O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Acho esse um tema bem sensível e precisa ser delineado de forma bem rígida pra impedir vitimismo. É realmente uma m**** que programadores bons sejam afastados da comunidade por causa do tom ríspido de quem mantém a coisa, mas eu ainda acho melhor perder programadores bons, do que criar uma comunidade que tem medo de evitar conflitos e que comece a aprovar código ruim.

Porque no fim do caminho não tem mais comunidade, código fonte, nem nada disso, tem apenas um binário compilado que, ou está funcionando bem, ou está funcionando mal.

Sem comunidade não tem binário compilado, se for pensar assim.

Não pode querer evitar conflitos que sejam produtivos, mas tudo tem que ser pensado de maneira adequada.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Depois de assistir esse vídeo abaixo, ler sobre o assunto e entender os acontecimentos agora dá para entender que o Linux está morto. Como disse o cara no vídeo vai virar um novo Mozilla.



Desenvolvimento de kernel não é brincadeira, o Linux só tem esse nível de excelência porque Linus é extremamente preocupado com a qualidade do código, quando começar a aceitar programador ruim só para promover a diversidade a qualidade do código vai cair, isso é óbvio.

Normalmente Linus teria colocado o pau na mesa e dito que ele que manda na porra toda, mas a própria filha dele assinou o manifesto, aí quebraram o coitado. Acredito que será difícil ele voltar ao usual depois dessa.

Por fim, se realmente adotarem esse CoC teremos uma debandada para o BSD e até mesmo alguns forks do Linux.

Justo quando a Steam começou a suportar o Wine acontece uma m**** dessas, só pode ser sabotagem da Microsoft :klol

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Depois de assistir esse vídeo abaixo, ler sobre o assunto e entender os acontecimentos agora dá para entender que o Linux está morto. Como disse o cara no vídeo vai virar um novo Mozilla.



Desenvolvimento de kernel não é brincadeira, o Linux só tem esse nível de excelência porque Linus é extremamente preocupado com a qualidade do código, quando começar a aceitar programador ruim só para promover a diversidade a qualidade do código vai cair, isso é óbvio.

Normalmente Linus teria colocado o pau na mesa e dito que ele que manda na porra toda, mas a própria filha dele assinou o manifesto, aí quebraram o coitado. Acredito que será difícil ele voltar ao usual depois dessa.

Por fim, se realmente adotarem esse CoC teremos uma debandada para o BSD e até mesmo alguns forks do Linux.

Justo quando a Steam começou a suportar o Wine acontece uma m**** dessas, só pode ser sabotagem da Microsoft :klol

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk


O FreeBSD tá nessa também. Fez um código desse baseado em um lixo chamado “geek feminism”.

Varios caras que criticaram foram banidos do reddit do freebsd. A maioria posta com duas contas pra se preservar.

Esse é o foda, nem discordar pode.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Até o mi-mi-mi chegou no meu Linux fuderoso [emoji22]

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
O FreeBSD tá nessa também. Fez um código desse baseado em um lixo chamado “geek feminism”.

Varios caras que criticaram foram banidos do reddit do freebsd. A maioria posta com duas contas pra se preservar.

Esse é o foda, nem discordar pode.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Já era conhecido o temperamento complicado de Linus, o cara tinha brigas homéricas com programadores querendo enfiar código no projeto que ele não aceitava. Mas é porque o Linux é o bebê dele e geralmente ele estava correto. São 30 anos de trabalho ininterruptos e o kernel só melhorou com o passar do tempo.

Antigamente os programadores iam atrás de aceitação pelo o que eles produziam para o projeto, hoje querem aceitação por motivos que nada tem a ver com o projeto. Chega uma geração com incontinência emocional, que tem necessidade de aceitação pública (e isso independe de raça, cor e orientação sexual, tem muito mimimi de "macho, branco e cis" também) e nem o Linux aguentou.

PS.: já fizeram um código de conduta muito melhor que esse: https://github.com/domgetter/NCoC
 
Ultima Edição:

Grombrindal

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.020
Pontos
183
O problema é o conteúdo e os autores.
Infelizmente tem gente liderando isso que nem faz parte do desenvolvimento de nada do mundo Linux. Está lá apenas para "causar".
Como disse, é algo que precisa ser melhorado, mas é algo a ser melhorado pela própria comunidade, não por "intervenção externa".
Esqueceu de falar de termos ambíguos e o escopo desse termo de contuda parece que pode englobar ambientes fora do projeto.
 


Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Sem comunidade não tem binário compilado, se for pensar assim.

Não pode querer evitar conflitos que sejam produtivos, mas tudo tem que ser pensado de maneira adequada.
Eu acho que a ausência de uma comunidade não impede que algum desenvolvedor dê continuidade ao projeto, nem que sejam pelos próprios interesses pessoais. O binário qualquer um compila.

O problema é que eu acho muito mais factível começarem a ser permissivos com relação à qualidade do código pra não serem taxados de elitistas e qualquercoisafóbicos. E quando isso acontecer a comunidade perde força e se fragmenta, muitas empresas dependem do Linux para a sua sobrevivência e vão dar suporte privado ao kernel pra fugir do shitstorm, nesse ponto quem se fode é o usuário comum, que fica sem um produto estável que ele originalmente, assim como todo exemplo de lacração que tem na pasta do VT e de política...

Como eu disse e você mesmo disse, tem que ser pensado de maneira adequada. Eu acho que educação é importante e respeito não é opcional, mas qualidade do código vem primeiro.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Eu acho que a ausência de uma comunidade não impede que algum desenvolvedor dê continuidade ao projeto, nem que sejam pelos próprios interesses pessoais. O binário qualquer um compila.

O problema é que eu acho muito mais factível começarem a ser permissivos com relação à qualidade do código pra não serem taxados de elitistas e qualquercoisafóbicos. E quando isso acontecer a comunidade perde força e se fragmenta, muitas empresas dependem do Linux para a sua sobrevivência e vão dar suporte privado ao kernel pra fugir do shitstorm, nesse ponto quem se fode é o usuário comum, que fica sem um produto estável que ele originalmente, assim como todo exemplo de lacração que tem na pasta do VT e de política...

Como eu disse e você mesmo disse, tem que ser pensado de maneira adequada. Eu acho que educação é importante e respeito não é opcional, mas qualidade do código vem primeiro.

Óbvio, concordo. O negócio é dar oportunidade para as pessoas mostrarem seu trabalho de maneira igual, mas o mesmo PRECISA ser criticado. As críticas devem ser coerentes, sem picuinhas. Com isso não tem como dar desculpa e tirar o foco para outros motivos.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Parece que o OpenBSD não tem essa lacração aí. Se a qualidade cair sempre tem uma opção.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Aquela planilha que relaciona a compatibilidade do Steam Play ficou tão pesada que o Google Docs não consegue mais abrir :klol

Então os devs da Valve criaram um site para qualquer um checar como um jogo roda no Steam Play:

https://spcr.netlify.com/

Já são mais de 2000 jogos com avaliação de compatibilidade platina (a maior).
 
Ultima Edição:

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Usando a ultima versão do KDE aqui, e as melhorias sutis colocadas são muito boas

 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Em qual hardware está rodando e como está o desempenho?

Estou rodando no meu notebook, um Asus x550ln

Intel Core i5-4210U 1.7 GHz, 6GB Ram

O desempenho esta muito bom, sem bugs até o momento

Antes estava usando o Kubuntu 18.04, larguei por causa do bug com o bumbleebee driver
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Estou rodando no meu notebook, um Asus x550ln

Intel Core i5-4210U 1.7 GHz, 6GB MB Ram

O desempenho esta muito bom, sem bugs até o momento

Antes estava usando o Kubuntu 18.04, larguei por causa do bug com o bumbleebee driver

Será que roda bem em um i3 4gb ?

Devo testar mais pra frente no FreeBSD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Usando a ultima versão do KDE aqui, e as melhorias sutis colocadas são muito boas


Tô usando e reforço.
Não entendo o mimimi de gente que insiste que é poluído, confuso. Por padrão ele vem configurado para ter uma usabilidade racional. Você pode tanto adicionar mais "entulho" na tela, nos menus, quanto você pode REMOVER e deixar tudo bem minimalista. Plasma é feito para ser funcional e prático, não para decidir por você como você deve usar. Não entendo esse pessoal que gosta do Gnome que insiste em criticar o Plasma enquanto passam a maior parte do tempo deles falando e comemorando uma nova extensão que adiciona usabilidade básica...

Mas tenho que comentar algo, ainda me dá medo de usar o Dolphin.
É o calcanhar de aquiles do KDE.
É o único local onde vejo bugs e é foda ser justamente no navegador de arquivos. A forma como ele copia e move arquivos é muito ineficiente, não sei direito como o sistema opera, como ele faz cache e executa as operações, mas é lento e mais pesado do que deveria, e dá margem para erros. Há um risco muito alto de o programa fechar enquanto está copiando uma quantidade grande de arquivos, ou pior, movendo, o que pode ocasionar perda de dados. É a única precaução que eu faço para quem usar Plasma, cuidado quando usar o Dolphin para mover arquivos. Na dúvida evite, use copiar e depois apague na origem. Ainda não perdi nenhum arquivo mas há histórias sobre quem perdeu.
Felizmente esse é um problema que parece está ganhando atenção para ser solucionado, fora isso o sistema só melhora.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Na minha opinião é difícil abandonar o combo KDE + Arch, é o melhor sistema do mercado.

Tô usando e reforço.
Não entendo o mimimi de gente que insiste que é poluído, confuso. Por padrão ele vem configurado para ter uma usabilidade racional. Você pode tanto adicionar mais "entulho" na tela, nos menus, quanto você pode REMOVER e deixar tudo bem minimalista. Plasma é feito para ser funcional e prático, não para decidir por você como você deve usar. Não entendo esse pessoal que gosta do Gnome que insiste em criticar o Plasma enquanto passam a maior parte do tempo deles falando e comemorando uma nova extensão que adiciona usabilidade básica...

Mas tenho que comentar algo, ainda me dá medo de usar o Dolphin.
É o calcanhar de aquiles do KDE.
É o único local onde vejo bugs e é foda ser justamente no navegador de arquivos. A forma como ele copia e move arquivos é muito ineficiente, não sei direito como o sistema opera, como ele faz cache e executa as operações, mas é lento e mais pesado do que deveria, e dá margem para erros. Há um risco muito alto de o programa fechar enquanto está copiando uma quantidade grande de arquivos, ou pior, movendo, o que pode ocasionar perda de dados. É a única precaução que eu faço para quem usar Plasma, cuidado quando usar o Dolphin para mover arquivos. Na dúvida evite, use copiar e depois apague na origem. Ainda não perdi nenhum arquivo mas há histórias sobre quem perdeu.
Felizmente esse é um problema que parece está ganhando atenção para ser solucionado, fora isso o sistema só melhora.

Usa o Nautilus ou o Thunar por enquanto. Um dos pontos fortes do Linux é justamente a opção.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Usa o Nautilus ou o Thunar por enquanto. Um dos pontos fortes do Linux é justamente a opção.

Nautilus? TÁ DOIDO!
Se for para usar outro que seja o Nemo.
Tenho o PCManFM só por ter aqui, mas uso o Dolphin mesmo. Como disse apesar do "medo" é algo que dificilmente me prejudicará pelo modo como uso.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Nautilus? TÁ DOIDO!
Se for para usar outro que seja o Nemo.
Tenho o PCManFM só por ter aqui, mas uso o Dolphin mesmo. Como disse apesar do "medo" é algo que dificilmente me prejudicará pelo modo como uso.
Nemo é muito bom, o problema é que ele é GTK (assim como o Nautilus e o Thunar), então não vai ficar muito bonito no KDE.

O PCManFM tem versão em Qt, inclusive até testei aqui, fica bem parecido com o Dolphin no KDE, só não sei em funcionalidade.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Nemo é muito bom, o problema é que ele é GTK (assim como o Nautilus e o Thunar), então não vai ficar muito bonito no KDE.

O PCManFM tem versão em Qt, inclusive até testei aqui, fica bem parecido com o Dolphin no KDE, só não sei em funcionalidade.
Você pode escolher temas para programas GTK2 e GTK3 no KDE então não creio que ficaria tão feio.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Nesse fim de semana o Mint me deixou na mão grandão.

Estava copiando arquivos pra um SDcard e no meio da cópia e o Nemo abortou a operação.. Depois disso ele desmontou o drive e eu não conseguia montar. Como eu tinha backup de tudo não me preocupei muito e fui olhar no gparted se tinha corrompido o filesystem, mas ele nem montava o SDcard.

Fiquei bem puto e acabei levando o SCcard pra testar em outra máquina. Ele foi lido pelo MacOS e boa parte dos arquivos foram copiados porém eu achei melhor desmontar e formatar ele.

Depois disso acabei passando o carro em cima da instalação do Mint e voltei a usar o FreeBSD como desktop. Dessa vez não tive problemas com o Xorg.

A impressão que eu tenho é que mesmo com Gnome o FreeBSD ainda é mais rápido que o Mint Cinnamon em um i3 4Gb RAM.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Estou rodando no meu notebook, um Asus x550ln

Intel Core i5-4210U 1.7 GHz, 6GB Ram

O desempenho esta muito bom, sem bugs até o momento

Antes estava usando o Kubuntu 18.04, larguei por causa do bug com o bumbleebee driver

Esta usando o novo KDE em qual distro ?
 

Negão da Piroca

Bam-bam-bam
Mensagens
2.957
Reações
15.143
Pontos
303
Nesse fim de semana o Mint me deixou na mão grandão.

Estava copiando arquivos pra um SDcard e no meio da cópia e o Nemo abortou a operação.. Depois disso ele desmontou o drive e eu não conseguia montar. Como eu tinha backup de tudo não me preocupei muito e fui olhar no gparted se tinha corrompido o filesystem, mas ele nem montava o SDcard.

Fiquei bem puto e acabei levando o SCcard pra testar em outra máquina. Ele foi lido pelo MacOS e boa parte dos arquivos foram copiados porém eu achei melhor desmontar e formatar ele.

Depois disso acabei passando o carro em cima da instalação do Mint e voltei a usar o FreeBSD como desktop. Dessa vez não tive problemas com o Xorg.

A impressão que eu tenho é que mesmo com Gnome o FreeBSD ainda é mais rápido que o Mint Cinnamon em um i3 4Gb RAM.
Isso também já aconteceu comigo há alguns meses, até mesmo na transferência de arquivos pequenos.

Quais vantagens você acha que o BSD tem?
 
Ultima Edição:

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Installei o Ubuntu Mate há algumas semanas atrás. Antes disso, a última vez que lembro ter usado Linux, por tempo significante, foi em 2008. Bons tempos.

Estou gostando muito. Dos 100 jogos que tenho no Steam, aproximadamente 60 rodam nativamente, e alguns outros consegui rodar com steam play, embora com performance abaixo da performance que os jogos mostravam no Windows. Também consegui rodar tranquilamente jogos como League of Legends pelo Lutris, e Heroes of the Storm (esse infelizmente só roda com tudo no minimo agora, antes jogava com tudo no máximo, mas fazer o quê).

Acho que vim para ficar dessa vez.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Isso também já aconteceu comigo há alguns meses, até mesmo na transferência de arquivos pequenos.

Quais vantagens você acha que o BSD tem?

Bom, o BSD é diferente do Linux.

O sistema de licença é diferente. No BSD a licença é mais fechada, permite que empresas usem o sistema e criem produtos em cima (sem precisar divulgar as modificações). Isso gera alguns produtos interessantes, por exemplo o FreeNAS (distro para servidores de arquivo), Pfsense (distro para firewall), etc etc.

Pra mim a grande vantagem é que o sistema é único e tem uma documentação muito extensa. Não é como no linux que tem mil distros, releases de kernels etc. No BSD tem só o kernel da versão que você escolheu usar (não tem essa de atualizar ou voltar pra outros kernels), tem duas formas diferentes de instalar pacotes (ou pelo gerenciador de pacotes binários, o pkg, ou pela coleção de ports). Tem as ferramentas do gnu (então provavelmente você estará familiarizado com os comandos básicos pra criar, editar, apagar e mover pastas e arquivos, o sistema de permissões também é igual ao linux.

O gerenciamento de memória parece melhor que o do linux, de certa forma ele roda mais leve. Os scripts de inicialização e os daemons são mais tranquilos de configurar do que no linux (minha opinião pessoal). Roda muito bem em máquinas antigas e é super estável.

Tem suporte nativo a dois tipos de filesystem (ufs e zfs), e compatibilidade com outros filesystems (ext4 por exemplo). Tem 3 tipos diferentes de shell (csh, sh e tcsh), apesar de que no linux você também pode instalar outros além do bash.

Ele peca no suporte ao hardware mais atual e nos drivers.

Os programas que tem no linux tambem tem no bsd, salvo uma coisa ou outra que não está.

O usuário root é separado das outras contas. Você precisa colocar seu usuário no arquivo sudoers (como é no linux debian, por exemplo). Se o uso for desktop você pode baixar um script de instalação e configuração pra isso, se chama desktop-installer. Antes de conhecer esse pacote eu fazia tudo na mão e gastava quase um dia deixando tudo no jeito. Mas também gostei de aprender um pouco e entender como algumas coisas funcionam (só que agora não to tendo mais tempo pra isso).

O uso do desktop talvez seja menos prático do que no linux, pois ele não monta pendrives (ou você monta pela linha de comando ou configura o automount) nem compartilha pastas com alguns cliques (você tem que configurar o daemon do samba criar o usuário e editar o arquivo smb4.conf).

Tem algumas distros BSD já prontas pra desktop. PC BSD, TrueOS, etc.

Eu tenho usado o BSD pra tudo. FreeNAS pra file server, Pfsense pra firewall, tenho um server pra testar coisas (torrent com o transmission, samba, etc) e agora o desktop.

@Saltyman Lembra que a gente tava falando sobre routers e firewalls outro dia.. Dá uma sacada nessa parte do post.


O projetinho mais recente foi o Pfsense. Substituí de vez meu roteador por um firewall que tem tudo que você possa imaginar. (dns resolver, melhor Qos que já usei, bloqueador de ads com o pfblockerng, medidor de banda, captive portal, vlans, gráficos e estatísticas, e vários pacotes pra adicionar recursos. E atualizações pro resto da vida :klol


b68899ef5768bae94067a11f269f1ef4.png


fbc0546d8bf2dc227690e66dbea4a195.png


ad4a455ef76594c39a62974dbde46a73.png


70de0f70000167e5d43ba4a56c02fbf0.png


6220c84d2c345657dea937f1f79e5efa.png
 
Ultima Edição:

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Installei o Ubuntu Mate há algumas semanas atrás. Antes disso, a última vez que lembro ter usado Linux, por tempo significante, foi em 2008. Bons tempos.

Estou gostando muito. Dos 100 jogos que tenho no Steam, aproximadamente 60 rodam nativamente, e alguns outros consegui rodar com steam play, embora com performance abaixo da performance que os jogos mostravam no Windows. Também consegui rodar tranquilamente jogos como League of Legends pelo Lutris, e Heroes of the Storm (esse infelizmente só roda com tudo no minimo agora, antes jogava com tudo no máximo, mas fazer o quê).

Acho que vim para ficar dessa vez.

Também estou a procura de uma distro para colocar no meu notebook...gosto do visual simples no Ubuntu Mate....mais ai ficam milhões de opções de fora....e não quero e nem tenho tempo de ficar testando 50 distros.

Acho que dou mais preferencia a distros com base debian...como Ubuntu e derivados e Mint......até pelo alto reconhecimento que eles tem de hardware.


Ainda decidindo aqui !!!
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.285
Reações
3.779
Pontos
1.039
Alguém já testou o Proton da Valve pra jogar jogos de Windows no Linux?



Testei algumas semanas atrás. logo que saiu. Tem muito mais jogo nativo para Linux do que eu imaginava e os jogos que a Valve afirma funcionar com o Proton (Steam Play) realmente funcionam. Você pode installar e testar todos os outros jogos da sua biblioteca, mas vai encontrar diferentes níveis de sucesso. No entanto, o desenvolvimento do Proton continua e um jogo que não funciona hoje pode já estar jogável deaqui algumas semanas.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.852
Reações
14.401
Pontos
1.013
Depois de assistir esse vídeo abaixo, ler sobre o assunto e entender os acontecimentos agora dá para entender que o Linux está morto. Como disse o cara no vídeo vai virar um novo Mozilla.



Desenvolvimento de kernel não é brincadeira, o Linux só tem esse nível de excelência porque Linus é extremamente preocupado com a qualidade do código, quando começar a aceitar programador ruim só para promover a diversidade a qualidade do código vai cair, isso é óbvio.

Normalmente Linus teria colocado o pau na mesa e dito que ele que manda na porra toda, mas a própria filha dele assinou o manifesto, aí quebraram o coitado. Acredito que será difícil ele voltar ao usual depois dessa.

Por fim, se realmente adotarem esse CoC teremos uma debandada para o BSD e até mesmo alguns forks do Linux.

Justo quando a Steam começou a suportar o Wine acontece uma m**** dessas, só pode ser sabotagem da Microsoft :klol

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

Poxa... o Linux morreu? Ele era tão legal...
Foobar2000 agora está disponível para Linux, um dos aplicativos que sentia falta depois de sair do Windows.

https://snapcraft.io/foobar2000
Está disponível via Wine. Pensei que tinham portado ele!
 
Ultima Edição:

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Bom, o BSD é diferente do Linux.

O sistema de licença é diferente. No BSD a licença é mais fechada, permite que empresas usem o sistema e criem produtos em cima (sem precisar divulgar as modificações). Isso gera alguns produtos interessantes, por exemplo o FreeNAS (distro para servidores de arquivo), Pfsense (distro para firewall), etc etc.

Pra mim a grande vantagem é que o sistema é único e tem uma documentação muito extensa. Não é como no linux que tem mil distros, releases de kernels etc. No BSD tem só o kernel da versão que você escolheu usar (não tem essa de atualizar ou voltar pra outros kernels), tem duas formas diferentes de instalar pacotes (ou pelo gerenciador de pacotes binários, o pkg, ou pela coleção de ports). Tem as ferramentas do gnu (então provavelmente você estará familiarizado com os comandos básicos pra criar, editar, apagar e mover pastas e arquivos, o sistema de permissões também é igual ao linux.

O gerenciamento de memória parece melhor que o do linux, de certa forma ele roda mais leve. Os scripts de inicialização e os daemons são mais tranquilos de configurar do que no linux (minha opinião pessoal). Roda muito bem em máquinas antigas e é super estável.

Tem suporte nativo a dois tipos de filesystem (ufs e zfs), e compatibilidade com outros filesystems (ext4 por exemplo). Tem 3 tipos diferentes de shell (csh, sh e tcsh), apesar de que no linux você também pode instalar outros além do bash.

Ele peca no suporte ao hardware mais atual e nos drivers.

Os programas que tem no linux tambem tem no bsd, salvo uma coisa ou outra que não está.

O usuário root é separado das outras contas. Você precisa colocar seu usuário no arquivo sudoers (como é no linux debian, por exemplo). Se o uso for desktop você pode baixar um script de instalação e configuração pra isso, se chama desktop-installer. Antes de conhecer esse pacote eu fazia tudo na mão e gastava quase um dia deixando tudo no jeito. Mas também gostei de aprender um pouco e entender como algumas coisas funcionam (só que agora não to tendo mais tempo pra isso).

O uso do desktop talvez seja menos prático do que no linux, pois ele não monta pendrives (ou você monta pela linha de comando ou configura o automount) nem compartilha pastas com alguns cliques (você tem que configurar o daemon do samba criar o usuário e editar o arquivo smb4.conf).

Tem algumas distros BSD já prontas pra desktop. PC BSD, TrueOS, etc.

Eu tenho usado o BSD pra tudo. FreeNAS pra file server, Pfsense pra firewall, tenho um server pra testar coisas (torrent com o transmission, samba, etc) e agora o desktop.

@Saltyman Lembra que a gente tava falando sobre routers e firewalls outro dia.. Dá uma sacada nessa parte do post.


O projetinho mais recente foi o Pfsense. Substituí de vez meu roteador por um firewall que tem tudo que você possa imaginar. (dns resolver, melhor Qos que já usei, bloqueador de ads com o pfblockerng, medidor de banda, captive portal, vlans, gráficos e estatísticas, e vários pacotes pra adicionar recursos. E atualizações pro resto da vida :klol


b68899ef5768bae94067a11f269f1ef4.png


fbc0546d8bf2dc227690e66dbea4a195.png


ad4a455ef76594c39a62974dbde46a73.png


70de0f70000167e5d43ba4a56c02fbf0.png


6220c84d2c345657dea937f1f79e5efa.png
Já mexeu no Arch Linux?
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Nops, só open suse, debian e esses derivados do debian.

Eu uso debian no trabalho.
É que é uma distro linux que se inspirou no BSD, talvez acabe agradando mais quem já gosta do BSD (apesar que tbm pode ser melhor usar BSD de uma vez).
 
Topo Fundo