O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Incrivel como o Arch se sobressai a qualquer outra distro que usei até hoje, seja na performance com baixo consumo de cpu/ram até em atualização e estabilidade, isso sem contar o Pacman que é mais simples de usar e a total liberdade que o sistema oferece na hora da instalação, pra quem quiser testar recomendo o video do Diolinux aonde tem um tutorail bem explicado

 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Incrivel como o Arch se sobressai a qualquer outra distro que usei até hoje, seja na performance com baixo consumo de cpu/ram até em atualização e estabilidade, isso sem contar o Pacman que é mais simples de usar e a total liberdade que o sistema oferece na hora da instalação, pra quem quiser testar recomendo o video do Diolinux aonde tem um tutorail bem explicado


Eu instalei o Arch uma vez e tambem achei bem leve

O que eu mais curtir foi o esquema para instalar pacotes direto do git

Mas como estou sempre testando alguma distro não achei pratico a instalação, hoje recomendaria mais o Manjaro para quem quer provar o Arch
 
Ultima Edição:

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Eu instalei o Arch uma vez e tambem achei bem leve

O que eu mais curtir foi o esquema para instalar pacotes direto do git

Mas como estou sempre testando alguma distro não achei pratico a instalação, hoje recomendaria mais o Manjaro para quem quer provar o Arch

Isso é verdade, instalar por comando no começo é chato mas isso me fez aprender como e o que cada comando funciona, montei meu proprio tutorial de instalaçao do Arch e com menos de 30 minutos deixo ele pronto, eu usei um tempo a Manjaro mas o fato dela vir entulhada de programas dentro me fez desistir logo
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
Tô tentando instalar o Starcraft 2 pelo Lutris mas dá esse erro aí. Alguém sabe o que pode ser?
Já instalei todas as dependências, inclusive já tenho o WoW rodando nele sem problemas.

Ele dá erro de connection broken tentando instalar a Battle Net. Pq ele tenta instalar a battle net se já tenho ela no PC?
 

Anexos

  • errolutris.png
    errolutris.png
    173 KB · Visualizações: 18


Youko.Youkai

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
324
Pontos
248
Estou tendo problemas em assistir episódios de uma série, aqui no pc com ubuntu consigo assistir com legendas e tal, agora vou para windows e não aparece as legendas, agora vou na tv onde eu quero assistir pelo pendrive não aparece as legendas, o que fazer?
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
No caso do Windows pode ser falta de codec. Instale o k-lite mega codec pack e use com qualquer player de vídeo. Ele normalmente vem com o MPC-HC junto: https://www.codecguide.com/download_k-lite_codec_pack_mega.htm

Outra opção é usar o VLC para Windows que possuí os codecs embutidos: https://www.videolan.org/vlc/download-windows.html

Agora na TV, geralmente as tvs suportam apenas legendas externas em SRT. Eles devem estar na mesma pasta dos arquivos de vídeo e com o mesmo nome, tim tim por tim tim.
Para a TV, em alguns casos, tem que verificar se a TV suporta legenda externa para o Codec de vídeo. Aqui, já sei que H265 não toca com legenda na TV da sala, enquanto H264 toca tranquilo...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
Vendo aqui no github, tenta modificar o script de instalação, mudando as linhas que contém filename e url para:

"url": "http://dist.blizzard.com/downloads/...7641c96425/retail.1/Battle.net-Setup-enUS.exe",
"filename": "Battle.net-Setup-enUS.exe"

Como faço pra modificar o script? Aqui no Lutris eu consigo ver mas não consigo editá-lo.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

Youko.Youkai

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
324
Pontos
248
No caso do Windows pode ser falta de codec. Instale o k-lite mega codec pack e use com qualquer player de vídeo. Ele normalmente vem com o MPC-HC junto: https://www.codecguide.com/download_k-lite_codec_pack_mega.htm

Outra opção é usar o VLC para Windows que possuí os codecs embutidos: https://www.videolan.org/vlc/download-windows.html

Agora na TV, geralmente as tvs suportam apenas legendas externas em SRT. Eles devem estar na mesma pasta dos arquivos de vídeo e com o mesmo nome, tim tim por tim tim.
Instalei o codc no windows e deu certo, agora para tv, eu não sei como fazer...
 

Youko.Youkai

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
324
Pontos
248
Para a TV, em alguns casos, tem que verificar se a TV suporta legenda externa para o Codec de vídeo. Aqui, já sei que H265 não toca com legenda na TV da sala, enquanto H264 toca tranquilo...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Minha tv
Formatos de reprodução de vídeo
  • Contêineres: AVI, MKV
  • H264/MPEG-4 AVC
  • MPEG-1
  • MPEG-2
  • MPEG-4
  • WMV9/VC1
E


Formatos de legendas compatíveis
  • .AAS
  • .SMI
  • .SRT
  • .SSA
  • .SUB
  • .TXT
 

Youko.Youkai

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
324
Pontos
248



Usa esse programinha aqui.

Ass-to-SRT-Converter_1.png


Nossa, tinha que desativar o tal do smartscreen para abri-lo, mas ao selecionar o arquivo, não aparece
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.216
Reações
2.014
Pontos
714
Pessoal, tenho uma maquina aqui com idade mas ainda bem usavel (i7 3632QM+GT 630M+8GB RAM+SSD). Qual distro hoje esta mais optimizada para ela aproveitando o melhor possivel da GPU. Minha intenção é usar Android Studio, alguns outros IDE's. Jogos só se for coisa bem leve tipo Indie's ou titulos mais antigos.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.216
Reações
2.014
Pontos
714
Se você ainda for iniciante no mundo linux, recomendo o Linux Mint 19.2, que já vem preparada com tudo o que você precisa.

Você pode baixar a versão Cinnamon: https://linuxmint.com/download.php
Já utilizei bastante o Mint, Ubuntu (mais antigamente) e Lubunto numa maquina fraquinha a pouco tempo.
Aquele Pop76 fale a pena a tentativa ou é perda de tempo?
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Já utilizei bastante o Mint, Ubuntu (mais antigamente) e Lubunto numa maquina fraquinha a pouco tempo.
Aquele Pop76 fale a pena a tentativa ou é perda de tempo?

Cara, eu usei bastante o PopOS, é um Ubuntu melhorado, mais tunado pro usuário não fazer absolutamente nada, digamos assim. Só instalar e usar. Até o controle do ps4 quando conecta no BT aparece a bateria e tals no menu ali em cima, é bem redondo. São alguns detalhes que dão uma cara mais profissional pro Linux
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.216
Reações
2.014
Pontos
714
Como o TanebadoX disse, é um Ubuntu melhorado, nem fede nem cheira. Tem um tema diferente e alguns outros detalhes que também tem no Mint.

Se quiser testar uma distro diferente, tem o Manjaro, que é Rolling Release, ou seja, o sistema é constantemente atualizado, então o sistema é sempre novo e, teoricamente, você nunca precisaria reinstalar em uma nova versão.

Eu atualmente uso o Manjaro com a interface KDE. Mas ele possui todas as principais interfaces disponíveis no mundo linux, Gnome (igual ao Ubuntu), KDE Plasma, XFCE, Cinnamon (Igual ao Mint), MATE, OpenBox, Awesome, BSPWM, i3 e Deepin. Ainda tem versões para ARM e PCs de 32 bits.

https://manjaro.org/download/

Visualizar anexo 86827
Acho que vou fazer um round de testes com varias distros e decidir depois, vou começar pelas distros mais diferentes e depois pras mais "tradicionais" (Pop_OS--->Manjaro--->Mint). Minha duvida era mais sobre alguma delas trabalha melhor com iGPU e dGPU do meu notebook (Asus K56VM).
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.850
Reações
14.399
Pontos
1.013
Como o TanebadoX disse, é um Ubuntu melhorado, nem fede nem cheira. Tem um tema diferente e alguns outros detalhes que também tem no Mint.

Se quiser testar uma distro diferente, tem o Manjaro, que é Rolling Release, ou seja, o sistema é constantemente atualizado, então o sistema é sempre novo e, teoricamente, você nunca precisaria reinstalar em uma nova versão.

Eu atualmente uso o Manjaro com a interface KDE. Mas ele possui todas as principais interfaces disponíveis no mundo linux, Gnome (igual ao Ubuntu), KDE Plasma, XFCE, Cinnamon (Igual ao Mint), MATE, OpenBox, Awesome, BSPWM, i3 e Deepin. Ainda tem versões para ARM e PCs de 32 bits.

https://manjaro.org/download/

Visualizar anexo 86827
Manjaro é bom mas parece que ele não vem com Default selinux ou apparmor. Isso que é o problema dele. Estou no Mint, mas já usei o Manjaro e gostei.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Pessoal, tenho uma maquina aqui com idade mas ainda bem usavel (i7 3632QM+GT 630M+8GB RAM+SSD). Qual distro hoje esta mais optimizada para ela aproveitando o melhor possivel da GPU. Minha intenção é usar Android Studio, alguns outros IDE's. Jogos só se for coisa bem leve tipo Indie's ou titulos mais antigos.
Eu sugiro o Solus Budgie, já vem com diversas otimizações para Games, particularmente a Steam.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Eu sugiro o Solus Budgie, já vem com diversas otimizações para Games, particularmente a Steam.
O que fode o Solus é o gerenciador de pacote dele.

É bom tecnicamente, mas os repositórios oficiais são bem limitados.

Você pode até tentar compensar com snap e com flatpak, mas como não são integrados com a GUI do Software Center deles, tem de instalar software pra eles por linha de comando (bem que o snap é só digitar snap install snap-store e pronto, você tem uma GUI de snap em seperado).
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Eu fiz a transição completa de DE para WM, utilizei por uns 6 meses o i3-gaps e agora estou usando o dwm.

Para quem não sabe o dwm faz parte dos softwares do suckless, um grupo de desenvolvedores que fazem programas extremamente leves e simples. O dwm vem com somente o mínimo para funcionar como um gerenciador de janelas, as funcionalidades extras devem ser adicionadas pelo usuário direto pelo código fonte e recompiladas (é muito mais fácil do que parece). No site tem vários patches para adicionar funcionalidades extras, como transparência, layouts de janelas extras e etc. Eu apliquei 4 patches.

Além do dwm eu estou utilizando mais dois programas suckless, o terminal st e o lançador de programas dmenu (que na verdade faz muito mais que ser um menu de aplicativos, utilizo ele para gerenciar o wifi e a montagem de discos).

Depois que você se acostuma com essa interface fica muito difícil voltar para uma área de trabalho como KDE ou Gnome, é muito mais rápido, leve e estável, praticamente só uso o mouse para o firefox (ainda que tenha instalado uma extensão para utilizar os atalhos de teclado do vim no firefox) controlo quase tudo por atalhos de teclado.

ZuKWZRI.png


X0LRko1.png


EcbfTWe.png


uvh04qW.png
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Pessoal, quero ressuscitar um note velho por emergência, qual melhor distro Ben leve e só pra navegar na internet? Valeu

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Pessoal, quero ressuscitar um note velho por emergência, qual melhor distro Ben leve e só pra navegar na internet? Valeu

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Depende...o quanto ele tem de RAM ?
Se tiver até 1gb da pra colocar um Linux Mint XFCE ou Xubuntu ou Lubuntu...

Se tiver menos que isso tem umas distribuições minimalistas...que consomem pouquinho
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Depende...o quanto ele tem de RAM ?
Se tiver até 1gb da pra colocar um Linux Mint XFCE ou Xubuntu ou Lubuntu...

Se tiver menos que isso tem umas distribuições minimalistas...que consomem pouquinho
Tem 2gb, mas devo colocar a memória de 8 do PC que morreu

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Tem 2gb, mas devo colocar a memória de 8 do PC que morreu

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Então dá pra colocar tranquilamente qualquer distribuição com XFCE nele..recomendo o Linux Mint XFCE, mas tem muitas outras que são muito boas tb
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Então dá pra colocar tranquilamente qualquer distribuição com XFCE nele..recomendo o Linux Mint XFCE, mas tem muitas outras que são muito boas tb
Valeu! Última dúvida, roda o Chrome normal?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Eu fiz a transição completa de DE para WM, utilizei por uns 6 meses o i3-gaps e agora estou usando o dwm.

Para quem não sabe o dwm faz parte dos softwares do suckless, um grupo de desenvolvedores que fazem programas extremamente leves e simples. O dwm vem com somente o mínimo para funcionar como um gerenciador de janelas, as funcionalidades extras devem ser adicionadas pelo usuário direto pelo código fonte e recompiladas (é muito mais fácil do que parece). No site tem vários patches para adicionar funcionalidades extras, como transparência, layouts de janelas extras e etc. Eu apliquei 4 patches.

Além do dwm eu estou utilizando mais dois programas suckless, o terminal st e o lançador de programas dmenu (que na verdade faz muito mais que ser um menu de aplicativos, utilizo ele para gerenciar o wifi e a montagem de discos).

Depois que você se acostuma com essa interface fica muito difícil voltar para uma área de trabalho como KDE ou Gnome, é muito mais rápido, leve e estável, praticamente só uso o mouse para o firefox (ainda que tenha instalado uma extensão para utilizar os atalhos de teclado do vim no firefox) controlo quase tudo por atalhos de teclado.

ZuKWZRI.png


X0LRko1.png


EcbfTWe.png


uvh04qW.png
Putz cara, que show. Queria muito me acostumar a usar isso no notebook, é muito melhor e mais confortável fazer as coisas pelo teclado do que ficar toda hora tirando a mão pra ir no touchpad, totalmente contra produtivo. Nas férias vou tentar fazer esse esquema.

Ubuntu 19.10 poderá iniciar até 7x mais rápido

Fonte: https://www.diolinux.com.br/2019/09...Wupln--Q0A1g2-2hal-Ra3tHdiIPw4Zqo7ImngyoVVQ8g

Resumindo, estão fazendo melhorias na compactação do Kernel, deixando o boot muito mais rápido!!

Esse 19.10 vai ser LTS?
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Consegui instalar te o mint! Como faço pra instalar o Chrome? Ele consegue se auto atualizar? Perdão pelas questões, sou bem noob. Valeu!

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Consegui instalar te o mint! Como faço pra instalar o Chrome? Ele consegue se auto atualizar? Perdão pelas questões, sou bem noob. Valeu!

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Nada no Linux se "auto atualiza" rsss
Você tem que ir na atualização de programas dele

Pra instalar é igual no Windows, vai em https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/ e baixa e instala o Chrome
Ele vai pra lista de atualização do Mint que fica ali perto do relógio...ali dá pra atualizar quase tudo no Mint...
Ai quando surgir nova versão só atualizar lá
 
Topo Fundo