O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Reações
177.526
Pontos
1.714
pessoal, eu instalei o steam acolyte pra poder alternar as contas da steam no CachyOS, mas ele não tem um executável e nem um atalho, fazendo com que eu tenha que ir no terminal e executar via linha de comando. Alguém sabe como criar um atalho disso?

Se você o executa pela linha de comando, ele tem um executável.

Como o instalou? Pelo gerenciador de pacotes ou baixou, extraiu numa pasta e executa da pasta?

De qualquer forma, pode criar um bash pra isso:

Abra qualquer editor de texto e no início do arquivo coloque #!/bin/bash

Na linha de baixo, coloque o comando que tu usa para iniciar o programa. Se foi instalado pelo gerenciador de pacotes, o executável já está na pasta global então é só colocar o comando direto.

Caso tenha baixado e extraído em uma pasta, coloca o endereço da pasta com o comando e tudo. Ou coloca a sequencia de comandos como se estivesse navegando para a pasta e executando o programa.

Salva o nome do arquivo com nomedoarquivo.sh

Dê atributo de execução pra ele (via gráfica (pela sua DE) ou indo na pasta onde está o atalho e digitando na linha de comando: chmod +x nomedoarquivo.sh

SagaOPC

Lenda da internet
Reações
45.297
Pontos
1.524
Se você o executa pela linha de comando, ele tem um executável.

Como o instalou? Pelo gerenciador de pacotes ou baixou, extraiu numa pasta e executa da pasta?

De qualquer forma, pode criar um bash pra isso:

Abra qualquer editor de texto e no início do arquivo coloque #!/bin/bash

Na linha de baixo, coloque o comando que tu usa para iniciar o programa. Se foi instalado pelo gerenciador de pacotes, o executável já está na pasta global então é só colocar o comando direto.

Caso tenha baixado e extraído em uma pasta, coloca o endereço da pasta com o comando e tudo. Ou coloca a sequencia de comandos como se estivesse navegando para a pasta e executando o programa.

Salva o nome do arquivo com nomedoarquivo.sh

Dê atributo de execução pra ele (via gráfica (pela sua DE) ou indo na pasta onde está o atalho e digitando na linha de comando: chmod +x nomedoarquivo.sh
Eu instalei via terminal mesmo, mas não foi via pacman, foi um outro repositório, e ele não criou atalho nenhum

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Reações
20.622
Pontos
403
“Arch Linux AUR Packages For Firefox & Other Browsers Removed For Containing Malware”

Eu nem instalo muita coisa do AUR por receio disso.
No caso de navegadores, nem vejo muito motivo de não usar o repositório oficial.

KristofLazaar

Habitué da casa
Reações
213
Pontos
68
Eu tenho um notebook Windows 10 que eu preciso formatar praticamente 2 vezes por mês. Estranhamente, ele começa a ficar muito lento, demorar a desligar e a reiniciar, etc.

Cansei desse problema e experimentei colocar o Linux Mint. Até agora, a experiência tem sido excelente. Muito rápido e interface belíssima.

Veremos o que me aguarda nessa mudança para Linux. Conforme for, talvez eu nunca mais use Windows.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
34.858
Pontos
1.053
Eu tenho um notebook Windows 10 que eu preciso formatar praticamente 2 vezes por mês. Estranhamente, ele começa a ficar muito lento, demorar a desligar e a reiniciar, etc.

Cansei desse problema e experimentei colocar o Linux Mint. Até agora, a experiência tem sido excelente. Muito rápido e interface belíssima.

Veremos o que me aguarda nessa mudança para Linux. Conforme for, talvez eu nunca mais use Windows.
Linux Mint é uma distro segura pra quem está saindo do Windows.

Aconselho dar uma passadinha aqui?

Raazy

Mil pontos, LOL!
Reações
20.927
Pontos
1.004
Bom dias meus consagrados, estou começando agora navegar nesse mundo linux e já estou assim simplesmente encantado, porém, como todo inicio é um pouco arduo queria muito pedir uma ajuda para todos, eu estou usando o ubuntu server +casaOs (home assistant, jellyfin e pihole) porém, queria deixar minha impressora uma Epson T50 no ubunto server para ficar acessíveis aos tablets da minha esposa e sobrinha, eu já instalei o samba nele mas ai não sei mais por onde correr, se preciso de driver especifico dela para o Ubuntu server reconhecer, alguem já fez esse tipo de coisa pode me dar uma luz?

Trendkill

Die Hard
Reações
49.548
Pontos
2.009
Bom dias meus consagrados, estou começando agora navegar nesse mundo linux e já estou assim simplesmente encantado, porém, como todo inicio é um pouco arduo queria muito pedir uma ajuda para todos, eu estou usando o ubuntu server +casaOs (home assistant, jellyfin e pihole) porém, queria deixar minha impressora uma Epson T50 no ubunto server para ficar acessíveis aos tablets da minha esposa e sobrinha, eu já instalei o samba nele mas ai não sei mais por onde correr, se preciso de driver especifico dela para o Ubuntu server reconhecer, alguem já fez esse tipo de coisa pode me dar uma luz?

Basta instalar os pacotes do servidor de impressão e os drivers da impressora. Depois adicionar a impressora pela rede.

Acessa o serviço pelo browser no ip do seu servidor na porta 631, tipo assim: http://192.168.1.100:631

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.318
Pontos
703
galera, uma dica pra quem tem algum enrosco com terminal e comandos no linux.
ha uns meses venho usando esse terminal aqui: https://www.warp.dev/

Ele funciona como um terminal comum, mas vc pode alterar para um agente de IA. Na conta free, todo mes voce ganha 150 tokens (sinceramente eu ainda nao bati o limite, é bem razoavel a quantidade)

Exemplos de coisas que facilitam minha vida: eu vejo um programa q quero instalar, ai vou no site, tem .deb, .seilaoque, bla bla bla. Instalo e as vezes nao abre, ou entao, nao instala. Eu delego tudo pro Warp
Vou no terminal, mudo pro agent (usando o Claude, que pra mim funcionou melhor) e falo: instala esse programa aqui pra mim, seguindo as orientacoes do site www.exemplo.com e pá. Ele faz tudo pra vc, e só vai pedindo autorizacao. Se der erro ele tenta encontrar o erro e corrigir, é maravilhoso.

Eu nao tenho a menor paciencia pra aprender comandos linux, e nem vou. O Warp caiu como uma luva pra mim.

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Reações
13.606
Pontos
1.319
pessoal, eu instalei o steam acolyte pra poder alternar as contas da steam no CachyOS, mas ele não tem um executável e nem um atalho, fazendo com que eu tenha que ir no terminal e executar via linha de comando. Alguém sabe como criar um atalho disso?
Para criar um atalho que fique no "menu iniciar" você cria um arquivo de texto .desktop, e colocar ele no diretório ~/.local/share/applications.

Aí você vai preencher o arquivo de acordo com esse padrão (onde tem # são comentários):
Código:
[Desktop Entry]

# The type as listed above
Type=Application

# The version of the desktop entry specification to which this file complies
Version=1.0

# The name of the application
Name=jMemorize

# A comment which can/will be used as a tooltip
Comment=Flash card based learning tool

# The path to the folder in which the executable is run
Path=/opt/jmemorise

# The executable of the application, possibly with arguments.
Exec=jmemorize

# The name of the icon that will be used to display this entry
Icon=jmemorize

# Describes whether this application needs to be run in a terminal or not
Terminal=false

# Describes the categories in which this entry should be shown
Categories=Education;Languages;Java;

Não precisa colocar tudo, basta Name, Type e Exec.

Pra saber o Path, você pode rodar no terminal o comando realpath <arquivo>.

Também existem aplicativos GUI para criar esses arquivos .desktop:

PS: Se você tiver em dúvida, esses .desktop dos apps instalados no sistema ficam em /usr/share/applications, aí você pode dar uma olhada em um e copiar o formato.

Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Reações
5.382
Pontos
453

Ele funciona como um terminal comum, mas vc pode alterar para um agente de IA. Na conta free, todo mes voce ganha 150 tokens (sinceramente eu ainda nao bati o limite, é bem razoavel a quantidade)

Exemplos de coisas que facilitam minha vida: eu vejo um programa q quero instalar, ai vou no site, tem .deb, .seilaoque, bla bla bla. Instalo e as vezes nao abre, ou entao, nao instala. Eu delego tudo pro Warp
Vou no terminal, mudo pro agent (usando o Claude, que pra mim funcionou melhor) e falo: instala esse programa aqui pra mim, seguindo as orientacoes do site www.exemplo.com e pá. Ele faz tudo pra vc, e só vai pedindo autorizacao. Se der erro ele tenta encontrar o erro e corrigir, é maravilhoso.

Eu nao tenho a menor paciencia pra aprender comandos linux, e nem vou. O Warp caiu como uma luva pra mim.
esse fds vi uma noticia de um cara que usava A.I. para programar e a mesma deletou todo o banco de dados kkkkkkk

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Reações
18.145
Pontos
1.013

Tomara que saia um clone open source e sem limites.

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.318
Pontos
703
Tomara que saia um clone open source e sem limites.
Rodando localmente as chamadas pra IA, é questão de tempo.
Mas ainda não achei.
150 tokens por mês da e sobre pra mim aqui, ajuda demais.
Otimizei uma aplicação nativifier esses dias q nem fazia ideia q dava. Tava lenta e as vezes a tela ficava em branco. O warp analisou, foi pedido pra eu fechar e abrir a aplicação até q falou: achei o problema, vamos otimizar algo via mesa driver e tal. Dei ok. Sucesso demais

Meu conhecimento jamais seria capaz de resolver isso. Eu nem saberia por onde começar.

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Reações
18.145
Pontos
1.013
Olá amigos Pinguins agora temos o nosso WSL. Eu chamaria de LSW, mas isso aqui já deve ser meio velho:

EvilMonkey

Lenda da internet
Reações
64.274
Pontos
1.539
Eu tenho um notebook aqui da positivo com um Celeron e memoria emmc de 32gb (sem slot para HD/SSD) e a unica distro que fez esse aparelho ficar com outra cara foi o Arch Linux, ja testei praticamente todas as outras (Xubuntu, Lubuntu, Debian, ...) mas nenhuma consegue ficar boa igual o Arch e deixar o aparelho usavel

Enquanto a Mint e outras consomem na faixa de 15gb depois da instalação com o Arch ficou na casa dos 5,5gb ja com o Firefox e outros programas instalados, o consumo em idle de Ram e cpu tambem deu uma boa reduzida, ta certo que tanto a Mint quantos outras similares ja vem com tudo pronto mas eu notei que mesmo desinstalando a maioras das coisas que eu não uso como Libreoffice o sistema ainda fica meio pesado e por isso deu preferencia para o Arch

Bom saber. Meu pai tem um notebook celeron veinho e o Windows 10 tá pesando fora p suporte. Ele usa email, streaming de musicas e o imposto de renda kkk. To cogitando limpar tudo ou dar um note novo e ficar com e velho só pra trabalho de planilhas e YouTube

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Reações
20.622
Pontos
403
“Btrfs users running recent Linux kernels report corrupted filesystems”
O problema parece acontecer a partir do kernel 6.15.3.
Uso Btrfs aqui, mas sem problemas. Estou usando o kernel lts (6.12 no caso) justamente para evitar males assim.

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Reações
20.622
Pontos
403
Saiu um novo distro linux com o sugestivo nome Nyarch Linux.

- Nyarch Linux is an Arch-based, rolling-release Linux distribution designed for "weebs", or non-Japanese persons interested in anime, manga, cosplay and other aspects of the Japanese culture. Some of the distribution's custom features include "Catgirl Downloader" which downloads random pictures of cute catgirls, "Nyarch Assistant", a digital companion which helps with a range of computing and real-life tasks, "Material UwU" which serves as a desktop wallpaper and theme chooser, and "Nyarch Customize", a tool to facilitate desktop layout customisations and animations.

Para aventureiros. Muitos distros pequenos parecem feitos mais para inflar ego dos envolvidos do que por motivos relevantes. Pelo menos na minha interpretação. E não raro morrem na praia quando 1 ou mais envolvidos saem do projeto.

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Reações
20.622
Pontos
403
“Arch User Repository hit by more malware”
Dessa vez era um pacote chamado google-chrome-stable.

Tentando me lembrar o que tenho instalado do AUR. E acho que é só duas coisas: Polychromatic e game-devices-udev.

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Reações
20.622
Pontos
403
Pesquisa de Hardware e Software do Steam para o mês de julho mostrou Linux com quase 3%. Embora o Steam Deck ajude a anabolizar esse número, pois uns 28% disso é SteamOS Holo.

Os distros restantes e a variação que teve em relação ao mês anterior:

Arch Linux 64 bit 10.82% +0.33%
Linux Mint 22.1 64 bit 7.83% -0.07%
Freedesktop SDK 24.08 (Flatpak runtime) 64 bit 6.54% -0.08%
Ubuntu 24.04.2 LTS 64 bit 4.44% +0.23%
CachyOS 64 bit 4.21% +1.03%
Ubuntu Core 22 64 bit 4.17% -0.23%
Bazzite 42 (FROM Fedora Kinoite) 64 bit 3.20% +0.83%
Manjaro Linux 64 bit 2.46% 0.00%
EndeavourOS Linux 64 bit 2.33% -0.07%
Fedora Linux 42 (Workstation Edition) 64 bit 2.21% +2.21%
Pop!_OS 22.04 LTS 64 bit 2.14% +0.08%
Debian GNU/Linux 12 (bookworm) 64 bit 1.96% -0.02%
Fedora Linux 42 (KDE Plasma Desktop Edition) 64 bit 1.79% +1.79%
Other 17.58% -3.29%

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.528
Pontos
703
Bom saber. Meu pai tem um notebook celeron veinho e o Windows 10 tá pesando fora p suporte. Ele usa email, streaming de musicas e o imposto de renda kkk. To cogitando limpar tudo ou dar um note novo e ficar com e velho só pra trabalho de planilhas e YouTube

Se souber instalar o Arch pode ir nele sem medo do contrario testa alguma outra antes como o Xubuntu / Lubuntu

joao perreira

Bam-bam-bam
Reações
5.382
Pontos
453
não consigo instalar o driver nvidia no mint 22.1
nem com o gerenciador de drivers e tão pouco pelo site oficial da nvidia
sempre da erro de configuração em diversas versões
bizarro

Deslock

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
84
Pontos
864
Eu tenho um notebook aqui da positivo com um Celeron e memoria emmc de 32gb (sem slot para HD/SSD) e a unica distro que fez esse aparelho ficar com outra cara foi o Arch Linux, ja testei praticamente todas as outras (Xubuntu, Lubuntu, Debian, ...) mas nenhuma consegue ficar boa igual o Arch e deixar o aparelho usavel

Enquanto a Mint e outras consomem na faixa de 15gb depois da instalação com o Arch ficou na casa dos 5,5gb ja com o Firefox e outros programas instalados, o consumo em idle de Ram e cpu tambem deu uma boa reduzida, ta certo que tanto a Mint quantos outras similares ja vem com tudo pronto mas eu notei que mesmo desinstalando a maioras das coisas que eu não uso como Libreoffice o sistema ainda fica meio pesado e por isso deu preferencia para o Arch

já vejo essa distro a muito tempo no canal riker linux (recomendo)

Wintermute.

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
826
Pontos
844
Após ficar puto com o Windows 11 que ficava apresentando propagandas eu resolvi testar o Bazzite Linux. O resultado foi tão satisfatório que troquei minha RTX 3060 por uma RX 6700 XT e migrei 100% pro Linux.

Já conheço Linux desde 2008, aproximadamente, com ubuntu. Daí já foram diversas indas e vindas instalação de diversas distros mas a dificuldade pra rodar jogos sempre me fazia voltar pro Windows. Agora com o Proton e os avanços atuais não tem um jogo que eu não tenha conseguido rodar no Bazzite e tudo que fazia no Windows eu consigo fazer no Linux. Não há mais motivos pra voltar, pelo menos por enquanto.

A única coisa que ainda está chata, mas é porque a preguiça não me deixou pesquisar, é que ele sempre inicia no moto jogo na tv, daí se eu quiser ficar no desktop eu tenho que ir lá manualmente e trocar pro monitor via script, gostaria que ele detectasse o monitor ativo e apresentasse o modo jogo nele. Mas assumo que isso deve ser algo possível via script mas como já disse, a preguiça não deixou evoluir nesse aspecto.

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Reações
18.145
Pontos
1.013
Em casa não rolou o wayland com nvidia no KDE, continuo no xorg.
Tem um povo na web que está fazendo o XLibre. Acho que quanto mais opções tivermos, melhor. Não acho o Xorg ruim, mas muita gente que usa Linux disse que lançaram o Wayland muito cru. Muita coisa nem funciona no Xwayland e o pessoal falou que é culpa SIM do Wayland.

Trendkill

Die Hard
Reações
49.548
Pontos
2.009
Tem um povo na web que está fazendo o XLibre. Acho que quanto mais opções tivermos, melhor. Não acho o Xorg ruim, mas muita gente que usa Linux disse que lançaram o Wayland muito cru. Muita coisa nem funciona no Xwayland e o pessoal falou que é culpa SIM do Wayland.

Também acho muito boa a experiência com o Xorg. No FreeBSD eu uso por falta de opção e tudo funciona bem dependendo do ambiente gráfico.

Aliás, esse vídeo vem bem a calhar:

deraol

Mil pontos, LOL!
Reações
3.345
Pontos
1.274
O problema é que já tem aplicativo que funciona somente em wayland então não tem para onde fugir
E já posso mandar fazer a camisa no meu computador funciona wayland com plasma e NVIDIA

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.981
Pontos
753
O problema é que já tem aplicativo que funciona somente em wayland então não tem para onde fugir
E já posso mandar fazer a camisa no meu computador funciona wayland com plasma e NVIDIA
Xorg está morto.

Não faz sentido insistir nisso.

Um PC numa sessão com Wayland tem uma performance de renderização de janelas e fluidez muito superior às gambiarras do Xorg.

Sempre que tem algo novo a chance das pessoas torcerem o nariz é grande (ainda mais no Linux).

Tanto que até hoje não portaram boa parte das interfaces para Wayland.

Os devs parecem criança querendo aparecer mais que as outras...

O meu é melhor!, não o meu que é melhor! e por aí vai.

Trendkill

Die Hard
Reações
49.548
Pontos
2.009

Talvez eu fazendo uma instalação limpa consiga fazer funcionar. Eu tentei alguns tutoriais no passado e nunca funcionou.

O dia que funcionar por padrão o wayland com kde nas placas da nvidia eu passo a usar.

Por enquanto só tenho como usar o xorg.

Topo Fundo