O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.499
Pontos
729
A instalação direta em uma partição NTFS seria trabalho para o wine...
Mas com esse novo suporte vc vai poder rodar os games já instalados

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Testei ontem aqui Torchlight 3 e RE 3 Remake, ambos travaram na parte da descompressão

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.760
Pontos
374
Testei ontem aqui Torchlight 3 e RE 3 Remake, ambos travaram na parte da descompressão
Sim, o wine não funciona bem para descomprimir, mas depois de instalado com o Windows provavelmente vai ter melhor desempenho com esse novo suporte rodando diretamente de uma partição NTFS

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.499
Pontos
729
Consegui instalar os jogos que deram pau lá da garota malhada, só limitar a 2gb de RAM.
Mas o RE3 Remake não rodou na ultima versão do Proton, agora não sei o que pode ser, vou desencanar de jogar no Linux.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
48.897
Pontos
854
Consegui instalar os jogos que deram pau lá da garota malhada, só limitar a 2gb de RAM.
Mas o RE3 Remake não rodou na ultima versão do Proton, agora não sei o que pode ser, vou desencanar de jogar no Linux.
Pode ser configuração. Olhando no ProtonDB, parece que tem que rodar o jogo em DX11 e não o DX12 que é o padrão.

re3_config.ini

Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Reações
7.879
Pontos
303
Estou pesquisando aqui como configurar a m**** BT xing ling, passando raiva já, parece que só recompilando o kernel modificado.

Vi alguns dizendo que depois do 5.7 já tinham aplicado o fix, mas aqui na 5.9.1 e nada.

O ideal seria alguém fazer um vídeo.

Rodei esse script e nada, o cara largou de mão.

Trendkill

Die Hard
Reações
35.891
Pontos
1.009
Estou pesquisando aqui como configurar a m**** BT xing ling, passando raiva já, parece que só recompilando o kernel modificado.

Vi alguns dizendo que depois do 5.7 já tinham aplicado o fix, mas aqui na 5.9.1 e nada.

O ideal seria alguém fazer um vídeo.

Rodei esse script e nada, o cara largou de mão.

Bluetooth ?

Qual a placa ?

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Reações
7.879
Pontos
303
Bluetooth ?

Qual a placa ?

Não entendi a parte da placa.

Bluetooth é esse aqui ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode).

Pelo que li os Chinas modificam os parâmetros pra esconder a procedência e evitar algum processo, li até que tem código malicioso nessa m**** por isso é blacklisted do Kernel.

Trendkill

Die Hard
Reações
35.891
Pontos
1.009
Não entendi a parte da placa.

Bluetooth é esse aqui ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode).

Pelo que li os Chinas modificam os parâmetros pra esconder a procedência e evitar algum processo, li até que tem código malicioso nessa m**** por isso é blacklisted do Kernel.
Perguntei se era placa tipo PCI ou esses dongle USB.

Tem que ver se o driver está carregando.

Da uma olhada no site do fabricante também, pq as vezes tem o driver.

Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Reações
7.879
Pontos
303
Perguntei se era placa tipo PCI ou esses dongle USB.

Tem que ver se o driver está carregando.

Da uma olhada no site do fabricante também, pq as vezes tem o driver.

Não tem driver para linux não, o driver para Windows é de 2004, é bem lixo o dongle, é aquele mais barato do ML.

Trendkill

Die Hard
Reações
35.891
Pontos
1.009
Não tem driver para linux não, o driver para Windows é de 2004, é bem lixo o dongle, é aquele mais barato do ML.
Saquei.

Eu já vi esses dongles antigos funcionarem bem no Linux. Até estranhei e achei que fosse PCI.

Porque as PCI tem isso de funcionar em kernel específico pra frente.

Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Reações
7.879
Pontos
303
Saquei.

Eu já vi esses dongles antigos funcionarem bem no Linux. Até estranhei e achei que fosse PCI.

Porque as PCI tem isso de funcionar em kernel específico pra frente.

Na verdade os chips são ofuscados, todos tem o mesmo ID, mas são diferente, tem alguma coisa a ver com os direitos de uso vagabundo demais essa m****.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
48.897
Pontos
854
Bom, melhor arrumar outro do que quebrar a cabeça com algo assim.

Um dongle bluetooth custa entre 30 e 50 reais. Eu tinha um da Oricon e funcionava perfeitamente. Ele pareava meu fone de ouvido melhor que o Windows (que sempre o esquecia).

Só não sei aonde ele foi parar, o dongle era minúsculo. :klol

Trendkill

Die Hard
Reações
35.891
Pontos
1.009
Bom, melhor arrumar outro do que quebrar a cabeça com algo assim.

Um dongle bluetooth custa entre 30 e 50 reais. Eu tinha um da Oricon e funcionava perfeitamente. Ele pareava meu fone de ouvido melhor que o Windows (que sempre o esquecia).

Só não sei aonde ele foi parar, o dongle era minúsculo. :klol
O meu dongle as vezes cortava o som do fone de ouvido, mas era um dongle de 2005..

Troquei pela intel ax200 e tá bom demais aqui.

Trendkill

Die Hard
Reações
35.891
Pontos
1.009
O sua placa é aquela Fenvi? Acho que vou pegar uma paquinha dessas, plugou e funciona?
É a fenvi Intel ax200. Ela funcionou bem na minha distro (kde neon com kernel 5.4).

O único detalhe é que ela vem um cabo pra vc plugar a conexão do bluetooth na placa mãe e eu tinha esquecido de fazer isso.

biglinux

Bam-bam-bam
Reações
4.297
Pontos
334
Só passando pra dizer que tô felizão, após quebrar um pouco a cabeça (por ainda não manjar os paranauês), consegui instalar MTG Arena no meu Linux Mint via PlayOnLinux. :kpaixao
Sugestão: Passar a usar o Lutris no lugar do PlayOnLinux

FeDeBe

Bam-bam-bam
Reações
12.162
Pontos
353
Sugestão: Passar a usar o Lutris no lugar do PlayOnLinux
Não consegui instalar com o Lutris. Aliás, até instalou mas não rodou por falta de DirectX 11 e Aceleração 3D, coisa que não consegui configurar na mão no Wine e o PlayOnLinux fez tudo sozinho.

eth0

Veterano
Reações
909
Pontos
143
Galera, descobri no site de CS russo uma comunidade que pesquisa a instalação e execução de jogos ronaldeados no Linux, eles elaboram packs fechados com todo os scripts e releases de wine/proton mais estáveis para rodar os jogos, quem quiser os links me manda DM!
Abraços.

Rodrigo Rodfer

Supra-sumo
Reações
517
Pontos
154
Aguardando meu Nitro 5 chegar.....ele vem com SSD 512Gb NVME M2....e tem um segundo slot....onde vou instalar um M2 Nvme de 250Gb que tenho aqui para usar Linux....vamos ver se funciona tudo no Linux....deve funcionar já que o note vem com o Endless OS

FeDeBe

Bam-bam-bam
Reações
12.162
Pontos
353
Aguardando meu Nitro 5 chegar.....ele vem com SSD 512Gb NVME M2....e tem um segundo slot....onde vou instalar um M2 Nvme de 250Gb que tenho aqui para usar Linux....vamos ver se funciona tudo no Linux....deve funcionar já que o note vem com o Endless OS
Certamente vai funcionar numa boa.

Rodrigo Rodfer

Supra-sumo
Reações
517
Pontos
154
Ah sim, esse não é pra quem precisa de muita mobilidade, ele tem tela de 17".
É mais pra usar em casa ou trabalho e quando viajar levar ele...
Pra carregar todo dia de lá pra cá fica complicado.
Acabei pegando ele mesmo...com os cashbacks da vida....ficou em R$ 4200.

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.760
Pontos
374
Eu tenho um igual
Você só vai ter que mudar o modo sata para AHCI caso contrário o Linux não reconhece os dois nvme
Na gringa tem um modelo com gpu amd eu queria esse, Linux com NVIDIA nunca é 100%

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
48.897
Pontos
854
Vi isso no Reddit e achei interessante repassar:

Slackware - Slack, implica espaço pessoal e liberdade, independência e capacidade de pensamento original

Debian - Deb (ra) e Ian, que fundou o projeto (Debra era a namorada dele).

Ubuntu - algo sobre compartilhar e conectar a humanidade, uma tradução mais exata seria ‘humanidade para os outros’ ou ‘Eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos’.

Fedora Red Hat - é um chapéu, agora que vai bem com Red Hat, o fundador usou um chapéu lacrosse vermelho enquanto estava na universidade (também fedora significa “presente de Deus”, mas isso não tem nada a ver com escolher o nome para a distribuição)

750×1000

CentOS - Community Enterprise Operating System

Gentoo - é um pinguim, O pinguim mais rápido, (veja o logotipo do pinguim do Linux), originalmente chamado Enoch Linux em homenagem a uma figura bíblica que viveu por 365 anos

Manjaro - Kilimanjaro, a montanha que o fundador de Manjaro escalou

1300×850

SUSE - Software-und System-Entwicklung, alemão para Software e Desenvolvimento de Sistemas

Mandrake - a julgar pelo logotipo, isso pode estar relacionado ao Mandrake, o mágico

1025×1529

Mandriva - uma combinação de dois nomes de empresas, MandrakeSoft e Conectiva

Kali - originalmente, foi projetado com foco na auditoria do kernel, de onde recebeu o nome Kernel Auditing LInux

Zorin - é o sobrenome dos irmãos que o criaram, também Zorin em sânscrito é / era um nome dado a meninos que significa forte ou poderoso

Deepin - nome de uma empresa chinesa, significado provável: inflamado, esclarecedor, emocionante

Bodhi - o estado de iluminação alcançado por um budista que praticou o Caminho Óctuplo e alcançou a salvação

Devuan - (De) bian + VUAn (administradores veteranos do Unix)

Knoppix - tem o nome do desenvolvedor Klaus Knopper, também Adriane KNOPPIX “subversion” que possui um leitor de tela para cegos, que leva o nome de sua esposa que é cega

MX Linux - O nome vem da combinação de (M) epis Linux (o nome da empresa não tem nenhum significado particular) e anti (X) Linux, ambos baseados nas distribuições MEPIS mais antigas.

Arch - o criador gostou do significado da palavra para “o principal, o melhor”, como em “arquiinimigo”[arch-enemy]

siduction - uma combinação de sid (sim, é Sid de Toy Story), codinome para o branch instável do Debian e a palavra seduction [sedução] (depois de ler sobre isso, siduction soa como uma versão melhorada de sid)

PopOS - é um sistema operacional e foi feito para ser popular, essa é uma versão, outra sendo sobre a interface visual que está “aparecendo” (ambas as suposições, não consigo encontrar nada oficial)

Void - o nome vem de sua falta de pacotes e de um líder de projeto (trocadilho intencional) - Void vem do C literal “vazio”, o nome foi escolhido aleatoriamente e não tem um significado mais profundo

Feren OS - “Eu honestamente peguei Heron e botei uma palavra que rima com isso.” - dito pelo desenvolvedor do sistema operacional

NixOS - niks é holandês para nada, foi convertido para nix em inglês, prefixo SO adicionado mais tarde

GNU - significa “GNU não é Unix” [GNU is not Unix]

Alpine - originalmente significava A Linux Powered Integrated Network Engine

Mint - disse o desenvolvedor: Mint é fria, é curta, é fresca, é fácil de digitar e lembrar e em inglês significa até “cool”, “good condition”, “perfect” + também sua bebida não alcoólica favorita, cheiro e sabor

700×1057

Bedrock Linux - sinônimo de base, fundação sobre a qual partes de outras distros são colocadas (outros nomes propostos foram Foundation, Frame e Scaffolding)

Mageia - (Mandriva antigo), o termo grego mageía (μαγεία) significa encantamento, fascinação, glamour, magia

Ututo - depois de um pequeno lagarto argentino relacionado às lagartixas, este foi o primeiro sistema operacional GNU / Linux totalmente livre reconhecido pelo projeto GNU

Android - assim chamado porque um dos fundadores, Andy Rubin, que gostava de robôs e foi apelidado de Android enquanto trabalhava na Apple

Artix - do FAQ oficial: É complicado. Mas “The Art of Linux” soa bem.

DSL - Damn Small Linux assim chamado por causa de seu tamanho, o iso tendo pouco menos de 51 MB

Garuda - nome indígena que significa “carregando grandes fardos”, “o pássaro sagrado que carrega Vishnu” e “águia celestial”

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.760
Pontos
374
Conhecia quase todos
Nessas horas dou conta de o quanto estou velho, comecei a usar linux no Conectiva e lembro bem de ter compilado várias vezes o driver do modem discado de 56k, foi ai que descobrir que os discadores dos provedores não eram necessários em nenhum sistema

Sir Bovino Gadoso

Bam-bam-bam
Reações
7.879
Pontos
303
Galera, descobri no site de CS russo uma comunidade que pesquisa a instalação e execução de jogos ronaldeados no Linux, eles elaboram packs fechados com todo os scripts e releases de wine/proton mais estáveis para rodar os jogos, quem quiser os links me manda DM!
Abraços.
Toma cuidado com isso aí cara rs

Linux "não tem" anti vírus.

Mas fiquei curioso, me passa o link.

eth0

Veterano
Reações
909
Pontos
143
Toma cuidado com isso aí cara rs

Linux "não tem" anti vírus.

Mas fiquei curioso, me passa o link.
É tranquilo, todas as ferramentas que eles usam e scripts que eles elaboram são open-source, então é só ler direitinho tudo que eles fazem. A grande maioria é só chamando a versão certa do wine pra rodar os executáveis do release. Vou te mandar DM.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.499
Pontos
729
Tô com uma vontade de instalar um windows manager.

Peguei um dotfiles no Github lindasso demais put* m****.

Mas o pop tá redondo demais.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.499
Pontos
729
Eu tenho um igual
Você só vai ter que mudar o modo sata para AHCI caso contrário o Linux não reconhece os dois nvme
Na gringa tem um modelo com gpu amd eu queria esse, Linux com NVIDIA nunca é 100%

Instala o Pop Os, todos os problemas que eu tive com driver geforce acabaram

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Topo Fundo