O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
O problema que o @sagaopc colocou infelizmente é uma consequência infeliz do dependency hell do Linux. O gerenciador de pacotes da sua distro é o seu maior amigo e maior inimigo... Ela consegue gerenciar automaticamente o que é necessário para se instalar coisas, contanto que tudo dê certo e você não acabe deixando seus pacotes em um estado inconsistente.

Eu fui burro de não pedir pra você remover tudo o que tinha da NVIDIA do seu PC antes de te passar o tutorial, culpa minha, mas concordo com você que o sistema precisa ser a prova de cagadas como essa.

Eu acho o apt-get uma ferramenta bem b*sta pra falar a verdade. Defendo ferrenhamente que usuários de Debian e derivados usem o aptitude, ele é mais espertinho para identificar dependências com problema e recomendar alternativas para resolver o problema. Acredito que no seu caso ele recomendaria.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Nvidia deveria fazer um Flatpack e pronto..ai acabam os problemas
 

rodfer

Ser evoluído
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
21
Também que alguma coisas deveriam ser mais simples no Linux para não afastar os novatos (como eu). Eu tb tenho notebook com placa hibrida, e o que é simples de ver é que mesmo utilizando a Intel Graphis, o notebook no linux esquenta muito mais que no Windows.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Também que alguma coisas deveriam ser mais simples no Linux para não afastar os novatos (como eu). Eu tb tenho notebook com placa hibrida, e o que é simples de ver é que mesmo utilizando a Intel Graphis, o notebook no linux esquenta muito mais que no Windows.
Esse video ajuda a responder um pouco os problemas das placas hibridas...

 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
alguem sabe como posso criar um dominio da rede no servidor local no ubuntu? Estou querendo me livrar do win server 2003 de vez pois os licenças dos mais recentes sao muito caras.

pra adicionar usuarios com senhas (para terem acesso aos arquivos das pastas compartilhadas), encontrei esse tutorial abaixo, que era algo que eu procurava faz tempo, achei ate bem parecido com o AD do win server

https://www.edivaldobrito.com.br/como-criar-compartilhamentos-seguros-para-maquinas-windows/

porem antes de tudo, ele nao explica como criar um dominio para eu poder criar os usuarios para que os pcs rodando windows possam ter acesso aos arquivos compartilhados pela rede, é so arquivo, nao quero hospedar sites como sao 99% dos tutoriais que encontro no google.
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
alguem sabe como posso criar um dominio da rede no servidor local no ubuntu? Estou querendo me livrar do win server 2003 de vez pois os licenças dos mais recentes sao muito caras.

pra adicionar usuarios com senhas (para terem acesso aos arquivos das pastas compartilhadas), encontrei esse tutorial abaixo, que era algo que eu procurava faz tempo, achei ate bem parecido com o AD do win server

https://www.edivaldobrito.com.br/como-criar-compartilhamentos-seguros-para-maquinas-windows/

porem antes de tudo, ele nao explica como criar um dominio para eu poder criar os usuarios para que os pcs rodando windows possam ter acesso aos arquivos compartilhados pela rede, é so arquivo, nao quero hospedar sites como sao 99% dos tutoriais que encontro no google.

Adicionar usuários com senhas para ter acesso aos arquivos nas pastas compartilhadas você faz facilmente pelo Samba server. Mas ter um domínio na rede e acessar o samba com as contas de domínio eu nunca fiz.

Em casa eu uso o samba com o workgroup default e o domínio da rede é entregue pelo firewall. Serve apenas para eu não digitar os ips quando acesso algum serviço interno pelo browser ou terminal. Ele não tem conta, isso é feito pelo DNS Resolver do firewall.

E eu to usando freebsd e não o ubuntu. Mas a ideia do compartilhamento é parecida nos tutos.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
alguem sabe como posso criar um dominio da rede no servidor local no ubuntu? Estou querendo me livrar do win server 2003 de vez pois os licenças dos mais recentes sao muito caras.

pra adicionar usuarios com senhas (para terem acesso aos arquivos das pastas compartilhadas), encontrei esse tutorial abaixo, que era algo que eu procurava faz tempo, achei ate bem parecido com o AD do win server

https://www.edivaldobrito.com.br/como-criar-compartilhamentos-seguros-para-maquinas-windows/

porem antes de tudo, ele nao explica como criar um dominio para eu poder criar os usuarios para que os pcs rodando windows possam ter acesso aos arquivos compartilhados pela rede, é so arquivo, nao quero hospedar sites como sao 99% dos tutoriais que encontro no google.
Voce precisa de um servidor LDAP...

Com esses tutorias já da pra começar...

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/como-instalar-e-configurar-um-servidor-ldap-no-ubuntu/



 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
Fui testar o novo Lubuntu com LXQT e achei horrível...
Metade do sistema tá em português e a outra metade tá em inglês. Alguém sabe como resolver?

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
Voce precisa de um servidor LDAP...

Com esses tutorias já da pra começar...

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/como-instalar-e-configurar-um-servidor-ldap-no-ubuntu/





um tutorial com GUI, isso mesmo que eu procurava :D

nunca tinha ouvido falar do LDAP, so do webmin, nao sei se eh o mesma finaldiade este ultimo

mas vou dar uma olhada nesses videos e no site pra construir conhecimento sobre isso pq a gente fica meio escravo do win server por tanto tempo que faz tudo e quando nao depender dele, ficamos como cego em tiroteio

vlw!
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Amigos, boa noite!

Atualmente estou em um dilema se tento otimizar legal um linux aqui no meu computador ou não. Tenho um VAIO antigo, acho que 2011-12, modelo VPCEE25FB, que tem 4gb de ram, Phenom II P820 e uma ATI Radeon 4500, junto de um SSD pra dar uma desgargalada.

Instalei windows 10 aqui, consegui instalar todos os drivers depois de algumas tentativas (aparentemente a AMD não suporta W10 nessa placa de video, mas existe um driver que funciona bem) e beleza, limpei quase tudo da M$ com WPD, não tem quase nada instalado, ta uma instalação limpinha que só, basicamente tem steam, teamspeak, e firefox, que é só o que eu preciso.

O problema é que meu jogo favorito é CSGO, que é extremamente CPU bound, minha CPU fica no talo (a gpu aguenta o jogo tranquilinha que só...) e o clock de 1.8 desse triple core deixa muito a desejar, pego apenas 50fps (conecto em um monitor externo pra jogar, mas 45-50 fps em CS go é triste demais...) e queria mais performance

No W10 sei que gastei minhas opções, ultimizei até o talo, queria saber, existe esperança com alguma distro de Linux rodar melhor o jogo? Rodando CS GO a 60fps, team speak e um browser qualquer eu não preciso de absolutamente mais nada

Já mexi um pouco com Ubuntu e ElementaryOS, mas muito pouco, de linux não entendo nada
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Também que alguma coisas deveriam ser mais simples no Linux para não afastar os novatos (como eu). Eu tb tenho notebook com placa hibrida, e o que é simples de ver é que mesmo utilizando a Intel Graphis, o notebook no linux esquenta muito mais que no Windows.
Estava pensando em instalar no meu laptop, mas isso desanima. Ele tem duas placas também. Estava usando o Ubuntu Mate no desktop antes de mudar pro laptop e sinto falta :~~
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Amigos, boa noite!

Atualmente estou em um dilema se tento otimizar legal um linux aqui no meu computador ou não. Tenho um VAIO antigo, acho que 2011-12, modelo VPCEE25FB, que tem 4gb de ram, Phenom II P820 e uma ATI Radeon 4500, junto de um SSD pra dar uma desgargalada.

Instalei windows 10 aqui, consegui instalar todos os drivers depois de algumas tentativas (aparentemente a AMD não suporta W10 nessa placa de video, mas existe um driver que funciona bem) e beleza, limpei quase tudo da M$ com WPD, não tem quase nada instalado, ta uma instalação limpinha que só, basicamente tem steam, teamspeak, e firefox, que é só o que eu preciso.

O problema é que meu jogo favorito é CSGO, que é extremamente CPU bound, minha CPU fica no talo (a gpu aguenta o jogo tranquilinha que só...) e o clock de 1.8 desse triple core deixa muito a desejar, pego apenas 50fps (conecto em um monitor externo pra jogar, mas 45-50 fps em CS go é triste demais...) e queria mais performance

No W10 sei que gastei minhas opções, ultimizei até o talo, queria saber, existe esperança com alguma distro de Linux rodar melhor o jogo? Rodando CS GO a 60fps, team speak e um browser qualquer eu não preciso de absolutamente mais nada

Já mexi um pouco com Ubuntu e ElementaryOS, mas muito pouco, de linux não entendo nada

Recomendo instalar o Linux Mint (instalar mesmo não rodar de pendrive), e fazer o teste. CS GO tem versão nativa pro Linux na Steam.
Não sei como vai rodar...
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Recomendo instalar o Linux Mint (instalar mesmo não rodar de pendrive), e fazer o teste. CS GO tem versão nativa pro Linux na Steam.
Não sei como vai rodar...

Boa dica amigo!

Vou de Linux Mint 19, vi que o ambiente XFCE é o mais leve, vou com ele também.

Alguém sabe em relação a drivers? Vou ter dificuldades com essa Ati Hd 4500 mobile?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Atualizei o Plasma 5.15.
Ele é mais sobre consertar erros do que realmente adicionar coisas, parece.
Uma coisa que eu queria ver se melhorava era usar o File Picker nativo no Firefox com o tal do xdg-desktop-portal-kde. Apesar de ter recebido um monte de atualizações continua na mesma, mesmo problema de o Firefox deixar de ser padrão e ainda não pegar os nomes dos arquivos automaticamente quando você vai salvar.

Ainda preciso reiniciar algumas vezes para ver se as coisas funcionam (Menu de Aplicativos lembrar dos favoritos) porque na primeira vez eu tive que forçar reiniciar com combinação mágica de teclas porque ele não queria reiniciar nem desligar de jeito nenhum.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
Recomendo instalar o Linux Mint (instalar mesmo não rodar de pendrive), e fazer o teste. CS GO tem versão nativa pro Linux na Steam.
Não sei como vai rodar...
Você recomenda usar o Mint num PC mais velho? (32 bits) Se sim, Cinnamon mesmo?

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Também que alguma coisas deveriam ser mais simples no Linux para não afastar os novatos (como eu). Eu tb tenho notebook com placa hibrida, e o que é simples de ver é que mesmo utilizando a Intel Graphis, o notebook no linux esquenta muito mais que no Windows.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Vejam se isso é útil para vocês:



overclock-nvidia-gpu-on-linux-utility.png


https://www.omgubuntu.co.uk/2019/02/easily-overclock-nvidia-gpu-on-linux-with-this-new-app[/img]
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Bom galera, instalei o Mint 19 XFCE aqui e por enquanto tudo rodando que é uma beleza, menos o driver de video!

Digo, até que está rodando bem com o "open source", mas não abre o CS GO nem ferrando! A distro é muito limpa e muito leve, ta rodando beeeem melhor que meu windows 10.

Consegui instalar tudo menos o driver, que no caso é o Catalyst 13.1, baixei do site da AMD um .run, mas toda vez que tento abrir esse .run trava tudo, alguém pode me ajudar se devo instalar pelo terminal e quais comandos? Estranho que até mesmo o Teamspeak baixei um .run que quando tento abrir trava tudo

Captura de tela_2019-02-13_02-09-19.png
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Bom galera, instalei o Mint 19 XFCE aqui e por enquanto tudo rodando que é uma beleza, menos o driver de video!

Digo, até que está rodando bem com o "open source", mas não abre o CS GO nem ferrando! A distro é muito limpa e muito leve, ta rodando beeeem melhor que meu windows 10.

Consegui instalar tudo menos o driver, que no caso é o Catalyst 13.1, baixei do site da AMD um .run, mas toda vez que tento abrir esse .run trava tudo, alguém pode me ajudar se devo instalar pelo terminal e quais comandos? Estranho que até mesmo o Teamspeak baixei um .run que quando tento abrir trava tudo

Visualizar anexo 63831

Meu amigo não tenta instar esses .run não...não recomendo.
Muitas vezes ele tem só o driver e não as dependências e isso pode causar o travamento do sistema ou o não funcionamento correto.


Para baixar as coisas, o ideal é primeiro procurar na Loja de aplicativos do mint...lá dá pra instalar e desinstalar os programas.
Os arquivos .DEB também funcionam bem.

Em relação ao driver e team speak.

Drivers normalmente é assim:
Vá em: Menu-->Preferências-->Configurações do Sistema-->Gerenciador de Drivers.
Então espere a busca e selecione o driver que quiser, e então clique em aplicar e reinicie o sistema.

Os drivers proprietários da AMD normalmente são mais complicados, então desta maneira que indiquei acho que seria o ideal.

Aqui um tutorial para instalar o driver proprietário caso queira: https://mintguide.org/system/461-install-latest-amd-catalyst-driver-into-linux-mint.html

Aqui também algumas dicas de como instalar o driver open source da AMD: http://fit-pc.com/wiki/index.php/AMD:_Installing_Linux_Mint_19

Aqui como instalar esse .RUN do TeamSpeak --.> https://community.linuxmint.com/tutorial/view/2138

 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Meu amigo não tenta instar esses .run não...não recomendo.
Muitas vezes ele tem só o driver e não as dependências e isso pode causar o travamento do sistema ou o não funcionamento correto.
Visualizar anexo Captura de tela_2019-02-13_19-00-35.png

Para baixar as coisas, o ideal é primeiro procurar na Loja de aplicativos do mint...lá dá pra instalar e desinstalar os programas.
Os arquivos .DEB também funcionam bem.

Em relação ao driver e team speak.

Drivers normalmente é assim:
Vá em: Menu-->Preferências-->Configurações do Sistema-->Gerenciador de Drivers.
Então espere a busca e selecione o driver que quiser, e então clique em aplicar e reinicie o sistema.

Os drivers proprietários da AMD normalmente são mais complicados, então desta maneira que indiquei acho que seria o ideal.

Aqui um tutorial para instalar o driver proprietário caso queira: https://mintguide.org/system/461-install-latest-amd-catalyst-driver-into-linux-mint.html

Aqui também algumas dicas de como instalar o driver open source da AMD: http://fit-pc.com/wiki/index.php/AMD:_Installing_Linux_Mint_19

Aqui como instalar esse .RUN do TeamSpeak --.> https://community.linuxmint.com/tutorial/view/2138



Obrigado pelas dicas amigo!

Consegui instalar o Teamspeak tranquilo, foi que uma beleza

agora, na hora do driver proprietário da AMD, seguindo o tutorial, consegui instalar tranquilo também o comando "sudo apt-get install cdbs dh-make dkms execstack dh-modaliases linux-headers-generic libqtgui4 xserver-xorg-dev debhelper lib32gcc1" que aparentemente é necessário pro bom funcionamento do driver, são as "dependecias" certo?

agora, na hora de executar o comando sudo chmod +x amd-driver-installer... ele não acontece nada, mesmo rodando o terminal dentro da pasta e etc, pede minha senha e volta pra uma linha normal, e nada de instalar de fato
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
agora, na hora de executar o comando sudo chmod +x amd-driver-installer... ele não acontece nada, mesmo rodando o terminal dentro da pasta e etc, pede minha senha e volta pra uma linha normal, e nada de instalar de fato
Esse comando é só pra conceder a permissão ao arquivo. Pra instalar de fato é o comando sh que é um dos próximos passos do tutorial.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Obrigado pelas dicas amigo!

Consegui instalar o Teamspeak tranquilo, foi que uma beleza

agora, na hora do driver proprietário da AMD, seguindo o tutorial, consegui instalar tranquilo também o comando "sudo apt-get install cdbs dh-make dkms execstack dh-modaliases linux-headers-generic libqtgui4 xserver-xorg-dev debhelper lib32gcc1" que aparentemente é necessário pro bom funcionamento do driver, são as "dependecias" certo?

agora, na hora de executar o comando sudo chmod +x amd-driver-installer... ele não acontece nada, mesmo rodando o terminal dentro da pasta e etc, pede minha senha e volta pra uma linha normal, e nada de instalar de fato

Humm talvez tenha algum erro no comando que está digitando...
Pelo Driver padrão não foi ?

Menu-->Preferências-->Configurações do Sistema-->Gerenciador de Drivers.
Então espere a busca e selecione o driver que quiser, e então clique em aplicar e reinicie o sistema.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Amigo Nicko pelo driver padrão não foi, acho que por eu usar placa de video AMD ele não me da as mesmas opcoes do que quando eu tinha nvidia, que me dava um leque de drivers proprietarios pra instalar, aqui no caso não me da nenhum driver, fica tudo cinza, veja só

wxCYpAHl.png.jpeg


Seguindo o tutorial que você passou e o Bruno me ajudou também eu até consegui ir um pouco mais longe:

eu baixei o Catalyst 13.1 pra linux (o ultimo que minha placa de video suporta, segundo o site da amd), consegui instalar o comando das "adjacencias" mas bem na hora de instalar o driver com o comando sh ele até me deixa ir um pouco a frente, mas me para nessa mensagem:

Visualizar anexo e2LrCGD.png



Sera que a versão do Mint 19 XFCE não funciona com esses drivers?

Tem como eu forçar a instalação como está sugerindo ali? Ou devo tentar um mint mais antigo, tipo o 17.3?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Amigo Nicko pelo driver padrão não foi, acho que por eu usar placa de video AMD ele não me da as mesmas opcoes do que quando eu tinha nvidia, que me dava um leque de drivers proprietarios pra instalar, aqui no caso não me da nenhum driver, fica tudo cinza, veja só

Visualizar anexo 63964


Seguindo o tutorial que você passou e o Bruno me ajudou também eu até consegui ir um pouco mais longe:
eu baixei o Catalyst 13.1 pra linux (o ultimo que minha placa de video suporta, segundo o site da amd), consegui instalar o comando das "adjacencias" mas bem na hora de instalar o driver com o comando sh ele até me deixa ir um pouco a frente, mas me para nessa mensagem:
Visualizar anexo 63965
Sera que a versão do Mint 19 XFCE não funciona com esses drivers?
Tem como eu forçar a instalação como está sugerindo ali? Ou devo tentar um mint mais antigo, tipo o 17.3?

Você já tentou pelos drivers open source da AMD? Vejo muita gente reclamar dos proprietários...
Qual é a sua placa ?
No caso seriam os "mesa drivers" e talvez tenham pra ela...
Aqui neste link explicam como instalar - https://www.diolinux.com.br/2017/03/como-instalar-ultima-versao-do-mesa-driver-de-vide-ubuntu.html
Os drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Você já tentou pelos drivers open source da AMD? Vejo muita gente reclamar dos proprietários...
Qual é a sua placa ?
No caso seriam os "mesa drivers" e talvez tenham pra ela...
Aqui neste link explicam como instalar - https://www.diolinux.com.br/2017/03/como-instalar-ultima-versao-do-mesa-driver-de-vide-ubuntu.html
Os drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Possuo uma Ati 4550 Hd mobility, vou testar os drivers open source então pq esses proprietários não vão rodar não

obrigado pela ajuda amigo
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Isso quer dizer que o Windows passará a enxergar as partições com sistemas de arquivos usados pelo Linux?
Pelo que entendi, parece que não. Eles estão usando um protocolo chamado 9P, o lado Linux funciona como server e o Windows é client, também precisa do Linux rodando. Eles comentaram de suporte offline pro futuro, aí pode ser suporte a partição quem sabe.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Lembro de ter baixado um programa uma vez que permitia acessar os arquivos do Linux pelo Windows, mas era MUITO demorado as operações, não me recordo o nome...
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Lembro de ter baixado um programa uma vez que permitia acessar os arquivos do Linux pelo Windows, mas era MUITO demorado as operações, não me recordo o nome...
Hoje em dia até funciona bem
Já copiei arquivos grandes com um programa desses
Mas demorou para o Windows da suporte a pelo menos ao ext4


Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo