O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.683
Pontos
2.009
Essas versões são só as ISOS atualizadas, para vc não pegar uma versão antiga e ter milhões de atualizações para se fazer. Depois de instalado, ele vai atualizando conforme a demanda, como qualquer Arch.

Ela funciona bem com placas Nvidia porque fazem como no Pop_OS, os drivers já vem embutidos na ISO.

O gerenciador de pacotes é o Pacman e o YAY (para baixar do AUR). Ele não vem com suporte a flatpaks, snaps ou appimages, é preciso instalar. Eu sinceramente não vejo sentido em usar isso em distros rolling release. No AUR tem tudo.

Ele não vem com central de software, é puramente terminal. Pode se usar alguma outra como Gnome Software, Discover, Pamac (do Manjaro). Mas não recomendam muito, porque essas GUI tendem a fazer atualizações parciais e isso pode quebrar o Arch.


Eu vi aqui o básico dele. Vou instalar em casa.

Esse driver embutido são aqueles pacotes nvidia-driver ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.683
Pontos
2.009
Se não me engano, é o nvidia-driver-dkms.
Já usei esse no Kubuntu. Mas o que funciona melhor é o .run baixado no site da nvidia. Eu só não consegui atualizar esse .run

De qualquer forma vou testar o Endeavor depois. Já até montei a ISO.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Já usei esse no Kubuntu. Mas o que funciona melhor é o .run baixado no site da nvidia. Eu só não consegui atualizar esse .run

De qualquer forma vou testar o Endeavor depois. Já até montei a ISO.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
Para atualizar vc tem que remover o .run com --uninstall


Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.683
Pontos
2.009
Para atualizar vc tem que remover o .run com --uninstall


Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
Acabei instalando o Endeavor OS. A ISO com o driver nvidia funciona bem.

Instalei tudo sem problemas. Só achei estranho o bluetooth não vir habilitado por padrão nessa distro.

Fiquei quebrando a cabeça achando que era o driver da placa wi-fi / bt (Intel ax200). Cheguei até a fazer downgrade do driver.

O AUR tem praticamente tudo que eu usava de outros repositórios e arquivos .deb

Só que foi mais rápido de instalar.


O único programa que não funcionou foi o Mailspring. Ele trava na tela de início e fica parado.

Achei o Balena etcher estranho também. Ele pede pra instalar uma versão diferente do node js e remove um monte de coisa. Tô com medo de quebrar algo por causa dele.

Alguém me recomenda outro software pra queimar iso? Por enquanto vou voltar o backup do timeshift e deixar sem ele.

Quando precisar gravar iso faço na mão.


Também instalei o sistema em btrfs pra ver como é. Economizou bastante espaço em disco.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Acabei instalando o Endeavor OS. A ISO com o driver nvidia funciona bem.

Instalei tudo sem problemas. Só achei estranho o bluetooth não vir habilitado por padrão nessa distro.

Fiquei quebrando a cabeça achando que era o driver da placa wi-fi / bt (Intel ax200). Cheguei até a fazer downgrade do driver.

O AUR tem praticamente tudo que eu usava de outros repositórios e arquivos .deb

Só que foi mais rápido de instalar.


O único programa que não funcionou foi o Mailspring. Ele trava na tela de início e fica parado.

Achei o Balena etcher estranho também. Ele pede pra instalar uma versão diferente do node js e remove um monte de coisa. Tô com medo de quebrar algo por causa dele.

Alguém me recomenda outro software pra queimar iso? Por enquanto vou voltar o backup do timeshift e deixar sem ele.

Quando precisar gravar iso faço na mão.


Também instalei o sistema em btrfs pra ver como é. Economizou bastante espaço em disco.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
Eu desisti de distros baseadas no Arch, todas tem algum bug que acaba tornando impossível de usar para mim
E ficar vendo qual o problema no último update no site é muito perda de tempo
Mas o Arch é o mais estável de todas da sua "família" a única que vale uma chance

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.683
Pontos
2.009
Eu desisti de distros baseadas no Arch, todas tem algum bug que acaba tornando impossível de usar para mim
E ficar vendo qual o problema no último update no site é muito perda de tempo
Mas o Arch é o mais estável de todas da sua "família" a única que vale uma chance

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Eu instalei o EndeavourOS com o file system btrfs e pelo que vi é uma mão na roda com os snapshots do timeshift. Vi que tem uma opção fácil de configurar o grub pra mostrar o snapshot antes da inicialização do sistema.

Se tudo funcionar como planejado acho que vai ser mais ou menos tranquilo resolver os pepinos se ele quebrar.

Mas vai ser a primeira vez que vou usar distro rolling release.

A compressão do btrfs me impressionou. Até agora estou gostando bastante dessa distro.

Qual distro você está usando no momento ?
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu instalei o EndeavourOS com o file system btrfs e pelo que vi é uma mão na roda com os snapshots do timeshift. Vi que tem uma opção fácil de configurar o grub pra mostrar o snapshot antes da inicialização do sistema.

Se tudo funcionar como planejado acho que vai ser mais ou menos tranquilo resolver os pepinos se ele quebrar.

Mas vai ser a primeira vez que vou usar distro rolling release.

A compressão do btrfs me impressionou. Até agora estou gostando bastante dessa distro.

Qual distro você está usando no momento ?
Eu estou usando Fedora Gnome... até tentei a spin KDE, mas tem um bug na ultima versão do Plasma bem chato que afeta justamente o meu hardware
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.654
Reações
26.790
Pontos
1.053
Depois que descobri o Ventoy, só uso ele. Ele deixa o pendrive preparado e aí é só jogar uma iso lá dentro. E dá para colocar várias, o que é ainda mais interessante.

screen_uefi.png
Ventoy é coisa linda demais.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.359
Reações
43.694
Pontos
1.339
Rapaz botei o Linux Peppermint no lerdobook do meu pai e parece um pc novo kkkkkk isso sem hd e rodando pelo pendrive (apenas para testar performance)!
Vou criar uma partição e instalar ele para navegar e essas coisas pq aquilo com Windows 10 é castigo de deus! Ainda mais por ser antigo (32 bits) e vi que muita instalação dá erro tipo Wrong Version I686 ou algo assim. Acredito que precise da versão 32 bits para o sistema que tbm é 32 bits (duh). Nem o Chrome instala.
Onde posso pegar vários aplicativos para essa versão? Gracto! :D
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Rapaz botei o Linux Peppermint no lerdobook do meu pai e parece um pc novo kkkkkk isso sem hd e rodando pelo pendrive (apenas para testar performance)!
Vou criar uma partição e instalar ele para navegar e essas coisas pq aquilo com Windows 10 é castigo de deus! Ainda mais por ser antigo (32 bits) e vi que muita instalação dá erro tipo Wrong Version I686 ou algo assim. Acredito que precise da versão 32 bits para o sistema que tbm é 32 bits (duh). Nem o Chrome instala.
Onde posso pegar vários aplicativos para essa versão? Gracto! :D

Experimente estas distribuições Android para computadores 32bits



 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.564
Reações
15.816
Pontos
403
O Steam no Linux parece usar coisas mais refinadas do que seria simplesmente usar o wine. Mas dando uma olhada no site protondb.com, tem jogo que deixa a desejar.
Curiosamente, no caso de Horizon Zero Dawn, embora haja muitos relatos de problemas, as pessoas que dizem não ter tido problemas costumam estar usando Ubuntu ou Fedora.
Mas outros jogos relativamente recentes parecem rodar sem problemas relevantes, vide Tales of Arise e Ace Combat 7.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.317
Pontos
753
O Steam no Linux parece usar coisas mais refinadas do que seria simplesmente usar o wine. Mas dando uma olhada no site protondb.com, tem jogo que deixa a desejar.
Curiosamente, no caso de Horizon Zero Dawn, embora haja muitos relatos de problemas, as pessoas que dizem não ter tido problemas costumam estar usando Ubuntu ou Fedora.
Mas outros jogos relativamente recentes parecem rodar sem problemas relevantes, vide Tales of Arise e Ace Combat 7.
Talvez games mais recentes já sejam produzidos tendo em mente a compatibilidade facilitada com o Proton, pode ser anti cheat de jogos mais antigos e etc, sem contar que como o Proton é a camada de compatibilidade, até as peças e drivers da máquina podem gerar diferença de performance, eu acho além do próprio sistema em si.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.889
Reações
14.501
Pontos
1.013
Ai, ai... um user de um chat do Telegram falou que daqui a 10 anos só existirá Gnome no Linux e que o resto das DEs sumirá. O cara tá falando groselha.

Nem de Gnome eu gosto.

O Linux Mint usa Cinnamon, Mate e XFCE. Gosto do Mate e do XFCE.

O Linux é livre. Já me ofereci pra apostar com ele e ele não falou mais nada. Tá com medo.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.889
Reações
14.501
Pontos
1.013
Se até coisas como CDE, que tem mais de 30 anos, ainda está disponível, isso não vai mudar. Sempre vai ter alguém que vai manter essas DEs.

CDE_2012_on_Linux.png


Gnome e KDE possuem forte apoio financeiro de grandes empresas. XFCE tem uma baita comunidade. Mate e Cinnamon vivem do Mint e este consegue ter uma boa relação de usuários + doações. Ultimamente vem fazendo parcerias tbm.
Pensei que o CDE tivesse sido descontinuado. Valeu pela contribuição. Vi no Google que ele deixou de ser software proprietário desde 2012.

O KDE 3 está vivo e se chama Trinity Desktop Environment.
tde6.png

tde1.png
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.115
Reações
172.520
Pontos
1.714
Olha, tá de parabéns a equipe do Fedora, viu

Tô com o 36 aqui, versão KDE, rodando lisinho como uma garrafinha no meu LG Gram (i7-1165G7, Iris Xe, 16GB de RAM). Bem mais responsivo do que o Windows 11 quando eu peguei o notebook ano passado.


Também fiquei um tanto surpreso com o desempenho da Iris Xe nos jogos da Steam (tanto nativos quanto com o Proton).
 

Taki

Bam-bam-bam
Mensagens
305
Reações
406
Pontos
248
1657016773017.png

1657016924191.png

Guys, fiz a instalação do Linux MInt XFCE num notebook que tinha aqui em casa e não consigo realizar a instalação nem atualização de nada. É minha primeira vez mexendo em Linux kkkkk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.317
Pontos
753
Visualizar anexo 267048

Visualizar anexo 267049

Guys, fiz a instalação do Linux MInt XFCE num notebook que tinha aqui em casa e não consigo realizar a instalação nem atualização de nada. É minha primeira vez mexendo em Linux kkkkk
Esse erro tem a ver com o relógio do sistema. É como se o Ubuntu estivesse "atrasado" (ou seria adiantado?) na hora e com isso não acessa o endereço do apt.

Eu só vi esse erro no Ubuntu uma vez mas parece que deu no Mint também.

Tente nas opções de data e hora fazer a sincronia.

Uma outra solução é dar esse comando num terminal:

sudo timedatectl set-local-rtc 1

Depois tente usar o apt novamente.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.889
Reações
14.501
Pontos
1.013
Visualizar anexo 267048

Visualizar anexo 267049

Guys, fiz a instalação do Linux MInt XFCE num notebook que tinha aqui em casa e não consigo realizar a instalação nem atualização de nada. É minha primeira vez mexendo em Linux kkkkk
Talvez você tenha que mudar o mirror pra um server mais próximo da sua região.
Você devia frequentar o grupo do Linux Mint no Telegram pra eles te ajudarem.
 

Taki

Bam-bam-bam
Mensagens
305
Reações
406
Pontos
248
Esse erro tem a ver com o relógio do sistema. É como se o Ubuntu estivesse "atrasado" (ou seria adiantado?) na hora e com isso não acessa o endereço do apt.

Eu só vi esse erro no Ubuntu uma vez mas parece que deu no Mint também.

Tente nas opções de data e hora fazer a sincronia.

Uma outra solução é dar esse comando num terminal:

sudo timedatectl set-local-rtc 1

Depois tente usar o apt novamente.
Era isso mesmo KKKKKK

Muito obrigado.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.564
Reações
15.816
Pontos
403
Dando uma breve olhada aqui no Fedora 36, e ele parece não gostar de máquina virtual em sua versão KDE. Por algum motivo sofre de lentidão e o Vivaldi chegou a ter bugs gráficos, mesmo que a máquina virtual tenha a mesma configuração do Kubuntu (4 cores, 3GB de RAM). Como sou noob em Linux, talvez até seja algum motivo banal. Já sua versão GNOME não parece ter problemas, embora esse ambiente seja meio confuso para alguém que passou 99% da vida no Windows.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.683
Pontos
2.009
Dando uma breve olhada aqui no Fedora 36, e ele parece não gostar de máquina virtual em sua versão KDE. Por algum motivo sofre de lentidão e o Vivaldi chegou a ter bugs gráficos, mesmo que a máquina virtual tenha a mesma configuração do Kubuntu (4 cores, 3GB de RAM). Como sou noob em Linux, talvez até seja algum motivo banal. Já sua versão GNOME não parece ter problemas, embora esse ambiente seja meio confuso para alguém que passou 99% da vida no Windows.

Qual a configuração de hardware da sua máquina física ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.683
Pontos
2.009
Ryzen 7 3800x, RTX 2060 Super, 8GB de RAM.
O Windows 10 está instalado em um M.2, e as máquinas virtuais em outro M.2.
Eu tenho uma configuração um pouco parecida. Ryzen 3600, RTX 2060, 32Gb Ram.

Só que o host é em Linux (endeavour OS) usando o qemu/kvm e não o virtualbox.

Geralmente testo as VM todas com 2 cores e 4Gb ram e não costumo ter problemas.

No teu caso pode nem ser a distro em si e sim o virtualbox ou o windows.

Porque não experimenta rodar o Linux na máquina física ?

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.564
Reações
15.816
Pontos
403
Eu tenho uma configuração um pouco parecida. Ryzen 3600, RTX 2060, 32Gb Ram.

Só que o host é em Linux (endeavour OS) usando o qemu/kvm e não o virtualbox.

Geralmente testo as VM todas com 2 cores e 4Gb ram e não costumo ter problemas.

No teu caso pode nem ser a distro em si e sim o virtualbox ou o windows.

Porque não experimenta rodar o Linux na máquina física ?

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk

Eu nunca usei o Virtualbox. Eu uso o VMware Workstation 16 Player.
E embora eu saiba que é possível fazer dual bot com o Windows, não tenho experiência/confiança para fazer isso. Fora que teria que comprar mais HD externo para backup pois os internos estão todos com mais de 70% de uso.
Prefiro continuar experimentando em máquina virtual que é indolor :krip
 
Topo Fundo