O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

TanebadoX

Bam-bam-bam
VIP
Reações
8.198
Pontos
484
Driver da AMD tão bom quanto pintar com Lukscolor :klolz

O que não tira o mérito do bom trabalho da Valve. É algo que eu não esperava obterem uma performance melhor com uma camada de tradução.
A performance no Proton e no Wine com DXVK tão excelentes, eu tô só com Linux na maquina agora, meu W10 fez o favor de quebrar de novo depois de um update e eu larguei mão. Não tô sentindo falta nenhuma, tem uns jogos que não rodam mas a maioria tá rodando bem aceitável, acima dos 60fps sem engasgo. Eu jogo bastante o LoL e no Lutris ele roda lá nos 200fps easy, performance praticamente a mesma do Windows. O Lutris ainda tem uma opção de sincronizar os jogos com o GoG, só entrei com minha conta lá e ele baixou os jogos, rodando 100%.

Pra quem usa NVidia, recomendo setar os "coolbits" para 24 e instalar o aplicativo GreenWithEnvy pelo flatpak, ele permite controlar as fans, fazer perfil de fan e OC bem facilmente, nível MSI Afterburner, até salva os profiles. Pra quem usa Gnome recomendo o addon CPUFREQ também, deixa trocar o governor com um clique, pra jogar com governor no performance fica bem melhor, 0 engasgos.

ptsousa

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
136.744
Pontos
814
A performance no Proton e no Wine com DXVK tão excelentes, eu tô só com Linux na maquina agora, meu W10 fez o favor de quebrar de novo depois de um update e eu larguei mão. Não tô sentindo falta nenhuma, tem uns jogos que não rodam mas a maioria tá rodando bem aceitável, acima dos 60fps sem engasgo. Eu jogo bastante o LoL e no Lutris ele roda lá nos 200fps easy, performance praticamente a mesma do Windows. O Lutris ainda tem uma opção de sincronizar os jogos com o GoG, só entrei com minha conta lá e ele baixou os jogos, rodando 100%.

Pra quem usa NVidia, recomendo setar os "coolbits" para 24 e instalar o aplicativo GreenWithEnvy pelo flatpak, ele permite controlar as fans, fazer perfil de fan e OC bem facilmente, nível MSI Afterburner, até salva os profiles. Pra quem usa Gnome recomendo o addon CPUFREQ também, deixa trocar o governor com um clique, pra jogar com governor no performance fica bem melhor, 0 engasgos.
Desconhecia issae. Vou passar a usar, será uma mão na roda :kjoinha

TanebadoX

Bam-bam-bam
VIP
Reações
8.198
Pontos
484

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.102
Pontos
654
A equipe do Manjaro anunciou que as próximas versões virão com o FreeOffice no lugar do LibreOffice.
Acontece que o FreeOffice de free não tem nada. Além de ser trial, é um software closed-source.

A versão free não salva arquivos em doc e odt, apenas em docx, dentre outras limitações.

Enfim, puta bola fora. No reddit várias pessoas estão pensando em pular o barco.

Estou em dúvida entre ir pro Arch ou pro Fedora.

WagnerEmanuel

Veterano
Reações
746
Pontos
143
A equipe do Manjaro anunciou que as próximas versões virão com o FreeOffice no lugar do LibreOffice.
Acontece que o FreeOffice de free não tem nada. Além de ser trial, é um software closed-source.

A versão free não salva arquivos em doc e odt, apenas em docx, dentre outras limitações.

Enfim, puta bola fora. No reddit várias pessoas estão pensando em pular o barco.

Estou em dúvida entre ir pro Arch ou pro Fedora.
Eu já parei de usar o Libre há algum tempo. Tenho usado o WPS.
Só não tenho certeza quanto ao suporte a odt, ods, etc..

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

mendingo_26

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
55.645
Pontos
554
Parece que tenho boas notícias:

https://blogs.gnome.org/benzea/2019/01/30/gnome-screencast/

Seguinte: uso o miracast do notebook para a TV LG via wifi no Windows 8.1, porém, não conseguia achar esse mesmo sistema para o Linux. Pelo que andei pesquisando nesse site, conseguiram uma forma de de espelhar a tela via wifi no linux (Fedora por enquanto)

Ultima Edição:

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Parece que tenho boas notícias:

https://blogs.gnome.org/benzea/2019/01/30/gnome-screencast/

Seguinte: uso o miracast do notebook para a TV LG via wifi no Windows 8.1, porém, não conseguia achar esse mesmo sistema para o Linux. Pelo que andei pesquisando nesse site, conseguiram uma forma de de espelhar a tela via wifi no linux (Fedora por enquanto)
Sabe que se for transmitir para um Chromecast é só usar o navegador Chrome né?

E saiu o Proton 4.11, eu achei que melhorou um pouco o desempenho

Estou jogando Bloodstained: Ritual of the Night que é super bugado até no Windows, mas com esse update se tornou jogável quando não da bug :kclassic

Trendkill

Die Hard
Reações
23.458
Pontos
809
Alguém aqui usa docker?

Qual a melhor forma de começar a aprender a usar ?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

mendingo_26

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
55.645
Pontos
554
Sabe que se for transmitir para um Chromecast é só usar o navegador Chrome né?

E saiu o Proton 4.11, eu achei que melhorou um pouco o desempenho

Estou jogando Bloodstained: Ritual of the Night que é super bugado até no Windows, mas com esse update se tornou jogável quando não da bug :kclassic
Infelizmente não tenho o Chromecast, só o uso o Intel WIDI (Windows 8.1) para conectar o notebook na TV LG via wifi

Trendkill

Die Hard
Reações
23.458
Pontos
809
Galera,

queria uma força pra montar compartilhamento smb permanente no arquivo fstab.

Criei um arquivo com as credenciais de usuário, password e domínio e fiz o mapeamento no fstab. Ele não reclama mas também não monta.

Ficou assim:

//caminho do servidor /mnt/smb cifs credentials=/home/usuario/.smb,rw,uid=1000,gid=1000,noauto,x-systemd.automount,_netdev 0 0

+1

Tbm queria saber melhor. Principalmente sobre como manter alguns containers de forma visual.

Acabei indo meio na raça. Baixer os pacotes do docker no repositorio do debian e pedi acesso onde ficam as imagens dos softwares aqui no meu trabalho.

Com o docker push baixei a imagem pra minha máquina e rodei com o run. Só vou dar uma pesquisada em um bom tuto pra ajustar o arquivo yml pra mapear os volumes fora do container pra eu poder subir, descer e destruir sem dor de cabeça. Se eu achar algo bacana coloco aqui. Mas achei muito prático.

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Galera,

queria uma força pra montar compartilhamento smb permanente no arquivo fstab.

Criei um arquivo com as credenciais de usuário, password e domínio e fiz o mapeamento no fstab. Ele não reclama mas também não monta.

Ficou assim:

//caminho do servidor /mnt/smb cifs credentials=/home/usuario/.smb,rw,uid=1000,gid=1000,noauto,x-systemd.automount,_netdev 0 0
Só precisa do Cifs instalado e adicionar uma linha ao fstab

Eu uso assim aqui no trampo

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXXX,password=XXXXXX,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0

Edit: ia esquecendo a Microsoft esta matando o SMB 1.0 se o Windows que esta acessando for o 10 a ultima versão vai precisar informar a versão do SMB no comando

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXX,password=XXXXX,vers=2.0,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0

Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Reações
23.458
Pontos
809
Só precisa do Cifs instalado e adicionar uma linha ao fstab

Eu uso assim aqui no trampo

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXXX,password=XXXXXX,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0

Edit: ia esquecendo a Microsoft esta matando o SMB 1.0 se o Windows que esta acessando for o 10 a ultima versão vai precisar informar a versão do SMB no comando

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXX,password=XXXXX,vers=2.0,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0
Eu tenho o cifs-utils e o smbclient instalados e não vai de jeito nenhum.

Eu segui a wiki do debian mas mesmo assim não vai. Eu criei o arquivo de credenciais pra não deixar a senha direto. Vou testar com a senha direto mas aí não tem parâmetro pro domínio né?

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Eu tenho o cifs-utils e o smbclient instalados e não vai de jeito nenhum.

Eu segui a wiki do debian mas mesmo assim não vai. Eu criei o arquivo de credenciais pra não deixar a senha direto. Vou testar com a senha direto mas aí não tem parâmetro pro domínio né?
Eu uso a senha, usuário direto e funciona...
Não uso parâmetro para domínio por que não temos um aqui, teria que ver se é necessário tendo um AD

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.102
Pontos
654
Saiu o Linux Mint 19.2 e aproveitando a cagada da equipe do Manjaro (não é a primeira), resolvi testar a distro e pqp, que distro linda. Além de rodar liso, não sabia que o Mint estava tão bonito. O layout geral do sistema é muito bem feito e polido. Fora os pequenos sofwares que eles criaram pra coisas simples como gerenciar PPA's, drivers, kernels, etc. Na tela de bloqueio, aparecem aquelas notificações ao estilo Windows 10.

Enfim, migrei pra ele ao invés do Fedora/Arch como havia planejado.

TanebadoX

Bam-bam-bam
VIP
Reações
8.198
Pontos
484
Dica aos amigos do Linux: Jamais montem o /home num HD lento/prestes a dar defeito :ktrigger

O sistema começa a dar uns bugs BIZARROS sem solução ou motivo aparente e tu fica horas quebrando a cabeça tentando descobrir :klol
Já é o segundo HD velho que morre na minha mão e infelizmente eram os que eu usava pra montar o /home, muito azar. Vou montar agora numa partição no SSD do root mesmo e foda-se, HD em 2019 não tem mais condições

Knives

Bam-bam-bam
Reações
2.787
Pontos
469
Dica aos amigos do Linux: Jamais montem o /home num HD lento/prestes a dar defeito :ktrigger

O sistema começa a dar uns bugs BIZARROS sem solução ou motivo aparente e tu fica horas quebrando a cabeça tentando descobrir :klol
Já é o segundo HD velho que morre na minha mão e infelizmente eram os que eu usava pra montar o /home, muito azar. Vou montar agora numa partição no SSD do root mesmo e foda-se, HD em 2019 não tem mais condições
A dica mesmo é nunca usar HD que dá pra perceber que está pra dar defeito.

TanebadoX

Bam-bam-bam
VIP
Reações
8.198
Pontos
484
A dica mesmo é nunca usar HD que dá pra perceber que está pra dar defeito.
Realmente, eu quis dar uma sobrevida aqui mas é lixo demais, não vale a pena o stress auhauhauaha. Sorte que eu tenho um HD gigante aqui que sempre faço backup das coisas, então foi tranquilo. Black friday vou ver se pego mais um HD de 3 ou 4TB pra guardar tralha

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.455
Pontos
729
Olá amigos, resolvi aderir ao mundo Linux, precisei fazer uma mudança na vida e parti para o Linux para não cair mais em tentação alguma de jogos e etc no pc.

Pois bem, comecei a usar Elementary OS, muito bonito, gostei muito da distro, mas logo mudei para o Ubuntu 19.04 e por aqui estou atualmente.
Mas estou com um sério problema de tearing no linux, não importa o player que uso, estou usando o driver recomendado pelo gnome shell, 410 acredito, para minha GT1050 mobile.

Chato que se quero assistir alguma coisa, preciso ir para o W10 só para fazer este processo.

Outra coisa que não faz sentido é que não consigo acessar meu HD NTFS de jeito nenhum, já fiz todos os procedimentos possiveis no fstab e não tenho acesso a escrever nele, apenas ler.

Gostaria de uma luz se possível.

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Olá amigos, resolvi aderir ao mundo Linux, precisei fazer uma mudança na vida e parti para o Linux para não cair mais em tentação alguma de jogos e etc no pc.

Pois bem, comecei a usar Elementary OS, muito bonito, gostei muito da distro, mas logo mudei para o Ubuntu 19.04 e por aqui estou atualmente.
Mas estou com um sério problema de tearing no linux, não importa o player que uso, estou usando o driver recomendado pelo gnome shell, 410 acredito, para minha GT1050 mobile.

Chato que se quero assistir alguma coisa, preciso ir para o W10 só para fazer este processo.

Outra coisa que não faz sentido é que não consigo acessar meu HD NTFS de jeito nenhum, já fiz todos os procedimentos possiveis no fstab e não tenho acesso a escrever nele, apenas ler.

Gostaria de uma luz se possível.
Para o tearing usa esse tutorial que é facil de resolver
https://www.diolinux.com.br/2018/07/como-resolver-o-problema-de-screen.html

Como esta o seu fstab?

É possível que seja só permissão, já tentou apagar algum arquivo como root?

E se voce inventar de instalar o Steam terá o mesmo problema que tinha no Windows :kmaroto

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.102
Pontos
654
Curioso que sempre tive problemas com tearing em distros mas no Mint simplesmente não tem. É perfecto.

@Crystal eu recomendaria o uso do Linux Mint Tara 19.2. Ele é bem bonito, funcional para quem vem do Windows e ele tem um monte de ferramentas que facilita o uso do sistema. E olha que eu me considero um user mais avançado, que já usou várias distros.

Meu sistema:

83532

Asteriques

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.643
Pontos
609
Li que o Proton 4.11 melhorou o World of Warcraft. Como faço pra rodar o jogo pelo proton? tem que importar pela Steam?

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Reações
8.806
Pontos
314
Depois de 2 anos no KDE Plasma ontem eu instalei o mint 19.2
Acho o sistema muito feio mas acho que é mais produtivo/intuitivo, estou dando uma chance, vamos ver se aguento até o final de semana :klol

Por enquanto já estou ficando meio puto pq quando ligo 2 monitores parece que o sistema tá rodando a 20fps... não tá travando absurdamente mas não esta nada "smooth"/lisinho como sentia no KDE.

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.102
Pontos
654
Depois de 2 anos no KDE Plasma ontem eu instalei o mint 19.2
Acho o sistema muito feio mas acho que é mais produtivo/intuitivo, estou dando uma chance, vamos ver se aguento até o final de semana :klol

Por enquanto já estou ficando meio puto pq quando ligo 2 monitores parece que o sistema tá rodando a 20fps... não tá travando absurdamente mas não esta nada "smooth"/lisinho como sentia no KDE.
Já eu acho o sistema bem bonito. Mas se o padrão lhe incomoda, instala um tema.

Eu uso o Qogir, que segue o estilo Fluent Design do Windows 10, na qual eu acho bonito.

Quando a lerdeza, pode ser que sua GPU não esteja dando conta dos efeitos. Você pode tentar ver se os drivers estão atualizados ou desativar os efeitos do Cinnamon em Configurações > Efeitos.

Se ainda assim não melhorar, aí tu podes partir para o Mate ou XFCE. Como o Cinnamon é um fork do Gnome 3, ele vai ser pouca coisa mais leve. Em ordem de peso eu acho que é assim:

Gnome 3
Cinnamon
Deepin
KDE
Mate
XFCE
LXDE
Tillings como i3, bwsm, etc

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Reações
8.806
Pontos
314
Já eu acho o sistema bem bonito. Mas se o padrão lhe incomoda, instala um tema.

Eu uso o Qogir, que segue o estilo Fluent Design do Windows 10, na qual eu acho bonito.

Quando a lerdeza, pode ser que sua GPU não esteja dando conta dos efeitos. Você pode tentar ver se os drivers estão atualizados ou desativar os efeitos do Cinnamon em Configurações > Efeitos.

Se ainda assim não melhorar, aí tu podes partir para o Mate ou XFCE. Como o Cinnamon é um fork do Gnome 3, ele vai ser pouca coisa mais leve. Em ordem de peso eu acho que é assim:

Gnome 3
Cinnamon
Deepin
KDE
Mate
XFCE
LXDE
Tillings como i3, bwsm, etc
Meu notebook é um i5 da geração 8, tem 8Gb de ram e placa de video dedicata Nvidia... aguentar ele aguenta sim.

Eu desconfio que alguma extensão esteja dando algum conflito, nAo consigo entender pq 90% das extensões e applets que faço download eu recebo um aviso que a versão não é compativel com o meu cinnamon e pode gerar conflito.

Gostei desse tema que mandou, vou tentar instalar.

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.102
Pontos
654
Meu notebook é um i5 da geração 8, tem 8Gb de ram e placa de video dedicata Nvidia... aguentar ele aguenta sim.

Eu desconfio que alguma extensão esteja dando algum conflito, nAo consigo entender pq 90% das extensões e applets que faço download eu recebo um aviso que a versão não é compativel com o meu cinnamon e pode gerar conflito.

Gostei desse tema que mandou, vou tentar instalar.
Estranho mesmo, porque eu rodo somente com um i7 4ª geração e 8 GB de RAM. Nem VGA eu tenho.

O único applet que instalei a mais foi o de previsão do tempo.

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Estranho mesmo, porque eu rodo somente com um i7 4ª geração e 8 GB de RAM. Nem VGA eu tenho.

O único applet que instalei a mais foi o de previsão do tempo.
Se voce não tem placa de video dedicada não é estranho o comportamento do desktop ser melhor no seu caso, por que o driver da sua placa é o mesa driver que é open source e mantido pela Intel, enquanto o driver Nvidia for fechado sempre vai existir alguns bugs que a comunidade não pode ajudar a corrigir

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.455
Pontos
729
Para o tearing usa esse tutorial que é facil de resolver
https://www.diolinux.com.br/2018/07/como-resolver-o-problema-de-screen.html

Como esta o seu fstab?

É possível que seja só permissão, já tentou apagar algum arquivo como root?

E se voce inventar de instalar o Steam terá o mesmo problema que tinha no Windows :kmaroto
Sabe como consegui dar um workaround? Instalei aquele tal driver bumblebee:
Abri o Nvidia Server X e escolhi para trabalhar com a HD Graphics, voalá.
Aqui no Linux não entra Steam não, não quero jogar nada nesse notebook.

Meu Fstab está assim:
84176