O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Mas é que agora nem tem mais Windows instalado, eu formatei o HD e instalei só o mint mesmo...

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

Pesquisei rápido o erro aqui e vi gente dizendo que é problema no HD... Não sei se é o teu caso, mas você podia tentar ver a "saúde" desse HD pra ter certeza que está tudo 100%.
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Hum... entra no Windows e veja as opções de hibernação, se tiver, remova, desabilite tudo.

Sobre qual distro... só posso recomendar por experiência própria, o KDE Neon.
Estou usando e não poderia estar mais satisfeito. Funciona excepcionalmente bem mesmo em notebook antigo.
Pesquisei rápido o erro aqui e vi gente dizendo que é problema no HD... Não sei se é o teu caso, mas você podia tentar ver a "saúde" desse HD pra ter certeza que está tudo 100%.
Só pra dar um retorno, consegui resolver aqui
O que aconteceu foi que quando eu ia instalar o Mint, marcava a opção " apagar o disco e instalar o Mint". Por algum motivo com essa opção ele tava deixando de criar alguma coisa necessária pro boot funcionar. O que eu fiz foi abrir a instalação avançada, e criar uma partição ext4 + uma swap manualmente. Reinstalei e tá rodando tranquilo.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Só pra dar um retorno, consegui resolver aqui
O que aconteceu foi que quando eu ia instalar o Mint, marcava a opção " apagar o disco e instalar o Mint". Por algum motivo com essa opção ele tava deixando de criar alguma coisa necessária pro boot funcionar. O que eu fiz foi abrir a instalação avançada, e criar uma partição ext4 + uma swap manualmente. Reinstalei e tá rodando tranquilo.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

Aqui sempre que eu instalo uma distro eu faço na instalação avançada justamente pra evitar problemas.
Basta um erro no script de instalação automática para tudo dar errado.

Mais ou menos como os instaladores de programas do Windows. Dependendo do programa o usuário acaba instalando um monte de lixo pois o script de instalação instala programas adicionais de "parceiros" sem que o usuário veja se instalar só clicando em Next.....
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.500
Reações
42.949
Pontos
1.453
então galera
eu já usei o linux algumas vezes e mexi nele um pouco (mint e ubuntu), mas faz tempo destas vezes que usei
e agora to pensando em instalar linux em meu notebook, é um notebook fraco, no momento ele esta com windows 7, mas ta bem lento, então eu gostaria que vocês que manjam de linux me recomendassem um linux leve pra meu notebook fraco, de preferencia um linux facil de mexer, eu gostava bastante do mint mas não sei como ele anda hoje
qualquer ajuda é bem vinda
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
então galera
eu já usei o linux algumas vezes e mexi nele um pouco (mint e ubuntu), mas faz tempo destas vezes que usei
e agora to pensando em instalar linux em meu notebook, é um notebook fraco, no momento ele esta com windows 7, mas ta bem lento, então eu gostaria que vocês que manjam de linux me recomendassem um linux leve pra meu notebook fraco, de preferencia um linux facil de mexer, eu gostava bastante do mint mas não sei como ele anda hoje
qualquer ajuda é bem vinda
Eu uso Ubuntu Mate no meu notebook de 2008. Ele é meio feiao mas dá pra trocar o tema.

Outro que gosto muito é o Xubuntu.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
então galera
eu já usei o linux algumas vezes e mexi nele um pouco (mint e ubuntu), mas faz tempo destas vezes que usei
e agora to pensando em instalar linux em meu notebook, é um notebook fraco, no momento ele esta com windows 7, mas ta bem lento, então eu gostaria que vocês que manjam de linux me recomendassem um linux leve pra meu notebook fraco, de preferencia um linux facil de mexer, eu gostava bastante do mint mas não sei como ele anda hoje
qualquer ajuda é bem vinda
KDE Neon.
Não tenha dúvidas.
 


eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
então galera
eu já usei o linux algumas vezes e mexi nele um pouco (mint e ubuntu), mas faz tempo destas vezes que usei
e agora to pensando em instalar linux em meu notebook, é um notebook fraco, no momento ele esta com windows 7, mas ta bem lento, então eu gostaria que vocês que manjam de linux me recomendassem um linux leve pra meu notebook fraco, de preferencia um linux facil de mexer, eu gostava bastante do mint mas não sei como ele anda hoje
qualquer ajuda é bem vinda
Pode usar o mint com MATE que deve ser leve suficiente!
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Pode usar o mint com MATE que deve ser leve suficiente!
@Pockett
Aqui o Neon com KDE foi mais leve que o Mate:

8XVWHA5.jpg
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.500
Reações
42.949
Pontos
1.453
Eu uso Ubuntu Mate no meu notebook de 2008. Ele é meio feiao mas dá pra trocar o tema.

Outro que gosto muito é o Xubuntu.

KDE Neon.
Não tenha dúvidas.

Pode usar o mint com MATE que deve ser leve suficiente!

@Pockett
Aqui o Neon com KDE foi mais leve que o Mate:

8XVWHA5.jpg

obrigado pelas recomendações, como me recomendaram o mint, eu decidi instalar ele mesmo, to instalando a versão cinnamon, acho que deve rodar bem, se ficar lento eu vou instalar o kde ou mate,
obrigado

edit:
rodou belezinha no notebook, ficou bem mais rápido que o windows 7, deu até vontade de instalar no meu PC que uso
 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Fui inventar de apagar uma pasta na marra pelo comando, troquei ISO por Media e apaguei tudo. :facepalm
Lá vou eu atrás de fazer minha mesa digitalizadora funcionar de novo (isso sem citar as bibliotecas de descompactação que estava quase perfeito).:kcry
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Fui inventar de apagar uma pasta na marra pelo comando, troquei ISO por Media e apaguei tudo. :facepalm
Lá vou eu atrás de fazer minha mesa digitalizadora funcionar de novo (isso sem citar as bibliotecas de descompactação que estava quase perfeito).:kcry
Por essas coisas que existe o backup, recomendo pra todos a utilização de um programa chamado timeshift para criar snapshots da raiz do sistema.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Por essas coisas que existe o backup, recomendo pra todos a utilização de um programa chamado timeshift para criar snapshots da raiz do sistema.

Pois é, mas "todo mal trás um bem", quando eu fiz essa lambança (já é a segunda vez:klol), estou cada vem mais me afeiçoado ao terminal/comandos, sem contar que instalações/descompactações é algo extremamente rápido (estou usando um RPI3:kwow).
Se o coitado do meu PC tivesse tido um sistema como esse (Debian/Raspbian), acho que o coitado teria sofrido bem menos.:ksnif
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Pois é, mas "todo mal trás um bem", quando eu fiz essa lambança (já é a segunda vez:klol), estou cada vem mais me afeiçoado ao terminal/comandos, sem contar que instalações/descompactações é algo extremamente rápido (estou usando um RPI3:kwow).
Se o coitado do meu PC tivesse tido um sistema como esse (Debian/Raspbian), acho que o coitado teria sofrido bem menos.:ksnif

Peraí, teu sistema principal é um Raspberry Pi 3? Fodão!
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Pois é, mas "todo mal trás um bem", quando eu fiz essa lambança (já é a segunda vez:klol), estou cada vem mais me afeiçoado ao terminal/comandos, sem contar que instalações/descompactações é algo extremamente rápido (estou usando um RPI3:kwow).
Se o coitado do meu PC tivesse tido um sistema como esse (Debian/Raspbian), acho que o coitado teria sofrido bem menos.:ksnif
O gerenciamento do SO eu faço todo por terminal, são só 2 linhas de comando para fazer um backup e atualizar os pacotes:

sudo timeshift --create
sudo pacman -Syu
No caso de pacotes do AUR:
yaourt -Syu --aur (sem sudo mesmo).
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.500
Reações
42.949
Pontos
1.453
pessoal, tenho uma duvida
da pra trocar a interface grafica de um sistema sem reintalar ele todo?
se eu to com um mint cinnamon, consigo trocar para o mint kde? ou só reinstalando?
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
pessoal, tenho uma duvida
da pra trocar a interface grafica de um sistema sem reintalar ele todo?
se eu to com um mint cinnamon, consigo trocar para o mint kde? ou só reinstalando?

Consegue trocar sem precisar reinstalar.

Código:
sudo apt-get install kde-full
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
pessoal, tenho uma duvida
da pra trocar a interface grafica de um sistema sem reintalar ele todo?
se eu to com um mint cinnamon, consigo trocar para o mint kde? ou só reinstalando?
Que eu saiba você pode instalar quantas interfaces quiser.
Basta saber qual repositório adicionar e mandar instalar, daí você pode selecionar em qual logar.
 

Grombrindal

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.020
Pontos
183
obrigado, vou tentar aqui
Melhor usar o Live-Cd para testar, pois pode dar problemas com pacotes.
Pelo que já li eram os de incialização.
Edit:
E normalmente tem alguns programas/app que faltam em alguns sources mas isso não afeta muito um usuário que não mexe muito.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.500
Reações
42.949
Pontos
1.453
Melhor usar o Live-Cd para testar, pois pode dar problemas com pacotes.
Pelo que já li eram os de incialização.
Edit:
E normalmente tem alguns programas/app que faltam em alguns sources mas isso não afeta muito um usuário que não mexe muito.
eu segui um tutorial na internet e deu tudo certo, instalei no pc de minha esposa
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Eu tentei entrar no mundo linux, no ubuntu com o meu notebook velhão(Itautec W7635) aqui pra ir aprendendo a mexer.
Mas o ubuntu e o kubuntu travam e deixaram ele muito pesado, mas muito mesmo.
Alguém tem alguma solução pra isso ?
No meu pc quando eu instalei pra testar ficou super leve, achei que o kubuntu traria de volta a vida o meu note.
Tenta o Lubuntu ou Mint LXDE. Manjaro XFCE é muito bom também.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.500
Reações
42.949
Pontos
1.453
então, eu to apanhando pra fazer uma coisa simples e não to conseguindo
gostaria que vocês me ajudasse novamente se possivel
já googlei por algumas horas e não consegui arrumar isso

eu baixei o navegador tor pelo site oficial (ele não esta no repositorio) e ele veio em um aquivo com a extensão .desktop
executei ele e ele ta funcionando perfeitamente, mas eu não to conseguindo colocar ele na barra favoritos no menu principal

todos os programas que uso eu consegui adicionar pesquisando o nome deles e clicando com o botão direito e selecionando 'adicionar aos favoritos', mas como não instalei o tor pelo repositorio, ele não aparece quando pesquiso

o menu que quero adicionar é o favoritos que aparece quando vc clica no menu iniciar do mint kde
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.500
Reações
42.949
Pontos
1.453
aee, consegui, encontrei a solução
tinha que registar ele como executavel digitando
./start-tor-browser.desktop --register-app
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Alguém conhece algum programa que faça descompactação de 7z?
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
aee, consegui, encontrei a solução
tinha que registar ele como executavel digitando
./start-tor-browser.desktop --register-app
O que desanima no Linux é isso.
TEM QUE ADICIONAR LINHA DE COMANDO PRA REGISTRAR E COLOCAR COMO ATALHO.
Mano, não...
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
O que desanima no Linux é isso.
TEM QUE ADICIONAR LINHA DE COMANDO PRA REGISTRAR E COLOCAR COMO ATALHO.
Mano, não...
!?!?!?
Isso porque não tinha o registro, não tem "EXE" no Linux (assim como no Mac).
Mas para fazer um atalho comum é tão simples como no Windows.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
O que desanima no Linux é isso.
TEM QUE ADICIONAR LINHA DE COMANDO PRA REGISTRAR E COLOCAR COMO ATALHO.
Mano, não...
Você pode simplesmente copiar o .desktop para a pasta /usr/share/applications. Além disso em praticamente todos os ambientes de trabalho existem programas com interface gráfica que você pode adicionar e editar os atalhos do menu inicial de uma forma mais poderosa que no Windows ou Mac.

Mas o bom do Linux é que justamente você pode fazer tudo pelo terminal de forma intuitiva, depois que você domina o básico do terminal é difícil não resolver as coisas por ele. É uma ferramenta extremamente poderosa.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Você pode simplesmente copiar o .desktop para a pasta /usr/share/applications. Além disso em praticamente todos os ambientes de trabalho existem programas com interface gráfica que você pode adicionar e editar os atalhos do menu inicial de uma forma mais poderosa que no Windows ou Mac.

Mas o bom do Linux é que justamente você pode fazer tudo pelo terminal de forma intuitiva, depois que você domina o básico do terminal é difícil não resolver as coisas por ele. É uma ferramenta extremamente poderosa.

Poderosa para fazer m****.
Nunca irei aceitar isso que é melhor e ideal fazer coisas simples pelo terminal.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.500
Reações
42.949
Pontos
1.453
Eu to usando o linux por alguns dias e to gostando bastante
Para quase todos os programas que eu usava no windows eu encontrei equivalentes no linux
E para alguns que não tem mesmo, eu instalei uma maquina virtual windows 7 com virtual box pra resolver esse problema.
Linux é um baita sistema operacional, principalmente por ser de graça, mas ele tambem tem seus problemas.
MInha maior reclamação sobre o linux, é que tem coisas que se tivesse no windows levaria segundos pra fazer, mas no linux leva bem mais tempo por ser complicado e por ter que usar o terminal
felizmente eu encontrei soluções na net pra tudo que precisei fazer no linux, mas é chato por exemplo ter que ir ao terminal apenas para colocar um atalho no menu iniciar.
Outra vez tive que instalar um programa e precisei dar bem uns 3 comando no terminal pra executar, sendo que no windows seria dar apenas 2 cliques e pronto
Outro problema tambem é a compatibilidade com jogos, até que tem varios pra linux, tem até steam, mas tudo bem, acho que quem vai pra linux já tem que ter em mente que não vai ter tantos jogos disponiveis como no windows.
Em geral eu acho ele bem bom apesar dos problemas
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.851
Reações
14.401
Pontos
1.013
O gerenciamento do SO eu faço todo por terminal, são só 2 linhas de comando para fazer um backup e atualizar os pacotes:

sudo timeshift --create
sudo pacman -Syu
No caso de pacotes do AUR:
yaourt -Syu --aur (sem sudo mesmo).
Eu curto o Arch Linux mas prefiro ficar entre Linux Mint e Manjaro Linux(que tem base no Arch).
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
É foda, mas eu adoro usar o terminal.

No Windows, eu até uso um tal de Chocolatey pra gerenciar todos os programas. É bem melhor que a Windows Store.

Pra instalar o firefox e gimp ao mesmo tempo, bastar abrir o CMD e usar:
Código:
choco install firefox gimp

Quando quero atualizar todos os meus programas só usar:
Código:
choco upgrade all -y

Acho bem melhor do que ir em site em site, baixando instalador e instalando manualmente.

https://chocolatey.org/

hero.png
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
O que desanima no Linux é isso.
TEM QUE ADICIONAR LINHA DE COMANDO PRA REGISTRAR E COLOCAR COMO ATALHO.
Mano, não...
Não fala m**** agente :coolface

Mas falando sério, tem coisas que realmente são "over" complicadas, mas a maioria das distros para iniciantes tem recursos que imitam o Windows na facilidade ou são até mais fáceis. Eu pessoalmente gosto muito de fazer as coisas pelo terminal, acho mais simples que ficar navegando em pasta com o mouse, cada um é cada um né.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo