O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
50.682
Pontos
854
Visualizar anexo 226878
Várias pessoas nos comentários buscando mil justificativas e até mesmo culpando ele.
Por isso que eu digo: o melhor do linux é a sua comunidade. O pior do linux é a sua comunidade.

Eu até entendo a comunidade ficar com uma animosidade em cima dele, vi esse vídeo hoje e tipo, muita vergonha alheia. O Linus, que supostamente é pro-user de Windows, agiu de forma muito boba durante esse desafio. Fica claro pra mim que ele tenta polemizar para gerar buzz.

No primeiro episódio, ignorou o aviso explícito do APT e seguiu em frente. Tudo bem que foi m**** que os devs do Pop_OS fizeram pra fazer um pacote remover todo o desktop, mas ele forçou a barra.

siy4n4tby5w71.jpg

Agora nesse segundo, o cara não sabia baixar um arquivo do Github, tipo, novamente, um segundo de pesquisa já traria a resposta ou nem isso. Na primeira vez que usei o Github, lá pra meados de 2010, primeira coisa que notei foi um botão verde que se destacava bastante e clicando nele, olha lá o botão de download. Até minha esposa descobriu isso quando começou a faculdade, antes de aprender sobre GIT.
E isso usando Windows.

226925

Mesmo pesquisando no Google...

226926

Bud Spencer Ghost

Bam-bam-bam
Reações
8.099
Pontos
313
Estão relatando um problema no Chrome do Linux que só atualmente com updates eu tive. Quando maximiza a janela, ela passa das bordas da janela. Muitas distros estão com esse problema.

LuxEtUmbra0

Bam-bam-bam
Reações
5.344
Pontos
303
Só conhecia Wine (sem ter uma boa opinião, mas tem muitos anos que não uso mais), mais recentemente ouvi falar bem do ProtonDB (que usa parece o Wine). Lutris nunca tinha ouvido falar. Usam? O que acham sobre performance, compatibilidade, necessidade de muitas gambis para funcionar, etc.?

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.776
Pontos
374
Só conhecia Wine (sem ter uma boa opinião, mas tem muitos anos que não uso mais), mais recentemente ouvi falar bem do ProtonDB (que usa parece o Wine). Lutris nunca tinha ouvido falar. Usam? O que acham sobre performance, compatibilidade, necessidade de muitas gambis para funcionar, etc.?
Eu uso tanto o Proton quando o Lutris a performance é praticamente a mesma do Windows se tiver alguma perda é mínima

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
50.682
Pontos
854

Lutris é apenas uma interface melhorzinha pro Wine, voltada pra Games. Normalmente usa-se ele para jogos fora da Steam, como das lojas Uplay e Origin (GOG e Epic Games tem versões de suas lojas feitas pela comunidade, MiniGalaxy e Heroic respectivamente) e também para jogos que não estão em nenhuma loja, como jogos antigos ou que deixaram de ser vendidos.

brnbc

Habitué da casa
Reações
257
Pontos
98
O Proton é uma ferramenta da Valve, então tem até integração com a loja da Steam e tal. O ProtonDB é um tracker que a comunidade criou pra reportar o estado dos jogos. Depois que a Valve passou a investir nisso, o negócio tem melhorado bastante. Inclusive sei de empresas, e conheço gente que está trabalhando em patches pro kernel linux visando a melhoria de desempenho do Proton. A tendencia é melhorar cada vez mais, ainda mais com o lançamento do Steam Deck =)

Sephirothrx7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.075
Pontos
519
Alguém já usou btrfs? Estou pensando em formatar um ssd em btrfs pra compartilhar arquivos entre Windows e Linux já que existe um driver para o Windows e deixa tudo transparente.

BCoisa

Bam-bam-bam
Reações
7.987
Pontos
303
Alguém já usou btrfs? Estou pensando em formatar um ssd em btrfs pra compartilhar arquivos entre Windows e Linux já que existe um driver para o Windows e deixa tudo transparente.
Já cheguei a testar esse driver no Windows (até tinha traduzido ele pra ficar em PT-BR) mas faz tempo já.

Testei só no Windows mesmo e funcionou bem. Hoje deve estar mais maduro o driver e a performance deve ser boa.

Nem lembro qual foi a versão que usei, tempos depois eu acabei apagando o driver do meu pendrive mas lembro que funcionava bem (mas não tentei acessar essa partição pelo Linux, só no Windows por curiosidade mesmo).

Na página do projeto, o que falta implementar são algumas coisas relativamente novas do BTRFS mas que no fundo (eu acho) não devem prejudicar quem usar a versão atual do driver:

TODO (o que falta implementar no driver):
  • fs-verity support (Linux 5.15): Camada de kernel que permite fornecer integridade transparente e proteção de autenticidade de arquivos somente leitura.
  • Zoned support (Linux 5.11) (HM-SMR not supported on Windows?): Formato especial em disco de estratégia de alocação/gravação para dispositivos zoneados.
  • Defragmentation: Ainda não pode ser desfragmentado
  • Support for Btrfs quotas: Ainda não tem suporte a Quotas e parece que o BTRFS vem com as Quotas desativadas por padrão.
  • Full transaction log support: Suporte completo ao log de transações
  • Support for Windows transactions (TxF): Conceito de transações atômicas para o sistema de arquivos NTFS, permitindo que os desenvolvedores de aplicativos do Windows escrevam rotinas de saída de arquivos que são garantidas para ter sucesso completamente ou falhar completamente.

Ultima Edição:

FeDeBe

Bam-bam-bam
Reações
12.523
Pontos
353
Lutris é coisa linda de God.

FireMax

Veterano
Reações
624
Pontos
128
Uso o BTRFS sem problemas no Manjaro.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk

Tsultrim

Bam-bam-bam
Reações
3.236
Pontos
444
Eu até entendo a comunidade ficar com uma animosidade em cima dele, vi esse vídeo hoje e tipo, muita vergonha alheia. O Linus, que supostamente é pro-user de Windows, agiu de forma muito boba durante esse desafio. Fica claro pra mim que ele tenta polemizar para gerar buzz.

No primeiro episódio, ignorou o aviso explícito do APT e seguiu em frente. Tudo bem que foi m**** que os devs do Pop_OS fizeram pra fazer um pacote remover todo o desktop, mas ele forçou a barra.

Assisti a parte 2 e não concordo que ele esteja querendo polemizar. Acredito que ele foi muito transparente e reproduziu muito bem o que seria a experiência de um gamer ao tentar jogar no Linux.

Os problemas que ele teve são coisas básicas que um user de Linux passa e provavelmente quem usa Linux a algum tempo veria os bugs que ele teve como coisas triviais, mas do ponto de vista de alguém que é iniciante no Linux e está tentando fazer jogos e stream de vídeo e áudio funcionar, acredito que ele foi muito fiel à experiência que tais usuários terão.

E a iniciativa dele é animal, pois é a primeira vez que eu vejo algum canal tendo esse trabalho todo e conseguindo jogar decentemente no Linux. Um objetivo meu para curto / médio prazo é abandonar totalmente o Windows e já estou nessa transição (SO para trabalho e estudo é Linux) e esses vídeos mostram que estou muito mais perto de conseguir do que imaginava, porque o mais impeditivo são justamente os jogos (inclusive ele testou o FTL que é um dos jogos que pretendo jogar, kkkk).

joao perreira

Bam-bam-bam
Reações
2.828
Pontos
303
SEm querer polemizar...
cansei de quebrar o sistema removendo lixo que vem junto da distro
seja ubuntu, mint, manjaro etc
acho a crítica válida
e não sou novato do mundo do pinguim
a próposito:
The Debian team has made a change to the APT package manager which should make working with low-level packages safer. In the past, an attempt to remove packages essential for the operating system to function would result in a warning which the user could override. Now APT will simply refuse to take action which would break the core operating system. The change was reported on Twitter: "The solver will no longer try to remove Essential or Protected packages, any dependency problem that would need such a solution will have to be resolved manually. The 'Yes, do as I say' prompt for removing essential packages has been replaced by an error message. The appropriate command-line option needs to be used instead."

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
50.682
Pontos
854
Assisti a parte 2 e não concordo que ele esteja querendo polemizar. Acredito que ele foi muito transparente e reproduziu muito bem o que seria a experiência de um gamer ao tentar jogar no Linux.

Os problemas que ele teve são coisas básicas que um user de Linux passa e provavelmente quem usa Linux a algum tempo veria os bugs que ele teve como coisas triviais, mas do ponto de vista de alguém que é iniciante no Linux e está tentando fazer jogos e stream de vídeo e áudio funcionar, acredito que ele foi muito fiel à experiência que tais usuários terão.

E a iniciativa dele é animal, pois é a primeira vez que eu vejo algum canal tendo esse trabalho todo e conseguindo jogar decentemente no Linux. Um objetivo meu para curto / médio prazo é abandonar totalmente o Windows e já estou nessa transição (SO para trabalho e estudo é Linux) e esses vídeos mostram que estou muito mais perto de conseguir do que imaginava, porque o mais impeditivo são justamente os jogos (inclusive ele testou o FTL que é um dos jogos que pretendo jogar, kkkk).

Depois eu pensei direito e realmente, acho que a iniciativa dele vai gerar umas coisas interessantes. Por que mostra a verdade nua e crua e isso provavelmente fará com que no mínimo, algumas empresas olhem mais a fundo no Linux.

Não sei por exemplo, a Nvidia ou a empresa da GoXLR vai querer essa publicidade negativa. E tá dando frutos, como o pessoal consertando bugs de séculos no APT.

Pra se ter uma noção, a Canonical fez um blog e pediu feedback da comunidade, para melhorarem o Ubuntu para gaming. Até o Fedora fez isso também.

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Reações
158.089
Pontos
814
Depois eu pensei direito e realmente, acho que a iniciativa dele vai gerar umas coisas interessantes. Por que mostra a verdade nua e crua e isso provavelmente fará com que no mínimo, algumas empresas olhem mais a fundo no Linux.

Não sei por exemplo, a Nvidia ou a empresa da GoXLR vai querer essa publicidade negativa. E tá dando frutos, como o pessoal consertando bugs de séculos no APT.

Pra se ter uma noção, a Canonical fez um blog e pediu feedback da comunidade, para melhorarem o Ubuntu para gaming. Até o Fedora fez isso também.

Fato

E, um canal com alcance grande como o LinusTechTips tem mais peso pra empurrar os games no Linux do que movimentos da comunidade de sempre

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
50.682
Pontos
854
Fato

E, um canal com alcance grande como o LinusTechTips tem mais peso pra empurrar os games no Linux do que movimentos da comunidade de sempre

E vai dando mais frutos. Criaram um app chamado Gamebuntu, que é uma interface simplificada para deixar o Ubuntu preparado para jogos.

E agora a Red Hat está abrindo uma iniciativa para melhorar os serviços de streaming no Linux:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Reações
158.089
Pontos
814
E vai dando mais frutos. Criaram um app chamado Gamebuntu, que é uma interface simplificada para deixar o Ubuntu preparado para jogos.

E agora a Red Hat está abrindo uma iniciativa para melhorar os serviços de streaming no Linux:

A Feral no começo dos ports pra Linux fez uma ferramenta pra automatizar algumas configurações

Agora com os pesos-pesados entrando, só tende a melhorar.

brnbc

Habitué da casa
Reações
257
Pontos
98
Quero sair do Manjaro no notebook depois de quase 4 anos. Estou com bastante vontade de mudar pro Fedora 35, parece que está tão redondinho, e acredito que vou ter poucos problemas. Mas ao mesmo tempo eu queria testar o EndeavourOS, e não queria deixar o AUR pra trás...
Mas da ultima vez que eu usei Fedora ainda nem existia flatpak... então talvez o baque não seja tão grande. Ainda não decidi.

Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Reações
8.062
Pontos
303
Quero sair do Manjaro no notebook depois de quase 4 anos. Estou com bastante vontade de mudar pro Fedora 35, parece que está tão redondinho, e acredito que vou ter poucos problemas. Mas ao mesmo tempo eu queria testar o EndeavourOS, e não queria deixar o AUR pra trás...
Mas da ultima vez que eu usei Fedora ainda nem existia flatpak... então talvez o baque não seja tão grande. Ainda não decidi.

Tem o Copr, mas o AUR me parece muito melhor porque a comunidade Arch é hacker, hacker no sentido de ter muito dev afim de manter e trazer pacotes pra distro.

João Ninguém

Bam-bam-bam
Reações
2.690
Pontos
268

testa numa vm. fedora vem recebendo bastante elegios msm. mas cara, deixar o aur pra trás é complicado. aur é comodo demais, qqlr coisa que exista pra linux tem lá. bagulho é absurdo mesmo (e muito bom).

mas pq quer sair do manjaro depois de tanto tempo?

brnbc

Habitué da casa
Reações
257
Pontos
98
testa numa vm. fedora vem recebendo bastante elegios msm. mas cara, deixar o aur pra trás é complicado. aur é comodo demais, qqlr coisa que exista pra linux tem lá. bagulho é absurdo mesmo (e muito bom).

mas pq quer sair do manjaro depois de tanto tempo?
Quando eu instalei eu ainda não entendia muito de Arch, então tem um monte de porqueira que eu fiz que está lá até hj... hehe Acabei deixando o sistema meio 'bloated' com o tempo também..
Além disso, tem umas decisões do Manjaro que não estão me agradando muito e tal. Eu também entendi melhor que não é tão bom ter esse delay pra liberar os pacotes mais novos, e que o Arch hoje em dia é bem mais estável do que antigamente (no sentido de poder quebrar se atualizar pacotes muito novos)

João Ninguém

Bam-bam-bam
Reações
2.690
Pontos
268
Quando eu instalei eu ainda não entendia muito de Arch, então tem um monte de porqueira que eu fiz que está lá até hj... hehe Acabei deixando o sistema meio 'bloated' com o tempo também..
Além disso, tem umas decisões do Manjaro que não estão me agradando muito e tal. Eu também entendi melhor que não é tão bom ter esse delay pra liberar os pacotes mais novos, e que o Arch hoje em dia é bem mais estável do que antigamente (no sentido de poder quebrar se atualizar pacotes muito novos)

tô mais de um ano no arch e tá bem safe (dei uma leve hoppeada, mas voltei ao arch). cara, zero stress. às vezes alguma coisinha quebra depois duma instalação, mas é só fazer downgrade do pacote - bem de boa de se fazer com o pacman. na pior das hipoteses, poucos dias depois, o dev corrige o erro. mas enfim, aí vai do seu uso, claro, mas por minha experiência, tá bem tranquilo.

also, agr a iso do arch oferece um script de instalação, ainda é linha de comando, mas esse script facilitou em 1000x a instalação do sistema. qqlr coisa dá uma olhadinha no youtube. vou puxar a sardinha pro arch pq gosto bastante da iso, entretando acho q vale uma testada no sistema para ver se atende suas necessidades. qqlr coisa, só fazer uma vm.

Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Reações
8.062
Pontos
303
tô mais de um ano no arch e tá bem safe (dei uma leve hoppeada, mas voltei ao arch). cara, zero stress. às vezes alguma coisinha quebra depois duma instalação, mas é só fazer downgrade do pacote - bem de boa de se fazer com o pacman. na pior das hipoteses, poucos dias depois, o dev corrige o erro. mas enfim, aí vai do seu uso, claro, mas por minha experiência, tá bem tranquilo.

also, agr a iso do arch oferece um script de instalação, ainda é linha de comando, mas esse script facilitou em 1000x a instalação do sistema. qqlr coisa dá uma olhadinha no youtube. vou puxar a sardinha pro arch pq gosto bastante da iso, entretando acho q vale uma testada no sistema para ver se atende suas necessidades. qqlr coisa, só fazer uma vm.

Também não quebrei nada até agora, e só colocando pacote pra dentro.

RR só quebra se você quiser já que não existe atualização obrigatória, é mais fácil qualquer distro que te empurra uma atualização quebrar do que uma RR.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
50.682
Pontos
854
Tô dando uma estudada em home server. Eu fiz upgrade no meu PC e ao invés de vender as peças antigas, resolvi fazer um servidor próprio, porque aí eu não preciso ficar pensando entre Windows e Linux. Uso Windows na máquina gamer e deixo uma máquina Linux para projetos.

Proxmox parece algo bem fodinha, criando um hypevisor para rodar várias VMs ao mesmo tempo. Mas é bastante coisa pra configurar, vou meio que criar umas VMs para:

• Servidor web;
  • Servidor de git;
  • Servidor .net;
  • Máquina de desenvolvimento;
  • Nextcloud;
  • banco de dados;
  • pihole;
Mas ainda vou ter que comprar um novo gabinete, fonte, HDDs, para poder criar uma nova máquina.

Topo Fundo