O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
E3 2019 para LINUX
Alguns jogos que chegarão para Linux nativamente...

Curiosamente a lista é deveras extensa, tendo em vista a quantidade de games anunciados nos últimos dias. Vamos á lista!


Serão lançados este ano:

Lovely Planet 2: April Skies – 18 de Junho
UnderMine – Verão de 2019 (Inverno Brasileiro)
Police Stories – 19 de Setembro
Stoneshard – 7 de Nobembro
Commandos 2 HD Remaster – Quarto Trimestre de 2019
Starmancer – “Em Breve”
Borderlands 2: Commander Lilith & the Fight for Sanctuary – Sem tempo definido pela Aspyr Media
Mosaic – “Não é a prioridade número um, mas queremos que chegue ao Linux também.” (fonte) – 2019


Chegarão em 2020:

CARRION – 2020
Spiritfarer – 2020
Psychonauts 2 – 2020
Wasteland 3 – Primavera de 2020 (Verão Brasileiro)

Financiamento Coletivo:

Ribbiting Saga – Sob financiamento coletivo
SkateBIRD – Sob financiamento coletivo
Hardware:

Ryzen 9 3950X and Radeon RX 5700
Atari VCS – Março de 2020.
Epic Store:

WHAT THE GOLF? – Exclusivo da Epic somente até o ano que vem.
Griftlands – Exclusivo da Epic somente até o ano que vem.
Afterparty – Exclusivo da Epic somente até o ano que vem, aguardando mais informações do desenvolvedor.


Detalhes
Curiosamente, também sabemos por que a Valve está fazendo sua própria versão independente do Dota Auto Chess. Durante a E3 no PC Gaming Show, o criador original do jogo Dota 2 revelou que seu próprio jogo de mesa independente será exclusivo da Epic Store. Agora, faz mais sentido porque a Valve disse: “A Valve e a Drodo não poderiam trabalhar diretamente entre si por uma variedade de razões”.

Em outra nota relacionada à Valve, a Valve também lançou o Steam Play Proton 4.2-7 para “Corrigir desempenho e regressão sonora que afetou alguns jogos, como Wolfenstein: The New Order.”. Isso era necessário, pois o FAudio estava um pouco bagunçado.

Fonte: https://unixuniverse.com.br/linux/e...JNMImjcGTFXzdv1HfMynrn1WxgBTVmeUiwMgg5yTBbeJ0
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Amigos, achei a solução do freeze do Gnome quando aperta as teclas de volume
The steps I followed are:

  1. Opened the keyboard layout file for my language, in my case: sudo nano /usr/share/X11/xkb/symbols/br
  2. Commented the line:

    modifier_map Mod3 { Scroll_Lock };
  3. Logged out and logged in again.


Ficou liso agora aqui, tá show.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Ubuntu não vai mais suportar 32 bits... E com isso Steam e Wine largam o Ubuntu.

Decisão duvidosa, de quem só olha pro umbigo.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Ubuntu não vai mais suportar 32 bits... E com isso Steam e Wine largam o Ubuntu.

Decisão duvidosa, de quem só olha pro umbigo.
Sinceramente, eu acho que está passando da hora de largarem os 32 bits principalmente se tratando de jogos.

Jogos e programas consomem cada vez mais memória Ram, ficar limitado a um sistema que não permite nem o uso de 4GB de Ram por causa da arquitetura é totalmente sem sentido.

Ficar amarrado aos 32 bits é bobagem. Já deviam ter lançado versões exclusivas 64 bits de sistemas e programas desde 2015 (ou até antes), pelo menos pra mim.

A arquitetura 64 bits existe desde 2003, já passou da hora de ser utilizada como arquitetura primária ao invés da 32 bits.

No máximo lançar a versão 32 bits mas com um aviso ENORME indicando o uso dessa versão somente em ambientes limitados que não possuem ferramentas atuais em 64 bits.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Sinceramente, eu acho que está passando da hora de largarem os 32 bits principalmente se tratando de jogos.

Jogos e programas consomem cada vez mais memória Ram, ficar limitado a um sistema que não permite nem o uso de 4GB de Ram por causa da arquitetura é totalmente sem sentido.

Ficar amarrado aos 32 bits é bobagem. Já deviam ter lançado versões exclusivas 64 bits de sistemas e programas desde 2015 (ou até antes), pelo menos pra mim.

A arquitetura 64 bits existe desde 2003, já passou da hora de ser utilizada como arquitetura primária ao invés da 32 bits.

No máximo lançar a versão 32 bits mas com um aviso ENORME indicando o uso dessa versão somente em ambientes limitados que não possuem ferramentas atuais em 64 bits.
Não bem por aí...

Se perde muito tirando o suporte a 32, por exemplo os games que rodam no steam e wine tem um monte que depende de libs 32

Fora empresas que tem suas aplicações que só roda em 32

Outro fiasco que me lembro foi o WinXP 64, não dava pra instalar nada naquela b*sta principalmente em uma época que quase nada tinha em 64

É uma mudança que tem e vai acontecer em algum momento, mas precisa ser gradual

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Sinceramente, eu acho que está passando da hora de largarem os 32 bits principalmente se tratando de jogos.

Jogos e programas consomem cada vez mais memória Ram, ficar limitado a um sistema que não permite nem o uso de 4GB de Ram por causa da arquitetura é totalmente sem sentido.

Ficar amarrado aos 32 bits é bobagem. Já deviam ter lançado versões exclusivas 64 bits de sistemas e programas desde 2015 (ou até antes), pelo menos pra mim.

A arquitetura 64 bits existe desde 2003, já passou da hora de ser utilizada como arquitetura primária ao invés da 32 bits.

No máximo lançar a versão 32 bits mas com um aviso ENORME indicando o uso dessa versão somente em ambientes limitados que não possuem ferramentas atuais em 64 bits.
O problema não é que a Canonical vai para de lançar uma versão 32-bits, na verdade ela deixou de lançar Ubuntu 32-bits desde o ano passado.

A celeuma é que eles vão deixar de distribuir as bibliotecas de 32-bits, que já são pouco usadas, mas a Steam precisa delas por conta de muitos jogos mais antigos na plataforma.

Eu entendo o lado das duas empresas, é aquele caso em que os dois lados estão corretos. Mas só acho estranho que um projeto como o Arch Linux, que é muito menor que o Ubuntu, ainda tem repositórios 32-bits (apesar de não existir mais Arch 32-bits oficialmente) e a Canonical, que é uma das maiores companhias no mundo Linux, não consegue o mesmo.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Não bem por aí...

Se perde muito tirando o suporte a 32, por exemplo os games que rodam no steam e wine tem um monte que depende de libs 32

Fora empresas que tem suas aplicações que só roda em 32

Outro fiasco que me lembro foi o WinXP 64, não dava pra instalar nada naquela b*sta principalmente em uma época que quase nada tinha em 64

É uma mudança que tem e vai acontecer em algum momento, mas precisa ser gradual

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Sistemas 64 bits suportam a instalação de libs e programas 32 bits.

O XP 64 foi lançado no início da arquitetura AMD64 que se tornou a padrão e se me lembro bem o problema maior dele era com relação a falta de drivers para os dispositivos em 64 bits.

Os únicos sistemas que não suportavam libs ou programas 32 eram os sistemas baseados no processador Itanium da Intel, que era exclusivamente 64 bits.

Foi inclusive essa flexibilidade da AMD64 que fez essa arquitetura se tornar a padrão para 64 bits.

Daqui a pouco a arquitetura AMD64 já vai chegar a 20 anos. Não faz sentido manter um sistema rodando somente em 32 bits para um usuário final.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Olha só: https://pointieststick.com/2019/06/25/an-easier-way-to-test-plasma/

Se você tem uma distro que usa KDE Plasma e quiser testar as últimas novidades criaram um jeito fácil de adicionar uma sessão compilada por você.

More-plasma-sessions.gif
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Sistemas 64 bits suportam a instalação de libs e programas 32 bits.

O XP 64 foi lançado no início da arquitetura AMD64 que se tornou a padrão e se me lembro bem o problema maior dele era com relação a falta de drivers para os dispositivos em 64 bits.

Os únicos sistemas que não suportavam libs ou programas 32 eram os sistemas baseados no processador Itanium da Intel, que era exclusivamente 64 bits.

Foi inclusive essa flexibilidade da AMD64 que fez essa arquitetura se tornar a padrão para 64 bits.

Daqui a pouco a arquitetura AMD64 já vai chegar a 20 anos. Não faz sentido manter um sistema rodando somente em 32 bits para um usuário final.
Então acho que voce não entendeu...

A Canonical quer que o Ubuntu seja full x64, tirando as libs x32

De qualquer forma a Canonical já voltou atras , agora as libs 32 serão congeladas
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Vocês viram o novo Zorin OS?
Ta bem legal e simples...pra que vem de Windows parece ser uma boa opção.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Então acho que voce não entendeu...

A Canonical quer que o Ubuntu seja full x64, tirando as libs x32

De qualquer forma a Canonical já voltou atras , agora as libs 32 serão congeladas

Entendi. Eu achava que ela ia manter o pacote ia32-libs, então ela resolveu remover totalmente mas no fim voltou atrás.

Então ficou Ubuntu 64 bits com opção de usar as libs 32 para rodar programas de 32 bits.

Perfeito. Mantém suporte a arquitetura obsoleta enquanto não terminam a transição.

Era isso que eu estava imaginando desde o início pois sempre foi assim na versão 64 bits.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Vocês viram o novo Zorin OS?
Ta bem legal e simples...pra que vem de Windows parece ser uma boa opção.


Muito show mesmo, bem simples e bonito, curti. Meu problema com essas distros cheias de frufru sempre é a performance em PCs mais modestos, meu notebook i3 terceira gen peida fácil auhuahauha.

Eu tava pensando em instalar o Arch nessas férias pra brincar, mas não sei qual a viabilidade dele pra uma máquina de trabalho, gosto de usar o mais estável possível no notebook e não sei se vai dar certo um Arch da vida aqui auhauhauhaa, mas em questão de leveza acho que seria insuperável. Arch + XFCE deve voar baixo.

Talvez o Debian seja legal também, tenho uma preguiça infinita de configurar ele mas pelo menos é bem mais fácil que o Arch, só não é tão simplificado quanto um Mint ou Ubuntu da vida.
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Muito show mesmo, bem simples e bonito, curti. Meu problema com essas distros cheias de frufru sempre é a performance em PCs mais modestos, meu notebook i3 terceira gen peida fácil auhuahauha.

Eu tava pensando em instalar o Arch nessas férias pra brincar, mas não sei qual a viabilidade dele pra uma máquina de trabalho, gosto de usar o mais estável possível no notebook e não sei se vai dar certo um Arch da vida aqui auhauhauhaa, mas em questão de leveza acho que seria insuperável. Arch + XFCE deve voar baixo.

Talvez o Debian seja legal também, tenho uma preguiça infinita de configurar ele mas pelo menos é bem mais fácil que o Arch, só não é tão simplificado quanto um Mint ou Ubuntu da vida.
Tenho usado há um bom tempo já o Manjaro, que eh derivado do Arch, sem problemas. Com XFCE realmente voa. Meu A6 de 2011 roda bem suave.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Tenho usado há um bom tempo já o Manjaro, que eh derivado do Arch, sem problemas. Com XFCE realmente voa. Meu A6 de 2011 roda bem suave.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Manjaro sofre o mesmo problema do Arch, ser bleeding edge. Qualquer atualização quebra alguma coisa a qualquer momento, auhauhaua, quase um Windows 10
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Manjaro sofre o mesmo problema do Arch, ser bleeding edge. Qualquer atualização quebra alguma coisa a qualquer momento, auhauhaua, quase um Windows 10
Olha, o problema do Arch é que antes de atualizar tem que ver no site se tem que fazer algo manualmente. Tomando esse cuidado, comigo ele nunca quebrou.

Um tempo eu tentava viver de Debian Sid. A cada poucos meses quebrava com update e eu reinstalava.
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Olha, o problema do Arch é que antes de atualizar tem que ver no site se tem que fazer algo manualmente. Tomando esse cuidado, comigo ele nunca quebrou.

Um tempo eu tentava viver de Debian Sid. A cada poucos meses quebrava com update e eu reinstalava.
Manjaro sofre o mesmo problema do Arch, ser bleeding edge. Qualquer atualização quebra alguma coisa a qualquer momento, auhauhaua, quase um Windows 10
Pois eh.
Comigo, em uns 2 anos que eu tou só com ele, não lembro de nenhum problema causado por atualizações...

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Pois eh.
Comigo, em uns 2 anos que eu tou só com ele, não lembro de nenhum problema causado por atualizações...

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

Eu usei o manjaro por uns bons anos também antigamente, era raro dar pau mas quando dava era um saco pra resolver, como uso o notebook pra coisas básicas e trabalho vou deixar full stable mesmo, no pc vou colocar um arch pra brincar
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Eu uso o Debian no trabalho pela questão da estabilidade. Estou há dois anos com a mesma instalação sem quebrar nada.

O foda é que o stable é todo “desatualizado”. É um parto baixar coisas fora do repositório. Por isso eu prefiro o FreeBSD, vem tudo no sistema e as atualizações de sistema são separadas das atualizações dos pacotes binários ou ports.

Aliás, também nunca quebrei nenhum sistema FreeBSD. Rodo dois servidores e um desktop há dois anos sem problema algum. Inclusive fiz atualizações da 11.2 pra 12.0.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Olha aí, para quem tem medo de clicar nas configurações e se enrolar, um passo a passo para personalizar o Plasma, pelo menos desse jeito >aqui<.


já tentei trocar o kde plasma por outras DE pq desde que uso linux só usei o KDE, mas eu me sinto extremamente preso com essas outras DE, é muito limitado em termos de modificação, aliás o KDE que é extremamente aberto pra modificações, são possibilidades quase infinitas de combinações diferentes que vc pode fazer, realmente incrível.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Poxa, estou com um problema nesse meu note velho.
Eu estava aqui me perguntando, será que essas últimas atualizações estão deixando o sistema mais pesado? Serão que são essas atualizações de microcódigo para processador Intel que está deixando ele mais lento? Mais precisamente e mais especificamente na execução de vídeos no navegador, como no Youtube.

Daí tive a ideia de testar no Falkon...
Mesmo com o vídeo em VP9 o desempenho é muito melhor!
Eu tive que por enquanto abandonar o Firefox porque está todo ferrado e estou usando o Vivaldi em tempo integral faz um tempo. Nas últimas semanas eu notei que o widget de desempenho que uso mostrou um aumento bem significativo no uso da CPU ao ver vídeos nele, e mesmo sem olhar o widget a queda de desempenho é perceptível.
Uso o H264ify para usar codec AVC e bloquear 60fps, mas no Falkon mesmo VP9 é bem mais leve, só é ruim porque eu não tenho como bloquear 60fps nele.

Mais alguém percebeu o uso de CPU aumentar no Vivaldi ou outro similar?

Eu não consigo customizar o KDE sem quebrar ele
Não sei como consegue, você não precisa instalar nada como em outras DE que é o que poderia fazer quebrar.
É só usar as opções que já vem nas configurações.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Poxa, estou com um problema nesse meu note velho.
Eu estava aqui me perguntando, será que essas últimas atualizações estão deixando o sistema mais pesado? Serão que são essas atualizações de microcódigo para processador Intel que está deixando ele mais lento? Mais precisamente e mais especificamente na execução de vídeos no navegador, como no Youtube.

Daí tive a ideia de testar no Falkon...
Mesmo com o vídeo em VP9 o desempenho é muito melhor!
Eu tive que por enquanto abandonar o Firefox porque está todo ferrado e estou usando o Vivaldi em tempo integral faz um tempo. Nas últimas semanas eu notei que o widget de desempenho que uso mostrou um aumento bem significativo no uso da CPU ao ver vídeos nele, e mesmo sem olhar o widget a queda de desempenho é perceptível.
Uso o H264ify para usar codec AVC e bloquear 60fps, mas no Falkon mesmo VP9 é bem mais leve, só é ruim porque eu não tenho como bloquear 60fps nele.

Mais alguém percebeu o uso de CPU aumentar no Vivaldi ou outro similar?

Esqueçam.
Acabei de instalar o snapshot que saiu hoje e parece que o problema foi resolvido. :kjoinha
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Debian 10 Stable lançado

O KDE nessa versão é o 5.14.5

Quase a última versão e com a estabilidade do Debian... [emoji848]

Dá pra ficar tentado, mas vou continuar vivendo perigosamente com o KDE neon mesmo [emoji38]

Próximo server que montar já vou usar ele



Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Hoje vou me aventurar colocando um Debian vanilla aqui no notebook, dar uma personalizada legal. Saiu esse 10 e fiquei afim de testar. Só pra arrumar dor de cabeça mesmo pq o Mint tá funcionando redondo desde quando lançou o Tessa kkkk, mas vou trocar pq eu posso e to de folga

ALERTA: Linux atual (distros 19.xx) NÃO FUNCIONAM COM RYZEN 3000
Phoronix descobriu isso, fiquem de olho.

Esses bugs day one são fodas. Parece que a performance também tá comprometida no Windows por causa da forma como os recursos são alocados nos cores, uma semaninha já resolvem essas paradas. Detalhe que mesmo com esses bugs o bicho tá voando, quero ver 100%
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Tentei o Debian aqui e infelizmente fica dando pau com minha placa do wifi no notebook, desgraça de placa ruim
Qual modelo o pessoal recomenda mais pra Linux? Tenho muito problema com wifi com essa porra... Meu note antigo sofria do mesmo problema, toda hora eu precisava fazer alguma gambiarra pra não quebrar o wifi.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Tentei o Debian aqui e infelizmente fica dando pau com minha placa do wifi no notebook, desgraça de placa ruim
Qual modelo o pessoal recomenda mais pra Linux? Tenho muito problema com wifi com essa porra... Meu note antigo sofria do mesmo problema, toda hora eu precisava fazer alguma gambiarra pra não quebrar o wifi.

Normalmente, as distros destinadas a serem amigáveis com o usuário costumam contornar esses tipos de problemas sem necessidades de outros ajustes. Dessa categoria, sugiro nomes como: Linux Mint, Solus, Zorin, Deepin ou (um nivelzinho abaixo) Ubuntu ou suas variações. Quase todas elas podem ser testadas a partir de um pendrive (só não estou certo quanto ao Deepin), impedindo que você tenha de instalá-las para verificar se o problema com sua placa de rede wireless foi resolvido.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Normalmente, as distros destinadas a serem amigáveis com o usuário costumam contornar esses tipos de problemas sem necessidades de outros ajustes. Dessa categoria, sugiro nomes como: Linux Mint, Solus, Zorin, Deepin ou (um nivelzinho abaixo) Ubuntu ou suas variações. Quase todas elas podem ser testadas a partir de um pendrive (só não estou certo quanto ao Deepin), impedindo que você tenha de instalá-las para verificar se o problema com sua placa de rede wireless foi resolvido.
Eu uso o Mint justamente por causa disso. Antigamente eu usava o Fedora mas a cada update eu precisava refazer a gambiarra pra arrumar o driver do wifi, é muito chato.

Curioso que o Debian antigo funcionava de boa no meu note, essa versão 10 deu pau.
Modelos eu não sei, mas as marcas com melhor suporte no Linux são a Intel, TP-LINK e a Atheros.

Boa, vou ver se consigo arrumar um desses pra trocar no meu notebook.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu uso o Mint justamente por causa disso. Antigamente eu usava o Fedora mas a cada update eu precisava refazer a gambiarra pra arrumar o driver do wifi, é muito chato.

Curioso que o Debian antigo funcionava de boa no meu note, essa versão 10 deu pau.

Já aconteceu similar com um notebook meu, na passagem do Ubuntu 16.04 pro 18.04. Às vezes, são drivers legado que acabam sendo deixados de lado por pouca gente usar (lembrando que notebook lançamento no Brasil já chega defasado) ou alguma nova configuração conflitante que já venha de fábrica com a distro. Gosto dessas distros mais amigáveis porque as coisas costumam funcionar e elas não mudam sua base em pouco tempo, garantindo, pelo menos, uns 2 anos sem precisar mexer na instalação.

Se a situação estiver muito incômoda, sugiro digitar no terminal: "lspci | grep Network" (sem as aspas e respeitando a capitalização das letras). Verifique daí qual o modelo da sua placa wireless e pesquise pela Internet se alguém encontrou alguma solução. Lembrando que, às vezes, soluções encontradas para o Ubuntu ou Linux Mint também servem para o Debian (mas nem sempre).
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Estou me aventurando com o Gentoo numa VM, mais de 2 horas somente para instalar as dependências do Grub.

O meme da dificuldade do Arch deveria ser voltado para o Gentoo. Eu não seu porque consideram o Arch tão difícil, só porque não tem instalador gráfico não significa que seja um bicho de sete cabeças.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Estou me aventurando com o Gentoo numa VM, mais de 2 horas somente para instalar as dependências do Grub.

O meme da dificuldade do Arch deveria ser voltado para o Gentoo. Eu não seu porque consideram o Arch tão difícil, só porque não tem instalador gráfico não significa que seja um bicho de sete cabeças.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Arch é 10x mais fácil que o Gentoo, só seguir a wiki lá e em 1 hora tá tudo setado
 
Topo Fundo