O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.928
Reações
1.908
Pontos
553
Quanto a Epic Games, baixe o Heroic, é um frontend do Legendary, que pega os jogos diretamente da Epic Games.


Quanto ao Origin, qual o problema, é só procurar no Lutris e instalar, tem algum erro ao fazer isso?

Caso precise de um tutorial, tem esse que é bem completo:

Opa vlw comecei a usar o Heroic.

Origin clico pra abrir pelo lutris e não acontece nada.
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.928
Reações
1.908
Pontos
553
Veja no tutorial acima, a parte de ativar as libs de 32 bits e instalar o wine:

libs 32-bit: sudo dpkg --add-architecture i386

Wine:

Bash:
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
sudo apt-key add winehq.key
sudo add-apt-repository 'deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ focal main' -y
sudo apt update
sudo apt-get install --install-recommends winehq-staging -y
sudo apt-get install libgnutls30:i386 libldap-2.4-2:i386 libgpg-error0:i386 libxml2:i386 libasound2-plugins:i386 libsdl2-2.0-0:i386 libfreetype6:i386 libdbus-1-3:i386 libsqlite3-0:i386 -y

Tirei o wine q tinha e fiz esse processo agora a pouco e continuou a mesma coisa. As vezes acho o linux muito burocratico ta doido.
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.928
Reações
1.908
Pontos
553
Outra coisa, estou apanhando para mudar a unidade onde instalo os jogos da steam, não me da opção de ir em outra unidade.

216441

É normal no linux o hd ficar como unidade removivel?
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.928
Reações
1.908
Pontos
553
Complicado mesmo, mas lembre-se que o Origin não é uma aplicação do Linux, então fica sujeito a variações que ocorrem no Windows. Já tentou remover o Origin e reinstalar?



Esse outro HD está em que formato, o padrão do Windows (NTFS)? Se for, o Steam não reconhece. Para reconhecer, o HD tem que estar formatado em formato do Linux, como EXT4.

Quando a montagem, toda a unidade fora da raiz do sistema, é considerada como unidade removível.


Já reinstalei.
Acho que vou esperar sair a versão nova da steam os pra tentar me adentrar de novo no linux.
Obrigado pela ajuda!
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Parece que o Paladins tá rodando com o Proton GE (fonte: reddit). Antes não rodava por conta do EAC
Era fake, o cara do reddit deu sorte mas a situação é muito difícil de reproduzir
 
Ultima Edição:

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
pessoal, bom dia. tudo certo?

tava querendo alugar uma vps para hospedar os meus próprios serviços tais como email, servidor calibre, matrix, armazenamento na nuvem, etc. mais ou menos o que o povo faz nesse sub. entretando sou um completo noob e n sei por onde começar, alguém pra dar uma luz?


um abraço e ótima semana à todos.

Ps: ja perguntei isso em outro forum, n lembro se foi aqui. peço perdão se estiver repetindo meu post.
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Acho que tenho um jogo que não rodava antes dos Anti cheat anunciar suporte a Linux

O Horizon Chase Turbo que foi dado na Epic nao rodava, fui testar novamente e agora esta rodando

Imagino que era o DRM da Epic porque esse game na Steam tem versao nativa para Linux, a versão de Windows não deve ser muito diferente
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Falando de bootloader, eu gosto muito do rEFInd, aceita temas e é bem fácil de instalar, como está configurado no meu PC:

Visualizar anexo 216268

Uma coisa que eu gosto nele é que ele mostra os drives usb, então não precisa entrar no menu da bios para bootar num USB.
Po cara, que excelente dica. Quando eu fizer dual boot certamente vou usar esse daí. GRUB muito datado, apesar de funcional.

A Sony vai ampliar o uso de Linux nos seus produtos e expandir pros mercados de jogos e cinema:


Quem sabe o PS6 saia do BSD é vá pro Linux.
As licenças do BSD não são mais permissivas que GPL? Não sei se é muita vantagem usar Linux em um console fechado.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Po cara, que excelente dica. Quando eu fizer dual boot certamente vou usar esse daí. GRUB muito datado, apesar de funcional.


As licenças do BSD não são mais permissivas que GPL? Não sei se é muita vantagem usar Linux em um console fechado.
refind é bem fácil de instalar, basta instalar o pacote refind e dar o comando refind-install.

Se quiser dá pra instalar por cima do Grub, ele já vai detectar o Windows e o Linux automaticamente. Se instalar por cima do Grub vão aparecer duas vezes o Linux: um que inicia o grub pra depois iniciar o linux e outro que já vai direto pro Linux. É só dar delete na tela de seleção que ele vai esconder o ícone do Grub.

O tema que vem de padrão é bem mais sem graça que esse que eu uso. Tem vários temas no site oficial:


Eu uso esse, já tem um script que instala bem fácil o tema:


Quanto à Sony usar Linux, eu acho que facilita o desenvolvimento do SO deles, o Linux já vem com o kernel pronto, só jogar o código proprietário por cima.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Po cara, que excelente dica. Quando eu fizer dual boot certamente vou usar esse daí. GRUB muito datado, apesar de funcional.
Só um detalhe: o refind é um boot manager, mas não é um boot loader.

Dá pra usar o próprio kernel do Linux como loader: https://www.rodsbooks.com/efi-bootloaders/efistub.html

Mas em geral, se a ideia for usar o refind como boot manager, precisa instalar o GRUB (ou algum outro loader) na própria partição do Linux.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Só um detalhe: o refind é um boot manager, mas não é um boot loader.

Dá pra usar o próprio kernel do Linux como loader: https://www.rodsbooks.com/efi-bootloaders/efistub.html

Mas em geral, se a ideia for usar o refind como boot manager, precisa instalar o GRUB (ou algum outro loader) na própria partição do Linux.
Aqui foi tudo automático, já que o kernel no Arch Linux já vem compilado com o EFISTUB e acredito que a maioria das distros mais famosas já tem o EFISTUB ativado. Assim quando eu rodei o refind-install ele já se encarregou de fazer as entradas no UEFI automaticamente.

Quando eu estava só com linux instalado eu dava boot com o kernel mesmo, fazia uma entrada no UEFI do PC com o efibootmgr, é chatinho de configurar mas torna o boot MUITO mais rápido que qualquer boot loader.

P.S. Para constar, o refind só funciona em UEFI, em bios só GRUB mesmo.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Troquei o XFCE pelo AwesomeWM. O XFCE não deixava eu mudar meu File Manager padrão do Thunar para o Nemo, que agonia, tentei por meses e nada.
Instalei o AwesomeWM e dou startx nele, tudo rodando muito bem, leve e eu posso misturar floating com tiling em tabs diferentes para ir me acostumando.
Do nada, descubro que sair do XFCE resolveu outro bug esquisito, o pipewire nunca colocava meu fone bluetooth como default sink. Quando eu conectava o fone eu tinha de mudar manualmente das caixas de som para ele, mas no AwesomeWM tudo funciona como deveria, o som é transferido para o fone automagicamente.

Fica a sugestão para quem queira experimentar um WM leve sem precisar, necessariamente, se adaptar ao tiling direto.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Alguém é user de Fedora? Eu não sei porque diabos o repositório dos caras é ultra lento pra mim.

Já configurei o dnf pra buscar no espelho mais rápido, não sei se o servidor BR é ruim e sobrecarregado que não libera banda.

Eu queria ficar safe em uma distro mainstream, desse jeito vou migrar pro Arch logo.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
Alguém é user de Fedora? Eu não sei porque diabos o repositório dos caras é ultra lento pra mim.

Já configurei o dnf pra buscar no espelho mais rápido, não sei se o servidor BR é ruim e sobrecarregado que não libera banda.

Eu queria ficar safe em uma distro mainstream, desse jeito vou migrar pro Arch logo.
eu uso o mint e escolho o repositório com maior velocidade
nem sempre é aqui no Brasil e às vezes dá erro, precisando trocar
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
mó dor de cabeca esses driver de rede no debian 11, no 10 era tranquilo.

instala os bagulho certinho, aí depois de alguns dias o negócio simplesmente para de funcionar pq sim. reinstala e volta a funcionar, dá erro e o ciclo se repete...

bolado, gosto pakas da distro, mas n vou correr atrás desse abacaxi n. acabei voltando pro arch.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
mó dor de cabeca esses driver de rede no debian 11, no 10 era tranquilo.

instala os bagulho certinho, aí depois de alguns dias o negócio simplesmente para de funcionar pq sim. reinstala e volta a funcionar, dá erro e o ciclo se repete...

bolado, gosto pakas da distro, mas n vou correr atrás desse abacaxi n. acabei voltando pro arch.
ia sugerir trocar a versão do kernel mas...
engraçado que esse erro aparece pra mim no w10
precisa reiniciar 3 vezes seguidas pra voltar a funfar :klolwtf
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
ia sugerir trocar a versão do kernel mas...
engraçado que esse erro aparece pra mim no w10
precisa reiniciar 3 vezes seguidas pra voltar a funfar :klolwtf

de primeira acheo que era zika com o network manager, aí mudei por connman e continuou a mesma zika.

mano, nem corri mto atrás na real, mas vi um povo falando que o driver é bugado msm - inclsuive no gitlab do network manager. logo assumir q esse era o erro.

resolver essas tretas mais elementares é paia demais. fazer distro hopping é mais facil, ainda mais com aquele script de instalação do arch, em 15 minutos tava com o sistema instalado.
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
Um dos maiores desenvolvedores da Canonical, saiu da empresa por conta dos Snaps



Alguns comentários que ele fez respondendo o povo:

A atualização de snaps quando as dependências tiveram correções de segurança era uma perda de tempo.

Com o empacotamento normal do Debian, quando uma biblioteca é consertada, não há mais trabalho necessário. Com os Snaps, é necessário atualizar o Snap. A mudança do core18 para core20 foi dolorosa por causa de recursos obsoletos.

Também não havia suporte para RISC-V, o que foi decepcionante. O uso de multipass também era um problema, porque às vezes simplesmente parava de funcionar.

Com muitos Snaps com 3 versões sendo suportadas, houve dezenas de montagens de loop back que retardaram a inicialização. Eu suei sangue para cortar frações de segundo dos tempos de inicialização do kernel e inicializar mais cedo, apenas para ver isso explodir várias vezes com a sobrecarga do Snap.

Houve alguns hacks terríveis necessários para alguns casos de uso que tive e tive que recorrer ao uso de scriptlets e isso era arquitetonicamente estranho.

Basicamente, eu fiz muitos snaps e descobri que o trabalho necessário sempre foi muito mais do que o pacote Debian que fiz nas mesmas ferramentas. Eu tentei muito manter a mente aberta, mas foi uma grande dor e sugador de tempo em comparação com os pacotes Debian.

mais uma bola fora da canonical
pior que li no distrowatch que melhoraram a lentidao do snaps
nao imaginava que a situaçao era tao ruim assim
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Só pode ter uma telemetria ferrada pra arrumar dinheiro pra Canonical, não tem outra razão para eles insistirem em perderem tantos devs em uma tecnologia que quase ninguém defende
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
acho mó rolo, na real.

flatpack, snap, app image só confundem. linux possui um jeito bem bom para instalar programas, bem mais fácil usar o gerenciador de pacotes da distro msm.

infelizmente essa incompatibilidade de softwares, na minha opinião, é resultado de um ambiente descentralizado - já que é tudo código aberto. nego sai forkeando tudo, criando de novos sistemas do zero e isso acaba gerando incompatibilidades.
 
Ultima Edição:

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
acho mó rolo, na real.

flatpack, snap, app image só confundem. linux possui um jeito bem bom para instalar programas, bem mais fácil usar o gerenciador de pacotes da distro msm.

infelizmente essa incompatibilidade de softwares, na minha opinião, é resultado de um ambiente descentralizado - já que é tudo código aberto. nego sai forkeando tudo, criando de novos sistemas do zero e isso acaba gerando incompatibilidades.

A forma do nixOS tratar dependência pelo próprio gerenciador de pacotes parece bem interessante, pelo que entendi na real ele baixa todos os pacotes novamente para cada versão do programa instalado.

Mas sem um wrapper, faz a mesma coisas que essas bagaças e faz de forma simples.
 
Ultima Edição:

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
acho mó rolo, na real.

flatpack, snap, app image só confundem. linux possui um jeito bem bom para instalar programas, bem mais fácil usar o gerenciador de pacotes da distro msm.

infelizmente essa incompatibilidade de softwares, na minha opinião, é resultado de um ambiente descentralizado - já que é tudo código aberto. nego sai forkeando tudo, criando de novos sistemas do zero e isso acaba gerando incompatibilidades.

Ocorre que o Flatpak e o Snap realmente vem com uma solução para um problema real da distribuição de software no Linux: se o dev não empacotar o software dele para o repositório daquela distro específica, ou se não houver um mantenedor comprometido em empacotar e atualizar, inclusive as dependências, que variam de distro pra distro, não tem como baixar, a não ser que você compile localmente.

O Flatpak e o Appimage vem com a propostas de empacotar tudo que um software precisa nele mesmo, assim qualquer distro pode rodar qualquer software distribuído neles, há qualquer tempo, mesmo que na raiz do sistema tenha um clib desatualizada ou sequer tenha um clib.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
Ocorre que o Flatpak e o Snap realmente vem com uma solução para um problema real da distribuição de software no Linux: se o dev não empacotar o software dele para o repositório daquela distro específica, ou se não houver um mantenedor comprometido em empacotar e atualizar, inclusive as dependências, que variam de distro pra distro, não tem como baixar, a não ser que você compile localmente.

O Flatpak e o Appimage vem com a propostas de empacotar tudo que um software precisa nele mesmo, assim qualquer distro pode rodar qualquer software distribuído neles, há qualquer tempo, mesmo que na raiz do sistema tenha um clib desatualizada ou sequer tenha um clib.

E por estarem encapsulados os softwares não podem alterar nada fora do pacote deles como o gerenciador de pacotes tradicional permite. É muito mais seguro.
Entre os dois eu gosto muito do Flatpak. Snap é bem lixo mesmo.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
falando em flatpak, eu fico assustado com o tamanho dos pacotes quando vou instalar algo
até dessiti de encher o sitema com por causa que ia lotar a minha partição linux :kawaii
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
falando em flatpak, eu fico assustado com o tamanho dos pacotes quando vou instalar algo
até dessiti de encher o sitema com por causa que ia lotar a minha partição linux :kawaii

Sim, sim, é proposta do sistema, se você instalar algo com UI do GTK você vai ter de levar o GTK junto, mas ele é "inteligente", uma instalação do GTK serve para todos seus flatpaks
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
Só o primeiro que é grande, os demais são menores, porque alguns runtimes são compartilhados. Ainda assim, são maiores que os pacotes normais, bem maiores.

Porém, duas coisas que eu não entendo entre os usuários de Linux.

Primeiro é reclamar do tamanho dos arquivos, sendo que HDs tem pelo menos 1 TB e mesmo um SSD pequeno de 120 GB, dificilmente enche assim fácil só com aplicações.

Segundo é reclamar de uso de memória, sendo que muitos tem pelo menos 8 GB de RAM e mesmo que um sistema ocupe muita memória, boa parte está em cache para que apps abram mais rápido, podendo ir pro disco se não forem usados. Com os SSDs, mais uma vez, essa troca entre disco e memória é muito rápida.que ela era
então...como eu expliquei, fiquei assustado com o tamanho dos arquivos que é surreal
500 megas por cada aplicativo que usava?:?? passei a nao usar mais a maravilha tecnologica chamada snap
se a propria empresa nao comunica isso claramente como tu fez...
o erro é deles e nao meu por nao saber sobre
e pra piorar, eu desisti do linux como minha principal distro
tamanha confusão com tantos forks, bifurcações etc
acho hoje em dia e infelizmente que o linux que sempre era como o ano do crescimento e tal só vem piorando
nem o steam com seu suporte faz crescer muito
amd e seus padrões aberto, nvidia, intel, microsoft e outras
são muitas variáveis para melhorar e nem a b*sta do windows/microsoft cagando em tudo fez melhorar algo
a minha percepção é que só aumenta a adesão a apple :klolwtf
por mais cara que seja, ao menos terá um bom suporte/comunicação do que as demais concorrentes
lembrando que meu hdd com parição esclusiva de 500 gigas ao linuz eu desisti para manter apenas dados
por mais que eu goste, percebi que não tem futuro, nao terá adesão em massa
fico triste pelo potencial muito superior a b*sta do w10 que só piora desde o w7
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
De fato, para quem acompanha de perto os avanços, as empresas poderiam ignorar o pinguim, mas a realidade é que AMD, nVidia, intel, cada vez mais aderem à padrões abertos e acessíveis à concepção de software livre. Hoje a plataforma está plenamente utilizável para grande parte do público comum, ocorre que é exatamente esse público que é menos inclinado a buscar alternativas
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
Sempre desisti do linux por causa especificamente dos jogos, e acredito que da ultima vez por ter problemas com minha tela ultrawide agravando ainda mais.
Estou querendo testar novamente, pois já tem a mais de um ano que parei de jogar.
Qual seria a distro mais interessante no momento para um usuário leigo?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Sempre desisti do linux por causa especificamente dos jogos, e acredito que da ultima vez por ter problemas com minha tela ultrawide agravando ainda mais.
Estou querendo testar novamente, pois já tem a mais de um ano que parei de jogar.
Qual seria a distro mais interessante no momento para um usuário leigo?
Qual o problema que vc teve com monitor ultrawide?
Tenho um e ele nunca foi problema.
Para iniciante, o Ubuntu é melhor, pois é onde vc vai encontrar mais material para resolver os problemas iniciais.
E fuja de canais como o diolinux.
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
Qual o problema que vc teve com monitor ultrawide?
Tenho um e ele nunca foi problema.
Para iniciante, o Ubuntu é melhor, pois é onde vc vai encontrar mais material para resolver os problemas iniciais.
E fuja de canais como o diolinux.
Diolinux já assisti alguns videos.
Sobre o monitor, acho que tinha testado o mint para ver como era. No caso não estava reconhecendo a resolução do ultrawide, tentei pesquisar sobre, achei sobre adicionar a resolução mas não ao fazer não deu muito certo no meu caso.
Também não sei informar tão detalhadamente que já faz a um tempo.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
Diolinux já assisti alguns videos.
Sobre o monitor, acho que tinha testado o mint para ver como era. No caso não estava reconhecendo a resolução do ultrawide, tentei pesquisar sobre, achei sobre adicionar a resolução mas não ao fazer não deu muito certo no meu caso.
Também não sei informar tão detalhadamente que já faz a um tempo.
Diolinux já assisti alguns videos.
Sobre o monitor, acho que tinha testado o mint para ver como era. No caso não estava reconhecendo a resolução do ultrawide, tentei pesquisar sobre, achei sobre adicionar a resolução mas não ao fazer não deu muito certo no meu caso.
Também não sei informar tão detalhadamente que já faz a um tempo.
uso o mint e reconheço meu lg wide numa boa
to achando que deve ser problema de driver de vídeo...
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
uso o mint e reconheço meu lg wide numa boa
to achando que deve ser problema de driver de vídeo...
Acredito que poderia ser mesmo algum problema no driver de video.
Instalei ontem o Ubuntu e acredito que ficarei com ele definitivamente, já procurei um pouco sobre o teclado americano e já resolvi
Só preciso agora saber como instalar o bluetooth, e as partições. Pois os caminhos parecem meio estranho, acho que instalei no meu hd não no ssd.
 
Topo Fundo