O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.114
Reações
47.782
Pontos
2.009
Voce sabe que a pessoa tem que aprender os comandos pra usar né? ficar decorando um monte de comandos, digitar isso, quando você pode fazer a mesma coisa com simples dois cliques pra mim é totalmente desnecessário.

as pessoas querem praticidade, a maioria usa o sistema de forma casual, não tem porque aprenderem/usarem linha de comando... Esse tipo de pensamento que está matando o sistema!

Não precisa decorar comandos de terminal, tem distros que não precisam usar o terminal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.341
Pontos
753
Mint, por exemplo. Acredito que esses ubuntus também.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
E não é de hoje. Faz muito tempo isso.

Nem para adicionar ou modificar repositórios de software precisa do terminal mais a bastante tempo.

O uso do Terminal só é necessário se for preciso ajustar parâmetros muitas vezes específicos caso algo não funcione como deveria.

Agora, duas coisas também geram essa impressão grande que para usar Linux precisa conhecer o terminal:

1º A grande maioria de dicas e tutoriais por aí mostram basicamente opções que são realizadas direto no terminal muitas vezes por conveniência de quem escreve, pra não perder muito tempo para postar as informações.

2º Diversas interfaces gráficas diferentes. A grande maioria das coisas feitas pelo terminal podem ser feitas por interface gráfica. Como existem diversas interfaces diferentes fica mais fácil mostrar como fazer pelo terminal (já que todas as distribuições tem um) do que pela Interface, já que seria necessário explicar os passos para cada interface (KDE, Gnome, XFCE, FluxBox, Cinnamon....).

Se o Linux tivesse somente uma interface gráfica padronizada, igual ao Windows, muito conteúdo postado usando o terminal seria postado usando a Interface Gráfica como ilustração, já que as opções estariam sempre no mesmo lugar independente da distribuição.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
c***lho esse problema do NPM tá me deixando fulo da vida, nem reinstalando tá resolvendo essa porcaria de dependencia global.
Tudo da command not found.
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
c***lho esse problema do NPM tá me deixando fulo da vida, nem reinstalando tá resolvendo essa porcaria de dependencia global.
Tudo da command not found.
Cara tive uns problemas desse com o npm no suse, resolvi alterando o local padrão que o npm usa para instalar as dependências globais.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.856
Reações
10.506
Pontos
1.069
KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!! Preguiçosa porque não quero usar a porra da linha de comando? Sério, isso deve ser algum tipo de doença...
Pessoa preguiçosa não é, mas o terminal é sim um meio melhor de controlar o sistema, e é mais simples do que aparenta. Hoje a maior parte das configurações do meu sistema são na base de scripts, entre logar e o sistema carregar a área de trabalho é quase instantâneo (coisa de menos de 1 segundo).

Interessante que na década de 80 os casuais aprendiam BASIC para usar o Commodore 64, MSX, ZX Spectrum e etc, e esses sistemas eram extremamente populares. Depois veio o DOS, que você não precisava saber programar mas controlava o sistema por meio do prompt de comando, e mesmo assim milhões de pessoas tinham PCs com DOS em casa.

Houve um emburrecimento do usuário de computador, bastava ver o modo como um usuário de iPhone interage com o sistema. Um exemplo: a maioria deles ao invés de salvar uma imagem tira print dela.





Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Cara tive uns problemas desse com o npm no suse, resolvi alterando o local padrão que o npm usa para instalar as dependências globais.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Então, eu também fiz isso, eu estava com erro ECCESS, fiz essa mudança e agora o maldito não reconhece as dependencias globais instaladas, é muito azar, queria reverter o local padrão mas nem isso consigo mais.
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Então, eu também fiz isso, eu estava com erro ECCESS, fiz essa mudança e agora o maldito não reconhece as dependencias globais instaladas, é muito azar, queria reverter o local padrão mas nem isso consigo mais.
Você colocou o novo local no $PATH?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.333
Pontos
1.074
Pessoa preguiçosa não é, mas o terminal é sim um meio melhor de controlar o sistema, e é mais simples do que aparenta. Hoje a maior parte das configurações do meu sistema são na base de scripts, entre logar e o sistema carregar a área de trabalho é quase instantâneo (coisa de menos de 1 segundo).

Interessante que na década de 80 os casuais aprendiam BASIC para usar o Commodore 64, MSX, ZX Spectrum e etc, e esses sistemas eram extremamente populares. Depois veio o DOS, que você não precisava saber programar mas controlava o sistema por meio do prompt de comando, e mesmo assim milhões de pessoas tinham PCs com DOS em casa.

Houve um emburrecimento do usuário de computador, bastava ver o modo como um usuário de iPhone interage com o sistema. Um exemplo: a maioria deles ao invés de salvar uma imagem tira print dela.





Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk


Desculpa cara, mas commodore, MSX e ZX nunca foram populares, eram nicho, extremamente caros e dificeis de utilizar! O DOS só existiu porque o windows precisava dele pra rodar, tanto que na primeira oportunidade, mataram ele com a plataforma NT!
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Você colocou o novo local no $PATH?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Tentei fazer o processo inverso agora e acabei cagando as permissões das minhas pastas todas HAHAHAHAHAHAH
Sou um mago do caos no linux
sudo: /usr/lib/sudo/sudoers.so must be owned by uid 0
Não consigo mais usar o SUDO agora, vou tentar arrumar isso sem precisar reinstalar de novo.
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Tentei fazer o processo inverso agora e acabei cagando as permissões das minhas pastas todas HAHAHAHAHAHAH
Sou um mago do caos no linux
sudo: /usr/lib/sudo/sudoers.so must be owned by uid 0
Não consigo mais usar o SUDO agora, vou tentar arrumar isso sem precisar reinstalar de novo.
Bem vindo ao clube. Hahaha

Desse erro aí não consegui sair. Só reinstalando. Boa sorte aí, e se achar uma solução, avisa aqui...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Bem vindo ao clube. Hahaha

Desse erro aí não consegui sair. Só reinstalando. Boa sorte aí, e se achar uma solução, avisa aqui...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Você também já fez essa cagada? kkkkkkkkkkkkk
Reinstalar também não é tanto problema por que tudo fica ali na /home/ o que não quero perder é minhas configurações do zsh que estão bonitinhas demais
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Você também já fez essa cagada? kkkkkkkkkkkkk
Reinstalar também não é tanto problema por que tudo fica ali na /home/ o que não quero perder é minhas configurações do zsh que estão bonitinhas demais
Mais de uma vez! Hahaha

Não sei como tah configurado aí, mas todas as configurações do meu zsh estão no meu /home/user...

Nos arquivos .zshrc, .zsh_history...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Mais de uma vez! Hahaha

Não sei como tah configurado aí, mas todas as configurações do meu zsh estão no meu /home/user...

Nos arquivos .zshrc, .zsh_history...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Isto, aqui também estão, vai ser um saco instalar tudo de novo mas... Vivendo e aprendendo com Linux né?
Espero que reinstalando o sistema meu NPM volte ao normal e eu consiga utilizar dependencias globais.
Queria instalar o CLI do Angular e do Vue, engraçado que isso começou do absoluto NADA, fico muito puto com essas coisas.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.856
Reações
10.506
Pontos
1.069
Desculpa cara, mas commodore, MSX e ZX nunca foram populares, eram nicho, extremamente caros e dificeis de utilizar! O DOS só existiu porque o windows precisava dele pra rodar, tanto que na primeira oportunidade, mataram ele com a plataforma NT!
No Brasil né, porque o C64 vendeu 20 mi de unidades no mundo, o ZX Spectrum 5 mi, MSX só no Japão vendeu 5 mi. Isso porque estamos falando do início da computação doméstica.

Nos EUA toda escola tinha um Commodore PET ou um Apple II, milhões de crianças tinham acesso a esses computadores.

O NT foi criado mais para evoluir para os 16 e 32 bits do que por conta da interface gráfica, tanto que o Windows só deixou de rodar por cima do DOS no Windows XP!

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Tentei fazer o processo inverso agora e acabei cagando as permissões das minhas pastas todas HAHAHAHAHAHAH
Sou um mago do caos no linux
sudo: /usr/lib/sudo/sudoers.so must be owned by uid 0
Não consigo mais usar o SUDO agora, vou tentar arrumar isso sem precisar reinstalar de novo.
npm e node são um câncer, ainda bem que não trabalho com nada que precise deles. Já tentou usar yarn so invés do npm? Pra mim qualquer dependência de linguagem que precisa de root/sudo pra instalar é porque tem algo muito errado.
Já procurou instalar node e outras linguagens usando o asdf-vm por exemplo? Assim tanto a linguagem quanto as libs ficam instalados na sua HOME, não precisando de sudo pra nada e evitando dano colateral de scripts zuados.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.023
Reações
6.890
Pontos
704
Desculpa cara, mas commodore, MSX e ZX nunca foram populares, eram nicho, extremamente caros e dificeis de utilizar! O DOS só existiu porque o windows precisava dele pra rodar, tanto que na primeira oportunidade, mataram ele com a plataforma NT!
91695
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.333
Pontos
1.074
No Brasil né, porque o C64 vendeu 20 mi de unidades no mundo, o ZX Spectrum 5 mi, MSX só no Japão vendeu 5 mi. Isso porque estamos falando do início da computação doméstica.

Nos EUA toda escola tinha um Commodore PET ou um Apple II, milhões de crianças tinham acesso a esses computadores.

O NT foi criado mais para evoluir para os 16 e 32 bits do que por conta da interface gráfica, tanto que o Windows só deixou de rodar por cima do DOS no Windows XP!

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Sim pô, afinal estamos falando da nossa realidade, o cara falou que era popular e o pessoal aprendia basic pra usar ele, como se fosse extremamente normal aqui...
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
npm e node são um câncer, ainda bem que não trabalho com nada que precise deles. Já tentou usar yarn so invés do npm? Pra mim qualquer dependência de linguagem que precisa de root/sudo pra instalar é porque tem algo muito errado.
Já procurou instalar node e outras linguagens usando o asdf-vm por exemplo? Assim tanto a linguagem quanto as libs ficam instalados na sua HOME, não precisando de sudo pra nada e evitando dano colateral de scripts zuados.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
Não sabia amigo, vou atrás dessas dicas valiosas.
Para o YARN posso instalar dependencias globais? Eu não uso muita coisa, são menos de 10, mas estava chato ficar sem elas.

Ontem reinstalei meu Ubuntu pela octagesima vez, cada vez que eu reinstalo parece que ele tá diferente, vem com um bug a mais hahaha.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Elementary OS, Deepin e Endless também tu nem precisa encostar no terminal. Aliás, como já disseram, é só uma forma mais fácil que os caras tem pra colocar em tutorial na net, em vez de ficar navegando em interface gráfica é colar 4 comandos no terminal e faz o serviço, bem mais simples. Até no macOS os caras usam, só Windows mesmo que é totalmente dependente da interface gráfica, que muitas vezes em vez de facilitar complica.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.561
Pontos
1.714
Postei em outro tópico sobre a performance do Rise of the Tomb Raider. O que o driver proprietário da Nvidia melhorou desde que a Valve entrou na jogada não tá no gibi. Tá muito próximo da paridade com o Windows em funcionalidades.

Quando saiu a versão Linux em Vulkan, a performance estava uns 10% inferior ao Windows com o agravante de que algumas coisas não estavam bem implementadas (HBAO+, Pure Hair/TressFX). Hoje, refiz os testes e..

i7-4790k 4.5GHz - GTX 1070 8GB - 16GB RAM DDR3 1866MHz

1440p - Vsync off - FXAA - Exclusive Fullscreen - Settings Very High

Windows 10 64-bit versão 1903 - Driver NVIDIA 436.48

Rise of the Tomb Raider - DX12

Mountain Peak - 85,09fps
Syria - 65,65fps
Geothermal Valley - 66,28fps
Geral - 72,73fps

Linux: Manjaro - Kernel 5.36-1 - Driver NVIDIA 435.21

Rise of the Tomb Raider - Vulkan

Mountain Peak - 93,63fps
Syria - 69,70fps
Geothermal Valley - 69,08fps
Geral - 77,89fps


Rise of the Tomb Raider - Steam Play (Proton 4.11-7)

Mountain Peak - 80,08fps
Syria - 54,32fps
Geothermal Valley - 51,26fps
Geral - 62,32fps



Nesse sentido, o Stadia deve contribuir para um boost, além do que a Valve tá proporcionando. Já é sabido que os jogos do Stadia rodarão em Linux, então a gente vai começar a ver os jogos vindouros saindo com opção de render em Vulkan com bem mais frequência.


Dia 5 sai o Shadow of the Tomb Raider pro Linux. Esse eu tô muito curioso pra ver pois será o primeiro jogo grande, feito com o DX12 em mente, que terá versão Vulkan.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
É uma pena que as pessoas não vêem o terminal como ferramenta de produtividade. Aprendem a usar uma porrada de interfaces pra, por exemplo, renomear arquivos, mas não aprendem uma linguagenzinha de script que quebra muito galho.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.661
Reações
22.047
Pontos
1.774
É uma pena que as pessoas não vêem o terminal como ferramenta de produtividade. Aprendem a usar uma porrada de interfaces pra, por exemplo, renomear arquivos, mas não aprendem uma linguagenzinha de script que quebra muito galho.
Verdade, e não só no Linux, o terminal ajuda muito no Windows e no Mac tb.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.856
Reações
10.506
Pontos
1.069
O shell do Windows é muito ruim, tanto que poucos desenvolvedores utilizam o Windows como plataforma principal, eles preferem Mac, Linux ou BSD.

O Windows é tão rejeitado nesse meio que a MS teve que portar o VSCode para Linux.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Engraçado que o pessoal do Mac tem menos preconceito com o terminal

Agora usuário de Windows a maioria torce o nariz kkkk

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Acho que a questão é que povo adora fantasiar que usuário do Mac em geral entende menos de computador e só quer a grife.

Eu fui do Arch Linux pro Mac por ser um Unix com boa interface e muitos aplicativos de qualidade, e vi que tinha mais gente que encarava assim.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.856
Reações
10.506
Pontos
1.069
O Powershell é muito bom mas ele é muito verboso. Exemplo, um comando para copiar o nome dos arquivos dentro de um diretório e salvar em um TXT:

CMD:

Bash:
for /f "tokens=1 delims=." %%g in ('dir /b Z:\KIT_PRE_AJUIZAMENTO\AR_E_NOTIFICACOES\AR-FISICA_DIGITALIZADAS') do echo %%g >> nomes.txt

POWERSHELL

C#:
Get-ChildItem "Z:\KIT_PRE_AJUIZAMENTO\AR_E_NOTIFICACOES\AR-FISICA_DIGITALIZADAS" | `
ForEach-Object { [System.IO.Path]::GetFileNameWithoutExtension($_.Name) } `
> C:\Users\fernando.figueredo\Downloads\nomes.txt


Mas no Powershell eu consigo fazer mais coisas como por exemplo no mesmo código de copiar os nomes dos arquivos para um txt, eu também consigo modificar os nomes dos arquivos dentro do TXT para ficar na formatação que eu quero:

C#:
Get-ChildItem "Z:\KIT_PRE_AJUIZAMENTO\AR_E_NOTIFICACOES\AR-FISICA_DIGITALIZADAS" | `
ForEach-Object { [System.IO.Path]::GetFileNameWithoutExtension($_.Name) } `
> C:\Users\fernando.figueredo\Downloads\nomes.txt

$filePath = 'C:\Users\fernando.figueredo\Downloads\nomes.txt'
$tempFilePath = "$env:TEMP\$($filePath | Split-Path -Leaf)"
$find = 'AR-'
$replace = ''

(Get-Content -Path $filePath) -replace $find, $replace | Add-Content -Path $tempFilePath

Remove-Item -Path $filePath
Move-Item -Path $tempFilePath -Destination $filePath
Sim, o powershell é muito melhor que o antigo shell, mas ainda está muito atrás do unix shell e na minha experiência é muito lento, mais do que o Bash, que é reconhecidamente lento pra caraio.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.023
Reações
6.890
Pontos
704
Atualmente minha configuração inicial pós-formatação é toda via .bat, ou seja linha de comando. Qdo c entende um pouquinho de shell, para várias coisas ganha-se um tempo enorme, evitando mil cliques.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.915
Reações
8.174
Pontos
453
Acho que a questão é que povo adora fantasiar que usuário do Mac em geral entende menos de computador e só quer a grife.

Eu fui do Arch Linux pro Mac por ser um Unix com boa interface e muitos aplicativos de qualidade, e vi que tinha mais gente que encarava assim.

A situação mudou de uns anos pra cá, antes era assim como tu falaste e o estigma permaneceu.
Utilizo macs há 11 anos, logo no começo já tomei um baque ao constatar que muitos usuários não sabiam a config dos próprios macs que utilizavam, quanto mais saber da existência do terminal. Alguns nem conheciam a pasta Utilitários, só a Aplicativos.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Não sabia amigo, vou atrás dessas dicas valiosas.
Para o YARN posso instalar dependencias globais? Eu não uso muita coisa, são menos de 10, mas estava chato ficar sem elas.

Ontem reinstalei meu Ubuntu pela octagesima vez, cada vez que eu reinstalo parece que ele tá diferente, vem com um bug a mais hahaha.
Faz muito tempo que não uso o npm/yarn, mas sempre tem um jeito de instalar local na sua home e configurar sua variável PATH pra incluir também o diretório onde ficam os binários. Não sei em outros Linux, mas no Ubuntu já faz um tempo que percebi que a home tem o diretório oculto .local e dentro dele você pode replicar a mesma estrutura do /. Quando eu quero um novo binário ou script globalmente e que não é parte de nenhum pacote, eu coloco no .local/bin. Mesma coisa pra fonts (.local/share/fonts), programas compilados (.local/src) e por aí vai. Como disse, tento ao máximo evitar o uso do sudo/root pra evitar o problemas e tento fazer as coisas apenas na minha home.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.333
Pontos
1.074
Galera tô com um note aqui bem simplesinho, tem 2gibas de rambo e um celeron... Atualizei pro Windows 10 porque o Windows 8 que veio nele é original, mas fica bem pesado, visto que é o 64 bits...


Queria saber um distro Linux leve pra usar, que seja fácil, sem ficar usando terminal... O mint é uma boa?

O uso seria Para ver Netflix e filmes em geral, navegar e fazer streaming do PC do quarto pra sala... Instalaria a steam ou parsec nele e só!

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Galera tô com um note aqui bem simplesinho, tem 2gibas de rambo e um celeron... Atualizei pro Windows 10 porque o Windows 8 que veio nele é original, mas fica bem pesado, visto que é o 64 bits...


Queria saber um distro Linux leve pra usar, que seja fácil, sem ficar usando terminal... O mint é uma boa?

O uso seria Para ver Netflix e filmes em geral, navegar e fazer streaming do PC do quarto pra sala... Instalaria a steam ou parsec nele e só!

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
Deepin também é uma boa opção

Instalei para minha irmã depois que minha sobrinha estragou a instalação do Windows 10 várias vezes

Ela não tinha nem ideia do que é Linux, mas todas as alternativas tem atendido bem e olha que no Windows acaba sendo uma usuária média, baixa torrent e tudo

Tem feito toda parte de instalação pela loja, essa que acho a melhor de todas as distribuições

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo