O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

sony7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.812
Reações
15.284
Pontos
753
Usam Ubuntu no Nubank, LOL

cjsqBeDaJOA.jpg

F6hm7j1.jpg
 

Anexos

  • mgQaxTeIjNw.jpg
    180,5 KB · Visualizações: 19

Mr.Zurkov

Habitué da casa
Mensagens
204
Reações
336
Pontos
63
alguem poderia indicar um tutorial de como instalar e configurar o centos como servidor local,

No win server eh bem simples a criacao de dominio, usuarios e compartilhar pastas

tipo a instalacao com gui do cpanel e whm, estes que seriam o equivalentes ao active directory no windows server 2008 por exemplo se nao estou enganado.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
Pessoal, to quase limando o ruindows do meu PC.

Existe alguma alternativa pra rodar os jogos da Windows 10 Store no Linux? A única coisa que brinco com meu amigo é aquele remake do Age 1 que está na store.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Saudades do Linux. Peguei um laptop há uns 3 meses atrás, e deixei Windows 10 nele mesmo. Não jogo mais nada no PC mesmo tendo 125 jogos no Steam. Preciso pesquisar se OBS e o software da Elgato funcionam bem no Linux, e quais são os melhores editores de video disponiveis. Quero Linux de volta.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.463
Pontos
2.009
alguem poderia indicar um tutorial de como instalar e configurar o centos como servidor local,

No win server eh bem simples a criacao de dominio, usuarios e compartilhar pastas

tipo a instalacao com gui do cpanel e whm, estes que seriam o equivalentes ao active directory no windows server 2008 por exemplo se nao estou enganado.

Se for só pra criar domínio, usuários e pastas você faz tudo pelo samba.

Mas não manjo de servidor linux com gui. Achava que era tudo linha de comando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Nova notícia do Gnome removendo recurso/configuração.
Porque a barra superior transparente pode ter problema de legibilidade com papel de parede muito claro querem remover. Isso depois de terem adicionado ignorando os avisos dos usuários de que isso poderia acontecer e era preciso adicionar borrado.
Vão simplesmente remover ao invés de tornar uma configuração porque como sempre o usuário não pode ter escolha.

Mas uma coisa que será adicionada é bem vinda e eu gostaria de ver padrão em todas as distros e DE esse ano que é configuração de permissões para Flatpak. Uma das vantagens desses formatos de arquivos é essa então tem que ter uma interface que dê acesso a essas configurações.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Nova notícia do Gnome removendo recurso/configuração.
Porque a barra superior transparente pode ter problema de legibilidade com papel de parede muito claro querem remover. Isso depois de terem adicionado ignorando os avisos dos usuários de que isso poderia acontecer e era preciso adicionar borrado.
Vão simplesmente remover ao invés de tornar uma configuração porque como sempre o usuário não pode ter escolha.

Mas uma coisa que será adicionada é bem vinda e eu gostaria de ver padrão em todas as distros e DE esse ano que é configuração de permissões para Flatpak. Uma das vantagens desses formatos de arquivos é essa então tem que ter uma interface que dê acesso a essas configurações.
Filosofia Gnome maior criadora de Fork do mundo open-source
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Meu PC pifou em dezembro :ksnif

Como estou sem poder gastar muito eu comprei um raspberry pi 3 B+, irei fazer vários testes com distros para o Pi: raspbian, manjaro, ubuntu e etc.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Pergunta: sabem por que o Gnome é o espaguete do mundo Open Source?

Enquanto isso, lembram que o Gnome removeu o menu dos programas do painel?
Ele irá voltar no 3.32:

ul50950bodf21.png
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Então galera, como disse no tópico que eu tinha criado de ajuda, quero instalar o linux em um HD de 500GB que eu tenho de notebook no PC. tenho um SSD com Windows 10 e queria fazer dual boot. então gostaria de saber se tem algum método seguro pra fazer isso.

com relação a distro, queria usar a SteamOS, mas lembro que tinha que formatar todos os HDs e partições na instalação. outra coisa que eu não sei é como anda o desenvolvimento do OS, não ouço mais falar dele faz um tempo. Vocês sabem o que se sucedeu com esse sistema?

qual distro vocês recomendam, queria testar o proton e o Wine (são a mesma coisa mas sabe-se lá)
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Então galera, como disse no tópico que eu tinha criado de ajuda, quero instalar o linux em um HD de 500GB que eu tenho de notebook no PC. tenho um SSD com Windows 10 e queria fazer dual boot. então gostaria de saber se tem algum método seguro pra fazer isso.
com relação a distro, queria usar a SteamOS, mas lembro que tinha que formatar todos os HDs e partições na instalação. outra coisa que eu não sei é como anda o desenvolvimento do OS, não ouço mais falar dele faz um tempo. Vocês sabem o que se sucedeu com esse sistema?
qual distro vocês recomendam, queria testar o proton e o Wine (são a mesma coisa mas sabe-se lá)

Recomendo o Linux Mint padrão mesmo com Cinamon
Para Dual Boot deve primeiro instalar o Windows e Depois o Linux (não esqueça de formatar em Ext4 o HD que ficará o Linux).
Na Instalação do Linux Mint ele vai detectar que tem outro sistema operacional e o Grub vai criar a inicialização para você escolher entre os 2.
Ele cria um bem básico em texto, mas dá pra personalizar com imagens pra ficar um Boot bonitão...



grub2-800x500.jpg
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Recomendo o Linux Mint padrão mesmo com Cinamon
Para Dual Boot deve primeiro instalar o Windows e Depois o Linux (não esqueça de formatar em Ext4 o HD que ficará o Linux).
Na Instalação do Linux Mint ele vai detectar que tem outro sistema operacional e o Grub vai criar a inicialização para você escolher entre os 2.
Ele cria um bem básico em texto, mas dá pra personalizar com imagens pra ficar um Boot bonitão...



Visualizar anexo 63482

então cara, o problema é que eu vou instalar o linux em outro HD, e não no SSD que está o windows. tem como fazer isso? tem um tutorial pra passar?
Outra coisa, e pra mudar essa tela de boot, cmofas/?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
então cara, o problema é que eu vou instalar o linux em outro HD, e não no SSD que está o windows. tem como fazer isso? tem um tutorial pra passar?
É o mesmo passo, não tem problema nenhum.
O Linux mint é um Pendrive ele vai detectar as unidades que tem sistema operacional.



Tem bastante vídeos ensinando a fazer...a vantagem é que como é outro HD nem vai precisar particionar..
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
É o mesmo passo, não tem problema nenhum.
O Linux mint é um Pendrive ele vai detectar as unidades que tem sistema operacional.



Tem bastante vídeos ensinando a fazer...a vantagem é que como é outro HD nem vai precisar particionar..

funcionou! uma pena que não posso usar os HDs do windows pra rodar os jogos via proton....
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Eu tentei fazer isso e funcionou em uma versão mais antiga, mas na ultima versão deletou todos os jogos que tentei iniciar e precisei baixar de novo auhauhauhauha
sabe como faço para atualizar os drivers da Nvidia? estou usando o Mint.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
funcionou! uma pena que não posso usar os HDs do windows pra rodar os jogos via proton....

Talvez o que funcione é você fazer o backup dos jogos na steam do windows e restaurar na steam do linux. Assim você não precisa baixar tudo de novo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
então eu baixei na Nvidia, e veio um pacote .run. tentei instalar mas dá erro
Não usa o .run que é mais chato para instalar...

NVIDIA geralmente tem algum utilitário que varia de distribuição para distribuição

No seu caso o mais fácil é com o comando:

sudo ubuntu-drivers autoinstall

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Não usa o .run que é mais chato para instalar...

NVIDIA geralmente tem algum utilitário que varia de distribuição para distribuição

No seu caso o mais fácil é com o comando:

sudo ubuntu-drivers autoinstall

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Então, no site da Nvidia, tem o Driver 415 já, mas só no formato run, pelo sudo, só o 390 mesmo
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Bizarro, meu WPS Office deixou de ser um clone do Microsoft Office. Houve algum problema de diretos autorais e mudaram ou foi meu WPS que desconfigurou? (já desinstalei e reinstalei.... e nada.)
Edit: noobice minha mesmo... esquece kkkkkkkkkkkkkkkk
 
Ultima Edição:

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Então, no site da Nvidia, tem o Driver 415 já, mas só no formato run, pelo sudo, só o 390 mesmo
Cara, por ser Mint (baseado em Ubuntu) recomendo usar um PPA que já existe pra isso que tem uma lista mais atualizada de drivers:

https://www.diolinux.com.br/2018/10/como-instalar-drivers-nvidia-ubuntu-tutorial.html

Muita gente tem ranço quando ta ir adicionando PPAs por questão de confiabilidade da fonte, mas TODAS as vezes que eu tentei instalar um driver da NVIDIA com .run dela eu tive uma dor de cabeça desgraçada porque ele quebrou tudo a ponto de eu nem conseguir logar no desktop e ter que trabalhar, sem janelas, no TTY...

Se ainda não aparecer o último na lista é porque estão testando antes de lançar.

EDIT: Eles já estão na 410 segundo o launchpad deles: https://launchpad.net/~graphics-drivers/+archive/ubuntu/ppa
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Cara, por ser Mint (baseado em Ubuntu) recomendo usar um PPA que já existe pra isso que tem uma lista mais atualizada de drivers:

https://www.diolinux.com.br/2018/10/como-instalar-drivers-nvidia-ubuntu-tutorial.html

Muita gente tem ranço quando ta ir adicionando PPAs por questão de confiabilidade da fonte, mas TODAS as vezes que eu tentei instalar um driver da NVIDIA com .run dela eu tive uma dor de cabeça desgraçada porque ele quebrou tudo a ponto de eu nem conseguir logar no desktop e ter que trabalhar, sem janelas, no TTY...

Se ainda não aparecer o último na lista é porque estão testando antes de lançar.

EDIT: Eles já estão na 410 segundo o launchpad deles: https://launchpad.net/~graphics-drivers/+archive/ubuntu/ppa
Recebi isso aqui:

1549814515440.png
 

Anexos

  • 1549814485019.png
    414,9 KB · Visualizações: 9

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Mano, enquanto for esse inferno pra instalar um simples driver de vídeo, Linux nunca vai ser uma opção viável....
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Você estar instalando só o driver, por isso ta dando error nas dependência ... instala o meta-pacote nvidia-driver-410 ou nvidia-driver-415, sudo apt install nvidia-driver-410 && sudo reboot ou sudo apt install nvidia-driver-415 && sudo reboot
então, fiz isso e dava o mesmo erro. resolvi (por sorte) fazendo esse comando:

Código:
sudo dpkg --force-all -P nvidia-390 nvidia-compute-utils-390 nvidia-dkms-390 nvidia-prime nvidia-settings nvidia-opencl-icd-340 nvidia-opencl-icd-384 nvidia-kernel-source-390 nvidia-kernel-common-390 libnvidia-cfg1-390 libnvidia-common-390 libnvidia-compute-390 libnvidia-decode-390 libnvidia-encode-390  libnvidia-fbc1-390 libnvidia-ifr1-390
sudo apt purge --autoremove '*nvidia*'
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

e depois indo no gerenciador de drivers e instalando por lá
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Tenho um problema antigo que gostaria de compartilhar. O meu notebook é um Asus X555L. Ele possui um processador Intel Core i5, e uma placa de vídeo dedicada Nvidia 930M. Possuo ele desde o início de 2016.
Neste mesmo notebook já usei além de Windows, Fedora, Debian, e agora Antergos (uma distro baseada em Arch).
Em todas as distros do Linux, nunca fui capaz de utilizar de fato a placa de vídeo.
No Fedora, por exeplo, usando GNOME, ao instalar os drivers da Nvidia, nao consegui mais bootar o sistema graficamente, aparecia uma tela de erro. (Inclusive criei um tópico do fórum do Fedora, na época, que vocês podem ver mais detalhes aqui: https://ask.fedoraproject.org/en/qu...nvidia-driver-oh-no-something-has-gone-wrong/ ).
No Debian, usando KDE, também não tive sucesso, mas não lembro de maiores detalhes.
E agora, após instalar o Antergos (com GNOME), tentei instalar os drivers da placa, novamente. Mais uma vez, o ambiente gráfico não inicializou, e fiquei preso em uma tela preta apenas com o que seria um terminal, mas nao podia digitar nada, a menos que eu abrisse outro terminal com Ctrl+Alt+F2.
Então eu venho aqui pedir uma ajuda pra vocês, se alguém tem notebook com placa da Nvidia, e que sabe fazê-la funcionar corretamente no linux, me dá um help ae!
Obs: Atualmente, utilizando o Intel HD Graphics, eu sofro com um pouco de Tearing em vídeos,e procurando solucionar isso, cheguei aqui: https://wiki.archlinux.org/index.php/intel_graphics#Xorg_configuration . Mas ao criar o arquivo de configuração (/etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf), obtive o mesmo erro de quando eu instalei os drivers da Nvidia. Tela preta no boot. Isso pode talvez ajude a encontrar o problema. Após deletar o arquivo, consegui bootar normalmente.
Atualizando meu caso: Ontem, depois de 3 anos com o notebook, finalmente consegui fazer a placa dedicada funcionar hahah
Tava precisando formatar; formatei e botei Manjaro. Segui os passos dessa página ( https://wiki.manjaro.org/index.php?title=Optimus_Manager ) e incrivelmente funfou. Show demais. Não estou tendo problema com tearing nem baixa performance. Apenas ainda nao testei a duração da bateria, mas não será problema, já que dá pra alternar entre Intel e Nvidia.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Mano, enquanto for esse inferno pra instalar um simples driver de vídeo, Linux nunca vai ser uma opção viável....
Só é esse inferno porque você faz questão de instalar o último drive que não faz grande diferença

.Run só recomendo para usuários avançados

E detalhe Linux não tem culpa da política de drivers fechados da NVIDIA, pegue por exemplo uma Radeon os drivers são abertos e simples de instalar

Por isso eu já coloquei na cabeça que minha próxima placa vai ser Radeon


Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Só é esse inferno porque você faz questão de instalar o último drive que não faz grande diferença

.Run só recomendo para usuários avançados

E detalhe Linux não tem culpa da política de drivers fechados da NVIDIA, pegue por exemplo uma Radeon os drivers são abertos e simples de instalar

Por isso eu já coloquei na cabeça que minha próxima placa vai ser Radeon


Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
então cara, tem jogos no proton que só rodam no driver 410+. mesmo no windows, se voce quer testar um driver beta, voce só baixa o driver e instala. Pra mim linux nunca vai ser usável enquanto dificultarem coisas básicas e precisar de usar o terminal pra toda e qualquer função. Deletei o Mint, pois todos os jogos que eu queria testar com o proton precisava fazer um sem números de coisas no terminal pra deixar funcional. pra mim não dá não. pra que vou ter todo esse trabalho pra rodar jogos com 10 a 20% menos desempenho do windows? Vamos ver se daqui a uns 5 ou 10 anos a mentalidade mude, acho que a Steam já deu o primeiro passo pra simplificar isso....
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
então cara, tem jogos no proton que só rodam no driver 410+. mesmo no windows, se voce quer testar um driver beta, voce só baixa o driver e instala. Pra mim linux nunca vai ser usável enquanto dificultarem coisas básicas e precisar de usar o terminal pra toda e qualquer função. Deletei o Mint, pois todos os jogos que eu queria testar com o proton precisava fazer um sem números de coisas no terminal pra deixar funcional. pra mim não dá não. pra que vou ter todo esse trabalho pra rodar jogos com 10 a 20% menos desempenho do windows? Vamos ver se daqui a uns 5 ou 10 anos a mentalidade mude, acho que a Steam já deu o primeiro passo pra simplificar isso....
A mentalidade que tem que mudar é a da NVIDIA...

Mas duvido que aconteça isso em décadas, ela faz isso para não entregar segredos de código a AMD

Foda que ela acaba segurando o desenvolvimento do aplicativo que ao meu ver é o maior avanço de toda família Unix em muito tempo o Wayland

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
@sagaopc eu instalei o driver 415 da nvidia de boas pelo PPA. Acho que deu pau quando você se aventurou em instalar manualmente.
Antigamente não se tinha outra alternativa a não ser o .run, ai eu também nunca consegui instalar os drivers da nvidia sem quebrar algo.

1549834320901.png
 
Topo Fundo