O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
KDE 5.16 beta lançado

Tenho ele em uma máquina virtual, está cheio de melhorias visuais sutis

Foda que não dá para testar a melhora do suporte ao Wayland

E agora falta um mês para o lançamento

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Cópia? Aqui é Linux irmão, tem isso não, comunismo do software ehaehuihaeuiaeuhae

Na verdade eu estava enganado, parece.
O OMG Ubuntu falou sobre isso e é apenas mock-up, apenas ideias de designers. Há outras propostas e nenhuma delas pode ser realizada como até agora não aconteceu com propostas para outras coisas, como a nova tela de login que passou-se mais de um ano e ainda não se viu nada de concreto sobre ela.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Estou montando um AD com SAMBA 4 no Debian

Descobrir que depois de configurado dá para usar o RSAT a ferramenta da própria Microsoft para gerenciar [emoji23][emoji23][emoji23]

Cadê o user que pediu um jeito gráfico [emoji1787]


Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

JoliLeChat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.051
Reações
1.009
Pontos
889
Caros amigos, vocês podem me recomendar um adaptador Wi-Fi USB que funcione automaticamente no Ubuntu?
Não quero compilar drivers, patchear kernel e nada disso, quero que seja plug&play, que funcione out of the box.
Existe um adaptador assim?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Caros amigos, vocês podem me recomendar um adaptador Wi-Fi USB que funcione automaticamente no Ubuntu?
Não quero compilar drivers, patchear kernel e nada disso, quero que seja plug&play, que funcione out of the box.
Existe um adaptador assim?
Infelizmente não tem um modelo certo.
Eu já testei vários em várias distros.
No momento tenho 2 tplinks.
Tem distribuição que um pega e o outro não e vice-versa.
Um deles funciona no ubuntu 18.04 e o outro não. O que não funciona no 18.04 funciona no 19.04. Mas o que funciona no 18.04 não funciona no 19.04
É bem doido isso.

E todos funcionam perfeitamente bem no Windows 10.
Só não compre Dlink: é uma bomba sem pino.
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Por falar em Manjado esses dias estou usando essa distribuição, por que fiquei muito interessado em testar uma versão do Kwin que promete latência baixa

Para quem não sabe o Kwin basicamente é responsável por desenhar as janelas e se temos latência, as vezes vemos um contorno antes da aplicação toda

Quem já usou o KDE sabe do que estou falando

A diferença é brutal, recomendo fortemente

Depois vou por aqui um screenshot mostrando as funções extras que é adicionado, por que sim é possível regular a velocidade

Pena que não tem um vídeo comparativo na net

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Por falar em Manjado esses dias estou usando essa distribuição, por que fiquei muito interessado em testar uma versão do Kwin que promete latência baixa

Para quem não sabe o Kwin basicamente é responsável por desenhar as janelas e se temos latência, as vezes vemos um contorno antes da aplicação toda

Quem já usou o KDE sabe do que estou falando

A diferença é brutal, recomendo fortemente

Depois vou por aqui um screenshot mostrando as funções extras que é adicionado, por que sim é possível regular a velocidade

Pena que não tem um vídeo comparativo na net

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Resolveram a questão do Vsync no kwin? Não adianta uma latência quase zero se o vsync continua sem funcionar corretamente.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Por falar em Manjado esses dias estou usando essa distribuição, por que fiquei muito interessado em testar uma versão do Kwin que promete latência baixa

Para quem não sabe o Kwin basicamente é responsável por desenhar as janelas e se temos latência, as vezes vemos um contorno antes da aplicação toda

Quem já usou o KDE sabe do que estou falando

A diferença é brutal, recomendo fortemente

Depois vou por aqui um screenshot mostrando as funções extras que é adicionado, por que sim é possível regular a velocidade

Pena que não tem um vídeo comparativo na net

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Eu tô usando o Compton no XFCE, é bem rápido e o vsync funciona
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Resolveram a questão do Vsync no kwin? Não adianta uma latência quase zero se o vsync continua sem funcionar corretamente.
Vsync com Nvidia?
Esse mês um engenheiro da Nvidia finalmente deu a contribuição que o driver precisava para se comunicar corretamente com o KDE, talvez seja isso.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Resolveram a questão do Vsync no kwin? Não adianta uma latência quase zero se o vsync continua sem funcionar corretamente.
Eu uso NVIDIA e Intel, não tenho problema com Vsync ...

Com o tema padrão horrível na minha opinião, o pessoal do Gnome quer proibir temas customizáveis


O dia que a Canonical criar coragem e pular fora do barco quero só ver o nível de choro que vai ter

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Com o tema padrão horrível na minha opinião, o pessoal do Gnome quer proibir temas customizáveis


O dia que a Canonical criar coragem e pular fora do barco quero só ver o nível de choro que vai ter

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Sabem que eu sou revoltado com o Gnome, então para defender tem que ter um bom motivo.
Muita gente não entendeu do que essa carta está realmente falando.
GTK/Gnome como foi lembrado recentemente pelos blogs do projeto oficialmente não suporta temas. Os que há são feitos por uma série de hacks, e esses hacks tem que ser feitos manualmente e a fundo e completamente para não ficarem incompletos e inconsistentes. O problema é que uma distro que quer ter sua identidade visual não faz esse trabalho completo e o resultado é que os programas GTK feitos para o Gnome tem sua interface destruída pelo tema incompleto. Um usuário pega essa distro, abre um programa GTK/Gnome e pensa que o programa é ruim ou mal feito sem perceber que é o tema da distro que destruiu a interface dele.
Tem muita distro por aí lançando release com falhas bem escancaradas nos programas e por falta de conhecimento do usuário desse problema não leva a devida culpa pela frustração do usuário.
O que esse pessoal do Gnome quer é que distros parem de destruir a interface desses programas.


Justo mas claro, invitalmente muitos estão lembrando "e o KDE, como faz"?
Bem, o KDE faz melhor, fazer o quê.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Sabem que eu sou revoltado com o Gnome, então para defender tem que ter um bom motivo.
Muita gente não entendeu do que essa carta está realmente falando.
GTK/Gnome como foi lembrado recentemente pelos blogs do projeto oficialmente não suporta temas. Os que há são feitos por uma série de hacks, e esses hacks tem que ser feitos manualmente e a fundo e completamente para não ficarem incompletos e inconsistentes. O problema é que uma distro que quer ter sua identidade visual não faz esse trabalho completo e o resultado é que os programas GTK feitos para o Gnome tem sua interface destruída pelo tema incompleto. Um usuário pega essa distro, abre um programa GTK/Gnome e pensa que o programa é ruim ou mal feito sem perceber que é o tema da distro que destruiu a interface dele.
Tem muita distro por aí lançando release com falhas bem escancaradas nos programas e por falta de conhecimento do usuário desse problema não leva a devida culpa pela frustração do usuário.
O que esse pessoal do Gnome quer é que distros parem de destruir a interface desses programas.


Justo mas claro, invitalmente muitos estão lembrando "e o KDE, como faz"?
Bem, o KDE faz melhor, fazer o quê.

Eu entendi bem a carta...

Mas sendo feio do jeito que ele é, como não usar hack?

Se for falar do comportamento do desktop fica mais difícil ainda não usar...

Para o uso no desktop os usuários estão nem aí se vai ou não quebrar alguma coisa

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
É POR ISSO QUE EU AMO KDE!

Uso o QBitrorrent, e sempre tive um problema com ele.
Para pegar arquivos individuais não é um problema, mas quando o torrent tem vários arquivos eu tenho esse problema que a janelinha que abre para adicionar não cabe na tela. Você tem uma parte de cima com o caminho, uma parte de baixo com algumas opções, e abaixo uma caixa com a lista de arquivos. Essa lista, talvez pela resolução da minha tela, ficava espremida lá embaixo, só dava para ver 1, 2 arquivos, era uma droga. A solução era adicionar o torrent pausada para depois selecionar os arquivos que eu queria pegar ou não.

Semana passada eu pensei em reportar esse "bug", fazer uma sugestão, mas procurei e fiquei na dúvida sobre onde reclamar. Acabei deixando para depois esquecendo.
Eis que a atualização que eu instalei hoje fez isso:

0dJSVeg.jpg


É exatamente por isso que estou usando KDE Neon.
Quando usava Gnome era só pequenas regressões a cada atualização.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
É POR ISSO QUE EU AMO KDE!

Uso o QBitrorrent, e sempre tive um problema com ele.
Para pegar arquivos individuais não é um problema, mas quando o torrent tem vários arquivos eu tenho esse problema que a janelinha que abre para adicionar não cabe na tela. Você tem uma parte de cima com o caminho, uma parte de baixo com algumas opções, e abaixo uma caixa com a lista de arquivos. Essa lista, talvez pela resolução da minha tela, ficava espremida lá embaixo, só dava para ver 1, 2 arquivos, era uma droga. A solução era adicionar o torrent pausada para depois selecionar os arquivos que eu queria pegar ou não.

Semana passada eu pensei em reportar esse "bug", fazer uma sugestão, mas procurei e fiquei na dúvida sobre onde reclamar. Acabei deixando para depois esquecendo.
Eis que a atualização que eu instalei hoje fez isso:

0dJSVeg.jpg


É exatamente por isso que estou usando KDE Neon.
Quando usava Gnome era só pequenas regressões a cada atualização.

Eu gosto de da preferencia a aplicativos QT5, mas tem dois feitos em GTK que não consigo me libertar kkkk

O Thunderbird e o Transmission

O Transmission até tem uma versão QT, mas esta com um bug com global menu

Testei aqui esse Qbitorrent e deu bug depois de voltar do modo minimizado na "bandeja" :krip

74934


Em casa eu uso o transmission-daemon que é ridiculamente pequeno, acesso só via web e pelo app do celular
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
@deraol
"Works on my machine".
Eu saí do Transmission porque ele usava RAM demais para o que me oferecia e... ele tem aquele "problema" de que se você desmarcar um arquivo que já baixou em um torrent ao invés de ele apenas ignorá-lo ele imediatamente o move para a lixeira. Pelo menos na época que eu usava funcionava desse jeito e ele me fez perder um bocado de arquivos que eu já tinha baixado.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.683
Pontos
2.009
O deluge também se mostrou um excelente cliente torrent pra mim.

Uso ele em um servidor e acesso via web. Tem mais opções que o transmission mas foi mais chato configurar.

No desktop deve ser dois tempos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
@deraol
"Works on my machine".
Eu saí do Transmission porque ele usava RAM demais para o que me oferecia e... ele tem aquele "problema" de que se você desmarcar um arquivo que já baixou em um torrent ao invés de ele apenas ignorá-lo ele imediatamente o move para a lixeira. Pelo menos na época que eu usava funcionava desse jeito e ele me fez perder um bocado de arquivos que eu já tinha baixado.

Eu não tenho muito o hábito de ficar realocando torrents, tipo baixei, upei algumas vezes esta bom pra mim, só remover e próximo

Agora baixar as vezes baixo algo selecionado e funciona muito bem
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.523
Reações
43.035
Pontos
1.453
pessoal, alguem aqui esta usando o proton da steam pra jogos? sabe me dizer se ele roda os jogos bem?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Sabem alguns programas que tem o hábito meio irritante de abrir uma nova janela do navegador, mesmo sem você querer?
Dia 7 o Frameworks 59 do KDE resolverá isso, pelo menos no X11 fará o programa abrir uma nova Aba no Dolphin ao invés de abrir uma nova janela. Isso resolverá uma irritação constante que tenho com o Vivaldi, a ferramenta de capturar imagens dele insiste em abrir automaticamente uma nova janela e não há nenhuma opção ainda nas configurações para impedi-lo de fazer isso. Enquanto a equipe do Vivaldi não adicionar essa opção isso deve servir.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Meu note tem 32GB de ssd, desses +20GB vai só pro windows 10, drivers, updates, etc...

Alguém me diz se vale a pena migrar pro Linux pra liberar espaço, se sim, qual? Meu note tem drivers de placa de vídeo, bluetooth, wi-fi, etc... Não sei como funciona os drivers no Linux, por isso não sei se vale a pena.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.317
Pontos
753
Meu note tem 32GB de ssd, desses +20GB vai só pro windows 10, drivers, updates, etc...

Alguém me diz se vale a pena migrar pro Linux pra liberar espaço, se sim, qual? Meu note tem drivers de placa de vídeo, bluetooth, wi-fi, etc... Não sei como funciona os drivers no Linux, por isso não sei se vale a pena.
Liberar espaço vai e vai bastante.

Uma instalação limpa do Lubuntu por exemplo deve ocupar com os arquivos uns 2GB (sem partição de memória virtual) ou menos até (não me lembro exatamente quanto, mas é pouco).

Lembrando que tem que deixar espaço livre para poder instalar outras coisas que você queira.

Uma partição de 10GB (um pouco mais ou menos dependendo do uso que se vai fazer) já estaria de bom tamanho. O restante do SSD você usaria para os arquivos.

Antes de colocar o Linux você tem que ver se os programas que você usa no Windows tem versão pra Linux ou equivalente que resolva.

Se sim é só instalar, se não você teria que ver se existem alternativas.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
770
Pontos
824
Boa tarde amigos.

Vejo aqui que muitos utilizam o KDE Neon. Hoje ainda utilizo o Mint com Cinnamon....e gostaria de saber....o desempenho do Neon é mais fluido ?

AS vezes acha que o Mint Cinnamon da umas engasgadas....e os outros (Mate/Xfce) não são tão bem acabados como a versão Cinnamon
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Boa tarde amigos.

Vejo aqui que muitos utilizam o KDE Neon. Hoje ainda utilizo o Mint com Cinnamon....e gostaria de saber....o desempenho do Neon é mais fluido ?

AS vezes acha que o Mint Cinnamon da umas engasgadas....e os outros (Mate/Xfce) não são tão bem acabados como a versão Cinnamon
Depende do seu hardware.
Se usa Nvidia tem gente que dirá que não funciona direito, se usa AMD tem gente que dirá que não funciona direito, sempre tem um problema. Pra mim não é pior nem melhor que nenhum outro nesse sentido apesar de que... recomendo, muito.
Desses DE famosos todos (ignorando XFCE) o Plasma é o com mais recursos E o que usa menos memória.
Instale e teste, vá nas configurações e selecione entre as configurações do compositor para ver se piora ou melhora. Só testante para saber mas vale apostar no Plasma, ainda mais que dia 7 chega a versão 5.16 com o patch feito pelo engenheiro da Nvidia.

E uma vantagem do Plasma para você que vem do Cinnamon é que assim como o Nemo o Dolphin não é um navegador de arquivos pelado.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Que beleza de update dona Blizzard!!!

A última atualização do launcher quebrou o Wine 4.9, tive que fazer downgrade e caçar um que funciona

Se mais alguém aqui joga os games da Blizzard instale o Wine 4.5 que esse está funcionando

Também recomendo muito a instalação do Vulkan, pelo menos aqui o desempenho achei melhor que no Windows

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Depois de 2 anos usando só KDE neon eu resolvi hj usar o Deepin.

Espero que esses chineses não estejam roubando meus bitcoins. Usei o deepin na versão beta ano passado e tinha gostado bastante, hoje em dia ela é praticamente um KDE plasma, ainda é bem limitado em comparação ao neon mas ta bem bacana.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Alguém consegue rodar o Corel Draw?
Já tentei o Inkscape mas não consigo acostumar com ele.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.029
Pontos
1.774
Alguém consegue rodar o Corel Draw?
Já tentei o Inkscape mas não consigo acostumar com ele.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk

O Ilustrator roda pelo Wine...não a última versão..acho que de 2015 já roda...(A CS6 roda)
Tem como alternativa o SK1 -- https://www.edivaldobrito.com.br/corel-draw-para-linux-conheca-sk1/

Aqui tem um script pra Adobe Creative Cloud no linux - https://www.diolinux.com.br/2017/10/adobe-creative-cloud-no-linux-playonlinux.html
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Estou usando o Fedora 30. Como eu não usei isso antes, é muito estável e rápido.
Gnome fluindo perfeitamente. A distro ela é bem minimalista, veio quase pelada, o que é bom, pois pude configurar tudo.

index.php

index.php
Eu instalei esse Fedora aqui e curiosamente o PopOS 19.04 ficou mais rápido que ele, até mais rápido que o próprio Ubuntu. Não sei que raios de otimização eles fazem. Única coisa que me encheu o saco nesse Gnome novo foi o delay que dá toda vez que aperto algum atalho no teclado, tipo aumentar volume etc, acontece isso aí? Quando mexo no volume o PC todo congela por 1s até aparecer a OSD indicando, bizarro demais, acontece em todas as distros com Gnome no meu PC.

Eu tava usando o Mint XFCE, tava perfeito, mas o HD que eu montei o /home morreu de vez aí tive que mudar tudo )))): Já tava nas últimas, o bicho era de 2010.

Já testaram ? O que acharam ?




Esse tá na fila aqui, como tive que formatar e minha instalação tá zerada acho que vou colocar esse daí pra dar uma chance, não consigo usar Gnome por muito tempo, só instalei o PopOS pq já tinha um pen drive pronto aqui ahauhuahauha
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.312
Reações
7.649
Pontos
1.199
Eu instalei esse Fedora aqui e curiosamente o PopOS 19.04 ficou mais rápido que ele, até mais rápido que o próprio Ubuntu. Não sei que raios de otimização eles fazem. Única coisa que me encheu o saco nesse Gnome novo foi o delay que dá toda vez que aperto algum atalho no teclado, tipo aumentar volume etc, acontece isso aí? Quando mexo no volume o PC todo congela por 1s até aparecer a OSD indicando, bizarro demais, acontece em todas as distros com Gnome no meu PC.

Eu tava usando o Mint XFCE, tava perfeito, mas o HD que eu montei o /home morreu de vez aí tive que mudar tudo )))): Já tava nas últimas, o bicho era de 2010.



Esse tá na fila aqui, como tive que formatar e minha instalação tá zerada acho que vou colocar esse daí pra dar uma chance, não consigo usar Gnome por muito tempo, só instalei o PopOS pq já tinha um pen drive pronto aqui ahauhuahauha

Aqui também rola isso no Ubuntu. Mas é só mudar para o Wayland que fica normal (mas ai o TeamViewer não funciona).
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Testando aqui KDE 5.16.0 com Wayland e Nvidia proprietário...

Melhorou um bocado, mas só é usável se a configuração do Desktop for a padrão do Plasma

Deixando na forma que costumo usar não rola, muita coisa não funciona

Ainda vai demorar um bocado até ficarmos livres do X11
 
Topo Fundo