O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

marcus882

Bam-bam-bam
Mensagens
430
Reações
371
Pontos
499
ta valendo a pena jogar pela steam usando o proton do linux, a distro que eu usaria seria o OpenSUSE.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.501
Pontos
1.069
Instalei Ubuntu 22.04 LTS Beta na minha máquina, Fedora é bom mas cansa ficar caçando dependência quando quero testar um software mais obscuro.

Descobri que existe uma espécie de AUR pro Debian/Ubuntu, vamos ver se dá pra suplantar o Arch Linux:

 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.654
Reações
26.790
Pontos
1.053
Essa última atualização do Lutris ficou bem bacana.

Instalei jogo da Epic Games que com o Heroic Launcher, abria o jogo e não saía da tela de início, no Lutris rodou 100%.

Jogo do GOG também foi sucesso.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Pessoal, instalei um Linux Mint XFCE num PC de uma amiga que tava com um WIndows 7 extremamente lento.

O PC ficou rápido, porém agora tá com problema pra entrar em alguns sites, dá erro de "host unreached". Engraçado que na maioria dos sites ele não entra, mas em sites como Google ou Youtube entra normal. Já testei 2 adaptadores wi-fi e 2 roteadores diferentes e o erro é o mesmo, acredito que o problema seja o Linux Mint.

Agora a mãe dela quer ver Globoplay e eu deixei a coitada sem nada, queria poder ajudar. Alguém sabe o que pode ser?
 


DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Pessoal, instalei um Linux Mint XFCE num PC de uma amiga que tava com um WIndows 7 extremamente lento.

O PC ficou rápido, porém agora tá com problema pra entrar em alguns sites, dá erro de "host unreached". Engraçado que na maioria dos sites ele não entra, mas em sites como Google ou Youtube entra normal. Já testei 2 adaptadores wi-fi e 2 roteadores diferentes e o erro é o mesmo, acredito que o problema seja o Linux Mint.

Agora a mãe dela quer ver Globoplay e eu deixei a coitada sem nada, queria poder ajudar. Alguém sabe o que pode ser?

Instala o Windows 8.1
 

Ypsilon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
248
Reações
404
Pontos
508
Pelo amor de Deus! Como faço pra salvar resolução/refresh rate no painel de configurações da Nvidia? Já salvei como root e não adiantou. Toda fez que reinicio o PC tenho que ficar mudando resolução e refresh rate. Estou usando Fedora 35.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Isso tem cara de falha no DHCP (alguns roteadores bugam nisso). Vai nas configurações de network e defina o IP de forma manual, bem como o DNS.

Eu cheguei a testar, mas o problema continua.

E uma coisa engraçada que esqueci de mencionar, ele sequer entra no IP local do roteador que tá conectado na CPU.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Bom, usando o lspci, vc identifica qual é a placa de rede do dispositivo, como por exemplo:

01:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8188EE Wireless Network Adapter (rev 01)

Aí em /etc/modprobe.d/ teria um arquivo rtl8188ee.conf, que é onde ficaria salvo as configurações de network. Deletando esse arquivo e reiniciando o pc, faria ele ser recriado.

Outra possibilidade é o modem ter salvo o MAC address do PC quando usava Windows (ou alguém configurou algo assim para barrar acessos externos) e como no Linux está com outro MAC, pode estar havendo algum tipo de rejeição.

Pode ser também o firewall, mas acho difícil.
Esse arquivo no modprobe não existe. Tentei criá-lo, reiniciei e nada, depois deletei e reiniciei, nada.

O firewall eu já tinha desligado por completo.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
O arquivo que falo teria o mesmo nome da placa de rede, por isso falei para ver antes qual era o nome, o que mostrei era apenas um exemplo.

Mas vc já olhou no modem, para ver se não tem alguma restrição de MAC?

Ah sim, achei que era um arquivo genérico. Vou ver isso.
Quanto ao MAC, eu não sei como resolver. Existe alguma forma de verificar e reverter isso?

Testou outra distro XFCE em live boot pra ver se o problema persiste?

Pensei nisso, mas eu não tinha o pendrive. Acho que vou testar o Lubuntu.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Bom, vai variar conforme o roteador, terás que buscar pelo modelo na internet. Mas normalmente é uma opção do tipo Filtro de endereços MAC.

Exemplo:

opcoes_de_rede_sem_fio_do_roteador_tp-link.jpg
Como eu tinha dito, não consegui acesso nem ao roteador. Testei 3 diferentes.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Instalei o tal de Zorin OS Core no meu notebook. Não deixou eu particionar o HD pra instalar, acabou deletando meu Windows. Menos mal que eu tinha formatado a pouco tempo e nem tinha usado ele ainda, não perdi nada.

Achei bonito, mas não entendo nada do sistema. Depois de instalado tem que procurar drivers, configurar algo a mais, etc?
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Só se você tiver gráficos Nvidia ou algum componente que tenha drivers fechados. Vai no menu e busque por Software & Updates, que vai aparecer algo lá se tiver para instalar.
Fora isso, não precisa fazer mais nada a não ser fazer suas customizações no sistema como instalação de apps.

additional-drivers.png
Tem só Intel HD Graphics, então tá de boa. Cara, o sistema é bonitão.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.243
Reações
11.939
Pontos
503
Como você estão usando o Office no Linux? Tentando aqui com o Bottles, mas o instalador nem abre, acredito que por estar usando um WM quebra o instalador toda vez que tento executar a aplicação.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Como você estão usando o Office no Linux? Tentando aqui com o Bottles, mas o instalador nem abre, acredito que por estar usando um WM quebra o instalador toda vez que tento executar a aplicação.

Como eu não dependo de Publisher, Outlook e cia... uso o OnlyOffice Desktop Editors.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.684
Pontos
2.009
Como você estão usando o Office no Linux? Tentando aqui com o Bottles, mas o instalador nem abre, acredito que por estar usando um WM quebra o instalador toda vez que tento executar a aplicação.
Sempre usei o Libreoffice. Pra usar o Outlook do trabalho uso o Evolution e instalo o pacote evolution-ews, pq aí tem como configurar pela url do OWA.. mas daria pra fazer pelo imap e smtp.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.243
Reações
11.939
Pontos
503
Eu estou precisando usar o office mesmo para o trabalho, então eu prefiro usar a ferramenta que vou usar lá.

Não é questão de preferência pessoal.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Recebi um modelo de relatório e o elaborei com LibreOffice Draw e Writer. Mandei pro meu chefe fazer a consolidação, ficou TODO cagado no Word dele. Não vou brigar com isso, agora rodo o Windows em máquina virtual e uso o Office. Trabalho é mais importante que conveniência...
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.243
Reações
11.939
Pontos
503
Coloquei aqui o Playonlinux, o problema é que não consigo clicar nos menus que são abertos pelo Wine.


Tem o Office online, vai ser o jeito, depois vou ver se acho algo nas issues no Github, se é algo relacionado com o Wayland.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.654
Reações
26.790
Pontos
1.053
Instalando ZorinOS aqui , impossivel programar com windows 10, muito bugs e erros idiotas que com linux é facilmente resolvido com um simples comando no terminal ta doido... fazer dual bot e ja elvis!
Bem vindo.

Depois conta mais.
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.118
Pontos
453
Bem vindo.

Depois conta mais.

Valeu já usei 4 Distros até o momento, Mint, Ubuntu , ZorinOS e Kali!

Achei mais gostosa de trabalhar foi o ZorinOS , estava cogitando no FEDORA 36 mas é redhat e nunca relei a mão... kkkk mas dizem que tá massa, a POP também deu uma curiosidade de instalar.

Windows só dor de cabeça abri o administrador para instalar alguns packages dentro do $GOPATH do Goolang e o bixo cheio de erro e frescuras ashuahus sai fora... tentei ser dev com windows mas impossibru... por isso a galera usa MAC ou Linux!
 
Ultima Edição:

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.292
Reações
3.788
Pontos
1.039
Valeu já usei 4 Distros até o momento, Mint, Ubuntu , ZorinOS e Kali!

Achei mais gostosa de trabalhar foi o ZorinOS , estava cogitando no FEDORA 36 mas é debian e nunca relei a mão... kkkk mas dizem que tá massa, a POP também deu uma curiosidade de instalar.

Windows só dor de cabeça abri o administrador para instalar alguns packages dentro do $GOPATH do Goolang e o bixo cheio de erro e frescuras ashuahus sai fora... tentei ser dev com windows mas impossibru... por isso a galera usa MAC ou Linux!

Fedora não é Debian, é RedHat. É tipo uma versão de desenvolvimento para o RedHat Workstation. Foi o Ubuntu que começou à partir do Debian.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
Instalei o tal de Zorin OS Core no meu notebook. Não deixou eu particionar o HD pra instalar, acabou deletando meu Windows. Menos mal que eu tinha formatado a pouco tempo e nem tinha usado ele ainda, não perdi nada.

Achei bonito, mas não entendo nada do sistema. Depois de instalado tem que procurar drivers, configurar algo a mais, etc?
ele instala drivers sozinho, zorin é bom demais, alem de ser uma distro muito bonita é tambem muito leve
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Valeu já usei 4 Distros até o momento, Mint, Ubuntu , ZorinOS e Kali!

Achei mais gostosa de trabalhar foi o ZorinOS , estava cogitando no FEDORA 36 mas é redhat e nunca relei a mão... kkkk mas dizem que tá massa, a POP também deu uma curiosidade de instalar.

Windows só dor de cabeça abri o administrador para instalar alguns packages dentro do $GOPATH do Goolang e o bixo cheio de erro e frescuras ashuahus sai fora... tentei ser dev com windows mas impossibru... por isso a galera usa MAC ou Linux!

To com fedora 35 e gnome 41 a uns 4 meses e to adorando... Estavél e funcional. Não curti mt a experiencia com o Zorin por ser ubuntu base e com o tempo o SO começava a ficar amarrado e lento e o mesmo não ocorre no fedora.

Unica ressalva q tenho do fedora é os constantes updates que precisam de reboot da maquina.. Mas não chega a ser um problemaaa eu que gosto que sempre manter tudo uptodate mesmo.
 
Topo Fundo