O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Pessoal que usa KDE, customizam sua distro usando Latte dock? Meu deus que troço BUGADO! Nunca vi algo tão horrível.
Em contra parte ela ultra customizavel né, da pra por tudo quanto é widget lá dentro que fica bonito.

Mas sei lá, eu tava usando o Pop_OS e tive uma janela aqui no trabalho, acabei formantando meu pc do trampo e coloquei o Kubuntu novamente.
As vezes a liberdade de customização paga um preço também.

To só esperando sair o Elementary 6 para por e ficar nele por um bom tempo.
Eu uso e percebo mais bugs na hora de configurar, esse é um app que vai demorar para sair o 1.0 kkkk

Eu queria que fosse integrado ao KDE assim o pessoal do KDE dava uma lapidada e o desenvolvimento atual continuava a adicionar novas funções

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Eu uso e percebo mais bugs na hora de configurar, esse é um app que vai demorar para sair o 1.0 kkkk

Eu queria que fosse integrado ao KDE assim o pessoal do KDE dava uma lapidada e o desenvolvimento atual continuava a adicionar novas funções

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Meu rice aqui no KDE ficou meio tosco, não curti por causa desse latte, acho que minha customização do pop_os tava mais bonitinha.
Mas agora vai ficar assim por um tempo, cansei de perder tempo agora
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Eu tava na batalha com um dock pro XFCE tbm, usei o plank mas ele me dava uns problemas, tô usando o cairo-dock, ultra customizável mas bugadinho tbm, essa latte eu não instalei depois que vi as 2045 dependencias do Qt
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Não sei vocês, mas a gente faz aquele distro hopping de meses procurando algo e no final voltamos pro que nos faz feliz né?

To quase colocando de novo o Elementary aqui na minha máquina e parar de ficar customizando tudo kkk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
162639

Até que não ficou podre meu KDE, mas não consegui usar aqueles temas redondos globais, todos estão bem bugados aqui, as sombras não ficam redondas.
E tem esse kvantum que faz vários temas ficarem super esquisitos, talvez seja eu quem não saiba ajustar o KDE o suficiente.

Mas eu sou apaixonado demais pelo Elementary.
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Nunca imaginei que fosse me dar bem com o Kubuntu.

Não tenho o bug do pulseaudio que tinha no Kde Neon e o driver da nvidia ficou estável (graças a ajuda do @deraol )


Em termos de customização aconteceu a mesma coisa de quando eu tinha testado antes. Eu não consegui aplicar nenhum tema com blur / transparência.

Instalei o tema Keepin , ícones Oxygen e tela do sddm um tema do white sur.


A única coisa que não funcionou foi o headset bluetooth em modo hsp (com conversação).. Mas já não funcionava no KDE Neon.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Nunca imaginei que fosse me dar bem com o Kubuntu.

Não tenho o bug do pulseaudio que tinha no Kde Neon e o driver da nvidia ficou estável (graças a ajuda do @deraol )


Em termos de customização aconteceu a mesma coisa de quando eu tinha testado antes. Eu não consegui aplicar nenhum tema com blur / transparência.

Instalei o tema Keepin , ícones Oxygen e tela do sddm um tema do white sur.


A única coisa que não funcionou foi o headset bluetooth em modo hsp (com conversação).. Mas já não funcionava no KDE Neon.
To usando Kubuntu também, tá curtindo? Conseguiu customizar bem?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
To usando Kubuntu também, tá curtindo? Conseguiu customizar bem?

Eu não customizo tanto (se comparado ao pessoal por aí). Só aplico um tema global, icones e tela de login..

Ele não ficou do jeito que deveria ter ficado, pois o tema tem uma transparência forte nos menus e ele ficou meio cinza.

Fora isso tá ok.

Eu prezo mais pela estabilidade da distro do que beleza em si. Só o fato de não estar bugando ou crashando pra mim tá ótimo.

Como é a 20.04 LTS vou manter essa instalação até a próxima versão. Se o update for tranquilo nem faço uma instalação limpa.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Eu não customizo tanto (se comparado ao pessoal por aí). Só aplico um tema global, icones e tela de login..

Ele não ficou do jeito que deveria ter ficado, pois o tema tem uma transparência forte nos menus e ele ficou meio cinza.

Fora isso tá ok.

Eu prezo mais pela estabilidade da distro do que beleza em si. Só o fato de não estar bugando ou crashando pra mim tá ótimo.

Como é a 20.04 LTS vou manter essa instalação até a próxima versão. Se o update for tranquilo nem faço uma instalação limpa.
Já que tu usa KDE, tem uns videos tips da turma do KDE ensinando alguns macetes da DE.
Uns são toscos, mas outros me ajudam muito como resize da janela usando CTRL.

 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Agora que vi que o Kubuntu que instalei ontem tá com o Plasma 5.18 e na versão 5.20 mudou coisa pra caramba.
Bá tenho um toque quando uso algo datado rsrs
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Não sei vocês, mas a gente faz aquele distro hopping de meses procurando algo e no final voltamos pro que nos faz feliz né?

To quase colocando de novo o Elementary aqui na minha máquina e parar de ficar customizando tudo kkk
Eu já mantenho o OS "favorito" instalado e quando dá vontade de ver como anda as aternativas testo em máquina virtual.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Plasma atualiza bem rápido, ele cai melhor em distros rolling ou no kde neon.

Dava para adicionar um PPA no Kubuntu e transformar ele no KDE Neon basicamente.

Só que dessa vez não vai rolar, porque o plasma 5.20 pede o QT 5.15 e este talvez só chegue no Kubuntu 21.04.

Aí vc junta isso a notícia que postei acima sobre a versão 5.15 virar comercial...

Deu uma bela desanimada aqui ver isso.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Agora que vi que o Kubuntu que instalei ontem tá com o Plasma 5.18 e na versão 5.20 mudou coisa pra caramba.
Bá tenho um toque quando uso algo datado rsrs
Pra KDE eu recomendo o Neon. Como o Kubuntu funcionou bem aqui com a minha placa da Nvidia eu não vou mexer, mas pra você que quer tudo atualizado eu recomendo o Neon.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Usando o KDE aqui to vendo a diferença de uma DE mais fechadinha tipo Gnome.
Hoje liguei o pc para trabalhar já notei que a latte dock iniciou toda fora da configuração que deixei e as rules que apliquei para as janelas não estão sendo mais aplicadas.
Coloquei para o meu tema não ter bordas nem window titles, mas estão e parece que não querem sair nem com reza brava.

Essas coisinhas bobas, mas que vão deixando o cara puto.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Usando o KDE aqui to vendo a diferença de uma DE mais fechadinha tipo Gnome.
Hoje liguei o pc para trabalhar já notei que a latte dock iniciou toda fora da configuração que deixei e as rules que apliquei para as janelas não estão sendo mais aplicadas.
Coloquei para o meu tema não ter bordas nem window titles, mas estão e parece que não querem sair nem com reza brava.

Essas coisinhas bobas, mas que vão deixando o cara puto.

Às vezes o KDE tem isso. Eu tinha no Neon.

Às vezes os ícones quebram, acontece isso das janelas, etc. Só que no Kubuntu não to tendo isso, tinha no Neon. Não sei por conta das constantes atualizações que tinham no Neon.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.887
Reações
14.493
Pontos
1.013
Fórum HDMI fecha o acesso às especificações públicas e está prejudicando os drivers de GPU de código aberto

Recentemente começou a ficar mais claro por que o suporte FreeSync sobre HDMI não está chegando aos drivers de código aberto, pelo menos não até o momento… Isso decorre devido a decisão do HDMI Forum de impedir o acesso público à especificação HDMI, o que por sua vez está prejudicando os drivers gráficos de código aberto.

Porque isso é ruim?
Com a especificação HDMI não sendo mais pública, mas apenas para “HDMI Adopters” está complicando o suporte do driver GPU de código aberto. Mesmo para aqueles que fazem parte do HDMI Forum, como a AMD, por sua vez, não podem fornecer uma implementação de código aberto de recursos cobertos pela especificação fechada para, por sua vez, abrir potencial e indiretamente aspectos técnicos dela para o público.

O que está sendo feito?
A X.Org Foundation está peticionando ao HDMI Forum para ao menos permitir que algumas informações da especificação HDMI 2.1 sejam divulgadas publicamente para que os drivers gráficos de código aberto sejam viáveis, e possam (legalmente) implementar a funcionalidade.

Alguns dos efeitos colaterais dessa situação é que podemos começar a sofrer com incompatibilidades, ou até mesmo, a completa falta de suporte para determinadas especificações do padrão HDMI devido à limitação do acesso às especificações.

O que podemos fazer?
É sempre complicado quando os usuários na ponta, passam a ser afetados por decisões como essas. Nossa única forma de pressionar é procurando nos manter bem informados e sempre que possível, optarmos por adquirir produtos que sejam compatíveis com padrões abertos.

Neste cenário, uma opção viável ser optar pelo uso do Display Port ao invés do HDMI.

Mais uma coisa pra dificultar a galera do Linux...

Aí o povo recorre ao Windows Jack Sparrow...

Viver honestamente fica difícil hein...

Sei que o suporte a blu ray no Linux é meio complicado...

Sempre que sai um filme novo, no VLC Media Player tem sempre que baixar arquivo de configuração novo pra assistir filme novo.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.887
Reações
14.493
Pontos
1.013
PessoALL é o seguinte. Quero configurar facilmente o meu Gufw para deixar as seguinte portas da rede apenas.
443 > https
80 > http
53 > dns
E de resto fechar tudo. Eu instalei o LAMP aqui também e penso em no futuro remover ele e usar o XAMP e queria saber como permitir apenas algumas portas abertas no LAMP para o apache, php e MariaDB.
Vi um monte de tutorial na internet e como usa terminal e Linux até o Mint e Manjaro não serem para fracos eu nem sei fazer isso(ainda bem que tenho o TimeShift pra defazer as cagadas aqui).

Acho que se fosse no Windows isso seria mais fácil. No MacOS nunca tentei porque usei pouco.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.887
Reações
14.493
Pontos
1.013
Coloque ele para negar tudo e clique em adicionar, colocando a porta que você quer liberar.

GUFW-002.png
GUFW-004.png
E colocando automaticamente ele saberá o que cada porta pra cada função ficará livre?
443 > https
80 > http
53 > dns

Vou ver aqui. Agora vou tentar descobrir como restringir o apache, php mysql pra acessar as portas que eu quero.

Na parte de adicionar nova regra é só mudar o número no local da foto é clicar em adicionar?
 
Ultima Edição:

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.887
Reações
14.493
Pontos
1.013
Sim, essas portas na verdade são reservadas pelo sistema operacional para essa função.

Sim, para adicionar, basta colocar o número que você quer e clicar em adicionar.

Fechei tudo e adicionei as 3 portas e não funcionou. Fiquei sem conectividade com a internet e então tive que abrir tudo. A versão do meu Gufw é bem diferente dessa da foto:

Vi esse tutorial e fiz o que aqui mandou:
Mas quando abro o firewall, ele fica com entrada no vermelho, ou seja, aberta.
 
Ultima Edição:

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.887
Reações
14.493
Pontos
1.013
Na parte de direção, acredito que deveria ser ambos, não apenas entrada.

Eu acho que agora foi. Em direção eu botei ambos e agora minha internet está mais protegida. Veja os Logs:

[11/01/2021 18:54:57] /usr/sbin/ufw allow out from any to any port 53
[11/01/2021 18:54:42] /usr/sbin/ufw allow out from any to any port 80
[11/01/2021 18:54:21] /usr/sbin/ufw allow out from any to any port 443
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Galera,

Me deram outro PC no trampo e a bagaça veio com windows 10. Fui colocar o Debian e ele trava a instalação na hora de reconhcer a rede. O kubuntu instalou de boa, mas depois do boot ele fica preso na tela da linha de comando do grub.

Como eu faço pra arrumar ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Tenta isso:

grub> boot

Se não der certo, pode ser um problema com o bootloader. Você deve inicializar o kernel. Primeiro, use o comando ls, e depois juste os seguintes comandos de acordo com ele.

Bash:
grub> set root=(hd0,1)

grub> linux /vmlinuz-4.4.0-38-generic

grub> initrd /initrd.img-4.4.0-38-generic

grub> boot

Se você não sabe qual é a sua versão do kernel, escreva:

grub> linux /vml e aperte Tab
grub> initrd /in e aperte Tab
Acabou não sendo preciso. Eu mudei uma opção de boot na bios e foi normal.

A BIOS é aquelas modificadas pela empresa fornecedora, então tudo é muito bugado.

O problema agora é que o adaptador de rede não tá funcionando. E é aqueles realtek comum.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Teria que ver o modelo dele para ver se tem algum passo extra para instalação.


lshw -class network
A Ethernet é a RTL811/8168/8411 pci express gigabite

Ainda tem uma wi-fi/bluetooth (que eu tô usando de quebra galho). É a Intel ac-9260


Só que lá na meu trabalho a rede é cabeada.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Tenta reinstalar:

Bash:
sudo rmmod r8169 r8168
sudo apt-get purge r8168-dkms
sudo modprobe r8169

sudo rmmod r8169
sudo apt-get install r8168-dkms
sudo modprobe r8168
Acabou não precisando. Tinha uma opção na bios de controlar o adaptador Ethernet por firmware (é coisa da empresa com certeza).

Desliguei e reconheceu normal.


No Windows 10 a rede funciona lá no trabalho. Aqui não logou porque tá fora do domínio.

Falando nisso, tu sabe como colocar essa máquina dentro do domínio? A autenticação d as contas do AD são pelo kerberos. (Apesar de que dá pra usar fora do domínio também).

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Acabou não precisando. Tinha uma opção na bios de controlar o adaptador Ethernet por firmware (é coisa da empresa com certeza).

Desliguei e reconheceu normal.


No Windows 10 a rede funciona lá no trabalho. Aqui não logou porque tá fora do domínio.

Falando nisso, tu sabe como colocar essa máquina dentro do domínio? A autenticação d as contas do AD são pelo kerberos. (Apesar de que dá pra usar fora do domínio também).

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk

Mas aí você comprou um briga danada colocando Linux nesse hardware aí que a empresa espera que você use as soluções que ela sugere, boa sorte aí pela coragem
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Mas aí você comprou um briga danada colocando Linux nesse hardware aí que a empresa espera que você use as soluções que ela sugere, boa sorte aí pela coragem
Então, na verdade você pode usar (fora windows) qualquer SO dos que a empresa usa (debian, red hat, suse, no caso).

Só que o contrato de suporte só contempla Windows. Se você colocar outro SO não pode abrir chamado pra essa máquina.

Eu uso Linux lá desde 2015.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
770
Pontos
824
Bom dia a todos os amigos.

Como eu luto para poder usar somente linux no meu trabalho....mas ainda fico preso por causa de dois softwares da empresa que somente funcionam no Windows, e não rodam bem pelo Wine.

A unica forma de se livrar do Windows seria usando Virtualbox mesmo para uma maquina virtual Windows ?

Não queria fazer dual boot para não ficar saindo e voltando de sistemas.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.089
Reações
47.668
Pontos
2.009
Bom dia a todos os amigos.

Como eu luto para poder usar somente linux no meu trabalho....mas ainda fico preso por causa de dois softwares da empresa que somente funcionam no Windows, e não rodam bem pelo Wine.

A unica forma de se livrar do Windows seria usando Virtualbox mesmo para uma maquina virtual Windows ?

Não queria fazer dual boot para não ficar saindo e voltando de sistemas.

O Virtmanager tem performance melhor que o Virtualbox. Recomendo experimentar ele.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Bom dia a todos os amigos.

Como eu luto para poder usar somente linux no meu trabalho....mas ainda fico preso por causa de dois softwares da empresa que somente funcionam no Windows, e não rodam bem pelo Wine.

A unica forma de se livrar do Windows seria usando Virtualbox mesmo para uma maquina virtual Windows ?

Não queria fazer dual boot para não ficar saindo e voltando de sistemas.
Qual aplicativo não roda no Wine?

Aqui no trampo também tenho app específico feito somente para Windows, mas instalado o .Net no Wine ele funciona

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
770
Pontos
824
Qual aplicativo não roda no Wine?

Aqui no trampo também tenho app específico feito somente para Windows, mas instalado o .Net no Wine ele funciona

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk

É um sistema ERP da empresa....ele usa banco de dados em MySql....e toda vez que preciso fazer alguma pesquisa rodando pelo wine ele da pau.
 
Topo Fundo