O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
Vulnerabilidade afeta LibreOffice

A falha já foi corrigida em versões recentes do LibreOffice mas permanece no OpenOffice.


Uma vulnerabilidade de Execução de Código Remoto (RCE) foi descoberta no LibreOffice. A falha afeta as versões da suíte de escritório no Windows e no Linux.Portanto, recomenda-se que os usuários atualizem para as versões mais recentes. Os patches já foram emitidos.


Descoberto pelo pesquisador de segurança Alex Inführ, a falha pode ser explorada com apenas um documento ODT malicioso. Este documento infectado inclui um código para executar uma macro com uma ação focada no mouse.

Em uma análise da vulnerabilidade em seu blog, a Inführ explica que as versões Windows e Linux do LibreOffice são afetadas. Os exploits de sucesso foram testados na versão 6.1.2.1.


O Document Foundation reconheceu o bug no CVE-2018-16858. Segundo a empresa, a falha já foi resolvida no LibreOffice 6.0.7 e 6.1.3. Então, a instalação de uma versão mais nova deve tecnicamente manter os usuários protegidos.




OpenOffice vulnerável também
openofficeorb.png


Embora a vulnerabilidade já tenha sido resolvida no LibreOffice, parece que outros conjuntos de produtividade do Office também são afetados, incluindo o OpenOffice. De acordo com a BP, o OpenOffice ainda está sem correção.

O pesquisador de segurança confirma que o OpenOffice 4.1.6 é a única versão vulnerável a ataques. A empresa responsável reconheceu o problema. No entanto, não há uma data para ser aplicada a correção.


https://sempreupdate.com.br/vulnerabilidade-afeta-libreoffice/
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Instalei agora uma atualização pequena que teve para o KDE Neon e finalmente, finalmente o seletor de arquivos nativo está funcionando como deveria no Firefox! Dessa vez é verdade mesmo o boato e não precisei fazer nada para fazer funcionar.
E pelo que notei no Reddit a atualização 5.15.1 foi antecipada em um dia para o dia 19?
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
apos ja configurar um servidor com linux, e eu tenho maquinas cliente com windows 7 ou 10

eh obrigatorio o uso do pgina pra se conectar estes clientes no dominio do servidor local?

pois pelo que entendi ele eh um atalho daqueles passos que fazemos de ir em alteracoes de nome/dominio do computador (que precisa-se fazer somente uma vez) e com o pgina apos o usuario logar ele entra automaticamente no dominio.

Pois tenho 50 pcs no meu ambiente e como so quero migrar do win server pro linux, eu nao teria que ir de pc em pc so pra instalar e configurar esse pgina cada vez, ja que manterei os mesmos nome de dominio e host que estavam previamente.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
eh obrigatorio o uso do pgina pra se conectar estes clientes no dominio do servidor local?

Sim é obrigatório
Ele é o cliente LDP para Windows
Uma alternativa para não usar o pgina seria usar o SAMBA 4 como controlador de domínio
O problema que ai é tudo via linha de comando
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Interessante isso aqui
Na nova preview Build do Windows...
Para quem usa o Subsistema do Windows para Linux, a Microsoft agora permite que o usuário acesse os arquivos na distribuição do Linux instalada a partir do Explorador de Arquivos:
w10-18342-01.png


O acesso aos arquivos também é possível via linha de comando e a partir de outros aplicativos, como o Visual Studio Code.

O recurso Windows Sandbox foi atualizado neste build e com isso ele agora suporta o uso de arquivos de configuração. Estes arquivos permitem que os usuários configurem certos aspectos do ambiente virtualizado, como a GPU virtual, rede e pastas compartilhadas.
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Plasma 5.15.1 está instalado aqui no KDE Neon.
Favoritos realmente não voltou a funcionar no Menu de Aplicativos, depois de reiniciar eles sumiram.(imagino que seja alguma "sujeira" no sistema que eu não sei limpar)
Ainda preciso testar se a suspensão está funcionando normalmente. Ele estava com algum bug que fazia desligar brutamente metade das vezes, mas vi atualização específica para o powerdevil que deveria estar causando o problema então espero que esteja corrigido.
Gambiarra para o Firefox usar o seletor de arquivos nativo continua tendo atualização, mas já estava funcionando normalmente então tanto faz. Agora fico imaginando se outros programas GTK não poderiam usar isso também, uso o Pinta como editor de imagens e ele tem um seletor horroroso.
Agora, o que me chamou atenção foi o consumo de memória.
Caso não se lembrem eu escolhi o KDE Neon para instalar nesse note velho porque ele parecia ter baixo consumo de memória, e tem mesmo. No início ele era baseado no Ubuntu 16.04 com Plasma 5.12, agora é Ubuntu 18.04 com Plasma 5.15. Quanto o consumo aumentou? ZERO. Nas últimas semanas tive a impressão de que havia aumentado um pouco mas agora ele diminuiu novamente. Caras, isso é muito impressionante, desde que foi instalado foi adicionado um bocado de coisas no sistema (subsistemas Flatpak e Snap, a gambiarra do Firefox, e outros) e não fez diferença, porque parece que nesse tempo os desenvolvedores continuam otimizando o código. Se o projeto KDE consegue isso, fazer cada vez mais com cada vez menos, por que os outros projetos não conseguem? Vai entender.
 

Ellminstersp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
919
Reações
649
Pontos
554
Meu PC é um fx-6300 c/ r9 270x e 8gb RAM. Criei uma maquininha virtual aqui no virtual box com 4gb RAM e instalei o Lubuntu. Tá rodando excelente. Será que se eu instalar o Steam da pra rodar algum jogo mais leve mesmo na maquina virtual ?

Enviado de meu SM-A910F usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Meu PC é um fx-6300 c/ r9 270x e 8gb RAM. Criei uma maquininha virtual aqui no virtual box com 4gb RAM e instalei o Lubuntu. Tá rodando excelente. Será que se eu instalar o Steam da pra rodar algum jogo mais leve mesmo na maquina virtual ?

Enviado de meu SM-A910F usando o Tapatalk

Não, só se você fizer o bypass da placa de vídeo para a máquina virtual, mas eu acho que isso não é possível do Windows pro Linux, só ao contrário.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.566
Reações
16.332
Pontos
553
Caros, preciso de uma ajuda. Troquei o Windows 7 de um notebook mais antigo que tenho aqui, que uso pra assistir Netflix e Youtube na tv da sala. Coloquei o Ubuntu 18.10, que rodou lindamente e está 100%, no entanto, notei um problema ao assistir filmes na Netflix (até o momento só nela, não notei no Youtube, mas tbm pode estar). Está acontecendo em cenas mais rápidas, em filmes de ação da pra notar bem. Da pra notar umas pequenas descontinuidades na imagem, como se uma faixa atualizasse mas a faixa de baixo da tela demorasse mais, isso cria uns "cantos" na tela, difícil explicar... Lembra um pouco quando tu joga em monitor com alto MS e desliga o V-sync e joga algum Pubg por exemplo...

Isso não acontecia no Windows 7 e não sei como resolver isso no Ubuntu, se é alguma falta de codec pro Firefox que roda a Netflix, sei la...

Edit: procurando no Google por "v-sync e ubuntu", achei um post do Diolinux sobre o efeito, agora sei o nome: SCREEN TEARING... Deixe eu ver se consigo arrumar...
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
Alguém já está usando o kernel 5.0?

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

kyO.Ninja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
4.778
Pontos
729
Alguém sabe se tem algum programa pra linux ( ubuntu 16.04 ) que eu consiga tirar thumbnail de arquivos de video.

Exemplo:
5FPBWJn.jpg


Pode ser GUI ou terminal mesmo, serve também se for sequencia de screenshots.
 

kyO.Ninja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
4.778
Pontos
729
O SMPlayer que uso gera essas miniaturas.

Excelente, pra ser melhor só se fizesse isso em vários arquivos em lote.
Aproveitando a deixa, tbm, gostaria de um problema que envie fotos para o imgur ( ou qualquer semelhante ) clickando com o botão direito
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Alguém sabe se tem algum programa pra linux ( ubuntu 16.04 ) que eu consiga tirar thumbnail de arquivos de video.

Exemplo:
5FPBWJn.jpg


Pode ser GUI ou terminal mesmo, serve também se for sequencia de screenshots.
Pergunta nada a ver com sua questão: dá pra assistir esse Gantz: O que tem no Netflix sem ter visto os anteriores? Parece daora isso aí!!!
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.942
Reações
12.285
Pontos
753
Excelente, pra ser melhor só se fizesse isso em vários arquivos em lote.
Aproveitando a deixa, tbm, gostaria de um problema que envie fotos para o imgur ( ou qualquer semelhante ) clickando com o botão direito

Específico assim eu encontrei essas duas opções, mas nenhuma como opção de botão direito mas vai que tem alguma serventia....

Script de upload para o Imgur:

Captura de tela e upload automárico para o Imgur:
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Aqui um vídeo explicando e ajudando como configurar as partições manualmente, no caso se você tiver um SSD e um HD e queira separar as partições para quando atualizar o sistema não perder seus dados (deixando o / em uma partição e o /home na outra).
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Eu usuário do Kde fui testar o novo Gnome no Fedora e devo ter suportado usar somente por algumas horas

Acho muito errado esse lance de plugins. Depois de meia hora de uso já tinha instalado uns 5 e as ideias loucas deles me incomoda muito

Agora é voltar para o Kde mas vou usar o Fedora como base, espero me livrar de alguns bugs do Ubuntu

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Eu usuário do Kde fui testar o novo Gnome no Fedora e devo ter suportado usar somente por algumas horas

Acho muito errado esse lance de plugins. Depois de meia hora de uso já tinha instalado uns 5 e as ideias loucas deles me incomoda muito

Agora é voltar para o Kde mas vou usar o Fedora como base, espero me livrar de alguns bugs do Ubuntu

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Engraçado que eu sempre usei gnome, xfce e lxde. Atualmente uso o gnome3 no trabalho e mate em casa.

Meti um kde e gostei pra caramba, mas achei o dolphin muito esquisito. Quando eu tento abrir um arquivo de video que está em um servidor samba ele copia o arquivo pra fazer cache e depois abrir. Demora uma eternitade.

Aí instalei o thunar pra me livrar dele e simplesmente não monta nenhum share em smb.

Ai voltei pra mate e tudo funciona normalmente.

Talvez eu dê outra chance pro kde porque gostei do visual, mas achei muito zuado esse dolphin.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Engraçado que eu sempre usei gnome, xfce e lxde. Atualmente uso o gnome3 no trabalho e mate em casa.

Meti um kde e gostei pra caramba, mas achei o dolphin muito esquisito. Quando eu tento abrir um arquivo de video que está em um servidor samba ele copia o arquivo pra fazer cache e depois abrir. Demora uma eternitade.

Aí instalei o thunar pra me livrar dele e simplesmente não monta nenhum share em smb.

Ai voltei pra mate e tudo funciona normalmente.

Talvez eu dê outra chance pro kde porque gostei do visual, mas achei muito zuado esse dolphin.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Se o computador ficar fixo em uma só rede pode ser uma opção deixar tudo montado pelo /etc/fstab

Talvez com isso até o dolphin passe a abrir diretamente.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Boa tarde amigos.


Estou querendo comprar uma impressora para deixar em casa, para quando precisar imprimir algo do trabalho....ou aquele boleto que eu perdi...kkkk


O que vocês indicam, algo que funcione bem e não seja caro para funcionar bem em linux.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.942
Reações
12.285
Pontos
753
Boa tarde amigos.


Estou querendo comprar uma impressora para deixar em casa, para quando precisar imprimir algo do trabalho....ou aquele boleto que eu perdi...kkkk


O que vocês indicam, algo que funcione bem e não seja caro para funcionar bem em linux.

Epson e talvez Canon mas não sei dizer quanto a suporte de drivers para as Canon.

HP eu não recomendo pra ninguém, ainda mais as Ink "Desvantage" com seus cartuchos de 2ml.....
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Se o computador ficar fixo em uma só rede pode ser uma opção deixar tudo montado pelo /etc/fstab

Talvez com isso até o dolphin passe a abrir diretamente.

Sim, o computador está fixo nessa rede.

Porém se eu fizer isso no arquivo fstab a localização ficará montada para todos os usuários, certo ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Sim, o computador está fixo nessa rede.

Porém se eu fizer isso no arquivo fstab a localização ficará montada para todos os usuários, certo ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Tem como configurar pra restringir acesso. Mas se a ideia é que nem apareça que o drive exista fstab não é uma boa saída mesmo...

Outra opção é montar através de script no login ($HOME/.config/plasma-workspace/env ) e desmontar no logoff ($HOME/.config/plasma-workspace/shutdown ).

Apesar que sinceramente esse tipo de coisa eu penso pra desktops minialistas, não pra DEs completas.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
Tem como configurar pra restringir acesso. Mas se a ideia é que nem apareça que o drive exista fstab não é uma boa saída mesmo...

Outra opção é montar através de script no login ($HOME/.config/plasma-workspace/env ) e desmontar no logoff ($HOME/.config/plasma-workspace/shutdown ).

Apesar que sinceramente esse tipo de coisa eu penso pra desktops minialistas, não pra DEs completas.

Aí já começa a dar trabalho :klol

Vou considerar deixar montado, nao tem tantos users que saibam navegar pelo diretorio /mnt.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Boa tarde amigos.


Estou querendo comprar uma impressora para deixar em casa, para quando precisar imprimir algo do trabalho....ou aquele boleto que eu perdi...kkkk


O que vocês indicam, algo que funcione bem e não seja caro para funcionar bem em linux.

Meu pai usa no escritório uma laser da Samsung M2070w...essa é multifuncional mas tem a opção de só a impressora...é um pouco mais barato.
Eu gosto bastante da qualidade e a instalação para Linux é bem fácil.
No próprio site da Samsung explica...eu instalei usando 1 linha de comando...acho que 2 no máximo, bem simples.
Isso a impressora local né...a rede wi-fi dela nem pesquisei de como fazer funcionar no Linux.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
alguem entende de configurar o samba4?

Estou com o centos 7, fui instalando tudo ate chegar na parte de ver se o samba4 esta funcionando.

como root, usei o comando /usr/local/samba/bin/smbclient //localhost/netlogon -Uadministrador%senharoot

so que da erro

session setup failed: NT_STATUS_LOGON_FAILURE

O correto seria aparecer

Domain=[SAMBA] OS=[CentOS] Server=[Samba 4.3.1]

durante a instalacao do CentOS pode-se definir a senha root e tb um usuario. Eu criei tanto a senha root quanto um usuario administrador e uma senha para ele. mas nenhum dos dois da certo ali apos o %.

Algem sabe a solucao?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
alguem entende de configurar o samba4?

Estou com o centos 7, fui instalando tudo ate chegar na parte de ver se o samba4 esta funcionando.

como root, usei o comando /usr/local/samba/bin/smbclient //localhost/netlogon -Uadministrador%senharoot

so que da erro

session setup failed: NT_STATUS_LOGON_FAILURE

O correto seria aparecer

Domain=[SAMBA] OS=[CentOS] Server=[Samba 4.3.1]

durante a instalacao do CentOS pode-se definir a senha root e tb um usuario. Eu criei tanto a senha root quanto um usuario administrador e uma senha para ele. mas nenhum dos dois da certo ali apos o %.

Algem sabe a solucao?

Você está usando ele como servidor de domínio ou apenas para compartilhar pastas e impresoras pelo protocolo smb ?

Eu uso o samba no freebsd para compartilhar arquivos e os usuários dos compartilhamentos são diferentes dos usuários das máquinas. Você precisa criar os usuários no samba por um comando (aqui é pdbedit -a nome do usuário, mas acho que aí deve ser igual).

E você verifica se ele está rodando pelo service samba_server satus. No linux deve ser systemctl samba_server status.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
Você está usando ele como servidor de domínio ou apenas para compartilhar pastas e impresoras pelo protocolo smb ?

Eu uso o samba no freebsd para compartilhar arquivos e os usuários dos compartilhamentos são diferentes dos usuários das máquinas. Você precisa criar os usuários no samba por um comando (aqui é pdbedit -a nome do usuário, mas acho que aí deve ser igual).

E você verifica se ele está rodando pelo service samba_server satus. No linux deve ser systemctl samba_server status.

quero substituir o windows server 2003 na maquina que trabalho pelo centOS 7 como controlador de dominio e tb criar compartilhamento de arquivos e impressora para os usuarios e grupos que eu criar.

Empaquei nessa parte e nao consegui encontrar ideias de como resolver. pois administrador é um usuario que criei logo na instalacao e uso pra logar na maquina assim que inicio ela e ainda assim nao ta passando aquele comando. Sei que tem o smbpasswd - a administrador, porem esta dando

-bash: smbpasswd: command not found

nao sei se isso tem relacao com aquele problema
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.469
Pontos
2.009
quero substituir o windows server 2003 na maquina que trabalho pelo centOS 7 como controlador de dominio e tb criar compartilhamento de arquivos e impressora para os usuarios e grupos que eu criar.

Empaquei nessa parte e nao consegui encontrar ideias de como resolver. pois administrador é um usuario que criei logo na instalacao e uso pra logar na maquina assim que inicio ela e ainda assim nao ta passando aquele comando. Sei que tem o smbpasswd - a administrador, porem esta dando

-bash: smbpasswd: command not found

nao sei se isso tem relacao com aquele problema

Como servidor de domínio eu nunca usei. Alguem postou aí pra trás uma forma de fazer pela interface grafica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Bem, eu cheguei criar um topico falando sobre migrar definitivamente pro Linux na area de PCs... No momento ainda acho q a melhor solução é o dual boot por hora ate o lance do Steam Play tiver 100%

Porém, eu tenho um SSD de 120 GiB que atualmente está o Windows. E mais 2 HDDs de 500 GiB cujo um deles estão meus arquivos pessoais (musicas, videos etc...) e o outro estão os jogos da Steam, jogos não steam, jogos versão capetinha etc... e mais um HDD de 250 GiB aonde está tudo relacionado a emulação. Questão é eu ja tentei fazer um dual boot deixando o Windows no SSD e o Linux num HDD (que havia deixado um espaço sobrando pra isso) não deu mt certo. O Grub não achava nada e tinha q ficar resetando a máquina. Devo ter feito alguma caca... o q me dizem de particinar o SSD 50/50% Visto q no Windows basicamente vou deixar só o Sistema e rodar os jogos que não funcinar no Linux (os jogos estão todos em outro HDD mesmo). E talvez a Unreal Engine/Unity. E o Restante ficaria pro Pinguim... eu lembro q uns 20 GiB é mais q suficiente pra instalar o Sistema e todos os aplicativos... O HDD aonde estão minhas tranqueira iria deixar como /Home mesmo mas sem mudar o sistema de arquivos pra mim poder acessar ele dentro do Windows too... Eu gostaria muito de me livrar do dual boot, mas for now ainda parece ser impossivel!
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Bem, eu cheguei criar um topico falando sobre migrar definitivamente pro Linux na area de PCs... No momento ainda acho q a melhor solução é o dual boot por hora ate o lance do Steam Play tiver 100%

Porém, eu tenho um SSD de 120 GiB que atualmente está o Windows. E mais 2 HDDs de 500 GiB cujo um deles estão meus arquivos pessoais (musicas, videos etc...) e o outro estão os jogos da Steam, jogos não steam, jogos versão capetinha etc... e mais um HDD de 250 GiB aonde está tudo relacionado a emulação. Questão é eu ja tentei fazer um dual boot deixando o Windows no SSD e o Linux num HDD (que havia deixado um espaço sobrando pra isso) não deu mt certo. O Grub não achava nada e tinha q ficar resetando a máquina. Devo ter feito alguma caca... o q me dizem de particinar o SSD 50/50% Visto q no Windows basicamente vou deixar só o Sistema e rodar os jogos que não funcinar no Linux (os jogos estão todos em outro HDD mesmo). E talvez a Unreal Engine/Unity. E o Restante ficaria pro Pinguim... eu lembro q uns 20 GiB é mais q suficiente pra instalar o Sistema e todos os aplicativos... O HDD aonde estão minhas tranqueira iria deixar como /Home mesmo mas sem mudar o sistema de arquivos pra mim poder acessar ele dentro do Windows too... Eu gostaria muito de me livrar do dual boot, mas for now ainda parece ser impossivel!
Para o Linux é de boa esse espaço, o Windows que é foda com seus updates grandes

Engraçado que me fez lembrar que de vez em quando jogo alguns games piratas também no Linux
 
Topo Fundo