O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


BBLOADER o mais novo Launcher pro nintendo wii.

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Olá meus queridos, venho comunicar vocês da criação e disponibilização do mais novo Launcher pra rodar jogos de Nintendo Wii e Nintendo Game cube, no Nintendo Wii, o mesmo utiliza a tecnologia do Hidra que permite emular o wii remote, nunchuck e clássico controle com um controle de game cube, o projeto foi feito pelo Italiano Aurélio, criador e administrador e criador do fórum "bitbuilt.net" que é voltado a projetos de consoles portáteis incluindo o wii portátil.

Ressalvo informação importantes: O projeto ainda é beta e podem acontecer alguns Bugs esporádicos, mas o Aurélio esta ja pensando em atualizações do mesmo.

Precisa Ter o Prilloader Instalado e Configurado no Nintendo Wii.
Precisa ter um controle de Game Cube.
Precisa que o dispositivo USB esteja formatado em FAT32.
Nem todas as marcas de dispositivos USB são compatíveis, mas o Aurélio esta trabalhando pra mais adições de compatibilidade pro mesmo.

Segue o post traduzido do Aurélio

Após muitos meses de desenvolvimento, o BitBuilt se orgulha de lançar a primeira versão beta pública do BBLoader, o novo carregador de jogos projetado especificamente para portáteis Wii, substituindo o antigo e incorreto PortablizeMii.
A partir de agora, esta é uma versão beta, portanto, pode haver bugs desconhecidos e ainda faltam alguns recursos, prossiga com cuidado. Os recursos atuais do BBLoader incluem:
  • Novo front-end completamente desenvolvido do zero e com portáteis Wii em mente
  • Instalador embutido que detecta automaticamente se o BBL não está instalado e solicita que o usuário o instale
  • Patches VGA integrados. O instalador também força 480p se o VGA for selecionado, para que você não precise ativá-lo nas configurações do menu Sistema.
  • O neek2o foi substituído pelo Hiidra para inicializar jogos do Wii
  • Melhor compatibilidade USB para jogos do Wii
  • O módulo BT não é mais necessário para inicializar jogos do Wii
  • O GC2Wiimote está integrado no Hiidra e as configurações por jogo podem ser modificadas diretamente no BBLoader pressionando B em um jogo selecionado. O BTWiimoteInject também não é mais necessário
  • Sistema Bootloader que facilita as atualizações, como arrastar e soltar novos arquivos na sua unidade USB
No momento, a inicialização dos canais VC e Wii não é suportada. Também a inicialização de jogos emulados ainda não está integrada na interface do usuário. Estes virão em um futuro próximo.

Para instalar o BBLoader, você precisa ter o seu Wii já hackeado (ou seja, o canal de homebrew está instalado) e atualizado. Em seguida, basta seguir estas etapas:
  1. Descompacte o arquivo na raiz da sua unidade USB, certificando-se de mesclar as pastas e não substituí-las (para manter todos os outros homebrews que você já possui)
  2. Ligue a sua unidade USB ao seu Wii e ligue-o
  3. Inicialize o BBLoader a partir do canal de homebrew, pós-carregador ou o que você tiver
  4. O BBLoader detectará se ele não está instalado no momento e solicitará que você faça isso
  5. Pressione A para iniciar o instalador
  6. Após a conclusão da inicialização, o instalador executará uma verificação de integridade. Se reclamar da falta de alguns módulos IOS, verifique a nota no final.
  7. Você será solicitado a selecionar se deseja corrigir o módulo WiFi e se deseja VGA. Se você não possui o módulo WiFi na sua placa ou planeja removê-lo, certifique-se de ter a opção "Patch out WiFi" configurada como yes.
  8. Depois de selecionar as opções desejadas, pressione Iniciar / Página Inicial uma vez.
  9. O instalador mostrará as opções selecionadas e solicitará confirmação. Para continuar, segure Start / Home por alguns segundos até o processo iniciar.
  10. Aguarde até o final do processo, levará cerca de um minuto e saia para o BBLoader.
A partir de agora, o BBLoader inicializará automaticamente ao ligar o seu Wii.

A interface do usuário é bastante simples, embora ainda esteja em desenvolvimento. Os controles básicos são:
  • DPad / stick esquerdo para percorrer os diferentes jogos
  • A para iniciar um jogo
  • B para abrir o menu de configuração por jogo
  • C-Stick para alternar entre os diferentes menus do jogo (GC, Wii, homebrews, ...). Basta mover o C-Stick e uma roda seletora será exibida. Manter o C-Stick em uma posição por alguns segundos confirmará a seleção
NOTA se a etapa 6 falhar: o instalador do BBL pega os módulos IOS necessários do NAND do seu Wii. Se o seu Wii não estiver atualizado, é possível que o instalador não consiga encontrar alguns dos módulos necessários. Nesse caso, o instalador tentará obter esses módulos dos seguintes wads do IOS que devem ser colocados na raiz da sua unidade USB:
  • IOS36-64-v3608.wad
  • IOS58-64-v6176.wad
  • IOS80-64-v6944.wad
Não forneceremos esses arquivos, mas você pode obtê-los facilmente.

As atualizações chegarão nos próximos dias / semanas. Se você tiver sugestões ou quaisquer outros comentários, informe-me aqui ou no Discord.


PS: BBLoader e Hiidra não seriam possíveis sem a ajuda das seguintes pessoas:
  • marcan42, por responder a qualquer uma das perguntas que eu tinha sobre a arquitetura do Wii e os IOSes
  • Gman e Noah pelo apoio no desenvolvimento e teste do BBLoader
  • CrashBash por projetar a incrível obra-prima que é o logotipo de inicialização do Hiidra
  • Qualquer desenvolvedor que tenha lançado coisas para o Wii ou contribuído para sua engenharia reversa
  • Todos os meus apoiadores do Patreon
Registro de alterações da versão:
v1.1: -
Suporte adicional para jogos GC CISO -
Melhoria do suporte VGA -
Corrigido um problema com jogos WBFS divididos -
Comprimento máximo do caminho aumentado para jogos WBFS -
Compatibilidade melhorada de unidades USB
Link do projeto pra fazer o download do BBLoader


Video sobre a instalação do mesmo feita pelo amigo Hard Level




Dicas: se for usar o wiifi do wii, quando o mesmo pedir Wiifi patches deixe em "NO" por padrão vem como YES porque no wii portátil não precisa do wiifi.

Logo que instalei ocorreu do meu Mobre Brew Channel ficar de cabeça pra baixo, se isso ocorrer precisa passar o DOP-Mii WiiBrew Edition v16 pra corrigir o IOS e deixar o HBC de volta a normalidade.



Ainda não é possível fazer o IGR nos jogos de Wii por ele, mas o IGR nos jogos de game cube por ele funcionam normalmente.

Logo que instalar, ele vai assumir o boot primário do teu nintendo wii, pra mudar a forma de boot do nintendo wii só mudar em settings o autoboot no priiloader.

Por ser beta não são todos os jogos que vão funcionar e o Hydra não permite fazer a mudança de IOS pra cada jogo como pode ser feito no USB Loader GX e no Wiiflow.

O mapper de cada jogo pode ser feito manualmente podendo assim deixar o controle com a configuração que mais agradar.
 
Ultima Edição:

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.562
Reações
1.678
Pontos
353
Eu nao testei ainda, mas quero usar essa funcionalidade do gc2wiimote:

Muitos jogos só podem ser jogados com o wiimote de lado, e gostaria de usar outros controles, tipo o do gamecube mesmo, ou algum outro controle adaptado na porta do gamecube.

Assim que eu testar, dou um feedback aqui.

Só pra constar, é ALTAMENTE aconselhável que isso seja instalado na emunand e nao na nand oficial. O risco de brick é alto, segundo as informações que entendi.
 
Ultima Edição:

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Eu nao testei ainda, mas quero usar essa funcionalidade do gc2wiimote:

Muitos jogos só podem ser jogados com o wiimote de lado, e gostaria de usar outros controles, tipo o do gamecube mesmo, ou algum outro controle adaptado na porta do gamecube.

Assim que eu testar, dou um feedback aqui.

Só pra constar, é ALTAMENTE aconselhável que isso seja instalado na emunand e nao na nand oficial. O risco de brick é alto, segundo as informações.


O funcionamento do BBLoader é diferente do seu antecessor o gc2wiimote, agora o o BBloader esta muito mais evoluído e trabalha com o novo sistema hidra, inclusive com o bbloader tu pode ativar e mappear jogo por jogo de wii direto pelo bbloader, e se quizer usar o wii remote pra jogar sem usar o sistema hidra é só deixar a parte gc2wiimote desativada pro jogo especifico, precisa ter o priiloader instalado e configurado é obrigatório, eu acredito que não vá funcionar pelo nand emulada o bbloader, o que rodava pela nand emulada era o PortablizeMii era o sistema launcher anterior criado pelo Aurélio ele era muito bugado o bbloader é muito melhor, o bbloader ainda não é compatível com Virtual Console, WiiWare e Emuladores ( segundo o Aurelio vão ser incluídos no futuro em um sistema, parecido com o de plugins do wiiflow), lembrando depois que instalar o bbloader no wii ele vai sim modificar IOS fato e o wii vai ter ganhos e limitações, mas é um preço que eu estava disposto a pagar, um dos bugs que ocorreu, foi as VC que eu tinha instalado na nad e passado pro sd card, quando ia carregar as mesmas dava erro de autenticação, mas se eu instalar as mesmas pela emunand rodam perfeitamente, pra mim um bug aceitável.
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.562
Reações
1.678
Pontos
353
O funcionamento do BBLoader é diferente do seu antecessor o gc2wiimote, agora o o BBloader esta muito mais evoluído e trabalha com o novo sistema hidra, inclusive com o bbloader tu pode ativar e mappear jogo por jogo de wii direto pelo bbloader, e se quizer usar o wii remote pra jogar sem usar o sistema hidra é só deixar a parte gc2wiimote desativada pro jogo especifico, precisa ter o priiloader instalado e configurado é obrigatório, eu acredito que não vá funcionar pelo nand emulada o bbloader, o que rodava pela nand emulada era o PortablizeMii era o sistema launcher anterior criado pelo Aurélio ele era muito bugado o bbloader é muito melhor, o bbloader ainda não é compatível com Virtual Console, WiiWare e Emuladores ( segundo o Aurelio vão ser incluídos no futuro em um sistema, parecido com o de plugins do wiiflow), lembrando depois que instalar o bbloader no wii ele vai sim modificar IOS fato e o wii vai ter ganhos e limitações, mas é um preço que eu estava disposto a pagar, um dos bugs que ocorreu, foi as VC que eu tinha instalado na nad e passado pro sd card, quando ia carregar as mesmas dava erro de autenticação, mas se eu instalar as mesmas pela emunand rodam perfeitamente, pra mim um bug aceitável.

Eu imaginei que, se vc acessar o homebrew channel pela emunand ao invés da nand, daria certo. Ele vai dar erro?


Lá no topico oficial do bit Builder, o dev fala que pra voltar pra stock nand, é só dá o load no sysmenu pelo priiloader. Então creio que a nand nao será reescrita, e sim, esse hiidra nada mais é que um tipo de emunand, alternativa (e melhor que) a U/S neek. Espero que nao tenha entendido errado. Estou confirmando lá no topico.
 
Ultima Edição:

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Eu imaginei que, se vc acessar o homebrew channel pela emunand ao invés da nand, daria certo. Ele vai dar erro?

Acredito mano que o bbloader va bem a fundo na nand real do wii inclusive atualizando IOS, na verdade ele não foi projetado pro Wii normal (estamos usando um bonus) ele é todo projetado pra ser usado pelo G-Boy kit, que é um kit pra fazer wii portátil criado peloAurélio e um grupo, nessa placa não vai ter system menu, é como se fosse um Arduíno, o boot do wii vai ser o bbloader e ele se tornaria o system menu e através dele tu vai com o C do controle de game cube ir pra HBC, VC, Emulador, GC, WII...
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.562
Reações
1.678
Pontos
353
Acredito mano que o bbloader va bem a fundo na nand real do wii inclusive atualizando IOS, na verdade ele não foi projetado pro Wii normal (estamos usando um bonus) ele é todo projetado pra ser usado pelo G-Boy kit, que é um kit pra fazer wii portátil criado peloAurélio e um grupo, nessa placa não vai ter system menu, é como se fosse um Arduíno, o boot do wii vai ser o bbloader e ele se tornaria o system menu e através dele tu vai com o C do controle de game cube ir pra HBC, VC, Emulador, GC, WII...
Boto fé, então nao importa por onde vc dá load nele, ele vai fazer a mágica no kernel do wii, imagino.
 


Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.210
Pontos
303
Legal ter mais uma opção ao USB Loader GX (apesar de que esse continua imbatível) e bom que há atualizações envolvendo o Wii,pois deixei de seguir o cenário em 2017 e agora que comprei outro fiquei preocupado em relação aos aplicativos,talvez achando que não tivessem mais disponíveis ou rareando como os do DS.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
Esse rolê de jogar games do Wii com controle de Game Cube é só instalando esse loader aí?
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.572
Pontos
614
Ficar só de olho por enquanto, até o projeto amadurecer melhor..

Queria muito era um bom suporte a controles USB, pra poder comprar modelos clássicos e usar direto no Wii, ainda não tem nenhum loader com essa função assim não?
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.562
Reações
1.678
Pontos
353
Ficar só de olho por enquanto, até o projeto amadurecer melhor..

Queria muito era um bom suporte a controles USB, pra poder comprar modelos clássicos e usar direto no Wii, ainda não tem nenhum loader com essa função assim não?
De gamecube tem o nintendont. Funciona algums controles.


Aparentemente o gc2wiimote dá pra instalar standalone sem o bbloader, e na emunand, pra evitar brick. Nesse caso, postloader na emunand é seu melhor amigo. por sua conta e risco.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.210
Pontos
303
Bota risco nisso,por mais interessante que seja eu acho até desnecessário já que o USB loader GX é muito bom e se bem me lembro o nintendont aceita alguns controles USB mas é bem trabalhoso configurar isso.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.572
Pontos
614
De gamecube tem o nintendont. Funciona algums controles.


Aparentemente o gc2wiimote dá pra instalar standalone sem o bbloader, e na emunand, pra evitar brick. Nesse caso, postloader na emunand é seu melhor amigo. por sua conta e risco.
Bota risco nisso,por mais interessante que seja eu acho até desnecessário já que o USB loader GX é muito bom e se bem me lembro o nintendont aceita alguns controles USB mas é bem trabalhoso configurar isso.

É, vale muito a pena não.. Queria era pra usar controle de Mega ou Saturn USB em emulador de MD, por exemplo..
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.562
Reações
1.678
Pontos
353
É, vale muito a pena não.. Queria era pra usar controle de Mega ou Saturn USB em emulador de MD, por exemplo..
alguns emuladores tem funcionalidade de controle usb, acho que um fork do snes9xGX, nao tenho certeza se do genplus tem, mas voce pode procurar. mesmo assim, nao é certeza que seu modelo específico de controle usb será reconhecido, só os mais famosos, tipo dual shock 3.
 
  • Curtir
Reações: Yon

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Ah, o que é interessante é jogar pelo controle de GC... vou deixar amadurecer pra mexer nisso depois.

Com o passar dos anos, eu consegui os controles de originais de Gamecube e um Classic Remote. Vale muito a pena. Mas ainda penso no adaptador de N64 pra alguns jogos do Virtual Console e talvez, de SNES (o Classic dispensa muito o controle de SNES, mas...)
 
Topo Fundo