O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Acho que pode criptografar na instalação mesmo.
Todavia não tenho certeza, talvez o @nando3d saiba te explicar melhor.

A dúvida é porque o Linux vai criptografar o disco com LUKS, e não somente a partição dele (o que seria o ideal, blindando o acesso através do Windows).
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.578
Reações
15.858
Pontos
403
Quase não coloco as mãos no Linux, mas estava praticando um pouco a instalação de programas no dito cujo e observei que o consumo de memória RAM no Kubuntu 22.04 LTS começa inicialmente no valor de 1,1GB.

Ao abrir o Firefox (ou Vivaldi) com duas abas (sendo uma delas no Youtube), o consumo subiu para 2GB. Abrir um video de anime em 720p com o VLC, 1,3GB. Ao fechá-los, volta ao valor inicial.

Bem, por si só não é um sistema guloso. Talvez instale no meu computador antigo. Embora eu ainda precise descobrir que componente dele estava emitindo cheiro de queimado na última vez que o liguei.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.101
Reações
47.744
Pontos
2.009
Quase não coloco as mãos no Linux, mas estava praticando um pouco a instalação de programas no dito cujo e observei que o consumo de memória RAM no Kubuntu 22.04 LTS começa inicialmente no valor de 1,1GB.

Ao abrir o Firefox (ou Vivaldi) com duas abas (sendo uma delas no Youtube), o consumo subiu para 2GB. Abrir um video de anime em 720p com o VLC, 1,3GB. Ao fechá-los, volta ao valor inicial.

Bem, por si só não é um sistema guloso. Talvez instale no meu computador antigo. Embora eu ainda precise descobrir que componente dele estava emitindo cheiro de queimado na última vez que o liguei.
O gerenciamento de memória na versão 22.04 está muito boa. Eu deixo o PC do trampo ligado direto e consigo trabalhar sem engasgos.

Na versão 20.04 o consumo subia o tempo todo.



Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.681
Reações
26.926
Pontos
1.053
Quase não coloco as mãos no Linux, mas estava praticando um pouco a instalação de programas no dito cujo e observei que o consumo de memória RAM no Kubuntu 22.04 LTS começa inicialmente no valor de 1,1GB.

Ao abrir o Firefox (ou Vivaldi) com duas abas (sendo uma delas no Youtube), o consumo subiu para 2GB. Abrir um video de anime em 720p com o VLC, 1,3GB. Ao fechá-los, volta ao valor inicial.

Bem, por si só não é um sistema guloso. Talvez instale no meu computador antigo. Embora eu ainda precise descobrir que componente dele estava emitindo cheiro de queimado na última vez que o liguei.
O Kde usa um pouco mais de ram, mas ainda não é tão consumista de ram.

Visualmente o Plasma é muito bonito.
 


Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Tenta colocar "GRUB_ENABLE_BLSCFG=false" no /etc/default/grub e abrir o grub-customizer depois pra ver se ele vai conseguir listar o Windows nas opções de entrada.
Fiz isso. Continua sem funcioanr. O notebook boota direto no pop os. :kzonzo

Tem que instalar o Windows primeiro e depois o Linux, se não a instalação do windows "come" o grub.
Eu fiz isso. Tenstei com o ubuntu e ele automaticamente cria a tela de seleção de os. Apaguei e coloquei o pop os, e aí não tem mais essa tela.

Olha só como está o grub-customizer nessas imagens em anexo.
 

Anexos

  • Captura de tela de 2022-06-16 10-59-32.png
    Captura de tela de 2022-06-16 10-59-32.png
    47,8 KB · Visualizações: 26
  • Captura de tela de 2022-06-16 10-59-20.png
    Captura de tela de 2022-06-16 10-59-20.png
    57,4 KB · Visualizações: 23
  • Captura de tela de 2022-06-16 11-01-03.png
    Captura de tela de 2022-06-16 11-01-03.png
    47,1 KB · Visualizações: 23
  • Captura de tela de 2022-06-16 11-01-48.png
    Captura de tela de 2022-06-16 11-01-48.png
    89,8 KB · Visualizações: 26

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.578
Reações
15.858
Pontos
403
Como uso Linux em máquina virtual não percebo o problema a seguir, mas imagino que é um problema quando é o SO principal do computador. Me refiro aos programas do tipo Logitech G HUB e HyperX NGENUITY, que servem para configurar coisas dessas marcas, como teclados, mouses e fones de ouvido. Mudar configuração de DPI do mouse, equalizador do fone, ver o nível da bateria dos produtos sem fio, e alterar/desligar coisas inúteis como luzes.

Embora os produtos Razer parecem ter uma alternativa chamada OpenRazer, demais programas como da Logitech não parecem ter versão Linux ou algo para preencher a lacuna.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.578
Reações
15.858
Pontos
403
Sempre tem alguma alternativa. Para configurar mouses, tem o Piper:


Configurar luzes tem o OpenRGB:


Já equalizador de áudio tem o PulseAudio Equalizer ou o EasyEffects, caso o backend seja Pipewire.


Tem também o JamesDSP, que serve para os dois:


Vou copiar os links para caso venha a precisar no futuro.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.681
Reações
26.926
Pontos
1.053
Como uso Linux em máquina virtual não percebo o problema a seguir, mas imagino que é um problema quando é o SO principal do computador. Me refiro aos programas do tipo Logitech G HUB e HyperX NGENUITY, que servem para configurar coisas dessas marcas, como teclados, mouses e fones de ouvido. Mudar configuração de DPI do mouse, equalizador do fone, ver o nível da bateria dos produtos sem fio, e alterar/desligar coisas inúteis como luzes.

Embora os produtos Razer parecem ter uma alternativa chamada OpenRazer, demais programas como da Logitech não parecem ter versão Linux ou algo para preencher a lacuna.
Dá uma olhadinha aqui:

 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.301
Reações
772
Pontos
824
Hoje o que vocês acham que é uma melhor escolha para instalar em um notebook novo com Ryzen: Ubuntu ou Pop OS ?
 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Estou usando o Pop Os e estou achando justamente o contrário. Acho ele menos bugado que o Ubuntu.

Perfeito, funcionando bem para ti é o que importa. Digo, tava vendo alguns vídeos do Linus, e ele praticamente arrebentou com o sistema depois de instalar a Steam, houve um aviso por parte do APT, mas isso é algo que não deveria ocorrer. Até pouco tempo atrás, o Pop tinha problemas com dependências de certos programas, coisa que não vi acontecendo com o Ubuntu.

Eu usaria o Pop ou o Ubuntu Budgie.

Mas meu porto seguro sempre é o Linux Mint.

Gosto do Mint também. Em partes, muito pelo fato de consertar as cagadas da Cannonical, exemplo os Snaps. Para o usuário médio, o Mint é a melhor distro de base Ubuntu.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.126
Reações
172.545
Pontos
1.714
Eu estou usando o 36 a bastante tempo, melhor versão do Fedora que uso até então

Tá bem redondo mesmo

Tô no KDE Spin dele e só tive um problema com java que deu mais trabalho pra resolver mas isso é mais problema da antiquisse dos sistemas do SERPRO :obrigue
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.578
Reações
15.858
Pontos
403
Resolvi fazer um breve questionamento ao Google como o Linux lida com multiplos monitores, e vi reclamações aqui e acolá em datas diversas.

A principio, me parece que as interfaces que melhor lidam com tal cenário é o KDE seguido pelo XFCE. E se a pessoa usa Nvidia, melhor usar o drive proprietário dela.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.101
Reações
47.744
Pontos
2.009
Resolvi fazer um breve questionamento ao Google como o Linux lida com multiplos monitores, e vi reclamações aqui e acolá em datas diversas.

A principio, me parece que as interfaces que melhor lidam com tal cenário é o KDE seguido pelo XFCE. E se a pessoa usa Nvidia, melhor usar o drive proprietário dela.

Eu não tenho usado outras interfaces fora o KDE. No meu trabalho uso dois monitores e ele funciona muito bem, mas eu acredito que as outras DE não tenham problemas com dois monitores.

O driver proprietário é melhor mas atualmente o da distro tem me atendido bem. Eu acho ele mais fácil de atualizar do que o proprietário.


Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.578
Reações
15.858
Pontos
403
Nos meus testes, KDE era sempre zoado com monitor e TV, eu tinha um ódio terrível do fato de que alguns apps não decidiam se abriam no monitor ou na TV, então às eu ficava pensando porque um app não abria, quando na verdade ele estava em outra área de trabalho.

Já no Gnome isso não ocorria.

Dias atrás aconteceu algo do tipo no meu Windows 10. Eu estava com o IRC aberto no segundo monitor e me enviaram legenda de anime para eu traduzir, mas eu não vi o envio. Uns 20 segundos depois olho em direção ao meu monitor primário e lá no canto dele estava a solicitação de permitir o IRC receber o arquivo.
Isso de janelas secundárias do programa abrir em outro monitor ainda me pega desprevenido :krip
Bem, hora de voltar a traduzir um anime aqui. Quando terminar devo fazer máquina virtual para experimentar o tal Fedora 36.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.301
Reações
772
Pontos
824
Melhor Ubuntu.

Ubuntu tem programa embutido para fazer upgrade de distro quando muda a versão.

Fiz um teste com o Fedora 36 e achei o mesmo muito rápido e responsivo.....triste do Linux é isso...a hora de escolher uma distro....ainda mais em uma máquina de trabalho.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Eu já tive problema com múltiplos monitores no kubuntu, mesmo setando um monitor como principal, programas e pastas insistiam em abrir no monitor secundário, outro problema grotesco no Linux é a falta de opção de configuração do botão do meio do mouse, pra configurar o auto scroll e rolagem de linhas do scroll do mouse é um parto, como pode faltar uma funcionalidade tão básica?

Enviado de meu SM-M625F usando o Tapatalk
 

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.124
Reações
744
Pontos
563
Fiz um teste com o Fedora 36 e achei o mesmo muito rápido e responsivo.....triste do Linux é isso...a hora de escolher uma distro....ainda mais em uma máquina de trabalho.
Fedora também é bom, dá para atualizar de versão quando disponível direto da loja Gnome de aplicativos.

Se você usar somente distros mantidas/patrocinadas por empresas e universidades tradicionais, são poucas até
Debian
Fedora
Ubuntu
OpenSUSE
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.384
Pontos
503
Não consegui fazer um dual boot no meu notebook nem seguindo vídeo na interwebs. Queria um Windows 10 + Kubuntu, acabei tendo que deixar só o Kubuntu...
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.681
Reações
26.926
Pontos
1.053
Sempre consegui fazer numa boa com Linux Mint ou Elementary Os, desde que que o Windows estivesse instalado antes da distro.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.101
Reações
47.744
Pontos
2.009
Uma dúvida aqui pro pessoal que usa Arch Linux ou distros baseadas nele.

Pretendo mudar pro EndeavourOS e vi que ele tem versões aqui (apollo, artemis, etc). Ele é rolling release nos updates de kernel e pacotes de softwares mas tem um upgrade pra versões maiores? tipo essas nomeadas no meu exemplo.

Essa distro foi elogiada pela compatibilidade com placas da nvidia. É isso mesmo?

O gerenciador de pacotes é o pacman e você pode habilidar o aur. certo? Além disso ela vem com flatpacks ou app image habilitados?

Eu vi que tem uma central de software para instalar aplicativos sem uso do terminal. Ele instala pelo pacman?

Ainda não tive tempo pra testar ele em VM.
 
Topo Fundo