O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
E antes dele ainda tivemos XP Starter (o mais ridículo de todos por ser extremamente limitado) e Vista Starter....

Sempre penso que o Linux só vai deslanchar no Desktop quando rodar aplicações renomadas nativamente, como Photoshop e Corel por exemplo.

Enquanto tiver que usar Wine (que não tem compatibilidade total com a maioria dos programas) ou softwares alternativos o negócio vai ficar estagnado.

Talvez num futuro bem próximo já fique pau a pau com o Windows na questão de jogos, ainda está atrás nisso mas a evolução nesse cenário foi gigantesca mesmo que precisando do Proton na maioria dos casos.

Estás esquecendo de um pequeno detalhe:

CHROME OS

A Google vem aperfeiçoando cada vez mais, o público vai preferir o sistema da Google, estável e conveniente, do que ficar se preocupando com uma das infinitas distros linux.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Que tara é essa que o pessoal tem com o Linux deslanchar? Quem usa Linux usa porque gosta, não porque é o mais famoso. Não muda em nada a usabilidade do sistema se tem mais fulanos ou ciclanos usando.

Muda que vão começar a fazer um monte de vírus
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.650
Reações
26.767
Pontos
1.053
Que tara é essa que o pessoal tem com o Linux deslanchar? Quem usa Linux usa porque gosta, não porque é o mais famoso. Não muda em nada a usabilidade do sistema se tem mais fulanos ou ciclanos usando.
Quanto mais gente usando, pior pra Apple e pra MS. Ou seja, quanto mais melhor.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.961
Reações
12.311
Pontos
753
Que tara é essa que o pessoal tem com o Linux deslanchar? Quem usa Linux usa porque gosta, não porque é o mais famoso. Não muda em nada a usabilidade do sistema se tem mais fulanos ou ciclanos usando.
Claro que muda.

Se fosse mais utilizado softwares comerciais estariam disponíveis sem precisar de gambiarra.

Um sistema sem programas bons não serve de muita coisa.

Os programas disponíveis quebram um bom galho mas quando o usuário precisa de algo específico muita gente não tem saco para tentar rodar pelo Wine ou virtualizar um Windows qualquer.

Pra desktop esse é o maior problema, agora para jogos as coisas estão mudando bem.

Quem tem máquina exclusiva para jogos talvez em pouco tempo consiga rodar tudo sem precisar do Windows.

Pra mim o Linux é um sistema muito melhor que o Windows, se tivesse mais softwares comerciais eu e muita gente não precisaria mais do Windows.

Como não uso o PC para jogos, ainda preciso de algumas coisas que só existem no Windows, mesmo que tenha alternativa para o Linux, não é a mesma coisa e a compatibilidade entre programas não é total, como no caso do Office por exemplo.

Se algum dia o Linux vai ser mais usado ou não, isso pra mim não importa. O importante era ter softwares comerciais nele e isso talvez aconteça se a base de usuários do sistema aumentar consideravelmente.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.085
Reações
47.659
Pontos
2.009
Claro que muda.

Se fosse mais utilizado softwares comerciais estariam disponíveis sem precisar de gambiarra.

Um sistema sem programas bons não serve de muita coisa.

Os programas disponíveis quebram um bom galho mas quando o usuário precisa de algo específico muita gente não tem saco para tentar rodar pelo Wine ou virtualizar um Windows qualquer.

Pra desktop esse é o maior problema, agora para jogos as coisas estão mudando bem.

Quem tem máquina exclusiva para jogos talvez em pouco tempo consiga rodar tudo sem precisar do Windows.

Pra mim o Linux é um sistema muito melhor que o Windows, se tivesse mais softwares comerciais eu e muita gente não precisaria mais do Windows.

Como não uso o PC para jogos, ainda preciso de algumas coisas que só existem no Windows, mesmo que tenha alternativa para o Linux, não é a mesma coisa e a compatibilidade entre programas não é total, como no caso do Office por exemplo.

Se algum dia o Linux vai ser mais usado ou não, isso pra mim não importa. O importante era ter softwares comerciais nele e isso talvez aconteça se a base de usuários do sistema aumentar consideravelmente.

Eu entendo essa questão dos softwares comerciais, mas acho que a tendência é que esses softwares migrem todos pra nuvem. Aqui na empresa está entrando o Office365 e eu não vou precisar de (quase) nenhuma gambiarra pra trabalhar.
 


FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.650
Reações
26.767
Pontos
1.053
Eu entendo essa questão dos softwares comerciais, mas acho que a tendência é que esses softwares migrem todos pra nuvem. Aqui na empresa está entrando o Office365 e eu não vou precisar de (quase) nenhuma gambiarra pra trabalhar.
Isso é uma mão na roda.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.242
Reações
11.935
Pontos
503
Linux popular é uma faca de dois gumes, ter software popular na plataforma que são pagos é um desistimulo ao desenvolvedor open source que muitas vezes é um cara roots que faz por hobby e paixão pela cultura, pela comunidade.

Você simplesmente apaga muito da alma do negócio.

Não precisamos de outro Windows, porque ele já existe.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Eu entendo essa questão dos softwares comerciais, mas acho que a tendência é que esses softwares migrem todos pra nuvem. Aqui na empresa está entrando o Office365 e eu não vou precisar de (quase) nenhuma gambiarra pra trabalhar.
Eu tinha essa expectativa, mas pela Web tá longe de funcionar igual nos aplicativos do Office.

Infelizmente pra trabalhar usando um *nix a opção é gastar uma fortuninha pra poder usar o macOS.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.018
Reações
6.879
Pontos
704
Eu já tenho a sensação que em breve a MS vai abandonar o kernel NT e vai partir pruma distro linux.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.961
Reações
12.311
Pontos
753
Eu já tenho a sensação que em breve a MS vai abandonar o kernel NT e vai partir pruma distro linux.
Isso eu já acho mais difícil.

Se até hoje tem coisa do Windows 95 (eu acho) no Windows 11......

A MS já usa Linux em algumas áreas da empresa, agora abandonar o Kernel NT é muito pra ela, duvido que façam.

Se fizerem, eu ficaria muito surpreso e demoraria anos até a migração total do ecossistema do Windows de NT para Linux.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Eu já tenho a sensação que em breve a MS vai abandonar o kernel NT e vai partir pruma distro linux.

Eu não acho que isso vai acontecer. Pode ser um Kernel hibrido que usa partes do Linux, mas em código fechado desenvolvido por ela...
Ai pode até ser, talvez, mas não sei tb se fariam
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
Qual shell vocês usam? Há grandes diferenças entre eles? Vejo bastante gente migrando para o zsh.
Geralmente uso zsh, principalmente por conta do autocomplete melhor que o bash.

Eu estou usando bash atualmente porque estou numa nova instalação e ainda não mudei, mas acho que dessa vez eu vou brincar um pouco com o fish:

 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Geralmente uso zsh, principalmente por conta do autocomplete melhor que o bash.

Eu estou usando bash atualmente porque estou numa nova instalação e ainda não mudei, mas acho que dessa vez eu vou brincar um pouco com o fish:



Fish parece ser bom - ótimas funcionalidades, mas uma pena que scripts escritos nele muito provavelmente teriam de ser adapatados em ambientes com bash ou zsh. Acho que seria esse o principal ponto negativo.

Vou dar uma testada no zsh, o autocomplete do bash é bem ruizinho.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
Fish parece ser bom - ótimas funcionalidades, mas uma pena que scripts escritos nele muito provavelmente teriam de ser adapatados em ambientes com bash ou zsh. Acho que seria esse o principal ponto negativo.

Vou dar uma testada no zsh, o autocomplete do bash é bem ruizinho.
Eu instalei o fish aqui no meu PC.

No Arch Wiki ele fala que você pode rodar o Fish tanto como o shell padrão ou rodar ele só como shell interativo e os scripts continuariam rodando no bash ou outro shell padrão:


É bem simples pra rodar ele como shell interativo, só colocar exec fish no .bashrc ou .zshrc.

Aí você continua escrevendo os scripts em bash, zsh ou posix.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Microsoft vai provavelmente migrar lentamente para a nuvem.

Já existe o Windows em nuvem, algumas pessoas do meu trabalho usam, principalmente os que entram como temporários.

published.png


Quem ainda vai ter desktop vai ser o Linux e o MacOS, mas ainda serão nicho, porque muita gente vai preferir usar essas versões em nuvem, já que poderão usar qualquer telinha.

Esse Windows na nuvem, dá pra instalar programas?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.242
Reações
11.935
Pontos
503
Fish para administrador parece meio b*sta aprender, para desktop tanto faz o shell, tem um interessante que já testei que é o Nushell

 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Eu já tenho a sensação que em breve a MS vai abandonar o kernel NT e vai partir pruma distro linux.
Nao tem como!
A quantidade de servicos e aplicacoes que a MS tem como base o Windows é absurdo!
Vou pegar só um exemplo: o xbox. Já imaginou o xbox rodando os jogos sob uma base linux? Pois é, Nao tem como! Por mais que o proton esteja bom, ainda está anos luz de jogos rodando no windows. E nisso entra o gamepass que está de vento em poupa como um dos servicos mais lucrativos da MS.
Por ser focada em serviços, a MS no máximo vai usar linux como MAIS uma opção, mas jamais vai abandonar o kernel NT.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.961
Reações
12.311
Pontos
753
Fora que o kernel NT é mais novo e moderno, tem uma ABI estável, drivers e serviços rodam separados do kernel, por isso que raramente você vê o Windows dar pau de kernel. Também é por isso que quando algum componente tem mau funcionamento, ele simplesmente para ao invés de todo o sistema.

Quando reclamam do Windows, não percebem que o que carece um pouco de polimento é o ambiente gráfico, que é bastante remendado.

Em resumo, o kernel NT foi pensado no uso de desktops, enquanto que o Linux atende tudo quanto é tipo de dispositivo. Abandonar ele só se o desktop morrer, o que eu não acredito que ocorra.
Acho que até o NT precisa de polimento.

Acho a performance do Kernel NT bem estranha.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Instalei o Chrome OS Flex em um i3 antigo com 4gb de ram e HD mecânico. Incrível como está responsivo!
Recomendo para quem vai usar apenas o navegador!

Tempo médio de bateria desse notebook com i3 antigo com 4gb de ram e HD mecânico:
Windows 10: 01h20.
Mint ou Elementary: 02h30.
Fedora: 03h00.
Chrome OS Flex: 06h00.

Sério. Não sei qual a bruxaria, mas é o dobro do melhor Linux até então
 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Tempo médio de bateria desse notebook com i3 antigo com 4gb de ram e HD mecânico:
Windows 10: 01h20.
Mint ou Elementary: 02h30.
Fedora: 03h00.
Chrome OS Flex: 06h00.

Sério. Não sei qual a bruxaria, mas é o dobro do melhor Linux até então

Sempre tive a impressão que a bateria do notebook dura menos no Linux. Aqui dá uns 30 minutos (sim, preciso trocá-la), mas no Windows durava até 1h30.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Tempo médio de bateria desse notebook com i3 antigo com 4gb de ram e HD mecânico:
Windows 10: 01h20.
Mint ou Elementary: 02h30.
Fedora: 03h00.
Chrome OS Flex: 06h00.

Sério. Não sei qual a bruxaria, mas é o dobro do melhor Linux até então
Sistema extremamente minimalista pra só rodar navegador?

Mas é curioso mesmo no seu PC os Linux vencerem o Windows em longevidade de bateria.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Pessoal, estou usando o Pop OS e gostando bastante. É o os linux menos bugado que já testei.
O problema, é que ele não faz dual boot de forma fácil com o Windows 11.
Eu vi uns tutoriais pela internet, que utilizam o grub-customizer pra fazer isso, mas não está funcionando pra mim.
Alguém sabe se tem uma forma mais atual de se fazer isso?
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.292
Reações
3.788
Pontos
1.039
Pessoal, estou usando o Pop OS e gostando bastante. É o os linux menos bugado que já testei.
O problema, é que ele não faz dual boot de forma fácil com o Windows 11.
Eu vi uns tutoriais pela internet, que utilizam o grub-customizer pra fazer isso, mas não está funcionando pra mim.
Alguém sabe se tem uma forma mais atual de se fazer isso?
Qual o problema que você está tendo com ele ?
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Tempo médio de bateria desse notebook com i3 antigo com 4gb de ram e HD mecânico:
Windows 10: 01h20.
Mint ou Elementary: 02h30.
Fedora: 03h00.
Chrome OS Flex: 06h00.

Sério. Não sei qual a bruxaria, mas é o dobro do melhor Linux até então

A tendência é a Google aperfeiçoar mais e mais esse Chrome, vai derrubar todos os outros em quantidade de usuários domésticos.
 
Topo Fundo