O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Migrei por Arch, como o DNF era lento pqp, eu ainda agueintei esse sofrimento por um tempo, agora estou baixando no talo, usei o reflector.

Também estou usando o tal do zen kernel, a maquina parece bem mais veloz, problema que tive é com o polkit e o pamac.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Migrei por Arch, como o DNF era lento pqp, eu ainda agueintei esse sofrimento por um tempo, agora estou baixando no talo, usei o reflector.

Também estou usando o tal do zen kernel, a maquina parece bem mais veloz, problema que tive é com o polkit e o pamac.

N é a primeira vez que vejo alguem reclamar da lentidão do dnf.

de kernel to lo lts, depois vou ver esse zen aí.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.302
Reações
772
Pontos
824
Outra coisa que queria saber dos amigos, hoje qual notebook é uma boa compra para usar com Linux ?

Meu Lenovo S145 não funciona nem o touchpad e nem as teclas de atalho (brilho / volume).
 


costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Migrei por Arch, como o DNF era lento pqp, eu ainda agueintei esse sofrimento por um tempo, agora estou baixando no talo, usei o reflector.

Também estou usando o tal do zen kernel, a maquina parece bem mais veloz, problema que tive é com o polkit e o pamac.

Isso é fácil de resolver...

Código:
sudo nano /etc/dnf/dnf.conf

E adicione as linhas:

Código:
max_parallel_downloads=10
fastestmirror=True

Depois CTRL + O e CTRL + X pra sair.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Isso é fácil de resolver...

Código:
sudo nano /etc/dnf/dnf.conf

E adicione as linhas:

Código:
max_parallel_downloads=10
fastestmirror=True

Depois CTRL + O e CTRL + X pra sair.

Já fiz a muito tempo, Fedora é infinitamente mais lento, essa dica é batida é a primeira que aparece no Google. Tanto os repositórios quanto o DNF são lentos, os repositórios do Fedora batiam no máximo 2M pra mim de download, minha net é 250M.

Fora o gerenciador de pacotes, eu estou usando um package manager chamado paru escrito em Rust, o bagulho voa, é muito rápido para achar os pacotes tanto no aur quanto na distro.
 
Ultima Edição:

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Já fiz a muito tempo, Fedora é infinitamente mais lento, essa dica é batida é a primeira que aparece no Google. Tanto os repositórios quanto o DNF são lentos, os repositórios do Fedora batiam no máximo 2M pra mim de download, minha net é 250M.

Fora o gerenciador de pacotes, eu estou usando um package manager chamado paru escrito em Rust, o bagulho voa, é muito rápido para achar os pacotes tanto no aur quanto na distro.
Sim. Essa é tipo a primeira coisa a se fazer ao instalar o Fedora.
Aqui deu certo todas as vezes que instalei.

Mas que bom que vc encontrou outra solução.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Fedora 35 beta

Instalação:
apesar de poucos passos, é a menos intuitiva de todas que já testei no que diz respeito a parte do disco.
Também é a mais lenta (fora o gentoo).
Não chega a ser lenta como um macOS, mas é mais ou menos o mesmo tempo do Windows 10.

Estabilidade/Velocidade: até agora tudo ok. Nem parece um beta.
Em nenhum momento eu vi o led do ssd piscando como em uma boate.
Instalei a steam e estou surpreso com o desempenho.

Gnome 41: está bem melhor que as versões 3x, mas ainda é um Gnome, engessado, pouco ou nada personalizável e com um péssimo aproveitamento do espaço de tela quando comparado ao kde. Mas isso é a minha reclamação quanto ao conceito. Não é que vc vai encontrar problemas.
Por sorte o dash to dock já tem suporte ao 41.

Boot: provavelmente é o boot mais bonito que vc vai ver junto com o macOS.
O logotipo do fedora e da placa de vídeo são mostrados na resolução correta. Até reiniciei algumas vezes só pra observar direito.
Lembro que tentei inúmeras vezes colocar o plymouth na resolução correta no Ubuntu, mas ele sempre quebrava.
E o boot? Nossa! Que boot rápido. Não lembro de ter visto um boot tão rápido!

Apps: vem com o que vc precisa. Uma seleção bem enxuta de apps que lembra aquela instalação mínima de algumas distros.

Abertura dos apps: parece que os apps já estavam pré carregados na memória.
Alguém que precise sair desse Fedora e usar o Ubuntu com snap vai passar mal.

Loja: é uma quase tradicional loja de apps Gnome. É lenta. Não tão lenta quanto a loja do Ubuntu, mas é lenta para mostrar os apps. Na hora de instalar a velocidade é a normal de qualquer loja.
Ela oferece rpm e flatpak.

Instalei o Microsoft Edge e ele travou 2x.
É interessante notar que apenas ele travou. Todos os outros apps continuaram funcionando normal sem perda de desempenho.
Mas é interessante notar tbm que é a primeira distro em que o Edge apresenta esse problema em meu uso.

Conclusão:
Até agora está tudo ótimo.
Novamente: nem parece uma versão beta.
Porém, não sei ainda se trocaria o manjaro kde pelo Fedora.
Apesar desse Fedora/Gnome ser extremamente enxuto, o Manjaro/KDE tem tantas opções que pode se tornar confuso, mas é onde eu consigo deixar o sistema do jeito que quero com alguns cliques.
Tentar fazer o mesmo com qualquer distro Gnome acarretaria diversas gambiarras no sistema.
A conclusão que eu tiro é que a experiência de uso do gnome depende muito da distro. Enquanto que o kde será sempre o mesmo em qualquer distro.
Quanto ao Fedora em si, é a distro que usa o Gnome raiz. Então se vc quer avaliar o Gnome como ele é concebido, esse é o lugar.
Seguirei usando e avaliando…
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Finalmente. Usei wayland algumas vezes quando estava só com a integrada da Intel e foi bem impactante. Tudo era tão suave, como no Windows.

nando, em.que sentido vc diz que o wayland é melhor? deixa o so mais responsivo? mais fluido? povo falava q era mto bugado tbm.

pergunto pq smp usei o xorg e smp foi de boas. mas se o wayland é melhor, entao n custa testar.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Efeito Steam Deck...

CEG (Custom Executable Generation) DRM desenvolvido pela Valve agora funciona com o Proton experimental

Mafia II, Hitman: Absolution, Sniper Elite V2, GRID 2, FEAR 3, Call of Duty: Modern Warfare 2, F1 Race Stars, entre outros passam a funcionar no Linux
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Era mais responsivo, tudo parecia mais suave. Usando o navegador por exemplo, a rolagem das telas era igual a do Windows.

Quanto a ser bugado, realmente, mas é porque alguns apps não dão suporte direito. Quando dão, o funcionamento é melhor.

É difícil explicar sem experienciar, por isso é bom testar pra ver como é. Acho que quem tem hardware Intel/AMD, já dá pra usar no dia a dia, só a Nvidia que entrou pra festa agora, mas pelo o que vi de relatos, ainda tem uns trancos e barrancos em algumas coisas.

Mas com a Nvidia, que é a que detém o maior mercado de GPUs entrando, é questão de tempo até tudo migrar pro Wayland.

Se o Ubuntu 22.04 LTS vier com Wayland como padrão, aí as coisas aceleram mesmo.

de boa então. uns 90% dos programas q uso são de linha de comando, n devo ter maiores problemas.

vou aproveitar q preciso fazer uns ajustes no sistema e testar essa bagaça. valeu aí manolo.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Fedora 35 beta

Instalação:
apesar de poucos passos, é a menos intuitiva de todas que já testei no que diz respeito a parte do disco.
Também é a mais lenta (fora o gentoo).
Não chega a ser lenta como um macOS, mas é mais ou menos o mesmo tempo do Windows 10.

Estabilidade/Velocidade: até agora tudo ok. Nem parece um beta.
Em nenhum momento eu vi o led do ssd piscando como em uma boate.
Instalei a steam e estou surpreso com o desempenho.

Gnome 41: está bem melhor que as versões 3x, mas ainda é um Gnome, engessado, pouco ou nada personalizável e com um péssimo aproveitamento do espaço de tela quando comparado ao kde. Mas isso é a minha reclamação quanto ao conceito. Não é que vc vai encontrar problemas.
Por sorte o dash to dock já tem suporte ao 41.

Boot: provavelmente é o boot mais bonito que vc vai ver junto com o macOS.
O logotipo do fedora e da placa de vídeo são mostrados na resolução correta. Até reiniciei algumas vezes só pra observar direito.
Lembro que tentei inúmeras vezes colocar o plymouth na resolução correta no Ubuntu, mas ele sempre quebrava.
E o boot? Nossa! Que boot rápido. Não lembro de ter visto um boot tão rápido!

Apps: vem com o que vc precisa. Uma seleção bem enxuta de apps que lembra aquela instalação mínima de algumas distros.

Abertura dos apps: parece que os apps já estavam pré carregados na memória.
Alguém que precise sair desse Fedora e usar o Ubuntu com snap vai passar mal.

Loja: é uma quase tradicional loja de apps Gnome. É lenta. Não tão lenta quanto a loja do Ubuntu, mas é lenta para mostrar os apps. Na hora de instalar a velocidade é a normal de qualquer loja.
Ela oferece rpm e flatpak.

Instalei o Microsoft Edge e ele travou 2x.
É interessante notar que apenas ele travou. Todos os outros apps continuaram funcionando normal sem perda de desempenho.
Mas é interessante notar tbm que é a primeira distro em que o Edge apresenta esse problema em meu uso.

Conclusão:
Até agora está tudo ótimo.
Novamente: nem parece uma versão beta.
Porém, não sei ainda se trocaria o manjaro kde pelo Fedora.
Apesar desse Fedora/Gnome ser extremamente enxuto, o Manjaro/KDE tem tantas opções que pode se tornar confuso, mas é onde eu consigo deixar o sistema do jeito que quero com alguns cliques.
Tentar fazer o mesmo com qualquer distro Gnome acarretaria diversas gambiarras no sistema.
A conclusão que eu tiro é que a experiência de uso do gnome depende muito da distro. Enquanto que o kde será sempre o mesmo em qualquer distro.
Quanto ao Fedora em si, é a distro que usa o Gnome raiz. Então se vc quer avaliar o Gnome como ele é concebido, esse é o lugar.
Seguirei usando e avaliando…
Na minha opinião, Fedora, Arch e distros baseadas no Arch são as mais rápidas, pelo menos no meu PC.
Fedora também é um dos poucos que não dão pau com meu sistema no quesito suspensão e boost automático de clock. Sei lá pq diabos toda distro baseada em Debian ou Ubuntu dá esse problema, Eu usava o Debian aqui e tive que ir pro Fedora 34 pq dava muito pau (eu sentia um pouco de falta dos pacotes atualizados, mas acho que foi mais por esse bug chato da suspensão). Ryzen primeira gen + b350 não é muito bom com Linux, infelizmente.

Vou esperar sair a final pra atualizar aqui, a 34 já tá bem rápida. Só precisa fazer aquele esquema do dnf pra não ficar tão lerdo.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Eu estou maravilhado com o Arch, wiki foda, todos pacotes do mundo que eu quis achei.

Se tivesse um instalador gráfico por padrão colocaria no bolso o Fedora e o Debian, mas a instalação cru é tipo um cultismo pra comunidade, eu usei o Archinstall que é uma put* evolução já, ninguém com sanidade quer ficar 40+ minutos instalando sistema operacional e lendo wiki, isso você uma vez na vida pra aprender e nunca mais, que bom que estão fazendo um esforço mínimo.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
passando pra secundar o wayland. uma delicia. no x, vivia tendo uns problemas de lag e freezes, agora com o wayland isso foi resolvido.

also, precisa duma gambiarra pra rodar alguns programinhas: como o chromium.

mas to gostando, bem fluido msm.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.243
Reações
4.158
Pontos
453
passando pra secundar o wayland. uma delicia. no x, vivia tendo uns problemas de lag e freezes, agora com o wayland isso foi resolvido.

also, precisa duma gambiarra pra rodar alguns programinhas: como o chromium.

mas to gostando, bem fluido msm.
mint mate usa o x?
pergunto pois nao tinha vsync e mesmo usando apenas o navegador firefoca
resolvi quando ensinaram pra instalar o driver va intel
suave igual no windows

sobre o gráfico do nando
bizarro ubuntu 20 ficar na frente do 21 :klolwtf
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Desafio do Linus Tech Tips saiu na plataforma proprietária deles, acho que não vai sair no Youtube. Mas aqui tem o vídeo.



Linus conseguiu quebrar o Pop os apenas instalando o Steam. Se por um lado o Linus não leu o aviso que o comando deu por outro lado, os devs do PopOS fazem tanta gambiarra que conseguiram essa façanha de deixar um pacote third party remover toda a DE. :facepalm


lol. qual a treta para a steam quebrar o so? dependencias zoadas?

btw, lembro do dio falando mto bem do pop. tava (n sei se ainda está) bem popular há pouco tempo.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Linus conseguiu quebrar o Pop os apenas instalando o Steam. Se por um lado o Linus não leu o aviso que o comando deu por outro lado, os devs do PopOS fazem tanta gambiarra que conseguiram essa façanha de deixar um pacote third party remover toda a DE.
Isso pq essa distro é "boa para quem joga".
Imagina se não fosse...
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Isso pq essa distro é "boa para quem joga".
Imagina se não fosse...
Essas distros base Ubuntu tão um lixo, exceção o Linux Mint. O Pop 18.04 era muito bom, o 20.04 até que “ok”, mas tá só ladeira abaixo mesmo, é gambiarra no cu de gambiarra e bloat a rodo. Meu notebook já começou a dar uns bugs com o Ubuntu mate LTS e não faz nem 2 meses que tava usando. Quebrou o Firefox, as vezes demora um século pra ligar e o snap lento que só ele, pra variar. Instalei o elementary pra dar uma nova chance e ver se arrumaram a desgraça que tava no lançamento e, apesar de bem melhor e usável, ainda achei inferior ao antigo, que era super estável. Infelizmente vou ter que largar base Ubuntu/Debian, não tá dando pra confiar mais pra trabalhar. Talvez eu de uma última chance pro Mint, se bugar vou pro fedora no notebook também.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Essas distros base Ubuntu tão um lixo, exceção o Linux Mint. O Pop 18.04 era muito bom, o 20.04 até que “ok”, mas tá só ladeira abaixo mesmo, é gambiarra no cu de gambiarra e bloat a rodo. Meu notebook já começou a dar uns bugs com o Ubuntu mate LTS e não faz nem 2 meses que tava usando. Quebrou o Firefox, as vezes demora um século pra ligar e o snap lento que só ele, pra variar. Instalei o elementary pra dar uma nova chance e ver se arrumaram a desgraça que tava no lançamento e, apesar de bem melhor e usável, ainda achei inferior ao antigo, que era super estável. Infelizmente vou ter que largar base Ubuntu/Debian, não tá dando pra confiar mais pra trabalhar. Talvez eu de uma última chance pro Mint, se bugar vou pro fedora no notebook também.

tem o debian tbm. n serve pra ti?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Acabei de instalar o Fedora 35 de lançamento que saiu há 2 horas e já tem 600mb de download nas atualizações.
Custa empacotarem essa iso atualizada? ‍
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Eu larguei a ideia de usar o Linux como desktop de vez, muita canseira para pouco resultado. Achei o Windows 11 excelente, apesar de algumas falhas. Está rodando tão bem na minha máquina, mesmo ela não sendo oficialmente suportada, que estou achando maravilhoso.

O ponto forte do Linux que pra mim é o terminal, está disponível no WSL2 e posso usar várias distros com um clique. A integração também com ferramentas de desenvolvimento como Docker e o Visual Studio Code também deixaram tudo bem dinâmico. Fora a possibilidade de rodar apps gráficos com aceleração gráfica embutida.
Até tiling tem agora de forma mais facilitada. Nem falo do futuro modo para rodar Android.

Ainda vou montar uma máquina para ser meu servidor pessoal, mas vai ser sem interface.
Aqui os problemas resolveram quando deixei de lado as distribuições debian.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
tem o debian tbm. n serve pra ti?
Então, eu usei bastante o Debian no meu desktop, mas os Ryzen primeira geração tem uma compatibilidade sofrível com Linux, em particular com Debian e derivados (pelo menos no meu caso). Ele era super estável mas dava muitos bugs com gerenciamento de energia, suspensão, boost de clock etc. Tive que abandonar.
Atualmente, qual melhor distribuição para uso básico (navegação, editor de textos etc.)?
Eu diria que o Linux Mint
Por que dizem que o Fedora é difícil?
Não sei da onde, é tão fácil quanto Ubuntu. Eu diria que é até mais fácil pq tem menos bloat pra se preocupar em quebrar, só vem com Gnome secão e quase nada instalado.

Eu larguei a ideia de usar o Linux como desktop de vez, muita canseira para pouco resultado. Achei o Windows 11 excelente, apesar de algumas falhas. Está rodando tão bem na minha máquina, mesmo ela não sendo oficialmente suportada, que estou achando maravilhoso.

O ponto forte do Linux que pra mim é o terminal, está disponível no WSL2 e posso usar várias distros com um clique. A integração também com ferramentas de desenvolvimento como Docker e o Visual Studio Code também deixaram tudo bem dinâmico. Fora a possibilidade de rodar apps gráficos com aceleração gráfica embutida.
Até tiling tem agora de forma mais facilitada. Nem falo do futuro modo para rodar Android.

Ainda vou montar uma máquina Linux para ser meu servidor pessoal, mas vai ser sem interface.

É fogo, o computador já tem que ser montado pensado com essa compatibilidade em mente. Meu notebook (thinkpad antigão) funciona perfeitamente com Linux, é bem mais estável que o Windows, porém no meu desktop fica uma m**** com quase todas as distros. Eu queria vender ele e montar um novo, usado mesmo, pesquisando totalmente a compatibilidade dos componentes pra não ter dor de cabeça. Quando acontece esse tipo de pau com compatibilidade, insistir é ficar dando murro em ponta de faca mesmo, tu acaba pegando ranço kkkkkkkk. O Fedora ficou ótimo aqui com meu desktop, estou faz um mês mais ou menos usando ele como daily driver e ainda não tive nenhum pau com suspensão e gerenciamento de energia, acho que agora foi. Dá até medo de atualizar pro 35 quando sair e quebrar alguma coisa, mas vamos que vamos, ainda prefiro o Linux dando pau ocasional do que usar Windows.

Eu não gosto muito de Intel mas com Linux não tem jeito, a compatibilidade é anos luz a frente da AMD, funciona tudo out of the box sem gambiarras.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo