O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.474
Pontos
729
Curioso que sempre tive problemas com tearing em distros mas no Mint simplesmente não tem. É perfecto.

@Crystal eu recomendaria o uso do Linux Mint Tara 19.2. Ele é bem bonito, funcional para quem vem do Windows e ele tem um monte de ferramentas que facilita o uso do sistema. E olha que eu me considero um user mais avançado, que já usou várias distros.

Meu sistema:

Visualizar anexo 83532
Estou usando o Ubuntu 19 e estou adorando o Linux, quero migrar para o Manjaro algum dia quando ficar cansado, mas tá tudo rodando tão legal que não penso tão cedo.

Unica coisa chata é ter que ir pro Windows quando quero trabalhar com algo que está no meu HDD NTFS, to muito puto com isso, tanto no meu notebook quando o da minha mulher estão com este mesmo problema.
Não consigo permissão de write.

WagnerEmanuel

Veterano
Reações
746
Pontos
143
Estou usando o Ubuntu 19 e estou adorando o Linux, quero migrar para o Manjaro algum dia quando ficar cansado, mas tá tudo rodando tão legal que não penso tão cedo.

Unica coisa chata é ter que ir pro Windows quando quero trabalhar com algo que está no meu HDD NTFS, to muito puto com isso, tanto no meu notebook quando o da minha mulher estão com este mesmo problema.
Muitas vezes isso acontece quando o Windows não finaliza completamente e bloqueia alguma coisa (que não vou lembrar agora)... Tem algumas configurações (como início rápido) no windows que dá para desligar e tentar resolver isso... Forçar desligamento também causa esse problema.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.474
Pontos
729
Muitas vezes isso acontece quando o Windows não finaliza completamente e bloqueia alguma coisa (que não vou lembrar agora)... Tem algumas configurações (como início rápido) no windows que dá para desligar e tentar resolver isso... Forçar desligamento também causa esse problema.

Cara já tentei de tudo, sério, desabilitei essas opções no windows e dei shutdown nele segurando shift.
De noite vou tentar de novo para ver se há alguma melhora, mas meu FSTAB devia estar funcionando perfeitamente.

Quando abro o Nautilus, por exemplo, não consigo trocar as permissões dessa partição, simplesmente ele não aceita. Alguma coisa tem

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Sabe como consegui dar um workaround? Instalei aquele tal driver bumblebee:
Abri o Nvidia Server X e escolhi para trabalhar com a HD Graphics, voalá.
Aqui no Linux não entra Steam não, não quero jogar nada nesse notebook.

Meu Fstab está assim:
Visualizar anexo 84176
Esta faltando mesmo a permissão de escrita...

Edita e coloca assim:

UUID=1AA2E1EBA2E1CB79 /windows ntfs defaults,umask=007,gid=46 0 0

depois usa esses comandos no terminal:

sudo mount -a

sudo chmod 777 -R /windows

Ultima Edição:

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.474
Pontos
729
Esta faltando mesmo a permissão de escrita...

Edita e coloca assim:

UUID=1AA2E1EBA2E1CB79 /windows ntfs defaults,umask=007,gid=46 0 0

depois usa esses comandos no terminal:

sudo mount -a

sudo chmod 777 -R /windows
Vou fazer o teste pela noite e retorno com a resposta, obrigado pela força amigo.
Coloco essa virgula no defaults? Não seria espaço em TAB?

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Vou fazer o teste pela noite e retorno com a resposta, obrigado pela força amigo.
Coloco essa virgula no defaults? Não seria espaço em TAB?
É virgula mesmo

E tranquilo, qualquer outra duvida é só mandar que agente ver o que faz :kjoinha

rsmoraisjr

Bam-bam-bam
Reações
4.887
Pontos
419
Cara já tentei de tudo, sério, desabilitei essas opções no windows e dei shutdown nele segurando shift.
De noite vou tentar de novo para ver se há alguma melhora, mas meu FSTAB devia estar funcionando perfeitamente.

Quando abro o Nautilus, por exemplo, não consigo trocar as permissões dessa partição, simplesmente ele não aceita. Alguma coisa tem
Você desabilitou a opção de iniciar rapidamente nas opções de energia do Windows?

Sebastien_Chabal

Bam-bam-bam
Reações
1.246
Pontos
214
NVIDIA publicou documentação de hardware das suas GPU para ajudar os drivers de código aberto

Isso depois de anos se negando

Só consigo imaginar a Intel chegando ao mercado de GPUs como fator de tamanha mudança de postura

https://sempreupdate.com.br/nvidia-publica-documentacao-de-hardware-da-gpu-para-ajudar-os-drivers-de-codigo-aberto/
Cantei essa lá atrás em Abril, agora estamos começando a ver resultados por parte da Nvidia. Acredito que no futuro próximo vá melhorar bastante!
Cara, imagina quando sairem GPU's dedicadas da Intel com drivers competentes para Linux, vai melhorar MUITO jogar na plataforma, não só em compatibilidades e experiência dos usuários, como vai forçar a mão de Nvidia, AMD e desenvolvedores de jogos a se dedicarem melhor a comunidade Linux.

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Cantei essa lá atrás em Abril, agora estamos começando a ver resultados por parte da Nvidia. Acredito que no futuro próximo vá melhorar bastante!
E continua a lançar coisas para manter os usuários...

Agora do nada ela tirou da cartola um driver que dá melhor suporte as placas híbridas de notebook, que faz a troca automática igual ao que acontece no Windows

Eu estou formatando meu notebook só para testar isso

Depois posto os resultados

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.474
Pontos
729
É virgula mesmo

E tranquilo, qualquer outra duvida é só mandar que agente ver o que faz :kjoinha
To achando que baixou o santo nesse HD e nada que eu tento da certo, eu escrevi alguma coisa errada? Sera que foi sintaxe?
84259

Alterando permissoes no Nautilus da isso

84260

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.121
Pontos
654
Você vai ter que fazer isso usando um live cd. Isso porque essas alterações em HD só podem ser feitas com ele "desmontado".

Icaruszin

Supra-sumo
Reações
388
Pontos
174
Aproveitando o papo sobre o Mint 19, ele ainda está usando o kernel 4.0?

Tô com um notebook Asus com uma GTX 1660 + Ryzen, e simplesmente não consigo usar a GPU nesse kernel, só funciona direito no kernel 5.0+. Tive que instalar o Ubuntu 19 por conta disso, mas tô pensando seriamente em voltar pro Mint.

Alguém mais teve esse problema com as GPUs mais novas da NVIDIA? Testei com o Mint, Ubuntu 16 e Debian 10, e em nenhum consegui fazer funcionar no kernel 4.

Sent from my SM-A205G using Tapatalk

TanebadoX

Bam-bam-bam
VIP
Reações
8.198
Pontos
484

Cara, desliga o fast boot do Windows lá que resolve isso, não sei se alguém já falou aqui

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.121
Pontos
654
Aproveitando o papo sobre o Mint 19, ele ainda está usando o kernel 4.0?

Tô com um notebook Asus com uma GTX 1660 + Ryzen, e simplesmente não consigo usar a GPU nesse kernel, só funciona direito no kernel 5.0+. Tive que instalar o Ubuntu 19 por conta disso, mas tô pensando seriamente em voltar pro Mint.

Alguém mais teve esse problema com as GPUs mais novas da NVIDIA? Testei com o Mint, Ubuntu 16 e Debian 10, e em nenhum consegui fazer funcionar no kernel 4.

Sent from my SM-A205G using Tapatalk
Por padrão é o 4.15, que é o que eu estou usando. Agora, você pode baixar e instalar o 5.0 diretamente pelo Gerenciador de Atualizações do Mint.

84404

darth_senna

Bam-bam-bam
Reações
4.582
Pontos
459
Eu já tentei usar linux no PC várias vezes. nunca dá certo pq quando quero jogar algo fico puto haha. E dualboot não costumo cogitar pq o windows não lê as partições linux direito. Mas desde que comecei a usar raspberry pi, tenho ficado mais familiarizado com linha de comando e tal e usado sem problemas já que n jogo no pi.
pro desktop não consigo me livrar do windows mesmo, mas to gostando bastante da experiência com o pi. antes qualquer coisinha que quisesse fazer no linux eu precisava achar tutorial no google, hj em dia já me viro pra coisas básicas como navegar pastas, editar arquivos de texto, verificar IP e algumas configurações de rede... engraçado pq msm eu tendo comprado o Pi pra rodar um NAS, acabou que indiretamente ele serviu ao próposito da raspberry pi foundation mesmo: aprendi a me virar no linux melhor do que já fiz em todas tentativas de fazer essas coisas no meu desktop.

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Reações
8.809
Pontos
314
Eu já tentei usar linux no PC várias vezes. nunca dá certo pq quando quero jogar algo fico puto haha. E dualboot não costumo cogitar pq o windows não lê as partições linux direito. Mas desde que comecei a usar raspberry pi, tenho ficado mais familiarizado com linha de comando e tal e usado sem problemas já que n jogo no pi.
pro desktop não consigo me livrar do windows mesmo, mas to gostando bastante da experiência com o pi. antes qualquer coisinha que quisesse fazer no linux eu precisava achar tutorial no google, hj em dia já me viro pra coisas básicas como navegar pastas, editar arquivos de texto, verificar IP e algumas configurações de rede... engraçado pq msm eu tendo comprado o Pi pra rodar um NAS, acabou que indiretamente ele serviu ao próposito da raspberry pi foundation mesmo: aprendi a me virar no linux melhor do que já fiz em todas tentativas de fazer essas coisas no meu desktop.
Cara, eu passei exatamente pelo mesmo processo que vc pra "aprender" linux. A uns 2 anos comprei um Raspberry e não sabia o que fazer direito com ele, fui me virando nos comandos e dando google em tudo, então comecei a fazer um monte de coisas e fui aprendendo cada vez mais até tomar coragem e usar o linux como sistema principal mesmo do meu PC.

Hoje em dia não consigo usar Windows de jeito nenhum, é nojento de mais aquilo, mas se vc quiser jogar não tem jeito cara, vai ter que usar linux. Hoje em dia já tem MUUUITO jogo rodando em linux mas não são todos, as empresas deixam linux em segundo ou terceiro plano.

Só jogo Dota mesmo e tem em linux, então pra mim já ta bom, eu jogava muito o Elite Dangerous mas não tem pra linux, mas como esse jogo me deixou meio puto eu nem faço mais questão de jogar.

Azz01

Bam-bam-bam
Reações
2.528
Pontos
303
Incrivel como o Arch se sobressai a qualquer outra distro que usei até hoje, seja na performance com baixo consumo de cpu/ram até em atualização e estabilidade, isso sem contar o Pacman que é mais simples de usar e a total liberdade que o sistema oferece na hora da instalação, pra quem quiser testar recomendo o video do Diolinux aonde tem um tutorail bem explicado

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.142
Pontos
374
Incrivel como o Arch se sobressai a qualquer outra distro que usei até hoje, seja na performance com baixo consumo de cpu/ram até em atualização e estabilidade, isso sem contar o Pacman que é mais simples de usar e a total liberdade que o sistema oferece na hora da instalação, pra quem quiser testar recomendo o video do Diolinux aonde tem um tutorail bem explicado

Eu instalei o Arch uma vez e tambem achei bem leve

O que eu mais curtir foi o esquema para instalar pacotes direto do git

Mas como estou sempre testando alguma distro não achei pratico a instalação, hoje recomendaria mais o Manjaro para quem quer provar o Arch

Ultima Edição:

Azz01

Bam-bam-bam
Reações
2.528
Pontos
303
Eu instalei o Arch uma vez e tambem achei bem leve

O que eu mais curtir foi o esquema para instalar pacotes direto do git

Mas como estou sempre testando alguma distro não achei pratico a instalação, hoje recomendaria mais o Manjaro para quem quer provar o Arch
Isso é verdade, instalar por comando no começo é chato mas isso me fez aprender como e o que cada comando funciona, montei meu proprio tutorial de instalaçao do Arch e com menos de 30 minutos deixo ele pronto, eu usei um tempo a Manjaro mas o fato dela vir entulhada de programas dentro me fez desistir logo

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.121
Pontos
654
Eu já brinquei de instalar o arch e gostei bastante também. Porém eu vi que é uma distro que exige muita atenção e manutenção. Antes de atualizar o sistema, você precisa ler os anúncios para ver se não tem algum problema.
É uma boa distro para aprender Linux mas depende de muito gerenciamento e pra quem não tem tempo, pode ser ruim.

Para ter softwares mais recentes, eu acho melhor o Fedora.

Para ter apenas um sistema para usar, eu acho melhor o Mint.

Atualmente eu uso o Mint, mas estou pensando em voltar a usar o Fedora unicamente porque quero estudar um pouco mais de programação, porque estou meio defasado.

Asteriques

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.645
Pontos
609
Tô tentando instalar o Starcraft 2 pelo Lutris mas dá esse erro aí. Alguém sabe o que pode ser?
Já instalei todas as dependências, inclusive já tenho o WoW rodando nele sem problemas.

Ele dá erro de connection broken tentando instalar a Battle Net. Pq ele tenta instalar a battle net se já tenho ela no PC?

Anexos

Youko.Youkai

Habitué da casa
Reações
252
Pontos
83
Estou tendo problemas em assistir episódios de uma série, aqui no pc com ubuntu consigo assistir com legendas e tal, agora vou para windows e não aparece as legendas, agora vou na tv onde eu quero assistir pelo pendrive não aparece as legendas, o que fazer?

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.121
Pontos
654
Estou tendo problemas em assistir episódios de uma série, aqui no pc com ubuntu consigo assistir com legendas e tal, agora vou para windows e não aparece as legendas, agora vou na tv onde eu quero assistir pelo pendrive não aparece as legendas, o que fazer?
No caso do Windows pode ser falta de codec. Instale o k-lite mega codec pack e use com qualquer player de vídeo. Ele normalmente vem com o MPC-HC junto: https://www.codecguide.com/download_k-lite_codec_pack_mega.htm

Outra opção é usar o VLC para Windows que possuí os codecs embutidos: https://www.videolan.org/vlc/download-windows.html

Agora na TV, geralmente as tvs suportam apenas legendas externas em SRT. Eles devem estar na mesma pasta dos arquivos de vídeo e com o mesmo nome, tim tim por tim tim.

WagnerEmanuel

Veterano
Reações
746
Pontos
143
No caso do Windows pode ser falta de codec. Instale o k-lite mega codec pack e use com qualquer player de vídeo. Ele normalmente vem com o MPC-HC junto: https://www.codecguide.com/download_k-lite_codec_pack_mega.htm

Outra opção é usar o VLC para Windows que possuí os codecs embutidos: https://www.videolan.org/vlc/download-windows.html

Agora na TV, geralmente as tvs suportam apenas legendas externas em SRT. Eles devem estar na mesma pasta dos arquivos de vídeo e com o mesmo nome, tim tim por tim tim.
Para a TV, em alguns casos, tem que verificar se a TV suporta legenda externa para o Codec de vídeo. Aqui, já sei que H265 não toca com legenda na TV da sala, enquanto H264 toca tranquilo...

Harold_Finch

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.121
Pontos
654
Tô tentando instalar o Starcraft 2 pelo Lutris mas dá esse erro aí. Alguém sabe o que pode ser?
Já instalei todas as dependências, inclusive já tenho o WoW rodando nele sem problemas.

Ele dá erro de connection broken tentando instalar a Battle Net. Pq ele tenta instalar a battle net se já tenho ela no PC?
Vendo aqui no github, tenta modificar o script de instalação, mudando as linhas que contém filename e url para:

"url": "http://dist.blizzard.com/downloads/bna-installers/322d5bb9ae0318de3d4cde7641c96425/retail.1/Battle.net-Setup-enUS.exe",
"filename": "Battle.net-Setup-enUS.exe"

Asteriques

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.645
Pontos
609
Vendo aqui no github, tenta modificar o script de instalação, mudando as linhas que contém filename e url para:

"url": "http://dist.blizzard.com/downloads/bna-installers/322d5bb9ae0318de3d4cde7641c96425/retail.1/Battle.net-Setup-enUS.exe",
"filename": "Battle.net-Setup-enUS.exe"

Como faço pra modificar o script? Aqui no Lutris eu consigo ver mas não consigo editá-lo.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk

Youko.Youkai

Habitué da casa
Reações
252
Pontos
83

Instalei o codc no windows e deu certo, agora para tv, eu não sei como fazer...