O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
É totalmente possivel instalar a ultima versão do Wine no Debian, então a maior diferença fica em quem esta utilizando

Certamente é, o Krone4k tem um repositório com várias versões já compiladas. O Wine é um pedaço de software maravilhoso inclusive, só precisa de glibc e mais meia dúzia bibliotecas em praticamente qualquer versão. Contudo, para jogos, sempre é indicado o pacote mesa mais atualizado, que é o 21.1.1, porém o Debian só tem o 18.3.6 nos repos estáveis, enquanto os drivers da nvidia estão em 465.31 mas no Debian só tem o 418.181. Ou seja, concordo que não tenha mesmo pra quê usar o Debian se você quer realmente jogar em alta performance.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.887
Reações
14.491
Pontos
1.013
É totalmente possivel instalar a ultima versão do Wine no Debian, então a maior diferença fica em quem esta utilizando
Mas o Kernel do Debian é antigo também. E usar repositórios Testing e Unstable não é recomendável pra quem não manja de GNU/Linux.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Amigos, vocês já testaram o EndlessOS? Tô pensando em instalar em um notebook antigo pros meus velhos, tá atualmente rodando o Mint mas queria algo com manutenção praticamente nula, o Mint ainda tenho que entrar as vezes no teamviewer resolver uns ocasionais BOs, mas pelo menos tá desde 2018 ou antes sem formatar, uma maravilha. Antes tava com o Lubuntu 15 ou 14 alguma coisa mas nem atualizava mais o bicho, tive que colocar um LTS lá. Logo vai expirar a data de suporte e vou ter que instalar outro sistema.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Mas o Kernel do Debian é antigo também. E usar repositórios Testing e Unstable não é recomendável pra quem não manja de GNU/Linux.
Pior que isso, as vezes neles a instalação "quebra" com um update e é um parto consertar...

Aí na prática é melhor usar alguma distro baseada no debian unstable, já que ao menos verifica se algum update quebra o sistema.

Eu gostava do LMDE, mas infelizmente passaram a usar a versão estável do debian como base (justamente por dar problemas e a dificuldade de manter).
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
770
Pontos
824
Bom dia amigos.


Hoje em dia....distros linux ainda tem problema como gastar mais bateria de note....ou esquentar mais o mesmo ?

Tenho um note Lenovo Ideapad e graças a migração do software da empresa...não preciso mais ter Windows instalado na minha maquina.

Hoje eu utilizo um Ideapad S145 - I5 1035G1 - 8Gb Ram - SSD Nvme 256Gb


Só vou acessar o sistema utilização conexão RDP - Pacote Office (documentos e planilhas simples) - Navegação Internet


O que recomendariam para essa máquina ?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.650
Reações
26.768
Pontos
1.053
Bom dia amigos.


Hoje em dia....distros linux ainda tem problema como gastar mais bateria de note....ou esquentar mais o mesmo ?

Tenho um note Lenovo Ideapad e graças a migração do software da empresa...não preciso mais ter Windows instalado na minha maquina.

Hoje eu utilizo um Ideapad S145 - I5 1035G1 - 8Gb Ram - SSD Nvme 256Gb


Só vou acessar o sistema utilização conexão RDP - Pacote Office (documentos e planilhas simples) - Navegação Internet


O que recomendariam para essa máquina ?
Eu uso Linux Mint num note de 2012 cuja bateria não está mais100% (LG 460s I3 terceira gen + 8GB de ram e SSD 240) e a bateria dura pelo menos 4 horas de navegação, vídeo no YouTube e algumas planilhas durante o dia.

Pelo menos uma hora a mais que durava com Windows 10.
 


Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
O pessoal qual a melhor forma de clonar um linux? Quero trocar de SSD aqui e não to afim de reinstalar tudo novamente.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Bom dia amigos.


Hoje em dia....distros linux ainda tem problema como gastar mais bateria de note....ou esquentar mais o mesmo ?

Tenho um note Lenovo Ideapad e graças a migração do software da empresa...não preciso mais ter Windows instalado na minha maquina.

Hoje eu utilizo um Ideapad S145 - I5 1035G1 - 8Gb Ram - SSD Nvme 256Gb


Só vou acessar o sistema utilização conexão RDP - Pacote Office (documentos e planilhas simples) - Navegação Internet


O que recomendariam para essa máquina ?
Notebook da minha esposa lá de 2014, bateria zuadissima, ainda aguenta umas boas 2h 30m - 3h.

Faz o teste com esse comando: upower -i /org/freedesktop/UPower/devices/battery_BAT0

Aqui a bateria já tá com 47% da capacidade, acredito que seja a vida dela.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.522
Reações
43.032
Pontos
1.453
gosto do linux, mas tem jogos e programas que gosto de jogar e só funciona no windows, já usei linux algumas vezes , é bom (mint), mas ficar sem paladins ou magic arena não da, gosto muito deste jogos, se um dia o linux rodas eles ou passar a rodar todos aplicativos do windows sem problemas, eu mudo de windows para linux na hora
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.508
Reações
18.547
Pontos
503
gosto do linux, mas tem jogos e programas que gosto de jogar e só funciona no windows, já usei linux algumas vezes , é bom (mint), mas ficar sem paladins ou magic arena não da, gosto muito deste jogos, se um dia o linux rodas eles ou passar a rodar todos aplicativos do windows sem problemas, eu mudo de windows para linux na hora
Esses dois jogos tem na Steam? se sim, tem aquele esquema de rodar o emulador da steam, cada vez maior compatibilidade dos jogos para rodar em linux.

 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.522
Reações
43.032
Pontos
1.453
Esses dois jogos tem na Steam? se sim, tem aquele esquema de rodar o emulador da steam, cada vez maior compatibilidade dos jogos para rodar em linux.



paladins tem na steam, mas não funciona por causa do anti cheat dele
magic arena tem na epic, tem uns tutoriais no youtube que fala que funciona, mas eu tentei quando tinha linux e não consegui fazer funcionar
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.989
Pontos
1.109
paladins tem na steam, mas não funciona por causa do anti cheat dele
magic arena tem na epic, tem uns tutoriais no youtube que fala que funciona, mas eu tentei quando tinha linux e não consegui fazer funcionar
Eu jogo Magic Arena pelo Lutris.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.650
Reações
26.768
Pontos
1.053
gosto do linux, mas tem jogos e programas que gosto de jogar e só funciona no windows, já usei linux algumas vezes , é bom (mint), mas ficar sem paladins ou magic arena não da, gosto muito deste jogos, se um dia o linux rodas eles ou passar a rodar todos aplicativos do windows sem problemas, eu mudo de windows para linux na hora
Não jogo Paladins, mas jogo Magic Arena numa boa aqui no Linux Mint.

Instalo ele via PlayOnLinux pelo arquivo MSI baixado no forum da Wizards e já era.

Só preciso reinstalar quando sai a rotação da coleção.

Roda numa boa.

Da pra instalar ainda pelo Lutris via Epic Games Launcher.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
770
Pontos
824
Ainda continuo na procura de uma distro para substituir o Windows 10.....não sei se fico de Mint mesmo......se vou de Ubuntu......ter muitas opções as vezes atrapalha um pouco....kkkk
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Se o Cosmic do Pop OS virar um DE independente e estável vou experimentar, único que me dá vontade de sair do XFCE
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.242
Reações
11.935
Pontos
503
Estou usando o COSMIC igual tinha falado, pra mim é o DE perfeito, cobri todas as minhas necessidades igual nunca antes em nenhum DE.

Tomara que forkem mesmo do projeto gnome.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Elementary OS tá nos 45 do segundo tempo já para ser lançado, praticamente todas issues prontas no github deles.

E o Pop lançou o beta deles semana passada trazendo a Cosmic.
To no hype pra esse elementary novo, o antigo aqui no meu note tá rodando liso liso tem quase 1 ano já, pra uso básico na minha opinião é o mais estável, melhor experiência de longe. Mantenho meu fiel Mint no dual boot caso dê alguma m****, mas migrei pro eOS como distro principal. No desktop ainda tô com o Debian mas apesar de estável é bem lerdão, acho que Arch ou PopOS são melhores no desktop, vou testar esse pop novo quando sair.

Estou usando o COSMIC igual tinha falado, pra mim é o DE perfeito, cobri todas as minhas necessidades igual nunca antes em nenhum DE.

Tomara que forkem mesmo do projeto gnome.

Esse cosmic é fork do gnome ou é um plugin em cima do gnome?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Rapaz, é tão costumizável que deixar feio é opção só.
Ah claro, inclusive deixam o mint feio por opção né kkkkkkkkkkkkk

Reclamar de feiura em qualquer DE no Linux é bobeira, visto que é tudo tão customizável.
Imagina chegar com a equipe do Deepin, Elementary e do novo Cutefish e dizer: pare de perder tempo com isso. É bobeira. Qualquer um customiza qualquer ambiente.

É cada um...
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.650
Reações
26.768
Pontos
1.053
Ah claro, inclusive deixam o mint feio por opção né kkkkkkkkkkkkk


Imagina chegar com a equipe do Deepin, Elementary e do novo Cutefish e dizer: pare de perder tempo com isso. É bobeira. Qualquer um customiza qualquer ambiente.

É cada um...
Cê tá falando sério?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Tô usando o Pop_OS beta agora, com cosmic.
Tem muito que melhorar o cosmic, até o dock to dash é melhor ainda.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
770
Pontos
824
Eu não acho o visual do Mint ultrapassado e feio como falam….acho por ser mais velho e das antigas gosto do visual mais clean….na verdade eu detesto aqueles feitos que colocam em janelas..transparências. Para mim uma mudança de papel de parede e de ícones pronto o Mint está mais que pronto. Como o amigo @nando3d disse acima, acho ele muito organizado também.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Galera, estou com um Mint 20.1 aqui há um tempo e tenho um problema bem m**** com o Display Port ligado na minha GTX1070.

O dispositivo de audio referente ao DP some sempre que eu suspendo o computador e acordo ele. Infelizmente não dá pra usar a saída de audio do gabinete porque o fio não chega.

Eu tinha esse problema, depois parou, depois voltou (como todo bom e velho Linux :klolwtf), estou achando que é culpa de versão do kernel ou do driver da NVIDIA.

Alguém sabe de um fix pra isso ou pelo menos um comando maroto pra resetar as saídas?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Tentando instalar uma HP no Manjaro.
Simplesmente não vai.
Nem com o Hplip e nem com todos os tutoriais da internet.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Tentando instalar uma HP no Manjaro.
Simplesmente não vai.
Nem com o Hplip e nem com todos os tutoriais da internet.

Qual procedimento você está fazendo? Junto com o HPLIP foi instalado o CUPS? Você é membro do grupo 'lp' e 'lpadmin'?
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.226
Reações
4.125
Pontos
453
Galera, estou com um Mint 20.1 aqui há um tempo e tenho um problema bem m**** com o Display Port ligado na minha GTX1070.

O dispositivo de audio referente ao DP some sempre que eu suspendo o computador e acordo ele. Infelizmente não dá pra usar a saída de audio do gabinete porque o fio não chega.

Eu tinha esse problema, depois parou, depois voltou (como todo bom e velho Linux :klolwtf), estou achando que é culpa de versão do kernel ou do driver da NVIDIA.

Alguém sabe de um fix pra isso ou pelo menos um comando maroto pra resetar as saídas?
teste com outro kernel
eu deixo sempre dois instalados
e qual driver ta usando? o proprietario ou aquele alternativo?
 
Topo Fundo