O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Também estou a procura de uma distro para colocar no meu notebook...gosto do visual simples no Ubuntu Mate....mais ai ficam milhões de opções de fora....e não quero e nem tenho tempo de ficar testando 50 distros.

Acho que dou mais preferencia a distros com base debian...como Ubuntu e derivados e Mint......até pelo alto reconhecimento que eles tem de hardware.


Ainda decidindo aqui !!!
Eu instalei o Ubuntu 18 alguma coisa de primeira. Brinquei um pouco, mas não gostei tanto... Senti falta do "feel" do Ubuntu que usei na década passada, e pela minha pesquisa, o Ubuntu Mate foi o que mais se aproximou. Duas semanas usando e estou gostando muito. Eu recomendo, pessoalmente.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Eu instalei o Ubuntu 18 alguma coisa de primeira. Brinquei um pouco, mas não gostei tanto... Senti falta do "feel" do Ubuntu que usei na década passada, e pela minha pesquisa, o Ubuntu Mate foi o que mais se aproximou. Duas semanas usando e estou gostando muito. Eu recomendo, pessoalmente.

Obrigado pelo relato amigo....estou entre ele e o Linux Mint com Cinnamon.
 

Negão da Piroca

Bam-bam-bam
Mensagens
2.957
Reações
15.143
Pontos
303
Bom, o BSD é diferente do Linux.

O sistema de licença é diferente. No BSD a licença é mais fechada, permite que empresas usem o sistema e criem produtos em cima (sem precisar divulgar as modificações). Isso gera alguns produtos interessantes, por exemplo o FreeNAS (distro para servidores de arquivo), Pfsense (distro para firewall), etc etc.

Pra mim a grande vantagem é que o sistema é único e tem uma documentação muito extensa. Não é como no linux que tem mil distros, releases de kernels etc. No BSD tem só o kernel da versão que você escolheu usar (não tem essa de atualizar ou voltar pra outros kernels), tem duas formas diferentes de instalar pacotes (ou pelo gerenciador de pacotes binários, o pkg, ou pela coleção de ports). Tem as ferramentas do gnu (então provavelmente você estará familiarizado com os comandos básicos pra criar, editar, apagar e mover pastas e arquivos, o sistema de permissões também é igual ao linux.

O gerenciamento de memória parece melhor que o do linux, de certa forma ele roda mais leve. Os scripts de inicialização e os daemons são mais tranquilos de configurar do que no linux (minha opinião pessoal). Roda muito bem em máquinas antigas e é super estável.

Tem suporte nativo a dois tipos de filesystem (ufs e zfs), e compatibilidade com outros filesystems (ext4 por exemplo). Tem 3 tipos diferentes de shell (csh, sh e tcsh), apesar de que no linux você também pode instalar outros além do bash.

Ele peca no suporte ao hardware mais atual e nos drivers.

Os programas que tem no linux tambem tem no bsd, salvo uma coisa ou outra que não está.

O usuário root é separado das outras contas. Você precisa colocar seu usuário no arquivo sudoers (como é no linux debian, por exemplo). Se o uso for desktop você pode baixar um script de instalação e configuração pra isso, se chama desktop-installer. Antes de conhecer esse pacote eu fazia tudo na mão e gastava quase um dia deixando tudo no jeito. Mas também gostei de aprender um pouco e entender como algumas coisas funcionam (só que agora não to tendo mais tempo pra isso).

O uso do desktop talvez seja menos prático do que no linux, pois ele não monta pendrives (ou você monta pela linha de comando ou configura o automount) nem compartilha pastas com alguns cliques (você tem que configurar o daemon do samba criar o usuário e editar o arquivo smb4.conf).

Tem algumas distros BSD já prontas pra desktop. PC BSD, TrueOS, etc.

Eu tenho usado o BSD pra tudo. FreeNAS pra file server, Pfsense pra firewall, tenho um server pra testar coisas (torrent com o transmission, samba, etc) e agora o desktop.

@Saltyman Lembra que a gente tava falando sobre routers e firewalls outro dia.. Dá uma sacada nessa parte do post.


O projetinho mais recente foi o Pfsense. Substituí de vez meu roteador por um firewall que tem tudo que você possa imaginar. (dns resolver, melhor Qos que já usei, bloqueador de ads com o pfblockerng, medidor de banda, captive portal, vlans, gráficos e estatísticas, e vários pacotes pra adicionar recursos. E atualizações pro resto da vida :klol


b68899ef5768bae94067a11f269f1ef4.png


fbc0546d8bf2dc227690e66dbea4a195.png


ad4a455ef76594c39a62974dbde46a73.png


70de0f70000167e5d43ba4a56c02fbf0.png


6220c84d2c345657dea937f1f79e5efa.png
@Negão da p*roca

Só pra complementar meu post anterior, esse cara do video explica mais uma diferença na organização dos sistemas


Valeu pela explicação detalhada :kjoinha
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
"Porquê BSD é melhor que Linux"
Abre terminal.

hum... me parece irrelevante para o usuário comum. :kpensa

Sei que teu post foi zoeira, mas ele quis demonstrar a organização dos comandos e pra onde vão as coisas. Pra mim também não teve grande relevância, mas foi bom conhecer mais uma diferença.
 

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
Bom, o BSD é diferente do Linux.

O sistema de licença é diferente. No BSD a licença é mais fechada, permite que empresas usem o sistema e criem produtos em cima (sem precisar divulgar as modificações). Isso gera alguns produtos interessantes, por exemplo o FreeNAS (distro para servidores de arquivo), Pfsense (distro para firewall), etc etc.

Pra mim a grande vantagem é que o sistema é único e tem uma documentação muito extensa. Não é como no linux que tem mil distros, releases de kernels etc. No BSD tem só o kernel da versão que você escolheu usar (não tem essa de atualizar ou voltar pra outros kernels), tem duas formas diferentes de instalar pacotes (ou pelo gerenciador de pacotes binários, o pkg, ou pela coleção de ports). Tem as ferramentas do gnu (então provavelmente você estará familiarizado com os comandos básicos pra criar, editar, apagar e mover pastas e arquivos, o sistema de permissões também é igual ao linux.

O gerenciamento de memória parece melhor que o do linux, de certa forma ele roda mais leve. Os scripts de inicialização e os daemons são mais tranquilos de configurar do que no linux (minha opinião pessoal). Roda muito bem em máquinas antigas e é super estável.

Tem suporte nativo a dois tipos de filesystem (ufs e zfs), e compatibilidade com outros filesystems (ext4 por exemplo). Tem 3 tipos diferentes de shell (csh, sh e tcsh), apesar de que no linux você também pode instalar outros além do bash.

Ele peca no suporte ao hardware mais atual e nos drivers.

Os programas que tem no linux tambem tem no bsd, salvo uma coisa ou outra que não está.

O usuário root é separado das outras contas. Você precisa colocar seu usuário no arquivo sudoers (como é no linux debian, por exemplo). Se o uso for desktop você pode baixar um script de instalação e configuração pra isso, se chama desktop-installer. Antes de conhecer esse pacote eu fazia tudo na mão e gastava quase um dia deixando tudo no jeito. Mas também gostei de aprender um pouco e entender como algumas coisas funcionam (só que agora não to tendo mais tempo pra isso).

O uso do desktop talvez seja menos prático do que no linux, pois ele não monta pendrives (ou você monta pela linha de comando ou configura o automount) nem compartilha pastas com alguns cliques (você tem que configurar o daemon do samba criar o usuário e editar o arquivo smb4.conf).

Tem algumas distros BSD já prontas pra desktop. PC BSD, TrueOS, etc.

Eu tenho usado o BSD pra tudo. FreeNAS pra file server, Pfsense pra firewall, tenho um server pra testar coisas (torrent com o transmission, samba, etc) e agora o desktop.

@Saltyman Lembra que a gente tava falando sobre routers e firewalls outro dia.. Dá uma sacada nessa parte do post.


O projetinho mais recente foi o Pfsense. Substituí de vez meu roteador por um firewall que tem tudo que você possa imaginar. (dns resolver, melhor Qos que já usei, bloqueador de ads com o pfblockerng, medidor de banda, captive portal, vlans, gráficos e estatísticas, e vários pacotes pra adicionar recursos. E atualizações pro resto da vida :klol


b68899ef5768bae94067a11f269f1ef4.png


fbc0546d8bf2dc227690e66dbea4a195.png


ad4a455ef76594c39a62974dbde46a73.png


70de0f70000167e5d43ba4a56c02fbf0.png


6220c84d2c345657dea937f1f79e5efa.png
Top! No fim tu colocou mesmo o Pfsense. Deu muito trabalho pra configurar?

Obs: eu só vi essa sua mensagem por acaso, pois não recebi nenhum alerta por você ter citado meu nome no tópico, acho que o fórum ainda tá meio bugado depois dessa atualização pois nunca tinha acontecido isso antes.
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Top! No fim tu colocou mesmo o Pfsense. Deu muito trabalho pra configurar?

Obs: eu só vi essa sua mensagem por acaso, pois não recebi nenhum alerta por você ter citado meu nome no tópico, acho que o fórum ainda tá meio bugado depois dessa atualização pois nunca tinha acontecido isso antes.

Então, ele é muito intuitivo. Eu tenho uma base boa e não tive muitos problemas pra configurar. Os fórums são bem organizados e é tranquilo de achar as infos.., só apanhei mesmo no ipv6 e acabei descobrindo que o cmts da NET aqui do meu bairro não tá legal. Nem o meu antigo cisco nem o pfsense funcionam bem, porém meu amigo que está em outro bairro consegue o ipv6 sem problemas. Como eu tenho ipv4 sem CGNAT to deixando quieto por enquanto.

O QoS dele é muito foda! tem um wizard com tudo pronto praticamente. Pode priorizar voip, online gaming (já tem os consoles pra escolher), pode diminuir prioridade nos torrents, aumentar prioridade em serviços (dns, samba, imap/pop3, etc). Foi o único QoS que realmente funcionou do jeito que eu queria.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Muita gente não gosta do terminal mas tem muita coisa que é muito melhor pelo terminal que pela interface gráfica.

Exemplo:

Eu estou em processo de tirar meus dados do Google, Facebook e etc para alternativas opensource como o nextcloud.

Ontem eu baixei todas as minhas fotos que estava armazenadas no Google Fotos, no total deram uns 15gb. Até aí tudo bem, o Google tem um site (takeout.google.com) onde você pode fazer o download de qualquer informação sua dos servidores deles e eles enviam o link por email.

O problema é que eles separam as fotos por pastas de acordo com o dia que as fotos foram tiradas e também por álbuns, mais ou menos assim:

Google Fotos
|_2017-07-15
|_2017-08-18
|_2018-10-20
|_Viagem para Pindamonhangaba
|_Aniversario de Fulano

No total foram 941 pastas. Obviamente eu não queria guardar as fotos assim, gostaria de separar por ano ou ate mesmo por evento. Mas imagine o trabalho de entrar em 941 pastas e copiar as fotos uma por uma.

A solução pelo terminal é muito mais rápida:

cd Google\ Fotos/
cp -r */*jpg /pasta-onde-será copiada
cp -r */*jpeg /pasta-onde-será copiada
cp -r */*png /pasta-onde-será copiada
cp -r */*mp4 /pasta-onde-será copiada

Desse jeito em poucos minutos o comando cp, copiou todas as fotos e vídeos de todas as pastas dentro da pasta Google Fotos para uma única pasta.

Outra coisa que eu gosto de usar o terminal é para converter o aúdio DTS para AC3, já que a TV na casa da minha noiva não aceita esse formato. Utilizando o ffmpeg é muito rápido:

ffmpeg -i entrada.mkv -c:v copy -c:a ac3 -b:a 640k saida.mkv

Sintaxe:
-i = input (entrada)
-c:v = convert video
-c:a = convert audio
-b:a = bitrate audio
 
Ultima Edição:

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.918
Pontos
1.559
Muita gente não gosta do terminal mas tem muita coisa que é muito melhor pelo terminal que pela interface gráfica.

Exemplo:

Eu estou em processo de tirar meus dados do Google, Facebook e etc para alternativas opensource como o nextcloud.

Ontem eu baixei todas as minhas fotos que estava armazenadas no Google Fotos, no total deram uns 15gb. Até aí tudo bem, o Google tem um site (takeout.google.com) onde você pode fazer o download de qualquer informação sua dos servidores deles e eles enviam o link por email.

O problema é que eles separam as fotos por pastas de acordo com o dia que as fotos foram tiradas e também por álbuns, mais ou menos assim:

Google Fotos
|_2017-07-15
|_2017-08-18
|_2018-10-20
|_Viagem para Pindamonhangaba
|_Aniversario de Fulano

No total foram 941 pastas. Obviamente eu não queria guardar as fotos assim, gostaria de separar por ano ou ate mesmo por evento. Mas imagine o trabalho de entrar em 941 pastas e copiar as fotos uma por uma.

A solução pelo terminal é muito mais rápida:

cd Google\ Fotos/
cp -r */*jpg /pasta-onde-será copiada
cp -r */*jpeg /pasta-onde-será copiada
cp -r */*png /pasta-onde-será copiada
cp -r */*mp4 /pasta-onde-será copiada

Desse jeito em poucos minutos o comando cp, copiou todas as fotos e vídeos de todas as pastas dentro da pasta Google Fotos para uma única pasta.

Outra coisa que eu gosto de usar o terminal é para converter o aúdio DTS para AC3, já que a TV na casa da minha noiva não aceita esse formato. Utilizando o ffmpeg é muito rápido:

ffmpeg -i entrada.mkv -c:v copy -c:a ac3 -b:a 640k saida.mkv

Sintaxe:
-i = input (entrada)
-c:v = convert video
-c:a = convert audio
-b:a = bitrate audio

Eu fico super bobo quando vejo gente que manja dos códigos de terminais linux.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Eu fico super bobo quando vejo gente que manja dos códigos de terminais linux.
Isso que eu fiz é o básico, tem muito comando como o grep que eu ainda não entendi como funciona.

O que eu acho impressionante é quem tem habilidade para escrever scripts. Eu fiz só um bem simples, para bloquear uns sites quando estou estudando para evitar a procrastinação.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Isso que eu fiz é o básico, tem muito comando como o grep que eu ainda não entendi como funciona.

O que eu acho impressionante é quem tem habilidade para escrever scripts. Eu fiz só um bem simples, para bloquear uns sites quando estou estudando para evitar a procrastinação.

O grep é usado pra procurar determinado conteúdo em um comando.

Por exemplo, pra procurar quais endereços ipv6 sua interface está recebendo:

ifconfig | grep inet6

ou

ip addr show | grep inet6 (caso você esteja nesses linux com pacote de rede iproute2)


Normalmente se usa o separador | antes do grep.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Eu fico super bobo quando vejo gente que manja dos códigos de terminais linux.

Se você fizer uso relativamente constante fica bem mais fácil.

Uma das coisas que eu mais gosto é do awk no terminal. O bicho é extremamente poderoso e não tem problemas com memória. Mesma coisa com o sed. Infelizmente uso muito pouco para saber de cor, mas são ferramentas que ajudam demais.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
O grep é usado pra procurar determinado conteúdo em um comando.

Por exemplo, pra procurar quais endereços ipv6 sua interface está recebendo:

ifconfig | grep inet6

ou

ip addr show | grep inet6 (caso você esteja nesses linux com pacote de rede iproute2)


Normalmente se usa o separador | antes do grep.
O grep é até fácil, agora o comando sed é que eu não entendo nem a pau. Eu estava procurando uma forma de ver todos os formatos dentro das pastas, porque eu estava suspeitando que algumas fotos estavam em formato diferente. Eu encontrei uma resposta no Stack Overflow que deu o seguinte comando:

Código:
find . -type f | sed -rn 's|.*/[^/]+\.([^/.]+)$|\1|p' | sort -u

A bruxaria funcionou perfeitamente e listou direitinho todas as extensões dos arquivos, algumas fotos estavam em .JPG e .PNG ao invés de .jpg e .png, como o bash é case sensitive ele não copiou esses arquivos para a nova pasta. Imagina checar todas as pastas, uma a uma, para conferir as extensões nelas. Por isso que dominar o terminal é primordial.
 
Ultima Edição:

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Bom dia amigo....baixei aqui e rodei via live-usb e realmente a distro é fantástica....sobre usando pouca ram...e é muito fluida.

Só fiquei na duvida na hora de baixar....escolhi a opção user edition e lá tinha duas isos:

- neon-useredition-current.iso

- neon-useredition-20180925-0833-amd64.iso

Baixei essa segunda...só não sei se fiz o correto.

As duas da quase na mesma, uma é do dia corrente e a outra é de ontem

E hoje saiu o update da base do KDE neon do Ubuntu 16.04 para 18.04

Já atualizei aqui e por enquanto não vi nada de errado
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
É que é uma distro linux que se inspirou no BSD, talvez acabe agradando mais quem já gosta do BSD (apesar que tbm pode ser melhor usar BSD de uma vez).

Dei uma olhada aqui.

Ele parece nessa parte de ter a instalação bem manual (e o FreeBSD tem algumas coisas automatizadas na instalação também). O resto continua tendo as mesmas diferenças do Linux pro FreeBSD, principalmente essa questão de kernels com vários releases, vários repositórios, gerenciadores de pacotes diferentes, etc etc.

Ai nesse caso eu prefiro ficar com o FreeBSD mesmo, por ter tudo no pkg ou no ports. E agora que eu usei o pacote desktop-installer fica mais fácil usar ele no desktop.




E também considerei ter algo pronto em BSD:




Em termos de linux eu ainda prefiro o Debian pela questão da estabilidade. O meu pc do trampo com o debian stretch não me deixou na mão ainda. Porém tem aquele detalhe da versão stable ter pacotes mais antigos.

O FreeBSD nos apps costuma ter pacotes bem atuais, ao contrário do Debian.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
A instalação do Arch, apesar de ser pelo tty, é automatizada, basta dar o comando pacstrap /mnt base + outros pacotes que queira instalar no sistema (geralmente eu instalo tudo de uma vez -> pacstrap /mnt base base-devel grub xorg plasma networkmanager firefox e etc...). Porém a configuração do sistema é toda manual, tem que gerar o fstab, instalar e configurar o grub, ativar os serviços no systemd e etc.

Pelo o que eu vi a instalação do FreeBSD é parecida com a do Slackware: é em modo texto, automatizada e configura o sistema para você, mas permitem algum nível de customização.

 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Dei uma olhada aqui.

Ele parece nessa parte de ter a instalação bem manual (e o FreeBSD tem algumas coisas automatizadas na instalação também). O resto continua tendo as mesmas diferenças do Linux pro FreeBSD, principalmente essa questão de kernels com vários releases, vários repositórios, gerenciadores de pacotes diferentes, etc etc.

Ai nesse caso eu prefiro ficar com o FreeBSD mesmo, por ter tudo no pkg ou no ports. E agora que eu usei o pacote desktop-installer fica mais fácil usar ele no desktop.




E também considerei ter algo pronto em BSD:




Em termos de linux eu ainda prefiro o Debian pela questão da estabilidade. O meu pc do trampo com o debian stretch não me deixou na mão ainda. Porém tem aquele detalhe da versão stable ter pacotes mais antigos.

O FreeBSD nos apps costuma ter pacotes bem atuais, ao contrário do Debian.

A parte do kernel ele é um linux né.

Ele tem usa pacman como gerenciador de pacotes. Tem mais de um repositório, mas na real isso é bem transparente. E tem o AUR, que basicamente tem scripts de como gerar pacotes de instalação pro pacman de aplicativos que não estão nos repositórios oficiais. Pelo que entendi a dupla pacman/AUR é muito parecida com a pkg/ports, se não igual.

Ele tem um /etc/rc.conf mais ao estilo BSD que o comum no linux.

O atrativo do arch é ser um rolling release com os softwares nas últimas versões. E ao menos eu nunca tive problema com estabilidade enquanto usei ele. Desvantagem mesmo é que as vezes tinha uns updates que precisavam de alguma intervenção manual. Avisam isso, mas acaba sendo um sistema que não vira um simples "configurar e esquecer".
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
A parte do kernel ele é um linux né.

Ele tem usa pacman como gerenciador de pacotes. Tem mais de um repositório, mas na real isso é bem transparente. E tem o AUR, que basicamente tem scripts de como gerar pacotes de instalação pro pacman de aplicativos que não estão nos repositórios oficiais. Pelo que entendi a dupla pacman/AUR é muito parecida com a pkg/ports, se não igual.

Ele tem um /etc/rc.conf mais ao estilo BSD que o comum no linux.

O atrativo do arch é ser um rolling release com os softwares nas últimas versões. E ao menos eu nunca tive problema com estabilidade enquanto usei ele. Desvantagem mesmo é que as vezes tinha uns updates que precisavam de alguma intervenção manual. Avisam isso, mas acaba sendo um sistema que não vira um simples "configurar e esquecer".
Sim, o AUR é estilo ports, o arquivo PKGBUILD é o script que dita o processo de instalação e é invocado pelo comando makepkg, os usuários são encorajados a criar o script na hora de instalar um programa por meio de código fonte.

No site aur.archlinux.org estão todos os scripts feitos pela comunidade e todos tem um endereço .git, então basta dar um git clone com o endereço do git para baixar o programa, depois só dar o comando makepkg para instalá-lo.

O Arch Linux é basicamente um Slackware com gerenciador de pacotes, então é bem parecido com a proposta do FreeBSD. A diferença é que o Arch vem totalmente cru, é instalado só o básico do básico, nem gerenciador de boot é instalado. A proposta é ser uma distro DIY. Eu gosto muito disso porque a maioria das distros linux vem muito inchada.

Outra coisa boa no Arch: os pacotes são muito recentes e eles vem com poucas modificações de downstream. Por exemplo: eu estou com a versão mais recente do Plasma stable aqui, a 5.13.5, já o Kubuntu ainda está na 5.12.6.
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
A parte do kernel ele é um linux né.

Ele tem usa pacman como gerenciador de pacotes. Tem mais de um repositório, mas na real isso é bem transparente. E tem o AUR, que basicamente tem scripts de como gerar pacotes de instalação pro pacman de aplicativos que não estão nos repositórios oficiais. Pelo que entendi a dupla pacman/AUR é muito parecida com a pkg/ports, se não igual.

Ele tem um /etc/rc.conf mais ao estilo BSD que o comum no linux.

O atrativo do arch é ser um rolling release com os softwares nas últimas versões. E ao menos eu nunca tive problema com estabilidade enquanto usei ele. Desvantagem mesmo é que as vezes tinha uns updates que precisavam de alguma intervenção manual. Avisam isso, mas acaba sendo um sistema que não vira um simples "configurar e esquecer".
A parte do kernel ele é um linux né.

Ele tem usa pacman como gerenciador de pacotes. Tem mais de um repositório, mas na real isso é bem transparente. E tem o AUR, que basicamente tem scripts de como gerar pacotes de instalação pro pacman de aplicativos que não estão nos repositórios oficiais. Pelo que entendi a dupla pacman/AUR é muito parecida com a pkg/ports, se não igual.

Ele tem um /etc/rc.conf mais ao estilo BSD que o comum no linux.

O atrativo do arch é ser um rolling release com os softwares nas últimas versões. E ao menos eu nunca tive problema com estabilidade enquanto usei ele. Desvantagem mesmo é que as vezes tinha uns updates que precisavam de alguma intervenção manual. Avisam isso, mas acaba sendo um sistema que não vira um simples "configurar e esquecer".

Eu já não curto os rolling release não. O BSD tem o True OS que funciona nesse esquema, mas nunca testei.
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Boa tarde. Existe alguma maneira de criar uma imagem do Linux (Ubuntu Mate) instalado no meu PC, com as minhas configurações e coisinhas instaladas? Configurar o Linux não é tão dificil, mas como está tudo do jeitinho que eu gosto, seria interessante salvar uma .iso para caso eu tenha que formatar eventualmente. Obrigada.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Boa tarde. Existe alguma maneira de criar uma imagem do Linux (Ubuntu Mate) instalado no meu PC, com as minhas configurações e coisinhas instaladas? Configurar o Linux não é tão dificil, mas como está tudo do jeitinho que eu gosto, seria interessante salvar uma .iso para caso eu tenha que formatar eventualmente. Obrigada.

Perguntei isso umas páginas atrás e me recomendaram o clonezilla.

https://www.clonezilla.org/




O legal é que ele suporta vários sistemas operacionais.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Boa tarde. Existe alguma maneira de criar uma imagem do Linux (Ubuntu Mate) instalado no meu PC, com as minhas configurações e coisinhas instaladas? Configurar o Linux não é tão dificil, mas como está tudo do jeitinho que eu gosto, seria interessante salvar uma .iso para caso eu tenha que formatar eventualmente. Obrigada.
Eu sei que existe uma opção no dpkg (a ferramenta de instalar pacotes do debian) para salvar num arquivo de texto todos os pacotes instalados pelo usuário no sistema. Então você poderia escrever um script bem simples que desse o comando "sudo apt install" seguido pela lista de pacotes. Na nova instalação é só executar o script que ele instala todos os pacotes.

Quanto à configuração deve ter alguma maneira também, só preciso pesquisar aqui.

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Alguém com problema de ser desconectado da Steam o tempo todo? Mal consigo jogar qualquer jogo da Valve que sou kickado por não ter me conectado ao servidor VAC.
Alguém com o mesmo problema?
Uso Fedora.
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Obrigada pelas respostas.
Alguém com problema de ser desconectado da Steam o tempo todo? Mal consigo jogar qualquer jogo da Valve que sou kickado por não ter me conectado ao servidor VAC.
Alguém com o mesmo problema?
Uso Fedora.
Não acontence o tempo todo comigo, mas pelo menos uma vez ao dia eu tenho que logar denovo no Steam, o que é bem chato porque tem todo aquele esquema de pegar o código no celular para autenticar o login.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Pessoal este canal do Youtube "maquete eletrônica" está fazendo uma série de vídeos sobre como "montar um ecossistema de maquete eletrônica e design de interiores 100% gratuito".
A ideia dele é mostrar que é possível trabalhar com Arquitetura, Design de Interiores, Engenharia e Maquete Eletrônica de forma Open Source.
O cara que faz o vídeo não é nenhum expert em Linux, longe disso, e os vídeos mostrando são para pessoas bem leigas mesmo.
Mas achei interessante divulgar o trabalho e pra quem tem interesse nessas áreas é são bem legais as dicas.

mostrando Draftsight para arquitetura:


Blender 2.8 com EEVEE Render:
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
O BSD está morrendo?
Possuindo poucos olheiros para manutenção do código e perdendo espaço para o Linux, o BSD como conhecemos está possivelmente fadado a um triste fim.

Van Sprundel diz que encontrou de cara cerca de 115 erros de kernel nos três principais BSDs, incluindo 30 para o FreeBSD, 25 para o OpenBSD e 60 para o NetBSD. Muitos desses bugs ele chamou de fruta quase madura, por estarem próximos de se tornarem ameaças de alto risco. Ele informou prontamente todos os bugs encontrados, mas seis meses depois, no momento de sua palestra, muitos permaneceram sem correção.

Matéria completa em : https://unixuniverse.com.br/bsd/esta-morrendo
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
O BSD está morrendo?
Possuindo poucos olheiros para manutenção do código e perdendo espaço para o Linux, o BSD como conhecemos está possivelmente fadado a um triste fim.

Van Sprundel diz que encontrou de cara cerca de 115 erros de kernel nos três principais BSDs, incluindo 30 para o FreeBSD, 25 para o OpenBSD e 60 para o NetBSD. Muitos desses bugs ele chamou de fruta quase madura, por estarem próximos de se tornarem ameaças de alto risco. Ele informou prontamente todos os bugs encontrados, mas seis meses depois, no momento de sua palestra, muitos permaneceram sem correção.

Matéria completa em : https://unixuniverse.com.br/bsd/esta-morrendo

Esse papo é antigo. Já fizeram alguns tópicos no reddit e no forum do freebsd pra debater isso aí.

Não está morrendo rs

Depois se eu tiver um tempo vou tentar achar as respostas sobre o artigo. Esse artigo nao é o original tbm.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Medo de atualizar o KDE Neon, está funcionando tão bem aqui do jeito que está nesse note antigo.
Tenho medo de não funcionar mais tão bem e algum bug na instalação foder tudo (apesar de que o HD está todo particionado, a Home está em partição separada, então caso desse problema bastaria apenas reinstalar na partição raiz que manteria todos os arquivos, certo?).
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
O BSD está morrendo?
Possuindo poucos olheiros para manutenção do código e perdendo espaço para o Linux, o BSD como conhecemos está possivelmente fadado a um triste fim.

Van Sprundel diz que encontrou de cara cerca de 115 erros de kernel nos três principais BSDs, incluindo 30 para o FreeBSD, 25 para o OpenBSD e 60 para o NetBSD. Muitos desses bugs ele chamou de fruta quase madura, por estarem próximos de se tornarem ameaças de alto risco. Ele informou prontamente todos os bugs encontrados, mas seis meses depois, no momento de sua palestra, muitos permaneceram sem correção.

Matéria completa em : https://unixuniverse.com.br/bsd/esta-morrendo
Esse papo é antigo. Já fizeram alguns tópicos no reddit e no forum do freebsd pra debater isso aí.

Não está morrendo rs

Depois se eu tiver um tempo vou tentar achar as respostas sobre o artigo. Esse artigo nao é o original tbm.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Saca esse vídeo

 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.331
Reações
13.423
Pontos
1.074
Tenho um notebook antigo, i380m com 4gb de ram
Instalei o lubuntu nele mas não me adaptei, queria usar ele pra reproduzir vídeos na tv da sala e uns jogos antigos
Tb criar uma rede com o pc principal para passar os arquivos, mas não manjo disso

Recomendam voltar pro Windows ou tentar tentar outra distro?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Tenho um notebook antigo, i380m com 4gb de ram
Instalei o lubuntu nele mas não me adaptei, queria usar ele pra reproduzir vídeos na tv da sala e uns jogos antigos
Tb criar uma rede com o pc principal para passar os arquivos, mas não manjo disso
Recomendam voltar pro Windows ou tentar tentar outra distro?

Tenta o Linux Mint om XFCE...
Na máquina do meu pai é bem pior que a sua e roda de boa...
Ele roda num Core 2 Duo E7500 com 2gb de ram..
 
Topo Fundo