O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

Dhi-Sama®

Lenda da internet
Reações
23.568
Pontos
1.734
Qual software gerenciador de torrent os senhores utilizam e recomendam?

Eu usei um meio duvidoso estes dias, entrei em uma baía tão ou mais duvidosa e, instantes depois de baixar um conteúdo, notei que meu mouse estava se movendo sozinho.

Toquei fogo no sistema inteiro, e reinstalei.
Quero ser mais prudente desta vez.

geist

Lenda da internet
Reações
107.890
Pontos
1.753
Qual software gerenciador de torrent os senhores utilizam e recomendam?

Eu usei um meio duvidoso estes dias, entrei em uma baía tão ou mais duvidosa e, instantes depois de baixar um conteúdo, notei que meu mouse estava se movendo sozinho.

Toquei fogo no sistema inteiro, e reinstalei.
Quero ser mais prudente desta vez.

qBittorrent

New_Wave

Lenda da internet
Reações
94.804
Pontos
1.559
Alguém pode me dizer se é de boa usar brtfs ao em vez do ext4 para uso doméstico?

geist

Lenda da internet
Reações
107.890
Pontos
1.753
Alguém pode me dizer se é de boa usar brtfs ao em vez do ext4 para uso doméstico?

Foi uma das primeiras dúvidas que postei aqui. Depois de muito ler eu cheguei à seguinte conclusão:

Ext4 para o disco em que o Linux está instalado ou até mesmo se usar só os discos da máquina e o volume de dados de backup forem poucos.
Btrfs (Synology) ou Zfs (TrueNAS) nos sistemas que gerenciam NAS.

Trendkill

Die Hard
Reações
49.789
Pontos
2.009

O Btrfs é um sistema de arquivos com gerenciador de volumes. Ele tem recursos que o ext4 não tem, como copy on write e snapshots por exemplo.

Eu uso como padrão em algumas distros baseadas em arch mas não sei mexer muito com ele na verdade. No freebsd eu uso o zfs e mexo um pouco mais, crio datasets, quotas, faço snapshots, etc.

Ele é legal pra montar volumes que criam réplica para segurança dos dados ou criar um volume com mais discos.

Se já vier na sua distro eu acho ok.. Agora instalar o padrão e depois trocar pro btrfs vai ser trabalhoso.

Zefiris Metherlence

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.664
Pontos
503
Torrent eu uso o Ktorrent.
É um programa do KDE, mas funcionando sem problemas agora que estou usando cosmic.
QBittorrent parece ter mais recursos, mas não é como se eu os utilizasse.

Btrfs eu uso na partição que está instalado o sistema operacional/programas. Ext4 nas demais.
Aliás, dizem que o Btrfs é mais resistente contra corrupção de dados em quedas repentinas de energia do que o Ext4. Por sua vez, o Ext4 seria melhor nisso do que o NTFS do Windows.

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Reações
23.488
Pontos
1.774
É um programa do KDE, mas funcionando sem problemas agora que estou usando cosmic.

Btrfs eu uso na partição que está instalado o sistema operacional/programas. Ext4 nas demais.
Aliás, dizem que o Btrfs é mais resistente contra corrupção de dados em quedas repentinas de energia do que o Ext4. Por sua vez, o Ext4 seria melhor nisso do que o NTFS do Windows.

NTFS é outro remendo, literalmente do século passado.

All_Might

Lenda da internet
Reações
56.656
Pontos
1.544
Desculpa se estou sendo repetitivo, mas gostaria de ouvir as sugestões dos experts:

Montei o pc novo, e instalei o Windows num SSD... daí quero instalar o Linux num outro SSD...

A minha dúvida é: qual distro recomendam para meu objetivo?

Meu objetivo: basicamente rodar os emuladores, principalmente "os mais recentes" como RPCS3, Cemu, algum de Switch, etc.

Minha VGA é Nvidia (5070)... já vi algo por cima de que Linux e Nvidia tem alguma treta... hehe

É isso, muito obrigado!

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
37.970
Pontos
1.053
Desculpa se estou sendo repetitivo, mas gostaria de ouvir as sugestões dos experts:

Montei o pc novo, e instalei o Windows num SSD... daí quero instalar o Linux num outro SSD...

Meu objetivo: basicamente rodar os emuladores, principalmente "os mais recentes" como RPCS3, Cemu, algum de Switch, etc.

Minha VGA é Nvidia (5070)... já vi algo por cima de que Linux e Nvidia tem alguma treta... hehe

É isso, muito obrigado!
Vai de Bazzite.

geist

Lenda da internet
Reações
107.890
Pontos
1.753

É isso, muito obrigado!

Usa mais de um monitor?
Talvez o Bazzite, mas li algumas coisas negativas sobre o vídeo.
Outra opção seria o Nobara, talvez valha a pena se aprofundar porque pode ser a melhor distribuição para seu caso.

Zefiris Metherlence

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.664
Pontos
503
Usar 2 monitores depende mais do ambiente de desktop do que distro em si.
Faz tempo que não tenho problemas com isso no KDE. E tampouco no cosmic que uso no momento. Quando muito, neste último o programa pode às vezes abrir no monitor errado.
Uso o drive proprietário da Nvidia.

All_Might

Lenda da internet
Reações
56.656
Pontos
1.544
Usa mais de um monitor?
Talvez o Bazzite, mas li algumas coisas negativas sobre o vídeo.
Outra opção seria o Nobara, talvez valha a pena se aprofundar porque pode ser a melhor distribuição para seu caso.

Seria um monitor mesmo... na verdade eu tenho o monitor, e uma tv do lado do monitor... quando vou rodar alguma mídia (animes, series, filmes, games), mudo a saida de video do monitor para a tv, ou seja, sempre utilizo somente uma tela.

Nem para trabalho gosto de usar 2 monitores... hehe :klol

manotroll

Habitué da casa
Reações
439
Pontos
88

Ext4 não tem compressão nativa use outro sistemas de arquivos mais novo

Zefiris Metherlence

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.664
Pontos
503
Steam Hardware & Software Survey de julho diz que jogadores usando Linux chegou a 4,01%.
Distros mais usadas e a variação que tiveram para o mês anterior:

SteamOS Holo 64 bit 22.24% -0.59%
CachyOS 64 bit 14.31% +0.28%
Arch Linux 64 bit 8.29% -0.57%
Linux Mint 22.3 64 bit 8.12% +0.22%
Bazzite 64 bit 7.73% +0.45%
Freedesktop SDK 25.08 (Flatpak runtime) 64 bit 5.37% +0.01%
Fedora Linux 44 (KDE Plasma Desktop Edition) 64 bit 2.92% +0.40%
Ubuntu 26.04 LTS 64 bit 2.92% +0.35%
Ubuntu Core 24 64 bit 2.88% -0.20%
Ubuntu 24.04.4 LTS 64 bit 2.78% +0.05%
Debian GNU/Linux 13 (trixie) 64 bit 1.99% +0.03%
EndeavourOS Linux 64 bit 1.69% -0.08%
Fedora Linux 44 (Workstation Edition) 64 bit 1.66% +0.13%
Nobara Linux 43 (KDE Plasma Desktop Edition) 64 bit 1.64% -0.53%
Pop!_OS 24.04 LTS 64 bit 1.53% +0.01%
Other 13.91% +0.02%

A maioria desse SteamOS deve representar o Steam Deck.

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Reações
3.926
Pontos
1.289
...

A maioria desse SteamOS deve representar o Steam Deck.

Com certeza, mas instalei aqui no meu PC para experimentar e estou gostando bastante! Uma pena que o suporte ao meu volante Thrustmaster e óculos de realidade virtual Quest3 seja um pouco limitado no Linux, se não já estaria valendo à pena deixar o Windows para trás de uma vez por todas!

Zefiris Metherlence

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.664
Pontos
503
- Benchmarking Six Linux Distributions On The Framework Laptop 13 Pro
https://www.phoronix.com/review/framework-laptop-13-pro-linux

Como o Fedora é meio focado em segurança - com SELinux habilitado por padrão e em modo impositivo para bloquear ativamente ações não autorizadas – é meio que esperado ele não ter números impressionantes em testes assim. Embora às vezes fique no meio.

O Bazzite não está aí, mas sendo uma imagem customizada baseada no Fedora Atomic, ele deve herdar a postura de segurança rígida do Fedora.

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Reações
177.796
Pontos
1.964

É isso, muito obrigado!

Eu sempre recomendo o Fedora por considerar a distro mais equilibrada e tranquila de usar, mesmo quando precisa adicionar algo.

Agora, se quiser montar uma 'Steam Machine' de emulação no sentido de usabilidade, o Bazzite como citaram é uma boa.

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
794
Pontos
563
- Benchmarking Six Linux Distributions On The Framework Laptop 13 Pro
https://www.phoronix.com/review/framework-laptop-13-pro-linux

Como o Fedora é meio focado em segurança - com SELinux habilitado por padrão e em modo impositivo para bloquear ativamente ações não autorizadas – é meio que esperado ele não ter números impressionantes em testes assim. Embora às vezes fique no meio.

O Bazzite não está aí, mas sendo uma imagem customizada baseada no Fedora Atomic, ele deve herdar a postura de segurança rígida do Fedora.
Se excluir os benchmark que não rodaram no Opensuse ele foi melhor que o Fedora, ambos usam SELinux.

Ubuntu em segundo na média geral ? Isso explica muita coisa dos haters que ficam gritando bloat.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
37.970
Pontos
1.053
Eu sempre recomendo o Fedora por considerar a distro mais equilibrada e tranquila de usar, mesmo quando precisa adicionar algo.

Agora, se quiser montar uma 'Steam Machine' de emulação no sentido de usabilidade, o Bazzite como citaram é uma boa.
Bazzite com KDE e já era.

Dhi-Sama®

Lenda da internet
Reações
23.568
Pontos
1.734
Guys, eu estou tendo um pouco de dificuldade de instalar as traduções (legendas em PT_BR) na minha trilogia de Mass Effect - Legendary Edition da Steam - Uso Fedora Workstation. Alguém manja de um tutorial?

Tentei baixar um executável da Central de Traduções, e instalar ele como jogo não steam, ativando a compatibilidade com o Proton Experimental, mas, quando executo, nada acontece. Estou desconfiado que o problema esteja na descompactação do arquivo (rar), porque, mesmo utilizando o unrar via Terminal, ele, em nenhum momento, está pedindo a senha pra descompactação (que, segundo o site das legendas, tem), e está apontando uma falha no processo. O executável aparece como se tivesse sido extraído, mas no relatório da descompactação sempre indica que teve 1 falha.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
37.970
Pontos
1.053
Guys, eu estou tendo um pouco de dificuldade de instalar as traduções (legendas em PT_BR) na minha trilogia de Mass Effect - Legendary Edition da Steam - Uso Fedora Workstation. Alguém manja de um tutorial?

Tentei baixar um executável da Central de Traduções, e instalar ele como jogo não steam, ativando a compatibilidade com o Proton Experimental, mas, quando executo, nada acontece. Estou desconfiado que o problema esteja na descompactação do arquivo (rar), porque, mesmo utilizando o unrar via Terminal, ele, em nenhum momento, está pedindo a senha pra descompactação (que, segundo o site das legendas, tem), e está apontando uma falha no processo. O executável aparece como se tivesse sido extraído, mas no relatório da descompactação sempre indica que teve 1 falha.
Tentou descompactar sem o terminal?

Dhi-Sama®

Lenda da internet
Reações
23.568
Pontos
1.734
Tentou descompactar sem o terminal?
Sim, por ser .rar com senha ele não consegue.

Eu descobri como superar este problema: estava usando o unrar-free, e ele tem esta limitação para trabalhar com arquivos protegidos. Reinstalei a versão nonfree, e, com ela, consegui.

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Reações
20.320
Pontos
1.013
766674723_122137814769202061_6144459506558256620_n.jpg

Verdade, mesmo que fosse sem senha, .rar ele não descompacta nativamente.
Não tem o pacote unrar no Fedora?

Topo Fundo