O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.974
Pontos
753
Atualmente uso mint com xfce bem modificado no pc doméstico, ubuntu com unity no notebook (instalado em 2015 com 14.04 e atualizado pro 16.04 no fim do suporte) e ubuntu 18.04 rodando no wsl2 na máquina de trabalho.

Minha melhor experiência foi o debian 4 ou 5 que usei por vários anos em um pc com zero dor de cabeça.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
Galera,

O controle de Xbox One funciona no Linux com Steam ?

Por fio mesmo, plugando o USB. Roda ?

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Atualmente uso mint com xfce bem modificado no pc doméstico, ubuntu com unity no notebook (instalado em 2015 com 14.04 e atualizado pro 16.04 no fim do suporte) e ubuntu 18.04 rodando no wsl2 na máquina de trabalho.

Minha melhor experiência foi o debian 4 ou 5 que usei por vários anos em um pc com zero dor de cabeça.
Debian é muito bom mas ele dá muito problema com meu wifi do notebook, uma m**** pq é uma das distros que mais curto.
Funciona perfeitamente, até fora do Steam.

Melhor que no Windows, como disseram ali em cima, até o DS3 é plug 'n' play. Aqui uso um DS4 e um DS3 e os dois funcionam ao mesmo tempo no mesmo dongle BT com alcance maravilhoso, no Windows usando o DS4Windows o alcance é uma m**** e toda hora fico perdendo o sinal no DS4, além de dar pau com o DS3 que é um parto pra fazer pegar direito no Windows.

Teu controle do xone é a versão bluetooth? Antigamente aquele com o dongle wireless não funcionava, foi até o motivo pelo qual troquei o meu pelo DS4, mas parece que recentemente finalmente fizeram um driver pra ele e tá rodando redondo.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Sim, aquele branco. Meu dongle bluetooth desapareceu, então acabei comprando um cabo usb de 3 metros. Mais barato que o dongle bluetooth, mais barato ainda que o dongle da Microsoft.
É literalmente só plugar mesmo que ele reconhece perfeitamente em tudo, no cabo não tem nem o passo adicional de parear no BT auihauhuah
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
O controle do meu xone reconheceu bonito na Steam. Vou até comprar um jogo qualquer pra testar in game.
 


deadbolinho

Bam-bam-bam
Mensagens
462
Reações
384
Pontos
498
Vocês já tiveram problemas para usar um fone bluetooth pra ligação?

Tenho um sony 1000xm3 e ele sempre se conecta como a2dp que serve só para escutar, se tento mudar para hsp/hfp ele simplestemente não vai.

To usando o gerenciador do PopOs mas se minha memória não ta errada tinha o mesmo problema usando o blueman no Arch
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Vocês já tiveram problemas para usar um fone bluetooth pra ligação?

Tenho um sony 1000xm3 e ele sempre se conecta como a2dp que serve só para escutar, se tento mudar para hsp/hfp ele simplestemente não vai.

To usando o gerenciador do PopOs mas se minha memória não ta errada tinha o mesmo problema usando o blueman no Arch
É uma porcaria o jeito que qualquer Linux lida com headset Bluetooth. Outro dia eu achei uma thread de um pessoal comentando sobre, precisaria modernizar muito a stack.

Lembro que um tempo eu usei um programa chamado bluez, lembro que nele dava pra mudar de a2dp e modo headset.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.974
Pontos
753
Debian é muito bom mas ele dá muito problema com meu wifi do notebook, uma m**** pq é uma das distros que mais curto.
Na época larguei por esse motivo, usava no pc e tudo tranquilo, migrei pro notebook e era um problema configurar a placa wifi, sei que anos depois tiveram algumas gambiarras no github.

Gostava de ler a documentação deles, já cheguei brincar de fazer uma instalação básica (modo texto) e ir configurando somente o que queria.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
O KDE Neon atualizou pra base do Ubuntu 20.04, porém os bugs vieram juntos :klolwtf:klolwtf:klolwtf

Eu instalei na máquina virtual a versão 18.04 e fiz o upgrade, correu tudo normal. Update pela gui (fazia tempo que eu não sabia o que era isso pois estava usando o Debian e o FreeBSD).

O mesmo bug de aceitar o certificado de segurança do protocolo do Outlook da Microsoft permanece:


O erro informado foi “Erro executando negociação TLS: The Diffie-Hellman prime sent by the server is not acceptable (not long enough).”.


Isso ocorre na hora de aceitar o certificado de segurança. No meu caso que uso toda hora o email corporativo não rola de ficar o usando o webmail, porém tem um fix:

sudo mkdir /etc/gnutls
cat << EOF | sudo tee -a /etc/gnutls/config
[overrides]
default-priority-string = NORMAL:-VERS-ALL:+VERS-TLS1.3:+VERS-TLS1.2:+VERS-DTLS1.2:%PROFILE_LOW
EOF



Esse fix arrumou quando eu testei o Kubuntu, mas ele era muito bugado em outras coisas.


Outro problema era conectar em servidores rodando samba em versões antiga. No arquivo da minha máquina eu tinha que adicionar a linha abaixo no arquivo smb.conf dentro da seção [global]

client min protocol = NT1


Acho que não vou atualizar tão cedo.
 
Ultima Edição:

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.655
Reações
26.798
Pontos
1.053
Estou meio frustrado com a lerdeza da atualização do Elementary os 6.0 que vai usar a versão 20 do Umbuntu e tô pendendo pro Linux Mint.

Vale a troca?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Estou meio frustrado com a lerdeza da atualização do Elementary os 6.0 que vai usar a versão 20 do Umbuntu e tô pendendo pro Linux Mint.

Vale a troca?
Tá no elementary antigo ainda?
To pensando em por alguma distro no notebook da minha esposa, 20gb de HD não dá mais pra windows.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.655
Reações
26.798
Pontos
1.053
Tá no elementary antigo ainda?
To pensando em por alguma distro no notebook da minha esposa, 20gb de HD não dá mais pra windows.
Ainda estou.

E olha, acho que o Elementary pra Notebook casa muito bem pelo visual.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.655
Reações
26.798
Pontos
1.053
Sai lá pra Setembro/Outubro.
A equipe é pequena, não é só atualizar a base, tem que fazer muito teste para não quebrar as coisas. Fora o desenvolvimento de novidades.


Ainda assim, tem alguma coisa que o atual elementary não faça?
Achei o Mint menos dependente de terminal.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.655
Reações
26.798
Pontos
1.053
Isso é verdade. Pra mim o Elementary busca ser pra iniciante mas eu acho ele mais com cara de intermediário, nível Fedora.

Fora o fato que tem umas coisinhas, que podem parecer frescura, mas me incomodam, como por exemplo o Dark Mode que não funciona em tudo na distro, funciona no explorador de arquivos, mas não funciona no painel de configurações e tal.

Eu acho a distro mais bonita das que tive contato, mas realmente to pendendo pro Mint.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Galera, alguém com popOS sofreu de congelamentos aleatórios ou quando sai da suspensão? De uns dias pra cá comecei a ter esse problema, acredito que foi algo que instalei ou alguma atualização...

Achei essa thread no reddit mas com poucas respostas



Vou tentar a sugestão
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Galera, alguém com popOS sofreu de congelamentos aleatórios ou quando sai da suspensão? De uns dias pra cá comecei a ter esse problema, acredito que foi algo que instalei ou alguma atualização...

Achei essa thread no reddit mas com poucas respostas



Vou tentar a sugestão
Aleatório eu não tive, mas depois da suspensão sim várias vezes, KDE neon base 20.04

A última vez esse kernel custom ferrou meu sistema não sei se vou instalar

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Galera, alguém com popOS sofreu de congelamentos aleatórios ou quando sai da suspensão? De uns dias pra cá comecei a ter esse problema, acredito que foi algo que instalei ou alguma atualização...

Achei essa thread no reddit mas com poucas respostas



Vou tentar a sugestão
Tenho tido com o ubuntu base, 20.04. Talvez seja algo mais embaixo.

Sent from my Redmi Note 7 using Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Aleatório eu não tive, mas depois da suspensão sim várias vezes, KDE neon base 20.04

A última vez esse kernel custom ferrou meu sistema não sei se vou instalar

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Tenho tido com o ubuntu base, 20.04. Talvez seja algo mais embaixo.

Sent from my Redmi Note 7 using Tapatalk

Que m****, vou parar de suspender por enquanto então... Sorte que o bicho boota bem rápido do SSD mas é uma m**** esse problema. O resto do sistema ta ótimo acho que vou manter mesmo assim.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.246
Reações
11.939
Pontos
503
Estou com problema com um dongle CSR 4.0 no Ubuntu, ele é detectado, mas não acha meu headset, não achei solução relevante no Google, voltei para o Windows no meu dual boot, meu workflow tava bem melhor com o pop shell.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
O KDE Neon atualizou pra base do Ubuntu 20.04, porém os bugs vieram juntos :klolwtf:klolwtf:klolwtf

Eu instalei na máquina virtual a versão 18.04 e fiz o upgrade, correu tudo normal. Update pela gui (fazia tempo que eu não sabia o que era isso pois estava usando o Debian e o FreeBSD).

O mesmo bug de aceitar o certificado de segurança do protocolo do Outlook da Microsoft permanece:


O erro informado foi “Erro executando negociação TLS: The Diffie-Hellman prime sent by the server is not acceptable (not long enough).”.


Isso ocorre na hora de aceitar o certificado de segurança. No meu caso que uso toda hora o email corporativo não rola de ficar o usando o webmail, porém tem um fix:

sudo mkdir /etc/gnutls
cat etc/gnutls/config
[overrides]
default-priority-string = NORMAL:-VERS-ALL:+VERS-TLS1.3:+VERS-TLS1.2:+VERS-DTLS1.2:%PROFILE_LOW
EOF



Esse fix arrumou quando eu testei o Kubuntu, mas ele era muito bugado em outras coisas.


Outro problema era conectar em servidores rodando samba em versões antiga. No arquivo da minha máquina eu tinha que adicionar a linha abaixo no arquivo smb.conf dentro da seção [global]

client min protocol = NT1


Acho que não vou atualizar tão cedo.
Não é que está bugado, é que subiram a barra dos protocolos de segurança e aí só precisamos conectar com outro servidor desatualizado da esses problemas. Aqui no trabalho também sofremos um pouco com o Debian 10, alguns dos nossos sistemas pararam de conectar porque a config padrão do openssl está com um nível a mais de segurança.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.689
Pontos
2.009
Não é que está bugado, é que subiram a barra dos protocolos de segurança e aí só precisamos conectar com outro servidor desatualizado da esses problemas. Aqui no trabalho também sofremos um pouco com o Debian 10, alguns dos nossos sistemas pararam de conectar porque a config padrão do openssl está com um nível a mais de segurança.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
Quais foram os reflexos no open ssl ?



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Ainda estou.

E olha, acho que o Elementary pra Notebook casa muito bem pelo visual.
Minha esposa usou elementary por uns 6 meses, deu um problema com o HD dela onde não acessava outra partição e tivemos que por windows.

Mas quero voltar pra uma distro mais atualizada.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Atualizei a BIOS da placa mãe aqui, vamos ver se resolve alguma coisa com aquele pau. Procurei na net e tem bastante relato de galera com Ryzen dando esse problema, espero que ajude.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Atualizei a BIOS da placa mãe aqui, vamos ver se resolve alguma coisa com aquele pau. Procurei na net e tem bastante relato de galera com Ryzen dando esse problema, espero que ajude.
Instalei o kernel custom Xanmod e até então parou de travar após voltar da suspensão, valeu pela dica
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Alguém sabe me dar um help? Manjaro tava funcionando super bem, mas parece que alguma atualização quebrou o boot
135206
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Não sei se foi falado por aqui, mas sou novato do universo Linux e eu gostaria de saber algumas coisinhas:

1) Dá pra se virar sem aqueles tantos de terminais nas distros mais recentes?

2) Vi em algum lugar que a Steam já fornece milhares de jogos nativos de windows. Alguém saberia me dizer se é automático ou se tem que ser o mesmo processo via wine/terminal/uma penca de afazeres...

3) considerando as GPUs Nvidia, o Linux se mostra estável em boa parte dos jogos nativos de Win ou mesmo os nativos?

4) Há emulador CEMU para Linux?

5) Qual distribuição é mais estável e otimizado para jogos?


São só essas perguntas bobas, galera. Espero que me ajudem, porque to perdido demais e é a primeira experiência/contato com um sistema que a princípio se mostrou bem interessante, pra mim.



Um forte abraço pra todos!
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.293
Reações
3.790
Pontos
1.039
Não sei se foi falado por aqui, mas sou novato do universo Linux e eu gostaria de saber algumas coisinhas:

1) Dá pra se virar sem aqueles tantos de terminais nas distros mais recentes?

2) Vi em algum lugar que a Steam já fornece milhares de jogos nativos de windows. Alguém saberia me dizer se é automático ou se tem que ser o mesmo processo via wine/terminal/uma penca de afazeres...

3) considerando as GPUs Nvidia, o Linux se mostra estável em boa parte dos jogos nativos de Win ou mesmo os nativos?

4) Há emulador CEMU para Linux?

5) Qual distribuição é mais estável e otimizado para jogos?


São só essas perguntas bobas, galera. Espero que me ajudem, porque to perdido demais e é a primeira experiência/contato com um sistema que a princípio se mostrou bem interessante, pra mim.



Um forte abraço pra todos!

1- Sim, dá pra se virar. Mas ainda pode precisar copiar e colar um comando ou outro.

2- Sim, é bem prático e fácil rodar esses jogos no Linux. Complementando, o suporte a controles, tanto de Xbox quanto de Playstation, é ótimo também.

3- Sim, funciona bem e é estável, na maioria das distros você nem precisa fazer nada que o sistema já reconhece a ativa o driver da Nvidia após a instalação. O driver da Nvidia é mantido atualizado pelo sistema de update normal do sistema. Dizem que no caso de placas AMD é ainda melhor.

4- Não tenho conhecimento sobre emuladores, mas uma pesquisa rápida no Google parece indicar que sim, é possível usar o CEMU no Linux usando Wine. Porém não sei se é fácil ou se é complicado.

5- Para quem está começando e tem interesse em games, o PopOS 20.04 LTS (que é baseado no Ubuntu 20.04 LTS) é provavelmente o caminho mais fácil. Aqui o link para download da versão que já vem com os drivers da Nvidia :

 
Topo Fundo