O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Dá uma olhadinha no Ubuntu Budgie.

Edit: Cazzo, wallpaper tem de monte pra baixar por aí, isso não é ponto positivo ou negativo pra distro alguma.

Sobre o wallpaper eu sei que isso não tem nada haver....eu falei que nos reviews os caras colocam como ponto negativo wallpaper feio....logo ruim do ubuntu....essas coisas não influenciam em nada.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.604
Reações
34.578
Pontos
903
Hoje para instalar em notebooks AMD vocês recomendariam Fedora 36 ou Ubuntu 22.04 ?

To cansado de assistir vídeos no youtube....um o cara fala que o Ubuntu seria o melhor de todos....mas a logo é ruim....o wallpaper é feio....o outro fala que o Fedora 36 tem poucos wallpapers....e começo a ver que esse pessoal não tem mais conteúdo e no lugar de ajudar atrapalham mais ainda.


Gostaria da opinião de vocês....note de trabalho...pacote office...acesso internet....acesso remoto via rdp a um server Windows para rodar um ERP via terminal....e somente !!!
Diolinux? Parei de assistir ele depois que percebi que seus reviews se limitavam a falar só de wallpaper, interface gráfica e cor da barra de aplicativos
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.393
Reações
43.381
Pontos
1.384
Tanto faz, eu iria de Ubuntu porque é mais fácil de usar, tem mais informações caso precise. Essas versões novas ganharam um bom suporte ao touchpad.
Se quiser algo ainda mais fácil, recomendo Linux Mint, por ter uma interface super amigável a lá Windows 7.

Nando, qual linux você recomenda para um HP mini pré-histórico? É para a muié estudar, basicamente. Internet e às vezes um office. O notebook (Netbook, sei lá) é um MASTER RACE de incríveis 1GB de RAM ddr3 1333, processador Atom e HD mecânico :klol (estou escrevendo dele agora btw, windows 7 starter que trava a cada letra que eu escrevo) todavia comprei hoje um pente de 2GB de RAM (O máximo que essa BESTA LOVECRAFTIANA aguenta kkkkkkk) e um SSD, para quem sabe com um linux ficar utilizável.

Li que o Bodhi Linux é baum para essas máquinas superpoderosas aí, confere?
 


RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.284
Reações
3.778
Pontos
1.039
Nando, qual linux você recomenda para um HP mini pré-histórico? É para a muié estudar, basicamente. Internet e às vezes um office. O notebook (Netbook, sei lá) é um MASTER RACE de incríveis 1GB de RAM ddr3 1333, processador Atom e HD mecânico :klol (estou escrevendo dele agora btw, windows 7 starter que trava a cada letra que eu escrevo) todavia comprei hoje um pente de 2GB de RAM (O máximo que essa BESTA LOVECRAFTIANA aguenta kkkkkkk) e um SSD, para quem sabe com um linux ficar utilizável.

Li que o Bodhi Linux é baum para essas máquinas superpoderosas aí, confere?

Dobrar a RAM e colocar um SSD vai transformar esse dinossauro aí! Eu testaria o Lubuntu.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Essas distros que ganham elogios pela estética (deepin, ukui, cutefish) nada mais sao que uma mistura da ergonomia do Windows 7 + texturas do MacOS.
E nada contra.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Nando, qual linux você recomenda para um HP mini pré-histórico? É para a muié estudar, basicamente. Internet e às vezes um office. O notebook (Netbook, sei lá) é um MASTER RACE de incríveis 1GB de RAM ddr3 1333, processador Atom e HD mecânico :klol (estou escrevendo dele agora btw, windows 7 starter que trava a cada letra que eu escrevo) todavia comprei hoje um pente de 2GB de RAM (O máximo que essa BESTA LOVECRAFTIANA aguenta kkkkkkk) e um SSD, para quem sabe com um linux ficar utilizável.

Li que o Bodhi Linux é baum para essas máquinas superpoderosas aí, confere?

Esse netbook é um Acer Aspire?

Se for, é bem semelhante ao que minha mãe tinha e que eu tornei usável justamente com o Mint XFCE recomendado pelo @nando3d .

Mais pra frente eu coloquei 2GB de RAM e um SSD como falado e, depois de uns anos foi muito útil para uma família mais necessitada na pandemia, pros filhos estudarem.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Hoje para instalar em notebooks AMD vocês recomendariam Fedora 36 ou Ubuntu 22.04 ?

To cansado de assistir vídeos no youtube....um o cara fala que o Ubuntu seria o melhor de todos....mas a logo é ruim....o wallpaper é feio....o outro fala que o Fedora 36 tem poucos wallpapers....e começo a ver que esse pessoal não tem mais conteúdo e no lugar de ajudar atrapalham mais ainda.


Gostaria da opinião de vocês....note de trabalho...pacote office...acesso internet....acesso remoto via rdp a um server Windows para rodar um ERP via terminal....e somente !!!

Eu gosto do ubuntu por conta do gerenciador de pacotes e disponibilidade de tutorais. A interface gráfica e wallpaper tanto faz, isso você mesmo troca.

A interface KDE, no caso a do Kubuntu é mais bonita e customizável caso o problema seja feiura. Minha opinião, claro.

O ubuntu é fácil de gerenciar os drivers também.

A única coisa que eu não gosto no Ubuntu são os snaps, mas dá pra remover e usar normalmente o sistema. Eu deixei de usar o Debian no trabalho pra usar o Kubuntu.

E em casa deixei de usar o Freebsd para usar o Kubuntu.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.393
Reações
43.381
Pontos
1.384
Esse netbook é um Acer Aspire?

Se for, é bem semelhante ao que minha mãe tinha e que eu tornei usável justamente com o Mint XFCE recomendado pelo @nando3d .

Mais pra frente eu coloquei 2GB de RAM e um SSD como falado e, depois de uns anos foi muito útil para uma família mais necessitada na pandemia, pros filhos estudarem.

Que show! Restaurando um produto que provavelmente iria ficar jogado em um canto ou pro lixo, e ajudando pessoas que precisavam. Parabéns! (A você e ao Linux também :-))

PS. Meu master Xuxa é um HP mini 210 2145dx. Foi um "presente que ia para o lixo" também. O que eu gastei foi uma merreca comprando um carregador, um pente de 2GB e um SSD de só 120GB. Saiu pouco mais de 200 pilas.

Vou testar esse Mint aí :ksorriso
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Nando, qual linux você recomenda para um HP mini pré-histórico? É para a muié estudar, basicamente. Internet e às vezes um office. O notebook (Netbook, sei lá) é um MASTER RACE de incríveis 1GB de RAM ddr3 1333, processador Atom e HD mecânico :klol (estou escrevendo dele agora btw, windows 7 starter que trava a cada letra que eu escrevo) todavia comprei hoje um pente de 2GB de RAM (O máximo que essa BESTA LOVECRAFTIANA aguenta kkkkkkk) e um SSD, para quem sabe com um linux ficar utilizável.

Li que o Bodhi Linux é baum para essas máquinas superpoderosas aí, confere?

Esse netbook é um Acer Aspire?

Se for, é bem semelhante ao que minha mãe tinha e que eu tornei usável justamente com o Mint XFCE recomendado pelo @nando3d .

Mais pra frente eu coloquei 2GB de RAM e um SSD como falado e, depois de uns anos foi muito útil para uma família mais necessitada na pandemia, pros filhos estudarem.

Que show! Restaurando um produto que provavelmente iria ficar jogado em um canto ou pro lixo, e ajudando pessoas que precisavam. Parabéns! (A você e ao Linux também :-))

PS. Meu master Xuxa é um HP mini 210 2145dx. Foi um "presente que ia para o lixo" também. O que eu gastei foi uma merreca comprando um carregador, um pente de 2GB e um SSD de só 120GB. Saiu pouco mais de 200 pilas.

Vou testar esse Mint aí :ksorriso
Aqui recentemente ressuscitei um Asus X401U.

Os maiores defeitos dele são o processador muito fraco (AMD Fusion C70) e a RAM que é SOLDADA e SEM SLOT adicional.

Esse note vai morrer com os 2GB de ram que veio e parte dela ainda é compartilhada com a placa de vídeo AMD....

O dono estava rodando o Windows 10 nele.

Pra se ter idéia a princípio o defeito era no teclado, que ele disse que às vezes travava ou falhava teclas.

Acreditem se quiser: O defeito do note era o sistema, que era muito pesado. O peso do sistema causava lag gigantesco no teclado, parecia teclado quebrado mesmo. Eu apertava as teclas e várias falhavam ou nem digitavam.......

Expliquei a situação pra ele e ele aceitou usar o Linux.

Instalei o Mint 20.3 Xfce e o note melhorou bem, a ponto de ser possível acessar Internet e escrever um texto num Office da vida sem travar.......

Não vai ter a melhor experiência de uso mas pelo menos para o básico ainda vai servir.

Simplesmente surreal a Asus vender isso. Mesmo na época (acho que ele é de 2013) essa configuração já era extremamente fraca.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Aqui recentemente ressuscitei um Asus X401U.

Os maiores defeitos dele são o processador muito fraco (AMD Fusion C70) e a RAM que é SOLDADA e SEM SLOT adicional.

Esse note vai morrer com os 2GB de ram que veio e parte dela ainda é compartilhada com a placa de vídeo AMD....

O dono estava rodando o Windows 10 nele.

Pra se ter idéia a princípio o defeito era no teclado, que ele disse que às vezes travava ou falhava teclas.

Acreditem se quiser: O defeito do note era o sistema, que era muito pesado. O peso do sistema causava lag gigantesco no teclado, parecia teclado quebrado mesmo. Eu apertava as teclas e várias falhavam ou nem digitavam.......

Expliquei a situação pra ele e ele aceitou usar o Linux.

Instalei o Mint 20.3 Xfce e o note melhorou bem, a ponto de ser possível acessar Internet e escrever um texto num Office da vida sem travar.......

Não vai ter a melhor experiência de uso mas pelo menos para o básico ainda vai servir.

Simplesmente surreal a Asus vender isso. Mesmo na época (acho que ele é de 2013) essa configuração já era extremamente fraca.

Num notebook desse eu experimentaria o Chrome OS Flex.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.483
Reações
26.148
Pontos
1.053
Nando, qual linux você recomenda para um HP mini pré-histórico? É para a muié estudar, basicamente. Internet e às vezes um office. O notebook (Netbook, sei lá) é um MASTER RACE de incríveis 1GB de RAM ddr3 1333, processador Atom e HD mecânico :klol (estou escrevendo dele agora btw, windows 7 starter que trava a cada letra que eu escrevo) todavia comprei hoje um pente de 2GB de RAM (O máximo que essa BESTA LOVECRAFTIANA aguenta kkkkkkk) e um SSD, para quem sabe com um linux ficar utilizável.

Li que o Bodhi Linux é baum para essas máquinas superpoderosas aí, confere?
Tenta o Linux Lite.

Ps: Um ssd mudaria da água pro vinho essa bagaça.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Num notebook desse eu experimentaria o Chrome OS Flex.
Acho que nesse caso não....

No próprio site do Google tem os requisitos mínimos de hardware e acho que não ficaria legal (talvez nem instale), por causa da pouca ram do Asus.
Por causa do compartilhamento com o vídeo deve sobrar de 1.5 a 1.7 GB de ram só para o sistema (não lembro exatamente a quantidade livre mas com certeza não passava de 1.7 GB livre) e é impossível aumentar a ram nesse modelo.

Sem contar que o Chrome OS Flex parece ser meio chato na compatibilidade de componentes:
  • Windows, Mac, or Linux device to install Chrome OS Flex on—your target device
    • Google only guarantees Chrome OS Flex functionality on certified models.
    • Variants of certified models might have unexpected issues.
    • Chrome OS Flex might work on non-certified devices but performance, functionality, and stability are not guaranteed.
    • Minimum device requirements:
      • Architecture: Intel or AMD x86-64-bit compatible device
      • RAM: 4 GB
      • Internal storage: 16 GB
      • Bootable from USB drive
      • BIOS: Full administrator access. You’ll need to boot from the Chrome OS Flex USB installer and make some adjustments in the BIOS if you run into issues.
      • Processor and graphics: Components made before 2010 might result in a poor experience.
        Note: Intel GMA 500, 600, 3600, and 3650 graphics hardware do not meet Chrome OS Flex performance standards.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Acho que nesse caso não....

No próprio site do Google tem os requisitos mínimos de hardware e acho que não ficaria legal (talvez nem instale), por causa da pouca ram do Asus.
Por causa do compartilhamento com o vídeo deve sobrar de 1.5 a 1.7 GB de ram só para o sistema (não lembro exatamente a quantidade livre mas com certeza não passava de 1.7 GB livre) e é impossível aumentar a ram nesse modelo.

Sem contar que o Chrome OS Flex parece ser meio chato na compatibilidade de componentes:
  • Windows, Mac, or Linux device to install Chrome OS Flex on—your target device
    • Google only guarantees Chrome OS Flex functionality on certified models.
    • Variants of certified models might have unexpected issues.
    • Chrome OS Flex might work on non-certified devices but performance, functionality, and stability are not guaranteed.
    • Minimum device requirements:
      • Architecture: Intel or AMD x86-64-bit compatible device
      • RAM: 4 GB
      • Internal storage: 16 GB
      • Bootable from USB drive
      • BIOS: Full administrator access. You’ll need to boot from the Chrome OS Flex USB installer and make some adjustments in the BIOS if you run into issues.
      • Processor and graphics: Components made before 2010 might result in a poor experience.
        Note: Intel GMA 500, 600, 3600, and 3650 graphics hardware do not meet Chrome OS Flex performance standards.

Neste caso o Windows 8.1 32bits ficará muito mais fluído que qualquer Linux.

(serei odiado por postar isto neste tópico)
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Neste caso o Windows 8.1 32bits ficará muito mais fluído que qualquer Linux.

(serei odiado por postar isto neste tópico)
Vai por mim, não fica não. Ele vem com o 8 de fábrica mas mesmo o 8.1 não faria nenhum milagre:

ASUS X401U extremamente lento - Propaganda enganosa!​

Asus
Florianópolis - SC
22/04/2014 às 23:22
ID: 8614898denunciar
Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas Reclamações

No dia 11 de fevereiro comprei um notebook ASUS X401U para minha namorada pelo site www.extra.com.br

Ao receber o computador que veio com SO Windows 8, o que eu acho ridículo para a configuração de 2GB de RAM, percebi uma demora absurda no processamento de aplicações extremamente simples como browser.

Entrei na página da ASUS e lá mostram que o computador pode ter sua memória expandida, fato este que NÃO é verdade!

Já frustrado, formatei o computador e instalei windows 7 com esperança de que o mesmo ficasse mais ágil, porém de nada adiantou.

É quase que inacreditável que uma marca como a ASUS coloque seu nome em risco produzindo um computador de tão baixa qualidade e promovendo propaganda enganosa em seu próprio site.

Não sei qual o problema do ASUS X401U, uma vez que possuo computadores (de outras marcas) com configurações mais modestas que esta e não chegam nem perto de serem tão lentos que nem este.

Outro problema, de menor significância (o qual eu não iria reclamar se fosse o único), é a barra de espaço do computador que parece ter vindo "travada", sendo preciso pressionar com força para que seja digitado. Observo também que isto ocorre exclusivamente com esta botão.




Eu usei ao vivo e em cores o note, o negócio é tenso demais. Extremamente fraco.

Esse relato no Reclame Aqui foi até generoso com o equipamento.....

Pra rodar bem um Windows nele acho que só um XP rodaria legal.

Qualquer Linux com interface leve e poucos serviços rodando vai ser bem superior a qualquer Windows atual nessa "máquina".....
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Vai por mim, não fica não. Ele vem com o 8 de fábrica mas mesmo o 8.1 não faria nenhum milagre:

ASUS X401U extremamente lento - Propaganda enganosa!​

Asus
Florianópolis - SC
22/04/2014 às 23:22
ID: 8614898denunciar
Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas Reclamações

No dia 11 de fevereiro comprei um notebook ASUS X401U para minha namorada pelo site www.extra.com.br

Ao receber o computador que veio com SO Windows 8, o que eu acho ridículo para a configuração de 2GB de RAM, percebi uma demora absurda no processamento de aplicações extremamente simples como browser.

Entrei na página da ASUS e lá mostram que o computador pode ter sua memória expandida, fato este que NÃO é verdade!

Já frustrado, formatei o computador e instalei windows 7 com esperança de que o mesmo ficasse mais ágil, porém de nada adiantou.

É quase que inacreditável que uma marca como a ASUS coloque seu nome em risco produzindo um computador de tão baixa qualidade e promovendo propaganda enganosa em seu próprio site.

Não sei qual o problema do ASUS X401U, uma vez que possuo computadores (de outras marcas) com configurações mais modestas que esta e não chegam nem perto de serem tão lentos que nem este.

Outro problema, de menor significância (o qual eu não iria reclamar se fosse o único), é a barra de espaço do computador que parece ter vindo "travada", sendo preciso pressionar com força para que seja digitado. Observo também que isto ocorre exclusivamente com esta botão.




Eu usei ao vivo e em cores o note, o negócio é tenso demais. Extremamente fraco.

Esse relato no Reclame Aqui foi até generoso com o equipamento.....

Pra rodar bem um Windows nele acho que só um XP rodaria legal.

Qualquer Linux com interface leve e poucos serviços rodando vai ser bem superior a qualquer Windows atual nessa "máquina".....

Eu ainda sim testaria uma instalação do Windows 8.1 32bits com o ISO original Microsoft. O 8.1 é mais lapidado, e a versão que geralmente vem nesses notebook de fábrica conta com bloatwares da própria fabricante que acabam deixando muito mais pesado.

Lógico, essencial substituir o HD original por um SSD de no mínimo boa qualidade (fujam dos chineses mais baratos, é bucha).

Recomendações de SSD:

kabum.com.br/produto/101067/ssd-gigabyte-240gb-sata-leitura-500mb-s-gravacao-420mb-s-gp-gstfs31240gntd

kabum.com.br/produto/98544/ssd-crucial-bx500-240gb-sata-leitura-540mb-s-gravacao-500mb-s-ct240bx500ssd1

pt.aliexpress.com/item/4000812072484.html

 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Outras opções de sistema Android que têm suporte a máquinas mais fracas:



 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Eu ainda sim testaria uma instalação do Windows 8.1 32bits com o ISO original Microsoft. O 8.1 é mais lapidado, e a versão que geralmente vem nesses notebook de fábrica conta com bloatwares da própria fabricante que acabam deixando muito mais pesado.

Lógico, essencial substituir o HD original por um SSD de no mínimo boa qualidade (fujam dos chineses mais baratos, é bucha).

Recomendações de SSD:




Cara o Core 2 Duo T5500 é muito mais processador do que o C-70.......

Só nisso daí já tem uma diferença enorme de performance mesmo com pouca Ram:
processador.png

Não tem jeito. O C-70 é horrível e mesmo com 2GB de ram (que não tem por causa do vídeo) o Windows não rodaria bem.

O negócio é uma desgraça mesmo. Se não me engano o clock do C-70 é 1Ghz só.....

Olha o nível da desgraça (e rodando com 4GB de ram):


No note que eu arrumei nem chega em 2GB de ram.....
 
Ultima Edição:

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Cara o Core 2 Duo T5500 é muito mais processador do que o C-70.......

Só nisso daí já tem uma diferença enorme de performance mesmo com pouca Ram:
Visualizar anexo 262922

Não tem jeito. O C-70 é horrível e mesmo com 2GB de ram (que não tem por causa do vídeo) o Windows não rodaria bem.

O negócio é uma desgraça mesmo. Se não me engano o clock do C-70 é 1Ghz só.....

Olha o nível da desgraça (e rodando com 4GB de ram):


Acredito que a única solução seja utilizar um dos sistemas para dispositivos móveis, como os que coloquei o link acima.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Acredito que a única solução seja utilizar um dos sistemas para dispositivos móveis, como os que coloquei o link acima.
Com o Mint o note ficou utilizável para Internet + Office.

Dá pra usar como eu disse antes, mas não tem como extrair performance de algo que não tem performance.....

O que eu fiz foi instalar um sistema que desse mais folga ao processador e a memória.

A performance vai ser baixa pela construção do processador, que foi feito pra ser barato e com esse nível (baixíssimo) de desempenho.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Esses netbooks da Acer e Asus foram feitos pra rodarem Linux, só que a Microsoft ameaçou tirar as licenças OEM deles caso eles lançassem notebooks com outros sistemas (época de Steve Balmer ainda, ele e Bill Gates tinham um ódio irracional ao Linux) e eles tiveram que lançar com Windows mesmo.

Ficou um negócio bizarro porque eles vendiam um PC com Windows que estava abaixo das especificações mínimas pro Windows.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Ficou um negócio bizarro porque eles vendiam um PC com Windows que estava abaixo das especificações mínimas pro Windows.

E o pior que é verdade.

Eu mesmo to usando um HP 2133 aqui e o bagulho roda bem (e com alguns aprertos) o Puppy Linux Precise.
Dá pra navegar e só. No máximo usar um Office.

No XP já capenga, o Windows que roda decentemente aqui é o 2000 e olhe la.

Compensava mais eu ter pego o Vaio P, sairia "mais caro" mas existem hobbystas adaptando distros linux "mais modernas" para ele.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
E o pior que é verdade.

Eu mesmo to usando um HP 2133 aqui e o bagulho roda bem (e com alguns aprertos) o Puppy Linux Precise.
Dá pra navegar e só. No máximo usar um Office.

No XP já capenga, o Windows que roda decentemente aqui é o 2000 e olhe la.

Compensava mais eu ter pego o Vaio P, sairia "mais caro" mas existem hobbystas adaptando distros linux "mais modernas" para ele.

Fazem isso até hoje...vendem notebook com 4Gb de ram.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Lembrei de um artigo que li uns tempos atrás, de 2013, que mostrava como a Microsoft meio que sabotou as interfaces gráficas linux e explica demais a mudança radical do Gnome 3.

Na época que teve as mudanças não sabia o motivo de estragarem a usabilidade do Gnome.

Fui pro XFCE, depois LXDE e por fim parti pra OpenBox + tint2 ou pypanel.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Essa época dos netbooks foi quando a Microsoft teve mais risco de perder o domínio absoluto do mercado.

Foi bem na época do fracasso do Windows Vista, em pouco tempo 20% laptops vendidos eram netbooks, em sua maioria rodavam Linux porque era impossível rodar o Vista num PC desses e o preço da licença do XP era muito cara pra um aparelho barato como esse.

A MS tratou logo de ameaçar as empresas: se lançar netbook Linux-only iria perder o desconto na compra de licenças. Em contrapartida baixaram a licença do Windows XP pra quase de graça pra netbooks.

Em pouco tempo eles retomaram o mercado de netbooks, principalmente porque a licença ficou muito mais barata e o XP rodava razoavelmente bem nesses PCs.

Além disso outra coisa atrapalhou o Linux a ganhar tração nesse mercado: a distribuição que a Asus usava (Xandros) era uma porcaria. Depois surgiram o excelente Ubuntu Netbook e o Fedora Mini, feitos especialmente pra netbooks. Eu usei por um bom tempo o Fedora Mini num Acer Aspire One e rodava melhor até que o XP.
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Essa época dos netbooks foi quando a Microsoft teve mais risco de perder o domínio absoluto do mercado.

Foi bem na época do fracasso do Windows Vista, em pouco tempo 20% laptops vendidos eram netbooks, em sua maioria rodavam Linux porque era impossível rodar o Vista num PC desses e o preço da licença do XP era muito cara pra um aparelho barato como esse.

A MS tratou logo de ameaçar as empresas: se lançar netbook Linux-only iria perder o desconto na compra de licenças. Em contrapartida baixaram a licença do Windows XP pra quase de graça pra netbooks.

Em pouco tempo eles retomaram o mercado de netbooks, principalmente porque a licença ficou muito mais barata e o XP rodava razoavelmente bem nesses PCs.

Além disso outra coisa atrapalhou o Linux a ganhar tração nesse mercado: a distribuição que a Asus usava (Xandros) era uma porcaria. Depois surgiram o excelente Ubuntu Netbook e o Fedora Mini, feitos especialmente pra netbooks. Eu usei por um bom tempo o Fedora Mini num Acer Aspire One e rodava melhor até que o XP.
Lembro que logo depois veio o Windows 7 Starter que não podia abrir mais de 3 aplicações ao mesmo tempo, que era voltado pra netbooks
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Lembro que logo depois veio o Windows 7 Starter que não podia abrir mais de 3 aplicações ao mesmo tempo, que era voltado pra netbooks
Sim, verdade. Era uma versão ridícula, em pouco tempo as fabricantes de PCs abandoram a starter edition.

Não só foi feita pra netbooks mas uma tentativa de diminuir a pirataria do Windows. Me lembro que nessa época quase ninguém aqui no Brasil comprava PC de marca, a maioria dos PCs eram montados por pequenas lojas e ninguém comprava Windows original pra esses PCs. Fora que naquela época notebook era coisa de rico.

Hoje em dia é o total inverso, fora o mercado gamer a maioria dos PCs vendidos são notebooks de grandes marcas e já vem com licença original do Windows instalado.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Lembro que logo depois veio o Windows 7 Starter que não podia abrir mais de 3 aplicações ao mesmo tempo, que era voltado pra netbooks
E antes dele ainda tivemos XP Starter (o mais ridículo de todos por ser extremamente limitado) e Vista Starter....

Sempre penso que o Linux só vai deslanchar no Desktop quando rodar aplicações renomadas nativamente, como Photoshop e Corel por exemplo.

Enquanto tiver que usar Wine (que não tem compatibilidade total com a maioria dos programas) ou softwares alternativos o negócio vai ficar estagnado.

Talvez num futuro bem próximo já fique pau a pau com o Windows na questão de jogos, ainda está atrás nisso mas a evolução nesse cenário foi gigantesca mesmo que precisando do Proton na maioria dos casos.
 
Topo Fundo