O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Pra quem for instalar o Ubuntu em partição ZFS, pode preparar as memórias RAM aí pois o bicho parece um chrome em forma de sistema de arquivos. :klolwtf

Tô testando aqui e o bicho adora uma memória RAM.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.111
Reações
172.495
Pontos
1.714
Pra quem for instalar o Ubuntu em partição ZFS, pode preparar as memórias RAM aí pois o bicho parece um chrome em forma de sistema de arquivos. :klolwtf

Tô testando aqui e o bicho adora uma memória RAM.

Até tô curioso aqui e o @Trendkill talvez saiba responder melhor

Quais os benefícios do ZFS para uso doméstico? Games, filmes e etc?


Pra servidor eu só escuto que a galera ama então não há dúvidas aí haha
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.086
Reações
47.660
Pontos
2.009
Até tô curioso aqui e o @Trendkill talvez saiba responder melhor

Quais os benefícios do ZFS para uso doméstico? Games, filmes e etc?


Pra servidor eu só escuto que a galera ama então não há dúvidas aí haha

Pra games eu não sei porque só jogo em console. Eu gosto dele por conta da autorecuperacao nos picos de luz (aqui falta muita luz, parece roça).

Também é bom pra gerenciar os snapshots pois os comandos são simples e práticos.

Pra servidor é aquilo, ele lida bem com grandes quantidades de dados.

Agora a questão da performance em detalhes eu deixei um benchmark do zfs aí nos posts anteriores. Talvez consiga elucidar melhor se tem realmente diferença em performance.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.086
Reações
47.660
Pontos
2.009
@ptsousa

Outra coisa,

O ZFS consome muita ram pra fazer RAID, nesse caso é recomendado usar memória ECC. Mas aí esse tipo de componente é server grade.

Quando tu usa single disk vai de boa.

Olha o meu torrent box (tem transmission e deluge pros torrents, e roda compartilhamento do samba e FTP). É um celeron safado naquelas placas centrium que tinha no walmart.. baixo custo total. Eu aproveitei um pente de 2g de RAM e olha como ele roda :

90893
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
@ptsousa

Outra coisa,

O ZFS consome muita ram pra fazer RAID, nesse caso é recomendado usar memória ECC. Mas aí esse tipo de componente é server grade.

Quando tu usa single disk vai de boa.

Olha o meu torrent box (tem transmission e deluge pros torrents, e roda compartilhamento do samba e FTP). É um celeron safado naquelas placas centrium que tinha no walmart.. baixo custo total. Eu aproveitei um pente de 2g de RAM e olha como ele roda :

Visualizar anexo 90893
Aqui o sistema tá consumindo no mínimo +2GB sem fazer nada. Tem hora que fica consumindo uns 5GB por besteira, e se for copiar arquivos e tals aí é que consome mesmo.

Não sei se algum bug no Ubuntu, na implementação do ZFS...
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.086
Reações
47.660
Pontos
2.009
Aqui o sistema tá consumindo no mínimo +2GB sem fazer nada. Tem hora que fica consumindo uns 5GB por besteira, e se for copiar arquivos e tals aí é que consome mesmo.

Não sei se algum bug no Ubuntu, na implementação do ZFS...

Esse print é de um servidor caseiro..não tem interface gráfica. Com interface gráfica consome mais mesmo.

Quando eu chegar em casa eu vejo quanto ele consome ser fazer nada.

Mas lembre-se que linux tem systemd. Então tem coisas rodando la no init que tu nem percebe. Eu uso freebsd, e o init é por um arquivo de scritp totalmente manual. Então o admin do sistema sabe tudo que está rodando.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.086
Reações
47.660
Pontos
2.009
@mmdsj250

FreeBSD 12 com ambiente Mate com o sistema carregado.

90908


Eu acho que o teu problema de memória não é o ZFS e sim o Gnome. Eu consideraria o systemd também, pois no meu trabalho é Debian e tenho o costume de deixar o PC ligado direto.. mas quando dá 4 dias de uso tenho que rebootar porque a máquina está imprestável. Acredito que o systemd aumente o consumo de memória com o passar do tempo.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Caramba esse driver novo da Nvidia esta fazendo milagre

Tentei varias vezes jogar Bloodstained no KDE neon e ficava com muito lag, travava toda hora, o que me obrigou jogar boa parte no Windows
Agora com Kubuntu 19.10 tentei novamente e esta bem jogável, acho que só não esta perfeito porque esse jogo é super bugado até no Windows :klol
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Caramba esse driver novo da Nvidia esta fazendo milagre

Tentei varias vezes jogar Bloodstained no KDE neon e ficava com muito lag, travava toda hora, o que me obrigou jogar boa parte no Windows
Agora com Kubuntu 19.10 tentei novamente e esta bem jogável, acho que só não esta perfeito porque esse jogo é super bugado até no Windows :klol

Não tenho notebook com placa híbrida, mas tenho que ver isso para o BigLinux 19.10, é só instalar o driver nvidia no gerenciador de driver ou ainda tem que passar o parâmetro na hora de abrir o jogo especificando que é para usar a nvidia?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Não tenho notebook com placa híbrida, mas tenho que ver isso para o BigLinux 19.10, é só instalar o driver nvidia no gerenciador de driver ou ainda tem que passar o parâmetro na hora de abrir o jogo especificando que é para usar a nvidia?
O parâmetro é necessário, mas é só por no atalho do Steam que ele e os jogos abre usando a placa NVIDIA

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.522
Reações
43.032
Pontos
1.453


achei interessante...


queria testar o mint, que é a distro que eu mais conheço, mas infelizmente não está disponivel

edit: encontrei pesquisando no google, eu tava procurando na letra M, mas ele está na letra L de "linux mint"

gostei, o sistema é realmente igual ao que eu usava, uma pena ter que esperar na fila pra poder testar as distros, eu to pegando o 50' lugar sempre que vou testar alguma
 
Ultima Edição:

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.522
Reações
43.032
Pontos
1.453
assisti um video falando sobre o deepen, mano, que distro bonita é essa, fiquei com a mão coçando pra instalar
só não instalo agora por 1 motivo: Paladins
eu gosto bastante desse jogo e ele não ta funcionando no linux, nem pelo proton, uma pena =/
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
assisti um video falando sobre o deepen, mano, que distro bonita é essa, fiquei com a mão coçando pra instalar
só não instalo agora por 1 motivo: Paladins
eu gosto bastante desse jogo e ele não ta funcionando no linux, nem pelo proton, uma pena =/
Testei o paladins há alguns meses atrás (não lembro se foi pelo proton ou pelo lutris) e funcionou perfeitamente.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Não cheguei a testar em jogos esse novo driver da Nvidia, mas se eu fico com ele ligado sofro de tearing quando assisto alguma coisa no VLC por exemplo... Que m****.

Para não sofrer na mão disso preciso deixar meus drivers assim:
91369

Fora que antes eu tava sofrendo com congelamento, o notebook simplesmente congela depois que entra na tela inicial, tem que ir lá e passar os parametros de boot estilo ACPI=off e nomodeset.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
assisti um video falando sobre o deepen, mano, que distro bonita é essa, fiquei com a mão coçando pra instalar
só não instalo agora por 1 motivo: Paladins
eu gosto bastante desse jogo e ele não ta funcionando no linux, nem pelo proton, uma pena =/
Deepin é bonitinha, mas é muito pesada e com pacotes bem desatualizados.
O Manjaro Deepin era um ótimo projeto, pois tinha tudo o que faltava no Manjaro: beleza.
Infelizmente foi descontinuado.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Não cheguei a testar em jogos esse novo driver da Nvidia, mas se eu fico com ele ligado sofro de tearing quando assisto alguma coisa no VLC por exemplo... Que m****.

Para não sofrer na mão disso preciso deixar meus drivers assim:
Visualizar anexo 91369

Fora que antes eu tava sofrendo com congelamento, o notebook simplesmente congela depois que entra na tela inicial, tem que ir lá e passar os parametros de boot estilo ACPI=off e nomodeset.
Dessa forma voce esta usando o driver Open Souce, pra resolver o Tearing com o driver Nvidia usa esse tutorial:
https://www.diolinux.com.br/2018/07/como-resolver-o-problema-de-screen.html
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Alguém já passou por problemas de dar comando no ZSH ou Bash e ele retornar not found?

To instalando uma dependência global no meu ZSH, mas mesmo dando npm -g o FDP diz que o comando não foi encontrado.

Tá me deixando louco isso.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Alguém já passou por problemas de dar comando no ZSH ou Bash e ele retornar not found?

To instalando uma dependência global no meu ZSH, mas mesmo dando npm -g o FDP diz que o comando não foi encontrado.

Tá me deixando louco isso.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Eu tive o mesmo problema quando instalei o zsh, no meu caso nenhum app snap funcionava

Tive que adicionar uma linha no arquivo de configuração do Zsh, deve ser o mesmo caso

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Não cheguei a testar em jogos esse novo driver da Nvidia, mas se eu fico com ele ligado sofro de tearing quando assisto alguma coisa no VLC por exemplo... Que m****.

Para não sofrer na mão disso preciso deixar meus drivers assim:
Visualizar anexo 91369

Fora que antes eu tava sofrendo com congelamento, o notebook simplesmente congela depois que entra na tela inicial, tem que ir lá e passar os parametros de boot estilo ACPI=off e nomodeset.
Se tu forçar aquela opção lá no driver de vsync pra tudo não resolve? Foda que o mouse fica com um leve lag por conta disso, mas é melhor do que tearing.

Será que os chineses botam o linuxão da massa na graça do povo?

Cara, se tem alguém pra colocar o mercado no open source são os chineses. Arquitetura risc-V e gnu/linux vão ao encontro dos interesses de se livrar da dependencia tecnológica de patentes ocidentais, sem contar no corte de custos absurdos com r&d que o open source proporciona. Acho que vai ser o caminho.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.111
Reações
172.495
Pontos
1.714
Shadow of the Tomb Raider chega dia 5/11 no Pinguim. Versão usando Vulkan, igual o Rise. Feral que tá trazendo.




O port do Rise em Vulkan ficou MUITO bom. Vamos ver o Shadow como se sai.

O jogo já roda bem com o Proton, veremos o quanto conseguem extrair.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Eu tive o mesmo problema quando instalei o zsh, no meu caso nenhum app snap funcionava

Tive que adicionar uma linha no arquivo de configuração do Zsh, deve ser o mesmo caso

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Bá eu coloquei as dicas que encontrei na internet mas não funcionou nada.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
Shadow of the Tomb Raider chega dia 5/11 no Pinguim. Versão usando Vulkan, igual o Rise. Feral que tá trazendo.




O port do Rise em Vulkan ficou MUITO bom. Vamos ver o Shadow como se sai.

O jogo já roda bem com o Proton, veremos o quanto conseguem extrair.
Versão Linux deve ser por causa do Google Stadia, li que rodam tudo no Linux.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Enquanto lixuzão for dependente de command line, ele estará fadado ao fracasso
Esse tipo de comentário não ajuda em nada...

Mas hoje em dia tudo que é necessário o terminal são coisas avançadas que pra mim esta okay em usar e a cada dia vem diminuindo mais a necessidade do mesmo

Por exemplo no Windows 10 é impossível remover um aplicativo default sem usar o "terminal" que também acho avançado e estou okay...

O Linux vem avançado muito, agora pouco acessei minha conta no banco pela primeira vez nessa instalação e não precisei do terminal, fechar o navegador e muito menos de um reboot como é necessário no Windows
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.460
Reações
42.302
Pontos
1.074
Tem algumas distros que tu nem encosta no terminal.

Pelo que vi teu perfil é de gamer / windows user. Tu não vai curtir linux nem outro unix de jeito nenhum mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Não sei qual distro, mas todas as que eu usei precisei do terminal pra fazer coisas simples como instalar programas e drivers.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Não sei qual distro, mas todas as que eu usei precisei do terminal pra fazer coisas simples como instalar programas e drivers.
Muitas vezes a culpa nem é da distro.

É que via de regra os guias instruem usar o terminal mesmo quando não precisa. Só pq é mais prático mandar colar um comando no terminal que ensinar outra forma de fazer.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.460
Reações
42.302
Pontos
1.074
Devia era achar bom.

Terminal >>>>>>>>>>>>>>>>>

Mas a maioria das distros vc nem usa mais o terminal para muita coisa, elas tem app store.

No Manjaro mesmo vc não usa praticamente pra nada, a não ser que for preciso arrumar alguma coisa.

No Windows, eu comecei a usar mais o PowerShell e vi o quanto ele é elegante e poderoso.

Fora isso, esse tipo de reclamação pra mim é de pessoa preguiçosa.

KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!! Preguiçosa porque não quero usar a porra da linha de comando? Sério, isso deve ser algum tipo de doença...
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.460
Reações
42.302
Pontos
1.074
Esse tipo de mentalidade é terrível, de quer tudo na mão, de que não quer se esforçar. Preguiça mental.

"ain, não presta porque tem que usar linha de comando".

Seus dedos vão cair?
Voce sabe que a pessoa tem que aprender os comandos pra usar né? ficar decorando um monte de comandos, digitar isso, quando você pode fazer a mesma coisa com simples dois cliques pra mim é totalmente desnecessário.

as pessoas querem praticidade, a maioria usa o sistema de forma casual, não tem porque aprenderem/usarem linha de comando... Esse tipo de pensamento que está matando o sistema!
 
Topo Fundo