O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

Trendkill

Die Hard
Reações
34.802
Pontos
1.009
Instalei o Manjaro na VM mas achei extremamente lento em reçação aos derivados de ubuntu que já testei em VM. O tamanho da ISO também impressionou..2.9Gb.

Achei o visual feio pra c***lho :klolwtfVou ter trabalho pra deixar do jeito que eu gosto.

Mas vou dar uma chance. Só estou cabreiro em relação à performance.

Eu lembro que cheguei a testar na máquina física o open suse com kde e desisti tamanha lentidão. Espero que o Manjaro não seja assim.

Outra coisa.. Nunca usei rolling release. Ele fica sempre atualizando, nunca muda de versão né? Mas costuma quebrar em algum momento ?

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
41.794
Pontos
654
Instalei o Manjaro na VM mas achei extremamente lento em reçação aos derivados de ubuntu que já testei em VM. O tamanho da ISO também impressionou..2.9Gb.

Achei o visual feio pra c***lho :klolwtfVou ter trabalho pra deixar do jeito que eu gosto.

Mas vou dar uma chance. Só estou cabreiro em relação à performance.

Eu lembro que cheguei a testar na máquina física o open suse com kde e desisti tamanha lentidão. Espero que o Manjaro não seja assim.

Outra coisa.. Nunca usei rolling release. Ele fica sempre atualizando, nunca muda de versão né? Mas costuma quebrar em algum momento ?
Sim, atualização constante.

Quebrar pode quebrar. Eu particularmente nunca sofri com isso enquanto usei, mas é aquela coisa, pra mim quebrar sistema depende muito do usuário.

No fim, só programar o TimeShift para fazer backup diariamente e ficar sossegado.

costa93

Habitué da casa
Reações
294
Pontos
88
Depende muito do teu hardware e da distro, aqui no meu PC o PopOS e Fedora ficam muito masi rápido que o Windows (pena que dão bug). O mint é notavelmente mais lento (acredito que seja o Cinnamon, não parece ter a mesma fluidez das últimas versões do Gnome) porém é infinitamente mais estável que o Windows e os outros citados anteriormente. Aqui o Win direto dava pau com update, não dava pra confiar... Sem contar que as vezes tu queria usar o PC rapidão com pressa e tinha que esperar a boa vontade da máquina ligar depois de atualizar.

O Mint XFCE apesar de ter o look bem simples é o mais veloz de todos, ele não tem animações e firulas, só clicou e abriu. Não sei pq coloquei o com Cinnamon, depois que instalei que me lembrei, mas aí fiquei com preguiça de trocar e não to afim de instalar o XFCE na mão só por isso, o Cinnamon tá rápido o suficiente.
Aqui é o mint xfce no mesmo hardware que o windows 10.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.040
Pontos
729
Tentei instalar várias vezes o Pop_OS! 20.04 no notebook da minha mulher e nada, congela na instalação na parte da extração sempre em 8%.
Desisti, vou por o Mint para ela.

Trendkill

Die Hard
Reações
34.802
Pontos
1.009
Tentei instalar várias vezes o Pop_OS! 20.04 no notebook da minha mulher e nada, congela na instalação na parte da extração sempre em 8%.
Desisti, vou por o Mint para ela.
Aqui isso aconteceu com o Debian 10. muito estranho, a instalação sempre congela na leitura da rede.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.040
Pontos
729
Aqui isso aconteceu com o Debian 10. muito estranho, a instalação sempre congela na leitura da rede.
Muito bizarro isso, sempre na mesma parte, formatei dois usbs diferentes com duas imagens diferentes e o erro persistiu.
Uma pena estava querendo demais usar o Pop também, acho o mint feioso demais, mas o intuito é ser rápido o notebook e não bonito.

Trendkill

Die Hard
Reações
34.802
Pontos
1.009
Muito bizarro isso, sempre na mesma parte, formatei dois usbs diferentes com duas imagens diferentes e o erro persistiu.
Uma pena estava querendo demais usar o Pop também, acho o mint feioso demais, mas o intuito é ser rápido o notebook e não bonito.
Teu note é amd ?

Asteriques

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.870
Pontos
609
Pessoal, tô usando o Mint aqui com um adaptador WI-fi via USB aqui no PC. O problema é que toda vez que ligo ele não conecta na rede, não reconhece nem nada, eu tenho que ir lá atrás, tirar o USB e recolocar pra ele reconhecer e conectar na rede. Alguém sabe como fazer pra ele já iniciar conectado?

Edit: Acabei de verificar que o problema também acontece com o Windows 10

Ultima Edição:

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.040
Pontos
729
Apesar desse lxfce ser bem feio, o Mint 20 virou um foguete nesse pc podre aqui.

É outro computador sem comentários.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

FeDeBe

Bam-bam-bam
Reações
11.198
Pontos
353
Pessoal, tô usando o Mint aqui com um adaptador WI-fi via USB aqui no PC. O problema é que toda vez que ligo ele não conecta na rede, não reconhece nem nada, eu tenho que ir lá atrás, tirar o USB e recolocar pra ele reconhecer e conectar na rede. Alguém sabe como fazer pra ele já iniciar conectado?

Edit: Acabei de verificar que o problema também acontece com o Windows 10
Passo pelo mesmo problema no elementary Os.

Enviado de meu ASUS_Z01HDA usando o Tapatalk

TanebadoX

Saudosista
VIP
Reações
9.295
Pontos
484
Impressionante a versatilidade do XFCE, eu amo isso nele. A versão do Mint com XFCE e Cinnamon não tem praticamente nenhuma diferença visual, se não curtir da pra trocar tudo. Minha DE favorita tem muito tempo. Eu acho essa integração dos menus da janela com a barra lá de cima do Mac muito boa, salva bastante pixel em resolução baixa (meu note é 1366x768, meh). Eu curtia bastante esse esquema no Unity também, não sabia que dava pra fazer no XFCE.

No mais, falando em Mint, uma semana com o PC ligado direto e sem travar e contando, definitivamente é a distro mais estável nesse meu sistema, de longe. Penso em instalar qualquer dia a versão LMDE só pra ver qual a pira, deve ser uma rocha.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.040
Pontos
729
Impressionante a versatilidade do XFCE, eu amo isso nele. A versão do Mint com XFCE e Cinnamon não tem praticamente nenhuma diferença visual, se não curtir da pra trocar tudo. Minha DE favorita tem muito tempo. Eu acho essa integração dos menus da janela com a barra lá de cima do Mac muito boa, salva bastante pixel em resolução baixa (meu note é 1366x768, meh). Eu curtia bastante esse esquema no Unity também, não sabia que dava pra fazer no XFCE.

No mais, falando em Mint, uma semana com o PC ligado direto e sem travar e contando, definitivamente é a distro mais estável nesse meu sistema, de longe. Penso em instalar qualquer dia a versão LMDE só pra ver qual a pira, deve ser uma rocha.
Tá usando a 20 né? To curtindo também.

Trendkill

Die Hard
Reações
34.802
Pontos
1.009
Isso, tá bom d+++++
Essa última versão tá bem redonda.

EDIT: menina dos olhos :kvergonha

Visualizar anexo 139335

Vocês já usaram a versão MATE? Tava lendo que é basicamente um Cinnamon mais leve com melhor compatibilidade com GTK e Qt, ou seja, perfect.
No freebsd eu usava a mate. Ela é leve e lembra meu início no Linux. Gostava muito dela, só tinha que customizar pra tirar o verde, mas era molezinha.

No mint eu só testei a cinamon.

Hoje não me vejo usando nada que não seja kde.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Reações
2.044
Pontos
354
Depois de muitos anos, venho usando novamente Linux como sistema principal no pc. Faziam uns 10 anos que tinha saído do meu slackzão pro windows 7. Ainda vou ficar alternando com o Windows porque lá ta toda minha tralha de música, mas como no ultimo ano eu venho focando no meu jogo e só tenho programado mesmo (os gráficos estão basicamente prontos) então decidi fazer uma partiçãozinha aqui e voltar.

Muita coisa mudou nesses ultimos anos e eu fiquei meio perdido nas primeiras semanas. Acabei ficando com o Ubuntu, porque o Fedora (minha distro favorita pra VMs) ficou a meio pau quando instalei na máquina mesmo. O workflow do Gnome não me agradou muito, principalmente a limitação de cutomização, entao vim pro KDE tem alguns dias e sou uma pessoa feliz (apesar de a qualidade do Gnome ter me impressionado, quando usei os primeiros releases do Gnome 3 aquilo tava um lixo horrível hahaha).

Eu fiz um pouco de distro hopping, testei várias:
  • Ubuntu
  • Fedora
  • Gentoo
  • Arch
  • OpenSuse (instalador não carregou)
  • Elementary
Acabei voltando pro ubuntu porque foi o mais bem acabado deles. Eu ainda vou ter que ocasionalmente voltar pro Windows, mas para desenvolver meu jogo o linuxão é da massa é muito melhor.

E o mais surpreendente: o que eu achava que ia ser um inferno que é minha placa AMD que no passado foi um pesadelo no Linux, agora é mais fácil que a Nvidia. Não precisa fazer nada. :P

Anteontem finalmente tive um tempinho pra personalizar o desktop do jeito que eu gosto:

Omega Frost

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.302
Pontos
709
Pra quem não é fã de SNAP :

A noção de que é possível distribuir software com um controle mais restrito de permissões e reduzindo problemas de compatibilidade é excelente. Digo por mim que não é incomum eu precisar de uma versão atualizada de um pacote ou software, mas ele não estar disponível porque meu sistema já está defasado de um major release e faltar uma ou mais dependências com um minor release de diferença.

A sacada da Canonical é que esse controle sobre o servidor de software é um passo fundamental pra ter o Linux disponível para uma audiência maior, porque convenhamos que muita gente é completamente incapaz de ter a responsabilidade de gerenciar o que deve e o que não deve rodar na própria máquina.

Por outro lado isso vai contra a premissa fundamental do Linux de que o usuário sabe o que está fazendo.

Eu estou meio que cagando e andando pra isso, primeiro porque é apenas um distro e segundo porque as distros baseadas em Ubuntu podem muito bem remover o snap (como o Mint já faz).

Trendkill

Die Hard
Reações
34.802
Pontos
1.009
A noção de que é possível distribuir software com um controle mais restrito de permissões e reduzindo problemas de compatibilidade é excelente. Digo por mim que não é incomum eu precisar de uma versão atualizada de um pacote ou software, mas ele não estar disponível porque meu sistema já está defasado de um major release e faltar uma ou mais dependências com um minor release de diferença.

A sacada da Canonical é que esse controle sobre o servidor de software é um passo fundamental pra ter o Linux disponível para uma audiência maior, porque convenhamos que muita gente é completamente incapaz de ter a responsabilidade de gerenciar o que deve e o que não deve rodar na própria máquina.

Por outro lado isso vai contra a premissa fundamental do Linux de que o usuário sabe o que está fazendo.

Eu estou meio que cagando e andando pra isso, primeiro porque é apenas um distro e segundo porque as distros baseadas em Ubuntu podem muito bem remover o snap (como o Mint já faz).
Eu não ligo tanto em ter a versão mais atualizada, mas ligo pra performance. A ideia do snap é interessante, mas não me atende por isso.

Sem contar que alguns programas em snap são bugados, e aí você instala do repositório e ta tudo normal.

Omega Frost

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.302
Pontos
709
Eu não ligo tanto em ter a versão mais atualizada, mas ligo pra performance. A ideia do snap é interessante, mas não me atende por isso.

Sem contar que alguns programas em snap são bugados, e aí você instala do repositório e ta tudo normal.
Normalmente eu não ligo pra versão atualizada também, mas já aconteceu de eu realmente precisar de uma feature mais nova, especialmente desenvolvendo coisas.

Omega Frost

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.302
Pontos
709
Para isso eu sou muito mais o Flatpak
Concordo e acho que as distros deveriam oferecer a opção de não virem com nenhum software pra usuário instalado via repositório.

Eu até usaria mais no Mint se não desse aquele aperto no peito de ver os layers de dependência que eu já tenho instalado na minha máquina por causa de bloatware.

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Reações
5.263
Pontos
303
Tenho um problema que não sei como resolver, que é a questão da inatividade do computador no linux Mint. As vezes eu preciso ler PDFs (resolver questões), dai, do nada, a tela começar a se esmaecer e bloqueia a máquina, acontecendo mesmo no carregador ou não. Já mexi nas configurações para não desligar na inatividade, mas nada funcionou.

Uso a última versão do Linux Mint.

drm

Veterano
Reações
638
Pontos
119
Tenho um problema que não sei como resolver, que é a questão da inatividade do computador no linux Mint. As vezes eu preciso ler PDFs (resolver questões), dai, do nada, a tela começar a se esmaecer e bloqueia a máquina, acontecendo mesmo no carregador ou não. Já mexi nas configurações para não desligar na inatividade, mas nada funcionou.

Uso a última versão do Linux Mint.
Não sei como é no Mint, mas a configuração de tela ativa costuma estar na parte de gerenciamento de energia.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
41.794
Pontos
654
Noticia boa vindo ae, espero que futuramente teremos isso em outras DE

Não vai ser 3.40 e sim Gnome 40. E assim sucessivamente, 41, 42, 43.

Tem um monte de explicações dos motivos aqui: https://discourse.gnome.org/t/new-gnome-versioning-scheme/4235

Mas basicamente é para resolver problemas de versionamento.

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.561
Pontos
374
Não vai ser 3.40 e sim Gnome 40. E assim sucessivamente, 41, 42, 43.

Tem um monte de explicações dos motivos aqui: https://discourse.gnome.org/t/new-gnome-versioning-scheme/4235

Mas basicamente é para resolver problemas de versionamento.
Mais uma mudança que não curti no Gnome...

Vai ficar igual as versões do Firefox e do Chrome, ninguém vai mais se importar com eles

Pra nós tanto faz, mas o marketing que já é difícil conseguir sair da bolha, fica ainda mais

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk

Azz01

Bam-bam-bam
Reações
3.600
Pontos
303
Ja estava mais do que na hora de termos uma opção de gerenciamento de energia nativa na propria distro pois muitas vezes o TLP/POWERTOP não funcionam legal ou piora o desempenho da bateria

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.561
Pontos
374
Ja estava mais do que na hora de termos uma opção de gerenciamento de energia nativa na propria distro pois muitas vezes o TLP/POWERTOP não funcionam legal ou piora o desempenho da bateria
Isso já existe a eras no KDE

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
41.794
Pontos
654
Deve melhorar muito em breve, porque toda hora sai um notebook com Linux.

O mais recente é a Lenovo, que vai colocar toda sua linha com opção de Fedora e Ubuntu.

Topo Fundo