O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Tetas (principalmente @Nicko, já que você manja mais que eu do linuques),

Como agora tenho um pc decente (2200G + RX 560 + 12GB), instalei o ubuntu 18.10 e a extensão dash to panel pra deixar o sistema com uma cara mais agradável e sair das garras do tio bill por um tempinho. Como, infelizmente, os jogos ainda estão com um desempenho menor do que no Windows (e não são todos que eu tenho pela steam, da pra rodar pipipitchu com aquele esquema da steam que roda os jogos de boa no Linux?), estou com dual boot.

Instalei, ontem, o driver 19 da AMD no ubuntu, mas o desempenho dos jogos em OpenGL, como o CS:GO, ainda está muito menor do que o que eu estava acostumado, e não estou muito a fim de ter que ficar reiniciando para o windows sempre que quiser jogar. Tem como melhorar a performance do meu sistema?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Tetas (principalmente @Nicko, já que você manja mais que eu do linuques),

Como agora tenho um pc decente (2200G + RX 560 + 12GB), instalei o ubuntu 18.10 e a extensão dash to panel pra deixar o sistema com uma cara mais agradável e sair das garras do tio bill por um tempinho. Como, infelizmente, os jogos ainda estão com um desempenho menor do que no Windows (e não são todos que eu tenho pela steam, da pra rodar pipipitchu com aquele esquema da steam que roda os jogos de boa no Linux?), estou com dual boot.

Instalei, ontem, o driver 19 da AMD no ubuntu, mas o desempenho dos jogos em OpenGL, como o CS:GO, ainda está muito menor do que o que eu estava acostumado, e não estou muito a fim de ter que ficar reiniciando para o windows sempre que quiser jogar. Tem como melhorar a performance do meu sistema?

Você deve estar se referindo ao Steam Play...tem que testar pra ver como fica.
Aqui como habilitar o Steam Play


Em relação aos Drivers, o último Kernel do Linux tem otimizações para a AMD...se não me engano é o 4.20

Informações sobre este Kernel aqui https://unixuniverse.com.br/linux/kernel-420 e aqui Amd prepara novos recursos para Linux.
 

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Você deve estar se referindo ao Steam Play...tem que testar pra ver como fica.
Aqui como habilitar o Steam Play


Em relação aos Drivers, o último Kernel do Linux tem otimizações para a AMD...se não me engano é o 4.20

Informações sobre este Kernel aqui https://unixuniverse.com.br/linux/kernel-420 e aqui Amd prepara novos recursos para Linux.


Eu tentei instalar o 4.20 várias vezes já, mas em todas eu só ganho uma tela preta na hora do boot :(

Tem como eu ver, nos logs, o que estaria causando isso? Eu só sei que, quando o ubuntu vai bootar, aparece na tela a mensagem de "recovering sda" ou algo do tipo.



O CS não roda no steam play, ele é suportado no Linux nativamente, mas, mesmo assim, a performance está LONGE de ser a mesma do Windows
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Poots eu não sei não então o que pode ser, o Ubuntu eu não uso a anos.
No Linux Mint tem uma ferramenta pra trocar o kernel.
Se ficou tela preta talvez seja alguma incompatibilidade mesmo...mas ai eu mesmo nao saberia te ajudar....tem que dar uma fuçada nos foruns por ai e ver quem teve erros semelhantes.

E sobre o Cs, infelizmente alguns jogos tem mesmo rendimento pior no Linux... são poucos mas alguns tem sim, resultado normalmente de um port feito nas coxas...

Enviado de meu S8
 


NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Poots eu não sei não então o que pode ser, o Ubuntu eu não uso a anos.
No Linux Mint tem uma ferramenta pra trocar o kernel.
Se ficou tela preta talvez seja alguma incompatibilidade mesmo...mas ai eu mesmo nao saberia te ajudar....tem que dar uma fuçada nos foruns por ai e ver quem teve erros semelhantes.

E sobre o Cs, infelizmente alguns jogos tem mesmo rendimento pior no Linux... são poucos mas alguns tem sim, resultado normalmente de um port feito nas coxas...

Enviado de meu S8

Mint é basicamente um ubuntu, então eu diria que é a mesma coisa. Eu uso o UKUU pra atualizar o kernel, vou ver se eu consigo aqui de novo

Isso me parece o SO tentando reparar o filesystem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim, mas ai, depois que ele repara, só fica uma tela preta... Vou tentar instalar aqui e ver no que dá de novo =/
 

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
@Nicko descobri, o vídeo ta saindo pelo integrado :kkk:kkk:kkk:kkk:kkk

Como caralhos eu mudo pro dedicado? Mesmo com a APU desabilitada o ubuntu estava mandando sinal pra ela, tive que habilitar na bios e conectar o cabo na mb pra funcionar
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
@Nicko descobri, o vídeo ta saindo pelo integrado :kkk:kkk:kkk:kkk:kkk

Como caralhos eu mudo pro dedicado? Mesmo com a APU desabilitada o ubuntu estava mandando sinal pra ela, tive que habilitar na bios e conectar o cabo na mb pra funcionar
Vai ver por isso a performance no CS tava zoada

Enviado de meu S8
 

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Vai ver por isso a performance no CS tava zoada

Enviado de meu S8

Pior que não, com o 4.18.algumacoisa ele funciona normal na RX 560, quando eu booto pelo 4.20, ai ele manda o vídeo só pela integrada, mesmo que eu desabilite na bios... Eu já até coloquei pra desabilitar o ID do PCI da integrada mas não vai, vou ver se eu fico no 4.18 até lançarem alguma revisão
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Com 12GB não dá para fazer aquele esquema de rodar o Windows em uma máquina virtual, e fazer uma configuração que dá a ele acesso direto a GPU, como se fosse uma instalação nativa?
Se não me engano vi gente falando sobre isso e estar ficando mais popular, daí você não precisa sair de um para ir para outro e tem o melhor desempenho de ambos.

Acho que é isso: https://davidyat.es/2016/09/08/gpu-passthrough/
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Pihole instalado aqui fazendo a função daquele que não pode ser citado na rede toda :klol
Só preciso adicionar uma EasyList da vida para aumentar o filtro, mas por default já funciona em muitos sites inclusive aqui :kfeliz
 
Ultima Edição:

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Com 12GB não dá para fazer aquele esquema de rodar o Windows em uma máquina virtual, e fazer uma configuração que dá a ele acesso direto a GPU, como se fosse uma instalação nativa?
Se não me engano vi gente falando sobre isso e estar ficando mais popular, daí você não precisa sair de um para ir para outro e tem o melhor desempenho de ambos.

Acho que é isso: https://davidyat.es/2016/09/08/gpu-passthrough/

Eu penso em fazer isso mas pros outros jogos (preferencialmente fora da Steam), porque uma galera fala que a Valve detecta que é uma VM rodando e eu não quero levar um VAC na cara =/

Vou até testar depois pra ver como fica e dedicar 8GB pra VM, você sabe se tem algum jeito de esconder que o sistema é uma vm, assim como tem no virtualbox e vmware?

Pihole instalado aqui fazendo a função daquele que não pode ser citado na rede toda :klol
Só preciso adicionar uma EasyList da vida para aumentar o filtro, mas por default já funciona em muitos sites inclusive aqui :kfeliz
Pode me ensinar, por MP, como fez pra configurar? Sempre que eu tentei colocar no meu rasp o serviço não funciona de jeito nenhum :(
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Voltei. :ksafado


AuBXzc.png

Ficou muito foda!

Infelizmente, peguei um notebook novo com uma GTX1060 e é impossível instalar linux nessa jorça. Touchpad não funciona, drivers de vídeo não funcionam, "teclado RGB" não funciona... Tristeza ter que viver com Windows 10 lixoso.
 

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Ficou muito foda!

Infelizmente, peguei um notebook novo com uma GTX1060 e é impossível instalar linux nessa jorça. Touchpad não funciona, drivers de vídeo não funcionam, "teclado RGB" não funciona... Tristeza ter que viver com Windows 10 lixoso.

Instala o Ubuntu pela microsoft store e usa uma VM se precisar de um sistema inteiro, é o jeito pra quebrar o galho
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Mas é muita coragem vir aqui com Gnome nesses tempos.

Falando do KDE, por que parece que todo mundo ama Latte Dock?

arg2f8vc3n721.png
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Mas é muita coragem vir aqui com Gnome nesses tempos.

Falando do KDE, por que parece que todo mundo ama Latte Dock?

arg2f8vc3n721.png
Eu não amo porque vive bugando

O último bug faz ele não aparecer mais :klol

Já resetei todas configurações, reinstalei com --purge e nada de voltar

O jeito foi adicionar um painel e usar igual no Ubuntu

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Acho que entendo o que quer dizer com o som, mas se você não mexer no som dos programas não faz diferença quando você baixar ou aumentar o volume do sistema. Mas enfim...

Depois desse péssimo ano do Gnome e passando vergonha com problema de desempenho e a Canonical voltando a usar Gnome, aposto que ele terá um bom ano. Piorar não dá, e com mais gente usando Gnome no Ubuntu oficial e as contribuições da Canonical deve se tornar mais difícil para os desenvolvedores remover funcionalidade. Prevejo que teremos uma reviravolta nisso e o Gnome acabará ganhando mais recursos e funcionalidades, tornando a usabilidade bem melhor.
Muita gente que abandonou/fugiu pode acabar voltando.
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.972
Reações
195
Pontos
809
Comprei a algum tempo um notebook da Dell, o inspiron com core i5 8° com a mx150.
Como recebi hoje um ssd que comprei no ebay, alguém poderia me ajudar a fazer uma instalação do tipo netinstall do Devuan 2 + kde plasma?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303


There's a Hacker News thread about this tweet, and the amount of denial and wishful thinking in that thread is not any less than it would have been 10 years ago. So I predict that game development won't ever get better on Linux barring some asteroid-strike kind of event.

But it got me thinking about what it would take to ship reliable software on Linux. My understanding is that Linus understands the importance of interface stability and that the kernel itself is pretty stable; the problem is the giant mound of userspace garbage that is all dynamically whimmed.

If you can make an exe that doesn't use libc, and that talks to the kernel itself, you could probably ship something that works everywhere. Certain tasks like opening a window would be much more annoying, but you could certainly program the minimal amount of functionality you need, and after that it's probably nicer than using the actual libraries you're supposed to use.

I have no idea how to talk to a hardware-accelerated 3D graphics driver under these conditions, but maybe that just means software rendering is the thing on Linux.

All of this seems super hard / annoying, but if you are making a new programming language, the least you can do is keep these things in mind and not build your structure on the currently-existing userspace shantytown.

On my programming livestreams, once in a while people ask what I would do if I made a new operating system, and I don't totally know, but I did say you could do a lot of good with a relatively small amount of work just by using the Linux kernel and deleting all of userspace and starting over, no compatibility whatsoever, to build a system that makes sense in 2020 and minimizes complexity in an appropriately hygienic way.

"Makes sense in 2020" probably means you can run a binary without "containers" or whatever else the kids are inventing these days in order to overcomplicate the job that static linking already did in the 1960s.

The other thing I should mention ... for people who think "Linux just had an especially buggy couple of years, it just needs more time in its now-stable state and it will take over on the desktop and everyone will love it," look, that is what people have been saying since 1992; for a long time the reason Linux didn't take over was supposedly because evil Microsoft was pulling dirty tricks to prevent it.

But Microsoft just spent TEN YEARS seemingly doing everything they could to make their desktop OS unusable, and hostile for shipping software, and many other bad things, and Linux is still in the same relative position it was before that time (probably declining, actually?)

What you see today is the end-state of what shipping software looks like on an ecosystem built the way Linux userspace is built. It ain't going to improve unless the system itself changes its philosophy in a fundamental way.

I know I am going to get tons of mild Twitter harassment from Linux fans for saying this stuff, but look ... I wantto switch to Linux or something like it. ...

The Windows train is obviously going to a bad place. But, you know, I need to be able to write software that I can ship to people. I need to be able to work on a stable machine, and so forth. Make that possible and I will happily switch, and quickly.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Meu Ubuntu implodiu de novo :(

Estou tentando usar um programa de estatística bem específico (chama Simcluster) e rolam alguns problemas por ele ser antigo. Não tenho certeza, mas acho que quando arrumo um problema no Cairo (fica reclamando que não consegue utilizar o backend de PNG) isso afeta a capacidade de imagem do sistema.

Vou tentar com uma VM, não dá para formatar o computador toda vez.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Sabem o problema de programas GTK usarem CSD que impede suas janelas de serem manipuladas corretamento no KDE/Plasma? Exemplo o Firefox, que você não consegue redimensionar a janela livremente?
TEM SOLUÇÃO!

 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
estava rodando o mint 18.2 cinnamon no meu notebook ancião de 2012, tinha reconfigurado umas coisas, ai tinha preguiça de atualizar, mas finalmente criei vontade e atualizei pro 19.1. Rapaz os caras arrumam muita coisa. Primeiro que eu tinha esse problema com meu fone USB, o sistema antigo reconhecia ele ao mesmo tempo como um mouse, e travava o sistema todo, porque virara o mouse prioritário, bem estranho, ai tive que fazer um script e rodar toda vez que eu plugava ele, mas com isso perdia o controle de volume embutido no fone, nunca descobri como arrumar isso. Era um saco, ainda mais porque qualquer batidinha no usb ele desconectava (acho que a própria entrada do note ta com problema, a geringonça é velha, tinha um dell XPS de 2015 mas ele morreu e to duro para comprar um novo, o que uso é um antigo que ficou guardado para emergências) e ai eu tinha que rodar o script e reconfigurar. Enfim, nesse 19.1 ta tudo arrumado, posso plugar e desplugar a vontade, quando eu reconecto reconhece só como fone e ainda o controle de volume funciona. Outra coisa é o uso de memória, sendo uma peça de museu ele só tem 6gb de ram, e no 18.2 cinnamon era só abrir meia duzia e aba no chrome e um video no youtube e a memoria ia pro espaço. Não sei que milagre fizeram, li que descobriram problemas de alocação de memoria e leaks em versões antigas e arrumaram, mas seja lá o que for o negócio tá muito melhor, claro não tem milagre e tenho que ficar de olho se abrir muita coisa, mas fazendo o que eu fazia antes ta consumindo bem menos memória. Sem contar que o cinnamon ta cada vez mais bonito, na versão 19 colocaram uns efeitos legais que tinha que instalar por separado no 18 e era bastante bugado. Ta show esse sistema.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
@victor_br12
Acho que todas as distros Linux em geral melhoraram muito no ano passado por causa do kernel 4.12 que adicionou BFQ (Budget Fair Queue) por padrão.

"In a nutshell: this is a I/O scheduler that balances how the system accesses data on a drive (HDD, SSD, etc.). BFQ targets desktop users by ensuring that at no point a single application is using all of the bandwidth. Sometimes when copying large files in Linux a user sees the system slow down down or freeze completely – this will now be a thing of the past!"

Na época eu notei a diferença na minha carroça.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
Pessoal, como faço pra jogar os jogos da Blizzard no Linux?

Especificamente Diablo 3 e Starcraft 2.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Pessoal, como faço pra jogar os jogos da Blizzard no Linux?

Especificamente Diablo 3 e Starcraft 2.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
Instala o Wine, de preferência a última versão e depois é só instalar o app da Blizzard como no Windows

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
Instala o Wine, de preferência a última versão e depois é só instalar o app da Blizzard como no Windows

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Eu tentei o wow a uns 2 anos pelo wine e o jogo não tava nem startando.

Vou fazer o teste novamente.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo