O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Meu controle já é com aquele adaptador novo da Microsoft em bluetooth.

Ontem comprei um SSD M2 novo de 240GB no qual vou instalar o linux. Hoje para jogar a melhor pedida seria o Pop OS ?
Então vai rodar sussa! Cara, eu acho o PopOS o mais prático de todos, é relativamente estável e não precisa ficar fuçando muito.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Instalei o Ubuntu para ir me acostumando com Linux, aprender os comandos do terminal, pretendo ingressar na área de TI. Mas o Ubuntu tava me dando dor de cabeça em coisas simples, saída de som, suporte a controle, uns bugs no vídeo e etc....daí resolvi baixar o Mint Cinnamon e tá muito redondo. Já reconheceu tudo meu e rodando muito bem.

O Retroarch funciona melhor nele que no Windows, Dreamcast e PS1 ficam dando travadas que no Linux não existem.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.969
Reações
12.319
Pontos
753
Instalei o Ubuntu para ir me acostumando com Linux, aprender os comandos do terminal, pretendo ingressar na área de TI. Mas o Ubuntu tava me dando dor de cabeça em coisas simples, saída de som, suporte a controle, uns bugs no vídeo e etc....daí resolvi baixar o Mint Cinnamon e tá muito redondo. Já reconheceu tudo meu e rodando muito bem.

O Retroarch funciona melhor nele que no Windows, Dreamcast e PS1 ficam dando travadas que no Linux não existem.
Ubuntu tem uns bugs bem estranhos.

O Mint pra mim é melhor que o Ubuntu de longe.....

Aqui eu prefiro muito mais a versão XFCE, pois é bem mais leve que as outras.

Retroarch acho que roda melhor em qualquer dispositivo que use um sistema baseado no kernel Linux do que no Windows.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Ubuntu tem uns bugs bem estranhos.

O Mint pra mim é melhor que o Ubuntu de longe.....

Aqui eu prefiro muito mais a versão XFCE, pois é bem mais leve que as outras.

Retroarch acho que roda melhor em qualquer dispositivo que use um sistema baseado no kernel Linux do que no Windows.
Eu fiquei em dúvida antes de baixar, pesquisei bastante e decidi testar o Cinnamon. O Mint me agrada na simplicidade, sistema operacional não tem que ser muito firuleiro, tem que ser funcional!

Até hoje tenho saudades do iOS 6 do iPhone. Era muito simples e muito funcional.
 


Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.653
Reações
22.030
Pontos
1.774
Eu também acho o gerenciador de pacotes mais organizado e o Gnome super fluído. Aliás, eu me acostumei com o lance de usar areas de trabalho e atividades. Depois que você aprende a usabilidade do gnome, você vê como ela é bem intuitiva.

Mas a área de trabalho do Gnome não é bloqueada ?
Dá nem pra colocar arquivos...
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.502
Pontos
1.069
Instalei o Ubuntu para ir me acostumando com Linux, aprender os comandos do terminal, pretendo ingressar na área de TI. Mas o Ubuntu tava me dando dor de cabeça em coisas simples, saída de som, suporte a controle, uns bugs no vídeo e etc....daí resolvi baixar o Mint Cinnamon e tá muito redondo. Já reconheceu tudo meu e rodando muito bem.

O Retroarch funciona melhor nele que no Windows, Dreamcast e PS1 ficam dando travadas que no Linux não existem.
Depois que você tiver o conhecimento básico de terminal tenta migrar para uma distro minimalista como o Arch ou Slackware. Você vai aprender MUITO utilizando uma distro dessas.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: CJ*

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Depois que você tiver o conhecimento básico de terminal tenta migrar para uma distro minimalista como o Arch ou Slackware. Você vai aprender MUITO utilizando uma distro dessas.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Você diz que vou aprender no sentido de ficar mais dependente do terminal? Porque realmente to usando pouco o terminal no Lime.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.969
Reações
12.319
Pontos
753
Você diz que vou aprender no sentido de ficar mais dependente do terminal? Porque realmente to usando pouco o terminal no Lime.
Não se trata de ficar dependente do terminal. Trata-se apenas de entender melhor como funciona uma distro linux e como as ferramentas de terminal podem ser úteis em alguns casos ou procedimentos.

Vale ressaltar que isso não é obrigatório para se ter uma boa experiência com o sistema em geral, exceto em distribuições menos automatizadas como o Slack por exemplo.

Entender o básico (instalação de programas, configuração de repositórios e comandos simples no terminal em alguns casos) hoje em dia já é mais que suficiente em distribuições mais automatizadas e voltadas a usuários finais (Mint e Ubuntu por exemplo).

Slack e Arch são voltadas mais para um uso num modo mais avançado, pode-se dizer, pra quem gosta de mexer até em parâmetros que usuários normais nem sabem que existem, porém o entendimento do sistema se torna mais abrangente do que usando uma distro para usuários finais.

Se algum dia tiver tempo livre e quiser se aprofundar e entender mais das entranhas do Linux aí sim use Slack ou Arch, que são mais recomendadas para isso.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
E
Não se trata de ficar dependente do terminal. Trata-se apenas de entender melhor como funciona uma distro linux e como as ferramentas de terminal podem ser úteis em alguns casos ou procedimentos.

Vale ressaltar que isso não é obrigatório para se ter uma boa experiência com o sistema em geral, exceto em distribuições menos automatizadas como o Slack por exemplo.

Entender o básico (instalação de programas, configuração de repositórios e comandos simples no terminal em alguns casos) hoje em dia já é mais que suficiente em distribuições mais automatizadas e voltadas a usuários finais (Mint e Ubuntu por exemplo).

Slack e Arch são voltadas mais para um uso num modo mais avançado, pode-se dizer, pra quem gosta de mexer até em parâmetros que usuários normais nem sabem que existem, porém o entendimento do sistema se torna mais abrangente do que usando uma distro para usuários finais.

Se algum dia tiver tempo livre e quiser se aprofundar e entender mais das entranhas do Linux aí sim use Slack ou Arch, que são mais recomendadas para isso.
Entendi! É que eu to usando o Linux como sistema principal. Assim que me acostumar com os comandos eu virtualizo um desses mais puros.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Melhor que o Mint é o Fedora. Sistema redondo demais.
Só que dá um pouco mais de trabalho porque ele vem super ultra pelado, mas é por ter um sistema bem limpo.

Eu também acho o gerenciador de pacotes mais organizado e o Gnome super fluído. Aliás, eu me acostumei com o lance de usar areas de trabalho e atividades. Depois que você aprende a usabilidade do gnome, você vê como ela é bem intuitiva.
Eu usei o Fedora novo no notebook e realmente tá MUITO bom, foda que deu um bug atualizando o kernel e travou no meio, não sei oq houve, perdi o sistema todo. Sorte que não tinha nada importante. O Mint na questão de balancear estabilidade com funcionalidade pra mim é insuperável no momento.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.502
Pontos
1.069
Você diz que vou aprender no sentido de ficar mais dependente do terminal? Porque realmente to usando pouco o terminal no Lime.
Para você saber como funciona o sistema. Utilizando uma distro dessas você aprende a configurar o fstab, mkinitcpio, systemd, network manager e etc.

Apesar da maioria das distros ter configuradores simplificados muitas vezes você terá que acessar um servidor remotamente via ssh, e aí só pelo terminal.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: CJ*

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Para você saber como funciona o sistema. Utilizando uma distro dessas você aprende a configurar o fstab, mkinitcpio, systemd, network manager e etc.

Apesar da maioria das distros ter configuradores simplificados muitas vezes você terá que acessar um servidor remotamente via ssh, e aí só pelo terminal.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Só coisas novas pra mim, kkkkkk.

Vou pesquisar todos eles pra aprender. Obrigado!
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.502
Pontos
1.069
Só coisas novas pra mim, kkkkkk.

Vou pesquisar todos eles pra aprender. Obrigado!
Uma fonte excelente de informação é o wiki.archlinux.org

Apesar de ser voltado para o Arch Linux serve pra qualquer distro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: CJ*

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Uma fonte excelente de informação é o wiki.archlinux.org

Apesar de ser voltado para o Arch Linux serve pra qualquer distro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Muita coisa no site. Excelente!

Já esta favoritado. Vou parar pra ler assim que puder. Começo faculdade em 2 meses e quero aproveitar pra me adaptar o máximo que eu puder.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Eu tenho um Thinkpad 8, Atom Z3770, 2GB de RAM, 64GB eMMC. É um tablet de 2014. A tela tem um problema crônico de vazamento, mas troquei recentemente pra dar uma sobrevida e deu certo (embora tenha dado um trabalho infernal).

No embalo, achei que o Windows 10 não tava legal e tentei instalar alguma distribuição no meu tablet, basicamente sem sucesso. Sempre algo não funcionava adequadamente...a que rodou melhor foi o Kubuntu.
Parece que o Plasma tá rodando bem melhor o que Gnome nessas configurações mirradas e o uso de RAM tava bem baixo.

Mas como eu disse, não tava ok. Voltei do Windows 10 pro 8.1 e até que gostei mais de como o 8.1 tá rodando. Criei um backup da imagem do sistema e instalei o 10 LTSB anteontem...Tô testando ainda.

Tem rolado bastante implementação pra Bay Trail nos últimos tempos, então eventualmente devo testar de novo.

Tô pensando em pegar um Surface mais pra frente e pelo que eu já pesquisei também não tá 100%.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Eu tenho um Thinkpad 8, Atom Z3770, 2GB de RAM, 64GB eMMC. É um tablet de 2014. A tela tem um problema crônico de vazamento, mas troquei recentemente pra dar uma sobrevida e deu certo (embora tenha dado um trabalho infernal).

No embalo, achei que o Windows 10 não tava legal e tentei instalar alguma distribuição no meu tablet, basicamente sem sucesso. Sempre algo não funcionava adequadamente...a que rodou melhor foi o Kubuntu.
Parece que o Plasma tá rodando bem melhor o que Gnome nessas configurações mirradas e o uso de RAM tava bem baixo.

Mas como eu disse, não tava ok. Voltei do Windows 10 pro 8.1 e até que gostei mais de como o 8.1 tá rodando. Criei um backup da imagem do sistema e instalei o 10 LTSB anteontem...Tô testando ainda.

Tem rolado bastante implementação pra Bay Trail nos últimos tempos, então eventualmente devo testar de novo.

Tô pensando em pegar um Surface mais pra frente e pelo que eu já pesquisei também não tá 100%.
Eu tenho um hibrido da positivo, é um que destaca a tela do teclado e minha versão tem 2GB de ram, ou seja, o windows tava morrendo pra rodar, mal conseguia abrir mais de 2 abas no navegador.

Eu coloquei nele o MX Linux, o bicho mudou da água pro vinho, ganhou mais algum anos de vida facilemente. Recomendo muito vc experimentar esse MX Linux nesse teu aparelho, mas ele não tem compatibilidade com touch screen, se não usar com um teclado pelo menos nem precisa experimentar pq não vai rolar.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.019
Reações
6.881
Pontos
704
Pra quem tem jogos espalhados em várias lojas (Steam, gog, Origin, Uplay, Epic e Twitch Prime), é viável a migração para Linux. Pq suporte nativo só pros dois primeiros, ne?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Pra quem tem jogos espalhados em várias lojas (Steam, gog, Origin, Uplay, Epic e Twitch Prime), é viável a migração para Linux. Pq suporte nativo só pros dois primeiros, ne?
Jogos da Epic são difíceis de rodar

Tenho games na Steam e Battle.net esses funcionam muito bem

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Essa semana vai fazer 6 meses que tô usando Ubuntu no trabalho, tá muito bom, sem saudades do Windows.

Mas no meu desktop pessoal tô com windows e WSL pra desenvolvimento.

Tinha uns jogos que eu queria testar na época e não tinha como jogar em Linux infelizmente.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Pra quem tem jogos espalhados em várias lojas (Steam, gog, Origin, Uplay, Epic e Twitch Prime), é viável a migração para Linux. Pq suporte nativo só pros dois primeiros, ne?
Epic e Twitch Prime, sem chances. Eu tenho uma partição só pra eles.

O lado bom é que a Epic tá flertando com a equipe do Lutris, já deu até uma doação gigantesca pelo trabalho deles.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Instalei o elementary-desktop no meu Ubuntu pra dar uma mudada, já tava enjoado do Gnome, porra é muito foda o Pantheon.

Tinha até esquecido o quão bom ele é tá louco.

Daqui uns meses vou testar o KDE do Deepin DE no Ubuntu e ver se é tão bom como falam.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.300
Reações
771
Pontos
824
Como está o suporte do Linux para os processadores Ryzen de 3 geração ?

Já está funcionado bem sem problemas ?
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Instalei o elementary-desktop no meu Ubuntu pra dar uma mudada, já tava enjoado do Gnome, porra é muito foda o Pantheon.

Tinha até esquecido o quão bom ele é tá louco.

Daqui uns meses vou testar o KDE do Deepin DE no Ubuntu e ver se é tão bom como falam.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Não fica tudo cagado colocar uma DE em cima e outra DE ?

O ideal seria vc logo usar o Deepin invés um ubunto com interface deepin, não ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
Galera,

Tive que instalar uma distro Linux no meu PC AMD. Queria saber como compartilhar uma pasta na rede.

Pelo modo gráfico ele dá um erro e não consegue instalar.

Eu segui a documentação da distro mas a aba para permitir o comparilhamento não fica habilitada.




Edit: acabei de conseguir. No reddit fala pra instalar o pacote nautilus-share. Agora foi.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
Galera,

Tive que instalar uma distro Linux no meu PC AMD. Queria saber como compartilhar uma pasta na rede.

Pelo modo gráfico ele dá um erro e não consegue instalar.

Eu segui a documentação da distro mas a aba para permitir o comparilhamento não fica habilitada.




Edit: acabei de conseguir. No reddit fala pra instalar o pacote nautilus-share. Agora foi.

Putz.. não funcionou..


Editei o arquivo /etc/samba/smb4.conf com os mesmo parâmetros que uso no FreeBSD e também não funcionou.

Era pra ser mais fácil quando se tem um ambiente gráfico, mas não consigo entender porque não funcionou.

Alguém pode ajudar ?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.969
Reações
12.319
Pontos
753
Alguém por favor me recomende um programa para converter videos.

Só clicar aí e ir em Conversores de Arquivos.

Tem alguns e talvez na lista ache outros programas que interessem também.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.653
Reações
22.030
Pontos
1.774


Ficou perfeito demais.
Na descrição do vídeo tem as etapas pra deixar igual...Eu achei bem bonito o resultado final.
 
Ultima Edição:

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Tinha um outro cara que fez o mesmo, mas explicando passo a passo.



Estou muito tentando a ir pro plasma. Só vejo melhorias atrás da outra naquele "week with kde" que postam em um blog.

O Gnome parece engessado no tempo. A mais recente novidade foi aceitarem fontes no shell.
Também tenho vontade de testar, mas passei anos no xfce, e no último ano usando o Manjaro Awesome que além de ajudar bastante na produtividade é bem leve...

Da última vez que tentei user o KDE plasma, num OpenSuse, o note ficou uma carroça.

Ouvi dizer que melhorou bastante o plasma nesses últimos tempos...

Alguém confirma isso?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo