Postei em outro tópico sobre a performance do Rise of the Tomb Raider. O que o driver proprietário da Nvidia melhorou desde que a Valve entrou na jogada não tá no gibi. Tá muito próximo da paridade com o Windows em funcionalidades.
Quando saiu a versão Linux em Vulkan, a performance estava uns 10% inferior ao Windows com o agravante de que algumas coisas não estavam bem implementadas (HBAO+, Pure Hair/TressFX). Hoje, refiz os testes e..
i7-4790k 4.5GHz - GTX 1070 8GB - 16GB RAM DDR3 1866MHz
1440p - Vsync off - FXAA - Exclusive Fullscreen - Settings Very High
Windows 10 64-bit versão 1903 - Driver NVIDIA 436.48
Rise of the Tomb Raider - DX12
Mountain Peak - 85,09fps
Syria - 65,65fps
Geothermal Valley - 66,28fps
Geral - 72,73fps
Linux: Manjaro - Kernel 5.36-1 - Driver NVIDIA 435.21
Rise of the Tomb Raider - Vulkan
Mountain Peak - 93,63fps
Syria - 69,70fps
Geothermal Valley - 69,08fps
Geral - 77,89fps
Rise of the Tomb Raider - Steam Play (Proton 4.11-7)
Mountain Peak - 80,08fps
Syria - 54,32fps
Geothermal Valley - 51,26fps
Geral - 62,32fps
Nesse sentido, o Stadia deve contribuir para um boost, além do que a Valve tá proporcionando. Já é sabido que os jogos do Stadia rodarão em Linux, então a gente vai começar a ver os jogos vindouros saindo com opção de render em Vulkan com bem mais frequência.
Dia 5 sai o Shadow of the Tomb Raider pro Linux. Esse eu tô muito curioso pra ver pois será o primeiro jogo grande, feito com o DX12 em mente, que terá versão Vulkan.