O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Debian iniciou uma discussão em relação aos softwares proprietários. Interessante. Sempre foram meio engessados com esse tipo de coisa. E pode facilitar a instalação para muita gente, acho o que mais dá dor de cabeça com essa distro é justamente os pacotes non-free.




Eu não curti muito não.
Achei a proposta boa e é bem intuitivo.

Mas...

O que me afastou de lá é não ter uma outra versão que não fosse KDE.

Prefiro Distros que usem LXDE ou Openbox.

No meu caso, estou bem com o Artix como Daily Driver.

Também prefiro. São DEs bem mais leves e menos bloated que muitas por aí. E o Artix é bom mesmo, muito bem otimizado e rápido, acho legal que eles oferecem uma iso com o LXDE.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.105
Reações
47.777
Pontos
2.009
Aí que tá, tem uns dias que esse problema apareceu e eles não colocaram nenhuma aviso no site.

O pessoal do EndeavourOS viu o erro e já colocou a informação no site, que inclusive é essa que o Arch colocou.

Foi uma bola fora do time do Arch.





Não consegui recuperar nem a pau.

To instalando tudo do zero. Quando ficar redondo vou testar um backup de tudo pelo rescuezilla mas não vou ter saco pra testar o restore

:klolwtf



seja o que deus quiser :keehk
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.582
Reações
15.862
Pontos
403
Uma instalação limpa seria melhor, mas só para verificar algumas coisas acabei instalando o Cinnamon no meu Fedora 36 KDE. No Fedora 36 é a versão 5.2. E mesmo com o infame drive da Nvidia, ele realmente lida melhor com meus 2 monitores. Depois usei um repositório não-oficial para colocar a atual versão 5.4. E ficou ainda melhor.

Mas não parece ser capaz de lidar nativamente com wallpapers distintos em cada monitor. Para isso usei o programa Nitrogen. Que funcionou no Cinnamon 5.2, mas não quando atualizei para o 5.4. Imagino que volte a funcionar quando do lançamento final do Fedora 37.

Por andar de mãos dadas com o Cinnamon, voltei a experimentar um pouco o Linux Mint 21 em máquina virtual. Mas não consigo me adaptar muito bem a ele. Acabo usando mais linha de comando do que no Fedora. Bem, parece que me viciei no Fedora. Espero não me tornar um chato daqueles que aparecem em fóruns estrangeiros propagando Fedora como se fosse religião :obrigue
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.582
Reações
15.862
Pontos
403
Tentei de novo instalar o Manjaro KDE em máquina virtual, com melhor sucesso dessa vez.
Parece um Linux interessante, mas também parece sensível demais para se quebrar a médio/longo prazo devido as dependências que se criam e são deletadas na instalação de programas.
Para evitar isso, experimentei usar o pacman só para os repositórios oficiais do distro e atualização do sistema, deixando outras coisas nas mãos do Bauh:
Mas imagino que só com testes mais intensivos e persistentes para saber se paga dividendos.

Se alguém usa o computador mais para jogar no Steam e navegar na internet, presumo que o Manjaro seja estável o suficiente. Então talvez por isso tem gente recomendando isso para gamers.

Em teoria essa distro se dá bem com os drives proprietários da Nvidia. Todavia, eu teria que instalar isso em máquina fisica para ter uma melhor percepção. E como instalar o OpenRazer para meu mouse parece seguir por caminhos tortuosos no Manjaro, ainda com pé atrás sobre testar isso.
 


JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Debian iniciou uma discussão em relação aos softwares proprietários. Interessante. Sempre foram meio engessados com esse tipo de coisa. E pode facilitar a instalação para muita gente, acho o que mais dá dor de cabeça com essa distro é justamente os pacotes non-free.






Também prefiro. São DEs bem mais leves e menos bloated que muitas por aí. E o Artix é bom mesmo, muito bem otimizado e rápido, acho legal que eles oferecem uma iso com o LXDE.

Aqui tenho 3 distros baseadas em Arch+LXDE/Openbox na minha maquina:

01. EndeavourOS, que uso pra Retrogaming, Emulação e Filmes Locais
02. Mabox (Manjaro com Openbox) que uso a Steam
03. Artix s6 num SSD, que uso pra fazer curso, jogar Minecraft e Doom3.

Além de leve, o LXDE é bem conservador (em questão uso+funcionamento), e o Arch por ser de natureza conservadora, simples e leve, casa bem com esse setup.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.698
Reações
27.006
Pontos
1.053
Detestei o Manjaro, não ficou nem dois dias instalado no meu note.

Atalhos de teclado funcionavam com um delay chato, saída hdmi ficava com artefatos, larguei. Não faço ideia de como está atualmente, mas não tenho mais vontade de usar.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.105
Reações
47.777
Pontos
2.009
Alguém tem um tutorial de como trocar o grub pelo refind em um sistema com btrfs ?

Depois dessa troca há algum problema para iniciar o sistema pelo pendrive ou gravar isos em um pendrive?

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Tentei de novo instalar o Manjaro KDE em máquina virtual, com melhor sucesso dessa vez.
Parece um Linux interessante, mas também parece sensível demais para se quebrar a médio/longo prazo devido as dependências que se criam e são deletadas na instalação de programas.
Para evitar isso, experimentei usar o pacman só para os repositórios oficiais do distro e atualização do sistema, deixando outras coisas nas mãos do Bauh:
Mas imagino que só com testes mais intensivos e persistentes para saber se paga dividendos.

Se alguém usa o computador mais para jogar no Steam e navegar na internet, presumo que o Manjaro seja estável o suficiente. Então talvez por isso tem gente recomendando isso para gamers.

Em teoria essa distro se dá bem com os drives proprietários da Nvidia. Todavia, eu teria que instalar isso em máquina fisica para ter uma melhor percepção. E como instalar o OpenRazer para meu mouse parece seguir por caminhos tortuosos no Manjaro, ainda com pé atrás sobre testar isso.
Pelo que vi esse bauhaus usa o Pacman e consegue instalar do AUR, aí não parece que usar ele contribua pra estabilidade.
 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Criaram um apt para repositórios de terceiros, e estão adicionando mais. A ideia é legal, tem alguns programas listados - chrome, brave, dropbox, etc.


Pra repositório de terceiro nem precisa usar app extra, aí fiquei me questionando a utilidade desse app.

Pelo que entendi ele faz update até pra .deb que não tem repositório. Isso sim bem útil.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.677
Reações
12.573
Pontos
854
Testa rodando do pen drive. Vai que...Se funfar, pense em instalar.

Tentei rodar aqui no pendrive, mas mesma coisa. As teclas de controle de luz do note também não funcionam no MintOS.

Aparentemente a treta é no note mesmo. Fica a nota mental para não ir atrás de Lenovo no futuro.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.582
Reações
15.862
Pontos
403
Resolvi fazer update no meu Fedora 36 em máquina fisica para o prerelease do 37. E talvez porque não tinha muita coisa instalada, não aconteceu problemas notáveis. Fora o desaparecimento do Yum Extender porque é de um repositório não-oficial que ainda não tem versão 37.

De todo modo, parece que o Cinnamon é incapaz de lidar com Nvidia G-Sync (e mesmo a versão da AMD, pelo que li por ai).
Neste aspecto, o KDE é melhor. Mas com Wayland, pois o x11 possui limitações quando existe a combinação de G-Sync e 2 monitores.

Bem, Nvidia e Linux não é uma das melhores combinações.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.302
Reações
772
Pontos
824
Eu preciso migrar de vez para o Linux….comprei um note novo e mesmo com o Windows 10 ou 11 parece que a máquina as vezes engasga….parece que toda tanta coisa por trás que a máquina não tem desempenho. Lenovo Ideapad 3 - Ryzen 7 5500 - 20Gb RAM - SSD 256Gb.

Outra coisa, a versão free do Onlyoffice ela roda local ou em nuvem ?
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.582
Reações
15.862
Pontos
403
- KDE Frameworks 5.98 Makes File Transfers Faster in KDE Apps, Brings More New Features

Fedora 37 prerelease e o Kubuntu 22.04 (com backports-extra PPA para atualizar KDE) ainda não vi ser atualizado para essa versão. Mas consegui instalar em máquina virtual o EndeavourOS, e lá já se atualizou para 5.98.

----------------
Estava lendo por cima sobre os sistemas de arquivos do Linux (Ext4, BtrFS, XFS, ZFS, F2FS). E me parece que o Ext4 é suficiente para a maioria dos usuários domésticos. Então não devo fugir desse padrão nas minhas instalações. Quando muito, talvez experimente o ZFS.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.698
Reações
27.006
Pontos
1.053
Eu preciso migrar de vez para o Linux….comprei um note novo e mesmo com o Windows 10 ou 11 parece que a máquina as vezes engasga….parece que toda tanta coisa por trás que a máquina não tem desempenho. Lenovo Ideapad 3 - Ryzen 7 5500 - 20Gb RAM - SSD 256Gb.

Outra coisa, a versão free do Onlyoffice ela roda local ou em nuvem ?
Roda.
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
- KDE Frameworks 5.98 Makes File Transfers Faster in KDE Apps, Brings More New Features

Fedora 37 prerelease e o Kubuntu 22.04 (com backports-extra PPA para atualizar KDE) ainda não vi ser atualizado para essa versão. Mas consegui instalar em máquina virtual o EndeavourOS, e lá já se atualizou para 5.98.

----------------
Estava lendo por cima sobre os sistemas de arquivos do Linux (Ext4, BtrFS, XFS, ZFS, F2FS). E me parece que o Ext4 é suficiente para a maioria dos usuários domésticos. Então não devo fugir desse padrão nas minhas instalações. Quando muito, talvez experimente o ZFS.

BTRFS é o melhor sistema de arquivos se ativar a compressão e um gerênciador de snapshots, mais ainda se desativar o fsync.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.331
Pontos
1.074
Ajudinha pessoal. Quero acessar os arquivos (jogos) que estão no HD do outro PC, que está com o Nobara instalado, estou com o WIndows 11 no PC 2 e Nobara no PC 1. Os Hdds estão em NTFS no nobara, só que não sei como acessar a rede (ou criar a rede) no nobara para poder compartilhar os arquivos...

alguém pode me ajudar?
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.331
Pontos
1.074
Caras, estou extremamente frustrado. Reinstalei o Nobara, da mesma forma que antes, porém, os diretórios mudaram... antes, os Hdds NTFS ficavam no mnt, e agora estão em media, até ai tudo bem, mas o Steam não inicia mais os jogos nesse diretório... usei todas as versões de proton, em vários jogos, simplesmente não vai, diz que não pode lançar o jogo...

outra coisa, antes eu pesquisava no lutris tal jogo, ele achava e já configurava o jogo, agora diz que não tem tal jogo... procurei por marvel's Spider-Man remastered e nada, assassin's creed e nada...
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.340
Pontos
753
Pra quem tem problemas de compatibilidade entre sistemas de arquivos, existe um driver do BTRFS para Windows:


Talvez seja uma boa alternativa quando se tem ambos os sistemas na mesma máquina.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.331
Pontos
1.074
HDs NTFS são sempre meio problemáticos. O sistema monta HD em /media quando eles são externos, aka temporários. No mnt é quando ele identifica como fixos.

  • Abra o nautilus e crie uma nova pasta, sugiro na pasta home.
  • Abra o aplicativo Discos.
  • Selecione a partição que você deseja montar automaticamente e clique em Opções de partição adicionais da partição -> Editar opções de montagem .
  • Marque a caixa de seleção Montar na inicialização do sistema e desmarque as outras duas opções.
  • Em Mount Point defina o caminho para a pasta que você criou, no exemplo é Shared.
    insira a descrição da imagem aqui
  • Clique no botão OK e reinicie o computador.


Sobre Spiderman, está usando GPU Nvidia? Pelo o que li no ProtonDB, o pessoal está usando o Proton mais recente, 7.0.4 ou o GE e tbm adicionando o parâmetro -nolaucher na inicialização do jogo.

2fdc951b3ce9bf765af7b5c9d4849dde7508ec8d.png



E por fim, sobre compartilhamento de arquivos entre Windows e Linux:

Infelizmente ele não deixou eu criar em home a pasta... Será porque eu não criei o password do root ou algo assim?
Captura de tela de 2022-09-18 10-17-04.png
Captura de tela de 2022-09-18 10-16-13.png
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.331
Pontos
1.074
Não entendi, ele já não está montado no /home? Esta é sua pasta de usuário, vc tem acesso a ela, não precisa de root.

Talvez vc precise "desmontar" antes de fazer a operação, já que muitas vezes ele não deixar executar coisas com o disco em uso. Só clicar com o botão direito e mandar desmontar, aí vc faz as operações necessárias.

Sobre o Spiderman, agora que vi que escrevi errado, faltou um "n".

-nolauncher
Tá tudo certo, já mudei o diretório, mas mesmo assim, continua dizendo que não consegue lançar os jogos... não sei o que é...
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Tentar usar NTFS no Linux é besteira, vai sempre ter esses erros
Talvez quando sair o novo driver melhore, mas por enquanto é daí pra pior

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Qual distro tem o dualboot facilitado com instalador gráfico? Suze Tumbleweed?

Tenho preferência por rolling.

Estou sem PC pra poder testar bios corrompeu.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Pra quem tem problemas de compatibilidade entre sistemas de arquivos, existe um driver do BTRFS para Windows:


Talvez seja uma boa alternativa quando se tem ambos os sistemas na mesma máquina.
Já tentei usar, mas pra mim travava com muita frequência. Era só tentar instalar ou atualizar algum jogo no steam que congelava o sistema. Tem muitos relatos no github.
 
Topo Fundo