O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Não estava conseguindo deixar a configuração Gsync gravada de forma permanente, então vi que tinha que entrar como root e abrir o painel da Nvidia por linha de comando, sudo nvidia-settings

Vivendo e aprendendo :krip

Não tinha percebido enquanto fazia só daily hunt, mas ao fazer uma trial em FFXIV notei a velocidade irregular do mouse. Então me lembrei de ter lido que no Nobara Fedora é desativado por padrão a aceleração do mouse. Deve ser isso que está interferindo aqui no Fedora regular. Só falta eu descobrir o que posso fazer a respeito sem precisar migrar para o Nobara.

De todo modo, tirando pequenos detalhes como esse do mouse, FFXIV parece rodar no Linux tão bem quanto no Windows 10.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Linux parece que não gosta muito de colocar icones na tela, tenho que pedir educadamente para ele colocar lá. Por enquanto fiz isso com Steam, Lutris e Vivaldi.

Criei uma barra de tarefas no monitor secundário, isso parece ajudar a manter as janelas por lá, ao minimizar/maximizar naquele monitor. E como alguém tinha comentado para mim, o KDE pode nativamente colocar wallpapers distintos em cada monitor, e assim o fiz; vide imagem abaixo.

O programa que uso para editar legendas - Aegisub - tem disponível no Linux via snap. Então se um dia eu quiser ou precisar migrar full para Linux, não devo ter maiores problemas. Mas comprar uma placa de video AMD deve facilitar a vida neste sistema operacional.

Ainda não me decidi por um programa de IRC no Linux, mas o Konversation parece o melhor aos meus olhos.

LOpeQ0G.jpg
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
657
Reações
956
Pontos
193
Fedora KDE não faz muita questão de lembrar a posição dos programas em sistema dual monitor. É como debater com alguém com Alzheimer. E no geral os empurra para o monitor secundário/esquerdo. Isso era algo dificil de testar em máquina virtual.

Em suporte multi monitor, ninguém supera o Gnome. Nisso ele é muito superior.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
657
Reações
956
Pontos
193
Você pode usar extensões para facilitar a vida.

A extensão Dash to Panel, permite um painel ao estilo Windows:


screenshot_1160.png


A extensão Arc Menu, permite diversos tipos de menu iniciar.


ArcMenu_Banner.png


A extensão Dash to Dock, permite um painel estilo Mac:


screenshot.jpg


Existe um canal chamado Linux Scoop, que mostra várias possibilidades de customização:




Ainda não tem o dash to Dock pro Gnome 42. Na verdade não tem no site do Gnome Extensions.

Creio que isso se resolva com o passar do tempo, já que o Gnome 42 tá bem fresco ainda.

Mas também deixo a sugestão de usar o Dash to panel ou dash to dock para fazer um tweak da experiência padrão do Gnome.

Como você se sente mais confortável com o KDE/Windows, recomendo mais o dash to panel. A experiência fica muito próxima mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Metro 2033 Redux tinha problema no meu Windows 10 porque aparentemente ele não sabe lidar com 2 monitores. Instalei aqui no Linux e... Ele até abre, mas no segundo monitor, e parece não detectar nenhuma ação do teclado/mouse, então tive que forçar reinicio.

Tales of Arise era outro que tinha problema no Windows e eu tinha que desconectar um dos monitores para jogar. Mas aqui no Linux abriu no monitor primário sem problemas.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Não achei nenhum bom equivalente Linux para o IrfanView, então o simplesmente instalei aqui via snap/wine. Parece funcionar sem maiores problemas, e deixei associado com arquivos png/jpeg.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Metro 2033 Redux tinha problema no meu Windows 10 porque aparentemente ele não sabe lidar com 2 monitores. Instalei aqui no Linux e... Ele até abre, mas no segundo monitor, e parece não detectar nenhuma ação do teclado/mouse, então tive que forçar reinicio.

Tales of Arise era outro que tinha problema no Windows e eu tinha que desconectar um dos monitores para jogar. Mas aqui no Linux abriu no monitor primário sem problemas.
Metro se não me engano tem versão nativa para Linux, foi essa que você testou?
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Sobre Metro 2033 Redux, parece que o Steam instalou a versão nativa para Linux. E ao navegar pelas opções Steam, pedi para usar o Proton 7.0-4. Fez download de mais alguns arquivos (possivelmente para ativar a versão Windows) e agora o jogo abriu no monitor primário e consegui jogar isso.

Bem, acho que os jogos que tinham problemas com meu sistema dual monitor, em especial aqueles com Unreal Engine, dará para jogar sossegado no Linux.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Solaar pode identificar e permite alterar a equalização do Logitech G733, mas parece ser incapaz de enxergar dados da bateria. Embora supostamente possa ver a bateria de outras coisas da Logitech.

nsecXe4.jpg
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.456
Pontos
1.454
Rapaz - eu não salvei/favoritei algo que me explicaram aqui a muito tempo atras e agora em ~160 paginas e que nao vou achar.

ALGUEM - por favor - manja de criar uma central multi-media no RASPBERRY onde eu posso baixar os filmes/series e assistir por ele ao mesmo tempo?
(acessar pelo laptop, ver como esta os downloads, etc)

Teve uma pessoa que tinha me indicado tutorial (se eu nao estiver enganado foi NESTE topico), se dispos a me ajudar, etc e tal - fiquei de fazer e por varios motivos nao consegui ate hoje, mas agora eu tenho que fazer huahuauhahu., minha porta LAN esta com algum problema no windows, so WIFI funcionando ... ter uma conexao de 200 e pegar so 50 eh pra matar (detalhe - acho que no linux continua funcionando de boa, tenho que fazer testes mais profundos heheh).
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.856
Reações
10.506
Pontos
1.069
Rapaz - eu não salvei/favoritei algo que me explicaram aqui a muito tempo atras e agora em ~160 paginas e que nao vou achar.

ALGUEM - por favor - manja de criar uma central multi-media no RASPBERRY onde eu posso baixar os filmes/series e assistir por ele ao mesmo tempo?
(acessar pelo laptop, ver como esta os downloads, etc)

Teve uma pessoa que tinha me indicado tutorial (se eu nao estiver enganado foi NESTE topico), se dispos a me ajudar, etc e tal - fiquei de fazer e por varios motivos nao consegui ate hoje, mas agora eu tenho que fazer huahuauhahu., minha porta LAN esta com algum problema no windows, so WIFI funcionando ... ter uma conexao de 200 e pegar so 50 eh pra matar (detalhe - acho que no linux continua funcionando de boa, tenho que fazer testes mais profundos heheh).
No OSMC (que é o Kodi versão SO) dá pra instalar o transmission daemon. Aí vc acessa o frontend pelo navegador do um PC ou celular na mesma rede pelo IPdoraspberry:9091

Bota o transmission pra baixar os torrents numa pasta e bota o kodi pra ler a pasta e ele adiciona automaticamente.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.677
Reações
12.576
Pontos
854
Finalmente senhoras e senhores, meninos e meninas, um sonho de uns 20 anos atrás se concretizou.

Sobrou um laptop aqui e é meu primeiro sistema 100% Linux, sem dual boot. Estou usando ele para estudar, desenvolver, navegar e jogar coisas mais leves. É um Lenovo S145.

O único problema nele é que o controle de brilho no teclado não funciona nem por reza, e é um problems já bem conhecido da comunidade. Vou fazer um script malaco depois que "enxerta" os valores de variação de brilho num arquivo que fica no /etc e vida que segue.

Coloquei Ubuntu 22 e estou usando aqui, e bem satisfeito diga-se de passagem.

É isso :)
Bispo
 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Rapaz - eu não salvei/favoritei algo que me explicaram aqui a muito tempo atras e agora em ~160 paginas e que nao vou achar.

ALGUEM - por favor - manja de criar uma central multi-media no RASPBERRY onde eu posso baixar os filmes/series e assistir por ele ao mesmo tempo?
(acessar pelo laptop, ver como esta os downloads, etc)

Teve uma pessoa que tinha me indicado tutorial (se eu nao estiver enganado foi NESTE topico), se dispos a me ajudar, etc e tal - fiquei de fazer e por varios motivos nao consegui ate hoje, mas agora eu tenho que fazer huahuauhahu., minha porta LAN esta com algum problema no windows, so WIFI funcionando ... ter uma conexao de 200 e pegar so 50 eh pra matar (detalhe - acho que no linux continua funcionando de boa, tenho que fazer testes mais profundos heheh).

Manjo pouco disso, mas esse site é bom, tem muito tutorial.

Finalmente senhoras e senhores, meninos e meninas, um sonho de uns 20 anos atrás se concretizou.

Sobrou um laptop aqui e é meu primeiro sistema 100% Linux, sem dual boot. Estou usando ele para estudar, desenvolver, navegar e jogar coisas mais leves. É um Lenovo S145.

O único problema nele é que o controle de brilho no teclado não funciona nem por reza, e é um problems já bem conhecido da comunidade. Vou fazer um script malaco depois que "enxerta" os valores de variação de brilho num arquivo que fica no /etc e vida que segue.

Coloquei Ubuntu 22 e estou usando aqui, e bem satisfeito diga-se de passagem.

É isso :)
Bispo

Aqui uso o brightnessctl + keybindings para controlar o brilho através do teclado. Gnome/Mutter não tem nenhuma configuração nesse sentido?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.698
Reações
27.019
Pontos
1.053
Finalmente senhoras e senhores, meninos e meninas, um sonho de uns 20 anos atrás se concretizou.

Sobrou um laptop aqui e é meu primeiro sistema 100% Linux, sem dual boot. Estou usando ele para estudar, desenvolver, navegar e jogar coisas mais leves. É um Lenovo S145.

O único problema nele é que o controle de brilho no teclado não funciona nem por reza, e é um problems já bem conhecido da comunidade. Vou fazer um script malaco depois que "enxerta" os valores de variação de brilho num arquivo que fica no /etc e vida que segue.

Coloquei Ubuntu 22 e estou usando aqui, e bem satisfeito diga-se de passagem.

É isso :)
Bispo
Testou o Mint Cinnamon?

Já vi controle de luz de teclado funcionar de boa com Mint.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.677
Reações
12.576
Pontos
854
Testou o Mint Cinnamon?

Já vi controle de luz de teclado funcionar de boa com Mint.

No desk sim, nesse note não. E agora que vc comentou, nem lembrei do Mint... Agora já foi :/

Depois vou dar um trato no Gnome pra deixar ele bonito. Beleza sempre vem antes de usabilidade.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.698
Reações
27.019
Pontos
1.053
No desk sim, nesse note não. E agora que vc comentou, nem lembrei do Mint... Agora já foi :/

Depois vou dar um trato no Gnome pra deixar ele bonito. Beleza sempre vem antes de usabilidade.
Testa rodando do pen drive. Vai que...Se funfar, pense em instalar.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Devo ter feito algo errado na instalação dos drives Nvidia que se transformou em uma bomba relógio que explodiu quando o kernel voltou a se atualizar...

Bem, resolvi então instalar o Kubuntu 22.4.1, já que ele tem a opção de instalar os drives proprietários desde o início. E meu Windows ainda está funcional após a instalação dele. Daqui uns minutos vou resetar e ir configurar/instalar coisas no Kubuntu. Vejamos se as coisas agora são mais estáveis, considerando que é o famoso Ubuntu.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
- Unable to open X config file ‘etc/X11/xorg.conf’ for writing.
Entrei no painel da Nvidia como root, mas diferente do Fedora, algo aqui no Kubuntu não ficou satisfeito só com isso :kpensa

Edit complementar: O caminho é um pouco mais tortuoso, mas consegui.
 
Ultima Edição:

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Tô usando o Ubuntu 22 a 1 mês sem problema de quebrar o Kernel (sou fera nisso :klolwtf) mas antes testei o linux mint no meu notebook e por algum motivo bizonho os drivers da placa de vídeo da NVIDIA crashavam e a tela ficava como negativo (as cores trocadas). Por enquanto o Ubuntu tem me servido muito bem por aqui, outra coisa que detestei é que o Vivaldi come uma memória absurda quando tem muita aba aberta, como na maioria das vezes fico programando + abas abertas fica muito inviável o Vivaldi, também acontece muito isso no youtube em que o JavaScript pesa muito para abrir principalmente playlists, o Edge na versão atual (Versão 103.0.1264.62)) tá quebrando um galho danado
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Kubuntu. Instalei o jogo World of Tanks pelo Lutris e joguei por 1 hora com bom desempenho. Mais de 120fps em 1440p, qualidade no máximo; excetuando água e sombra no intermediário. Placa de video RTX 2060 Super.

Mas ainda não voltei a ativar o Steam. Analisando aqui o Fedora. Imagino que se eu instalar os drives da Nvidia por GUI em vez de CLI, terei menos problemas. Além de usar:
sudo mokutil --disable-validation
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
De vez em quando leio o changelog do Nobara Fedora, e do dia 21 está interessante:

-Removed some unnecessary rocm packages from the ISOs
-Blender is now packaged with full CUDA and HIP support, as well as the required rendering kernels to do so. It is able to be used on a fresh install now with no extra configurations needed (except Nvidia drivers if you’re on Nvidia)
-Nvidia installer has been updated, is much more verbose now and validates the nvidia module is loaded before prompting for a reboot.
-Negativo17 nvidia drivers are now used instead of rpmfusion.
-verified libreoffice is actually removed from the ISOs now and not pulled in as a dependency

Pensando em instalar isso na máquina fisica. Baixando a ISO e primeiro dar uma olhada em máquina virtual.

Isso é coisa de 1 pessoa só. Mas imagino que mantendo os repositórios originais do Fedora, mesmo que o cara morra um dia, o sistema vai se atualizar normal.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Certamente o Nobara não tem dificuldades com drives da nvidia, mas achei o sistema inchado demais para o meu gosto. Voltei a fazer a instalação fisica do Fedora e tentar implementar lá algumas coisas que vi no Nobara, mas dessa vez apanhei ainda mais dos drives da Nvidia. Depois de 4 horas lutando contra a dupla Fedora+Nvidia, desisti e reinstalei o Kubuntu. Acho que só volto para o Fedora no dia que eu tiver placa de video AMD.

Bem, daqui algumas horas tem o patch 6.2 de FFXIV, então próximos dias devo ficar mais ocupado jogando do que me aventurando no mundo Linux. Fora que meu chefe no fansubber parece que resolveu me dar mais trabalho logo quando vou ficar ocupado em FFXIV :obrigue
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
De teimoso fui tentar o Fedora 36 mais uma vez.
Após a instalação usei 'sudo dnf upgrade' para fazer a atualização inicial do sistema.
Resetei o sistema e removi o DNFDragora (do qual não gosto), colocando o Yum Extender no lugar.
Depois ativei os 2 repositórios RPM Fusion no Fedora (sem inventar moda com negativo17, pois não sou experiente com Linux), e digitei akmod na busca do Yum.
Apareceu o último drive da Nvidia e mais algumas coisas que ao ler sobre cada uma delas, instalei as que pareciam focar na criação e atualização das chaves de ativação do drive.

Resetei mais uma vez e o sistema estava funcionando com kernel 5.18.18-200. Fui checar por mais atualizações agora e apareceu atualização do kernel para 5.18.19-200. Após novo reset, continua funcionando e estou postando dele. Então parece que aprendi a lidar com isso :obrigue

6XPb9Lh.jpg
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
De teimoso fui tentar o Fedora 36 mais uma vez.
Após a instalação usei 'sudo dnf upgrade' para fazer a atualização inicial do sistema.
Resetei o sistema e removi o DNFDragora (do qual não gosto), colocando o Yum Extender no lugar.
Depois ativei os 2 repositórios RPM Fusion no Fedora (sem inventar moda com negativo17, pois não sou experiente com Linux), e digitei akmod na busca do Yum.
Apareceu o último drive da Nvidia e mais algumas coisas que ao ler sobre cada uma delas, instalei as que pareciam focar na criação e atualização das chaves de ativação do drive.

Resetei mais uma vez e o sistema estava funcionando com kernel 5.18.18-200. Fui checar por mais atualizações agora e apareceu atualização do kernel para 5.18.19-200. Após novo reset, continua funcionando e estou postando dele. Então parece que aprendi a lidar com isso :obrigue

6XPb9Lh.jpg
Depois testa mudar na tela de login de X11 para Wayland e você vai ver magicamente sumir quase todos os defeitos gráficos no Desktop

E detalhe faz diferença nos games também, alguns passaram a funcionar outros deixaram de funcionar kkkk

Eu mesmo jogo KOF XV e só funciona em Wayland com Proton-GE
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Galera alguém tem esse problema constante da maioria das janelas só abrirem no 2º monitor? (Ubuntu 22) geralmente to na tela do notebook e quando por exemplo eu vou dar um upload em um arquivo e abre a janela para selecionar o arquivo e já abre no 2º monitor, tem alguma forma de travar para abrir tudo somente na tela principal?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Estranho, seu notebook tem hardware Nvidia? Olhou se o notebook está definido como monitor primário?

Vc está usando o Ubuntu padrão (não é uma de suas variações), correto?

Checa nas Configurações, na última opção, o Sobre, e veja se o sistema de janelas é X11 ou Wayland. Se for um ou outro, inverta-os. Na tela de login, clique na engrenagem no canto direito e mude para Ubuntu (Wayland) ou Ubuntu on Xorg (X11).

02-how-to-enable-disable-wayland-on-ubuntu-22-04-desktop.png
consegui mudar, o meu Ubuntu é o padrão mas estava com o sistema de janela X11 e mudei para o Wayland, só um ou outro aplicativo é que abre no outro monitor, antes até a janela do sistema tava abrindo no outro monitor

EDIT: só mudou algumas janelas, a maioria ainda abre no 2º monitor
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Como o sistema aqui (Nvidia+x11) tem a tendência de abrir as coisas no monitor que está no lado esquerdo, a gambiarra mais fácil de fazer é deixar seu monitor secundário posicionado virtualmente no lado direito. Então seu primário vai ficar parecendo o esquerdo.

Wayland eu acho muito bugado para usar.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Como o sistema aqui (Nvidia+x11) tem a tendência de abrir as coisas no monitor que está no lado esquerdo, a gambiarra mais fácil de fazer é deixar seu monitor secundário posicionado virtualmente no lado direito. Então seu primário vai ficar parecendo o esquerdo.

Wayland eu acho muito bugado para usar.
Eu uso Wayland sempre aqui com nenhum bug

Minha configuração é parecida com a sua, a única diferença é a GPU que no meu caso são duas Intel e NVIDIA
 
Topo Fundo