O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.114
Reações
47.782
Pontos
2.009
Desculpa a demora....

O sistema instala...o problema é quando vc tenta fazer uma pesquisa....não faz de maneira alguma ....

E o visual do sistema fica meio ruim....quando vc troca de tela as vezes....deforma....e não volta ao normal...só saindo do sistema
Se tua máquina aguenta rodar uma VM usa o Quemu ou Virtualbox e roda ele virtualizado.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.304
Reações
774
Pontos
824
Se tua máquina aguenta rodar uma VM usa o Quemu ou Virtualbox e roda ele virtualizado.



Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk

Problema é instalar o Windows 10 virtualizado....acho que fica muito pesado.

Configuração Notebook: Lenovo Ideapad I5 1035G1 - 8Gb - SSD Nvme 256Gb
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.114
Reações
47.782
Pontos
2.009
Problema é instalar o Windows 10 virtualizado....acho que fica muito pesado.

Configuração Notebook: Lenovo Ideapad I5 1035G1 - 8Gb - SSD Nvme 256Gb

Aqui eu rodo em um ryzen3600 com 32gb de ram e leva de boa.

Tu pode testar essas versões do windows lite. Eu coloquei em um computador tranqueira de uma conhecida, era esses intel atom. Rodou de boa.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.304
Reações
774
Pontos
824
Aqui eu rodo em um ryzen3600 com 32gb de ram e leva de boa.

Tu pode testar essas versões do windows lite. Eu coloquei em um computador tranqueira de uma conhecida, era esses intel atom. Rodou de boa.

Acho que vou fazer um teste....e que distro me indicaria para usar no dia a dia no trabalho nessa maquina ?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Desculpa a demora....

O sistema instala...o problema é quando vc tenta fazer uma pesquisa....não faz de maneira alguma ....

E o visual do sistema fica meio ruim....quando vc troca de tela as vezes....deforma....e não volta ao normal...só saindo do sistema
Teria que iniciar o aplicativo pelo terminal e ver qual erro acontece durante a busca

É possível que só esteja faltando alguma coisa

E o visual dos aplicativos pelo wine em sua maioria é feinho mesmo, mas se for só um problema com fontes se resolve fácil instalando todas do Windows



Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.304
Reações
774
Pontos
824
Teria que iniciar o aplicativo pelo terminal e ver qual erro acontece durante a busca

É possível que só esteja faltando alguma coisa

E o visual dos aplicativos pelo wine em sua maioria é feinho mesmo, mas se for só um problema com fontes se resolve fácil instalando todas do Windows



Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk

teria uma indicação de distro que seria boa nessa migração ?

Aqui na empresa uso uma multifuncional Brother....e pelo que vi ela tem drives para .DEB
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
teria uma indicação de distro que seria boa nessa migração ?

Aqui na empresa uso uma multifuncional Brother....e pelo que vi ela tem drives para .DEB
Eu recomendo o Ubuntu para iniciantes, como vc mesmo falou tem .deb de muita coisa por aí

Mas no caso do Wine não tem diferença nenhuma de distro para distro

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.304
Reações
774
Pontos
824
Eu recomendo o Ubuntu para iniciantes, como vc mesmo falou tem .deb de muita coisa por aí

Mas no caso do Wine não tem diferença nenhuma de distro para distro

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk

Ubuntu mesmo com Gbnome....ou alguma variante...Pop OS....Mint......
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
Problema é instalar o Windows 10 virtualizado....acho que fica muito pesado.

Configuração Notebook: Lenovo Ideapad I5 1035G1 - 8Gb - SSD Nvme 256Gb
Eu uso Windows 10 numa VM tranquilo num i5 3320m, 2C/4T.

Esse teu processador é ótimo pra virtualização. Coloca 2C/4T pro Windows e 4GB de Ram que roda tranquilo.

Com 16gb de RAM ficaria perfeito, Windows 10 roda mais suave com 6gb pra cima.

Outro dia eu estava testando MacOS virtualizado nesse meu PC e ficou usável, só não consegui resolver a resolução, que sempre ficava maior que a do monitor.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Voces testaram esse Fedora 34? Coloquei numa partição aqui que uso pra brincar e achei animal, nossa. Ficou muito legal esse Gnome novo. Pena que todos os Kernels acima do 5.3 dão bug de travar a máquina quando volta da suspensão, acho que é incompatibilidade com minha placa mãe mesmo, não é possível. To quase deixando o kernel LTS 4.15 antigão que vai até 2023, esse ficava de boa.

Já pulei muito de galho em galho, agora vou ficar no pop 20.10
Pra não me estressar com esse window title gigante eu uso a opção de esconder nativa do pop.

essa title gigante é um lixo mesmo, adwaita padrão também fica assim. Eu usava aquele tema prof gnome se não me engano, ficava bem fininha a barra e não bugava o tema.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.551
Pontos
1.013
Fica não, dá de boa, essa CPU é mais fortinha que meu i7 4770 e eu conseguia virtualizar o Windows tranquilamente.

Já testei uma vez para abrir o AutoCAD.

Existe uma solução Chamada Winapps, que virtualiza o Windows, mas roda ele em background, com menos uso de recursos e transforma o app em "nativo" de Linux.


Tomara que isso resolva mesmo, já que o Wine não tem essa compatibilidade toda.
Espero que no futuro o WinApps suporte o XFCE e o MATE.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Tenho usado a distro Pop!_OS com aquela interface que imita o I3W, a distro é muito bem otimizada pro pessoal que tem placa de vídeo Nvidia, realmente incrível.

Resolvi usar essa interface "tilling window" (imitação do I3W) como um teste e acabei ficando com ela, como 2 monitores e sendo um deles super wide o aproveitamento de tela é absurdo de mais. Estou encontrando alguns poucos bugs nessa interface mas nada que me faça desistir ainda.

Eu no to sentindo engasgos mas acredito que essa distro não deve rodar muito bem em computadores mais humildes.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.304
Reações
774
Pontos
824
Sim, porque primeiramente o choque de interface é menor, visto que o Mint tem uma interface igual ao do Windows.

Segundo que eles têm diversos processos automatizados e tem interface pra quase tudo. Você basicamente quase não usa a linha de comando.

É um sistema bem polido e fácil de usar, acho ele excelente para transição e até pra ficar nela mesmo.

Já o Ubuntu é muito cru, à vezes, até quem é mais experiente, fica um pouco perdido com algumas coisas estranhas que ocorriam no Ubuntu. Por exemplo, foi a única distro que usei que se comportava estranho no meu hardware, com pequenos travamentos e lentidão. Aí eu testei um Pop OS, Mint e Elementary, que usam base Ubuntu e nada disso ocorria. Bizarro.

Outra coisa que preciso achar é uma ISO daqueles Light do Windows ….só para rodar esse aplicativo da empresa no Virtualbox….mas preciso testar tb a dica que o amigo deu acima de usar o WinApps.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.551
Pontos
1.013
O meu computador com a antena wifi plugada travou o XFCE. Encerrei a sessão com ctrl+alt+backspace e quando fiz login de novo a rede nem apareceu. Mandei o pc reiniciar e ele pelo que entendi aqui tentou encerrar o processo do wifi e nada o computador já tinha encerrado todos os processos e ele entrou em loop pra tentar matar o processo do wifi então apertei ctrl+printscr+b e reiniciei e então o PC nem queria passar do P.O.S.T. Apertei o reset e nada dele sair do post e quando tirei a antena wifi da USB o Linux conseguiu dar boot. Tem alguma coisa errada com esse wifi.

Fiz o comando dmesg e apareceu um monte de coisa e só poucas coisas apareceu identificando.

Estou usando o computador via cabo de rede.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Elementary 6 sai para beta publico e ninguem fala nada? To chatiado com vocês viu.

Vou testar aqui, peguei um notebook 12 pol velho velho, um Samsung i3 2GB de RAM e 32 de HD soldado + 500GB HDD.
Mas muito leve e ótimo pra eu levar pra sede do meu trabalho em reunião e se precisar ajustar algo lá via remoto do meu pc em casa.

Tô em duvida qual distro usar ali, tem que ser uma modesta, to pensando em por o Mint mais seco possível, não sei.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Elementary 6 sai para beta publico e ninguem fala nada? To chatiado com vocês viu.

Vou testar aqui, peguei um notebook 12 pol velho velho, um Samsung i3 2GB de RAM e 32 de HD soldado + 500GB HDD.
Mas muito leve e ótimo pra eu levar pra sede do meu trabalho em reunião e se precisar ajustar algo lá via remoto do meu pc em casa.

Tô em duvida qual distro usar ali, tem que ser uma modesta, to pensando em por o Mint mais seco possível, não sei.

2gb de ram vai forçar um pouco não?
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
O meu computador com a antena wifi plugada travou o XFCE. Encerrei a sessão com ctrl+alt+backspace e quando fiz login de novo a rede nem apareceu. Mandei o pc reiniciar e ele pelo que entendi aqui tentou encerrar o processo do wifi e nada o computador já tinha encerrado todos os processos e ele entrou em loop pra tentar matar o processo do wifi então apertei ctrl+printscr+b e reiniciei e então o PC nem queria passar do P.O.S.T. Apertei o reset e nada dele sair do post e quando tirei a antena wifi da USB o Linux conseguiu dar boot. Tem alguma coisa errada com esse wifi.

Fiz o comando dmesg e apareceu um monte de coisa e só poucas coisas apareceu identificando.

Estou usando o computador via cabo de rede.
se te console meu windows 10 ta assim
inicializa e fica sem rede nenhuma
preciso reiniciar 3 vezes para voltar a ter rede
isto quando não trava na tela de reinicializar
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.700
Reações
27.028
Pontos
1.053
Elementary 6 sai para beta publico e ninguem fala nada? To chatiado com vocês viu.

Vou testar aqui, peguei um notebook 12 pol velho velho, um Samsung i3 2GB de RAM e 32 de HD soldado + 500GB HDD.
Mas muito leve e ótimo pra eu levar pra sede do meu trabalho em reunião e se precisar ajustar algo lá via remoto do meu pc em casa.

Tô em duvida qual distro usar ali, tem que ser uma modesta, to pensando em por o Mint mais seco possível, não sei.
2Gb de ram?

Mint mate seria uma boa.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
O meu computador com a antena wifi plugada travou o XFCE. Encerrei a sessão com ctrl+alt+backspace e quando fiz login de novo a rede nem apareceu. Mandei o pc reiniciar e ele pelo que entendi aqui tentou encerrar o processo do wifi e nada o computador já tinha encerrado todos os processos e ele entrou em loop pra tentar matar o processo do wifi então apertei ctrl+printscr+b e reiniciei e então o PC nem queria passar do P.O.S.T. Apertei o reset e nada dele sair do post e quando tirei a antena wifi da USB o Linux conseguiu dar boot. Tem alguma coisa errada com esse wifi.

Fiz o comando dmesg e apareceu um monte de coisa e só poucas coisas apareceu identificando.

Estou usando o computador via cabo de rede.
Eu tinha um dongle wi-fi USB com esse problema, mas era só tirar e recolocar na porta que pegava a conexão.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.304
Reações
774
Pontos
824
Teria que iniciar o aplicativo pelo terminal e ver qual erro acontece durante a busca

É possível que só esteja faltando alguma coisa

E o visual dos aplicativos pelo wine em sua maioria é feinho mesmo, mas se for só um problema com fontes se resolve fácil instalando todas do Windows



Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk

Existe um pacote de fontes hoje em dia maior do que aquele mscorefonts que sempre tem disponível no repositório das distros ?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Existe um pacote de fontes hoje em dia maior do que aquele mscorefonts que sempre tem disponível no repositório das distros ?

Voce pode instalar todas copiando para pasta /usr/share/fonts/
O Linux tem suporte as fonts .ttf usadas pelo Windows, elas só não vem por padrão por causa da licença
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.341
Pontos
753
Voce pode instalar todas copiando para pasta /usr/share/fonts/
O Linux tem suporte as fonts .ttf usadas pelo Windows, elas só não vem por padrão por causa da licença
Uma outra forma é criar uma pasta .fonts na raiz da home e jogar as fontes lá, porém desse modo as fontes ficam disponíveis somente para o user dono da home.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Amigos, tem uma coisa que me incomoda tem tempos no Nautilus mas sempre esqueço de ir atrás procurar se tem jeito de mudar. Tem como eu setar um tipo de visualização específico pra cada pasta? Por exemplo, eu sempre uso visualização em lista pra todo tipo de arquivo, mas quando abro uma pasta de imagens queria que ficassem em formato de ícones thumbnail. Eu sei que se apertar espaço aparece uma prévia mas não é prático. Tem algum plugin que faça isso? Não queria trocar de gerenciador de arquivos pq o gnome fica bem integrado com o nautilus.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Passando aqui para recomendar o pop os com a interface cosmic, cara a system76 vai acerta muito com esse fork do gnome, o gnome 40 tá muito zoado, a primeira vez que usei achei legal, mas depois percebi que piorou muito para desktop.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Passando aqui para recomendar o pop os com a interface cosmic, cara a system76 vai acerta muito com esse fork do gnome, o gnome 40 tá muito zoado, a primeira vez que usei achei legal, mas depois percebi que piorou muito para desktop.
Cuidado a ultima vez que falei mal do Gnome aqui o povo não gostou muito kkkk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Passando aqui para recomendar o pop os com a interface cosmic, cara a system76 vai acerta muito com esse fork do gnome, o gnome 40 tá muito zoado, a primeira vez que usei achei legal, mas depois percebi que piorou muito para desktop.
Depois de quase 1 ano usando só o xubuntu (XFCE), batei saudades do GNOME mas não tava querendo voltar pro Ubuntu e instalei o POP!_OS. To a uns 2 meses já, usando aquela modo de janelas que ficam se adaptando sozinhas tipo o I3W e to curtindo bastante.

Acho que não é uma interface muito boa pra computadores mais humildes, mas qualquer máquina de mediana pra cima roda bem.
 

OrbitusX

Habitué da casa
Mensagens
28
Reações
42
Pontos
83
Sempre preferi utilizar Linux, nao muito pela parte visual, mas sim pelo facilidade para quem trabalha na area de Engenharia de Software, infelizmente no cliente atual so posso utilizar Windows 10 para acessar a VPN dos caras, ai montei o combo com o WSL 2 e posso dizer que fiquei bem satisfeito, ainda nao eh a mesma coisa que utilizar um linux nativo, mas para o meu caso esta suprindo muito bem, bem melhor se comparado ao resto do meu time que ficam subindo VM Linux(nossos sistemas sao feitos para rodar em ambientes linux). estou com expectativas altas para essa integracao, porem se pudesse escolher ainda iria de Linux nativo.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Coloquei o Fedora Silverblue pela primeira vez aqui, vou passar um tempo com ele, acho que estou virando um distro hopping, nunca uma distro me agrada em tudo, vou acabar em um Macbook pra aliviar esse sofrimento.
 
Ultima Edição:

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Depois de quase 1 ano usando só o xubuntu (XFCE), batei saudades do GNOME mas não tava querendo voltar pro Ubuntu e instalei o POP!_OS. To a uns 2 meses já, usando aquela modo de janelas que ficam se adaptando sozinhas tipo o I3W e to curtindo bastante.

Acho que não é uma interface muito boa pra computadores mais humildes, mas qualquer máquina de mediana pra cima roda bem.

Faz upgrade para a versão cosmic que saí já daqui dois meses, vai ficar muito bom.

Só que tem coisas que não gosto de distro baseada em debian que me faz ficar louco pra correr pro Fedora, eu curto pacotes bleeding edge, fluidez do Wayland, Pipewire...

Tava tendo pau com com headset bluetooth, e o Fedora corrigiu recetemente com o kernel mais recente, aí não teve jeito, muito irritante o protocolo mudando de audio do nada.

Fedora é o que tem de melhor para PCs mais novos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo