O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.029
Pontos
1.774
Quanto mais eu fico sabendo sobre o Gnome mais eu me impressiono como é mal feito, como parece ser gambiarra esse porra.
Organizaram uma "hackfest" focada em desempenho. Podem imaginar qual o principal objetivo do pessoal que se reuniu lá. Só que o grupo tem um objetivo paralelo, aproveitar para eliminar a instância paralela do GDM que fica aberta consumindo 280MB mínimo. Quando o sistema inicia ele executa o GDM em TTY1 para depois iniciar o Shell do usuário em TTY2. E a sessão do GDM continua lá, abandonada sem necessidade. Antes mesmo de entregar o sistema para o usuário o sistema joga fora 280MB. Como pode isso? E para piorar isso foi reportado faz três anos. Três anos que os desenvolvedores sabem disso e continua lá porque para eles não é um bug, é como o sistema foi feito para funcionar a partir de certo ponto, é uma "feature".

https://siliconislandblog.wordpress.com/2018/05/16/gnome-performance-hackfest/
https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=747339
Por estas e outras que evito o Gnome...tenho gostado bastante do KDE
 

Grombrindal

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.020
Pontos
183
Quais são as vantagens do KDE em relação ao mint, se puder comentar sobre como é o manejamento do kde em relação as janelas abertas (se pode usar teclado ou não e etc)? Estava lendo que uma maioria dos usuários dele (KDE) desativavam o dolphin por causa do consumo de ram, isso consta?
E alguém sabe um programa gui de colocar tags em arquivos, só achei o tsmu mas não mexo muito com o terminal.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.501
Pontos
1.069
Quais são as vantagens do KDE em relação ao mint, se puder comentar sobre como é o manejamento do kde em relação as janelas abertas (se pode usar teclado ou não e etc)? Estava lendo que uma maioria dos usuários dele (KDE) desativavam o dolphin por causa do consumo de ram, isso consta?
E alguém sabe um programa gui de colocar tags em arquivos, só achei o tsmu mas não mexo muito com o terminal.
O Mint é uma distribuição, o KDE é um ambiente de trabalho, são duas coisas distintas. Existe o Mint KDE, ou seja, a distribuição Linux Mint com o ambiente KDE. Quando você falou sobre o Mint eu acho que você se referia ao Cinnamon, que é o ambiente mais famoso do Mint.

As vantagens do KDE são: design moderno, relativo baixo consumo de recursos, alta customização e uma alta gama de aplicativos desenvolvidos pela comunidade KDE.

Quanto ao dolphin eu nunca ouvi falar disso, pelo menos comigo tive só um problema de perder uns arquivos ao recortar e colar de um pendrive, mas parece que esse bug já foi corrigido.


Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Quais são as vantagens do KDE em relação ao mint, se puder comentar sobre como é o manejamento do kde em relação as janelas abertas (se pode usar teclado ou não e etc)? Estava lendo que uma maioria dos usuários dele (KDE) desativavam o dolphin por causa do consumo de ram, isso consta?
E alguém sabe um programa gui de colocar tags em arquivos, só achei o tsmu mas não mexo muito com o terminal.
Estou usando o KDE e gostando muito do Plasma.
Não caia naquela ladainha de ter "opções demais por isso é ruim". Do jeito que veio eu estava satisfeito, e acho muito bom ter todas essas opções, que são "invisíveis". Apenas estão lá para casa quando você quiser dar um clique com o botão direito e personalizar. É excelente poder com alguns cliques mudar só aquele detalhezinho que você queria diferente sem ter que ficar instalando extensão e temas.
E esse parece ser um bom momento para testar o KDE, os desenvolvedores estão em um ótimo momento, fez muitos progressos no último ano e toda semana chega alguma atualização (pelo menos no Neon) para polir algum canto. Sem dúvidas é o ambiente mais completo e promissor no momento.

Sobre o Dolphin, pra mim ele é até mais leve do que o Nautilus.
Parece que ele só tem um problema ao copiar grandes quantidades de arquivos, por causa de alguma forma como ele faz cache, mas esse é um problema que vejo muita gente (incluindo eu, fiz outros testes e dei minha opinião) apontando então é bem provável que em breve ele seja solucionado. Só que problema esse talvez você nunca veja, nunca sinta.
De todo modo caso não goste do Dolphin basta instalar o que quiser usar, como o Nemo que parece ser muito elogiado.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Postando aqui pra ver se alguém dá uma luz: como expandir uma partição por terminal? usar gparted via gui não é uma opção.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Postando aqui pra ver se alguém dá uma luz: como expandir uma partição por terminal? usar gparted via gui não é uma opção.
Expandir uma partição é um processo que eu acho perigoso porque qualquer erro vai fazer você perder a instalação e os seus arquivos.

Existem 2 passos no processo:
- Redimensionar a partição sem perder o sistema de arquivos
- Redimensionar o sistema de arquivos para reconhecer todo o espaço da partição

Para o primeiro passo você precisa reescrever a tabela de partição do disco, mantendo as configurações da partição. Para o segundo passo existe o resize2fs.

Os sistemas que rodam no Raspberry Pi são bem famosos por fazer esse tipo de operação após instalados no cartão SD:

https://raspberry-hosting.com/en/faq/how-expand-arch-linux-root-partition

 


Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Expandir uma partição é um processo que eu acho perigoso porque qualquer erro vai fazer você perder a instalação e os seus arquivos.

Existem 2 passos no processo:
- Redimensionar a partição sem perder o sistema de arquivos
- Redimensionar o sistema de arquivos para reconhecer todo o espaço da partição

Para o primeiro passo você precisa reescrever a tabela de partição do disco, mantendo as configurações da partição. Para o segundo passo existe o resize2fs.

Os sistemas que rodam no Raspberry Pi são bem famosos por fazer esse tipo de operação após instalados no cartão SD:

https://raspberry-hosting.com/en/faq/how-expand-arch-linux-root-partition
Facebook a rainha não responde né?
A partição que dando o problema é reconhecida/teve o windows?
E posta o erro que tá dando.
Então... o que me fode são as restrições.

É uma máquina virtual (gerenciada pelo Vmware ESXi) onde o gênio que criou colocou o Asterisk na raiz, ou seja, o que está fodendo tudo é que está na partição principal então não posso dar unmount, não posso usar um LiveCD com Gparted. Minhas mãozinhas estão atadas.
Já liberei no Datastore, já joguei o espaço na VM, só preciso agora configurar o espaço nas partições.
"S Ó"
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Facebook a rainha não responde né?

Então... o que me fode são as restrições.

É uma máquina virtual (gerenciada pelo Vmware ESXi) onde o gênio que criou colocou o Asterisk na raiz, ou seja, o que está fodendo tudo é que está na partição principal então não posso dar unmount, não posso usar um LiveCD com Gparted. Minhas mãozinhas estão atadas.
Já liberei no Datastore, já joguei o espaço na VM, só preciso agora configurar o espaço nas partições.
"S Ó"

Não da para redimensionar com a partição montada, talvez consiga fazer uma gambiarra criando uma partição extra e movendo parte dos arquivos do sistema para ela, depois faz um link simbólico na partição principal.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Tenho um iPad 3 que não atualiza mais o iOS. Alguém sabe se tem como instalar uma distro Linux nele?
Procurei na Net, mas só achei uns métodos obscuros...
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Facebook a rainha não responde né?

Então... o que me fode são as restrições.

É uma máquina virtual (gerenciada pelo Vmware ESXi) onde o gênio que criou colocou o Asterisk na raiz, ou seja, o que está fodendo tudo é que está na partição principal então não posso dar unmount, não posso usar um LiveCD com Gparted. Minhas mãozinhas estão atadas.
Já liberei no Datastore, já joguei o espaço na VM, só preciso agora configurar o espaço nas partições.
"S Ó"
rsrsrsrsrs

Se é uma máquina virtual dá pra fazer uma cópia do disco e testar sem risco de dar m****.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.029
Pontos
1.774
Tenho um iPad 3 que não atualiza mais o iOS. Alguém sabe se tem como instalar uma distro Linux nele?
Procurei na Net, mas só achei uns métodos obscuros...
Eu acho melhor nem tentar...mais fácil tacar Android KKK
Esses drivers da apple são proprietários e acho muito, mas muito difícil conseguir fazer funcionar o Touch da tela no Ipad com Linux...ou seja deixaria ele meio inútil né.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Eu acho melhor nem tentar...mais fácil tacar Android KKK
Esses drivers da apple são proprietários e acho muito, mas muito difícil conseguir fazer funcionar o Touch da tela no Ipad com Linux...ou seja deixaria ele meio inútil né.

E qual Android daria pra instalar?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.029
Pontos
1.774
E qual Android daria pra instalar?
Não faço a menor ideia...ai tem que pesquisar.
Pelo que vi no google parece que é possível. Mas eu não faria, se o Ipad fosse meu eu deixava do jeito que tá.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.501
Pontos
1.069
Tenho um iPad 3 que não atualiza mais o iOS. Alguém sabe se tem como instalar uma distro Linux nele?
Procurei na Net, mas só achei uns métodos obscuros...
Existe um projeto para instalar Linux e Android em iDevices mas está num nível bem cru e inutilizável, não sendo recomendável para uso diário, só para desenvolvimento.

Se eu fosse você venderia este iPad e compraria um tablet Android ou um notebook barato como um chromebook.

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.501
Pontos
1.069
Mas uma atualização cheia de novidades do KDE Plasma, finalmente deram um jeito na tela de bloqueio, aquele azul forte era feio demais:

https://www.omgubuntu.co.uk/2018/05/kde-plasma-5-13-features-upgrade

Também ficou legal:

- A integração das notificações do KDE com os browsers, vai mostrar o andamento de downloads e a interface multimídia.

- O novo menu de opção quando um segundo monitor é conectado.

A atualização vai ser lançada no dia 12 de junho.

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Comparação de RAM e uso de disco após a instalação das variações atuais dos Buntu:



Inacreditável esse Kubuntu, usa mesmo menos memória que o Mate.
E caramba, como o Gnome consegue usar tanta memória? Não é ele usar mais memória que os outros, é usar tanta para tão pouco, incrível.

Melhoraram muito mesmo o KDE, antigamente era o mais pesado de todos, eu nem me arriscava a usar. Pra mim XFCE e LXDE sempre serão primeiras opções, sem firulas e consomem bem pouco recurso, até um netbook véio de 2010 aqui funciona com LXDE ueheuahea. Outro dia restaurei um Core 2 Duo de um amigo e testei o LXDE, o bicho me impressionou, se colocasse um SSD acho que ficava quase tão rápido quanto meu PC atual.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.114
Reações
172.518
Pontos
1.714
Melhoraram muito mesmo o KDE, antigamente era o mais pesado de todos, eu nem me arriscava a usar. Pra mim XFCE e LXDE sempre serão primeiras opções, sem firulas e consomem bem pouco recurso, até um netbook véio de 2010 aqui funciona com LXDE ueheuahea. Outro dia restaurei um Core 2 Duo de um amigo e testei o LXDE, o bicho me impressionou, se colocasse um SSD acho que ficava quase tão rápido quanto meu PC atual.

Curiosamente, eu tenho um note antigo com Core2Duo e também o ressucitei com LXDE (instalei a distro LXLE). Ontem, vi que tenho um SSD de 128GB sobrando e estava pensando em justamente fazer isso depois que vi a revitalização do bixo :klolz
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.955
Reações
11.419
Pontos
503
Estou com o Arch Linux e estou gostando muito do SO. =D

Depois de testar o novo Ubuntu (não gostei), resolvi dar uma nova oportunidade ao Arch....
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Comprei um SSD baratim, coloquei em um notebook velho que tenho aqui e instalei Kubuntu 18.04.

c***lho, o computador tá voando. Sistema inicia em apenas 15 segundos e desliga em 5 segundos. Vou usar esse notebook como backup para viagens e não pretendo colocar Windows 10.

Pior que o notebook velho inicia muito mais rápido do que meu notebook "gaming" com SSD e Windows 10. O único problema é que o bicho é feio de tão velho. :kkk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.501
Pontos
1.069
Estou com o Arch Linux e estou gostando muito do SO. =D

Depois de testar o novo Ubuntu (não gostei), resolvi dar uma nova oportunidade ao Arch....
Arch Linux aqui também, melhor distro no momento, na minha humilde opinião.

Falando nisso, o Arch tem uma coisa que é útil até mesmo para quem tem outras distros: a documentação. É de longe a mais completa entre todas as distros, outro dia um serviço no systemd estava falhando e aprendi lá todo o passo a passo para resolver problemas no systemd. Se tiverem algum problema no Linux (que não seja específico de ferramentas exclusivas de outra distro, obviamente) vale a pena pesquisar por lá:

wiki.archlinux.org

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.312
Reações
7.649
Pontos
1.199
Gnome deu para trás sobre remover execução pelo Nautilus.

Bando de pnc do c***lho, ficam inventando moda o tempo todo.

Tô usando o GNOME pela integração com o Google Drive. O Google não liberar um cliente para o Linux me mata, sério. Como podem ser tão filhos da put*?

Sou obrigado a usar o Dropbox se quiser ter a sincronização perfeitinha.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.681
Pontos
2.009

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
:klol porque injusto? É só não usar caso não goste.

Eu até entendo essas doações na casa dos milhões. Quando o whatsapp foi vendido pro facebook rolou uma doação dessas pro projeto do FreeBSD.
Claro que é "injusto", fazem um trabalho lixo e se dedicam a atrapalhar a vida do usuário e recebem dinheiro em troca?
Enquanto isso outros grupos fazem muito mais com muito menos. KDE por exemplo vi outro dia que tem orçamento de pouco mais de 100 mil anual.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Comprei um SSD baratim, coloquei em um notebook velho que tenho aqui e instalei Kubuntu 18.04.

c***lho, o computador tá voando. Sistema inicia em apenas 15 segundos e desliga em 5 segundos. Vou usar esse notebook como backup para viagens e não pretendo colocar Windows 10.

Pior que o notebook velho inicia muito mais rápido do que meu notebook "gaming" com SSD e Windows 10. O único problema é que o bicho é feio de tão velho. :kkk
Como tá esse Kubuntu novo? Eu tô usando o Mint aqui e tá voando, pretendo colocar um SSDzin no meu note veio de guerra também
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.029
Pontos
1.774
Como tá esse Kubuntu novo? Eu tô usando o Mint aqui e tá voando, pretendo colocar um SSDzin no meu note veio de guerra também
Eu usei um pouco e ache que esta muito bom e o kde esta con boa performance e consumindo pouco.
Acho que o Mint e o Kubuntu são o que há hoje em dia de melhor....mas testei pouco o Kubuntu e o pouco que testei eu gostei.
O Mint talvez seja mais estável.

Enviado de meu S8
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Bando de pnc do c***lho, ficam inventando moda o tempo todo.

Tô usando o GNOME pela integração com o Google Drive. O Google não liberar um cliente para o Linux me mata, sério. Como podem ser tão filhos da put*?

Sou obrigado a usar o Dropbox se quiser ter a sincronização perfeitinha.
Com KDE também dá pra usar o Google Drive

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Eu usei um pouco e ache que esta muito bom e o kde esta con boa performance e consumindo pouco.
Acho que o Mint e o Kubuntu são o que há hoje em dia de melhor....mas testei pouco o Kubuntu e o pouco que testei eu gostei.
O Mint talvez seja mais estável.

Enviado de meu S8

Fiquei tentado a testar, faz MUITOS anos que não uso KDE. Pelo review o Mint me pareceu mais estável mesmo, até agora tive pouquissímos bugs e foi uma das poucas distros que não deram pau com meu wifi, sempre tinha aquela problema de ficar caindo ou não conectava depois que saia do sleep, tinha que reiniciar o note.

Um que gostei muito foi o Fedora também, mas esse problema do wifi tava incomodando demais, eu até conseguia arrumar instalando um driver alternativo, mas toda vez que o sistema atualizava ele tirava meu driver e voltava o problema, então toda hora tinha que ficar fazendo, não deu.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Bando de pnc do c***lho, ficam inventando moda o tempo todo.

Tô usando o GNOME pela integração com o Google Drive. O Google não liberar um cliente para o Linux me mata, sério. Como podem ser tão filhos da put*?

Sou obrigado a usar o Dropbox se quiser ter a sincronização perfeitinha.
Com KDE também dá pra usar o Google Drive

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Dá mesmo.
Só instalar o pacotinho "kio-gdrive" que aparece para adicionar em "Redes" no Dolphin.
Só não uso porque não quero.

Esqueci de um link, tem um blog que publica semanalmente correções novidades que serão adicionadas no KDE.
https://pointieststick.wordpress.com/category/usability-productivity/
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Ontem tive a oportunidade de testar o novo Ubuntu 18.04 no meu notebook lixo e o negócio tá pesado demais!

Esse gnome tá muito mais pesado que o Windows 10 e KDE. O notebook chegava a travar pra c***lho.

Mas acabei indo pro Manjaro Mate. Aparenta ser muito mais estável que o Kubuntu.

kmV2hH6.jpg

xXhkLOz
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Como tá esse Kubuntu novo? Eu tô usando o Mint aqui e tá voando, pretendo colocar um SSDzin no meu note veio de guerra também

É até bom, mas usa muita CPU de forma "inexplicável". Quando eu estava usando, derrepente o cooler do notebook ficava bem alto e o sistema estava usando 50% da CPU do "nada" (nenhum processo do meu usuário). Acabei instalando o Manjaro Mate + Compiz (pra eliminar os screen tearing), achei bem melhor que qualquer coisa relacionada ao Ubuntu.
 
Topo Fundo