País é que ambos se passam por "jornalismo isento e responsável" ao mesmo tempo em que propagam ideologia.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
mas eles pregam que são isentos onde ?

de qualquer forma, se o faz, é errado, até pq não existe imparcialidade, todo mundo é parcial, faz parte

eu mesmo dou muito mais valor quando alguém "assume" logo o que é (em qualquer coisa e em qualquer sentido) do que quando fica com rodeinhos ...

é de direita ? ok mas "assuma" , é de esquerda? ok, mas "assuma" , é de centro? ok .. e assim por diante
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.179
Reações
103.995
Pontos
1.299
Não entendo a surpresa, acompanho o El País de longa data, e pra mim era notável que seus artigos mais pareciam feitos por um DCE de esquerda.
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
Se não me engano a BBC é uma empresa estatal britânica, então é óbvio que vai tender para um lado mais estatista na hora de falar de "privatizações" por exemplo. É a coisa que mais me incomoda, eles fazem até um levantamento de dados interessante, mas ela gosta de dar um peso igual para situações que já estão ultrapassadas.

Acho que as pessoas confundem imparcialidade. Ser imparcial é relatar os fatos abertamente, doa a quem doer. O problema é que pra escrever uma notícia ela tem que pegar de uma fonte que geralmente é o governo, que já se provou realmente parcial. Eliminar adjetivação em um jornal já ajuda bastante, mas a pesquisa própria vai além. Quem diz que não é imparcial e brada como sendo uma coisa boa é que é o verdadeiro câncer do jornalismo. Porque um bom jornalista não tem opinião. Você é imparcial quando mostra o resultado de um jogo, "Brasil 1 x 1 Panamá". Você é imparcial ao mostrar os gols. Continua sendo imparcial ao mostrar que um gol era ilegal e o juiz mandou seguir mesmo assim. Você deixa de ser imparcial quando fica sugando as bolas do Neymar, quando passa a matéria toda só falando do Brasil e ignorando o Panamá, ou só caça comentários polêmicos dos panamenhos sobre o time do Brasil.

Quando você fala "Eu não sou imparcial, sou defensor de determinado ponto de vista politico" você já contaminou a notícia antes mesmo da manchete. Um bom jornalista é imperceptível, ele deve assinar uma matéria para demonstrar responsabilidade com o fato que relata, mas é o único elemento pessoal que deve haver em uma matéria. Dar o mesmo peso para a narrativa do "golpe" que para a realidade do impeachment é o equivalente a acreditar que o Brasil vendeu a copa de 2014 a pedido de dirigentes da Fifa e etc. Jornalismo não tem que ser democrático, é uma ditadura, a ditadura dos fatos. Se não é fato, fique na sua. Mas a sanha de ganhar dinheiro vendendo narrativas para o seu público alvo e eles contaminarem o debate público é mais importante.

Jornalista não é cientista pra dar respostas, ele só é um canal de comunicação. E o melhor canal é o que menos deixa ruídos interferirem na mensagem. E nisso o jornalismo atual tá afundado. Por isso ele perde a relevância atual. Em guerra de ruído, ganha quem grita mais alto na hora certa e para as pessoas certas. Mas de tanto grito, uma hora o público se rebela, ou ataca os gritões ou simplesmente abafa o som e o ignora. Aí quando o grito é um motivo de real preocupação, ninguém vai escutar. É o preço que se paga por querer ser honesto sobre a sua desonestidade.

Acho que a ideia que tentam empurrar goela abaixo de que "imparcialidade não existe" é o que o matou, quando tava todo mundo tentando o salvar. Foi a coisa que mais me decepcionou na área.
 
Topo Fundo